• Nenhum resultado encontrado

Vamos ver duas telas: Mesa e Itens de uma Mesa, como exemplo.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Vamos ver duas telas: Mesa e Itens de uma Mesa, como exemplo."

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

9 – Restaurantes, Pizzarias, Hotéis, Casas Noturnas e similares

Aos estabelecimentos como Restaurantes, há os controles de Atendentes, Quartos, Mesas, VIP (Cartões Pessoais de Consumação) e as comissões para os Atendentes para os serviços e produtos vendidos. Os consumos são fechados um a um ou vários de uma vez.

Há o opcional de funcionamento com os PDA compatíveis com PALM! Assim, os garçons irão atender seus consumidores nas mesa com um equipamento pequeno, barato, ágil e leve, sem erros!

Os itens do cardápio escolhidos pelo garçom no Palm ou no computador são impressos automaticamente nas impressoras da cozinha, do bar e ou do caixa, tudo configurado por você, de forma muito simples!

(2)

Veja também um exemplo da Tela Gráfica de visualização das Mesas, visível somente no Computador:

Vou explicar essa tela agora, que deve ser sua tela principal no seu computador. Note que o Layout de seu restaurante pode ser configurado por você mesmo, mudando de forma livre o tamanho e a posição das mesas, de forma a melhor representar a disposição das mesas no seu Salão. Exemplo: Entre as mesas M023 e M024 há uma coluna!

Na parte inferior da tela há uma Explicação dos desenhos que representam a situação atual da mesa. Assim: Na mesa M023 os consumidores já estão servidos, enquanto a mesa E006 (E = Externa) está Reservada. Já na mesa M001 os consumidores estão aguardando a Sobremesa, e na mesa M006 estão aguardando o Café. Enquanto isso, na mesa M009 e M010 eles pediram a Conta.

Simples, não ? E para checar ou incluir itens na mesa, basta dar um clique na mesa e Pronto! Já pode incluir, alterar ou ver seus Itens, além de imprimir a conta, fechar (pagar) a conta em Dinheiro, cheque, Cartão ou outra forma existente, inclusive TEF/ECF, ou melhor Emissão de Cupom Fiscal e Transferência Eletrônica de Fundos (Cartão de Crédito – Legislação Nova).

(3)

Vamos explicar passo a passo como o Garçom deve proceder no Palm agora: Ao ligar o Palm, você verá o Icone do Restaurante Facílimo, como Abaixo.

(4)

Antes de Abrir uma Mesa, o Garçom tem que se identificar, senão...

Para isso, é só digitar no pontilhado ao lado do ‘Mesas’, e digitar seu Número, como segue.

Pronto. O Garçom Carlos, cujo número é 5, receberá as comissões e extras de tudo que for feito nesse Palm, até mudar de Garçom.

(5)

Vamos agora clicar no ‘Abre Mesa’, para fazer um Pedido para a Mesa.

Agora é só digitar o número da Mesa (único item obrigatório), e a Quantidade de Pessoas na Mesa, como na figura da Direita.

Note que o MESA 003 veio do Computador, e NÃO foi digitado...

Em seguida, clique no ‘Itens’, e poderá incluir os itens pedidos pelo Cliente para a Mesa 3. Ao clicar no Inclui’ da tela da Esquerda, aparecerá a tela da Direita, como segue:

(6)

Se Digitar o código e ele não existir, sairá a mensagem: ‘Item não Cadastrado’, como na tela da Esquerda. Após isso, se clicarmos no ‘Itens, aparecerá a Tela da Direita, com TODOS os itens do cardápio disponível, com pesquisa por código, nome e pelo ‘elevedor’ lateral.

Mudando para Ordem: ‘Descrição’, veremos o cardápio por ordem de Descrição, como na tela da Esquerda. Na tela da Direita, foi digitado apenas ‘De’ e, ao clicar no ‘Pesquisa’ ele localizou o código ’03.0011’, que no caso é o Produto ‘Deliciosa seleção de queijos’.

(7)

Se não encontramos o produto, e quisermos pesquisar por código, basta clicar no Ordem: ‘Código’, preencher o começo do código (ou o código completo), e clicar em ‘Pesquisa’! A tela da Esquerda será visível.

Se fosse utilizar o primeiro item, basta clicar no OK. Se for utilizar outro item, clique nele e este será escolhido, retornando a tela da Direita.

Note que a observação já veio preenchida com ‘European’! As observações Padrão são configuradas pelo computador, e devem ser modificadas como o cliente quiser! Também deve ser checado a Qtde. No exemplo abaixo da Esquerda, foram pedidas 2 (Duas) Cervejas. Após confirmar no ‘Volta’, aparecerá a tela da Direita.

(8)

Note que estamos Incluindo o item de código ’03.0005’, que é o Amendoim Crocante. Estamos pedindo 3 unidades, o cliente que o pediu é o ‘Ve’, que na nossa sugestão representa a camisa Verde do cliente, e eles pediram um Adoçante Extra! Não me pergunte o que o Cliente vai fazer misturando Amendoim Crocante com adoçante, mas o Cliente tem sempre Razão! Desde que pague a conta...

Ao clicar no ‘Volta’, confirmando mais um item pedido, aparecerá a tela da Direita! Simples, não ?

Ao clicar ‘Volta’, Retornará na Mesa, e poderá alterar a ‘Situação’ da Mesa para ‘Pedido’. Para isso, clique na ‘Situação – Aberta’, surgirá a tela abaixo da Esquerda. Ao clicar no ‘Pedido’ (Azul), surgirá a mudança da Situação na Tela da Direita.

(9)

Pronto. Basta confirmar no Volta, e você terá confirmado um pedido de uma Mesa. Após repetir os procedimentos para outro pedido (mesa 4), teríamos a tela da Direita!

Agora você deve Enviar para o Computador os Pedidos. Basta clicar no ‘Fecha e Sai’, Escolher ‘HotSync’ no Palm e ele será armazenado no Servidor, imprimindo os pedidos nas impressoras do Bar, da Cozinha e, opcionalmente, numa impressora Geral para Acompanhamento.

(10)

Na Tela da Esquerda, a Transferência ao Computador iniciou. Na tela da Direita (entre 10 a 20 segundos depois, para até 7 mesas com 5 itens cada) a operação do HotSync foi Concluída.

Pronto! No máximo em 30 segundos (tempo médio de 15 segundos) os itens estarão sendo impressos em suas impressoras na Cozinha, no Bar, e em qualquer outra impressora cadastrada por você no sistema. Se alguma mesa pediu a impressão da conta, ela sairá automaticamente na impressora do Caixa cadastrada para isso. Vamos explicar melhor essa opção:

Se seu garçom receber a solicitação da impressão da conta pelo cliente, e demorar 40 segundos em média para checar ao Caixa, a conta já estará disponível para entregar ao cliente. Ele retorna em menos de 1 minuto em média!

(11)

Agora vamos visualizar o Sistema no Computador / Servidor de seu Restaurante.

A tela gráfica, demonstrada na

Página 41

provavelmente será sua tela Principal. Nela você centraliza TODAS as possibilidades do Sistema. Até pode mudar o LayOut das mesas da casa de forma permanente ou temporária (algumas mesas foram unidas temporariamente...). Mas há outras telas importantes...

Ele pode cadastrar as Mesas, os Atendentes (Garçons, Maitre, BarMan, etc...), as comissões diferenciadas por Atendente, seja ele Garçom/Maitre/Barman, etc..., como nas telas abaixo...

(12)

Para mudar as Mesas/Quarto/Vip (Cartão de consumação), seguem as telas abaixo:

Pode-se cadastrar consumação mínima e entrada para Homem/Mulher e até os percentuais de comissão de venda e ou valor fixo de venda por item, de modo genérico (o que abrangeria apenas os atendentes e ou itens que não tem o seu percentual cadastrado).

(13)

Pode modificar o Cardápio, os itens e até em que impressora sairá a solicitação deste item pelo consumidor! As telas de Controle de Mesas Abertas são as Abaixo (Que inclui a tela ‘Vip Gráfico da página 41). Esses são os conjuntos de Telas que não sairão de seu Computador Principal.

Na tela Vip Ativos você verá todas as Mesa / Quarto / VIP (Cartões de Consumação) ainda não fechados e ou pagos.

Note na Mensagem: Termino da Leitura dos Palm! 19:30. Ele faz a leitura automática dos Palm a cada 30 segundos! E automaticamente atualiza TODAS as telas do Sistema!

Se clicar numa Mesa qualquer, surgirá a situação da Mesa, que pode ser alterada por você, ou pelo Garçom via Palm (Ideal).

(14)

Nessa mesa já estão registrados dois itens. Você pode incluir ou excluir (se tiver previlégio) esses itens, ou só confirmir se já foram entregues, etc...

Vamos incluir um Item na mão. Não lembramos o código. Só sei que começa com: ‘Cerv’. Preencho o campo ‘Produto’ com Cerv e clicou na ‘mãozinha amarela’ imediatamente à direita do Campo ‘Produto’. Surgirá a tela de consulta a Produtos do Cardápio, apenas os itens que começam com ‘Cerv’! Há mais uma dezena de pesquisas diferentes, que foram explicadas no inicio deste manual em outros tópicos. Aqui elas também funcionam!

(15)

Para Escolher o item, basta dar Dois Cliques no Mesmo e Pronto!

Note que você visualizará a foto do produto (se for cadastrado), o preço e poderá modificar o Atendente e a quantidade solicitada! Após clicar no ‘Confirma’, o item será incluído nesta Mesa.

(16)

Por definição, o pagamento é em Dinheiro (ou você não vai controlar pelo Sistema). Se a condição de pagamento é outra, basta clicar no ‘Limpar Formas de Pagamento’ e incluir a(s) forma(s) correta(s).

(17)

Após o total de pagamentos confirmar com o Valor Total, o Botão ‘Fecha a Conta’ estará disponível para confirmar o pagamento e a impressão do Recibo de pagamento, seja ele um ECF/TEF, melhor explicando Emissão de Cupom Fiscal e ou Transferência Eletrônica de Fundos (Cartão de Crédito) ou via Comprovante simples (Não Fiscal). O Comproante simples (Não Fiscal), implicará que você emita uma NF na mão ou via esse sistema, se for de sua vontade. Cheque com seu Contador sobre sua situação tributária e de como proceder. Detalhe: Se você tiver previlégio, pode até incluir um Desconto...

Referências

Documentos relacionados

volver competências indispensáveis ao exercício profissional da Medicina, nomeadamente, colheita da história clínica e exame físico detalhado, identificação dos

Quanto às suas desvantagens, com este modelo, não é possível o aluno rever perguntas ou imagens sendo o tempo de visualização e de resposta fixo e limitado;

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

O período de redemocratização foi consolidado com a edição da Constituição Federal, de 5 de outubro de 1988, instrumento jurídico democrático que restaura a

O tema proposto neste estudo “O exercício da advocacia e o crime de lavagem de dinheiro: responsabilização dos advogados pelo recebimento de honorários advocatícios maculados

Para se elaborar bons itens, Fontanive (2005) destaca como essenciais os seguintes aspectos: (a) o item deve ter exatidão de conteúdo, ou seja, não pode haver erros

ligada a aspectos infantis (1º ao 5º anos) configura-se como uma fase de mudanças, com mais professores, com novos componentes curriculares, conteúdos mais complexos

O presente capítulo apresenta o Plano de Ação Educacional, que propõe o desenvolvimento de um espaço de reflexão que permita que a Secretaria de Estado de Educação do