• Nenhum resultado encontrado

Boletim MISSIONÁRIO 3º TRIM DIVISÃO SUL DO PACÍFICO PUBLICADORA SERVIR, S.A. RUA DA SERRA, 1 SABUGO ALMARGEM DO BISPO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Boletim MISSIONÁRIO 3º TRIM DIVISÃO SUL DO PACÍFICO PUBLICADORA SERVIR, S.A. RUA DA SERRA, 1 SABUGO ALMARGEM DO BISPO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

DIVISÃO SUL DO PACÍFICO

Boletim

MISSIONÁRIO

3º TRIM

2019

PUBLICADORA SERVIR, S.A. | RUA DA SERRA, 1 – SABUGO 2715-398 ALMARGEM DO BISPO

(2)

2

ESTIMADO LÍDER DA ESCOLA SABATINA,

Este Trimestre focamo-nos na Divisão Sul do Pacífico, cujo território inclui a Sa-moa Americana, a Austrália, as Ilhas Cook, as Ilhas Fiji, a Polinésia Francesa, o Kiribati, Nauru, a Nova Caledónia, a Nova Zelândia, Niue, a Papua-Nova Guiné, Pitcairn, Samoa, as Ilhas Salomão, Tokelau, Tonga, Tuvalu, Vanuatu, Wallis e as Ilhas Futuna.

Deus está a fazer coisas maravilhosas nesta região de 40.5 milhões de pessoas com 518.016 Adventistas, ou um ratio de um

Ad-ventista para cada 78 pessoas. Oro sempre pelas bênçãos de Deus durante as viagens para recolher histórias missionárias. Mas, desta vez, comecei a orar muito mais cedo – quatro meses antes do início da viagem.

Cada manhã, pedia a Deus para provi-denciar as melhores histórias na Divisão Sul do Pacífico.

Deus respondeu a estas orações de uma forma magnífica. Ao viajar para seis países ao longo de três semanas, percebi um aumento incrível no número de histórias missionárias poderosas. Estou mais do que nunca convic-to de que Jesus vai voltar em breve!

Os projetos deste Décimo Terceiro Sába-do são diversos.

“Salve 10 000 Dedos (dos pés)” pre-tende providenciar formação para prevenir a amputação dos dedos dos pés de pessoas com diabetes. Ao longo da Divisão Sul do Pacífico, os médicos amputam 80 dedos dos pés por dia, ou um dedo a cada 10 minutos, disse-me Paul Rankin, Diretor-Associado do Departamento de Saúde da Divisão. Ele dis-se que 19 por cento dos 40.5 milhões de ha-bitantes da região sofrem de Diabetes Tipo II, uma doença causada por más escolhas relacionadas com o estilo de vida.

Uma subida para 47 por cento tem lu-gar na Samoa Americana, um dos sete países

que irão beneficiar da Oferta do Décimo Terceiro Sábado.

Outro projeto centra-se em trazer o

Hope Channel para Tonga. A Oferta do

Décimo Terceiro Sábado em 2016 tornou o Hope Channel acessível em todas as

ca-sas da Nova Zelândia, e, como resultado, muitas pessoas entraram nas igrejas Ad-ventistas. Vamos orar por uma bênção se-melhante em Tonga.

CARACTERÍSTICAS ESPECIAIS

Se pretende reavivar a sua Unidade de Ação de uma forma nova, visite a nossa página no Facebook:

facebook.com/mis-sionquarterlies. Todas as semanas,

pos-taremos materiais adicionais que acom-panharão cada história missionária. Este Trimestre contém apenas uma amostra das mais recentes histórias missionárias vindas da Divisão Sul do Pacífico. Para conhecer mais histórias fascinantes, vi-site: bit.ly/spd-archive. Neste sítio, pode pesquisar ainda as histórias por país e por tema.

Pode também fazer download da

ver-são em PDF do Boletim Missionário das

Crianças, em bit.ly/childrenmission, e dos vídeos de Mission Spotlight, em bit.

ly/missionspotlight. Poderá ainda baixar

imagens para impressão, em

bit.ly/bank--coloring-page.

Se encontrou formas especialmente eficazes de partilhar as histórias missio-nárias, por favor, contacte-me:

mcchesne-ya@gc.adventist.org.

Obrigado por encorajar outros a te-rem mentes voltadas para a missão!

Andrew McChesney

(3)

3

OPORTUNIDADES

A Oferta do Décimo Terceiro Sábado deste Trimestre ajudará a:

– “Salvar 10 000 dedos (dos pés)”, uma campanha para prevenir a amputa-ção dos dedos dos pés através de servi-ços de saúde nas Ilhas Fiji, em Vanuatu, nas Ilhas Salomão, em Samoa, na Samoa Americana, em Kiribati e em Tonga.

– Construir os estúdios da Hope TV e

da Rádio em Tongatapu, Tonga.

– Produzir as “Séries de Daniel para Crianças”, uma série animada dividida em 13 capítulos, para crianças entre os oito e os 12 anos, seguindo as aventuras de Daniel e dos seus três amigos, na Aus-trália.

PREZADOS MONITORES DA CLASSE INFANTIL DO ROL DO BERÇO,

Contem as histórias de forma dinâ-mica e cativante.

Lembrem-se: Para ilustrar as

his-tórias, muitas gravuras confundem as crianças desta idade. Utilizem poucas coisas de cada vez. Poderá ser com fel-tro, com fotografias, ou com objetos. Logo a seguir, façam a recolha da Ofer-ta. Não deixem para depois. As crianças pequenas foram motivadas a dar e não sabem esperar por outro momento no programa. Conversem com os pais. In-centivem-nos a planearem a Oferta em casa, juntamente com a criança, se ela tiver idade para compreender. Este é um hábito que deve ser formado desde tenra idade, para estimular na criança o gos-to de ajudar o próximo e a ser genero-sa para com Deus e a Sua Obra. Muitos adultos, hoje, não dão ofertas, porque não foram ensinados a fazê-lo quando

pequenos. Dar ofertas é um ato de adoração tão importante como cantar e orar!

Esta história está dividida em três

par-tes, uma para cada mês do trimestre. As crianças do Rol do Berço gostam da repe-tição. Aproveitem estas sugestões e desen-volvam a vossa própria versão da história missionária. Se preferirem, mudem o nome do(s) personagem(ns) e as várias situações da história, conforme o material que tive-rem à disposição.

COMO CONTAR ESTA HISTÓRIA:

– Nos primeiros 4 Sábados, contem apenas a primeira parte da história.

– Nos 4 Sábados seguintes, recapitulem a primeira parte e acrescentem a segunda parte da história.

– Nos 5 últimos Sábados, resumam as duas primeiras partes e acrescentem a ter-ceira parte da história.

PREPARE UM INCENTIVO ATRATIVO PARA A OFERTA:

– Poderá desenhar e pintar uma igreja numa caixa de sapatos, e abrir uma ranhura para as crianças colocarem as suas ofertas.

(4)

4

GINA E DINA – AS GÉMEAS DA AUSTRÁLIA PARTE – I

Esta é a Gina (mostre uma boneca). E esta é a

sua irmã, a Dina (mostre outra boneca). Elas

são gémeas.

A Gina e a Dina moram com o papá e com a mamã numa casa bem pequena. (Mostre a foto de uma casa.)

A Gina e a Dina vivem num país muito, muito longe das nossas casas. Nós moramos em Por-tugal e elas moram na Austrália.

Lá na Austrália a Gina e a Dina gostam de ir à praia. Vocês também gostam? (Estenda uma toalha de praia, no chão, onde pode pôr as duas bonecas sentadas.)

Lá faz muito calor. O sol é muito forte, por isso a mamã preocupa-se em pôr-lhes na cabeça o chapéu. (Ponha um chapeuzinho em cada boneca.)

Depois, a mamã passa um creme especial na Gina e na Dina, para a pele não ficar queimada com o sol. (Passe um creme nos braços das bonecas.)

A Gina e a Dina gostam de brincar na água do mar e na areia com os seus baldinhos e com as pazinhas. (Ponha em frente das bonecas dois baldinhos e duas pazinhas, etc..)

Jesus ama muito estas duas irmãs.

O papá, a mamã, a Gina e a Dina são muito felizes, pois amam Jesus.

Eles cantam: “Se na família está Jesus, é fe-liz o lar!” (Cante este hino com as crianças e bata palmas. Depois com a letra: “Se com a Gina está Jesus,…” e “Se com a Dina está Jesus,…”, etc..)

Ao lado da casa das gémeas cresce uma ár-vore chamada “Árár-vore-Garrafa”. (Coloque a figura da árvore ao lado da casa.)

Vocês sabem porque é que ela tem este nome? Vejam como o tronco dela tem a forma exa-ta de uma garrafa. Na verdade, parece-se com uma enorme garrafa, não acham?

Quando chove muito, a Árvore-Garrafa acumula muita água no seu interior.

Muitas crianças que vivem perto da casa da Gina e da Dina não sabem que Jesus as ama. Elas não sabem cantar hinos sobre Jesus.

Alguém precisa de ir contar-lhes: “Jesus ama todas as crianças da Austrália.”

Quando nós trazemos a nossa oferta à Es-cola Sabatina, estamos a ajudar para que alguém vá de avião (mostre um avião) até

à Austrália contar a todas as crianças, e aos seus papás e mamãs, que Jesus ama cada um deles!

(Recolha da Oferta e Oração.)

PARTE – II

Quem é esta menina? Sim, é a Gina. ( Mos-tre a figura das meninas.)

E quem é esta menina? Sim, é a Dina. Aqui estão a mamã e o papá da Gina e da Dina. (Mostre a figura dos pais.)

Aqui está a sua casa. (Mostre a figura da casa.)

Na grande “Árvore-Garrafa” que cresce ao lado da casa da Gina e da Dina, mora um passarinho que vive muito feliz. Jesus fez este pássaro. (Mostre a figura do Quivi, perto da árvore.)

Este passarinho chama-se Quivi. O Qui-vi não sabe cantar. O seu grito rouco, que frequentemente é repetido em coro por ou-tras aves, faz lembrar uma gargalhada. Este passarinho fica ali, na árvore, a rir, dando “gargalhadas” o dia inteiro.

Mas Jesus fez uma outra ave para a Gina e a Dina observarem. (Mostre a figura de uma Ema.) O nome desta ave é Ema. A Ema é

uma ave grande, que tem umas pernas muito compridas. Ela corre muito depres-sa. Vocês sabiam que a Ema pode correr mais depressa do que o vosso papá e a

(5)

vos-5

sa mamã? Mas a Ema não consegue voar como os outros pássaros.

A Gina e a Dina também gostam de apre-ciar outro pássaro, muito lindo, que costu-ma passear ali perto da casa delas. (Mostre a figura da Lira.) É a Lira. A

Ave--Lira tem longas penas na sua cauda muito colorida. Quando ela abre a sua elegante plumagem, começa a cantar e a dançar ao ritmo da melodia.

Jesus também deu à Gina e à Dina uma linda voz para cantar muitos hinos diferen-tes. Vamos cantar com elas? (Cante com as crianças um cântico de louvor que elas conhe-çam bem.)

A Gina e a Dina gostam de cantar sobre Jesus. Mas muitos meninos e meninas da Austrália não sabem cantar sobre Jesus. Ninguém ainda lhes falou sobre o amor de Jesus.

Vamos dar a nossa oferta agora. Estas moe-dinhas vão ajudar para que alguém vá de avião (mostre um avião) até à Austrália

con-tar a todas as crianças, e aos seus papás e mamãs, que Jesus ama cada um deles!

(Recolha da Oferta e Oração.)

PARTE – III

Bom dia, Gina! Bom dia, Dina!

(Encoraje as crianças a cumprimentar as gé-meas australianas como se fossem suas ami-gas.)

Jesus ama muito a Gina e a Dina. Jesus também ama o papá e a mamã delas.

(Mostre agora um canguru.)

Jesus fez um grande e bonito canguru para a Gina e a Dina observarem.

Jesus deu à mamã canguru uma bolsa onde ela pode carregar o seu filhote.

O bebé canguru é muito, muito pequeno quando nasce. É tão pequenino que

sen-tiria muito frio e não poderia viver, se não fosse a bolsa da mamã. (Mostre o tamanho dos bebés cangurus, com os seus dedos, mais ou menos 2,5cm.)

O bebé canguru permanece quentinho dentro da bolsa da mamã, e ali come e dorme, en-quanto a mamã vai pulando de cá para lá, no meio da vegetação e entre as árvores.

Lá na Austrália, onde a Gina e a Dina vivem, existem muitas árvores grandes, chamadas eucaliptos. Dentro da floresta de eucaliptos vive um animalzinho muito simpático. É o Coala. Vejam que bichinho tão fofinho! ( Mos-tre a figura de um Coala.)

O Coala gosta muito de comer as folhinhas de eucalipto. Ele parece estar com sono! Sa-bem porquê? É por causa da luz do Sol. É dia! Este pequeno animal gosta de dormir de dia, e quando a Gina e a Dina vão dormir, a mamã Coala sai para brincar com o seu filhote. A mamã Coala também tem uma bolsa para carregar o seu bebé quando ele é pequenino. Mas quando o bebé cresce, ele passeia nas costas da mamã. O bebé Coala agarra-se com toda a força ao pescoço da mamã para não cair. Enquanto o bebé está preso a ela, a mamã Coala anda de galho em galho, na árvore de eucalipto, à procura de alimento.

A Gina e a Dina estão muito contentes e que-rem dizer: “Obrigada, Jesus, por tantas coisas lindas! Obrigada por tanto amor! Nós tam-bém Te amamos muito!”

Será que vocês também querem agradecer a Jesus? Vamos dizer então, todos juntos: “Obrigado, Jesus!”

Agora vamos dar a nossa oferta para que ela ajude alguém a ir de avião até à Austrália, para contar a outros meninos e meninas sobre o amor de Jesus.

Oferta (Recolha-a num recipiente com a figu-ra de um canguru.)

(6)
(7)

Referências

Documentos relacionados

Para o atestado número 16 (IP São Paulo Sistema Gestão Empresarial S.A.), não foi encontrado o valor da receita da empresa mesmo tendo sido diligenciada com busca de

• Os esforços destinados a eliminar as diferenças entre homens e mulheres no emprego devem ser prosseguidos e intensificados no âmbito do novo ciclo da Estratégia Europeia para

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Você não deve tomar BISOLTUSSIN se tiver alergia à substância ativa ou a outros componentes da fórmula; em tratamento concomitante ou tratamento nas 2 semanas anteriores com

a) O percentual de perda por intemperismo, principalmente por evaporação, dos alcanos normais e ramificados variou de aproximadamente 66% após 4 dias, chegando a 80% no final de

– Para outras notícias sobre o Boletim Missionário Mundial e informações sobre a Divisão Norte da Ásia-Pacífico,

Em São Jerônimo da Serra foram identificadas rochas pertencentes à Formação Rio do Rasto (Grupo Passa Dois) e as formações Pirambóia, Botucatu e Serra Geral (Grupo São