• Nenhum resultado encontrado

Hora de pensar o seguinte: para que você quer agir na internet? Para conseguir mais votos e ganhar a eleição.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Hora de pensar o seguinte: para que você quer agir na internet? Para conseguir mais votos e ganhar a eleição."

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

USO DAS REDES SOCIAIS

“Para conseguir mais votos e ganhar a eleição”.

“Para conseguir mais votos e ganhar a eleição”.

No caso da internet, o foco é pensar em como essa

meta pode ser alcançada. Para isso, você deve ter em mente que uma boa ação de campanha na inter-net é aquela que faz do candidato uma referência na rede.

Assim, os internautas/eleitores passam a ver aquele perfil na internet como o de alguém que projeta boas ações e cujo conteúdo queiram com-partilhar.

A Internet é mídia de baixíssimo custo, se com-parada a outras, mas, ao usá-la, recomenda-se que você tome dois cuidados especiais:

Hora de pensar o seguinte: para que você quer agir na internet?

Atenção de ordem legal: a campanha digital está sujeita às regras da Justiça Eleitoral. É proibido, por exemplo, o uso do Twitter, do Facebook e de todas as outras redes sociais para pedir votos antes do dia 6 de julho, data em que começa oficialmente a campanha eleitoral .

Atenção com o próprio eleitor: avalie muito bem o conteúdo de suas mensagens, antes de enviar e-mails, divulgar propostas e seu nome nas redes sociais ou fazer qualquer coisa na Internet. Avalie muito bem se não está sendo desrespeitoso ou invadindo o espaço das pessoas, porque é certo que elas não interagem para ver propaganda política.

(2)

USO DAS REDES SOCIAIS

Use a internet para ganhar votos!

Use a internet para ganhar votos!

Internet no Brasil

Busque se diferenciar e faça isso a partir do conteúdo que você vai publicar.

Exponha sua opinião. Fale sobre o PTB, destaque o que o partido já conquistou, as bandeiras que a sigla acredita e o que fará pelo Rio Grande do Sul.

Compartilhe conteúdos das páginas do partido e utilize dados oficiais. Se você optar por divulgar números ou rankings, pesquise em fontes sérias, antes de referendá-los na internet.

Interaja com o público e dê motivos para que eles queiram saber o que você está fazen-do ou postanfazen-do na rede!

Os consumidores no Brasil gastam mais de 27 horas por mês on-line em seus computa-dores. A média mundial é de 24,7h/mês. Fonte: comScore/ 2013.

O público da internet brasileira é jovem, em média, 18% dos usuários têm entre 18 e 24 anos; 30% têm entre 25 e 34 anos. Fonte: comScore Media Metrix/2013. Dos domicílios brasileiros, 60% têm acesso à internet.

(3)

GUIA DO CANDIDATO USO DAS REDES SOCIAIS

Equipe

A parte técnica da campanha digital, necessariamente, tem de ficar nas mãos de especialistas em comunicação, de preferência publicitários e/ou jornalistas. O importante é atribuir responsabilidades, definir quem responde por cada etapa nas ações que serão feitas na rede. E-mails recebidos e comentários nas redes sociais, por exemplo, devem ter sempre resposta.

Na medida do possível, a publicação dos conteúdos precisa passar pelas mãos da mesma pessoa. Isso mantém o estilo de texto, dá padronização à linguagem e, de certa forma, ajuda na identificação do perfil.

É preciso estar sempre atento ao conjunto do que está sendo publicado para manter a coerência de argumentos ou contra-argumentos.

(4)

USO DAS REDES SOCIAIS

E-mails

O e-mail é a forma mais básica de comunicação on-line com o eleitor. Mas, também requer cuidados quando usado como ferramenta de disparo em massa.

A Lei obriga que todas as mensagens de e-mail marketing tenham link que permita a quem recebeu fazer seu descadastramento. O prazo para fazer esse descadastramento não poder ser superior a dois dias úteis da data da solicitação.

De qualquer forma, é indispensável ter uma boa base de contatos. E, se você tem contatos por grupos, melhor ainda, pois isso permite que você mande mensagens espe-cíficas. Exemplo: enviar ideias sobre proteção ambiental para quem tem afinidade e interesse pelo tema.

No texto, evite o tom de simples propaganda. Peça o voto, mas acrescente informações que possam interessar a quem vai ler o e-mail. Faça o texto como se fosse uma carta pessoal dirigida ao seu potencial eleitor. Nunca envie mensagens de e-mail para quem não as pediu, os chamados SPAMS.

!

!

ATENÇÃO

Nunca deixe de responder as mensagens recebidas, seja pelo e-mail do candidato, seja pelas redes sociais. Cada contato feito pode ser a diferença entre ganhar ou perder um voto.

Não compre listas de e-mails que são vendidas indiscriminadamente, prometendo contato com “milhões de pessoas” a um custo barato. Isso pode gerar antipatia das pessoas à sua candidatura.

Pense bem: ninguém, nem você mesmo, gosta de receber mensagens não autorizadas de pessoas e empresas.

(5)

GUIA DO CANDIDATO USO DAS REDES SOCIAIS

Dados gerais

Facebook

O Facebook é “a rede” do momento. A utilização dessa ferramenta no Brasil está tão intensa que o país ocupa o segundo lugar em número de usuários no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos.

No Brasil, dos 53 milhões de acessos por dia ao Facebook, 30 milhões são feitos a partir de dispositivos móveis (smartphones e tablets).

Mensalmente, 83 milhões de brasileiros acessam a rede social, sendo que, desse total, 49,4% são mulheres e 50,6% homens.

No Brasil, o público com faixa etária entre 15 e 24 anos lidera a presença na rede social, com 30%. Se estender até os 34 anos, essa presença sobe para 60%.

Curiosidade: 40% dos internautas que acessam o Facebook no país utilizam o celular, o tablet, ou outro dispositivo móvel enquanto assistem televisão.

 

Opte por criar uma Fanpage, ao invés de um perfil pessoal. Segundo os termos de serviço do Facebook, você só pode ter um perfil para uso pessoal. Perfis duplicados ou administrados por terceiros podem ser excluídos sem aviso, caso denunciados.

Os perfis limitam que você tenha até 5 mil amigos. Já as páginas têm número ilimitados de fãs. Com isso, você não terá de criar outro perfil, caso alcance o número máximo de amigos.

O perfil não dá informações estatísticas sobre o número de acessos e interação em suas publicações. Já as Fanpages têm uma área de dados que dá ao administrador relatórios e permite informações gerais sobre o crescimento da sua página, quem faz parte do seu grupo de fãs, de onde eles vêm e os posts que apareceram em maior número de vezes

Diferenças entre possuir perfil no Facebook e possuir Fanpage

 

Diferenças entre possuir perfil no Facebook e possuir Fanpage

 

(6)

USO DAS REDES SOCIAIS

Você conhece o seu eleitorado? Então publique assuntos que interessem a ele. Observe o que os seus seguidores estão falando na internet e entre na conversa.

Dialogue sempre com os usuários. Imagine as redes sociais como um “corpo a corpo” virtual. Responda comentários, curta o publicado, interaja com o seu eleitor.

Mas, tome cuidado com os “trolls”, usuários que estão na rede apenas para provocar e ganhar atenção. Não os confunda com os eleitores que discordam democraticamente de suas ideias. Identifique com precisão os “trolls” e os ignore..

 

Busque atuar de maneira agregadora. Compar-tilhe conteúdos interessantes, que não sejam ofensivos, repetitivos ou falsos. Tenha em mente que você quer atingir o maior número de pessoas possível e, para isso, imagine qual a relevância que o seu conteúdo terá para o eleitor.

no feed de notícias dos usuários, bem como os que tiveram o maior número de inter-ações. Caso você já possua perfis no Facebook, existe a possibilidade de migrar seus amigos atuais para sua Fanpage.

(7)

USO DAS REDES SOCIAIS

Twitter

É uma espécie de mistura de rede social com blog, que só permite postagens de até 140 caracteres. É caracterizado pela troca imediata de mensagens e pela interação. Pode servir também para a divulgação de links, vídeos, notícias e imagens.

O Twitter pode ter o papel de chamar a audiência, de levar as pessoas até o seu site e ao seu canal no Facebook. É um lugar onde as pessoas buscam conteúdos relevantes, que acrescentem algo ao seu dia a dia. Por isso, capriche nas mensagens!

Proponha discussões sobre assuntos de interesse da sua cidade, comunidade, região, responda a todos, siga-os de volta. Poste mensagens que chamem para links, fotos e vídeos.

Mantenha boa frequência de tweets ao longo do dia, levando em conta os horários de maior atividade: das 10h às 12h e das 15h às 19h.

YouTube

É o principal portal de vídeos do mundo. Sua audiência, hoje, supera a da

grande maioria das redes de televisão. Reúne usuários que procuram todo tipo

de conteúdo em vídeo – humor, música, esportes e, claro, política.

Crie um canal para você, acrescente um bom plano de fundo (que deve ser

simi-lar ao do seu site) e o mantenha atualizado. Adicione suas inserções partidárias

que foram veiculadas no rádio e na TV. Lembre-se que, no Youtube, elas não

têm restrição de tempo, podendo ser expostas a qualquer hora.

Produza conteúdo. Os usuários estão interessados tanto em coisas mais

elabora-das, programas longos e com efeitos, quanto em vídeos de aparência simples,

mas com uma mensagem a ser passada. Inclua discursos, entrevistas ou mesmo

vídeos curtos do candidato comentando alguns assuntos.

(8)

GUIA DO CANDIDATO USO DAS REDES SOCIAIS

Instagram

O Instagram é um aplicativo para celular e também uma rede social que permite tirar fotos e fazer pequenas edições, como adicionar filtros de cor. Sendo uma rede social, podemos seguir outros membros e ser seguido por eles.

As fotos que postamos possuem a opção “curtir” e “comentar”, para que outros usuári-os digam o que acharam da imagem. É muito importante manter o controle dusuári-os comentários e responder, sempre que possível.

O Instagram permite o uso de hashtags (símbolo # seguido de uma palavra) para que seja possível encontrar imagens relacionadas a um mesmo tema, como por exemplo #ptbrs14, exibindo todas as imagens que possuem essa marcação – mesmo que as pessoas que tiraram essas fotos não sejam suas amigas.

Há ainda a possibilidade de postar essas imagens em outras redes sociais, como o Face-book e o Twitter.

(9)

USO DAS REDES SOCIAIS

Não use termos chulos nas redes

O que se deve evitar:

Não use termos chulos nas redes

Tem coisa pior do que ver palavrões e xingamentos na Internet?

Usar palavras de baixo calão é a pior conduta na Internet. Ao contrapor pontos de vista ou discordar de adversários, seja sensato e tenha argumentos democráticos.

Lembre-se sempre: na internet, a legislação atua sobre casos de difamação e assédio moral.

Publicidade

Publicidade

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proíbe qualquer tipo de publicidade paga na inter-net: banners, publieditoriais, Google AdWords, Facebook Ads, dentre outros.

Santinhos virtuais

Prática comum adotada durante a campanha, a digitalização dos “santinhos” pode inco-modar os usuários da internet/eleitores, se distribuídos em grande volume em seus perfis, Como consequência dessa prática, muitos eleitores podem acabar cancelando assinaturas ou deixando de seguir quem divulga esse tipo de material.

Quem gosta de receber e interage positivamente com esse tipo de conteúdo são apenas militantes, profissionais da própria campanha ou usuários muito engajados.

 

Se você deseja atingir novos eleitores evite usar essa abordagem.

Santinhos virtuais

(10)

GUIA DO CANDIDATO USO DAS REDES SOCIAIS

Não ter uma estratégia de relacionamento

Não ter uma estratégia de relacionamento

Duas atitudes muito comuns: deixar um usuário falando sozinho e não saber lidar com críticas reclamações.

Resultado: crises e mais crises.

Ao se relacionar com um candidato em uma mídia social, o usuário assume uma postu-ra que pode variar entre o tom provocador, o do militante, o agressivo, o questionador, etc. Para cada perfil, a equipe de campanha deve ter uma estratégia de relacionamento, seja para prevenir/controlar uma crise ou para dar mais voz a algum usuário.

Importante: ter a habilidade de não incentivar discussões negativas, que possam sair do controle ou ganhar demasiada importância, e recompensar aqueles que o apoiam com respostas adequadas e motivadoras.

Confiar suas redes sociais a pessoas despreparadas.

Confiar suas redes sociais a pessoas despreparadas.

Um erro muito comum praticado pelos candidatos é deixar seus perfis em redes sociais nas mãos de pessoas leigas. É fundamental ter profissionais capacitados, já que eles estarão lidando com a sua imagem.

Qualquer erro cometido por eles afeta você diretamente, por isso, escolha pessoas qual-ificadas para cuidar dos seus perfis.

(11)

USO DAS REDES SOCIAIS

Muitos candidatos usam o e-mail apenas com cunho eleitoral ou forma de propaganda agressiva. Antes de mais nada, é importante entender que campanhas de e-mail servem para se relacionar com eleitores. Sendo assim, evite a auto promoção constante e pense em ser relevante para o eleitor.

Evite enviar conteúdo como uma imagem única, a maior parte dos serviços de e-mail, por padrão, bloqueia imagens por questões de segurança. Quem recebe o e-mail precisa autorizar a visualização sem saber do que se trata a mensagem, o que afeta significati-vamente a leitura.

Além disso uma prática comum é a compra de banco de dados.

Além de ilegal (Lei nº 9.504/97, art. 57-E, § 1º), esse tipo de estratégia tem um impacto bem negativo na recepção do eleitor, já que ele não sabe a procedência daquela men-sagem.

 

E-mails que vão para a lixeira

 

E-mails que vão para a lixeira

Estratégia: usar seus cabos eleitorais na captação de e-mails.

Eles podem criar listas de e-mails segmentando o eleitor em categorias, como por exemplo “voto certo”, “incerto” ou “indefinido”, auxiliando no direcionamento do material de campanha.

(12)

GUIA DO CANDIDATO USO DAS REDES SOCIAIS

Facebook

293 mil usuários atualizam o status do Face a cada minuto 23% dos usuários checam seus perfis 5 vezes ou mais no dia 350 milhões de fotos são publicadas diariamente

751 milhões de usuários acessam o site através de celulares em 7 mil aparelhos diferentes

Instagram

A cada segundo 8 mil usuários curtem uma ou outra foto Mais de 5 milhões de fotos são publicadas diariamente Mil comentários são publicados a cada segundo Um usuário médio tem cerca de 40 fotos publicadas

Aproximadamente 5 milhões de vídeos são publicados a cada 24 horas Twitter

Em média, mais de 400 mil Tweets são enviados diariamente 208 tweets por perfil Aproximadamente 20 milhões de contas são falsas

60% dos usuários acessam via dispositivos móveis Youtube

Aproximadamente 317 milhões de utilizadores ativos

2º maior motor de buscas do mundo (maior que Yahoo, Bing e Ask juntos) 100 horas de vídeo são publicados a cada minuto

6 de cada 10 usuários da Internet estão no Youtube 25% dos usuários acessam através de celulares Mais de 3 bilhões de buscas são processadas por mês 80 vídeos são publicados a cada minuto

 

Estatísticas das redes sociais

 

(13)

USO DAS REDES SOCIAIS

 

Você não está sozinho

 

Você não está sozinho

Não tenha receio de atuar na internet, o diretório estadual do PTB organizou um Núcleo de Comunicação Digital para dar todo o suporte necessário aos candidatos da sigla.

Você pode esclarecer dúvidas, receber orientações quanto às peculiaridades de cada rede social e receber auxilio técnico para sua campanha.

Fique atento, a opinião pública poderá influenciar a sua estratégia de campanha. O Núcleo de Comunicação Digital está pronto para ajudar você e lhe enviará alertas sobre o que os eleitores estão falando na rede. Entre em contato, estamos aqui para lhe ajudar!

Você não está sozinho

Entre em contato, nós queremos te ajudar:

digital@ptbrs.org.br

(51) 3286.2000

Referências

Documentos relacionados

Almanya'da olduğu gibi, burada da bu terimin hiçbir ayrım gütmeden, modern eğilimleri simgeleyen tüm sanatçılar için geçerli olduğu anlaşılıyor.. SSCB'de ilk halk

Portanto, a aplicação deste herbicida para controle de plantas daninhas em lavouras de milho quando a cultura se encontrar nos estádios de desenvolvimento a partir de seis

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)

• Não há inflação de alimentos, há inflação, causada por choques cambiais, auxílio emergencial, problemas fiscais e má gestão de estoques públicos;. • O Brasil precisa

a) política nacional de desenvolvimento do turismo; b) promoção e divulgação do turismo nacional, no país e no exterior; c) estímulo às iniciativas públicas e privadas de

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

quantificar os benefícios para efeito de remunerar o seu gerador. A aprovação da idéia e a autorização para sua implementação dependem da alta administração,