• Nenhum resultado encontrado

1. Nome da Prática inovadora: Projeto Paixão de Cristo de Glória de Dourados.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1. Nome da Prática inovadora: Projeto Paixão de Cristo de Glória de Dourados."

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

1. Nome da Prática inovadora:

Projeto “Paixão de Cristo” de Glória de Dourados.

2. Caracterização da situação anterior:

Glória de Dourados situada na região sul do Mato Grosso do Sul, surgiu a partir da criação da Colônia Agrícola Nacional de Dourados, projeto originado no Governo do presidente Getúlio Vargas criado na década de 1940 e povoada a partir de 1950. O município bem como toda região foi colonizado por trabalhadores rurais oriundos de diversas partes do Brasil, sobretudo por nordestinos, este forte contingente de migrantes contribuiu de modo marcante para o desenvolvimento cultural regional. A cultura artística foi ricamente desenvolvida através da mescla de costumes e manifestações artísticas e culturais que transformaram o modo de vida do Colono. Em Glória de Dourados, por exemplo, a diversidade de atividades culturais sempre se fez presente, durante toda história de criação e desenvolvimento da Colônia. No contexto atual, o Projeto “Paixão de Cristo”, representa um símbolo da manifestação da cultura popular através da encenação da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. O Projeto surgiu como proposta da Prefeitura, sob responsabilidade do Departamento de Cultura, a encenação é feita todos os anos durante a semana santa sempre as quintas e sextas-feiras, contando com participação direta e voluntária da comunidade local na formação do elenco e produção do espetáculo teatral. Anteriormente ao desenrolar do Projeto, a comunidade sempre manifestou e expressou atividades relacionadas ao tema, através de suas práticas religiosas, por meio de precisões e cultos e encenações com temática bíblica. O projeto “Paixão de Cristo”, além de possibilitar a extensão dessas manifestações, contribui de modo marcante para o desenvolvimento da cultura artística por meio da expressão popular, considerando elementos da cultura espontânea e tradições religiosas, além disso, oportuniza a vivencia da prática da encenação teatral, bem como o fazer e o acesso aos bens artísticos, uma vez que os espetáculos de teatro quase sempre não se fazem presentes no interior do estado.

(2)

3. Descrição da prática inovadora:

3.1. Objetivos que se propõe e resultados visados:

Garantir, fomentar e difundir a arte, através da manifestação da cultura popular por meio da arte de representar e interpretar. Possibilitar à comunidade a experiência de serem protagonistas, despertando talentos, manifestado através da fé e participação voluntária. Promover o turismo cultural no interior do estado.

Resultados visados:

O referido projeto visa alcançar através da encenação da vida, morte e ressureição de Cristo, a possibilidade de promover a arte através da inclusão social e acesso aos bens culturais, considerando e valorizando, elementos da tradição local, bem como despertar talentos e promover o turismo cultural.

3.2. Público-alvo da prática inovadora:

Crianças, adolescentes e jovens, adultos, idosos e respectivas famílias. (Participam do elenco cinco alunos da APAE).

3.3. Concepção e trabalho em equipe:

O Projeto “Paixão de Cristo” foi criado pela Prefeitura de Glória de Dourados e proposto como desafio ao Departamento Municipal de Cultura. O referido projeto foi solicitado ao diretor de cultura Prof. Fábio Germano da Silva para que reunisse a comunidade local para encenar os últimos dias da vida de Jesus Cristo. Imediatamente foram reunidos diferentes membros da sociedade local, igreja Católica, igrejas evangélicas, estudantes, donas de casa, empresários, professores, profissionais liberais, estudantes, idosos, dentre outros, sendo lançado o desafio e aceito prontamente pelos mesmos. Foram realizadas as primeiras reuniões, posteriormente os ensaios, bem como providenciado todos os preparativos de uma grande produção artística. Técnicos, equipe de apoio, produção de palco, costureiras, seguranças, e diversos voluntários que se dispuseram a dar cabo ao projeto, somando um contingente de 250 atores (voluntários) e cerca de 50 técnicos (Funcionários da Prefeitura e outros) e equipe de produção em geral. Dentro do contexto de equipe pode-se constatar que o projeto reúne uma diversidade de tipos em um mesmo

(3)

espaço de convivência, pois durante 40 dias que antecede as apresentações, os participantes, equipe e famílias, se envolvem num clima de produção, possibilitando deste modo o exercício da interculturalidade dentro de uma sociedade caracteristicamente plural, tendo a arte de representar e interpretar, como meio para este exercício.

3.4. Ações e etapas da implementação:

- Reunião para apresentação da proposta à equipe de produção.

- Reunião com a comunidade local (Igrejas, associações, escolas, grupos culturais, agremiações, etc.), para apresentação da proposta e adesão dos atores voluntários.

- Realização da preparação corporal através de exercícios e métodos de dança e teatro popular.

- Realização de pesquisa para elaboração do texto teatral, trilha sonora, figurinos, cenários, caracterização das personagens, e concepção cênica.

- Gravação interna e externa do áudio dos atores e posterior montagem e edição.

- Confecção e produção de figurinos, cenários, caracterização das personagens.

- Produção e criação de proposta para iluminação, sonorização, condicionamento para a plateia, atores, imprensa.

- Produção e organização do local da apresentação (Arena do Parque de Exposições Manoel Alves de Azevedo), bem como sua decoração e ambientação com temática voltada à apresentação.

- Divulgação do evento através das diferentes mídias, rádios, televisão, cartazes, internet, filipetas, veiculação volante, outdoors, igrejas, jornais virtuais e impressos.

- Ensaios com os atores durante 40 dias que antecede ao evento.

- Contratação de técnicos, mão de obra especializada, e serviços específicos destinados ao tipo de evento. ( Equipamento de sonorização, iluminação, ambientação cênica, seguranças, arquibancadas, equipe de pirotecnia, divulgação, cantores líricos, pianista, equipe de registro e filmagem e equipe de produção de palco).

- Coleta de alimentos não perecíveis doados pela plateia na entrada do espetáculo sob responsabilidade da equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e posteriormente doados a entidades assistenciais e famílias em risco de vulnerabilidade social.

(4)

- Realização de duas apresentações ao público durante dois dias (Quinta e sexta-feira santa), na Arena Auta Nazário Nobre, situada no Parque de Exposições “Manoel Alves de Azevedo”, sempre às 20h30min, com duração de duas horas.

- Doação dos alimentos arrecadados às entidades filantrópicas e famílias do município de Glória de Dourados.

4. Recursos utilizados:

4.1. Descrição dos recursos humanos, financeiros, materiais, tecnológicos, entre outros. etc.

-Recursos humanos: Equipe de produção de palco, atores da comunidade local, funcionários da Prefeitura, voluntários da comunidade, equipe de técnicos de iluminação, sonorização, infraestrutura, segurança, divulgação, equipe de pirotecnia, equipe de registro cinematográfico, equipe de gravação de áudio, equipe de ambientação cênica, direção e preparação corporal.

-Recursos Próprios.

Material Quantidade Valor unitário Valor total Locação de equipamento de sonorização de grande porte 01 6.000,00 6.000,00 Locação de equipamento de iluminação 01 10.000,00 10.000,00

Locação de tablados para espetáculo 03 1.500,00 4.500,00 Locação de Arquibancadas 01 4.500,00 4.500,00 Gravação, capitação e edição de áudio para espetáculo. 01 3.500,00 3.500,00 Registro cinematográfico, edição e produção de DVD 01 6,000,00 6.000,00 Show pirotécnico 02 4.000,00 8.000,00 Contratação de Cantores líricos (participação especial) 02 2.500,00 5.000,00 Confecção, criação e produção de figurinos 250 50.00 12.500,00 Ambientação Cênica 01 10.000,00 10.000,00 Divulgação nas mídias

diversas (Rádios, tv , impressos, sites, etc.).

(5)

Produção do espetáculo 01 12.000,00 12.000,00 Equipe de Segurança 01 4.000,00 4.000,00 Alimentação e hospedagem 01 6.000,00 6.000,00 Materiais de consumo diversos 01 2.000,00 2.000,00

4.2. Por que considera que houve utilização eficiente dos recursos na prática?

Os recursos humanos e financeiros usados no projeto, “Paixão de Cristo” de Glória de Dourados, apresenta-se de forma eficiente porque atendeu e atende os interesses da coletividade, tornando-se mecanismo de suporte indispensável para a realização do projeto, bem como a finalização com as apresentações ao público.

5. Caracterização da situação atual:

5.1. Mecanismos ou métodos de monitoramento e avaliação de resultados e indicadores utilizados:

A metodologia de trabalho é ampla e variada, para alcançar os objetivos propostos, são realizadas diversas ações tais como: ensaios com o elenco, preparação corporal e pesquisa envolvendo a temática, desenvolvimento das potencialidades criativas por meio de exercícios e estímulo a produção artística, confecção e produção de figurinos, ambientação cênica, iluminação, trilha sonora, desenvoltura dos atores em cena e presença de palco e apresentação. As cenas apresentadas no espetáculo são minuciosamente discutidas, pesquisadas e propostas ao grupo que a partir de opiniões diversas cria-se um denominador comum com múltiplas possibilidades. Há um cuidado em não se contar a história de modo tendencioso e deturpado, tudo é baseado nos quatro evangelhos descritos na Bíblia, livros, filmes, documentários, entrevistas e demais materiais disponíveis referentes ao tema. A produção é realizada através de profissionais do ramo artístico e demais áreas específicas, juntamente com funcionários da Prefeitura e voluntários em geral. Há um envolvimento da comunidade local, bem como algumas entidades, (APAE, Conselho tutelar do menor, Paróquia Nossa Senhora da Glória, Sociedade São Vicente de Paulo), colaborando no empréstimo de cadeiras e alguns objetos para o espetáculo. Os Atores participam de modo espontâneo e voluntário, sendo para tanto convidados através das mídias, convites pessoais e de modo

(6)

“boca-boca”. O espetáculo possui um site na internet para divulgação das ações empreendidas, tornando-se mais um veículo de comunicação e divulgação,

( www.paixaodegloria.com.br) , o referido site ainda está em construção, mas já está disponível para consulta.

5.2. Resultados quantitativos e qualitativos concretamente mensurados:

- Participação efetiva das crianças, jovens, adolescentes, adultos e idosos de diversos seguimentos da sociedade nas atividades do grupo.

- Inclusão de portadores de necessidades especiais, alunos da APAE de Glória de Dourados, devidamente assistido por professores e equipe de apoio.

- Estímulo à produção artística através do teatro.

- Acesso aos bens artístico-culturais através da participação direta e indireta dos atores e comunidade em geral no espetáculo.

- Promoção e difusão do turismo cultural e religioso no interior do Estado de MS.

- Aumento do fluxo de turistas na cidade possibilitando melhoramento da renda do comércio local, durante a semana Santa.

- Contribuição direta e efetiva na concepção de uma atividade cultural, expressando a fé e religiosidade manifestado na cultura popular através da arte.

- Contribuição de relevância na construção da identidade cultural local e regional.

- Desenvolvimento das potencialidades cognitivas com a sensibilização na produção de arte.

- Aumento gradativo da participação voluntária da comunidade local e regional diretamente no elenco, possibilitando um maior interesse por atividades culturais em diferentes localidades do município e região.

- Exercício da cidadania através da participação voluntária e doação de alimentos destinados á famílias com risco de vulnerabilidade social e entidades assistenciais. - Estimulo ao gosto e prática as atividades artísticas através da participação direta na produção do espetáculo, possibilitando interatuar com o próximo respeitando as diferenças, fomentando a arte, revelando talentos, possibilitando o acesso aos bens culturais e colaborando de modo marcante na formação da identidade sul-matogrossense.

(7)

6. Lições aprendidas:

6.1. Soluções adotadas para a superação dos principais obstáculos encontrados: Um dos problemas enfrentados durante o processo de construção, ocorreu durante os primeiros anos em que o projeto foi proposto. Não havia contingente de atores o suficiente, nem infraestrutura, figurino, nem mesmo o texto ou roteiro havia para execução do espetáculo. Tão pouco havia credibilidade por parte da população em discutir um tema tão amplo e contraditório entre as diferentes religiões e seitas Cristãs. As primeiras medidas adotadas foram o convite aos diferentes grupos sociais e religiosos, reuniões, grupos de discussão, pesquisa e atividades artísticas envolvendo o teatro para dar estímulo e confiança aos participantes, e sobre tudo a apresentação de uma proposta clara, objetiva e sem tendências, deturpação e estereótipo com a história da vida de Jesus Cristo. Deste modo foi montando e apresentado o espetáculo pela primeira vez com 85 atores voluntários, que nos anos seguintes obteve um aumento gradativo de participantes acabando por envolver a comunidade numa maratona de ensaios e produção, atualmente soma-se aproximadamente 250 atores e 50 produtores atuando diretamente no projeto.

6.2. Fatores críticos de sucesso:

Além de todas as atividades pertinentes a realização do espetáculo o grupo foi ao longo dos anos, se fortalecendo, mesmo com a partida de alguns membros e a não participação de outros por motivos variados. Foram realizadas atividades criativas como a construção de esquetes, jogos teatrais, e exercícios de desenvolvimento criativo e dinâmicas de grupo. Do mesmo modo foram realizadas festas comemorativas (confraternizações, festa junina e entrevistas variadas em rádio, TV e programas jornalísticos em diversos níveis). Porém, um dos maiores fatores é justamente o período de ensaios e produção e em que a comunidade gloriadouradense se volta para este espetáculo, tanto participantes como a sociedade em geral ficam na expectativa para as apresentações criando um clima de comunhão, amizade, troca, aprendizado, respeito e dedicação, elementos que se somam e compõem o desenvolvimento das potencialidades da comunidade, fortalecendo o desenvolvimento da identidade cultural.

(8)

6.3. Por que a prática pode ser considerada uma inovação?

Porque o projeto possibilita a prática da interculturalidade em uma comunidade plural, respeitando suas raízes culturais na construção de uma identidade comum, agregando uma diversidade de valores, que somado as práticas artístico-culturais resulta em um conjunto de possibilidades de transformação social, criativa e cultural na vida das crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

(9)

Referências

Documentos relacionados

Visão Sócio-jurídica da Arquitetura penitenciária.. CONNASP II CONESP Suzann Cordeiro Tipo de regime Níveis de Segurança.. Segurança Máxima Segurança Média Segurança

(2019) Pretendemos continuar a estudar esses dados com a coordenação de área de matemática da Secretaria Municipal de Educação e, estender a pesquisa aos estudantes do Ensino Médio

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Inicialmente, até que as ações estejam bem delineadas, a proposta é de que seja realizada apenas uma reunião geral (Ensino Fundamental e Educação Infantil)

(2009) sobre motivação e reconhecimento do trabalho docente. A fim de tratarmos de todas as questões que surgiram ao longo do trabalho, sintetizamos, a seguir, os objetivos de cada

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

Segundo o mesmo autor, a animação sociocultural, na faixa etária dos adultos, apresenta linhas de intervenção que não se esgotam no tempo livre, devendo-se estender,