• Nenhum resultado encontrado

SGE Sistema de Gerenciamento para Setores de Estágio

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SGE Sistema de Gerenciamento para Setores de Estágio"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

SGE – Sistema de Gerenciamento para Setores de

Estágio

Matheus E. Volpato1, Iverton A. da Silva. dos Santos1

1Centro de Informática – Instituto Federal Farroupilha – Câmpus Alegrete Alegrete – RS – Brazil

{iverton.santos,mtvolpato}@gmail.com

Abstract. This paper presents a web system for managing stages. As a case study took the Instituto Federal Farroupilha - Câmpus Alegrete. Fundamentally, the built application will facilitate the integration between business and the school and the students, facilitating offering jobs through the companies and against the same by students of the institution..

Resumo. Este artigo descreve um sistema web para gerenciamento de estágios. Como estudo de caso tomou-se o Instituto Federal Farroupilha – Câmpus Alegrete. Fundamentalmente, a aplicação construída facilitará a integração empresa-escola-aluno facilitando o oferecimento de vagas por meio das empresas e o encontro das mesmas pelos alunos da instituição.

1. Introdução

O estágio constitui importante atividade didática e tem o objetivo de promover a interação da teoria com a prática e um envolvimento dos alunos em situações e problemas reais que futuramente serão enfrentados por eles como profissionais.

O Estágio está regulamentado na Legislação Federal através das Leis Nº 6.494, de 07 de dezembro de 1977 (BRASIL, 1977) e Nº 8.859, de 23 de março de 1994 (BRASIL, 1994) e pelo Decreto Nº 87.497, de 19 de agosto de 1982 (BRASIL, 1982).

O Decreto Nº 87.497, de 19 de agosto de 1982, no seu Art. 2º, considera estágio curricular as atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas ao estudante pela participação em situações reais da vida e trabalho de seu meio, sendo realizada na comunidade em geral junto a pessoas de direito público ou privado, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino (BRASIL, 1982).

Neste trabalho, realizou-se o desenvolvimento de uma aplicação WEB genérica para gerenciar as atividades de setores de estágios de instituições de ensino.

Como estudo de caso, tomou-se como referência o setor de estágios do Instituto Federal Farroupilha – Câmpus Alegrete. Esta instituição conta com diversos cursos de formação técnica e tecnológica em modalidades presenciais e ensino à distância, onde a maioria dos cursos ofertados tem como requisito para a conclusão o estágio na área de formação do curso.

Neste sentido, a aplicação gerencial foi desenvolvida com o apoio do responsável daquele setor, para levantamento de dados e verificação das necessidades e funcionalidades da aplicação em questão.

(2)

A aplicação pode ser acessada pela internet e foi desenvolvida com as ferramentas Twitter Bootstrap (BOOTSTRAP, 2015), PHP (Hypertext Preprocessor) (BUYENS, 2002), JavaScript (DUCKETT, 2010), Jquery (GOODMAN , 2001) e o

MySQL (BUYENS, 2002). Nas próximas seções são descritos os principais requisitos funcionais, assim como resultados de implementação desta aplicação.

2. Requisitos Funcionais

A tabela 1 descreve abaixo os principais requisitos funcionais da aplicação proposta. Código do R.F. Requisito Funcional – Nome e Detalhes

R.F. 01

Cadastro e Manutenção de Usuários

Os usuários podem ser de três tipos diferentes: Usuário de Aluno. Usuário de Empresa. Usuário de

Administrador Comum. Usuário de Administrador Master.

R.F. 02

Usuário de Aluno

Cada aluno terá seu usuário e senha criado a partir de seu cadastro e terá a possibilidade de editar suas informações básicas de login e senha.

Dentro de sua área as opções para o usuário são de candidatar-se a vagas de estágios abertas.

R.F. 03

Usuário de Empresa

Depois de efetuado o cadastro, os usuários do tipo administrador podem criar um ou mais usuários para a empresa.

Cada usuário de uma empresa vai ver e editar as informações de sua empresa assim como criar e editar vagas de estágio.

R.F. 04

Usuário de Administrador

Esse usuário tem acesso à parte administrativa da aplicação, criar e editar cadastros na aplicação, gerar relatórios e documentos que a aplicação fornece.

(3)

R.F. 05

Documentos de Pré-Cadastro

A aplicação deve fornecer documentos que possam ser impressos e entregues a empresas ou alunos para o seu preenchimento e devolução para o cadastro na própria aplicação.

R.F. 06

Cadastro e Manutenção de Empresas

A aplicação deve ter as funcionalidades de cadastro de empresa pelos usuários do tipo administrador.

Os usuários de tipo administrador podem alterar informações das empresas e inserir novas vagas para aquela empresa.

R.F. 07

Cadastro e Manutenção de Alunos

A aplicação deve ter as funcionalidades de cadastro de alunos pelos usuários do tipo administrador.

Os usuários de tipo administrador podem alterar informações dos alunos.

R.F. 08

Cadastro e Manutenção de Orientadores

A aplicação deve ter as funcionalidades de cadastro de orientadores pelos usuários do tipo administrador.

Os usuários de tipo administrador podem alterar informações dos orientadores.

R.F. 09

Cadastro e Manutenção de Agentes de Integração

Um agente de integração é caracterizado por ser uma empresa que realiza o intermédio de um estágio entre um empresa contratante o aluno e a instituição de ensino (ex. CIEE).

A aplicação deve ter as funcionalidades de cadastro de agentes de integração pelos usuários do tipo administrador. Os usuários de tipo administrador podem alterar informações dos agentes de integração.

(4)

R.F. 10

Cadastro e Manutenção de Cursos

A aplicação deve ter as funcionalidades de cadastro de cursos pelos usuários do tipo administrador.

Os usuários de tipo administrador podem alterar informações dos cursos.

R.F. 11

Renovação de Estágio

A aplicação deve manter uma lista de estágios que devem ser renovados ou concluídos.

Tabela 1- Tabela de Requisitos Funcionais da Aplicação.

3. SGE – Implementação e Resultados

Nas próximas seções são apresentados os módulos de maior relevância do sistema para cada um dos tipos de usuários descritos nos requisitos funcionais, de forma que os resultados obtidos possam ser visualizados claramente. A figura 1, demonstra a tela inicial do sistema para o usuário administrador.

Figura 1 – Tela de Inicio da Aplicação para o Usuário Administrador.

3.1 Módulo Alunos

Os usuários do papel Aluno podem editar suas informações básicas de contato. Além disso, podem verificar vagas abertas para seu curso. Ao selecionar a vaga o mesmo é direcionado para uma janela com as condições de estágio, onde pode candidatar-se a vaga, conforme figura 2.

(5)

Figura 2: Descrição da vaga

Outra possibilidade é a edição de um perfil constando seus conhecimentos em relação a requisitos de seu curso e experiências. O sistema pode utilizar estas informações de perfil para fazer cruzamentos de alunos com vagas de estágio auxiliando na tomada de decisão e contratação e no encontro de vagas. A figura 3, mostra o menu com as opções disponíveis aos usuários alunos.

Figura 3 – Tela de Menu de Aluno.

3.2 Módulo Empresas

Os usuários no papel de empresa podem editar cadastro de informações básicas como endereço, telefone, porte, ramo. Também estão habilitados para criar uma nova vaga de estágio para a empresa, referenciando um curso na criação da vaga, de modo que somente os alunos deste curso podem ver e candidatar-se a vaga. Por fim, as mesmas tem a funcionalidade de modificação dos dados da vaga. A figura 4, exibe o menu com as opções pertinentes a empresa.

(6)

Figura 4 – Tela de Menu de Empresa.

3.3 Módulo Administrador

O usuário no papel de administrador terá acesso aos estágios com a data de término contratual e os com renovação contratual com o vencimento próximo do fim, as empresas com cadastro desatualizado (aquelas com mais de dois anos sem atualização) para que possa solicitar uma atualização cadastral. A figura 5, representa o menu com as opções vinculadas ao adminitrador.

Figura 5 – Tela de Menu de Informações Administrador.

Além disso, terá acesso a uma lista de documentos relativos aos estágios tais como:

● Fichas de pré-cadastro de empresa: a empresa que deseja oferecer estágios por meio da instituição deve ter esta ficha preenchida e assinada;

● Fichas de pré-cadastro de aluno: o aluno preenche os dados estes que serão posteriormente lançados na aplicação para geração de login e senha;

● Contratos de estágios: os contratos são gerados a partir dos dados de uma empresa e os dados de um aluno adicionados a um contrato parcialmente

(7)

redigido;

● Termos de aditivos: o termo aditivo tem a funcionalidade de acrescentar novas informações ao contrato em vigência tais como tempo, remuneração, carga horária, entre outras mudanças que podem vir a ocorrer ao longo do estágio; ● Documentos de término de estágio: a aplicação fará a geração automática de

documentos relativos ao término do estágio.

● Avaliação do orientador: o orientador pode registrar seu parecer sobre o estágio do aluno. Este parecer pode ser fornecido ao aluno ao final do estágio.

O usuário administrador também tem acesso a gráficos, conforme figura 6, que permitem visualizar número de cadastros desatualizados, o número de vagas ocupadas e não ocupadas, número de estágios vigentes e vencidos, entre outros.

Figura 6 – Gráficos.

Por fim, o administrador tem a possibilidade monitorar todos os acontecimentos no sistema, como acessos, adições de novas vagas, candidaturas e outros. A figura 7, demonstra o acompanhamento de atividades utilizando como filtro um usuário específico do sistema.

(8)

Conclusão

Este trabalho descreveu uma aplicação WEB focada na gerencia e manutenção de estágios em instituições de ensino, com base no setor de estágio do Instituto Federal Farroupilha Câmpus Alegrete.

O trabalho foi inspirado na constatação de que a instituição foco do trabalho não possuía nenhum sistema gerencial, que seus dados e registros eram armazenados de forma antiquada e que a velocidade e praticidade do processo poderiam ser aumentadas de forma positiva.

Fundamentalmente, a aplicação construída facilitará a integração empresa- escola-aluno.

Neste sentido, acredita-se que a aplicação impactará positivamente no Instituto Federal Farroupilha – Câmpus Alegrete, principalmente no que se refere à oportunidade dos alunos estarem encontrando oportunidades de trabalho de maneira mais prática e objetiva.

Como trabalhos futuros, podemos apontar a implantação definitiva no Câmpus e elaboraçao de manual para empresas interessadas em oferecer vagas no sistema. Também pensamos em integrar a rede social do candidato e o seu currículo lattes dentro da plataforma, fornecendo melhores possibilidades para análise de seu perfil social e academico-profissional.

Referências

BRASIL. DECRETO Nº 87.497, DE 19 DE AGOSTO DE 1982. REGULAMENTA A LEI N° 6.494 DE 07 DE DEZEMBRO DE 1977 NOS LIMITES QUE ESPECIFICA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. BRASÍLIA, DF, 18 AGO. 1982.

BRASIL. LEI Nº 6.494, DE 07 DE DEZEMBRO DE 1977. DISPÕE SOBRE OS ESTÁGIOS DE ESTUDANTES DE ESTABELECIMENTOS DE ENSINO SUPERIOR E DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE DE 2º GRAU E SUPLETIVO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. BRASÍLIA, DF, 07 DEZ. 1977.

BRASIL. LEI Nº 8.859, DE 23 DE MARÇO DE 1994. MODIFICA DISPOSITIVOS DA LEI N° 6.494 DE 07 DE DEZEMBRO DE 1977 ESTENDENDO AOS ALUNOS DE ENSINO ESPECIAL O DIREITO DE PARTICIPAÇÃO EM ATIVIDADES DE ESTÁGIO. BRASÍLIA, DF, 23 MAR. 1994.

BOOTSTRAP: BOOTSTRAP IS THE MOST POPULAR HTML, CSS, AND JS FRAMEWORK FOR DEVELOPING RESPONSIVE, MOBILE FIRST PROJECTS ON THE WEB. DISPONÍVEL EM: < HTTP://GETBOOTSTRAP.COM/>. ACESSO EM: 05 MAI.2015.

GOODMAN, DANNY. JAVASCRIPT: A BÍBLIA. RIO DE JANEIRO: ELSEVIER, 2001. DUCKETT, J. BEGINNING HTML, XHTML, CSS, AND JAVASCRIPT. INDIANA: WILEYPUBLISHING, INC., 2010.

BUYENS, JIM. APRENDENDO MYSQL E PHP. 1ª ED. SÃO PAULO: MAKRON BOOKS, 2002.

Referências

Documentos relacionados

Este artigo está dividido em três partes: na primeira parte descrevo de forma sumária sobre a importância do museu como instrumento para construção do conhecimento, destaco

Ninguém quer essa vida assim não Zambi.. Eu não quero as crianças

c.4) Não ocorrerá o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago a vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

a) AHP Priority Calculator: disponível de forma gratuita na web no endereço https://bpmsg.com/ahp/ahp-calc.php. Será utilizado para os cálculos do método AHP

Dessa maneira, os resultados desta tese são uma síntese que propõe o uso de índices não convencionais de conforto térmico, utilizando o Índice de Temperatura de Globo Negro e

Assim, este trabalho apresenta uma abordagem que tem como objetivo principal: (i) analisar a cobertura de código levando em consideração os fluxos de chamadas existentes no sistema

Essas informações são de caráter cadastral (técnico responsável pela equipe, logradouro, etc.), posicionamento da árvore (local na rua, dimensões da gola, distância da