• Nenhum resultado encontrado

GUIA RÁPIDO. Este é o Guia Rápido de Instalação do seu computador. Para informações mais completas, consulte também:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GUIA RÁPIDO. Este é o Guia Rápido de Instalação do seu computador. Para informações mais completas, consulte também:"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Este é o Guia Rápido de Instalação do seu computador.

Para informações mais completas, consulte também:

Positivo Dicas do Computador

Disponível na tela Iniciar do Windows e no site: suporte.positivoinformatica.com.br

Central de Relacionamento Positivo

Pela Internet: www.positivoinformatica.com.br, seção SUPORTE. Por email: positivoinformatica@positivo.com.br

Por telefone: 4002 6440 (capitais) ou 0800 644 7500 (demais localidades), de segunda a sábado, exceto feriados, das 8h às 20h.

Não deixe de ler neste guia o Certifi cado de Garantia.

GUIA RÁPIDO

(2)

Recomendações de Uso

• Para limpar o computador, utilize somente pano levemente umedecido em água, sem detergentes ou solventes, como querosene ou álcool, com o equipamento desligado da rede de energia elétrica.

• É aconselhável desligar o equipamento da rede de energia elétrica durante tempestades ou ocasiões em que possa haver queda de energia. Raios podem danifi car seu computador. • Evite choque mecânico (quedas) contra o computador. A unidade de disco rígido (HD)

pode ter seu funcionamento comprometido.

• Não use o equipamento ao mesmo tempo em que estiver se alimentando. Resíduos de alimento que porventura entrem em contato com o equipamento, especialmente líqui-dos, podem comprometer o bom funcionamento.

• Não introduza objeto de nenhum tipo nas aberturas, pois isso pode danifi car o compu-tador e lhe causar choques elétricos.

• As placas de expansão que porventura deseje instalar, somente podem ser colocadas por uma Assistência Técnica Autorizada. A instalação não autorizada implica perda da garantia. • Utilize um antivírus atualizado em seu computador.

Ligando o computador

1

Local e condições para instalação

Instale o computador em local limpo, sem umidade excessiva e onde haja boa circulação de ar. Deixe um espaço vazio de pelo menos 10 centímetros entre a parte de trás e as laterais do gabinete para ventilação.

10cm 10cm

10cm

10cm

2

Conectando o teclado e o mouse

Conecte a extremidade correta do cabo do mouse e do teclado com a parte traseira do gabinete.

Acessórios • Cabo de alimentação elétrica ou adaptador CA • Mouse • Teclado • Outros itens opcionais Documentação • Guia rápido

PS2

USB

ou

(3)

3

Conectando o monitor

Conecte seu monitor de acordo com o cabo fornecido. Alguns modelos exigem conexões diferentes das representadas. Para mais informações leia também o manual do monitor.

4

Conectando as caixas de som

Escolha a conexão ideal de acordo com suas caixas de som:

5

Conectando o cabo de energia

Fonte de Alimentação

Verifi que se o computador vem com uma fonte automática ou uma fonte com seleção de tensão (110V ou 220V). Se a chave de seleção de tensão não estiver no seu produto, desconsidere a orientação a seguir, pois seu computador possui seleção automática de voltagem. No caso de fonte com seleção de tensão o número que aparece na chave é o da tensão selecionada. O computador vem confi gurado de fábrica para a tensão 220V, caso a rede elétrica local seja de 110V, deslize a chave de seleção de tensão para o sentido oposto.

ou

ou

ou

ou

ou

VGA DVI HDMI DisplayPort (DP)

USB

12V

Monitor com caixas

(4)

6

Conectando os cabos para Internet

Escolha a conexão ideal de acordo com sua conexão para internet:

Adaptador CA

Identifi que a conexão do adaptador CA na traseira do seu computador. Conec-te o adaptador CA em primeiro lugar ao seu computador e posteriormente à rede elétrica. O adaptador CA é automá-tico, ou seja, pode ser ligado em 110V ou em 220V.

IMPORTANTE

Recomendamos o uso de um esta-bilizador de tensão (não fornecido) para conectar o computador à rede elétrica.

Ethernet (RJ-45)

Wireless

IMPORTANTE

O desempenho da conexão, incluindo velocidade e estabilidade, para navegação na Inter-net está diretamente relacionado ao tipo de conexão: discada ou banda larga. Para acessar a Internet com uma conexão discada, quando a conexão de modem (RJ-11) está disponível no modelo, o usuário deve ter uma linha telefônica fixa ativa e um discador. O desempenho da conexão discada é limitado a 56 kbps e influenciado pelo horário do acesso, tipo da linha telefônica, entre outros. Os custos das ligações telefônicas, sejam locais ou interurbanas, são de responsabilidade do cliente. Para conexão banda larga via Wireless, o computador deve ter uma placa Wireless instalada. Para acessar a internet usando este tipo de conexão. o usuário deve ter um roteador Wireless ligado a internet banda larga. O desempenho da conexão é limitado a 54Mbps e influenciado pela distância do computador ao roteador. No caso da conexão banda larga, as condições do serviço, incluindo a velocidade de navega-ção, são definidas conforme interesse do usuário. O desempenho depende da estrutura da prestadora do serviço, velocidade da conexão contratada, condições de disponibilidade do serviço, tipo de modem adquirido, entre outros. As configurações e demais informações necessárias para o funcionamento da conexão banda larga são fornecidas pela prestadora do serviço, contratada à parte.

ou

(5)

7

Para modelos com placa de TV

Conecte a antena de TV e antena FM (disponível apenas em alguns modelos).

8

Ligando o computador

Acione os botões liga/desliga do computador e do monitor, pressionando uma vez cada um dos botões. Se o monitor for LCD, pode ser utilizado o recurso de autoajuste da ima-gem, pressionando o botão desta função no monitor para ajustar a imagem à área visível da tela. Veja mais detalhes no manual do monitor.

Importante: a posição do botão liga/desliga varia de acordo com o modelo.

Conecte uma antena VHF/UHF (não fornecida) compatível com o sinal de TV.

Sinal analógico ou digital

Conecte a antena FM, conforme indicado na imagem, para sintonizar as estações de rádio FM no seu computador. Antena FM

Confi gure o sistema operacional.

Quando seu computador for li-gado pela primeira vez, depen-dendo do sistema operacional, você deverá confi gurar progra-mas, entre eles o próprio sistema operacional. O procedimento é simples: basta seguir passo a passo cada uma das telas. Isso levará alguns minutos para ser concluído. A partir da segunda vez que você ligar seu computador, a inicialização do sistema operacional será bem mais rápida, pois as confi gurações personalizadas já estarão defi nidas. Na mesma ocasião, se o seu computador vier acompanhado de antivírus, será mostrada uma mensagem informando que o antivírus está desatualizado. Não se preocupe: essa mensagem aparece devido ao fato de que, durante o tempo que se passou da fa-bricação do computador até o primeiro uso, o antivírus fi cou sem atualizações, pois o computador não se conectou à internet. A mensagem também surgirá toda vez que seu computador não se conectar à internet por alguns dias. À medida que você for utilizando cada um dos programas do computador, novos procedimentos de confi guração irão surgindo. Leia-os atentamente, siga os passos das telas e usufrua de tudo que seu computador Positivo lhe oferece.

5min

média

Confi gure o sistema operacional.

ou

(6)

Ligando o computador pela primeira vez

Quando você ligar o computador pela primeira vez, será preciso realizar alguns procedi-mentos, como defi nir as cores da tela, dar um nome para o computador ou selecionar uma conexão com a internet, entre outras confi gurações. Para computadores com sistema Win-dows 8.1, siga o procedimento das telas a seguir para iniciar da forma mais rápida. 1. Confi rme as informações de região, idioma e fuso horário e clique em Avançar.

2. Leia os termos de licença. Depois clique em Aceito.

3. Escolha uma cor para a tela e dê um nome para o seu computador. Em seguida clique em Avançar.

(7)

4. Se não houver uma rede de Internet conhecida disponível, clique em “Ignorar esta etapa”. Para se conectar na Internet, clique sobre a conexão desejada, digite a senha (chave de segurança) e clique em Avançar.

5. Na tela de Confi gurações, leia o texto e clique em Usar confi gurações expressas. Utilize a opção Personalizar somente se você for um usuário avançado. Se não tiver uma rede de Internet disponível, pule as etapas 6 a 12.

6. Entre com seu email e senha Microsoft (do Hotmail ou Outlook, por exemplo) para ter acesso à Loja Windows e baixar diversos aplicativos (alguns gratuitos) ou sincronizar dados com outros dispositivos. Se não possuir uma conta ou quiser pular esta etapa, clique em Criar uma nova conta.

7. Para criar uma conta, preencha os campos solicitados e clique em Avançar. Caso não deseje criar uma conta Microsoft, clique em “Entrar sem uma conta Microsoft” e pule para a etapa 13 deste procedimento.

(8)

8. Adicione então as informações de segurança da sua nova conta Microsoft e clique em Avançar.

9. Preencha o campo em branco com os caracteres informados na Imagem, selecione suas preferências de comunicação e clique em Avançar.

10. Para proteger a privacidade da sua conta, você pode escolher receber um código de segurança no seu celular ou e-mail alternativo. Selecione como você deseja obter o código e preencha as informações solicitadas. Clique então em Avançar. Caso não te-nha e-mail alternativo, não esteja com seu celular, ou simplesmente não deseje ativar a proteção de sua conta, clique em “Não posso fazer isso agora” e pule o passo 12 deste procedimento.

(9)

11. Informe o código que você recebeu por e-mail ou por SMS e clique em Avançar. Se não conseguiu receber o código ou não deseja ativar a proteção da conta, clique em “Não posso fazer isso agora”.

12. Leia as informações relacionadas ao OneDrive e clique em Avançar. Vá para o passo 14 deste procedimento.

13. Caso você não tenha conexão com a Internet ou não tenha inserido uma conta Microsoft, crie uma conta local, preenchendo os campos da tela e, por fi m, clicando em Concluir.

14. Aguarde enquanto o Windows cria e confi gura a sua conta. Após isso seu computador estará pronto para o uso.

(10)

Conexão à Internet

O desempenho da conexão para navegação na Internet está diretamente relacionado ao tipo de conexão, incluindo velocidade e estabilidade. No caso da conexão banda larga, as condições do serviço, tipo e a velocidade de navegação, seja via cabo, Wi-Fi ou móvel, são defi nidas conforme interesse e escolha do usuário com a operadora.

O desempenho depende da estrutura da prestadora de serviço, velocidade da conexão contratada, condições de disponibilidade do serviço, tipo de modem adquirido, entre outros. As confi gurações e demais informações necessárias para o funcionamento da conexão banda larga são fornecidas pela prestadora do serviço.

Como navegar no Windows 8

Funcionamento da tela

Veja todos os aplicativos

Clique na seta para baixo, próxima ao canto inferior esquerdo da tela inicial.

Para mudar entre os aplicativos abertos, posicione o cursor do mouse no canto superior esquerdo da tela e clique no

aplicativo desejado.

Para ver o menu de acesso rápido, posicione o cursor do mouse no

canto inferior direito da tela e aguarde alguns instantes.

Veja os

aplicativos abertos confi guração, pesquisa, etc.Veja as funções de

Menu de acesso rápido a funções como pesquisa, compartilhamento e confi gurações do computador. Localize e Visualize suas fotos rapidamente. Desligue ou reinicie rapidamente o seu computador. Visualize todos os aplicativos instalados.

Utilize a barra de rolagem inferior ou o botão de rolagem do mouse para encontrar outros aplicativos. Tire suas dúvidas e resolva os principais

problemas com seu computador da forma mais intuitiva possível.

Baixe aplicativos exclusivos como jogos, fi lmes, músicas, esportes,

notícias e muito mais. Visualize os

aplicativos abertos.

(11)

Certifi cado de Garantia

Seu computador (“Equipamento”) é garantido pela Positivo Informática, conforme os termos e condições abaixo estabelecidas:

1. Condições gerais:

• A Positivo Informática assegura ao seu Equipamento a prestação de assistência técnica na modalidade balcão, durante o prazo de garantia, contra problemas técnicos desde que não sejam decorrentes de mau uso ou de intervenção de terceiros não autorizados, mediante apresentação da Nota Fiscal de compra emitida pelo Varejista;

• As peças eventualmente substituídas de seu Equipamento na vigência da garantia serão de propriedade da Positivo Informática;

• Equipamentos com garantia em modalidade, diversa da balcão, terão documento específi co emitido pela Positivo Informática que a regule e autorize;

• Para que você possa usufruir integralmente da garantia contratual, mantenha o seu Equipamento com a confi guração original de fábrica.

2. Prazo de garantia:

• O seu Equipamento tem garantia legal de 90 (noventa) dias e mais 9 (nove) meses de garantia contratual. A contagem da garantia inicia a partir da data de emissão da sua nota fi scal pelo Varejista;

• A Garantia Contratual, suplementar à garantia legal, é de 9 (nove) meses e, a sua validade começa imediatamente após o término da garantia legal;

• Baterias, partes estéticas e plásticas, incluindo o frontal do gabinete (tampa) têm somente a garantia legal, ou seja, de 90 (noventa) dias;

• Problemas no seu Equipamento relacionados aos programas originais de fábrica, ou decorrentes deles, dos softwares como são conhecidos, têm garantia legal de 90 (noventa) dias.

3. Não estão cobertos pela garantia:

• Os vícios provocados por: i) mau uso da bateria; ii) por utilização de dispositivos externos (cartões de memória, pendrive, leitor ótico externo USB, memória fl ash USB, HD externo USB, etc.) defeituosos ou de má qualidade; iii) transporte inadequado do Equipamento pelo Cliente; iv) causas externas, tais como: interferências eletromagnéticas, fl utuação de energia elétrica, descargas elétricas provenientes da rede de energia elétrica, oxidação por uso em ambientes sujeitos a umidade ou maresia, fenômenos naturais, entre outras.

• Os problemas decorrentes de erros de operação pelo proprietário ou usuário do produto, que causem perda de funcionalidades ou desconfi guração, incluindo ajustes da BIOS, sistema operacional e aplicativos;

• Os danos causados por vírus de computador; • As baterias do seu Equipamento;

• Os defeitos provocados pelo uso indevido, manuseio ou transporte inadequado do Equipamento (batidas, fogo, queda, infl uência de temperaturas anormais, utilização de agentes químicos e corrosivos, derramamento de líquidos de qualquer natureza, etc.);

• Os custos de transporte do Equipamento da sua residência até o local de entrega indicado pela Central de Relacionamento da Positivo Informática;

• Os problemas relacionados a instalação de outro sistema operacional que não o original de fábrica. • A instalação de cabos, terminais e antenas e os defeitos decorrentes da instalação ou do uso incorreto

destes;

• A geração de mídia de recuperação (recovery / backup) de arquivos ou a formatação do Equipamento; • A reinstalação do sistema operacional, exceto em caso de falha do Equipamento que demandem a

substituição do disco rígido e/ou placa-mãe;

• Os equipamentos de exposição (mostruário) ou de saldão adquiridos de Varejistas, quando devidamente identifi cados na nota fi scal. Tais Equipamentos somente terão garantia legal da Positivo Informática que é de 90 (noventa) dias;

• Danos estéticos ou aparentes causados pelo Cliente ao Equipamento.

4. Término de garantia contratual:

• Pelo decurso normal do prazo de validade da garantia;

• Por violação, ajuste ou conserto feito por pessoas ou empresas não-autorizadas pela Positivo Informática; • Por alteração da confi guração original de fábrica do equipamento;

• Rompimento do lacre por terceiros em geral; • Mau uso comprovado.

(12)

5. Recomendações de Uso

5.1. Transporte: Quando transportar o Equipamento até a Assistência Técnica autorizada ou

outro ponto indicado exclusivamente pela Positivo Informática, preferencialmente acomode-o na embalagem original para evitar danos.

5.2. Arquivos: Faça cópias periódicas de seus arquivos. O seu Equipamento tem sistema de

recuperação eletrônico. Para mais informações, consulte seu Guia Rápido.

6. Responsabilidades:

A Positivo Informática não é responsável pelo fornecimento de mídias (CDs) ou mesmo por fazer cópias de arquivos pessoais, nem pela geração de cópias de segurança (backup) dos programas, arquivos, senhas e confi gurações pessoais contidos no Equipamento do Cliente.

Tais responsabilidades são do Cliente, estando a Positivo Informática isenta de qualquer responsabilidade. Recomenda-se ao Cliente a realização de backups (cópias) periódicos dos arquivos contidos no Equipamento.

7. Canais de atendimento:

No caso de dúvidas ou problemas com seu Equipamento, entre em contato com a Positivo Informática pelos canais abaixo informados. Para atendimento ágil, tenha sempre em mãos o número de série

do seu Equipamento e a nota fi scal de compra emitida pelo Varejista. Lembramos que o número de

série do seu Equipamento contempla 9 dígitos (entre letras e números).

Canais:

1 Pela Internet: www.positivoinformatica.com.br, seção SUPORTE. Lá, você encontrará respostas a perguntas frequentes, drivers, entre outros;

2 Via e-mail: positivoinformatica@positivo.com.br;

Ao encaminhar sua dúvida via e-mail, informar sempre o nome completo do solicitante, telefone para contato com código de área e número de série do Equipamento.

3 Se suas dúvidas não forem solucionadas pelos canais acima, ligue para a Central de Relacionamento Positivo:

4002 6440 (Capitais) ou 0800 644 7500 (demais localidades), de segunda a sábado, exceto feriados, das 8 às 20 horas.

A Central de Relacionamento Positivo prestará o devido suporte e, se necessário, em caso de problemas no hardware, indicará a Assistência Técnica ou ponto de serviço, com localização mais próxima da sua residência.

Preservação Ambiental

A conscientização ambiental faz parte da cultura de cada pessoa, faça a sua parte. Recomenda-se que seu computador antigo e em desuso não seja descartado no lixo comum. Para saber como colaborar, entre em contato através dos canais ao lado:

recicle@positivo.com.br

www.positivoinformatica.com.br/tiverde 4002 6440 (capitais)

0800 644 7500 (demais localidades)

©2014 - Positivo Informática. Todos os direitos reservados. Este documento é de propriedade da Positivo Informática, não podendo ser reproduzido, transmitido, transcrito, total ou parcialmente, sem autorização prévia por escrito da mesma. Seu conteúdo possui caráter técnico-informativo. A Positivo Informática reserva-se o direito de realizar as alterações que julgar necessárias em seu conteúdo sem prévio aviso. Todos os nomes de empresas e produtos citados são marcas registradas de seus respectivos proprietários. Fotos meramente ilustrativas e as cores podem variar conforme o modelo. Componentes sujeitos à alteração sem prévio aviso.

www.positivoinformatica.com.br

Cód

Referências

Documentos relacionados

Protocolador Prot 02 com Comunicação serial com opção para TCP/IP Altera dados de Impressão em tempo real e possui armazenamento e coleta de dados via software c/ 08 agulhas..

a) Elaborar as requisições do material de que necessitem com a devida antecedência, registando, para o efeito, a data, hora, sala e actividades a desenvolver

218 – Controle para acionamento da sirene por 20 segundos: Com essa função, é possível cadastrar um usuário de controle para acionar a sirene por 20 segundos.. 219 – Cadastro

– Rodar o regulador de temperatura para o avanço do aquecimento até aparecer “2.0”, 5 segundos depois aparece o tipo de funcionamento regulado “0.”, isto

Pleno 27-05-04 URBANAVista Alegre RÚA DO AVÍO-RÚA DA TORREIRA-VISTA ALEGRE S 3265 AVDA DE DE RODRIGO DE PADRON Pleno 9/7/1954, antes Campo da Leña URBANAMonumental

A organização flexível da produção permitiu maior agilidade (e fluidez) do capital em movimento sob as condições de um capitalismo global cronicamente instável, marcado

Para além do soneto que daremos a conhecer, esta miscelânea inclui outros poemas de Alvarenga Peixoto já publicados, parte dos quais apresenta variantes com interesse que

Para poder se pronunciar sobre as obrigações ambientais que vinculam as partes à Convenção Americana, a Corte adotou três passos: (a) reformulou e ampliou a questão