• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DE INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO Série M4 - Válvula esfera de serviço severo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL DE INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO Série M4 - Válvula esfera de serviço severo"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)
(2)

1. INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA - DEFINIÇÃO DE TERMOS

LEIA E SIGA ESTAS INSTRUÇÕES:

AVISO

Indica uma situação potencialmente perigosa que, se não for evitada,

pode resultar em morte ou ferimentos graves.

CUIDADO

Indica uma situação potencialmente perigosa que, se não for evitada,

pode resultar em ferimentos leves ou moderados.

NOTE

Usado sem o símbolo de alerta de segurança, indica uma possível

situação que poderá ocasionar danos à válvula e anulação da

garantia.

Índice

1. Informações de segurança - Definição de termos . . . 2

2. Lista de materiais. . . . 3

3. Informação da placa de identificação . . . 4

4. Projeto . . . 4

5. Uso . . . 4

6. Operação . . . 5

Indicadores visuais . . . 5

Alavanca . . . 6

7. Instalação . . . 7

Tratamento térmico pós-soldagem (PWHT) . . . 8

Isolamento de válvula. . . . 8

8. Manutenção . . . . 9

Procedimento de reaplicação de gaxeta . . . 10

9. Retirada da válvula de serviço . . . 11

10. Manuseio e elevação. . . 11

11. Transporte e armazenamento . . . 12

Armazenamento de curto prazo (até 3 meses) . . . 12

(3)

Item Nº Componente Qtd. 10 Corpo 1 20 Suporte 1 40 Esfera 1 50 Sede 1 60 Haste 1

70 Sede com carga 1

80 Luva de transição 1 Item Nº Componente Qtd. 90 Mola da sede 1 100 Anel de retenção 1 110 Preme-gaxeta 1 120 Bucha flangeada 1 130 Anel mola-prato 2 140 Conjunto da gaxeta 1 Item Nº Componente Qtd. 150 Anel antiextrusão de metal 1

160 Inserto da bucha da haste 1 170 Parafuso do preme-gaxeta 4 180 Porca do preme-gaxeta 4

190 Pino 2

200 Parafuso não removível

(oculto) 4

2. LISTA DE MATERIAIS

10 70 190 20 80 100 40 50 60 200 170 180 110 120 140 150 130 160 90

(4)

Informação da placa de identificação Impresso Informação da placa de identificação Impresso Informação da placa de identificação Impresso

MODEL: Modelo da série da válvula BALL: Material da esfera MAX P: Pressão máxima SIZE: Tamanho nominal da válvula x orifício SEAT: Material da sede MAX T: Temperatura máxima B16.34: Classe de pressão STEM: Material da haste S/N: Número de série da válvula BODY: Material do corpo B/S CTG: Código de revestimento da esfera/sede P/N: Número de peça da válvula

3. INFORMAÇÃO DA PLACA DE IDENTIFICAÇÃO

4. PROJETO

Nossa série M4 de válvulas foi projetada como válvulas esfera “de flutuação livre” com sede de vedação unidirecional. Essas válvulas normalmente são usadas na indústria de energia. É importante e vital instalar a válvula corretamente na tubulação para garantir que ela isolará o lado correto do sistema de tubulação.

Esse produto foi projetado para uma longa vida útil e baixo investimento inicial. O reparo do interior da válvula não é recomendado nem aprovado pela Flow-Tek.

O material da gaxeta sob pressão constante e com baixa emissão e os anéis de gaxeta energizados eliminam vazamentos atmosféricos nas aplicações mais severas. A bucha da haste externa evita o carregamento lateral na haste.

LADO DE PRESSÃO BAIXA LADO DE PRESSÃO ALTA

5. USO

A manutenção da válvula deve ser executada como parte de um programa geral de manutenção preventiva e de acordo com os limites recomendados de pressão, temperatura e corrosão da Flow-Tek para garantir uma longa vida útil. Durante o transporte, o armazenamento e a operação, a válvula deve estar totalmente aberta ou totalmente fechada. Uma válvula deixada na posição parcialmente aberta durante o serviço sofrerá desgaste prematuro nas superfícies de vedação da esfera e da sede.

AVISO

Antes de instalar o equipamento, confirme que ele é adequado para o serviço pretendido. Consulte na placa de identificação as condições máximas de ser viço permitidas para esse produto.

(5)

6. OPERAÇÃO

A válvula esfera M4 é uma válvula de operação a 1⁄4 de volta

(90°). A válvula é aberta girando-a 1⁄4 de volta no sentido

anti-horário e fechada por 1⁄4 de volta no sentido horário.

Indicadores visuais

Se a alavanca da válvula estiver alinhada com a tubulação, a válvula estará na posição aberta; se a alavanca estiver perpendicular à tubulação, a válvula estará na posição fechada.

A linha de referência pode ser usada para definir limites de abertura/fechamento do operador se este não puder ser removido da válvula. Válvula mostrada na posição fechada.

NOTE

O desalinhamento resultará em alto torque operacional e pode danificar a haste e as vedações da válvula. Evite a rotação de 180° da esfera e/ou haste, pois isso pode causar desgaste prematuro da superfície de polimento da esfera/sede, reduzindo assim a vedação/isolamento efetivo, o que pode invalidar a garantia.

Ao acionar a válvula para abrir ou fechar, confirme se ela está totalmente aberta e totalmente fechada para limpar qualquer acúmulo de detritos nas superfícies de vedação da esfera e da sede. Isso garante desempenho ideal e uma longa vida útil para a válvula.

O atuador não deve ser reorientado sem a remoção da válvula. Isso evita a rotação de 180° da esfera e garante que as superfícies polidas da esfera e da sede coincidam. Pode ocorrer vazamento da sede quando as superfícies da esfera e da sede não coincidem.

(6)

Alavanca

Podem ser usados dispositivos de bloqueio nesse furo.

A alavanca pode ser fixada em qualquer uma de três posições.

O parafuso de parada é colocado no furo rosqueado do suporte e apertado.

Coloque o parafuso fixador no adaptador e ajuste de forma que, quando a válvula estiver na posição fechada, o parafuso fixador toque no parafuso de parada.

Parafuso Fixador Parafuso de parada

(7)

7. INSTALAÇÃO

A válvula pode ser orientada em qualquer posição na tubulação. Antes de instalar a válvula, esta deve ser colocada na posição aberta.

NOTE

Antes de instalar a válvula, os tubos devem ser limpos de sujeira, rebarbas e resíduos de solda ou as superfícies das sedes e da esfera serão danificadas.

Válvulas e atuadores grandes talvez precisem de suporte externo para evitar que cargas excessivas na tubulação afetem a operação da válvula.

1. Limpe a tubulação, o soquete de conexão e a área de solda no tubo.

NOTE

Identifique a direção de vedação preferida da válvula posicionando-a na tubulação onde o “lado de alta pressão” está posicionado na direção da pressão mais alta contra a válvula quando esta fica fechada. A válvula deve ser instalada de modo que a vedação primária ocorra no lado de baixa pressão.

2. Posicione a válvula na tubulação. Verifique se a orientação da válvula e do atuador/alavanca está correta.

OBSERVAÇÃO: Apoie ou levante conforme necessário,

usando alças de içamento ou correias de nylon ao redor do corpo da válvula. Não levante nem apoie apenas pelo atuador. Consulte a Seção 9 – Manuseio e elevação para obter mais informações.

3. Fixe a válvula no lugar.

4. Remova as tampas de proteção plásticas das extremidades da válvula. Não remova os anéis de contração.

Lado de

baixa pressão

Lado de alta

pressão

(8)

5. Inspecione o orifício da válvula e remova qualquer detrito.

6. Verifique se a esfera está na posição aberta antes da soldagem para protegê-la contra possíveis danos. 7. Siga o procedimento de soldagem apropriado ao

soldar o tubo nas extremidades da válvula.

OBSERVAÇÃO: As figuras usadas neste documento

mostram apenas as tampas SW; mas também estão disponíveis tampas BW.

NOTE

Ao soldar, assegure-se de que a temperatura do corpo da válvula não ultrapasse 593 °C.

Verifique o torque da gaxeta antes de colocar a válvula em serviço, visto que é esperado que ocorra consolidação da gaxeta.

Tratamento térmico pós-soldagem (PWHT)

O tratamento térmico pós-soldagem deve ser executado apenas de forma localizada. NÃO é permitido usar PWHT em um forno. Depois de soldar a válvula na tubulação, siga as instruções abaixo para o PWHT:

1. Antes do tratamento térmico, instale mantas térmicas, como mostrado, cobrindo as áreas de solda de encaixe até o corpo da válvula.

AVISO

Não permita que a temperatura do corpo da válvula ultrapasse 593 °C durante a soldagem ou no tratamento térmico pós-soldagem. Para evitar que a temperatura do corpo ultrapasse 593 °C, execute o PWHT em uma extremidade e normalize à temperatura ambiente antes de prosseguir para a segunda extremidade. Se o corpo da válvula atingir temperaturas mais altas, isso anulará a garantia.

2. Alivie a tensão das soldas usando procedimentos apropriados. Consulte a ASME B31.1 Tabela 132, Tratamento térmico pós-soldagem.

3. Verifique a operação. Após a instalação da válvula na tubulação, acione o ciclo dela para garantir a operação correta.

AVISO

Não pressurize a linha sem um dispositivo de acionamento instalado e funcionando corretamente na válvula.

Isolamento de válvula

O isolamento de válvula não deve se estender acima do preme-gaxeta. Consulte a linha pontilhada na figura abaixo:

Solda

Solda

Manta térmica de isolamento Manta térmica de isolamento

(9)

8. MANUTENÇÃO

AVISO

Despressurize a linha antes de soltar qualquer porca do preme-gaxeta.

NOTE

Verifique periodicamente as porcas do preme-gaxeta e reaplique o torque, se necessário.

Abra e feche a válvula de forma intermitente (pelo menos uma vez por ano). As válvulas sempre devem ser totalmente abertas ou totalmente fechadas para limpar qualquer acúmulo nas superfícies de vedação.

Após a instalação, verifique o torque dos parafusos nos seguintes locais:

1. Preme-gaxeta (ou gaxeta da haste)

2. Montagem do operador da válvula (se houver)

Tabela 1 - Torques de gaxeta (lb./pol.)

Classe ASME 1700 2500 3100 4500 MAWP (psi): 4250 6250 7750 11250 Orifício da válvula 0,63 42 máx.35 63 máx.52 78 máx.65 113 máx.94 1,03 58 máx.48 85 máx.70 105 máx.87 152 máx.127 1,56 90 máx.75 133 máx.111 165 máx.137 239 máx.199 Verifique periodicamente os parafusos nesses locais. Se o torque dos parafusos for menor do que os valores especificados, reaperte-os conforme necessário. Certificação de teste disponível mediante solicitação.

1.

2.

(10)

Procedimento de reaplicação de gaxeta

1. Solte e remova as porcas e/ou parafusos do preme-gaxeta mantendo-o no lugar.

2. Deslize o preme-gaxeta, os anéis mola-prato (x2) e a bucha flangeada para cima.

3. Usando um instrumento pontiagudo ou riscador pequeno, remova com cuidado o conjunto da gaxeta da haste. Confirme se toda a gaxeta foi removida. Não remova o anel antiextrusão de metal do fundo da caixa da gaxeta.

NOTE

Não arranhe a haste ou o furo da gaxeta no corpo. Arranhões podem causar vazamentos.

Antes de instalar a nova gaxeta, verifique se a caixa dela está limpa. É permitido usar uma mangueira de ar para limpar os detritos da caixa da gaxeta.

5. Ao instalar o novo conjunto da gaxeta, instale os anéis um por vez. O conjunto da gaxeta deve ter um anel antiextrusão em cada extremidade. Use a bucha flangeada como ferramenta para inserir cada anel de gaxeta completamente até o contato com o anel abaixo. 6. Deslize a bucha flangeada, os anéis mola-prato e o

preme-gaxeta para baixo na haste para que as linhas de referência correspondam. Se necessário, gire o preme-gaxeta de modo que as duas linhas de referência fiquem alinhadas.

NOTE

O preme-gaxeta deve ser puxado para baixo uniformemente para evitar inclinação ou carregamento lateral, pois isso pode causar danos à gaxeta e impedir que a válvula funcione corretamente.

Certifique-se de que o preme-gaxeta permaneça perpendicular à haste e que a folga ao redor da haste permaneça concêntrica durante o processo de aperto. Consulta a Tabela 1 - Torques de gaxeta.

7. Em alguns casos, os parafusos podem se soltar do corpo ao mesmo tempo em que as porcas são removidas. Isso é aceitável. Assegure, durante a recolocação, que os parafusos sejam remontados na profundidade total da rosca.

8. Aplique antiengripante nas roscas do parafuso e na face inferior das porcas sextavadas.

9. Insira parafusos nos furos rosqueados. Instale porcas em cada parafuso e aperte-as com o valor especificado. Certifique-se de apertar em padrão cruzado para evitar carregamento irregular. Os torques de montagem

da gaxeta são fornecidos na Tabela 1.

10. Opere o ciclo da válvula algumas vezes para garantir que a recolocação da gaxeta

Porcas do preme-gaxeta Parafusos do preme-gaxeta Preme-gaxeta Bucha flangeada Anéis mola-prato Anel antiextrusão 3 anéis de vedação Anel antiextrusão Anel antiextrusão de metal

(11)

9. RETIRADA DA VÁLVULA DE SERVIÇO

Antes de a válvula ser retirada de serviço, ela deve ser colocada na posição aberta para evitar danos internos nos seus componentes.

Totalmente fechada

Totalmente aberta

AVISO

Despressurize a linha e feche a válvula antes de removê-la da tubulação.

10. MANUSEIO E ELEVAÇÃO

1. A válvula deve ser elevada de tal forma que o corpo suporte a carga.

2. As tampas de proteção devem ser mantidas nas extremidades durante todo o manuseio. Remova-as apenas durante a instalação final da válvula.

3. A esfera deve estar totalmente aberta durante a instalação da válvula. Se a esfera não for mantida totalmente aberta durante a instalação, a válvula poderá ser danificada.

4. Não deixe a válvula na posição parcialmente aberta por um longo período.

5. Não erga a válvula a partir do atuador, posicionador ou chave fim-de-curso.

CUIDADO

Os pescoços das tampas são locais adequados para prender as correias/cintas de içamento. Nunca use os volantes ou outras peças salientes da caixa de engrenagens ou do atuador que não tenham sido projetadas para essa finalidade.

NOTE

Durante o manuseio, proteja as extremidades e conexões contra danos causados pelos dispositivos de elevação. Se as extremidades e conexões não forem protegidas, a válvula poderá ser danificada.

(12)

11. TRANSPORTE E ARMAZENAMENTO

Transporte

As válvulas serão enviadas em caixas de madeira revestidas de plástico. Na chegada ao local, as condições gerais das válvulas devem ser inspecionadas imediatamente em busca de danos em potencial durante o transporte. Qualquer dano deve ser relatado à Flow-Tek.

Armazenamento de curto prazo (até 3

meses)

1. As válvulas esfera devem permanecer nos recipientes originais de envio e ser colocadas sobre pallets de madeira ou outro material adequado. Os protetores devem permanecer nas extremidades da válvula até que estas sejam instaladas para evitar a entrada de sujeira. 2. As válvulas devem ser armazenadas na posição aberta

para proteger a esfera e a sede.

3. O armazenamento de válvulas esfera pode ser feito em uma área aberta e descoberta desde que sejam feitas provisões contra as condições climáticas, como lonas ou revestimentos. As válvulas com atuadores devem ser armazenadas sob cobertura até o momento da instalação.

Armazenamento de longo prazo (mais

de 3 meses)

1. As válvulas devem ser armazenadas na posição aberta para proteger a esfera e as sedes.

2. As válvulas esfera devem permanecer nos recipientes originais de envio, ser colocadas sobre pallets de madeira ou outro material adequado e ser armazenadas em local coberto. Os protetores devem permanecer nas extremidades da válvula até que estas sejam instaladas para evitar a entrada de sujeira.

3. O ambiente de armazenamento deve estar seco e não apresentar grandes oscilações de temperatura e umidade.

Referências

Documentos relacionados

Será realizado um estudo transversal, que auditará a prática de ressuscitação por fluido em pacientes adultos internados em UTIs no período de um dia, começando

apresentar declaração assinada pelo contador da empresa que comprove sua condição, a não apresentação deste documento se entenderá como que a empresa não seja

Considerando (1) a desobediência como um problema freqüente dos pais de crianças com dermatite atópica, (2) a dificuldade da tarefa e a atenção parental, como

com base nos resultados do Teste de Mann-Whitney, que as medianas dos indicadores de alavancagem são diferentes para o conjunto total de empresas dos 48 países,

No momento em que foram questionados se nos últimos 12 meses receberam algum tipo de comunicação do plano de saúde (carta, e-mail, telefonema, etc) convidando e/ou esclarecendo sobre

É por isso que logo após o encontro começa a delicada fase em que estabelecemos as bases para a igualdade, em que criamos condições para que o amor nascente não seja apenas um

1 - DO(S) FORNECEDOR(ES) REGISTRADO(S): A partir desta data, fica(m) registrado(s) nes- ta PREFEITURA, observada a ordem de classificação, os preços do(s) fornecedor(es) registra-

24 O candidato impugnado poderá contestar a impugnação, por meio da interposição de recurso, no prazo de 02 (dois) dias úteis, contados da notificação, ao