• Nenhum resultado encontrado

DIREITO PROCESSUAL CIVIL III

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DIREITO PROCESSUAL CIVIL III"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

1 DIREITO PROCESSUAL CIVIL III

1. A respeito da execução de obrigação de pagar quantia, aparelhada por título executivo extrajudicial, é correto afirmar que o devedor, uma vez citado para pagar no prazo de 3 dias, poderá: a) oferecer bem à penhora, restando, somente assim, autorizado a apresentar embargos à execução; b) no prazo de 15 dias, a contar da juntada aos autos do respectivo mandado de citação, oferecer

embargos à execução,

independentemente de estar garantido o juízo com a penhora, ou, no mesmo prazo, reconhecendo o crédito do exequente e comprovando o depósito de 30% (trinta por cento) do valor em execução, inclusive custas e honorários de advogado, requerer seja admitido a pagar o restante em até 6 (seis) parcelas mensais, acrescidas de correção monetária e juros de 1% (um por cento) ao mês;

c) oferecer bem à penhora, para, com isso, evitar a incidência de multa de 10% sobre o valor da execução, assegurando, assim, a atribuição de efeito suspensivo aos embargos à execução;

d) apresentar, no referido prazo, independentemente de penhora, embargos à execução, que serão recebidos pelo juiz em seu efeito suspensivo.

2. Sobre a execução civil é correto afirmar:

a) Tutela jurisdicional e sentença são institutos que não se confundem, sendo certo que nem sempre a sentença, por si só, presta a tutela jurisdicional, carecendo da prática de atos ulteriores tendentes a tal. Nestes casos, faz-se necessário valer-se do instituto da execução, que, nos casos dos títulos executivos judiciais, dar-se-á através de uma mera fase, chamada de executiva ou de execução, não mais se fazendo necessário um processo

autônomo – à exceção de alguns daqueles títulos. Nestes casos, basta que o devedor deixe transcorrer o prazo de 15 dias para, uma vez incidindo a multa de 10%, ter início automaticamente a fase de execução, sem a necessidade de um novo processo;

b) Executam-se obrigações de dar, fazer e não fazer, e pagar, todas constantes de um título executivo, que pode ser judicial ou extrajudicial, sendo certo que, para ser judicial, é preciso que o título seja fruto de um processo judicial civil de conhecimento, apto a gerar uma sentença, a que chamamos de condenatória. Tais obrigações também podem estar certificadas em documentos a que a lei empresta o qualificativo de título executivo extrajudicial, formados fora de um processo, mas aptos a desencadear um processo de execução (verdadeira relação jurídica processual).

c) A execução de obrigação de pagar, constante de sentença condenatória, desencadeia uma fase de execução, na qual o devedor é intimado, na pessoa de seu advogado, para pagar no prazo de 15 dias. Não pagando, incidirá multa de 10%, podendo o oficial de justiça procurar bens em patrimônio do devedor com vistas a penhorá-los, para satisfazer o crédito do exequente. Nestes casos, o devedor pode ser intimado a indicar bens do seu patrimônio para penhora, sob pena de sua omissão ser considerada ato atentatório à dignidade da jurisdição, sujeito à multa fixada pelo juiz, em montante não superior a 20% (vinte por cento) do valor atualizado do débito em execução, sem prejuízo de outras sanções de natureza processual ou material, multa essa que reverterá em proveito do credor, exigível na própria execução;

d) A penhora é ato de constrição judicial sobre bens do devedor, tendentes a satisfazer a prestação de pagar dinheiro da qual o exequente é credor, sendo certo que não há de se falar em penhora nos casos de execução de obrigação de fazer, não

(2)

2 fazer e dar coisa distinta de dinheiro. Dentre a gradação legal de bens a serem preferencialmente penhorados, podemos citar o dinheiro, em espécie ou depósito ou em aplicação em instituição financeira, sendo certo que a penhora poderá se dar através de meio eletrônico de informações ao sistema bancário, sempre mediante ordem juiz, que deverá se certificar, previamente, se o montante a ser penhorado não se trata de verba alimentícia, o que impedirá a realização da penhora.

3. Assinale a opção incorreta:

a) Adjudicação, alienação por iniciativa particular e em leilão judicial são espécies de atos expropriatórios, típicos da execução por obrigação de pagar quantia, sendo que esta última somente ocorre se frustradas as duas primeiras. A alienação por iniciativa particular independe da anuência do devedor, tendo lugar se o exequente assim o requerer.

b) Quando o excesso de execução for fundamento dos embargos, o embargante deverá declarar na petição inicial o valor que entende correto, apresentando memória do cálculo, sob pena de rejeição liminar dos embargos ou de não conhecimento desse fundamento.

c) O executado será intimado pessoalmente da realização da hasta pública. Não se efetuará a adjudicação ou alienação de bem do executado sem que da execução seja cientificado, por qualquer modo idôneo e com pelo menos 10 (dez) dias de antecedência, o senhorio direto, o credor com garantia real ou com penhora anteriormente averbada, que não seja de qualquer modo parte na execução. d) É lícito apenas ao exequente, oferecendo preço não inferior ao da avaliação, requerer lhe sejam adjudicados os bens penhorados. A adjudicação considera-se perfeita e acabada com a lavratura e assinatura do auto pelo juiz, pelo adjudicante, pelo escrivão e, se for presente, pelo executado, expedindo-se a respectiva

carta, se bem imóvel, ou mandado de entrega ao adjudicante, se bem móvel. 4. Ao se entender que o parcelamento, ou moratória, é direito processual subjetivo do devedor executado, é incorreto sustentar que:

a) O credor exequente deverá ser ouvido quanto requerimento de parcelamento, com vistas a se manifestar sobre o preenchimento dos requisitos legalmente estabelecidos como condição para o deferimento da moratória.

b) Não fosse um direito do executado, não precisaria estar ele previsto no art. 745-A do CPC, com toda a sua regulamentação ali presente, pois teria natureza jurídica de acordo.

c) Ao estabelecer uma série de requisitos para o parcelamento em favor do executado, resta claro que não se trata de um direito, mas, sim, de uma possibilidade a ser aferida e deferida pelo magistrado à sua discricionariedade.

d) Mesmo após o prazo de 15 dias, seria possível o parcelamento, dessa feita, diante da concordância expressa do exequente.

5. Assinale a opção correta:

a) A arrematação far-se-á mediante o pagamento imediato do preço pelo arrematante ou, no prazo de até 15 (quinze) dias, mediante caução, sendo vedado, em qualquer hipótese, o pagamento parcelado do preço.

b) Não requerida a adjudicação e não realizada a alienação particular do bem penhorado, será expedido o edital de leilão público, sendo certo que o edital será publicado na rede mundial de computadores, em sítio designado pelo juízo da execução, e conterá descrição detalhada e, sempre que possível, ilustrada dos bens, informando expressamente se o leilão se realizará de forma eletrônica ou presencial. C) O executado, independentemente de penhora, depósito ou caução, poderá opor-se à execução por meio de

(3)

3 embargos. Os embargos do executado não terão efeito suspensivo. Porém, o juiz poderá, a requerimento do embargante, atribuir efeito suspensivo aos embargos quando, sendo relevantes seus fundamentos, o prosseguimento da execução manifestamente possa causar ao executado grave dano de difícil ou incerta reparação, independentemente de a execução já estar garantida por penhora, depósito ou caução suficientes.

d) Assinado o auto pelo juiz, pelo arrematante e pelo serventuário da justiça ou leiloeiro, a arrematação considerar-se-á perfeita, acabada e irretratável, salvo se vierem a ser julgados procedentes os embargos do executado. Neste caso, a arrematação será desfeita, com a devolução do valor pago pelo arrematante.

6. Os embargos do devedor:

a) Como regra, não são recebidos no efeito suspensivo e devem ser opostos após garantia do juízo por meio de penhora, depósito ou caução, necessariamente.

b) Não podem ser rejeitados liminarmente, exigindo sempre julgamento meritório das razões aduzidas nos autos.

c) Quando houver mais de um executado, com diferentes procuradores, o prazo para oposição dos embargos do devedor será contado em dobro.

d) Serão oferecidos no prazo de 15 dias, contados da data da juntada aos autos do mandado de citação devidamente cumprido.

7. A execução é provisória: a) Quando o devedor não é localizado. b) quando fundada em título executivo extrajudicial.

c) quando fundada em sentença impugnada mediante recurso recebido só no efeito devolutivo.

d) quando fundada em sentença impugnada mediante recurso recebido em ambos os efeitos.

DIREITO CIVIL VI

08. José e Dalva, casados sob o regime da comunhão parcial de bens, falecem deixando dois filhos menores impúberes, vasto patrimônio, mas sem deixar testamento. Diante da grave situação dos menores, os avós maternos, o avô paterno e um tio passam a disputar o exercício da tutela das crianças, ajuizando, todos, medida judicial competente. No curso do processo onde se decidirá sobre quem exercerá a tutela dos menores, constata-se que o avô paterno não tem a livre administração de seus bens, em razão de interdição judicial. Verifica-se também que os avós maternos são pessoas de pouca instrução e de poucos recursos financeiros, apesar de manterem a vida econômica equilibrada e o casamento estável. O tio dos menores, por sua vez, tem vasto patrimônio e uma família equilibrada.

Considerando os dados fornecidos pelo problema, é correto afirmar que a tutela dos menores deverá: a) ser deferida ao tio, porque reúne todas as qualidades essenciais: é jovem, bem situado financeiramente e com vida familiar estável;

b) caber aos avós maternos, porque são ascendentes, mais próximos, destacando-se que a tutela não pode ser deferida a quem não tem a livre administração de seus bens;

c) ser exercida por pessoa idônea, próxima às crianças e com formação intelectual capaz de bem gerir o patrimônio, considerando que os menores possuem vastos recursos financeiros;

d) ser deferida ao avô paterno, porque a família paterna tem preferência no exercício da tutela, em falecendo os pais sem deixar testamento indicando o tutor ou curador.

(4)

4 09. No regime da comunhão parcial de bens,

a) pode o cônjuge, sem autorização do outro, prestar aval, porém não fiança. b) comunicam-se os bens adquiridos na constância do casamento, ainda que por doação, porém não por sucessão. c) não pode o cônjuge, sem autorização do outro, alienar bens imóveis, ainda que adquiridos antes do casamento.

d) comunicam-se os bens adquiridos na constância do casamento, ainda que por doação ou sucessão.

10. Maria casou-se com Frederico, que, três anos depois, passou a ingerir bebida alcoólica em excesso, a ponto de tornar insuportável a vida conjugal. Muito abalada, requereu a anulação do casamento, alegando erro essencial quanto à pessoa do cônjuge. O pedido de Maria, por esta causa, deverá ser

a) indeferido, pois o erro essencial somente teria se caracterizado se a causa fosse anterior ao casamento. b) indeferido, pois transcorrido prazo prescricional de dois anos para a formulação do pedido.

c) deferido, pois incidiu em erro da vontade.

d) deferido, pois o alcoolismo tornou insuportável a vida em comum.

11. Assinale a alternativa INCORRETA.

a) A autoridade do curador se estende à pessoa e aos bens dos filhos do curatelado enquanto não atingida a capacidade civil.

b) Segundo o Código Civil, podem escusar-se da tutela aqueles que tiverem sob sua autoridade mais de três filhos.

c) O juiz pode nomear um protutor para fiscalizar os atos do tutor, arbitrando-lhe uma gratificação módica pela fiscalização efetuada.

d) Ao curador dos enfermos ou deficientes mentais, dos que não

tiverem o necessário discernimento para os atos da vida civil; daqueles que, por outra causa duradoura, não puderem exprimir sua vontade; dos deficientes mentais, dos ébrios habituais e dos viciados em tóxicos; dos excepcionais sem completo desenvolvimento mental e dos pródigos, não há previsão legal de perceber remuneração.

12. Quanto à invalidade do casamento prevista no Código Civil, assinale a alternativa INCORRETA.

a) Qualquer interessado poderá promover ação direta para decretação de nulidade de casamento contraído pelo enfermo mental sem o necessário discernimento para os atos da vida civil.

b) Para ser intentada a ação de anulação do casamento, é de dois anos o prazo a contar da data da celebração, se a autoridade celebrante for incompetente.

c) Anulado o casamento por culpa de um dos cônjuges, este perderá todas as vantagens havidas do cônjuge inocente, mas não incorrerá na obrigação de cumprir as promessas que lhe fez no contrato antenupcial. d) É anulável o casamento realizado pelo mandatário, sem que ele ou outro contraente soubesse da revogação do mandato, e não sobrevindo coabitação entre os cônjuges.

13. Em se tratando de união estável, é CORRETO afirmar que a) o Código Civil reconhece entidade familiar a união de duas pessoas, sem diversidade de sexo, configurada na convivência pública, contínua e duradoura com o objetivo de constituir família.

b) aplica-se o regime de comunhão parcial de bens às relações patrimoniais, podendo os conviventes estipular em contrato opção diversa à sua escolha, nos padrões legais.

c) poder-se-á converter-se em casamento, bastando os companheiros

(5)

5 firmarem contrato, documento autêntico, fazendo o assento diretamente no Registro Civil competente.

d) serem necessários o dever de fidelidade, a coabitação, os deveres de guarda, sustento e criação dos filhos, carinho e tolerância nos modos.

14. Com relação à tutela e à curatela, assinale a alternativa correta.

a) Os imóveis pertencentes aos menores sob tutela podem ser vendidos, independentemente de aprovação judicial, sempre que houver manifesta vantagem na transação. b) Os tutores prestarão contas anualmente e também quando, por qualquer motivo, deixarem o exercício da tutela.

c) As mulheres casadas não podem se escusar da tutela.

d) Quando o curador for o cônjuge e o regime do casamento for de comunhão universal, não será obrigado à prestação de contas, salvo determinação judicial.

DIREITO DO TRABALHO II 15. Assinale a resposta certa:

a) Os estabelecimentos que tenham menos de dez empregados precisam manter registro de horário, seja mecânico, seja manual ou eletrônico. b) O Brasil, para fixação da extensão da jornada, adota a teoria do tempo efetivamente trabalhado.

c) A incompatibilidade entre os horários de início e término da jornada do empregado e os do transporte público regular é circunstância que também gera o direito às horas "in itinere".

d) A insuficiência de transporte público enseja o pagamento de horas "in itinere"

16. Assinale a resposta certa:

a) Considera-se em prontidão o empregado que, à distancia e submetido a controle patronal por

instrumentos telemáticos ou informatizados, permanecer em regime de plantão ou equivalente, aguardando a qualquer momento o chamado para o serviço durante o período de descanso. b) Por aplicação analógica do art. 244, § 2º, da CLT, as horas de sobreaviso dos eletricitários são remuneradas à base de 2/3 sobre a totalidade das parcelas de natureza salarial.

c) Não serão descontadas nem computadas como jornada extraordinária as variações de horário do registro de ponto não excedentes de cinco minutos, observado o limite máximo de dez minutos diários. Se ultrapassado esse limite, será considerada como extra a totalidade do tempo que exceder a jornada normal. d) As normas sobre jornada são, de regra, de natureza imperativa e disponíveis ao empregado.

17. Assinale a resposta certa:

a) Todas as compensações de jornada mensais podem ser feitas por acordo bilateral escrito.

b) A prestação de horas extras habituais descaracteriza o acordo de compensação de jornada. Nesta hipótese, as horas que ultrapassarem a jornada semanal normal deverão ser pagas como horas extraordinárias e, quanto àquelas destinadas à compensação, deverá ser pago a mais apenas o adicional por trabalho extraordinário.

c) É permitido o banco de horas (compensação anual) negativo.

d) A jornada suplementar pode ser exigida pelo empregador em no máximo doze horas diárias.

18. Assinale a resposta certa:

a) O regime de trabalho em tempo parcial será aquele que não exceder vinte e cinco horas semanais, divididas nos seis dias úteis da semana.

b) A jornada noturna do trabalhador rural que trabalha na na agricultura será das 22 horas às 5 horas, e o adicional será de 25%.

(6)

6 c) A jornada noturna será delimitada conforme a região do país em que o empregado trabalhar.

d) Para os atuais empregados, a adoção do regime de tempo parcial será feita mediante opção manifestada perante a empresa, na forma prevista em instrumento decorrente de negociação coletiva.

19. Assinale a resposta certa:

a) O principal bem jurídico protegido pelo intervalo intrajornada é a saúde e segurança do empregado.

b) A ausência injustificada do empregado em um dia de trabalho, lhe retira o direito ao descanso semanal. c) O feriado trabalhado deverá ser remunerado com adicional de 50%. d) Tecnicamente, intervalo e descanso não são sinônimos, sendo os intervalos remunerados e os descansos não remunerados.

20. Assinale a resposta certa:

a) O período de férias é considerado como de suspensão contratual.

b) O empregado que pede demissão do emprego antes de completar o período aquisitivo perde o direito a receber o pagamento das férias proporcionais. c) Não terá direito as férias o empregado que, no curso do período aquisitivo, tiver percebido da Previdência Social prestações de acidente de trabalho ou de auxílio-doença por mais de seis meses consecutivos.

d) O tempo de trabalho anterior à apresentação do empregado para serviço militar obrigatório será computado no período aquisitivo, desde que ele compareça ao estabelecimento dentro de 90 (noventa) dias da data em que se verificar a respectiva baixa.

21. Assinale a resposta certa:

a) As férias individuais podem ser fracionadas em dois períodos, desde que exista um motivo excepcional,

sendo que nenhum dos dois períodos pode ser inferior a dez dias.

b) A remuneração das férias, quando o salário for pago por percentagem, comissão ou viagem, apurar-se-á a média percebida pelo empregado nos 12 (doze) meses que precederem à concessão das férias.

c) A concessão das férias após o período concessivo, faz com que o empregado tenha direto as férias em dobro.

d) Somente em caso de despedimento por justa causa o empregado perderá o direito de receber as férias de forma indenizada.

DIREITO DE SEGURIDADE SOCIAL 22. Considerando a legislação previdenciária em vigor, assinale a alternativa correta.

a) A pensão por morte será devida ao conjunto dos dependentes do segurado que falecer, desde que aposentado, sendo o termo inicial do benefício a data do óbito, quando requerido até trinta dias depois deste, ou o requerimento administrativo, quando pleiteado após esse prazo.

b) O auxílio-reclusão é devido aos dependentes do segurado de baixa renda, recolhido à prisão, desde que este não seja aposentado nem receba remuneração da empresa, ou esteja em gozo de auxílio-doença ou de abono de permanência em serviço. c) O pagamento do salário-família é condicionado à apresentação, entre outros documentos, comprovante de frequência obrigatória à escola do filho ou equiparado, sendo que suas cotas são pagas de forma mensal pelo INSS. d) O auxílio-doença será devido ao segurado que ficar incapacitado para o seu trabalho ou para sua atividade habitual por mais de trinta dias consecutivos ou alternados, independentemente, em qualquer hipótese, do cumprimento de período de carência.

(7)

7 23. Acerca das prestações do RGPS, assinale a alternativa incorreta.

a) Durante o seu primeiro ano de vigência do contrato de trabalho, Lula sofreu acidente enquanto realizava sua atividade laboral, ficando, em consequência, incapacitado, temporariamente para qualquer trabalho. Após dois anos de tratamento e reabilitação profissional, Lula pode finalmente voltar ao trabalho, mas as sequelas decorrentes do acidente não mais permitiram que ele realizasse as atividades anteriormente desempenhadas na empresa. Com base na situação hipotética acima e considerando o plano de benefício da previdência social, podemos afirmar que somente após a interrupção do pagamento do auxílio-doença é que Lula passará a receber o beneficio do auxílio-acidente, que será pago concomitantemente com a remuneração devida pela empregadora.

b) Com base também na situação hipotética da letra “A” e considerando o plano de benefício da previdência social, podemos afirmar que considerando as espécies de prestações que são oferecidas aos segurados e dependentes pelo Regime Geral da Previdência Social, pode-se dizer que João fez jus a três (3) prestações do RGPS.

c) O valor atual da pensão por morte devida aos dependentes do segurado, não estando este em gozo de nenhum beneficio previdenciário quando do óbito, é de cem por cento do valor da aposentadoria por invalidez a que o segurado teria direito se estivesse aposentado na data do seu falecimento.

d) O Senador Paulo defendendo o fim do fator previdenciário no plenário da Câmara, assim se pronunciou: “Esse famigerado fator previdenciário representa um verdadeiro confisco no valor de qualquer aposentadoria prevista no Regime Geral de Previdência Social no Brasil, e, portanto, em defesa de uma vida digna

para o aposentado de qualquer espécie deve ser abolido”. Considerando as regras atuais relativas ao cálculo das aposentadorias do RGPS, é correto afirmar que o senador se pronunciou incorretamente.

24. Assinale a alternativa incorreta.

a) Independe de carência a concessão de pensão por morte nos casos de acidente de qualquer natureza e doença profissional ou do trabalho. b) Após dois anos do contrato de trabalho, Maria, que exercia a atividade de empregada doméstica foi acometida de uma doença que a incapacitou temporariamente para o trabalho de babá que exercia na residência de Dr. Bruno. Com base na situação hipotética acima e considerando o plano de benefício da previdência social, podemos afirmar que Maria receberá o auxílio-doença a partir a partir do início da incapacidade ou da data de entrada do requerimento, se entre essas datas decorrerem mais de trinta dias.

c) Considerando que, após vinte anos consecutivos de contribuição para o regime geral de previdência social, uma segurada tivesse completado sessenta anos de idade, àquela altura com salário de benefício equivalente a R$ 1.000,00, então, se pretendesse aposentar-se por idade, o valor da renda mensal do respectivo benefício corresponderia a R$ 900,00.

d) Sebastião, 55 anos de idade, é segurado obrigatório da Previdência Social, para a qual, na qualidade de empregado, contribuiu durante 30 anos. Há exatos quatro meses, Sebastião, que sempre atuou como professor de ensino fundamental, demitiu-se de seu último emprego, mas somente hoje ele ingressou com pedido de concessão de aposentadoria por tempo de contribuição. Nesse caso, o pedido de concessão da aposentadoria de Sebastião deve ser deferido, dado ele ter tempo de contribuição suficiente para lhe conferir direito a aposentar-se, sendo correto

(8)

8 afirma que a sua idade seria relevante para o cálculo da renda mensal de sua aposentadoria.

25. Considerando a disciplina atual da lei 8.213/91, assinale a alternativa correta.

a) Camila, empregada doméstica, há seis meses, em uma residência em Campina Grande, trabalhou até o final do expediente. Todavia, como já se completara o nono mês de gestação, naquela mesma noite Camila entrou em trabalho de parto e deu a luz a seu filho, vindo, então, a entrar em gozo de licença maternidade. Nessa situação, a empregadora doméstica deverá assumir o encargo da remuneração de Camila durante quatro meses, tendo em vista que ela não terá direito ao salário-maternidade, por não preencher todos os requistos para a concessão desse benefício pelo INSS. b) Não será devido auxílio-doença ao segurado que se filiar ao Regime Geral de Previdência Social já portador da doença ou da lesão invocada como causa para o benefício, salvo quando a incapacidade sobrevier por motivo de progressão ou agravamento dessa doença ou lesão.

c) João é carpinteiro, exerce atividade como empregado da empresa Carpintaria São José desde dezembro de 2010. Ele sofreu acidente não relacionado ao trabalho, ocasião em que teve limitada a flexão de seu membro superior direito, lesão esta já consolidada. João passou por reabilitação profissional e foi treinado para outra profissão e não se recolocou ainda no mercado de trabalho. Nessa situação, João tem direito apenas a auxílio-doença.

d) Para a aposentadoria por idade o salário-de-benefício consiste na média aritmética simples dos maiores salários–de-contribuição

correspondente a 80% de todo o período contributivo, sem a incidência do fator previdenciário.

26. Assinale a alternativa correta. a) Após falecimento de Jonas, sua mãe passa a receber pensão por morte, durante 2 meses, vindo a falecer logo depois. Em virtude desse fato, a pensão passa a ser devida a João, irmão do segurado, o qual depende economicamente de Jonas, pois tem 5 anos de idade e é inválido.

b) A renda mensal inicial do benefício de aposentadoria por tempo de contribuição de um empregado doméstico é calculada com base no salário de contribuição, o qual consiste na média aritmética simples de um certo número de “salários de benefício”, todos devidamente atualizados monetariamente.

c) Dário conseguiu o seu primeiro emprego, em março de 2014, quando foi regularmente inscrito na previdência social, na condição de segurado, ocasião em que sua esposa e sua filha eram, de fato, suas dependentes. Em maio do mesmo ano, contudo, Julio veio a ser preso em flagrante pela prática de crime, tendo permanecido preso no curso da respectiva ação penal, ao cabo da qual veio a ser condenado a cinco anos de reclusão. Nessa situação, suas dependentes não terão direito ao auxílio-reclusão, em razão de não se ter completado o prazo de carência para o recebimento desse benefício. d) Luis, segurado obrigatório do RGPS, enquanto empregado da empresa “Só Pontas Ltda.”, sofreu, em 01/01/2014, um acidente em que perdeu os dedos da mão direita. Após a cessação do auxílio-doença, em maio/2014, Luis passou a perceber o benefício de auxílio-acidente no valor de R$ 2.000,00, tendo, ato contínuo, pedido demissão da empresa. Em agosto de 2014, Manuela sua esposa durante exatos 4 meses, que há três meses também era empregada da mesma empresa, veio a falecer. Nesse caso, é correto afirmar que Luis poderá acumular a pensão por morte com o auxílio-acidente.

(9)

9 27. Assinale a alternativa correta. a) Soares era segurado do RGPS, percebendo um salário de R$ 900,00, quando passou a cumprir pena em regime fechado, em 02/03/2015. Nesse caso, Maria, 20 anos, esposa inválida de Soares, por acidente ocorrido após o casamento, só terá direito ao auxílio-reclusão por três anos, em face da sua expectativa de sobre vida.

b) Ana foi casada com Juca, segurado do RGPS, durante mais de vinte anos, mas não tiveram filhos em comum e não há qualquer notícia de que tenha tido filhos com outra mulher. Por ocasião do divorcio Ana renunciou à pensão alimentícia. Entretanto após um ano da separação ficou comprovada a necessidade econômica de Ana, tendo Juca, de forma espontânea, passado a contribuir mensalmente com um percentual de 20% do seu salário para o sustento dela. Nessa hipótese em caso de falecimento de Juca, Ana não terá direito à pensão por morte em face de ter perdido a qualidade de dependente previdenciária por ter renunciado à pensão alimentícia judicialmente. c) Félix, 65 anos, completados em janeiro/2010, foi segurado do RGPS por exatos 15 anos. Desde a data que completou os 65 anos Félix se envolveu na venda clandestina de pedras preciosas, quando passou a ganhar muito dinheiro. Nesse período não contribuiu para a Previdência Social. Em outubro/2014, Félix foi morto durante um roubo em sua casa em que os ladrões levaram todo seu dinheiro e todas as pedras preciosas que estavam em seu poder. Nessa situação hipotética é correto afirmar que Carla, esposa de Félix, há mais de 20 anos, não terá direito à pensão por morte, tendo em vista que Félix não tinha mais a qualidade de segurado na data do óbito.

d) Rocha, segurado obrigatório da Previdência Social, em 16/12/98, possuía 25 anos de contribuição e 48 anos de idade. Parou de contribuir

nesta data. Voltou a contribuir novamente para o RGPS, durante 7 anos, entre 2000 e 2007. Desde então não voltou mais a contribuir para Previdência. Nesse caso, mesmo tendo apenas 32 anos de tempo de contribuição Rocha terá direito, hoje, a uma aposentadoria por tempo de contribuição proporcional, já que possui a idade suficiente para tanto.

28. Quanto à aposentadoria especial, assinale a alternativa correta.

a) O valor da renda mensal da aposentadoria especial será, sempre, equivalente a 100% do salário de benefício do segurado.

b) A concessão de aposentadoria especial ao segurado empregado dispensa qualquer tipo de comprovação perante o INSS, pois o recolhimento deste segurado é sempre presumido.

c) O período em que o segurado está de férias não é computado com tempo de efetiva exposição a agente nocivo. d) Entre as espécies de aposentadoria especial, pode-se citar, a título de exemplo, a aposentadoria especial do professor que exerça atividade exclusiva de ensino fundamental ou médio.

DIREITO PROCESSUAL PENAL II 29. Sobre as provas, segundo o Código de Processo Penal, verifica-se o verifica-seguinte:

a) se o juiz tiver notícia da existência de documento relativo a ponto relevante da acusação ou da defesa, providenciará, independentemente de requerimento de qualquer das partes, a sua juntada aos autos, se possível. b) a acareação será admitida entre acusados, entre testemunhas, entre testemunhas e pessoas ofendidas, entre acusado e testemunha, tendo aquele, neste caso, o dever de declarar a verdade sobre os fatos.

c) poderão recusar-se a depor como testemunha o ascendente ou

(10)

10 descendente, o afim em linha reta, o cônjuge ou companheiro, o cunhado, o irmão e o pai, mãe, os avós, ou o filho

adotivo do acusado,

independentemente de não ser possível, por outro modo, obter-se ou integrar-se a prova do fato e de suas circunstâncias.

d) não serão ouvidas pelo juiz outras testemunhas além das indicadas pelas partes, devendo o magistrado, no caso de testemunhas referidas, consultá-las sobre o interesse em suas oitivas. 30. No processo penal, as testemunhas de acusação:

a) responderão às perguntas que deverão ser formuladas pelas partes e reperguntadas pelo juiz diretamente a este.

b) poderão trazer pequenas anotações por escrito para consulta durante a audiência.

c) serão inquiridas na presença das outras testemunhas do processo

d) não poderão ser contraditadas pela defesa

31. Em relação ao interrogatório no processo penal, é INCORRETO afirmar que, de acordo com o Código de Processo Penal,

a) o juiz, em qualquer modalidade de interrogatório, garantirá ao réu o direito de entrevista prévia e reservada com o seu defensor.

b) após proceder ao interrogatório, o juiz indagará das partes se restou algum fato para ser esclarecido, formulando as perguntas correspondentes se o entender pertinente e relevante.

c) a todo tempo, o juiz poderá proceder a novo inter rogatório de ofício ou a pedido fundamentado de qualquer das partes.

d) o interrogatório do réu preso será realizado, em sala própria, no estabelecimento em que estiver recolhido, desde que esteja garantida a segurança do juiz, do membro do Ministério Público e dos auxiliares,

dispensada a presença do defensor nomeado.

32. A prisão temporária

a) poderá ser decretada pelo juiz, durante o curso do processo penal, de ofício ou a pedido do Ministério Público. b) possui, no caso de crimes hediondos, prazo de 30 dias, prorrogáveis por igual período em caso de extrema e comprovada necessidade.

c) será decretada pelo juiz, durante a fase investigativa, de ofício ou a pedido da autoridade policial.

d) poderá ser decretada pelo juiz durante o inquérito policial ou no curso do processo penal.

33. A prisão preventiva

a) não pode ser decretada a requerimento do querelante.

b) pode ser decretada em qualquer fase do inquérito policial ou da instrução criminal.

c) pode ser decretada pelo Ministério Público.

d) pode ser decretada nos crimes culposos.

34. De acordo com o Código de Processo Penal, no tocante à prisão em flagrante,

a) Apresentado o preso à autoridade competente, procederá esta desde logo ao interrogatório do acusado sobre a imputação que lhe é feita e depois ouvirá o depoimento das testemunhas. b) A falta de testemunhas presenciais da infração impedirá o auto de prisão em flagrante.

c) Em até vinte e quatro horas após a realização da prisão será encaminhado ao juiz competente o auto de prisão em flagrante e, caso o autuado não informe o nome de seu advogado, cópia integral para a Defensoria Pública.

d) A prisão de qualquer pessoa e o local onde se encontre serão comunicadas imediatamente ao juiz competente, à família do preso ou à

(11)

11 pessoa por ele indicada e em até quarenta e oito horas ao Ministério Público.

35. Sobre a prova documental em idioma estrangeiro, é certo afirmar:

a) Considera-se autêntico o documento que instruir pedido de cooperação jurídica internacional, inclusive tradução para a língua portuguesa, quando encaminhado ao Estado brasileiro por meio de autoridade central ou por via diplomática, dispensando-se a juramentação, autenticação ou qualquer procedimento de legalização.

b) Para produzir efeito em juízo é necessária a inscrição, no registro público, de documentos de procedência estrangeira, autenticados por via consular.

c) O juiz poderá dispensar a tradução para o vernáculo, quando tiver proficiência na língua estrangeira em que redigido o documento.

d) Só poderão ser juntados aos autos o documento original e a cópia, quando redigidos em idioma estrangeiro.

(12)

12 GABARITO OFICIAL – SETIMO PERÍODO MATUTINO – FACISA. DIREITO PROCESSUAL CIVIL III GABARITO: 1B 2C 3D 4C 5B 6D 7C. DIREITO CIVIL VI GABARITO: 8B 9C 10A 11D 12C 13B 14D. DIREITO DO TRABALHO II GABARITO: 15C 16C 17B 18D 19A 20D 21B. DIREITO DE SEGURIDADE SOCIAL GABARITO:

22B 23C 24A 25B 26D 27D 28A. DIREITO PROCESSUAL PENAL II GABARITO:

Referências

Documentos relacionados

Noções gerais de Direito do Trabalho, Contrato de Trabalho, Salário e Remuneração; Jornada de Trabalho; 13º Salário e Férias, Normas Coletivas; Reclamação

(ENTREGAR NA MAIS PRÓXIMA CAPITANIA DOS PORTOS, DELEGACIA OU AGÊNCIA) A Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) solicita aos navegantes que, no interesse da Segurança

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

Os itens que obtiveram a menor pontuação foi privacidade nas consultas, na dimensão Estrutura; Discussão sobre fluxograma, na dimensão Processo e; Reavaliação

142- O empregado perceberá, durante as férias, a remuneração que lhe for devida na data da sua concessão.§ 1º Quando o salário for pago por hora com jornadas variáveis

Grifería termostática Torneiras termostáticas Blanco Branco Inox Inox Cromo Brillo Cromo Brilho Cromo Mate Cromo Mate Blanco Branco Verde Verde Naranja Laranja Azul Azul.. PUERTAS

Direitos e Garantias Constitucionais; Direito Constitucional III; Direito Civil III; Direito Processual Civil III e Direito Penal III... f.A Coordenação de Curso analisará

Na qualidade de responsável legal pelo menor de idade (criança até 12 anos), declaro que possuo as autorizações necessárias para realizar o preenchimento