• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 2 UMA VIAGEM AO MUNDO DO CAMBRIANO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Capítulo 2 UMA VIAGEM AO MUNDO DO CAMBRIANO"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

UMA VIAGEM AO MUNDO DO CAMBRIANO

Weryk Carvalho Ferro Helivania Karine Sena da Silva Pedro Igor Alves dos Santos Laiane Jancielly de Souza Silva Andressa Ramos Lima Ronison Ferreira Oliveira João Benício Gramosa Neto Joseleide Teixeira Câmara

Capítulo 2

(2)

O imaginário mundo do

cambriano

Figura 01 - Trilobita: Animais parecidos com

tatuzinho-de-jardim, viviam exclusivamente em ambientes mari-nhos. São conhecidos apenas como fosseis pois foram extintos há mais de 290 milhões de anos.

(3)

Guinho, um menino sapeca e curioso encontrou um livro ilustrado onde continha várias informações sobre a história da Terra e a evolução dos animais. Na capa, em alto-relevo, havia a imagem de um animal muito antigo e já extinto, o trilobita.

Ao abrir o livro, Guinho percebe que seu corpo foi projetado para um lugar longínquo, o mundo da Era Paleozóica, mais precisamente, no período Cambria-no, há cerca de 570 milhões de anos atrás.

O primeiro ser que Guinho avista é um animal com o corpo coberto de carapaça. Na parte detrás da cabeça havia um escudo que recobria grande parte desta, também havia um escudo na cauda e a parte in-termediaria tinha 12 segmentos, com um par de patas em cada segmento.

Rapidamente os dois começaram a conversar e lo-go eram amilo-gos. Guinho estava muito curioso para sa-ber sobre aquele tempo onde o seu novo amigo vivia tão bem adaptado. Então o Sr. Trilo, o trilobita, tentou explicar a Guinho.

(4)

Sr. Trilo: Era uma vez, um

mundo onde os primeiros animais começaram a po-voar a Terra.

Como você pode ver, tudo aqui é muito di-ferente do mundo que vo-cê conhece.

Guinho: Realmente o ambiente e os animais do

Cambriano, são muito diferentes. Então eis a per-gunta, nesse tempo existe elefante, baleia ou leão? Tudo é pequeno ou grande? Colorido ou transparen-te?

(5)

Sr. Trilo: Meu querido

amigui-nho, vou lhe contar detalhada-mente como são os animais e o

(6)

Sr. Trilo: Nós trilobitas e outros invertebrados que

povoamos os mares do Cambriano surgimos há al-guns milhares de anos.

Agora, peço-lhe que desfrute um pouco da sua ima-ginação para entender um pouco desse mundo Cam-briano.

E neste contexto histórico, Guinho fica a imaginar o ambiente terrestre primitivo, onde há vulcões em e-rupção, desertos e um mar com muitos animais.

(7)

Sr. Trilo: Respondendo sua pergunta,

no Cambriano não há elefantes, baleias ou leões. Mas, existe grande quantidade de outros animais. Por exemplo, nós tri-lobitas, somos muito abundantes e apre-sentamos diversas formas.

(8)

Guinho: Quer dizer que o Sr. tem muitos

amigos? Tem uma família? Eles são mui-tos diferentes de você? Diferentes como? Tem mais patas? Tem mais cabeças? Vive fora da água?

Sr. Trilo: Nossa! Com tantas perguntas

estou tonto. Vou lhe falar um pouco so-bre nós. Nós somos animais parecidos com os tatuzinhos-de-jardim, mas somos exclusivamente marinhos. Tenho amigos de diversos tamanhos: a maioria deles pequenos com cerca de 10 cm, alguns maiores com 30 cm e outros gigantescos com mais de 80 cm. Geralmente vive-mos sozinhos, nos agrupavive-mos apenas quando vamos namorar ou trocar de ca-rapaça.

mas outros podem medir até 80 cm.

Guinho: Quer dizer que o Sr. tem muitos

amigos? Tem uma família? Eles são mui-tos diferentes de você? Diferentes como? Tem mais patas? Tem mais cabeças? Vive fora da água?

Sr. Trilo: Nossa! Com tantas perguntas

estou tonto. Vou lhe falar um pouco so-bre nós. Nós somos animais parecidos com os tatuzinhos-de-jardim, mas somos exclusivamente marinhos. Tenho amigos de diversos tamanhos: a maioria deles pequenos com cerca de 10 cm, alguns maiores com 30 cm e outros gigantescos com mais de 80 cm. Geralmente vive-mos sozinhos, nos agrupavive-mos apenas quando vamos namorar ou trocar de ca-rapaça.

(9)

nho, vamos falar dos animais que também compartilham do ambiente comigo e meus amigos.

Além de nós trilobitas, há muitos outros animais. No Cambriano o animal mais próximo de você, um ser humano, é a Pikaia (Fig. 1), pois ela pertence a um grupo chamado cordados, no qual o homem es-tá inserido. Outro animal interessante da minha é-poca é o Anomalocaris (Fig. 2), pois além deles es-tarem pelos mares do mundo todo eles também ca-çam e se alimentam de nós trilobitas.

1 2

(10)

Guinho: Agora sim Sr. Trilo, já me

con-tou um pouco sobre esse tempo... Como é o nome dele mesmo?

Sr. Trilo: Período Cambriano da era

Paleozóica, Guinho.

Guinho: Ah, lembrei. Mas, continua

es-tou gostando de ouvir o senhor.

Sr. Trilo: Guinho, é possível encontrar

algas (parecidas com plantas) e muitos outros grupos de invertebrados, como por exemplo os parentes da minhoca. A-qui no Cambriano não existe nenhum organismo que vive fora d’água, ou se-ja, lá na terra é um ambiente totalmente desértico.

(11)

Sr. Trilo: Nossa, que susto Guinho!

Vamos lá, qual seria sua dúvida dessa vez?

Guinho: Bem! Se os animais vivem

todos dentro da água, eles passavam muito frio? Coitadinhos de vocês, bi-chinhos!

Guinho: Raaa!!!

(12)

Sr. Trilo: Deixa eu lhe falar um pouco

sobre o ambiente que você entenderá melhor. Frio, não passamos, pois somos adaptados a viver neste ambiente. O cli-ma desse período tem temperaturas mo-deradas, nem tão frio, nem tão quente.

Guinho: Sorte deles, pois frio não é

nada bom! Fico imaginando. Já pen-sou se eles passassem muito frio co-mo eles fariam para se agasalhar?

Sr. Trilo: Definitivamente Guinho, nós

não precisamos de agasalho. Roupas foi uma coisa criada pelo ser humano que só surgiu muito tempo depois do Cam-briano.

Guinho: Nossa!!! É mesmo. O

úni-co ser humano que está aqui sou eu. O que aconteceu com os outros hu-manos?

(13)

vem aqui evoluíram para outros animais vertebrados, como por exemplo anfíbios, répteis, aves e mamíferos. E estes por sua vez darão origem ao ser humano. Muito tempo se passará até chegar lá.

Esquema representativo do tempo geológico com o surgimento dos principais grupos de animais.

Guinho: Quantas coisas eu não

sabi-a sobre sabi-a histórisabi-a dsabi-a Terrsabi-a e dos sabi- ani-mais. Muito obrigado Sr. Trilo pelo ensinamentos.

(14)

repente sua mãe abre a porta do seu quarto e ele des-perta. Percebe então que tudo não passou de um so-nho.

(15)
(16)

Texto:

- BENTON, Michael J. Paleontologia dos Vertebrados. 3 ed. São Paulo: A-theneu Editora, 2008;

- SALGADO-LABORIAU, Maria Léa. História ecológica da Terra. São Paulo: Egard Blucher, 1994.

Imagens: -http://www.smartkids.com.br/desenhos-para-colorir/periodo-cambriano.html; - http://www.smartkids.com.br/desenhos-para-colorir/periodo-cambriano.html; - http://images.nationalgeographic.com/wpf/media-live/photos/000/283/ cache/anomalocaris-canadensis-shrimp_28324_600x450.jpg - http://cdn1-www.webecoist.momtastic.com/assets/uploads/2012/03/ pikaia_4a.jpg - http://espacociencias.com/site/wp-content/uploads/2013/01/espiral.jpg - http://lh6.ggpht.com/-lyFl4alLeR4/USS-3LtFsVI/AAAAAAAAK-I/ e1KRKDnvSvo/s640/1218914771.png - http://www.reocities.com/arturcambriano/cambgeral.html, (Acesso em 20/10/2014, às 18hs00min);

Referências

Documentos relacionados

The results of this study corroborate the notorious presence of musculoskeletal symptoms in the studied population, where the lumbar spine was the region with the highest number

Nessa perspectiva, o curso em Arquitetura e Urbanismo Ambiental, da Universidade Científica do Sul, em Lima, Peru, já está trabalhando com seus alunos em

Esse fragmento acima, de uma reportagem publicada em uma revista, é um exemplo de linguagem não literária, cuja informação é transmitida de maneira clara e objetiva. O discurso

Para futuros estudos nesta temática, seria interessante a identificação de estratégias de marketing adequadas, combinadas às redes sociais e, a outros recursos

O presente trabalho tem como objetivo comparar os romances abolicionistas de duas autoras do século XIX, a saber, Úrsula, da brasileira Maria Firmina dos Reis e Sab, da cubana

DATA DE NASCIMENTO CLASSIFI CAÇÃO NOME INSCRIÇÃO NOTA FINAL NOTA DA PROVA OBJETIVA SITUAÇÃO RESERVA DE VAGA.. 530064901 Cristiano Rodrigues do Nascimento Costa 14/09/1986 34 5,71

Nota: Visto que o atraso de enfileiramento e o componente variável do atraso de rede já são incluídos nos cálculos do buffer de controle de variação de sinal, o atraso total é,

O Projeto USO DOS ESPAÇOS EDUCATIVOS NÃO-FORMAIS E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE HISTÓRIA, no contexto das atividades do LPPE, articula-se com a nova LDB, os Parâmetros