• Nenhum resultado encontrado

Soja de Portugal: Liderança e visão estratégica em implementação pioneira

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Soja de Portugal: Liderança e visão estratégica em implementação pioneira"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Parceiro de Implementação

Soja de Portugal:

Liderança e visão estratégica

em implementação pioneira

(2)

Aplicando uma estratégia sustentada em objetivos de liderança e visão de futuro,

a Soja de Portugal foi um dos Grupos pioneiros a nível mundial na implementação

de uma solução de gestão de peso da peça em duas das suas empresas. O resultado

do investimento em inovação tem benefícios claros no negócio, refletindo-se na

satisfação dos clientes e na rapidez de resposta, e traz garantias de evolução futura.

Soja de Portugal

Indústria

Indústria Agroalimentar

Produtos e Serviços

Carne de Aves, Alimentos Compostos para Avicultura

e Pecuária, Pet-Food, Alimentos Compostos para

Aquacultura, Valorização e Tratamento de Subprodutos.

Web Site

www.sorgal.pt; www.avicasal.pt; www.savinor.pt

Soluções SAP®

SAP ERP e SAP IS-CWM (Catch Weight Management)

Parceiro

ROFF

Empresa Visão Porquê a SAP Implementação Solução Benefícios Planos de futuro

(3)

Recentrar o negócio para garantir

sinergias e escala

Prestes a assinalar os 70 anos, o Grupo teve origem no negócio de extração de grão de soja e refinação de óleos alimentares, evoluindo depois para o sector dos alimentos compostos para animais e diversi-ficando a atividade ao longo dos anos. Na década de 90 o Grupo estava presente em múltiplas áreas, desde a suinicultura e transformação de carne de suínos à imobiliária. Todavia com a nova estrutura acionista da Soja de Portugal a estratégia foi no sen-tido de recentrar a atividade em áreas que garan-tissem sinergias e escala, alienando negócios não estratégicos e realizando uma concentração e fusão das unidades de produção para maior eficiência. Nessa linha de atuação, em 1998, foi adquirida a totalidade da Avicasal, que já era na altura o ter-ceiro maior matadouro nacional, e mais tarde, a Savinor, que detinha uma dimensão considerável no processamento de aves, tratamento e valori-zação de subprodutos, que se integrava na linha estratégica do Grupo.

Atualmente constituído por 12 empresas, o Gru-po continua a aplicar a sua estratégia e visão de centralização, estando mais de 90% do negócio concentrado na Sorgal, Avicasal e Savinor. No total

o Grupo serve mais de 3,3 mil clientes ativos e tem um volume de faturação consolidado de 135 mi-lhões de euros (sendo o não consolidado de aproxi-madamente 175 milhões de euros).

A estratégia de liderança de mercado e a visão inovadora da gestão têm permitido modernizar as unidades fabris e definir novas áreas de atuação, reforçando o investimento em I&D, que ultrapas-sou os 2,4 milhões de euros em dois anos. Estas apostas refletem-se também no reconhecimento da empresa em prémios internacionais, nomeada-mente no Bright Challenge 2013 onde uma equipa de colaboradores conquistou o prémio de “melhor gestão de motivação de equipa”.

Sumário Executivo Empresa Visão Porquê a SAP Implementação Solução Benefícios Planos de futuro

135

milhões

de euros de faturação

2,4

milhões

(4)

Mudar processos para

garantir competitividade

O crescimento acelerado do Grupo e a visão da

administração para uma redefinição estratégica exi-giam uma base sustentável a nível dos sistemas de informação, que garantisse a flexibilidade e robustez às decisões de gestão. Com a implementação do SAP ERP o objetivo da Soja de Portugal foi unifor-mizar as soluções de gestão de todas as empresas e centralizar o datacenter em Ovar, melhorando também a comunicação de dados, mas o segundo passo de extensão da solução à área de produção era também um desafio tecnológico e de gestão, do qual se esperava uma alteração radical na melhoria da eficiência e redução do desperdício.

As atividades de duas das empresas do Grupo, Avi-casal e Savinor, impunham a adoção de soluções específicas na área da produção, nomeadamente a

capacidade de registar os produtos em dupla unida-de, num modelo ainda pouco usado na indústria. O processo era feito de forma artesanal e a profissio-nalização da informação e tratamento foi considera-da de importância fulcral para o negócio.

Num negócio gerido ao minuto, onde a cadeia de produção começa na incubação dos ovos e termina na entrega do produto a mais de 1.500 clientes, em todo o país. A garantia de uma solução robusta, que cobrisse as especificidades do negócio e integrasse os melhores processos e tecnologias foi considera-da estratégica. Por isso a Administração não hesitou em investir na solução industrial SAP IS-CWM, reco-nhecendo a oportunidade de dar um salto competi-tivo, apesar de não existirem ainda outras experiên-cias entre os clientes SAP a nível mundial.

Empresa Visão Porquê a SAP Implementação Solução Benefícios Planos de futuro

“Este foi um investimento vultuoso, mas estratégico. Representa uma aposta

na inovação para estarmos suportados num ERP que suportasse a atividade

de forma robusta, credível, aberta e que permitisse à empresa evoluir.”

(5)

Reconhecimento e fiabilidade

sustentam decisão

A solução usada na Soja de Portugal era baseada em AS400 e existiam aplicações de gestão diferen-ciadas nas várias empresas, que causavam dificul-dades na uniformização da informação. O software não era adequado aos objetivos da gestão, que queria informação em tempo real para suportar de-cisões estratégicas, pelo que se optou por fazer uma consulta para procurar outras soluções. Com base num caderno de encargos foram selecionados vá-rios fornecedores e a escolha recaiu sobre a SAP. “A SAP é um fornecedor de software reconhecido mundialmente, que já tinha dado provas de quali-dade e capaciquali-dade de evolução e por isso se ade-quava aos nossos objetivos”, afirma António Isido-ro, do Grupo Soja de Portugal.

A ROFF foi o parceiro escolhido na implementação da solução de Catch Weight Management, na qual a

Soja de Portugal foi pioneira a nível mundial, o que exigiu à software house a flexibilidade para respon-der ao desafio que a implementação representava. “Após pesquisa ao mercado e rigorosa selecção de parceiros de implementação SAP, a ROFF sobrepôs-se pela experiência demonstrada e pela solidez da sua estrutura empresarial, tendo apre-sentado a proposta mais competitiva, aliada a um elevado nível de competências técnicas.”, refere Stephen Hemsworth. Sumário Executivo Empresa Visão Porquê a SAP Implementação Solução Benefícios Planos de futuro

“A SAP era sem dúvida o fornecedor com a melhor solução e garantia de

estabilidade e evolução de futuro à medida das ambições da Soja de Portugal”

(6)

Implementação sem margem para falhas

A compatibilização do ERP em todas as empresas

do Grupo Soja de Portugal foi definida na primeira fase da implementação como um dos objetivos estratégicos a atingir com a adoção do SAP, mas a componente pioneira do projeto estava centrada na utilização da solução industrial SAP IS-CWM, onde as duas empresas de abate de aves tiveram um papel pioneiro em Portugal e no mundo.

O projeto teve início em Abril de 2011, estendendo--se até Fevereiro de 2012 e abrangendo a áreas de produção, gestão de stocks, vendas e compras, gestão da qualidade e área financeira.

Para reduzir o impacto num negócio sempre em movimento, onde a rapidez e eficiência são funda-mentais, optou-se por começar a implementação

na Savinor, estendendo depois a solução à Avica-sal, até porque a primeira empresa tinha alguns processos mais simplificados.

A metodologia usada foi a ASAP, constituída por 5 fases: preparação do projeto; levantamento de processos ou BBP, realização, preparação final, Go--Live e suporte, explica Pedro Fontes, responsável pela equipa da ROFF envolvida na implementação. A calendarização do processo de implementação e a sintonia conseguida entre as equipas da Soja de Portugal e da ROFF foram dois elementos fun-damentais para o sucesso do projeto, reconhe-cendo António Isidoro o esforço e dedicação dos elementos que permitiram que os timings fossem cumpridos em todas as fases.

Mesmo no meio de mudanças radicais nos pro-cessos, não houve paragens na operação de aba-te, desmanche e colocação de produtos na rede de distribuição.

A ideia é defendida por António Isidoro, que lem-bra que não havia possibilidade de falhas. “O cus-to seria elevadíssimo na imagem da empresa e satisfação dos clientes”.

Empresa Visão Porquê a SAP Implementação Solução Benefícios Planos de futuro

“Nenhum cliente ficou sem entrega

de produtos no Go Live.

Não podia ser de outra forma.”

(7)

Solução à medida de um negócio

muito específico

A implementação de SAP ERP nas empresas do Grupo garantiu a base necessária para que a Avica-sal e a Savinor pudessem dar o passo pioneiro de implementação da solução industrial SAP IS-CWM, respondendo às necessidades do negócio que exi-gem a gestão da dupla unidade de medida.

O desafio tinha à partida uma enorme complexidade mas o empenho, visão e know how do Grupo Soja, da ROFF e o apoio da SAP permitiram transformar o projeto numa referência a nível internacional, que serviu de exemplo a grandes grupos industriais nos Estados Unidos e na Europa.

A solução foi desenvolvida para responder a exi-gências específicas na produção, como as que se registam na Avicasal e Savinor. Ao longo do pro-cesso produtivo o produto regista alterações de peso, desde a entrada dos pintos para criação até que o frango é abatido e expedido para o cliente final. A chave para o controlo do negócio está na capacidade de conferir os pesos e as quebras ao longo do processo, maximizando a eficiência e conseguindo o menor índice de conversão. Todo o processo está integrado em SAP, com controle do sistema de apoio de 150 prestadores de serviço de

criação de aves externos, que fornecem e a quem são fornecidos os alimentos compostos por parte da Sorgal para alimentação dos animais.

No âmbito do projeto foram desenvolvidos proces-sos específicos de apoio à produção e logística na área do abate de aves e distribuição do produto, no-meadamente programas de interface com softwares de balanças industriais, labeling e movimentos de

stocks por rádio frequência. Estes desenvolvimentos

colocam a Avicasal e a Savinor na linha da frente em termos de processos e tecnologia.

Sumário Executivo Empresa Visão Porquê a SAP Implementação Solução Benefícios Planos de futuro

Controle e eficiência

Com a introdução do sistema de código de barras na Avicasal e na Savinor todas as encomendas recebidas passaram a estar integradas de forma automática nas balanças e nos monitores nas fábricas nas áreas de expedição. Existe igualmente um controlo efetivo de existências produzidas, através das diversas integrações feitas entre o SAP e o sistema que gere as balanças industriais, auxiliados por processos de rádio frequência.

(8)

Benefícios alargados e reforço

do controle de gestão

A maximização das sinergias do grupo e o aumento do controle da operação são as principais mais-va-lias identificadas com a implementação da solução SAP IS-CWM e a integração no ERP.

“Em termos de informação fornecida pelo sistema, os ganhos conseguidos são drásticos e evidentes”, afirma António Isidoro. O administrador da Soja de Portugal destaca ainda os sistemas de validação e alertas, a facilidade da visualização da informação do negócio e a centralização dos dados de todas as empresas num único sistema como benefícios obti-dos pela implementação da solução.

A melhor métrica é apurada também pela satisfação dos clientes. Inês Nabais, responsável pela área de marketing, refere que “o nível de satisfação atinge os

70%, no que diz respeito à exatidão da faturação e das encomendas, quando antes da implementação do novo sistema este número rondava os 40 a 50%”. António Isidoro sublinha ainda que o planeamento é a base decisiva para que todo o processo funcione sem falhas, dando resposta rápida às variações do mercado e usando a informação de histórico para fazer previsões verosímeis e exequíveis num negó-cio com um ciclo de produção ao minuto e que res-ponde a uma base de 3.300 clientes. As vantagens de ter um ERP da SAP estendem-se à integração com diversas áreas e sistemas autónomos que são fundamentais na área industrial, como acontece na Soja com a formulação das rações, ou sistemas que facilitam a integração das encomendas e produção e o próprio controle de produção.

Empresa Visão Porquê a SAP Implementação Solução Benefícios Planos de futuro

“Ao nível do controle de gestão e dos processos a mudança é incomparável.

Temos acesso a toda a informação de forma simplificada.”

(9)

Bases sólidas

para concretizar

projetos de futuro

Mesmo em cenário de crise económica, que con-junturalmente não permite projetar grandes investi-mentos, o Grupo Soja não deixa de olhar para o fu-turo e de avaliar os desenvolvimentos da tecnologia que podem trazer benefícios ao negócio. Atualmen-te está a ser implementada a solução de Recursos Humanos, mas há outras áreas de evolução possí-vel, nomeadamente a nível da mobilidade.

“A SAP tem vindo a apresentar várias soluções na área de mobilidade e para nós poderia ser interes-sante, sobretudo na força de vendas porque quan-to mais cedo forem registadas as encomendas, mais eficaz e rentável se torna o planeamento de produção, para além de permitir uma informação mais up-to-date sobre todo o pipeline comercial”, explica Stephen Hemsworth.

Esta perspectiva abre possibilidades de melhorias na distribuição e na satisfação do cliente, mas há outras áreas de desenvolvimento em vista. O Grupo está a aumentar o peso da exportação no seu negó-cio e prepara-se para alterações legislativas que po-dem ter impacto a nível das unidades de produção.

3/0 3) Sumário Executivo Empresa Visão Porquê a SAP Implementação Solução Benefícios Planos de futuro

Alimentos Compostos para Avicultura e Pecuária

Alimentos Compostos para Aquacultura

Pet-Food

Carne de Aves

Referências

Documentos relacionados

Esta posição foi a dominante durante bastante tempo. Estes mostraram que a maioria das crianças, na sua amostra, formavam as vin- culações iniciais com uma só

& LOY J966 que trabalh.aram com raças PSI e Quarto de Milha de cinco a dezenove meses de idade com raçao completa peleti zada e com a mesma ração na forma farelada, obtendo um

(2008), o cuidado está intimamente ligado ao conforto e este não está apenas ligado ao ambiente externo, mas também ao interior das pessoas envolvidas, seus

São eles, Alexandrino Garcia (futuro empreendedor do Grupo Algar – nome dado em sua homenagem) com sete anos, Palmira com cinco anos, Georgina com três e José Maria com três meses.

Sua obra mostrou, ainda, que civilização e exploração do trabalho andam juntas e que o avanço histórico do oeste brasileiro se fez com a carne e o sangue dos

As rimas, aliterações e assonâncias associadas ao discurso indirecto livre, às frases curtas e simples, ao diálogo engastado na narração, às interjeições, às

A tendência manteve-se, tanto entre as estirpes provenientes da comunidade, isoladas de produtos biológicos de doentes da Consulta Externa, como entre estirpes encontradas

The objectives of this article are as follows: (1) to describe the assessment protocol used to outline people with probable dementia in Primary Health Care; (2) to show the