• Nenhum resultado encontrado

Edital da Audição Seletiva para Músicos instrumentistas que irão compor a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal Do Rio Grande do Norte - OSUFRN

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Edital da Audição Seletiva para Músicos instrumentistas que irão compor a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal Do Rio Grande do Norte - OSUFRN"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Edital da Audição Seletiva para Músicos instrumentistas que irão compor a

Orquestra Sinfônica da Universidade Federal Do Rio Grande do Norte - OSUFRN

As comissões artística e administrativa, na condição de gestoras da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – OSUFRN promovem Audição Seletiva para preenchimento das vagas de músico instrumentista da referida Orquestra, sendo a comissão organizadora a responsável pelo desenvolvimento administrativo da Audição Seletiva 2014 da OSUFRN.

1. A Audição Seletiva a que se refere o presente Edital designa-se, ao preenchimento das vagas para músicos no quadro de instrumentistas da OSUFRN em 2014.

1.1 Todos os naipes da orquestra serão alvo da Audição Seletiva para a constituição da OSUFRN em 2014. Ter participado das atividades da Orquestra durante os anos anteriores não implica na continuidade do músico na temporada 2014 da OSUFRN.

1.2 Os músicos interessados em compor a Orquestra deverão submeter-se a Audição Seletiva e, ter sido considerado aprovado no referido processo.

2. Disposição das vagas a serem preenchidas na OSUFRN: Violino Spalla: 1 Chefe de Naipe: 1 Estante: 10 Viola Chefe de Naipe: 1 Estante: 5 Violoncelo Chefe de Naipe: 1 Estante: 4 Contrabaixo Chefe de Naipe: 1 Estante: 3 Flauta Chefe de Naipe: 1 Estante: 1 Clarinete Chefe de Naipe: 1 Estante: 1 Fagote Chefe de naipe: 1 Estante: 1 Trompa Chefe de Naipe: 1 Estante: 3 Trompete Chefe de Naipe: 1 Estante: 1 Trombone Chefe de Naipe: 1 Estante: 2 (Trombone 2 e Trombone baixo) Tuba Estante: 1 Percussão Chefe de Naipe: 1 Estante: 2

(2)

Edital da Audição Seletiva para Músicos instrumentistas que irão compor a

Orquestra Sinfônica da Universidade Federal Do Rio Grande do Norte - OSUFRN

3. Das Inscrições:

3.1 As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas no sítio da escola de música da UFRN www.musica.ufrn.br, onde estará disponibilizado o formulário para a inscrição, no período de 19/01/2014 à 31/01/2014.

3.2 Estarão aptos a se inscrever para a audição seletiva, somente os alunos que possuem vínculo ativo com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN no semestre letivo 2014.1. Da mesma forma que estarão aptos a se inscrever na audição seletiva, os alunos que ainda se encontram em processos seletivos da mencionada instituição de ensino (técnico, graduação, e especialização).

4. A audição será realizada no Auditório principal da Escola de Música da UFRN, nos dias 04 e 05 de fevereiro de 2013.

4.1. Os horários das provas de cada instrumento serão divulgados a partir do dia 01 de fevereiro de 2013, cabendo ao candidato a responsabilidade de verificar no site www.musica.ufrn.br a divulgação dos mesmos e estar presente pelo menos 30 minutos antes do horário estabelecido.

4.2. A audição será fechada, não sendo permitido ao candidato assistir a audição dos demais. O candidato não deve ter nenhum contato ou comunicação com a banca senão mediante a pessoa que o estiver acompanhando. O candidato que se comunicar com a banca de forma a identifica-lo será automaticamente eliminado do processo seletivo.

4.3. Os candidatos aguardarão sua vez em uma antessala e, serão guiados até o auditório por um dos membros da comissão organizadora, de acordo com a

ordem de chamada;

4.4. A decisão avocada pela comissão julgadora é definitiva, contra a qual não caberá recurso.

5. O programa da Audição Seletiva é composto de:

5.1. Excertos orquestrais específicos para cada instrumento; (relação disponível no site: www.musica.ufrn.br),

5.2. LeituraaPrimeira Vista,

5.3 Os excertos orquestrais estarão disponíveis para download em formato PDF no sítio da Escola de Música da UFRN www.musica.ufrn.br a partir do dia da publicação deste edital.

(3)

6. O posicionamento do candidato na orquestra, bem como, à categoria de Spalla e chefe de naipe, será determinada pela nota atribuída ao candidato pela comissão julgadora da Audição Seletiva; ou seja, o posicionamento do candidato na orquestra será determinado a partir da maior para a menor nota a ele atribuída.

§ 1° No caso dos violinos, os chefes de naipe e as estantes serão selecionados de forma que os primeiros classificados na audição ocupem as primeiras estantes dos primeiros e dos segundos violinos, sendo as demais estantes distribuídas a critério da comissão de forma a garantir o equilíbrio musical entre as duas partes objetos desse parágrafo.

§ 2º A Comissão artística estabelece que a nota de corte para essa audição é 7,0 (sete), sendo calculada pela soma das notas da banca e dividida pela quantidade de professores da banca. O candidato que não atingir a nota de corte não entrará na lista de suplência.

7. Caso o instrumentista aprovado não assuma a vaga na OSUFRN, serão convocados candidatos suplentes por ordem de classificação e dentro na nota de corte.

8. A comissão julgadora da Audição seletiva será composta por cinco professores convidados, sendo presidida pelo Diretor Artístico da OSUFRN.

9. Das condições de efetivação na Orquestra Sinfônica da UFRN

9.1 Possuir vínculo com a UFRN como aluno ativo.

9.2 Participar da Audição Seletiva 2014 e ter sido considerado aprovado. 9.3 Ter disponibilidade nos horários de ensaios e apresentações.

9.4 O resultado da Audição Seletiva será divulgado no sítio eletrônico da Escola de Música da UFRN.

9.5 A vigência do músico na OSUFRN será até que ocorram as novas Audições Seletivas para 2015.

9.6 Caberá a Comissão Organizadora da Audição Seletiva 2013 da OSUFRN, dirimir dúvidas e omissões do presente edital através do e-mail: osufrn@gmail.com.

10. Do Resultado

10.1 O Resultado deste Processo Seletivo será divulgado no site da Escola de Música da UFRN (www.musica.ufrn.br) a partir do dia 07 de Fevereiro de 2014.

10.2 Os candidatos aprovados deverão comparecer ao auditório da Escola de Música da UFRN no primeiro dia de ensaio 11 de fevereiro de 2014, portando os seguintes documentos:

 RG e CPF (xerox)

 Comprovante de Residência (xerox)

 Cartão do Banco (de preferência Caixa Econômica ou Banco do Brasil). Segundo normas da Universidade Federal do Rio Grande

(4)

do Norte – UFRN – para cadastro da bolsa o aluno precisa possuir Conta Corrente.

O candidato que não estiver com essa documentação em mãos no dia e horário estabelecidos, poderá perder a vaga sendo chamado o suplente.

11. Dos Horários de Ensaio

11.1 Os horários de ensaio da OSUFRN são:

 Terças-feiras: 14h00min às 16h45min

 Quintas-feiras: 14h00min às 16h45min

 Sábados: 09h às 12h

 Ensaios extras: a serem combinados com a Orquestra.

11.2 Os ensaios começarão no dia 11 de fevereiro de 2014.

Disposições Finais

O correto preenchimento da ficha de inscrição e a veracidade dos dados fornecidos são de inteira responsabilidade do candidato. O ato de submissão da ficha de inscrição significa o completo conhecimento e concordância do candidato ou seu responsável legal em relação às normas contidas neste Edital.

A Orquestra Sinfônica da UFRN não se responsabiliza por problemas na inscrição via internet, motivadas por falhas de comunicação ou congestionamento das linhas de comunicação que venha a impossibilitar a transferência e o envio ou recebimento de dados e comunicações referentes a este Processo Seletivo.

Mais informações e detalhes sobre o Processo Seletivo estão disponíveis no site da Escola de Música da UFRN (www.musica.ufrn.br), onde também se encontram as ferramentas para Comunicação Administração da Orquestra.

(5)

Relação dos excertos orquestrais por instrumento:

INSTRUMENTOS

RELAÇÃO DOS EXCERTOS

Violino

Overture “Freischütz”- C. M. WEBER Midsummer Nigth’s Dream – F. Mendelssohn Overture „Coriolan“ – L. V. Beethoven Peter and the Wolf – S. Prokofieff Le Tombeau de Couperin – M. Ravel

Todos os trechos estão selecionados no arquivo em pdf.

Viola

Brahms - Sinfonia N.4 – Quarto movimento: Da letra B até compasso 77

Tchaikowsky - Sinfonia 6 em si menor

Primeiro movimento, compasso 19 ao compasso 77

Dvorak - Serenata para cordas:

III Movi Scherzo página 7 a partir do 3º compasso até o compasso 52

V Movi Finale página 10 do 1º compasso até o compasso 40

V Movi Finale (Presto *final da peça) Do Presto ao fim. Violoncelo Beethoven: Sinfonia Nº 5 Andante: c. 1-10, 49-60, 98-107, e 114-124 3º Mov. (trio): c. 140-214 Brahms: Sinfonia 2 Adagio: c. 1-12 Contrabaixo Beethoven - Sinfonia Nº 5:

- 2º Mov. (Andante com moto) Compassos 114 ao 123.

- 3º Mov. (Allegro) Compassos 141 ao 160. Mahler - Sinfonia Nº 2:

- 1º Mov. (Allegro maestoso) Compassos 2 ao 16.

Flauta

F. Mendelssohn: Solo de „Midsummer Nigth’s Dream“

L. V. Beethoven: Solo da Abertura „Leonora 3“ J. Brahms: Solo do 4ºmvt – Sinfonia nº4 M. Ravel: Solo inicial do “Bolero”

Todos os trechos estão selecionados no arquivo em pdf.

Clarineta

Exposição do Concerto em Lá Maior para Clarinete e Orquestra, KV 622

Debussy - Prélude à l'après-midi d'un Faune Tchaikovsky - Nutcracker Suite - (3º Mov. Valse des Fleurs)

(6)

Rossini - Il Barbiere di Siviglia

Todos os trechos estão selecionados no arquivo em pdf.

Fagote

1º Fagote

W. A Mozat - Abertura a Flauta Mágica,

Abertura Bodas de Figaro, Sinfonia nº35 (Presto) M. Ravel - “Bolero”; Concerto in G

Rimsky-Korsakov - Sheherazade L. V. Beethoven - Sinfonia nº4 P. Tchaikovsky - Sinfonia nº4 I. Stravinsky - Firebird – Berceuse 2º Fagote

W. A. Mozart - Sinfonia nº40 I. Stravinsky - Firebird

J. Brahms - Variations on a Theme of Haydn L. V. Beethoven - Violin Concerto

S. Prokofiev - Peter and the Wolf

Todos os trechos estão selecionados no arquivo em pdf.

Trompete

Mussorgsky: Quadros de uma Exposição - solo do primeiro movimento;

Solo do Portão de Kiev, (Tutti final) Rimsky-Korsakov: Scheherazade: II Mov: Letra E a F; e K a L. III Mov: G ao H. IV Mov: C ao F, Q ao R, T ao U; e X ao oitavo compasso de Y. Trompa Brahms - Sinfonia nº2 Shostakovich - Sinfonia nº5 Tchaikovsky, Sinfonia nº5

Todos os trechos estão selecionados no arquivo em pdf.

Trombone

La Gazza Ladra(Rossini)

Trombone: letra "C" letra "F" ou letra "I" The Valkyries (Wagner)

Trombone: Nº2, 3 e 6 de ensaio Flauta Magica (Mozart)

Trombone: inicio do ato I / inicio do presto ato I

Sinfonia 3 (Schumann)

Trombone: inicio do IV movimento Tannhauser (Wagner)

Trombone: letra "A" e letra "M" Requien (Mozart)

(7)

La Gazza Ladra(Rossini)

Trombone Baixo: letra "C" "F" ou "I" The Valkyries (Wagner)

Trombone baixo: nº 11 Sinfonia 3 (Schumann)

Trombone baixo: inicio do IV movimento Flauta magica (Morzart)

trombone baixo: inicio do ato I e o presto do ato I

Tuba

The Valkyries (Wagner) Tuba: nº11

Tannhauser (Wagner) Tuba: letra "A" e letra "M" La Gazza Ladra(Rossini) Tuba: letra "F" e "I"

Tímpano J. Sibelius - Finlândia – Letra D até 1º compasso de letra I.

L. Beethoven - Sinfonia nº 9 – 1º Movimento – Anacruse do compasso 17 até compasso nº 35. Quatro compassos antes da letra K até compasso 345. De 18 compassos antes de S até o final. B. Smetana - Má Vlast nº 2: The Moldau – Letra G até o compasso 239. Letra H até compasso 332.

- Sinfonia Fantástica 4º Movimento – March au Suplice – Tímpano II – Do início até o compasso 52.

P. Tchaikovsky- Romeu e Julieta – Letra O até o 2º compasso da letra P. Do 17º compasso da letra S até o 10º compasso da letra U.

P Tchaikovsky - Sinfonia nº 4 – 1º Movimento – Da letra T até dois compassos antes da letra V. - Música para Instrumentos de Cordas, Percussão e Celesta – Anacruse do compasso 302 até o compasso 338.

Percussão CAIXA:

Scheherazade (N. Rimnsky-Korsakov) – 3º Movimento: Letra D até um compasso antes de letra D. 4º Movimento: Um compasso antes de letra C até letra D. Quatro compassos antes de letra N até o 19º compasso de N. Letra P até letra R. 15º compasso de W até o Allegro non tropo e majestoso.

La Gazza Ladra Overture (G. Rossini) – Do início ao compasso nº 11. Da letra E até o 17º compasso da letra F.

(8)

Sinfonia nº 4 - 4º Movimento (P. Tchaikovsky) – 16º compasso da letra H até o final.

Piano Concerto nº 2 (S. Rachmaninoff) – Número 32 até o Allegro Scherzando.

Romeu e Julieta (P. Tchaikovsky) – Dois compassos antes de letra O até nove compassos antes de letra P.

BOMBO:

Sinfonia nº3 – 1º Movimento (G. Mahler) – Três compassos antes do nº 56 até dois antes do nº 60.

TRIÂNGULO:

Piano Concerto nº 1 (F. Liszt) – Do Allegretto Vivace até um compasso antes da letra H. Do 3º compasso do Allegro Marziale Animato até a letra K.

Roman Carnival Overture (H. Berlioz) – Do nº 3 até seis compassos antes do nº 4.

PANDEIRO:

Carnaval Overture (A. Dvorak) – Do início até o 4º compasso antes da letra C.

España (E. Chabrier) – 20º compasso depois da letra A até um compasso antes de letra B.

Danse Bohême – Carmen Suite nº 2 (G. Bizet) – Três compassos antes da letra D até O 3º compasso da letra E.

GLOCKENSPIEL:

Aprendiz de Feiticeiro (P. Dukas) – 4 compassos antes do nº 17 até o 3º compasso antes do nº 20, e número 22 até número 24. XILOFONE:

Porgy and Bess (G. Gershwin) – Compasso 4 até o final.

Um Americano em Paris (G. Gershwin) – Número 4 até 4 compassos antes de nº 5, número 6 até 4 compassos antes de nº 7. Sexto compasso de nº 20 até compasso nº 22. Dois compassos antes de nº 33 até seis antes de nº 37. Nove compassos depois de nº 61 até um antes de nº 62. Número 75 até quatro compassos antes de nº 76.

Referências

Documentos relacionados

Os resultados demonstraram que a maior parte dos problemas ambientais encontrados na área são a falta de saneamento, de infraestrutura para turistas e ocupação desordenada

Durante o exercício de 2008, a sociedade de direito espanhol Cajastur Inversiones, S.A. indicou José Maria Brandão de Brito como seu representante no Conselho Geral e de Supervisão

Tese apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Direito da PUC-Rio.. Aprovada pela Comissão Examinadora abaixo

Os resultados obtidos com este estudo mostram que a incorporação da perspetiva CTSA nos manuais escolares estudados não está ainda completamente conseguida, pois nem sempre, quer

As cinco principais indicações para realiza- ção de TPD incluem: (1) excluir hipersensibilida- de na presença de história não sugestiva e em pacientes com sintomas inespecífi

Especificamente na região de Mossoró onde estão localizados dois campos de acumulação de óleo de grande importância, sendo eles Canto do Amaro e o Riacho da Forquilha,

No que concerne à fase da missão internacional, emergiram três dimensões de análise: a empresa, definindo os direitos dos expatriados; o expatriado, definindo algumas

O ideótipo de máxima adaptabilidade geral representa a planta ideal, utilizada para comparação com os acessos do BAG na projeção dos componentes principais, e que