• Nenhum resultado encontrado

Plano de negócios: um estudo sobre o desenvolvimento de um plano de negócios de uma esmalteria no bairro Retiro na cidade de Volta Redonda/RJ

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Plano de negócios: um estudo sobre o desenvolvimento de um plano de negócios de uma esmalteria no bairro Retiro na cidade de Volta Redonda/RJ"

Copied!
46
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

NÍVIA CRISTINA RESTIVO DA SILVEIRA BICALHO

PLANO DE NEGOCIÓS

Um estudo sobre o desenvolvimento de um plano de negócios de uma

esmalteria no bairro Retiro na cidade de Volta Redonda/RJ.

Volta Redonda/RJ

(2)

Sumário

1. Sumário Executivo ... 4

2. Introdução... 6

3. Visão Geral do Negócio ... 7

3.1. Missão Organizacional ... 8 3.2. Visão Organizacional ... 8 3.3. Ramo de Atividade ... 9 3.4. Gestão do Negócio ... 9 3.5. Razão Social ... 9 3.6. Nome Fantasia ... 9 3.7. Slogan ... 9

3.8. Legalização e Formalização do Negócio ... 10

3.9. Enquadramento Tributário ... 10

3.10. Localização ... 11

3.11. Layout Interno ... 12

3.12. Registros Fiscais e Gerenciais ... 13

3.13. Limite Territorial de Atuação ... 13

3.14. Segmento de Mercado ... 13

3.15. Mercado Alvo ... 14

3.16. Posicionamento ... 14

3.17. Perfil do Consumidor ... 15

3.18. Analise do Macro Ambiente ... 15

3.19. Ambiente Setorial ... 15 3.20. Gestão de Pessoas ... 16 4. Clientes ... 17 5. Concorrentes ... 17 6. Novos Entrantes ... 18 7. Potenciais Fornecedores ... 18 8. Produtos Substitutos ... 18 8.1. Análise SWOT ... 19 9. Posicionamento Estratégico ... 19 9.1. Estratégias Competitivas ... 19 9.2. Vantagens Competitivas ... 21

(3)

9.3. Característica dos Produtos/ Serviços ... 21

9.4. Estratégia de Preços ... 22

9.5. Estratégia de Promoção ... 23

9.6. Canais de Divulgação da Empresa ... 23

9.7. Previsão de Vendas ... 24

10. Sistema de Serviço ... 24

11. Análise Financeira ... 25

11.1 Investimento Fixo ... 25

11.2. Estimativa de Faturamento Mensal ... 26

11.3. Custos Fixos ... 26

11.4. Demonstração do Resultado do Exercício ... 27

11.5. Indicadores Financeiros ... 28

11.5.1. Recursos Necessários... 28

11.5.2. Resumo Financeiro ... 28

11.5.3. Ponto de Equilíbrio ... 28

11.5.4. Estoques e Disponibilidade de Estoque ... 29

11.5.5. Indicadores de Desempenho ... 29

11.5.6. Análise de Sensibilidade ... 30

11.6. Prazos e Estoques ... 31

11.7. Custos com Mão de Obra ... 32

11.8. Tributos ... 32

11.9. Comissões e Outros Custos Variáveis ... 34

11.10. Previsão de Sazonalidade para 5 anos ... 35

11.10.1 Sazonalidade Primeiro Ano ... 35

11.10.2. Sazonalidade Segundo Ano ... 37

11.10.3. Sazonalidade Terceiro Ano ... 39

11.10.4. Sazonalidade Quarto Ano ... 41

11.10.5. Sazonalidade Quinto Ano ... 43

12. Análise Geral e Ponderações Finais do Negócio ... 44

(4)

4

1. Sumário Executivo

O segmento de beleza e estética no Brasil engloba a indústria, o comércio e também a prestação de serviços relacionados à perfumaria, produtos de higiene pessoal e cosméticos. Quando falamos de esmalterias, devemos levar em conta que em nosso país esse tipo de empreendimento está tendo uma enorme expansão. De acordo com pesquisa http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2010/09/brasil-e-o-segundo-maior-consumidor-de-esmalte-do-mundo.html, o Brasil é apontado como o segundo maior consumidor de esmaltes no mundo, perdendo somente para os Estados Unidos.

É possível perceber um faturamento bilionário e crescimento contínuo na casa dos dois dígitos nos últimos 10 anos, apresentando perspectivas otimistas e contínuas inovações tecnológicas, que acabam atraindo cada vez mais empreendedores para o setor de beleza. Há oportunidades em todos os elos da cadeia: indústria, comércio e serviço.

Embora exista uma oferta genérica e ampla de serviços e esta esteja consolidada e represente a grande maioria dos negócios de serviços de beleza, com o aumento da concorrência, tecnologia e grau de exigência do consumidor, a todo o momento estão surgindo derivações com maior grau de especialidade no atendimento. Uma das mais recentes são as esmalterias, objeto deste estudo.

O seguinte plano de negócio traz uma proposta de criação da empresa “Feito à Mão” esmalteria, que atuará no ramo de esmaltação e beleza. O projeto de implementação da mesma será realizado em Volta Redonda, no bairro Retiro. Terá o público feminino como alvo, e a parcela do sexo masculino será o seu maior diferencial.

Inicialmente, vamos entender o conceito de esmalteria. Esmaltar significa aplicar esmalte, portanto podemos dizer que o termo esmalteria remete a um local especializado em esmaltes, seja pela venda ou aplicação dos produtos. Este modelo ou nicho de negócio, já consolidado no exterior, é relativamente novo no Brasil. Segundo pesquisa realizada pelo Euromitor a primeira esmalteria nacional nasceu em 2010.

A citada proposta sugere que a nova empresa ofereça serviços de qualidade e com pouco tempo de espera, levando em conta o amplo mercado, a grande possiblidade de crescimento. Trata-se da oferta de serviços que, na maioria das vezes, são oferecidos no mercado com pouco diferencial e sem muito capricho.

(5)

5 O pacote de serviços contará com o tratamento especializado de pés e mãos, tanto de clientes do sexo feminino quanto masculino. A esmalteria contará também com um espaço nail bar para os consumidores.

Resumidamente estes são os fatores críticos de sucesso deste negócio:  Otimização de tempo com preço justo.

 Qualidade e conforto durante o atendimento.  Acesso fácil.

 Regularidade nos processos.

 Disponibilidade de agenda e horários flexíveis (preferencialmente sem hora marcada).

O investimento inicial deverá ser de aproximadamente R$ 30 mil, com previsão de retorno do capital investido no período de seis meses a um ano. Esse valor será gasto em:

 Mobiliário (autoclave para esterilização, carrinhos de manicure, frigobar, sofá...)  Pequena reforma do espaço a ser locado.

 Estoque de materiais. Os experts dizem que o ideal é começar com 90 frascos de esmaltes (nacionais e importados).

 Panfletos e cartões de visitas.  Despesas com abertura da firma.

As despesas fixas incluem salários, impostos, aluguel, reposição de material e contas de água, luz e telefone. Após três primeiros meses, seus ganhos deverão cobrir os custos e dar lucro - é com ele que você conseguirá repor o investimento inicial. Estima-se aumentar o faturamento com a venda de produtos do nail bar, onde será oferecido petiscos e bebidas para toda a clientela.

Tal investimento se torna otimista quando às estimativas deste plano de negócios soma-se a pesquisa, http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2015/09/mercado-de-beleza-continua-crescer-no-brasil-mesmo-com-crise.html,indicando que o faturamento do ramo de beleza no Brasil chegou aproximadamente a 42 bilhões de reais no ano passado, revelando um aumento de 7,5% em relação ao ano de 2014. E que o setor possui grande potencial de crescimento e lucratividade.

(6)

6

2. Introdução

Apesar da desaceleração do crescimento brasileiro e do encolhimento do Produto Interno Bruto (PIB), que apresentou queda de 1,7% na comparação entre o terceiro e o segundo trimestre de 2015, segundo a pesquisa do ADVFN, o setor de beleza e cosméticos continua em crescimento no País.

Segundo pesquisa realizada pelo instituto Eurmonitor, em 2013 o consumo de “maquiagens para unhas” no Brasil atingiu um faturamento de cerca de 1,7 bilhão de reais. Esse valor representa 25% da categoria de maquiagem. Segundo essa mesma fonte, foi indicado que 73% das mulheres brasileiras usam um batom ou gloss e 71% usaram esmalte nos últimos seis meses. Uma previsão do mesmo instituto, diz que em 2019 o setor de beleza no Brasil desfrutará de um crescimento de 63%.

A esmaltação é um nicho ou modelo de negócio que já está bastante consolidado no exterior, mas no Brasil é relativamente nova.

Podemos considerar que a existência desses negócios especializados em esmaltação se fortalecem por diversos motivos, entre eles a busca dos consumidores por uma maior especialização, bem-estar, incorporação do nail art, experiências acessíveis de luxo e principalmente a inovação.

É possível observar que temos inúmeros salões de beleza onde é oferecido a combinação de vários serviços de beleza em somente um local. Pensando por esse ponto, é bastante positivo e viável frequentar esse ambiente. Porém, quando pensamos nos odores, ruídos, excesso de movimentação dos clientes e funcionários, isso gera um grande prejuízo em relação ao tratamento somente de “mãos e pés”.

Quando temos um atendimento e local especializado para um determinado tipo de serviço, a maioria desses transtornos podem ser evitados. Pois, teremos qualificação profissional, rápido tempo de atendimento, ambientes planejados, insumos e processos específicos.

O objetivo inicial do projeto é oferecer serviços apenas na cidade de Volta Redonda com o intuito de facilitar as adequações estruturais e mercadológicas. Tendo o território de atuação mais segmentado e uma estrutura física e funcional adequada, acreditamos que as

(7)

7 chances de sucesso do novo negócio serão maximizadas e o aprendizado e a adequação ao segmento de mercado serão facilitados.

A esmalteria objeto deste plano será instalada no bairro do Retiro, em Volta Redonda/RJ. Por meio de pesquisas de mercado foi possível perceber que o bairro é um local com pouca exploração no segmento esmalterias, onde um grande número de pessoas circula diariamente e com diversos imóveis comercias disponíveis para locação com preço acessíveis e boa localização.

Com todas essas vantagens, é provável que o bairro atenda todas as necessidades do projeto. O imóvel escolhido para ser a sede da “feita à mão” é uma sala em um edifício comercial, que possui outras lojas voltadas para o ramo de beleza (loja de roupas femininas, perfumarias e farmácias). Acredita-se ser possível fazer parcerias com os outros estabelecimentos do prédio e assim atrair ainda mais clientes. Essa parceria seria feita, por exemplo, através de cupons de descontos, onde o cliente poderia comprar em alguma loja do edifício, e ganharia um percentual de desconto na esmalteria.

Os riscos são considerados baixos e as expectativas são otimistas, pelo fato de tratar-se de uma empresa que tem um amplo mercado e que já pode contar com clientes potenciais. Os investimentos não serão muito altos, levando em consideração o baixo custo para compra de equipamentos e utensílios mínimos para montagem de uma esmalteria no modelo pretendido.

3. Visão Geral do Negócio

Muitas vezes acaba-se confundindo serviço de salão de beleza com esmalteria. Isso porque, quando se vai ao salão é possível fazer alguns dos serviços que são oferecidos na esmalteria. Porém, quando o cliente vai à esmalteria ele tem um serviço mais especifico (manicure e pedicure) e esse serviço acaba tendo um elevado grau de personalização, o que não acontece quando se procura um salão de beleza para fazer os mesmos.

Ainda sob essa ótica, na união de serviços em um mesmo ambiente se prioriza atender o máximo de necessidades do cliente de forma facilitada. Já no atendimento especializado, qualificação profissional, cardápio de serviços, variedade de insumos, processos, tempo de atendimento e ambientes planejado são diferenciais necessários, pois o cliente vai até a esmalteria para viver uma experiência focada, e não múltiplas experiências de naturezas distintas.

(8)

8 Abaixo, quadro resumo das principais diferenças entre os dois modelos de negócio:

Figura 01- Diferenças “salão de beleza” e “esmalteria”

Fonte: Sebrae, 2013

O cliente que busca um local especializado para tratar dos seus pés e mãos quer a segurança de encontrar soluções rápidas e satisfatórias para o cuidado com suas unhas e opções diversificadas de marcas, cores e tipos de esmaltes.

3.1. Missão Organizacional

Garantir a prestação de serviço com qualidade, ética e responsabilidade, atendendo aos requisitos dos clientes, compatibilizando com a satisfação e expectativa dos mesmos.

3.2. Visão Organizacional

Alcançar a excelência do serviço prestado, sendo a melhor e mais confiável esmalteria da região.

(9)

9

3.3. Ramo de Atividade

A esmalteria é um tipo de negócio que ocupa o Setor terciário da economia, cujo ramo de atividade é a prestação de serviços e/ou a venda de produtos para tratamentos de beleza e cuidados especiais. Tem como objetivo oferecer aos clientes prestação de serviços de tratamento de beleza e cuidados pessoais com atendimento em sede fixa. Tudo isso a preços acessíveis e serviços personalizados, de forma a atender às expectativas dos clientes.

3.4. Gestão do Negócio

A autora deste plano de negócios será a responsável por toda a gestão do negócio, realizando as devidas ponderações, análises e as tomadas de decisões administrativas que se mostrarem pertinentes durante o decorrer do ciclo de negócio.

No início, a estrutura social da empresa será composta pelo empresário/administrador, uma recepcionista e seis colaboradores fixos que farão o atendimento ao público.

Em caso de sazonalidade e/ou antecipação de demanda a empresa usará mão de obra temporária para atender seus clientes através de contratos temporários. O serviço desses colaboradores extras deverá seguir rigorosamente os mesmos padrões de qualidade e será inspecionado pelo administrador do empreendimento.

3.5. Razão Social

A empresa será registrada no nome do proprietário e terá seu CNPJ expedido pela junta comercial.

3.6. Nome Fantasia

Na escolha do nome fantasia - Feito à Mão - foi considerando a necessidade de se ter um nome que apresente uma boa sonoridade, facilidade de memorização e que combine com as características da empresa.

A esmalteria é um espaço voltado para os cuidados pessoais, ela pode atender homens e mulheres, mas o público feminino ainda prevalece como público alvo. Foi escolhido um nome que seja curto e de fácil pronuncia.

3.7. Slogan

(10)

10 Figura 02- Logotipo Feito à Mão Esmalteria

Fonte: A autora

3.8. Legalização e Formalização do Negócio

A empresa se enquadra na categoria de Micro e pequenas Empresas. A base legal está no seguinte dispositivo da LC nº 123/2006 que admite faturamento de até R$ 2,4 milhões.

3.9. Enquadramento Tributário

A tributação no caso das microempresas é dada pelo Simples Nacional.

Art. 13. O Simples Nacional implica o recolhimento mensal, mediante documento único de arrecadação, dos seguintes impostos e contribuições:

I - Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica - IRPJ;

II - Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI, observado o disposto no inciso XII do § 1o deste artigo;

III - Contribuição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL;

IV - Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social - COFINS, observado o disposto no inciso XII do § 1o deste artigo;

(11)

11 VI - Contribuição Patronal Previdenciária - CPP para a Seguridade Social, a cargo da pessoa jurídica, de que trata o art. 22 da Lei nº 8.212, de 24 de julho de 1991, exceto no caso da microempresa e da empresa de pequeno porte que se dedique às atividades de prestação de serviços referidas no § 5º-C do art. 18 desta Lei Complementar;

3.10. Localização

O local escolhido para instalação da esmalteria foi uma sala comercial de aproximadamente 40m², com estacionamento em frente. A loja será instalada na Av. Sávio Cota de Almeida Gama, 2253 - Retiro, Volta Redonda – RJ, 27281-421. Como o negócio não exige um grande espaço físico, esse estabelecimento atende perfeitamente a demanda inicial da esmalteria. A prioridade em relação ao endereço escolhido é que a empresa se instale em um local de fácil acesso e de grande movimento.

A localização de fácil acesso é um dos pontos mais importantes para o sucesso do negócio. Este perfil de empreendimento (esmalteria) é adequado onde exista uma grande concentração e circulação de pessoas que trabalhem como executivos, profissionais liberais, funcionários públicos e da iniciativa privada.

Caso o negócio venha a crescer e seja necessário um espaço maior é recomendável que o novo endereço seja na mesma localidade, para que não se corra o risco de perder os clientes que já estarão familiarizados com esta localização. Portanto, prioriza-se a troca de endereço caso aumente a demanda, quando ocorrer uma desocupação de alguma sala vizinha que possa atender o projeto de ampliação.

Figura 03- Trecho da Avenida onde será instalada a empresa

(12)

12

3.11. Layout Interno

A diagramação local terá como base os modelos de outras esmalterias visitadas. O Projeto contará com a ocupação de cerca de 83% do seu espaço interno, e foi desenvolvido com o propósito de atender aos pedidos dos clientes, que desejam um ambiente mais organizado, com mais privacidade na hora do atendimento, e também ao pedido do proprietário e colaboradores, que buscam um espaço para expor todos os esmaltes com fácil acesso.

Foram desenvolvidas estantes com armários, cuja parte inferior foi destinada aos materiais de uso e, na superior, com expositores de esmaltes. As estantes funcionam também como fechamento para a área de atendimento, dividindo melhor o espaço. O ambiente ganhou identidade, o que valorizou a marca, agregando sofisticação e beleza.

Anexo à loja, como mais um diferencial, será oferecido um espaço exclusivo para atendimento do público masculino. A esmalteria contará também com um especial e acolhedor nail bar, que contará com micro-ondas, uma cafeteira e um frigobar que serão manuseados apenas pelos funcionários da empresa. O bar possui um cardápio de bebidas e drinks juntamente com pequenos lanches, petiscos e guloseimas para eles e elas. No cardápio, é possível incluir outros quitutes, como cupcakes, por exemplo.

Figura 04- Layout interno

(13)

13

3.12. Registros Fiscais e Gerenciais

Os procedimentos burocráticos relativos aos deveres de declarações e registros de informações financeiras que a empresa se enquadrará é de micro e pequena empresa, a parte da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica e de outros impostos ficará a cargo da empresa especializada em serviços contábeis, Real Contabilidade, localizada no bairro Aterrado em Volta Redonda/RJ, que fornecerá serviço terceirizado para o controle contábil.

Será feito um controle de serviço interno através de nota de requisição do serviço. Esta nota será feita pelo atendente, a cada solicitação de serviço a partir da abordagem e atendimento do cliente.

Os serviços gerenciais internos ficarão sob a responsabilidade da recepcionista, que ficará no caixa, os quais são:

 Registro interno de pagamentos;  Agendamento e pagamento de contas;  Arquivamentos de contas pagas;

 Registro e controle de serviços prestados;  Registro do caixa diário e balanço mensal;  Registro de entrada e saída de mercadorias;  Inventários periódicos.

3.13. Limite Territorial de Atuação

Em princípio a abrangência territorial de atuação será Volta Redonda-RJ, o que não restringiria uma possível abertura de filiais em outras regiões futuramente.

3.14. Segmento de Mercado

A esmalteria atua no segmento de beleza, e tem como público alvo, em sua maior parte, mulheres. O instituto Data Popular estima que os gastos das brasileiras com produtos de beleza (cabeleireiros, manicures e esteticistas) foram de R$ 59,3 bilhões em 2013. O comportamento dos consumidores da esmalteria é caracterizado por fatores pessoais, como estilo de vida, autoimagem e personalidade, circunstâncias econômicas além do estágio de vida e idade.

(14)

14 O mercado consumidor está crescendo e através de pesquisas de mercado foi possível perceber que na cidade de Volta Redonda existem somente 12 esmalterias, um número que é considerado pequeno, levando em conta a quantidade de clientes que procuram esse serviço diariamente. No bairro que será montada a empresa, existem somente duas esmalterias, das dozes pesquisadas.

Estima-se atender a consumidores que buscam por serviços e atendimento, estes que compartilham a crescente necessidade de sentirem-se bem com sua aparência e bem-estar diário.

Este consumidor pertence às diversas faixas etárias, desde crianças até idosos. As crianças, principalmente meninas, estão cuidando da aparência cada vez mais cedo, elas estão começando a frequentar esmalterias a partir dos seis anos de idade. Essas meninas procuram um serviço mais básico de esmaltação, onde elas apenas pintam as unhas e fazem uma higienização básica nas mãos e pés.

Já adolescentes, adultos e idosos frequentem a esmalteria para ter maiores cuidados, aonde além da esmaltação, buscam uma higienização mais profunda. É possível afirmar que esse público acaba utilizando também outros serviços oferecidos pelo estabelecimento, como a compra de bebidas e petiscos no nail bar.

Para atender as diversas faixas etárias e ambos os sexos, a empresa disponibiliza diversos serviços diferenciados de acordo com a idade e gênero do cliente. Pode- se apontar como maior diferencial, a aérea reservada somente para o atendimento ao público masculino. E para as crianças, as manicures terão treinamento para praticar um atendimento especial.

3.15. Mercado Alvo

O público alvo em grande parte são as mulheres e essas pertencem às diversas faixas etárias, desde crianças até idosas. Porém, será oferecido um atendimento exclusivo a público masculino.

3.16. Posicionamento

Diferentemente de uma esmalteria de luxo, o status da experiência vivida é fundamental no conceito do negócio, o foco da nossa empresa é no serviço propriamente dito. Este modelo tem baixo custo de criação porque não agrega, a priori, serviços adicionais de conveniência e hospitalidade. Não exige um salão de unhas sofisticado como,

(15)

15 espaço kids, manobrista e outros geradores de custos e elevação de preços. Está destinado ao cliente que deseja fazer a manutenção das unhas em local especializado, esperando qualidade, quantidade de profissionais e regularidade de processos oferecidos.

O cliente deseja muitas vezes possibilidade de atendimento simultâneo - pés e mãos - sem o desconforto do ambiente compartilhado com tratamentos capilares (barulho e odores). Espera-se variedade de marcas, cores dos esmaltes, e serviços básicos. Pretende-se que a empresa seja sempre lembrada por ser completa e especializada no ramo que atua.

3.17. Perfil do Consumidor

O perfil de cliente são mulheres, em sua maioria, e homens que apresentam uma ou mais das seguintes características: (i) podem investir dinheiro com regularidade nos serviços de mãos e pés; (ii) possuem tempo mínimo para frequentar um estabelecimento especializado; (iii) são colecionadoras de esmaltes e acessórios; (iv) reconhecem e utilizam as diversas possibilidades de esmaltação como um acessório acessível de moda e estilo.

3.18. Analise do Macro Ambiente

Aspectos Econômicos  O país atravessa um momento de crise, que foi influenciada pela crise econômica global desde o início de 2014, onde se pode observar a queda do consumo interno, devido à desvalorização da moeda e ao aumento da inflação.

Aspectos Tecnológicos  O desenvolvimento das novas tecnologias tem ajudado muito no dia a dia da sociedade global, em todos os setores sociais em que ele tem se desenvolvido.

 Novas pesquisas no ramo de cosméticos vêm surgindo para atender a diversidade e o pedido de diferentes clientes. Apresentando novas tecnologias nos esmaltes e até mesmo na maneira da aplicação dos mesmos.

3.19. Ambiente Setorial

Análise das cinco forças competitivas:

(16)

16 Figura 05 – Análise de Competitividade

Fonte: A autora

3.20. Gestão de Pessoas

A esmalteria terá em seu quadro de funcionários uma atendente que ficará no balcão e será responsável pela parte administrativa (pagamento de contas, balanço diário de caixa, registro de entrada e saída de matérias...), pelo primeiro contato com as clientes (entender a sua necessidade e encaminhar para manicure, mostrar as opções de esmalte, explicar sobre os serviços e preços praticados pelo local) e auxiliar no atendimento do nail bar.

Esse funcionário trabalhará de segunda a sexta-feira em horário comercial (08:00 ás 18:00) e aos sábados de 9:00 ás 15:00, tendo todos os dias 2 horas de almoço, contabilizando assim 44 horas semanais, (vale destacar que esse horário pode ser estendido, dependendo da

FEITO Á MAO ESMALTERIA Concorrentes 1.Propostas diferenciadas de esmalteria. 2. Mix de serviços.

3.Qualidade superior e preço baixo.

4.Estoque de esmaltes e marcas.

Entrantes

1.Necessidade de capital para iniciar o negócio. Substitutos 1.Possíveis manicures que atendam na residência. Clientes

1.Número e preço de esmalteria. 2.Concorrentes.

3.serviços alternativos.

Fornecedores

1.Possivel exclusividade de alguma esmalteria com determinada marca de esmaltes.

(17)

17 demanda do dia, caso isso ocorra será feito um acordo entre o empregado e empregador), com folga aos domingos, e seu registro é de acordo com as normas da CLT.

Além da recepcionista, a esmalteria contará inicialmente com seis manicures, que serão contratadas pela CLT. Esses funcionários prestarão serviços para a empresa no horário comercial de segunda a sexta e no sábado de 9:00 as 15:00, tendo todos os dias 2 horas de almoço, contabilizando assim 44 horas semanais, com uma folga semanal no domingo e se enquadrarão nas políticas e normas que tangem a sua categoria laboral.

As manicures terão salários fixos de acordo com o que é previsto pela sua classe, e poderão receber gorjetas dos clientes sem ter que repassar nenhum percentual para a esmalteria ou ter que dividir com os outros colaboradores. É importante destacar que a esmalteria fornecerá os esmaltes, sprays, estufa da esterilização de alicates, alicates (e o serviço de amolação) e matérias descartáveis (como luva, toalha, algodão, palito e lixa).

4. Clientes

Consumidores à procura de serviço de manicure e pedicure para atender sua necessidade de sentir-se bem e mais cuidado.

Pessoas que procuraram, na maioria das vezes periodicamente (semanalmente ou quinzenalmente), esse serviço. E também existem os clientes esporádicos, que procuram o serviço em datas especiais, como casamentos, formaturas e aniversários.

Requisitos:

Ter a necessidade ou interesse de usufruir dos serviços oferecidos neste segmento já torna qualquer indivíduo potencial cliente para a empresa.

5. Concorrentes

De acordo com a pesquisa de mercado realizada, foram identificados dois estabelecimentos que apresentam uma maior concorrência. A esmalteria Meu Vício, que não se encontra na mesma avenida, porém no mesmo bairro. E Couche esmalteria, que se encontra na mesma avenida.

Deve-se levar em consideração que ambos oferecem o mesmo serviço, porém como diferencial nossa esmalteria terá mais atrativos e mais opções de esmaltes, o que virá com uma grande força para desbancar a concorrência.

(18)

18 A feito à mão deverá utilizar diversos diferencias. Como o atendimento personalizado, a utilização de esmaltes importados, promoções diárias, serviço de bar e petiscos. Esses nossos diferenciais visam enfrentar a concorrência e inibir o surgimento de novas empresas desse ramo na região próximo à nossa esmalteria.

6. Novos Entrantes

Poderá haver a entrada de novos prestadores de serviço na cidade e também de salões de beleza que ofereçam o serviço. Isso poderá ocorrer de maneira acelerada considerando a grande demanda existente hoje e a pequena quantidade de esmalterias que ofertam esse serviço. Porém, é fácil perceber que a maioria das empresas que abrem as portas para oferecer esse tipo de serviço não conseguem se fixar no mercado. Isso ocorre porque são criadas de maneira errônea, possuem uma má administração e os serviços prestados não são de boa qualidade.

Quando o mercado possui alta demanda e pouca oferta, o primeiro pensamento é de que o negócio será bem-sucedido. Mas, nem sempre é isso que ocorre. Justamente pelos problemas que foram citados acima. Talvez os entrantes potenciais sejam ex-manicures, ou cabelereiros iniciantes que tenham um recurso mínimo para investir e passam a oferecer serviços similares.

7. Potenciais Fornecedores

Os fornecedores se dividem em:

 Distribuidores de materiais descartáveis: Hadiance cosméticos, Valery cosmeticos.  Distribuidores de esmaltes: Vasti, Apex, Flama e farmácias próximas (em caso de

compras emergenciais).

Provavelmente novos fornecedores surgirão com o passar do tempo através da visibilidade e do potencial de compra que a empresa alcançará em função de sua atuação neste segmento de mercado.

8. Produtos Substitutos

Não há um produto substituto, se pensarmos de forma estreita, mas o que há é uma tendência de agregar outros serviços às esmalterias, mantendo a diferenciação em relação aos salões e se aproximando de clinicas de estética.

(19)

19

8.1. Análise SWOT Oportunidades:

Alguns fatos caracterizam-se como ótimas oportunidades para o negócio como:

 O grande potencial de consumo do bairro, que possui um grande fluxo de pessoas e um comércio forte na localidade em que será instalada a empresa.

 O edifício em que será instalada a esmalteria possui diversas lojas voltadas para o público feminino, essas lojas são parceiras em potencial.

 A grande demanda na cidade,principalmente no bairro em que será instalada, por uma esmalteria que atenda grande parte da procura. Foi percebido um déficit no atendimento através de pesquisas e entrevistas com moradores, lojistas e frequentadores do bairro Retiro.

Ameaças:

Além das estratégias executadas pelos concorrentes, considera-se também como ameaça a atual crise financeira em que o país atravessa.

Forças:

Diferenciação de seus serviços comparados com o dos concorrentes, por exemplo, o de atendimento sem hora marcada, o espaço nail bar e também o ambiente destinado exclusivamente para o atendimento ao público masculino.

Tratamento diferenciado para os clientes e também o uso de produtos de alta qualidade.

Fraqueza:

Considera-se como fraqueza, a falta de experiência nesse ramo de atividade. Levando em consideração, que em grande parte das vezes, quem abre esse tipo de negócio são pessoas da aérea de beleza, como manicures e cabelereiras.

9. Posicionamento Estratégico 9.1. Estratégias Competitivas

Segundo Porter, existem três tipos de estratégias competitivas genéricas para o negócio: Estratégia de Liderança em Custo, Estratégia de Diferenciação e Estratégia de Foco,

(20)

20 podendo ainda haver uma configuração no uso de duas ou mais destas modalidades em uma única estratégia de negócio, sobretudo quando uma delas é a estratégia de foco.

Para esse projeto iremos trabalhar usando uma Estratégia de Foco juntamente com a Estratégia de Diferenciação.

A proposta é inovadora. Existem em todo o país esmalterias, e elas se diferenciam pelo seu nível de serviço que pode ser de baixo custo, médio custo e alto custo. Quanto maior for o luxo, mais serviços são oferecidos e consequentemente maior será o preço pago pelo serviço.

Figura 06-Modelos de negócios para Esmalterias

Fonte: SEBRAE 2013

A estratégia será aplicada da seguinte forma: a empresa oferecerá um serviço específico que já é oferecido em salões de beleza e outras esmalterias, porém no empreendimento proposto isto será oferecido com um melhor atendimento e sem hora marcada. Pretende-se oferecer todas as possibilidades de esmaltes existentes neste mercado (3D, flocado, craquelado, metálico etc.), buscando atender às possibilidades de necessidade que os possíveis clientes possam ter.

(21)

21

9.2. Vantagens Competitivas

Nesse mercado não existe ainda, nenhum concorrente que tenha um nome forte, ou seja, não existe nenhuma marca forte e reconhecida pelo público. Sendo assim, o mercado está amplamente aberto para novos negócios.

A principal vantagem competitiva em relação à maioria das esmalterias de Volta Redonda será o atendimento sem hora marcada e a qualidade do serviço. O atendimento sem hora marcada é uma vantagem, pois é mais que uma comodidade, é uma necessidade dos dias atuais.

Esse segmento oferece um elevado grau de inovação, tanto pelo modo como ocorre o atendimento quantos pelos serviços oferecidos. Deve-se destacar que um grande potencial de inovação nas esmalterias, é a forma como os serviços são oferecidos ao público.

É importante, que seja oferecido serviços bastante diferenciados e ao mesmo tempo em que ela tenha um grau de praticidade elevado e também um atendimento rápido, sem muita demora em sua execução com rapidez para ser iniciado. Através dessa variedade, os clientes vão acabar optando por escolher a nossa loja. Pois, o que mais atrai clientes nesse mercado, é a inovação juntamente com a diferenciação.

9.3. Característica dos Produtos/ Serviços

Nesse ramo de atividade, são oferecidos serviços como: • Manicure e pedicure;

• Francesinha e inglesinha;

• Unhas artísticas (com desenhos, adesivos, carimbos etc.);

• No mínimo um efeito especial, como ombré, caviar ou plush nails (cobrado por unha); • Somente esmaltação (lixar, hidratar e pintar);

• Serviços para unhas de gel (aplicação, manutenção, avulsa etc.); • Esfoliação e hidratação de cutícula.

• Nail bar ou cafeteria com opções de petiscos e bebidas.

• Oferta de combos de serviços, programas de fidelização e vale presente;

• Espaço ou agenda para realização de eventos, tais como dia da noiva e madrinhas, despedida de solteira, aniversários de adolescentes etc.;

(22)

22 • Espaço exclusivo para atendimento do público masculino;

• Serviços especiais para o público jovem e adolescentes;

•Oferta de serviços de curta duração na execução (esmaltação com removedor de cutículas), para clientes que tem pouco tempo e querem usufruir da qualidade dos serviços e conveniências da esmalteria (localização, ambientação etc.). Este perfil de cliente tem pouco tempo, mas quer uma experiência diferenciada em relação a um salão convencional e está disposto a pagar por isto. Este serviço pode ser prestado utilizando uma cadeira massageadora ou ainda, um massageador de pés enquanto a manicure faz a esmaltação rápida, por exemplo.

Além desses serviços básicos são oferecidos também elementos que podem gerar um diferencial no seu negócio e assim fazer com que sua esmalteria saia na frente e leve bastante vantagem competitiva.

O espaço exclusivo para atendimento masculino na nossa esmalteria será um modo de atrair maior quantidade de clientes. Visto que hoje em dia, ainda existe um grande preconceito em relação aos homens frequentarem espaços que cuidam da beleza. Acreditamos que um espaço dedicado somente para eles, com atendimento mais direcionado e “discreto”, poderá atrair esse público.

9.4. Estratégia de Preços

Os preços praticados pelos concorrentes na maioria das vezes são equivalentes. O que mais diferencia os preços são as promoções lançadas durante a semana. Essas promoções funcionam como diferencial no preço em alguns dias da semana. Porém, na maioria dos dias os preços praticados são bastante parecidos.

Nos dias de baixo volume de atendimento, como de segunda a quarta-feira, pode-se trabalhar com um preço mais baixo, isso pode gerar um número maior de clientes nesses dias.

Já nos dias de maior movimento, o preço praticado poderá ser de certa forma mais elevado, porém não com um aumento agressivo. O aumento pode variar de R$ 2,00 até R$6,00 dependendo do serviço.

A nossa esmalteria contará também com cartão fidelidade. Esse sistema de fidelização poderá funcionar das mais diferenciadas formas desde descontos percentuais nos serviços oferecidos até mesmo serviços totalmente gratuitos. Essas políticas de desconto, as facilidades de pagamento, e os programas de fidelização funcionarão como mais um diferencial da

(23)

23 empresa, fazendo com que o cliente se sinta mais confortável e seguro para continuar frequentando o estabelecimento.

Figura 07- Tabela com preços estimados

Fonte: A autora

9.5. Estratégia de Promoção

Existem eventos específicos que poderão ser promovidos pela e na esmalteria. Eventos esses, promovidos em parceiras com marcas de cosméticos, marcas de roupas e perfumaria que estão instaladas no mesmo prédio e outras possíveis marcas parceiras por exemplo. Existem também os eventos para públicos especiais, como noivas, aniversariantes ou debutantes, com ofertas de pacotes específicos. Também é possível que ofereçamos a venda de vale-presente.

9.6. Canais de Divulgação da Empresa

Para divulgar a empresa, o marketing será totalmente voltado para as redes sociais: Facebook, Instagram e o Whatsapp são alguns dos meios de comunicação, que serão usados para divulgar a marca. Acredita-se que as redes sociais são os canais de comunicação com

(24)

24 maior eficácia e com um maior alcance e utilização nos dias atuais. É necessário um investimento diário na comunicação e marketing do negócio.

Não será necessário um grande investimento financeiro, porém será necessário bastante investimento de tempo, para atualizar as páginas, postar fotos, responder comentários e outras atividades ligadas ao marketing digital.

9.7. Previsão de Vendas

Com os investimentos iniciais estima-se o faturamento mensal da empresa em de R$ 35.770,00 nos primeiros 12 meses. Levando em consideração que as seis manicures disponíveis fariam um atendimento médio de oito unhas por dia (de segunda a quarta) e dez unhas (quinta a sábado), praticando um preço médio de 27,50. E contato com o faturamento das vendas dos produtos do bar.

10. Sistema de Serviço Recursos Técnicos:

Todos os profissionais terão o treinamento especifico para poder atender todos os clientes, independente da faixa etária ou sexo. É importante, lembrar que de acordo com a idade a pele é mais sensível. Por exemplo, em crianças o tipo de atendimento tem que ser especializado, o uso de esmaltes tem que ser livre de formaldeído, toluenol e dibutilftalato (DBP).

Recursos Físicos:

Os produtos serão expostos em prateleiras para que os clientes se sintam mais à vontade para escolher a cor de seu esmalte. Assim, ele pode escolher a cor que mais o agrade e que se sinta bem naquele momento.

Organização e Controle:

Para que a empresa tenha um bom funcionamento, teremos um profissional responsável pelo o atendimento no balcão (que além das suas funções administrativas, ira direcionar o cliente para o profissional e também poderá orientar o cliente sobre cores e marcas dos esmaltes disponíveis) e as manicures ficarão alocadas pela esmalteria da maneira com que os clientes tenham maior comodidade.

(25)

25 O responsável pelo caixa permanecerá na loja e será dele os atributos relacionados ao controle dos agendamentos de horários, quando houver, dos pedidos com fornecedores através do telefone e contatos por meios virtuais, dos estoques e das contas a pagar, e fazendo os primeiros contatos com os potenciais clientes via telefone e redes sociais.

O profissional que estiver fixo no atendimento interno deve cuidar para que as dependências da loja estejam sempre organizadas e limpas.

11. Análise Financeira 11.1 Investimento Fixo

DISCRIMINAÇÃO VALOR R$ %*

Construções 300,00 4,0%

Pequenas reformas e reparos 300,00

Máquinas e Equipamentos 1.250,00 10,0%

1 Estufa para esterilizar alicates 250,00

1 TV + DVD 1.000,00

Móveis e Utensílios 5.300,00 10,0%

6 Carrinhos manicure 2.100,00

1 Estante 200,00

1 Balcao Nail Bar 450,00

1 Frigobar 560,00 1 Microondas 250,00 6 Cadeiras 300,00 2 Armários 600,00 5 Poltronas 500,00 1 Sofá 200,00 1 mesa 140,00 Computadores 1.400,00 20,0% 1 Microcomputador 1.200,00 1 Impressora 200,00 Taxa de Franquia - 0,0% Veículos - 20,0% Outros 1.170,00 0,0%

Taxas junta comercial e alvarás 800,00

7 Cestos de lixo 70,00

20 toalhas de rosto 100,00

10 unids alicates 200,00

Total Investimento Fixo 9.420,00 78,92

(26)

26

11.2. Estimativa de Faturamento Mensal

Custo Direto Faturamento % do Faturamento Produtos - - 0,0% Serviços 5.311,20 35.770,00 100,0% Total 5.311,20 35.770,00

Descrição do Serviço

Estimativa de Custos Estimativa de Vendas Vendas

Unitárias Custo Unit. Custo Direto do Serviço

Preço de Venda

Unitário Faturamento

Unhas segunda-quarta 504 3,80 1.915,20 25,00 12.600,00 Unhas quinta e sabado 720 3,80 2.736,00 30,00 21.600,00 Bebidas Nail Bar 120 2,00 240,00 5,50 660,00 Comidas Nail Bar 140 3,00 420,00 6,50 910,00

Custo

Direto 5.311,20 TOTAL DE SERVIÇOS 35.770,00

11.3. Custos Fixos

Discriminação Valor R$

Mão-de-Obra + Encargos 11.255,54

Retirada dos Sócios (Pró-Labore) 2.081,25

Água 100,00

Luz 200,00

Telefone 25,00

Contador 880,00

Despesas com Veículos -

Material de Expediente e Consumo

Aluguel 1.200,00 Seguros - Propaganda e Publicidade 100,00 Depreciação Mensal 78,92 Manutenção - Condomínio 30,00 Despesas de Viagem - Serviços de Terceiros

Ônibus, Táxis e Selos -

Outros -

(27)

27

11.4. Demonstração do Resultado do Exercício

DISCRIMINAÇÃO VALOR R$ %

1. Receita Total 35.770,00 100,00%

Vendas (à vista) 35.770,00 100,00%

Vendas (a prazo) 0,00 0,00%

2. Custos Variáveis Totais 12.695,99 35,49%

Previsão de Custos (Custo da Mercadoria + Custo do Serviço) 5.311,20 14,85%

Impostos Federais (PIS, COFINS, IPI ou SUPER SIMPLES) 4.045,59 11,31%

Impostos Estaduais (ICMS) - -

Imposto Municipal (ISS) - -

Previsão de Inadimplência 1,50% 536,55 1,50%

Comissões 0,00 0,00%

Cartões de Crédito e Débito 411,36 1,15%

Outros Custos Variáveis 2.391,30 6,69%

3. Margem de Contribuição 23.074,01 64,51%

4. Custos Fixos Totais 15.950,71 44,59%

Mão-de-Obra + Encargos 11.255,54 31,47%

Retirada dos Sócios (Pró-Labore) 2.081,25 5,82%

Água 100,00 0,28%

Luz 200,00 0,56%

Telefone 25,00 0,07%

Contador 880,00 2,46%

Despesas com Veículos 0,00 0,00%

Material de Expediente e Consumo 0,00 0,00%

Aluguel 1.200,00 3,35% Seguros 0,00 0,00% Propaganda e Publicidade 100,00 0,28% Depreciação Mensal 78,92 0,22% Manutenção 0,00 0,00% Condomínio 30,00 0,08% Despesas de Viagem 0,00 0,00% Serviços de Terceiros 0,00 0,00%

Ônibus, Táxis e Selos 0,00 0,00%

Outros Custos Fixos 0,00 0,00%

5. Resultado Operacional 7.123,30 19,91%

6. Investimentos 0,00 0,00%

Financiamento 0,00 0,00%

7. Imposto Renda Pessoa Jurídica e Contribuição Social

(Presumido/Real) 0,00 0,00%

Imposto de Renda Pessoa Jurídica – IRPJ - 0,00% Contribuição Social – CS - 0,00%

(28)

28 11.5. Indicadores Financeiros 11.5.1. Recursos Necessários Investimento 12.111,30 Capital de Giro 23.608,20 Total 35.719,50 Financiamento - Capital Próprio 35.719,50 11.5.2. Resumo Financeiro Faturamento 35.770,00 Custos Variáveis 12.695,99 35,49% Custos Fixos 15.950,71 44,59% Resultado Operacional 7.123,30 19,91% Investimentos - 0,00% Resultado 7.123,30 19,91% 11.5.3. Ponto de Equilíbrio Operacional Mensal 24.727,26 Diário 989,09 Financeiro Mensal 24.727,26 Diário 989,09 Econômico Lucro Desejado - 0,00% Mensal 24.727,26 Diário 989,09 Dias Úteis 25

(29)

29

11.5.4. Estoques e Disponibilidade de Estoque

Prazo Médio de Recebimento 0

Rotação do Estoque 1,88 dias

Necessidade de Capital de Giro

Ciclo Financeiro 23.608,20 X

Saldo das contas do Balanço 0,00

11.5.5. Indicadores de Desempenho Margem de Contribuição 64,51% Rentabilidade Média Mensal 10,25% Período de 60 meses 16.469,13% Endividamento Geral Grau de Endividamento 0 - 10000,000 20000,000 30000,000 40000,000 50000,000 60000,000

Receita Custo Total

Lucratividade

Média Mensal 8,81%

Prazo de Retorno do Investimento

Resultado Operacional 12 meses

Resultado Final 12 meses

Taxa de Retorno

TMA - Taxa Mínima de Atratividade 11,35%

TIR - Taxa Interna de Retorno 120,68%

(30)

30 11.5.6. Análise de Sensibilidade Acréscimo no Preço 10,0% Receita 39.347,00 Custo Variável 12.695,99 Custo Fixo 15.950,71 Resultado Operacional 10.700,30 Investimentos - Resultado Final 10.700,30

Acréscimo nas Vendas 10,0%

Receita 39.347,00 Custo Variável 13.965,59 Custo Fixo 15.950,71 Resultado Operacional 9.430,70 Investimentos - Resultado Final 9.430,70

Redução no Custo da Mercadoria 10,0%

Receita 35.770,00 Custo Variável 12.164,87 Custo Fixo 15.950,71 Resultado Operacional 7.654,42 Investimentos - Resultado Final 7.654,42

Redução no Custo Fixo 10,0%

Receita 35.770,00 Custo Variável 12.695,99 Custo Fixo 14.355,64 Resultado Operacional 8.718,37 Investimentos - Resultado Final 8.718,37

(31)

31 Política de Descontos 10,0% Receita 32.193,00 Custo Variável 12.695,99 Custo Fixo 15.950,71 Resultado Operacional 3.546,30 Investimentos - Resultado 3.546,30 11.6. Prazos e Estoques POLÍTICA DE VENDA

Prazo médio de venda das mercadorias % Dias

Venda à Vista 100,00 -

Venda a Prazo 0,00 0

Este quadro apresenta a divisão das vendas à vista e a prazo Prazo Médio 0

em relação às vendas totais.

POLÍTICA DE COMPRA

Prazo médio de compras % Dias

À Vista 55,00 -

A Prazo 45,00 30

Este quadro apresenta a divisão das compras à vista e a prazo Prazo Médio 14

em relação às compras totais.

POLÍTICA DE ESTOQUE Dias Necessidade média de estoques 30

Este quadro define qual deve ser o estoque mínimo necessário em dias.

ESTIMATIVA DE ESTOQUE INICIAL R$

Estoque Inicial 2.691,30

Este quadro define o valor do estoque inicial

,00% 200000,00% 400000,00% 600000,00% 800000,00% 1000000,00% 1200000,00% Resultado Atual Acréscimo no Preço Acréscimo nas Vendas Redução no Custo da Mercadoria Redução no Custo Fixo Política de Descontos

(32)

32

11.7. Custos com Mão de Obra

Cargo/Função Nº func. Salário %* Encargos Total

Manicure 6 1.205,00 37,54% 452,36 9.944,14 Recepcionista 1 953,47 37,54% 357,93 1.311,40 Comissões - - 37,54% - -

TOTAL 7 8.183,47 3.072,07 11.255,54

Retirada dos Sócios (Pró-Labore)

Valor a ser retirado mensalmente 1.875,00

Alíquota de INSS 11,00%

11.8. Tributos

Receita Bruta Anual 429.240,00

Faturamento Mensal 35.770,00

Atividade Receita Bruta Mensal (*)

Outros Serviços - Não Vetados 35.770,00

Total 35.770,00 Receita Bruta Anual 429.240,00

Débito e Crédito de ICMS

DEBITO ICMS

Destino Produto/UF Vendas Alíquota Valor do Débito

Paraná - 18,00% - Sul / Sudeste - 12,00% - Norte / Nordeste / MT / MS - 7,00% - TOTAL -

Crédito de ICMS

Destino Produto/UF Compras Alíquota Valor do Crédito

Paraná - 12,00% - Sul / Sudeste - 20,00% - Norte / Nordeste / MT / MS - 17,00% - TOTAL - ICMS DEVIDO -

Débito e Crédito do IPI

DEBITO IPI Aliquota

Valor do Débito 0,00 8,00% -

CREDITO IPI Aliquota

Valor do Crédito 0,00 8,00% -

IPI DEVIDO -

Alíquota de ISS do Município

(33)

33 Débito e Crédito de PIS

A. DEBITO PIS Aliquota

Valor do Débito 35.770,00 1,65% 590,21 B. CREDITO PIS Alíquota

Valor do Crédito 21.261,91 1,65% 350,82 PIS DEVIDO 239,38

Débito e Crédito de COFINS

DEBITO COFINS Aliquota

Valor do Débito 35.770,00 7,60% 2.718,52 CREDITO COFINS Aliquota

Valor do Crédito 21.261,91 7,60% 1.615,91 COFINS DEVIDO 1.102,61

Faturamento Mensal 35.770,00

IMPOSTOS EI SIMPLES PRESUMIDO LUCRO LUCRO REAL

IR - Imposto de Renda FATURAMENTO EXCEDE O PERMITIDO R$ 36.000,00 AO ANO 4.045,59 858,48 1.974,91 CSLL - Contribuição Social 1.030,18 1.184,95 COFINS - Contribuição Financeira Social 1.073,10 2.718,52 PIS - Programa de Integração Social 232,51 590,21 IPI - Imposto sobre Produtos Industrializados - - ICMS - Imposto de Circulação de Mercadorias e

Serviços - -

ISS - Imposto sobre Serviços 1.788,50 1.788,50

TOTAL DE IMPOSTOS - 4.045,59 4.982,76 8.257,09 RELAÇÃO PERCENTUAL DE IMPOSTOS 0,00% 11,31% 13,9% 23,1%

ENCARGOS

INSS - - 2.052,94 2.052,94 SESI, SESC OU SEST - - 122,75 122,75 SENAI,SENAC OU SENAT - - 81,83 81,83 SEBRAE - - 49,10 49,10 INCRA - - 16,37 16,37 FGTS - 654,68 654,68 654,68 Acidente de Trabalho - - 245,50 245,50 Salário Educação - - 204,59 204,59 TOTAL DE ENCARGOS - 654,68 3.427,77 3.427,77 TOTAL GERAL DA TRIBUTAÇÃO - 4.700,26 8.410,53 11.684,85

(34)

34

OPTAREI PELO REGIME:

EI --- VETADO

SIMPLES X

LUCRO PRESUMIDO -

LUCRO REAL -

11.9. Comissões e Outros Custos Variáveis

COMI COMISSÕES

Descrição das Comissões % do Faturamento % da Comissão Valor

- - - -

CARTÃO DE CRÉDITO E DÉBITO CARTÃO DE CRÉDITO E DÉBITO

Descrição % do Faturamento % da Comissão Valor

Pagamento a vista debito 50,0% 2,3% 411,36

411,36 SSÕES COMISSÕES PREVISÃO DE INADIMPLÊNCIA 1,5%

OUTROS CUSTOS VARIÁVEIS

Descrição Valor

1 und grampeador e grampos 6,50

2 unds de resma de folha de papel a4 24,00

16 unds spray 208,00

Amolaçao de alicates 100,00

12 unds Acetonas 96,00

140 unds comidas Nail Bar 420,00

120 unids bebidas Nail bar 300,00

1224 Kist's Materias descartáveis 856,80

110 unds esmaltes 380,00

(35)

35

11.10. Previsão de Sazonalidade para 5 anos 11.10.1 Sazonalidade Primeiro Ano

mar / 16 abr / 16 mai / 16 jun / 16 jul / 16 ago / 16 set / 16 out / 16 nov / 16 dez / 16 jan / 17 mar / 17

1. Receita Total

17.885,00 21.462,00 25.039,00 28.616,00 32.193,00 35.770,00 25.039,00 28.616,00 32.193,00 35.770,00 39.347,00 42.924,00

2. Custos Variáveis Totais

6.348,00 7.617,60 8.887,19 10.156,79 11.426,39 12.695,99 8.887,19 10.156,79 11.426,39 12.695,99 13.965,59 15.235,19 3. Margem de Contribuição 11.537,00 13.844,40 16.151,81 18.459,21 20.766,61 23.074,01 16.151,81 18.459,21 20.766,61 23.074,01 25.381,41 27.688,81 4. Custos Fixos 15.950,71 15.950,71 15.950,71 15.950,71 15.950,71 15.950,71 15.950,71 15.950,71 15.950,71 15.950,71 15.950,71 15.950,71 5. Resultado Operacional -4.413,71 -2.106,31 201,09 2.508,50 4.815,90 7.123,30 201,09 2.508,50 4.815,90 7.123,30 9.430,70 11.738,10 6. Investimentos 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 7. Outros Investimentos

8. Resultado Líquido Financeiro

-4.413,71 -2.106,31 201,09 2.508,50 4.815,90 7.123,30 201,09 2.508,50 4.815,90 7.123,30 9.430,70 11.738,10 Aporte de Capital - Acumulado no Ano -4.413,71 -6.520,01 -6.318,92 -3.810,42 1.005,47 8.128,77 8.329,86 10.838,36 15.654,25 22.777,55 32.208,25 43.946,35 Lucratividade Mensal -24,7% -9,8% 0,8% 8,8% 15,0% 19,9% 0,8% 8,8% 15,0% 19,9% 24,0% 27,3% Rentabilidade Mensal -12,4% -5,9% 0,6% 7,0% 13,5% 19,9% 0,6% 7,0% 13,5% 19,9% 26,4% 32,9%

Estagio de Crescimento da Atividade

100,00% 100,00% 100,00% 100,00% 100,00% 100,00% 100,00% 100,00% 100,00% 100,00% 100,00% 100,00%

Sazonalidade

50,00% 60,00% 70,00% 80,00% 90,00% 100,00% 70,00% 80,00% 90,00% 100,00% 110,00% 120,00%

Variação do Custo Fixo

(36)

36 -1000000,00% ,00% 1000000,00% 2000000,00% 3000000,00% 4000000,00% 5000000,00% m ar /y y ab r/ yy m ai /y y ju n/ yy ju l/ yy ag o/ yy se t/ yy ou t/ yy no v/ yy de z/ yy ja n/ yy fe v/ yy m ar /y y

1. Receita Total 8. Resultado Líquido Financeiro

SAZONALIDADE - PRIMEIRO ANO

Necessidade de Capital de Giro

Inicial 23.608,20

Primeiro Ano 0 Lucratividade

(37)

37

11.10.2. Sazonalidade Segundo Ano

mar / 17 abr / 17 mai / 17 jun / 17 jul / 17 ago / 17 set / 17 out / 17 nov / 17 dez / 17 jan / 18 mar / 18

1. Receita Total

17.885,00 21.462,00 25.039,00 28.616,00 32.193,00 35.770,00 25.039,00 28.616,00 32.193,00 35.770,00 39.347,00 42.924,00

2. Custos Variáveis Totais

6.348,00 7.617,60 8.887,19 10.156,79 11.426,39 12.695,99 8.887,19 10.156,79 11.426,39 12.695,99 13.965,59 15.235,19 3. Margem de Contribuição 11.537,00 13.844,40 16.151,81 18.459,21 20.766,61 23.074,01 16.151,81 18.459,21 20.766,61 23.074,01 25.381,41 27.688,81 4. Custos Fixos 15.950,71 15.950,71 15.950,71 15.950,71 15.950,71 15.950,71 15.950,71 15.950,71 15.950,71 15.950,71 15.950,71 15.950,71 5. Resultado Operacional -4.413,71 -2.106,31 201,09 2.508,50 4.815,90 7.123,30 201,09 2.508,50 4.815,90 7.123,30 9.430,70 11.738,10 6. Investimentos 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 7. Outros Investimentos

8. Resultado Líquido Financeiro

-4.413,71 -2.106,31 201,09 2.508,50 4.815,90 7.123,30 201,09 2.508,50 4.815,90 7.123,30 9.430,70 11.738,10 Aporte de Capital Acumulado no Ano -4.413,71 -6.520,01 -6.318,92 -3.810,42 1.005,47 8.128,77 8.329,86 10.838,36 15.654,25 22.777,55 32.208,25 43.946,35 Lucratividade Mensal 39.532,64 37.426,33 37.627,43 40.135,92 44.951,82 52.075,11 52.276,21 54.784,70 59.600,60 66.723,90 76.154,59 87.892,69 Rentabilidade Mensal -24,7% -9,8% 0,8% 8,8% 15,0% 19,9% 0,8% 8,8% 15,0% 19,9% 24,0% 27,3% -12,4% -5,9% 0,6% 7,0% 13,5% 19,9% 0,6% 7,0% 13,5% 19,9% 26,4% 32,9%

Estagio de Crescimento da Atividade Sazonalidade

50,0% 60,0% 70,0% 80,0% 90,0% 100,0% 70,0% 80,0% 90,0% 100,0% 110,0% 120,0%

Variação do Custo Fixo

(38)

38 Necessidade de Capital de Giro

Inicial 23.608,20 Segundo Ano 0,00 Lucratividade 12,04% -1000000,00% ,00% 1000000,00% 2000000,00% 3000000,00% 4000000,00% 5000000,00% ab r/ yy m ai /y y ju n/ yy ju l/ yy ag o/ yy se t/ yy ou t/ yy no v/ yy de z/ yy jan /y y fe v/ yy

1. Receita Total 8. Resultado Líquido Financeiro

(39)

39

11.10.3. Sazonalidade Terceiro Ano

mar / 18 abr / 18 mai / 18 jun / 18 jul / 18 ago / 18 set / 18 out / 18 nov / 18 dez / 18 jan / 19 mar / 19

1. Receita Total

17.885,00 21.462,00 25.039,00 28.616,00 32.193,00 35.770,00 25.039,00 28.616,00 32.193,00 35.770,00 39.347,00 42.924,00

2. Custos Variáveis Totais

6.348,00 7.617,60 8.887,19 10.156,79 11.426,39 12.695,99 8.887,19 10.156,79 11.426,39 12.695,99 13.965,59 15.235,19 3. Margem de Contribuição 11.537,00 13.844,40 16.151,81 18.459,21 20.766,61 23.074,01 16.151,81 18.459,21 20.766,61 23.074,01 25.381,41 27.688,81 4. Custos Fixos 15.950,71 15.950,71 15.950,71 15.950,71 15.950,71 15.950,71 15.950,71 15.950,71 15.950,71 15.950,71 15.950,71 15.950,71 5. Resultado Operacional -4.413,71 -2.106,31 201,09 2.508,50 4.815,90 7.123,30 201,09 2.508,50 4.815,90 7.123,30 9.430,70 11.738,10 6. Investimentos 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 7. Outros Investimentos

8. Resultado Líquido Financeiro

-4.413,71 -2.106,31 201,09 2.508,50 4.815,90 7.123,30 201,09 2.508,50 4.815,90 7.123,30 9.430,70 11.738,10 Aporte de Capital Acumulado no Ano -4.413,71 -6.520,01 -6.318,92 -3.810,42 1.005,47 8.128,77 8.329,86 10.838,36 15.654,25 22.777,55 32.208,25 43.946,35 Lucratividade Mensal 83.478,98 81.372,68 81.573,77 84.082,27 88.898,16 96.021,46 96.222,55 98.731,05 103.546,95 110.670,24 120.100,94 131.839,04 Rentabilidade Mensal -24,7% -9,8% 0,8% 8,8% 15,0% 19,9% 0,8% 8,8% 15,0% 19,9% 24,0% 27,3% -12,4% -5,9% 0,6% 7,0% 13,5% 19,9% 0,6% 7,0% 13,5% 19,9% 26,4% 32,9%

Estagio de Crescimento da Atividade Sazonalidade

50,0% 60,0% 70,0% 80,0% 90,0% 100,0% 70,0% 80,0% 90,0% 100,0% 110,0% 120,0%

Variação do Custo Fixo

(40)

40 Necessidade de Capital de Giro

Inicial 23.608,20 Terceiro Ano 0,00 Lucratividade 12,0% -1000000,00% ,00% 1000000,00% 2000000,00% 3000000,00% 4000000,00% 5000000,00% m ar /y y ab r/ yy m ai /y y ju n/ yy ju l/ yy ag o/ yy se t/ yy ou t/ yy no v/ yy de z/ yy ja n/ yy fe v/ yy m ar /y y

1. Receita Total 8. Resultado Líquido Financeiro

(41)

41

11.10.4. Sazonalidade Quarto Ano

mar / 19 abr / 19 mai / 19 jun / 19 jul / 19 ago / 19 set / 19 out / 19 nov / 19 dez / 19 jan / 20 mar / 20

1. Receita Total

17.885,00 21.462,00 25.039,00 28.616,00 32.193,00 35.770,00 25.039,00 28.616,00 32.193,00 35.770,00 39.347,00 42.924,00

2. Custos Variáveis Totais

6.348,00 7.617,60 8.887,19 10.156,79 11.426,39 12.695,99 8.887,19 10.156,79 11.426,39 12.695,99 13.965,59 15.235,19 3. Margem de Contribuição 11.537,00 13.844,40 16.151,81 18.459,21 20.766,61 23.074,01 16.151,81 18.459,21 20.766,61 23.074,01 25.381,41 27.688,81 4. Custos Fixos 15.950,71 15.950,71 15.950,71 15.950,71 15.950,71 15.950,71 15.950,71 15.950,71 15.950,71 15.950,71 15.950,71 15.950,71 5. Resultado Operacional -4.413,71 -2.106,31 201,09 2.508,50 4.815,90 7.123,30 201,09 2.508,50 4.815,90 7.123,30 9.430,70 11.738,10 6. Investimentos 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 7. Outros Investimentos

8. Resultado Líquido Financeiro

-4.413,71 -2.106,31 201,09 2.508,50 4.815,90 7.123,30 201,09 2.508,50 4.815,90 7.123,30 9.430,70 11.738,10 Aporte de Capital Acumulado no Ano -4.413,71 -6.520,01 -6.318,92 -3.810,42 1.005,47 8.128,77 8.329,86 10.838,36 15.654,25 22.777,55 32.208,25 43.946,35 Lucratividade Mensal 127.425,33 125.319,02 125.520,12 128.028,61 132.844,51 139.967,81 140.168,90 142.677,40 147.493,29 154.616,59 164.047,29 175.785,38 Rentabilidade Mensal -24,7% -9,8% 0,8% 8,8% 15,0% 19,9% 0,8% 8,8% 15,0% 19,9% 24,0% 27,3% -12,4% -5,9% 0,6% 7,0% 13,5% 19,9% 0,6% 7,0% 13,5% 19,9% 26,4% 32,9%

Estagio de Crescimento da Atividade Sazonalidade

50,0% 60,0% 70,0% 80,0% 90,0% 100,0% 70,0% 80,0% 90,0% 100,0% 110,0% 120,0%

Variação do Custo Fixo

(42)

42 Necessidade de Capital de Giro

Inicial 23.608,20 Quarto Ano 0,00 Lucratividade 12,04% -1000000,00% ,00% 1000000,00% 2000000,00% 3000000,00% 4000000,00% 5000000,00% ab r/ yy ju n/ yy ag o/ yy ou t/ yy de z/ yy fe v/ yy

1. Receita Total 8. Resultado Líquido Financeiro

(43)

43

11.10.5. Sazonalidade Quinto Ano

mar / 20 abr / 20 mai / 20 jun / 20 jul / 20 ago / 20 set / 20 out / 20 nov / 20 dez / 21 jan / 21 mar / 21

1. Receita Total

17.885,00 21.462,00 25.039,00 28.616,00 32.193,00 35.770,00 25.039,00 28.616,00 32.193,00 35.770,00 39.347,00 42.924,00

2. Custos Variáveis Totais

6.348,00 7.617,60 8.887,19 10.156,79 11.426,39 12.695,99 8.887,19 10.156,79 11.426,39 12.695,99 13.965,59 15.235,19 3. Margem de Contribuição 11.537,00 13.844,40 16.151,81 18.459,21 20.766,61 23.074,01 16.151,81 18.459,21 20.766,61 23.074,01 25.381,41 27.688,81 4. Custos Fixos 15.950,71 15.950,71 15.950,71 15.950,71 15.950,71 15.950,71 15.950,71 15.950,71 15.950,71 15.950,71 15.950,71 15.950,71 5. Resultado Operacional -4.413,71 -2.106,31 201,09 2.508,50 4.815,90 7.123,30 201,09 2.508,50 4.815,90 7.123,30 9.430,70 11.738,10 6. Investimentos 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 7. Outros Investimentos

8. Resultado Líquido Financeiro

-4.413,71 -2.106,31 201,09 2.508,50 4.815,90 7.123,30 201,09 2.508,50 4.815,90 7.123,30 9.430,70 11.738,10 Aporte de Capital Acumulado no Ano -4.413,71 -6.520,01 -6.318,92 -3.810,42 1.005,47 8.128,77 8.329,86 10.838,36 15.654,25 22.777,55 32.208,25 43.946,35 Lucratividade Mensal 171.371,68 169.265,37 169.466,46 171.974,96 176.790,86 183.914,15 184.115,25 186.623,74 191.439,64 198.562,93 207.993,63 219.731,73 Rentabilidade Mensal -24,7% -9,8% 0,8% 8,8% 15,0% 19,9% 0,8% 8,8% 15,0% 19,9% 24,0% 27,3% -12,4% -5,9% 0,6% 7,0% 13,5% 19,9% 0,6% 7,0% 13,5% 19,9% 26,4% 32,9%

Estagio de Crescimento da Atividade Sazonalidade

50,0% 60,0% 70,0% 80,0% 90,0% 100,0% 70,0% 80,0% 90,0% 100,0% 110,0% 120,0%

Variação do Custo Fixo

(44)

44 Necessidade de Capital de Giro

Inicial 23.608,20

Quinto Ano 0,00 Lucratividade

12,04%

12. Análise Geral e Ponderações Finais do Negócio

O proposto Plano de Negócios traz expectativas otimistas em relação às suas previsões de rentabilidade e retorno. Com um relativo tempo de retorno rápido, cerca de 12 meses, o empreendimento fica promissor e o investimento se torna sedutor.

O cenário positivo se configura através da aceitação do mercado para o pacote de serviços proposto que será oferecido de maneira diferenciada e bastante qualificada para todos os seus clientes. O cenário negativo aconteceria no caso de rejeição do proposto pacote de serviços que inicialmente demandaria investimento em marketing na tentativa de adequação do serviço ao mercado e posteriormente demandaria gastos na desmontagem da estrutura que foi montada para oferecer o serviço ou na adaptação dela para outras funções na empresa, além do prejuízo com os investimentos pré-operacionais despendidos.

Porém as previsões trazem maiores expectativas otimistas obtidas através da análise do presente plano de negócios e através da necessidade de demanda percebida através de pesquisa de mercado. -1000000,00% ,00% 1000000,00% 2000000,00% 3000000,00% 4000000,00% 5000000,00% m ar /y y ab r/ yy m ai /y y ju n/ yy ju l/ yy ag o/ yy set /y y ou t/ yy no v/ yy de z/ yy jan /y y fe v/ yy

1. Receita Total 8. Resultado Líquido Financeiro

Referências

Documentos relacionados

Verificada a efetividade da proposta, a Comissão de Licitações declarou vencedor o licitante Francisco Souza Lima Helm, sendo o total do item 14 licitado o valor de

Diante das consequências provocadas pelas intempé- ries climáticas sobre a oferta de cana-de-açúcar para a indústria, a tendência natural é que a produção seja inferior

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Os dados encontrados sugerem que existe condições de preservação com trechos alterados, logo faz-se necessário a reversibilidade dos impactos de maior magnitude como a

◦ Os filtros FIR implementados através de estruturas não recursivas têm menor propagação de erros. ◦ Ruído de quantificação inerente a

Os candidatos reclassificados deverão cumprir os mesmos procedimentos estabelecidos nos subitens 5.1.1, 5.1.1.1, e 5.1.2 deste Edital, no período de 15 e 16 de junho de 2021,

tidos para o Coefi ciente de Efi cácia Protéica para o leite de búfala, vaca e caseína como padrão, verifi caram que a caseína e o leite de vaca, não apresentaram diferença

c.4) Não ocorrerá o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago a vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no