• Nenhum resultado encontrado

SISTEMA INTEGRADO DE COMÉRCIO EXTERIOR DE SERVIÇOS (SISCOSERV) Daniel de Oliveira Braga 08 de outubro de 2012

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SISTEMA INTEGRADO DE COMÉRCIO EXTERIOR DE SERVIÇOS (SISCOSERV) Daniel de Oliveira Braga 08 de outubro de 2012"

Copied!
31
0
0

Texto

(1)

S

ISTEMA

I

NTEGRADO

DE

C

OMÉRCIO

E

XTERIOR

DE

S

ERVIÇOS

(SISCOSERV)

Daniel de Oliveira Braga

(2)

SISCOSERV – Base Legal

• Lei nº 12.546 de 14/12/2011, em seus artigos 25 a 27, institui a obrigação de prestar ao MDIC, para fins econômico-comerciais, informações relativas às transações entre residentes ou domiciliados no País e residentes ou domiciliados no exterior que compreendam serviços, intangíveis e outras operações que produzam variações no patrimônio das pessoas físicas, das pessoas jurídicas ou dos entes despersonalizados

• Decreto 7708 de 02/04/2012 – Institui NBS e NEBS.

• Portaria MDIC 113/2012 – Dispõe sobre a obrigatoriedade.

• IN 1277/2012 – Institui a obrigatoriedade de prestar informações.

• Manuais Siscoserv

Manual Siscoserv - Módulo Venda

(3)

 Estruturado em conformidade com os conceitos previstos na legislação tributária.

 Disponível na internet - processamento on-line.

 Acesso: Certificação Digital e Procuração Eletrônica.  Nomenclatura: NBS (baseada na CPC 2.0).

 Registra exclusivamente operações já iniciadas ou concluídas.  Inexistência de anuência prévia por órgãos do Governo.

Talami Participações e Intermediação de Negócios Ltda 3

(4)

 Sistema que viabilizará a medição informatizada do comércio exterior de serviços e a geração de estatísticas que auxiliarão na formulação e consecução de políticas públicas para o setor.

 Iniciativa do Governo Brasileiro para fortalecer a participação do País no comércio internacional de serviços.

(5)

 Acessar o site www.siscoserv.mdic.gov.br

 Certificação Digital deve ser adquirida de autoridades certificadoras habilitadas pela Receita Federal.

 Para habilitação de representantes legais, é necessária uma procuração eletrônica obtida exclusivamente na Receita Federal.

Talami Participações e Intermediação de Negócios Ltda 5

(6)
(7)

 01/08/2012 - os serviços de construção, manutenção, reparação e instalação e os serviços postais e de remessa expressa - prestados ou adquiridos por pessoas físicas ou jurídicas.

 Até outubro de 2013 - os demais serviços definidos pela Nomenclatura Brasileira de Serviços (NBS) - tecnologia de informação, hospedagem e serviços financeiros.

 Ver schedule nos slides 25 e 26

Talami Participações e Intermediação de Negócios Ltda 7

(8)

– São as entidades brasileiras que realizam operações de comercialização de serviços, intangíveis (sem existência física) e outras operações que produzem variações no patrimônio das entidades, com residentes ou domiciliados no exterior, dentre as quais as operações de exportação e importação de serviços.

– Os serviços, os intangíveis e as demais operações a serem registrados no Siscoserv estão definidos na Nomenclatura Brasileira de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio (NBS).

(9)

 Prestador ou Tomador do serviço residente ou domiciliado no Brasil;

 PF ou PJ, residente ou domiciliada no Brasil, que transfere ou adquire o intangível, inclusive os direitos de propriedade intelectual, por meio de cessão, concessão, licenciamento ou por quaisquer outros meios admitidos em direito;

 PF ou PJ ou o responsável legal do ente despersonalizado (reconhecidos pelo Direito Processual Civil Brasileiro, quais sejam, a massa falida, a herança, as sociedades irregulares e o condomínio), residente ou domiciliado no Brasil, que realize outras operações que produzam variações no patrimônio;

 Os órgãos da administração pública, direta e indireta, da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal.

Talami Participações e Intermediação de Negócios Ltda 9

(10)

 Serviços: serviços de engenharia, serviços de gerenciamento de redes, serviços fotográficos, etc.

 Intangíveis: licenciamento de patentes e de marcas, entre outros.

 Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio: fornecimento de refeições, leasing, etc.

(11)

Dispensadas às operações que não tenham utilizado mecanismos de apoio ao comércio exterior de serviços, de intangíveis e demais operações:

 PJ optantes pelo Simples Nacional e os microempreendedores individuais (MEI);

 PF residentes no Brasil que, em nome individual, não explorem, habitual e profissionalmente, qualquer atividade econômica de natureza civil ou comercial, com o fim especulativo de lucro, desde que não realizem operações em valor superior a US$ 20.000,00, ou o equivalente em outra moeda, no mês.

 Nota: Não são objeto de registro no Siscoserv as informações relativas às operações de compra e venda efetuadas exclusivamente com mercadorias e também às transações envolvendo serviços e intangíveis incorporados a bens e mercadorias exportados ou importados, registrados no Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex). Talami Participações e Intermediação de Negócios Ltda 11

(12)

No SISCOSERV serão registrados dados sobre as operações, entre residentes ou domiciliados no País e residentes ou domiciliados no exterior, envolvendo serviços, intangíveis e outras operações que produzem variações no patrimônio das entidades, inclusive operações de importação e exportação de serviços.

VENDA

AQUISIÇÃO

(13)

 Registro de Venda de Serviços (RVS): contém dados referentes a venda, por residente ou domiciliado no País, de serviços, intangíveis ou outras operações que produzam variações no patrimônio, a residente ou domiciliado no exterior;

 Registro de Faturamento (RF): contém dados referentes ao faturamento decorrente de venda objeto de prévio RVS; e

 Registro de Presença Comercial (RPC): contém dados referentes às operações realizadas por meio de Presença Comercial no Exterior.

Talami Participações e Intermediação de Negócios Ltda 13

(14)

Cada módulo conterá os modos de prestação de serviços identificados segundo a localização do prestador e do tomador, conforme estabelecido no Acordo Geral sobre Comércio de Serviços da OMC (GATS);

Modos Módulo de Venda

Modo 1 Comércio Transfronteiriço Modo 2 Consumo no Brasil

Modo 3 Presença comercial no exterior

Modo 4 Movimento temporário de pessoas físicas

(15)

 Registro de Aquisição de Serviços (RAS): contém dados

referentes à aquisição, por residente ou domiciliado no País, de serviços, intangíveis ou outras operações que produzam variações no patrimônio de residente ou domiciliado no exterior.

 Registro de Pagamento (RP): contém dados referentes ao pagamento relativo à aquisição objeto de prévio RAS.

Talami Participações e Intermediação de Negócios Ltda 15

(16)

Modo Módulo de Aquisição Exemplos:

1

Comércio Transfronteiriço: são os serviços prestados por um residente ou domiciliado em outro país a um consumidor residente ou domiciliado no Brasil.

a) software adquirido por empresa brasileira pela Internet de empresa domiciliada no exterior;

b) empresa de engenharia estrangeira contratada por empresa brasileira para elaborar projeto de ponte no Brasil;

c) serviços de corretagem de ações prestados a cliente domiciliado ou residente no Brasil, efetuados por um corretor localizado em outro país;

d) serviços de projeto e desenvolvimento de estruturas e conteúdo de páginas eletrônicas realizados no

exterior para cliente residente ou domiciliados no Brasil.

Consumo no Brasil: consumidor residente ou

a) serviços educacionais presenciais prestados no exterior a residente no Brasil;

(17)

Talami Participações e Intermediação de Negócios Ltda 17

Modo Módulo de Aquisição Exemplos: 3 Presença comercial no Brasil: não é

registrado no Módulo Aquisição.

4

Movimento temporário de pessoas físicas: residentes no exterior deslocam-se por tempo limitado ao Brasil com vistas a prestar um serviço a residente ou domiciliado no Brasil. Também, para este Modo deverão registrar operações em que as pessoas físicas ou jurídicas residentes ou domiciliadas no Brasil, quando a aquisição de serviço ensejar o deslocamento temporário de pessoa(s) física(s) residente(s) no exterior com vistas a prestar um serviço no Brasil, exceto quando se estabelecer vínculo empregatício.

a) arquiteto residente no exterior desloca-se para dedesloca-senvolver projeto de arquitetura no Brasil;

b) empreiteiras domiciliadas no exterior enviam trabalhadores que mantêm vínculo empregatício no exterior para construção de uma rodovia no Brasil;

c) advogado residente no exterior desloca-se a fim de prestar consultoria jurídica no Brasil.

(18)

 A prestação das informações de que trata o art. 1º terá os seguintes prazos:

 I - 30 (trinta) dias a contar da data de início da prestação de serviço, da comercialização de intangível, ou da realização da operação que produza variação no patrimônio das pessoas físicas, das pessoas jurídicas ou dos entes despersonalizados;

 II - último dia útil do mês de junho do ano subsequente à realização de operações por meio de presença comercial no exterior relacionada à pessoa jurídica domiciliada no Brasil.

 § 1º Até 31 de dezembro de 2013, o prazo estabelecido no inciso I do caput será, excepcionalmente, de 180 (cento e oitenta) dias. (Redação dada pela Instrução Normativa RFB nº 1.298, de 24 de outubro de 2012)

(19)

 § 3º A informação relativa ao faturamento de venda de serviço, de intangível, ou de operação que produza variação no patrimônio por pessoas físicas, pessoas jurídicas e entes despersonalizados residentes ou domiciliados no País, deverá ser registrada em até: (Redação dada pela Instrução Normativa RFB nº 1.298, de 24 de outubro de 2012)

 I - 30 (trinta) dias depois da emissão da nota fiscal ou documento equivalente, se esta ocorrer depois do início da prestação de serviço, da comercialização de intangível, ou da realização da operação que produza variação no patrimônio ou em até 30 (trinta) dias depois da data do registro na situação prevista no § 1º; ou

 II - 30 (trinta) dias depois do registro da informação de que trata o inciso I do caput, observado o disposto no § 1º, se a emissão da nota fiscal ou documento equivalente ocorrer antes da data de início da prestação de serviço, da comercialização de intangível, ou da realização da operação que produza variação no patrimônio.

Talami Participações e Intermediação de Negócios Ltda 19

(20)

 § 4º A informação relativa ao pagamento por aquisição de serviço, de intangível, ou de operação que produza variação no patrimônio por pessoas físicas, pessoas jurídicas e entes despersonalizados residentes ou domiciliados no país, deverá ser registrada em até:

 I - 30 (trinta) dias depois do pagamento, se este ocorrer depois do início da prestação de serviço, da comercialização de intangível, ou da realização da operação que produza variação no patrimônio ou em até 30 (trinta) dias depois da data do registro na situação prevista no § 1º; ou

 II - 30 (trinta) dias depois do registro de que trata o inciso I do caput, observado o disposto no § 1º se o pagamento ocorrer antes da data de início da prestação de serviço, da comercialização de intangível, ou da realização da operação que produza variação no patrimônio.

 § 5º As informações de que tratam o inciso I do caput e os §§ 1º, 3º e 4º serão prestadas conforme cronograma do Anexo Único a esta Instrução Normativa.  § 6º No início da prestação das informações de que trata o § 5º, deverá ser

(21)

 30 (trinta) dias depois da emissão da nota fiscal ou documento equivalente, se esta ocorrer depois do início da prestação de serviço, da comercialização de intangível, ou da realização da operação que produza variação no patrimônio; ou

 Em até 30 (trinta) dias depois da data do registro na situação, até 31 de dezembro de 2013, o prazo estabelecido será, excepcionalmente, de 180 (Cento e oitenta) dias; ou

 30 (trinta) dias depois do registro da informação se a emissão da nota fiscal ou documento equivalente ocorrer antes da data de início da prestação de serviço, da comercialização de intangível, ou da realização da operação que produza variação no patrimônio. O prazo estabelecido será excepcionalmente, de 180 (cento e oitenta) dias, até 31 de dezembro de 2013.

Talami Participações e Intermediação de Negócios Ltda 21

SISCOSERV – Registro do Faturamento da

Venda de Serviço

(22)

 30 (trinta) dias depois do pagamento, se este ocorrer depois do início da prestação de serviço, da comercialização de intangível, ou da realização da operação que produza variação no patrimônio; ou

 em até 30 (trinta) dias depois da data do registro, até 31 de dezembro de 2013, o prazo estabelecido será, excepcionalmente, de 180 (cento e oitenta) dias; ou

SISCOSERV – Registro do Pagamento da

Aquisição de Serviço

(23)

 30 (trinta) dias depois do registro, até 31 de dezembro de 2013, o prazo estabelecido será, excepcionalmente, de 180 (Cento e oitenta) dias se o pagamento ocorrer antes da data de início da prestação de serviço, da comercialização de intangível, ou da realização da operação que produza variação no patrimônio.

 30 (trinta) dias a contar da data de início da prestação de serviço, da comercialização de intangível, ou da realização da operação que produza variação no patrimônio das pessoas físicas, das pessoas jurídicas ou dos entes despersonalizados. O prazo estabelecido será, excepcionalmente, de 180 (Cento e oitenta) dias, até 31 de dezembro de 2013.

Talami Participações e Intermediação de Negócios Ltda 23

SISCOSERV – Registro do Pagamento da

Aquisição de Serviço

(24)

A não observância das regras do SISCOSERV pode acarretar duas espécies de multa

i. de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) por mês ou fração de atraso, relativamente às pessoas jurídicas, no caso de prestação de informação fora de prazo ou ;

ii. de 5% do valor das transações (cinco por cento), não podendo ser inferior a R$ 100,00 (cem reais), no caso de informação omitida, inexata ou incompleta.

(25)

Capítulos da NBS

Descrição do Capítulo Início da prestação das informações

Capítulo 1 Serviços de construção 01/08/2012 Capítulo 7 Serviços postais; serviços de

coleta, remessa ou entrega de documentos (exceto cartas) ou

de pequenos objetos; serviços de remessas expressas .

01/08/2012

Capítulo 20 Serviços de manutenção, reparação e instalação (exceto

construção) .

01/08/2012

Capítulo 3 Fornecimento de alimentação e bebidas e serviços de

hospedagem .

01/10/2012

Talami Participações e Intermediação de Negócios Ltda 25

(26)

Capítulos da NBS

Descrição do Capítulo Início da prestação

das informações

Capítulo 9 Serviços financeiros e

relacionados; securitização de recebíveis e fomento comercial .

01/02/2013

Capítulo 15 Serviços de tecnologia da informação.

01/02/2013

Capítulo 4 Serviços de transporte de passageiros

01/04/2013

Capítulo 5 Serviços de transporte de cargas. 01/04/2013

(27)

Talami Participações e Intermediação de Negócios Ltda 27

1.0905 Serviços auxiliares aos serviços financeiros, exceto os relacionados a seguros e previdência complementar

1.0905.1 Serviços de corretagem de títulos, derivativos e commodities 1.0905.11.00 Serviços de corretagem de títulos

1.0905.12.00 Serviços de corretagem de derivativos e commodities

1.0905.13.00 Serviços de compensação de transações financeiras, inclusive com ativos financeiros (clearinghouse)

1.0905.20.00 Serviços de gestão e administração de carteiras de ativos, exceto fundos de pensão

1.0905.30.00 Serviços de guarda e custódia

1.0905.40.00 Serviços relacionados à administração de mercados financeiros 1.0905.9 Outros serviços auxiliares aos serviços financeiros

1.0905.91.00 Serviços de consultoria financeira 1.0905.92.00 Serviços de câmbio

1.0905.93.00 Serviços de classificação de risco (rating) 1.0905.94.00 Serviços fiduciários

1.0905.99.00 Outros serviços auxiliares aos serviços financeiros não classificados em outra

Capítulo 9 - Serviços financeiros e relacionados; securitização de recebíveis e fomento comercial

(28)

Capítulo 9 - Serviços financeiros e relacionados; securitização de recebíveis e fomento comercial

1.0905.92 Serviços de câmbio Nota Explicativa

Aqui se classificam os serviços de câmbio de moedas, incluindo os serviços de corretagem de câmbio.

Estão excluídos desta subposição:

1. Serviços de corretagem de títulos, que se classificam na subposição 1.0905.11;

2. Serviços de corretagem de derivativos e commodities, que se classificam na subposição 1.0905.12;

3. Serviços de gestão e administração de carteiras de ativos, que se

(29)

 Serviços efetuados por coligadas no exterior estão obrigadas à adoção do preço de transferência.

 Transparência das despesas dedutíveis contratadas no exterior.

 Escrituração dos intangíveis (marcas e patentes) está de acordo com as novas regras contábeis.

 Emissão de notas fiscais.

 No campo da "venda de serviços ou intangíveis", por exemplo, dever-se-á, guardar relação com o objeto social das empresas, sua Classificação Nacional de Atividades Econômicas / CNAE a fim de que a mesma possa, de tal modo, "exportar" serviços previstos em seu ordenamento societário.

Talami Participações e Intermediação de Negócios Ltda 29

(30)

Disso decorrerá, por exemplo, atitudes mais "compliance", por assim dizer, das empresas que deverão consultar suas bases, adequar suas operações, valendo-se de mão de obra altamente especializada para reorganizar tais etapas e, por via de consequência, chegar a uma conclusão lógica para a classificação fiscal dessas operações, mais ou mesmo tempo, sem perder o foco de que, em algum momento haverá a contratação do câmbio.

Até porque, ainda que os recursos sejam mantidos no exterior, as operações deverão, em caráter compulsório, ser lançadas no

(31)

O

BRIGADO

Talami Participações e Intermediação de Negócios Ltda

Daniel de Oliveira Braga

Telefone: 11-5542-9467

Celular: 11-9914-9800

www.inovarcambio.com.br

Referências

Documentos relacionados

Muita gente já tinha escrito (verbo escrever, no Pretérito Mais-Que-Perfeito Composto do Indicativo) ao menino para lhe dizer que gostaria (verbo gostar, no Condicional) de

Violeta fez uma viagem ao campo durante o verão. Não gostava era de saber que lá existia uma alcateia que aterrorizava as ovelhas da quinta “Ramalhete”. Sublinha todos os nomes

Os navegadores foram surpreendidos pela tempestade – oração subordinante Que viajavam para a Índia – oração subordinada adjetiva relativa

10.. No poema, a palavra “vassoura” surge como um nome mas também como um verbo, tal como podemos confirmar no verso “Uma vassoura vassoura”.. 14. Esta frase é do tipo

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

Contemplando 6 estágios com índole profissionalizante, assentes num modelo de ensino tutelado, visando a aquisição progressiva de competências e autonomia no que concerne

The focus of this thesis was to determine the best standard conditions to perform a laboratory-scale dynamic test able to achieve satisfactory results of the

Assim, este trabalho apresenta uma abordagem que tem como objetivo principal: (i) analisar a cobertura de código levando em consideração os fluxos de chamadas existentes no sistema