• Nenhum resultado encontrado

Agrupamento de Escolas Santos Simões

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Agrupamento de Escolas Santos Simões"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1

Agrupamento de Escolas Santos Simões

Plano Ensino a Distância (Plano de E@A)

Ano Letivo 2020/2021

1. Nota introdutória

Atendendo às circunstâncias atuais que obrigaram a um novo confinamento e encerramento das escolas e consequente cancelamento das atividades presenciais devido à pandemia causada pelo vírus Covid-19, torna-se necessário implementar, de novo, o Plano que visa o Ensino a Distância (Plano de E@D), para dar continuidade ao processo de ensino/aprendizagem e de avaliação dos alunos.

2. Metas e Objetivos

2.1. Metas

O Plano de E@D tem por meta assegurar a continuidade do ensino e das aprendizagens a todas as crianças e a todos os alunos do Agrupamento, enquanto a situação pandémica atual não permitir o regresso às atividades letivas presenciais. Neste plano tem particular relevância as competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e as Aprendizagens Essenciais, assim como o Desenho Universal para a Aprendizagem, que contempla as medidas universais, seletivas e adicionais da educação inclusiva.

2.2. Objetivos

a. Garantir a promoção das competências necessárias ao desenvolvimento integral do aluno, adequado ao seu nível de desenvolvimento e ao seu ano de escolaridade, devidamente enquadrada pelo Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória e pelas Aprendizagens Essenciais de cada uma das disciplinas; b. Assegurar a continuidade de práticas e medidas inclusivas que respondam às necessidades dos alunos e

das suas famílias;

c. Salvaguardar os contextos diferenciados dos alunos no que se refere ao seu nível etário e de desenvolvimento, às ferramentas de trabalho disponíveis e ao acesso a recursos educativos na modalidade de Ensino a Distância.;

d. Comprometer todos os recursos humanos do Agrupamento na contínua prossecução da missão e metas do Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas Santos Simões.;

e. Envolver os pais e encarregados de educação no processo de aprendizagem dos seus filhos e educandos nesta modalidade.

(2)

2

3. Horário Letivo

Cumprimento da grelha de horas letivas semanais e da mancha horária estabelecida no horário da modalidade de ensino presencial.

Equilíbrio entre atividades síncronas e assíncronas que proporcione tempos de atenção dispensada em ecrã (trabalho síncrono) e tempos de trabalho assíncrono, em função dos diferentes níveis de ensino, das condições específicas de cada turma e da sua distribuição diária e semanal;

Esta manutenção dos horários é importante para o estabelecimento de rotinas e hábitos de trabalho, para assegurar a continuidade e a fiabilidade do desenvolvimento do processo de ensino/aprendizagem.

As atividades previstas em modo síncrono e assíncrono são inscritas, pelo Professor Titular/Diretor de Turma, no calendário do Google. As atividades em modo síncrono, realizadas em tempo direto ou em tempo real, concretizam-se através da ferramenta do Meet do Google.

4. Formas de Organização

Lideranças Intermédias

Os Coordenadores de Ciclo/Departamento e os Diretores de Curso orientam e acompanham a concretização das orientações pedagógicas para o ensino não presencial;

Os Educadores/Professores Titulares de Turma e os Diretores de Turma mantém as funções de organizar e gerir o trabalho do departamento da educação pré-escolar, dos conselhos de ano e dos conselhos de turma e outras equipas pedagógicas. O Educador, Professor Titular e o Diretor de Turma desempenham uma função central ao nível da articulação entre professores, alunos e família. Organizam o calendário de trabalho semanal, centralizam a função de distribuir as tarefas aos alunos e garantem o contacto com os pais/encarregados de educação. O Diretor de Turma passa a ter semanalmente uma atividade síncrona com a turma para balanço das atividades realizadas.

Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva

Define momentos de trabalho conjunto, a distância, organizando sessões síncronas e/ou assíncronas, com os docentes titulares / diretores de turma dos alunos com medidas seletivas e adicionais, a fim de apoiar e adaptar as práticas inclusivas e o desenvolvimento de competências ao E@D.

Colabora com o docente titular/diretor de turma, interlocutores privilegiados junto dos pais e encarregados de educação, e com outros profissionais, na adaptação do PEI e PIT, quando for necessário, face aos condicionamentos atuais e às novas formas de organização do trabalho e apoio no contexto de E@D. Estabelece um plano de monitorização que permita identificar eventuais constrangimentos no trabalho desenvolvido junto dos alunos com retaguardas familiares mais frágeis, acionando todos os mecanismos

(3)

3 disponíveis, como o CRI, a Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) e outras instituições que possam mobilizar recursos que garantam a evolução das aprendizagens destes alunos, o seu equilíbrio físico e emocional no atual contexto de distanciamento social.

Colabora na identificação e eliminação de constrangimentos que se coloquem à participação dos alunos com medidas seletivas e/ou adicionais e das famílias na modalidade de E@D.

Assegura a continuidade de atividades previstas nos planos de trabalho definidos nos RTP, por parte dos profissionais dos CRI e/ou de outros técnicos, designadamente, ao nível das terapias, em estreita colaboração com as famílias, estabelecendo regras claras de participação, tendo em consideração as atuais condições de E@D.

Articula, através das plataformas digitais, ou outro meio de comunicação online, sempre que as crianças tenham sido seguidas pelos profissionais das Equipas Locais de Intervenção Precoce na Infância e com as famílias quanto ao processo de transição para o 1.º CEB.

Equipa de Acompanhamento Permanente aos Alunos

Mantém as atividades previstas adequando-as ao momento de Ensino a Distância e de confinamento geral. Assegura o acompanhamento de alunos com a medida de trabalho de estudo autónomo e/ orientado, em articulação com o GIA, na realização de sessões sobre métodos de estudo, em contexto turma e pequeno grupo.

Continuidade do trabalho desenvolvido pelos professores tutores junto dos alunos através de contactos regulares, adaptados à modalidade de Ensino a Distância.

Educadores/Professores Titulares de Turma/ Diretores de Turma

Mantêm todas as suas funções/competências.

Facultam às educadoras do Departamento de Educação Pré-Escolar, aos docentes dos Conselhos de Turma/Conselho de Docentes informação sobre alunos com dificuldades de acesso a meios tecnológicos de comunicação a distância, que obstem à execução da planificação de cada docente/disciplina.

Dinamizam o aprofundamento do trabalho colaborativo entre os elementos do seu Conselho de Turma/ Conselho de Docentes/ Grupo de Ano em contexto de Teletrabalho.

Coordenam, através do Conselho de Turma e dos alunos, a gestão do volume de atividades pedidas aos alunos, que deve estar adequada ao tempo dos momentos dedicados a sessões assíncronas, de trabalho autónomo do aluno.

Asseguram-se da continuidade de atividades previstas nos planos de trabalho definidos nos RTP dos alunos com medidas seletivas e/ou adicionais, por parte dos docentes, dos profissionais do CRI, da Equipa Local de

(4)

4 Intervenção (ELI) e/ou de outros técnicos, designadamente, ao nível das terapias, em estreita colaboração com as famílias.

Asseguram o contacto e apoio aos alunos e Encarregados de Educação com regularidade, de modo a fazer um acompanhamento mais sistemático e eficaz das situações que eventualmente necessitem de intervenção. Dispõem de um momento de atividade síncrono semanal com os alunos da direção de turma para este acompanhamento em tempo real e direto.

Serviço de Psicologia e Orientação Escolar

Mantém as atividades previstas adequando-as ao momento de Ensino a Distância e de confinamento geral. Assegura o acompanhamento de alunos com a medida de apoio psicopedagógico direto e indireto, através de sessões síncronas e assíncronas.

As avaliações especializadas urgentes, autorizadas pelos Encarregados de Educação, mantêm-se no regime presencial, cumprindo com as regras da DGS.

Mantem-se o desenvolvimento do Programa de Orientação Vocacional para os alunos do nono ano de escolaridade em atividades realizadas em modo síncrono.

Gabinete de Informação e Apoio (GIA)

Mantém as suas funções de apoio e informação à comunidade educativa. Presta consultadoria a professores e pais através de ferramentas tecnológicas.

Articulação com Instituições Sociais (Câmara Municipal de Guimarães, Comissão e Proteção de Crianças e Jovens, Associação para o Desenvolvimento das Comunidades).

Locais, Fraterna, Juntas de Freguesia, Centro de Saúde, Cruz Vermelha Portuguesa, entre outras)

Manutenção das Oficinas e Ações de sensibilização junto dos alunos e famílias no modo não presencial, através de videoconferências.

Docentes

Mantêm todas as suas funções/competências.

Desenvolvem a atividade letiva não presencial com os alunos, com recurso aos meios tecnológicos e não tecnológicos disponíveis e adequados a cada caso/circunstância.

Dinamizam o trabalho colaborativo entre os alunos das suas turmas, em contexto de E@D.

Realizam um registo semanal das atividades/tarefas a realizar pelos alunos. Enviam às turmas uma planificação da semana na qual indicam as atividades planeadas para os momentos síncronos, assíncronos, as tarefas, os tempos para apoio e esclarecimentos e outros elementos que o docente entenda relevantes.

(5)

5

Alunos

Mantêm todos os seus direitos e deveres.

Cumprem o estipulado neste documento, de acordo com as suas condições de acesso a tecnologia de comunicação digital.

Desenvolvem as atividades/tarefas definidas pelos docentes.

Trabalham colaborativamente com os colegas e professores, em contexto de E@D.

Mantêm os docentes informados sobre o estado das suas aprendizagens (dificuldades sentidas, constrangimentos, motivação).

Encarregados de Educação / Famílias

Asseguram o cumprimento pelos seus educandos/filhos das atividades/tarefas atribuídas pelos docentes nos horários e prazos definidos.

Promovem o trabalho colaborativo entre o seu educando e os colegas e professores, em contexto de E@D. Mantêm os Educadores/Professores Titulares de Turma/Diretores de Turma informados sobre o estado das aprendizagens dos seus educandos/filhos (dificuldades sentidas, constrangimentos, motivação).

5. Modelo de Ensino a Distância

 O modelo de E@D vai desenvolver-se através da realização de atividades que decorrem em modo síncrono e assíncrono no horário letivo já existente da turma. A calendarização destes momentos será feita pelo Diretor tendo em conta o parecer dos Departamentos Curriculares e a experiência adquirida na execução e avaliação do anterior plano de ensino a distância;

 As atividades planeadas em modo síncrono são realizadas em direto ou em tempo real e em que todos os participantes se encontram e reúnem em simultâneo;

 As atividades planeadas em modo assíncrono são realizadas ao longo de um período temporal previamente definido, mas que não obriga a uma presença síncrona, ou seja, cada interveniente escolhe o momento em que participa e realiza a atividade, fazendo-o em deferido. Nestes momentos de atividade assíncrona são desenhadas atividades que visam o trabalho autónomo dos alunos;

O Agrupamento usará a plataforma do Google Workspace (designada anteriormente por G Suite for Education da Google)que contém uma série de ferramentas - Gmail, Google Classroom, Drive, Reuniões,

Formulários e Calendário - associadas ao nosso domínio institucional. O acesso a esta plataforma será

feito através do correio eletrónico no domínio @santossimoes.edu.pt;

(6)

6  A todos os educadores e professores foram disponibilizados tutoriais e outra informação útil sobre o uso

das ferramentas do Google Workspace;

 Cada grupo/turma cumpre um plano semanal de atividades a decorrer em modo síncrono e assíncrono. As atividades letivas inscritas na matriz curricular irão ser desenvolvidas em articulação com outras atividades relacionadas com: educação especial, apoio educativo, coadjuvação, biblioteca escolar, entre outras;

 Cabe ao Diretor de Turma a divulgação do calendário semanal das atividades aos alunos e respetivos encarregados de educação;

 A prestação dos apoios especializados (terapia da fala e terapia ocupacional) será assegurada através de sessões síncronas semanais;

 As atividades e apoios do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) para alunos com medidas adicionais ao abrigo do Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho decorrerão através de atividades planeadas em modo síncrono e assíncrono. Estes momentos do CAA serão assegurados pelos professores da educação especial e por outros que neste espaço prestam apoio aos alunos;

 O apoio em sala de aula no modelo de coadjuvação para alunos com medidas seletivas e/ou adicionais passam a decorrer em modo síncrono e assíncrono;

 A coadjuvação nas disciplinas de português e matemática nas turmas do terceiro ciclo manter-se-ão. O professor titular da disciplina deve articular com o professor coadjuvante e dividir a turma em dois grupos de nível. O tempo semanal síncrono onde ocorre esta coadjuvação deve ser usado, por cada um dos docentes, no reforço das aprendizagens e promoção do sucesso educativo;

 Nos cursos profissionais os docentes, sob coordenação dos diretores de turma, e em articulação com os diretores de curso, assegurem o cumprimento das horas de formação.

Agrupamento de Escolas Santos Simões

5 de fevereiro de 2021

Referências

Documentos relacionados

Os autores relatam ainda que algumas cepas são real- mente ineficientes para este fim e que em muitos casos, diar- réias durante viagens não têm etiologia microbiana, podendo

O sentimento de ambivalência, querer e não querer, ao mesmo tempo, é muito comum entre os fumantes durante o processo da cessação. Enfatizar que isso não é sinal de fracasso e que

Caminhamos, portanto, para uma concentração do Interior Norte de Portugal num número reduzido de concelhos, o que poderá promover uma aceleração, ainda mais significativa,

No caso do AuPt, os dois termoelementos são formados de metal puro e por isso esse problema não ocorre. O ouro e a platina são os metais de maior estabilidade em atmosfera inerte

Lopes et al., (2013), utiliza imagens de sensoriamento remoto do TM LANDSAT 5 na análise da qualidade da água com relação do clorofila-a espacializado nas margens

2.1. Disposições em matéria de acompanhamento e prestação de informações Especificar a periodicidade e as condições. A presente decisão será aplicada pela Comissão e

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

5.2.1.  As  rubricas  de  despesa  de  transferências  correntes  ou  de  capital  e  de  subsídios  para  organismos  da  Administração  Central  devem