• Nenhum resultado encontrado

LEGISLATIVO. Câmara Municipal de Dom Macedo Costa. Quinta-Feira 21 de Agosto de 2014 Ano II N 11. Publicações deste Diário

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "LEGISLATIVO. Câmara Municipal de Dom Macedo Costa. Quinta-Feira 21 de Agosto de 2014 Ano II N 11. Publicações deste Diário"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

ASSINADO DIGITALMENTE POR: AC CERTSIGN SRF ICP-BRASIL

LEGISLATIVO

Câmara Municipal de Dom Macedo Costa

Quinta-Feira 21 de Agosto de 2014 • Ano II • N°11

GESTOR: JOSÉ DOS SANTOS FRÓES

Publicações deste Diário

ATOS OFICIAIS

ATA DA 16ª SESSÃO ORDINÁRIA

REDAÇÃO FINAL AO PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 002/2014

EMENDA À LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO

(2)

ASSINADO DIGITALMENTE POR: AC CERTSIGN SRF ICP-BRASIL

ATA DA 16ª SESSÃO ORDINÁRIA DO 2º PERÍODO DO 2° ANO LEGISLATIVO DO QUATRIÊNIO 2013/2016, CONFORME DISCIPLINA O ART. 104 DO REGIMENTO INTERNO DESTA CASA LEGISLATIVA.

Aos vinte e um dias do mês de agosto de dois mil e quatorze, ás vinte horas e treze minutos, no Salão de Reuniões da Câmara Municipal de Dom Macedo Costa, situada à Avenida Pedro Vespasiano, s/nº, Centro, Dom Macedo Costa, presentes o Vereador GERALDO JORGE SOUZA SALES - Presidente, o Vereador JOCÉLIO FIGUEIREDO VILAS BOAS – Vice-Presidente, o Vereador EDIMUNDO XAVIER SANTOS FILHO 1º- Secretário, os Vereadores ANTONIA DE SOUZA LEMOS, EDMUNDO BOMFIM SANTOS, GILSÉ SOUZA BRITO, JOSELITO PEREIRA ARAÚJO e MÁRCIO NOGUEIRA DE OLIVEIRA.

Constatando assim, a existência de “quorum” legal, foi instalada a Sessão Ordinária. O Senhor Presidente, invocando o nome de Deus, declarou aberta a Sessão. Em seguida, convidou 1º - Secretário para secretariar os trabalhos, determinando que o mesmo, fizesse a leitura do EXPEDIENTE DO DIA, no qual constava a leitura da Ata da sessão anterior. Posta em votação restou à mesma aprovada por unanimidade. Seguindo foi lido o documento que justifica o cancelamento da Sessão Ordinária do último dia 14 de agosto de 2014.

Prosseguindo foi posto em votação o Projeto de Lei nº 002/2014 que “Altera o Regimento Interno da Câmara Municipal de Dom Macedo Costa – BA” e o Projeto de Emenda a Lei Orgânica Municipal de autoria do Poder Legislativo Municipal, ambos foram aprovado por cinco votos favoráveis a três contra.

Prosseguindo foi lido o Projeto de Lei nº 003/ 2014 de autoria do Poder Legislativo Municipal que “Dispõe sobre a instituição da padronização das pinturas e plotagens dos imóveis e veículos públicos do Município de Dom Macedo Costa – BA”. Portanto, o referido Projeto ficará na Secretaria desta Casa de Leis a disposição dos Vereadores para analise e posteriormente será posto para votação em Plenário. Em sequência foram lidos o Ofício nº 110/2014 encaminhado pela Prefeitura Municipal e Ofício nº1730/2014

(3)

ASSINADO DIGITALMENTE POR: AC CERTSIGN SRF ICP-BRASIL

encaminhado pela Caixa Econômica Federal. Dando continuidade foram lidas a Liberações de recurso Financeiros do Ministério da Educação. Na sequência, o Senhor Presidente anunciou a ORDEM DO DIA e constatando não haver matérias em pauta, encerrou a ORDEM DO DIA. E declarou aberto o GRANDE EXPEDIENTE sendo franqueada a palavra aos Vereadores que quisessem fazer uso da tribuna por dez minutos. Fez uso da palavra o Vereador EDIMUNDO XAVIER SANTOS FILHO. Após saudações. Inicialmente registrou a presença do Ex-Prefeito Srº Edvaldo Oliveira. Seguindo agradeceu ao Srº Carlos Augusto Policial Militar por fazer-se presente aquela sessão, acrescentou que não faz mais parte do efetivo da polícia nesta cidade, porém deixou um vazio, o mesmo já tem domicílio neste município e ainda não possui a honraria de Titulo de Cidadania. Acrescentou que sua falta é reconhecida por muita gente. Prosseguindo solicitou a Secretária desta Casa cartões de pesar para as famílias enlutadas da Srº Maria de Lurdes Guedes, Srº Antonio, Srº Zosme e do jovem Daniel. Prosseguindo salientou que gostaria de informar a todos os vereadores e autoridades presentes e representadas que em relação ao Assessor Jurídico Srº Igor Coutinho, que o mesmo presta serviço nesta Casa há anos, não desmerecendo o advogado Fabrício que é uma pessoa qualificada, reconhece seu potencial. Quando Drº Igor chegou nesta Casa, Drº Fabrício nem era formado, portanto é um advogado competente. Prosseguindo relatou que na sessão anterior houve Vereador que ao fazer uso da palavra expões que existe Vereador que aos seus quatro mandatos não realizou projeto. Tem projeto sim! Mas o Vereador que fez está colocação é mal informado. Caso o Vereador não fizesse nada em prol do município não estaria em seu oitavo mandato, hoje todos os Vereadores são eleitos por conta do que fazem pelo município, cuidando especialmente do social. Ato contínuo disse que em relação aos cargos comissionados, os Vereadores ficaram equivocados porque funcionários efetivos, ou seja, concursados, apresentaram como se estivessem ocupando cargos comissionados. Desta forma, Drº Igor

(4)

ASSINADO DIGITALMENTE POR: AC CERTSIGN SRF ICP-BRASIL

Advogado muito preparado esclareceu toda verdade. Agradeceu e finalizou. O Senhor Presidente GERALDO JORGE SOUZA SALES convidou a Secretária de Administração Srª RENATA SUELY NOGUEIRA SANTANA para fazer uso da palavra. Inicialmente disse que fala-se para sanar a colocação do concurso passado referente a denúncia, portanto já realizaram a defesa da referente denúncia, fez-se protocolo na sexta-feira, a mesma foi pessoalmente, fizeram a defesa. Mas algo chamou sua atenção, quando fala-se que o divisor de águas daquela relação é o concurso público, já era o concurso o divisor de águas.

Porque não foi feito no ano de dois mil e doze, no mês de novembro ou dezembro? Que foram tomados posse todos os concursados e consta novembro e dezembro do ano de dois mil e doze, funcionários efetivo como comissionados, a exemplo como havia citado na sessão anterior, a exemplo do Srº Acson. Então esta condição de vinculo precário destes servidores, realmente isto não o convence nem ao Tribunal de Contas, tem certeza que não. Dizer ainda que um decreto exoneraria por estas pessoas ter um vínculo precário, se o prefeito exonerasse as pessoas deixariam de ter seus assentos.

Como? Se os assentos são efetivos, existe decreto que comprove publicação em diário oficial. Essa explicação não o convence. Prosseguindo disse que quando o Vereador Presidente Geraldo Jorge fala que a explicação da mesma não é o que a lista diz. Mas como pode funcionários desta Casa no ano de dois mil e treze e dois mil e quatorze serem funcionários de cargos efetivos?

Solicitou ao Presidente e demais Vereadores para que o informe onde está o concurso público feito por vocês. Acredita que também deve fazer-se uma denúncia, porque se o município errou por inconsistência de sistema, você também deve está errando por inconsistência de sistema. Mas isso valeria fazer uma denúncia contra vocês? Sabem-se que Élida, Jajai e Joelma não são servidores efetivos. Porque ir até o Tribunal de Contas e denunciar que houve fraude, não realizou concurso e os servidores estão como efetivos no sistema do Tribunal, sistema este que os Vereadores juntaram como prova da

(5)

ASSINADO DIGITALMENTE POR: AC CERTSIGN SRF ICP-BRASIL

denúncia contra a prefeitura. Está entendendo o que eu quis dizer Vereador Geraldo Jorge? Existe inconsistência de sistema, não existe colocar em prova a conduta do gestor, como não estou colocando em prova a conduta do Presidente. Só acha que nesta Casa existe inconsistência de sistema, e não pode ser só resolvido com uma denúncia a você. Vai rejeitar as contas do Presidente porque o sistema esta com inconsistência? Solicitou informação, quando foi feito o concurso a cargos de provimentos nesta Casa? Onde Élida Piton, Jacson e Joelma ocupam cargos efetivos da Câmara Municipal, isto não seria instrumento de denúncia se houvesse parcerias e entendimento, do mesmo jeito que vocês conhecem quem são os servidores efetivos da Prefeitura Municipal, a mesma também conhece quem são os servidores comissionados da Câmara Municipal, se o sistema do SIGA (Sistema de Integração de Gestão Acadêmica) erra, erra com a Prefeitura ou com a Câmara não é conduta má do gestor. Na oportunidade que o ocorrido foi exposto, José Fróes não estava com estes servidores recebendo um montante de um milhão e oitocentos mil reais, prejudicando ao erário público fazendo ilegalidades e devolver dinheiro ou demitir sim, os servidores que estavam ali como comissionados, essa foi a colocação da denúncia, e não sua. Ato contínuo disse que gostaria que ficasse bem claro, naquele momento uma condição onde solicitaram a participação da Câmara justamente por ter várias obras em andamento no município, inclusive já publicaram as placas que estão fixadas.

Existem três placas que ainda não foram feitas, acredita-se que Laércio não concluiu, certamente estão sendo formuladas direito para serem apresentadas.

As obras estão em andamento, os Conselhos Municipais de Saúde, Educação, Assistencial Social, CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Alimentação Escolar. Acha importante a presença dos Vereadores enquanto pessoas que tem que conhecer os acontecimentos na gestão pública. Com relação a isto, a mesma tirou fotos das placas, casos os Vereadores não tenham visualizado como as do Pólo da Academia da Saúde,

(6)

ASSINADO DIGITALMENTE POR: AC CERTSIGN SRF ICP-BRASIL

Quadra Poliesportiva, Obra de Reforma da Escola Municipal Edite Barros.

Prosseguindo acrescentou que os Vereadores podem solicitar através de uma visita técnica, uma planilha, cronograma, planta, pois esta tudo visto, aberto a todos. O valor da obra é de oitenta e dois mil reais, a reforma e adequação do Paço Municipal realizado no Colégio Estadual Dom Macedo Costa, a obra estar orçada inicialmente em duzentos e quarenta e dois mil reais. Assim, como a da Creche está orçada inicialmente, que é uma reforma e adequação do prédio, porque o referido prédio não é do município, perderam a Creche, no valor de quatorze mil setecentos e dez reais, mas tem-se outras ampliações como construção de quadra, enfim, tem-se muitas outras coisas que dependem de colocações. Ato contínuo informou que foram solicitados através de ofício com relação a Lei doze mil quinhentos e vinte e sete, solicitação de licitações da Prefeitura Municipal, foram todas as cartas convites realizadas no ano de dois mil treze e dois mil e quatorze. Acrescentou que atenderam o pedido encaminhado através do ofício, isto diante da Lei encontra-se a disposição, se os Vereadores não tiveram, mas encaminharam uma publicação do edital informando que os documentos estavam a disposição de todos os munícipes, obteriam vistas as pastas. Inclusive, todas elas do ano de dois mil e quatorze estão à disposição diretamente aos Vereadores marcarem, ir ao Tribunal de Contas e solicitar. Existem colocações na Lei, principalmente o artigo doze quando dá colocação das copias destas pastas, pode ser solicitadas, portanto gerará um custo e vão ser distribuídos. Seguindo informou que a Prefeitura Municipal possui algumas máquinas de xerox, desde a gestão do Srº Edvaldo Oliveira, são três máquinas colocadas a disposição da Secretaria de Educação, Escola Municipal Edite Barros e Prefeitura Municipal, além do município possuir uma própria que foi comprada desde a época que era a xerox do Brasil, deixaram uma máquina, mas crê-se que venderam e fizeram compra de outra. Essas cópias e valores, o município tem custo de aluguel dessas máquinas de seiscentos e noventa reais por mês, o custo cobre todas

(7)

ASSINADO DIGITALMENTE POR: AC CERTSIGN SRF ICP-BRASIL

as cópias que são tiradas no mês, os cilindros, este kit custa duzentos e oitenta reais e cobre todas as recargas do mês, uma recarga para referida máquina fica em torno de oitenta a cento e vinte reais por mês, mas não é apenas uma recarga porque tiram xerox de toda documentação a ser encaminhada ao Tribunal de Contas, tiram xerox de todas as Secretaria que não possuem máquinas, da Câmara caso solicite e da população que os solicita com xerox de todo tipo de documento. Salientou que concorda em adquirir bens, não é em vão que estão comprando carros. Informou que enviou uma pasta para os Vereadores, que solicitaram documentações através de dois ofícios, acrescentou que demoraram a fazer a entrega, porque infelizmente não tem um funcionário só para disponibilizar de acordo com a Lei doze mil quinhentos e vinte sete, Lei da Transparência. A pasta a qual referiu-se anteriormente, tem como solicitação do Presidente desta casa e Vereadores, a relação da frota de veículos que circulam na administração, tem-se vinte e um veículos próprios devidamente colocados. Em anexo a frota tem-se algo interessante que foi a solicitação de veículos locados, acrescentou que tem apenas um veículo locado que foi com relação ao carro da Secretaria Municipal de Saúde, o veiculo que foi tombado. Prosseguindo informou que obtiveram um veiculo locado que foi uma solicitação do juiz, devido à revisão eleitoral, existe um carro de som, este ainda é locado para a divulgação das realizações de interesse da população, igrejas, sociedade bem como a Câmara. Seguindo disse que é interessante colocar a lista de captura do SIGA (Sistema de Integração de Gestão Acadêmica) a referida lista pega veículos que desde a gestão passada eram locados, na gestão atual não tem veículos locados apenas o carro de som. Tiveram na gestão passada alguns carros locados, a mesma já realizou resumos, veio com todas as baixas e alienações. O controle do combustível e quilometragem do ano de dois mil e quatorze, controle combustível do ano de dois mil e treze, relação de pagamentos e valores dos funcionários comissionados e contratados. Então os salários dos servidores

(8)

ASSINADO DIGITALMENTE POR: AC CERTSIGN SRF ICP-BRASIL

dos anos de dois mil e treze e dois mil e quatorze estão aqui, assim como, a relação de quantos cargos comissionados, contratados. E por fim, colocou-se a disposição, caso haja solicitação. Agradeceu e finalizou. O Senhor Presidente GERALDO JORGE SOUZA SALES fez uso da palavra. Inicialmente leu parágrafo primeiro da lei Municipal número quatrocentos e vinte e três do ano de dois mil e doze. Acrescentou que o Vereador tem os cinco dias úteis da semana para resolver suas pendências, ás quintas-feiras a noite é o compromisso que os Vereadores têm com esta Casa, estarem presentes as sessões a partir das vinte horas. Portanto, a partir do mês de setembro do corrente ano, passará a serem realizadas a partir das dezenove horas, acrescentou que o Vereador que faltar sem apresentar suas justificativas, o Presidente tomará as medidas apresentas por Lei. Caso, for acompanhar pacientes terá que apresentar o nome, o hospital ao qual foi atendido. Por entender que não é justo, o Vereador chegar à quinta-feira e comunicar sua ausência, pois o compromisso as quintas-feiras é com esta Casa, acrescentou que o povo elegeu o Vereador para está aqui presente. Seguindo informou que ficou abismado por três Vereadores serem contra a aprovação dos projetos de Lei referente à alteração do Regimento Interno e Emenda a Lei Orgânica Municipal. Ato continuo disse, que no dia primeiro de janeiro de cada ano é uma data comemorativa, onde as pessoas estão confraternizando com as famílias. Mas tinha a eleição da Mesa Diretora desta Casa, a alteração realizada no regimento Interno visa realizar a referida votação antes das datas comemorativas. Acrescentou que não entendeu porque os Vereadores presentes Antonia, Gilsé e Joselito votaram conta à aprovação. Em aparte o Vereador Joselito disse que nos anos anteriores, antes de realizar a votação de projetos os Vereadores reuniam-se para discutir e esclarecer dúvidas.

Agradeceu e finalizou. Retomando a palavra o Senhor Presidente GERALDO JORGE SOUZA SALES explanou que antes de colocar projetos em votação faz-se leitura em plenário, além do fornecer cópias aos Vereadores para que os

(9)

ASSINADO DIGITALMENTE POR: AC CERTSIGN SRF ICP-BRASIL

mesmos possam fazer analises. Acrescentou que o Vereador Juracy informou que irá fiscalizar as contas da Câmara, informa que quanto Presidente nunca se omitiu de fornecer cópias de documentações, o Vereador citado acima não estava presente naquela sessão, porém na próxima sessão dará sua resposta a respeito da fiscalização da Câmara. Ato contínuo disse que tem-se que ser oposição para observar os erros e tentar corrigir, assim irá procurar o Assessor Jurídico e Contábil da Câmara no intuito de corrigir erros existentes. Em aparte o Vereador Gilsé disse que acha correto usar dez minutos na tribuna, mas não está condizente com que a Secretária Srª Renata venha a esta Casa para dar explicações e usar apenas dez minutos. Agradeceu e finalizou. Retomando a palavra o Senhor Presidente GERALDO JORGE SOUZA SALES disse que está seguindo o Regimento Interno desta Casa, acrescentou que a Presidente do Brasil Dilma Rousseff em entrevista ao Programa Jornalístico, Jornal Nacional, teve o tempo limitado. Em aparte a Srª Renata Suely disse que a Presidente da República não tinha o que falar, mas a mesma tem. Agradeceu e finalizou. Retomando a palavra o Senhor Presidente GERALDO JORGE SOUZA SALES disse que caso a palavra seja franqueada sem limites a sessão não iria terminar, o mesmo segue a lei como em outras cidades acontece. Agradeceu e finalizou. E não havendo mais nada a tratar o Senhor Presidente, GERALDO JORGE SOUZA SALES em nome de Deus, declarou encerrada a Sessão. E eu EDIMUNDO XAVIER SANTOS FILHO 1º- Secretário lavrei a presente Ata, que depois de lida e achada conforme, vai devidamente assinada por mim, pelo Presidente e demais Edis que assim desejarem.

(10)

ASSINADO DIGITALMENTE POR: AC CERTSIGN SRF ICP-BRASIL

REDAÇÃO FINAL AO PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 002/2014

21 de agosto de 2014

“Projeto de Resolução que altera o Regimento Interno da Câmara Municipal de Dom Macedo Costa”.

A MESA DA CÂMARA MUNICIPAL DE DOM MACEDO COSTA, ESTADO DA BAHIA, faz saber que o Poder Legislativo Municipal promulga e manda publicar, para os devidos fins, a seguinte resolução:

Art. 1º. O artigo 12 do Regimento Interno passa a vigorar com a seguinte redação:

Art. 12 – A eleição da Mesa e do Vice-Presidente será feita em votação nominal e por maioria simples de votos, presente, pelo menos, a maioria absoluta dos membros da Câmara.

Art. 2º. O artigo 15, caput, do Regimento Interno passa a vigorar com a seguinte redação:

Art. 15 – Na eleição para renovação da Mesa, no biênio subsequente, a ser realizada até o dia 01 de janeiro do terceiro ano da legislatura, em horário regimental, observar-se-á o mesmo procedimento, considerando-se automaticamente empossados os eleitos, que deverão assinar o respectivo termo de posse.

Art. 3º. O artigo 106, caput do Regimento Interno passa a vigorar com a seguinte redação:

Art. 106 – As sessões ordinárias serão semanais, realizando-se nas quintas-feiras, com início às 19 horas.

(11)

ASSINADO DIGITALMENTE POR: AC CERTSIGN SRF ICP-BRASIL

a seguinte redação:

Art. 156 – (...)

§ 1º (...)

d) concessão de título de cidadão honorário ou qualquer outra honraria ou homenagem a pessoas que, reconhecidamente, tenham prestado serviços ao Município por, no mínimo, 05 (cinco) anos.

Art. 5º. O artigo 210, § 7º, do Regimento Interno passa a vigorar com a seguinte redação:

Art. 210 (...)

§ 7º - Para a rejeição do veto é necessário o voto de, no mínimo, maioria absoluta dos membros da Câmara, em votação nominal.

Art. 6º. Ficam revogados o inciso III do art. 202, os §§ 7º e 8º do art.202 todos do Regimento Interno da Câmara Municipal.

Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

JUSTIFICATIVA

A presente Proposta de Emenda ao Regimento Interno da Câmara visa por fim à votação secreta que se constitui em mecanismo inteiramente incompatível com o princípio da representatividade popular que impõe ao representante a transparência de seus atos.

Recentemente o Congresso Nacional promulgou a Emenda Constitucional nº 76 pondo fim ao voto secreto nos processos de perda de mandato e apreciação de vetos, sendo que

(12)

ASSINADO DIGITALMENTE POR: AC CERTSIGN SRF ICP-BRASIL

todas as votações do Poder Legislativo.

Pertinente valer-se das palavras do Presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, ao aprovar o voto aberto para cassações de mandatos e para a análise de vetos presidenciais:

“Não há mais espaço na política brasileira para o obscurantismo das decisões envergonhadas e escondidas. Quem quer realmente representar o nosso povo tem que se abrir a esta sociedade mais alerta aos fatos políticos, que cobra melhores serviços públicos, mais educação, mais cultura, e um meio ambiente mais saudável. Que cada um assuma as suas posições legítimas e busque a cada eleição o reconhecimento popular”

Assim, por se tratar de matéria de relevante interesse para toda a sociedade, rogamos aos nossos doutos, cultos e valorosos Edis a sua aprovação.

Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Dom Macedo Costa, 21 de agosto de 2014.

GERALDO JORGE SOUZA SALES Presidente

JOCÉLIO FIGUEIREDO VILAS BOAS Vice-presidente

EDIMUNDO XAVIER SANTOS FILHO 1º Secretário

EDMUNDO BOMFIM SANTOS 2º Secretário

(13)

ASSINADO DIGITALMENTE POR: AC CERTSIGN SRF ICP-BRASIL

EMENDA À LEI ORGANICA DO MUNICÍPIO DE DOM MACEDO COSTA

EMENDA Nº 001 DE 21 DE AGOSTO DE 2014.

A MESA DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE DOM MACEDO COSTA (BA), no uso de suas atribuições e de acordo com a Lei Orgânica Municipal e o Regimento Interno da Câmara, promulga a seguinte EMENDA:

Art. 1º. O art. 38, § 4º, da Lei Orgânica do Município de Dom Macedo Costa passa a vigorar com a seguinte redação:

Art. 38 – (...)

§ 4º – O veto será apreciado pela Câmara, dentro de oito dias, a contar do seu recebimento, só podendo ser rejeitado pelo voto de maioria absoluta dos vereadores.

Art. 2º. O art. 46, § 2º, da Lei Orgânica do Município de Dom Macedo Costa passa a vigorar com a seguinte redação:

Art. 46 - (...)

§ 2º. Nos casos dos incisos I, II e VI a perda do mandato é decidida pela Câmara Municipal pelo voto nominal da maioria absoluta dos seus membros, mediante a

(14)

ASSINADO DIGITALMENTE POR: AC CERTSIGN SRF ICP-BRASIL

provocação da Mesa ou de partido político representado na Casa, assegurada ampla defesa.

Art. 3º. Esta Emenda entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Dom Macedo Costa, 21 de agosto de 2014.

GERALDO JORGE SOUZA SALES Presidente

JOCÉLIO FIGUEIREDO VILAS BOAS Vice-presidente

EDIMUNDO XAVIER SANTOS FILHO 1º Secretário

EDMUNDO BOMFIM SANTOS 2º Secretário

Referências

Documentos relacionados

• Decreto Nº 17, de 20 de Janeiro de 2017 - Nomeia membros do Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, do Município de Dom Macedo Costa para o Biênio 2017/2019 e dá

Detalhe da tensão do barramento CC e corrente da fase “a” durante a desenergização síncrona do DSTATCOM: (a) simulação, (b) experimental.. Resultados experimentais obtidos com

Perante este contexto, e tendo em conta que a aliança com Israel e a garantia da segurança do Estado judaico permanecem inalteráveis nas prioridades de política externa americana,

O fato marcante que fez com que a Sociedade dos Probos Pioneiros de Rochdale se tornasse a primeira cooperativa da história e marcasse o surgimento do cooperativismo moderno foi

4. Igualdade e eqüidade: eqüidade quer dizer a atitude de reconhecer impar- cialmente o direito de cada pessoa. Portanto, na cooperativa não pode haver distinção

Nesta pesquisa, obteve-se um coeficiente de 0,868 para os respondentes coordenadores (delegados), conforme a Tabela 3. Tabela 3 – Coeficiente alfa de Cronbach dos

Da 'Cooperatives Europe', estrutura da Aliança Cooperativa Internacional para a região europeia, fazem parte 250 mil cooperativas com 163 milhões de membros e que geraram

Esta previsão não abandonando o princípio da singularidade do voto (cada cooperativista vê o seu voto assegurado, porque o texto da Lei é no sentido de que “cada