• Nenhum resultado encontrado

TÉCNICA DE RESTAURAÇÃO SEMI DIRETA EM RESINA COMPOSTA : RELATO DE CASO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "TÉCNICA DE RESTAURAÇÃO SEMI DIRETA EM RESINA COMPOSTA : RELATO DE CASO"

Copied!
38
0
0

Texto

(1)

Faculdade Sete Lagoas – FACSETE

Jéssica Braga Silva

TÉCNICA DE RESTAURAÇÃO SEMI DIRETA EM RESINA COMPOSTA : RELATO DE CASO

Belo Horizonte 2020

(2)
(3)

Jéssica Braga Silva

TÉCNICA DE RESTAURAÇÃO SEMI DIRETA EM RESINA COMPOSTA – RELATO DE CASO

Monografia apresentada ao programa de pós-graduação em Odontologia da Faculdade Sete Lagoas - FACSETE, como requisito legal para obtenção do título de Especialista em Dentística.

Orientador: Professor Dr. Pedro Xambre

Belo Horizonte 2020

(4)
(5)

Monografia intitulada: “Técnica de Restauração Semi Direta em Resina Composta – Relato de Caso”, de autoria da aluna Jéssica Braga Silva, apresentada como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Dentística.

Aprovada em ___/___/___ pela banca constituída dos seguintes professores:

_____________________________________________________

Orientador Prof.Dr. Pedro Xambre

_____________________________________________________

Examinador:

______________________________________________________

Examinador:

Belo Horizonte, de de 2020.

Faculdade Sete Lagoas – FACSETE

Rua Ítalo Pontelo 50 – 35.700-170 _ Sete Lagoas, MG Telefone (31) 3773 3268 - www.facsete.edu.br

(6)
(7)

RESUMO

As Resinas Compostas são utilizadas, pesquisadas e continuamente aprimoradas há mais de 60 anos. Com o seu uso correto, em todas as suas etapas, conseguimos um resultado clínico duradouro, estético e funcional. As Restaurações Semi Diretas surgiram para facilitar o dia a dia tanto do Cirurgião Dentista como do paciente, já que conseguimos diminuir o tempo e o custo clínico, através de um tratamento conservador devolvendo a forma, função e estética semelhantes ao dente natural. O relato de caso demostra o passo a passo da utilização da Técnica Semi Direta, em resina composta, em um dente tratado endodonticamente.

Palavras Chave: Resina Composta. Tecnica Semi Direta.

(8)
(9)

ABSTRACT

The Composite Resins have been used, researched and continuously improved for over 60 years. With its correct use, in all of its steps, we have achieved a lasting, aesthetic and functional clinical result. The Semi Direct Restorations arose in order to make the day to day of the Dental Surgeon easier as well as the patient’s, since we have managed to reduce the time and the clinical cost, through a conservative treatment with shape, function and aesthetic similar to natural teeth. The account of the case demonstrates the step by step of utilizing the Semi Direct Technique, with composite resin, in a endodontically treated tooth.

Keywords: Composite resins. The semi direct restorations.

(10)
(11)

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO GERAL ...12

2- ARTIGO ...16

3- ANEXOS ...27

4- CONSIDERAÇÕES FINAIS ...35

5- REFERÊNCIAS ...37

(12)

12

1 INTRODUÇÃO GERAL

A procura por estética aliada a uma máxima preservação dental vem aumentando nos últimos tempos, tanto por parte dos pacientes como pelo Cirurgião Dentista.

Historicamente, as resinas compostas começaram a ganhar espaço na Odontologia nos anos 60, e com o passar dos anos as inovações tecnológicas trouxeram melhorias em suas propriedades químico-físicas. Várias partículas foram adicionadas em sua composição para que conseguíssemos uma melhora em sua propriedade mecânica, uma redução no coeficiente de expansão térmico e contração de foto polimerização além de facilitar a manipulação clínica, com a melhora em sua consistência. (1-2)

As resinas compostas são amplamente utilizadas e aceitas clinicamente, apresentando um resultado satisfatório, principalmente quando comparado com outros materiais restauradores. Inúmeras vantagens são demonstradas quanto a utilização das resinas compostas na prática clínica, como resultados estéticos semelhantes aos dentes naturais devido a diversidade de cores, reconstrução do dente em sua morfologia original com uma gama de detalhes, boa adaptação interproximal e marginal, estabilidade dimensional durante os anos e propriedades mecânicas semelhantesas da dentina, o que permite que a resina tenha comportamento próximo ao tecido dentinário, como por exemplo, absorção de esforços mastigatórios. (2)

Diversas técnicas são amplamente discutidas na literatura sobre a utilização da resina composta para a restauração dos elementos dentais, sendo que, duas são bastante difundidas. A técnica de aplicação da resina composta de forma direta consiste em realizar o tratamento diretamente em boca, podendo ser realizada em dentes anteriores e posteriores onde necessitamos de um mínimo desgaste dental, términos cervicais supra gengivais, cavidades sem perda de cúspide, grande quantidade de esmalte remanescente e pouca quantidade de material restaurador (3).

Quando estão inseridas em pequenas e médias cavidades encontramos resultados clínicos satisfatórios a longo prazo, preservação da estrutura dental e simplicidade da técnica. Para dentes anteriores conseguimos excelentes resultados estéticos e

(13)

13

funcionais, quando bem aplicada e estratificada, além de ser passível de reparos.

(8;11)

Já em dentes com grandes cavidades encontramos dificuldades em conseguir forma e contornos adequados, contato proximal, oclusal e uma boa adaptação marginal, pois dependendo da extensão e destruição de estrutura dentaria devemos utilizar um sistema de matrizes, que são fundamentais para formação das áreas de contato inter-proximais, mas seu uso pode ser complexo e exige do operador total conhecimento da tecnica. (8)

A Técnica de aplicação da resina de forma indireta é indicada para cavidades extensas, com perdas de uma ou mais cúspides e em preparos cavitários com términos sub gengivais.(3) Desta maneira a técnica indireta possibilita as resinas de serem esculpidas com a forma oclusal e anatômica adequada e fotopolimerizadas por aparelhos específicos, em laboratórios, conseguindo uma maior conversão de polimerização, dureza e resistência ao desgaste, alem de se obter melhor adptaçao marginal e ponto de contato inter-proximal ápos a cimentação. A necessidade de duas os mais consultas e uma etapa laboratorial são as desvantagens dessa técnica, pois geram maior custo e tempo de cadeira para o profissional e paciente.(3-9)

Com a melhoria na composição dos materiais surgiu a Técnica para a Restauração Semi Direta, ela vem demonstrando resultados promissores em situações que encontramos perdas dentarias de até duas cúspides e caixas proximais amplas com pouco ou nenhum esmalte residual. Essa técnica combinou as vantagens das técnicas direta e indireta para restaurações amplas em dentes posteriores.

Através dela conseguimos diminuir o tempo de cadeira do profissional, já que podemos preparar, moldar, confeccionar a restauração e cimentar em uma mesma sessão clínica, de uma forma eficaz, com menor custo e qualidade. (3-4;8-9).

Outro grande benefício de se utilizar a Técnica Semi Direta está na confecção fora do meio bucal e dentro do consultório, eliminando assim a etapa laboratorial da técnica indireta, diminuindo custo e tempo clínico. Quando comparada a técnica direta, as restaurações semi diretas demonstram uma morfologia oclusal e adaptação da margem sub gengival mais adequada, permitindo melhor visualização, controle durante a fase de escultura da resina, logo melhor vedamento marginal. (8)

(14)

14

Podemos ainda ressaltar a grande aplicabilidade encontrada nessa técnica como a contração de polimerização que acontece apenas entre o cimento resinoso e a restauração, logo diminuição da sensibilidade pós operatória, administração de apenas uma anestesia intra oral, controle de umidade e pontos de contato inter proximais fortes. (5;4-9). Podemos considerar a restauração semi direta como um procedimento conservador, pois preservamos cúspides e estruturas remanescentes, já que precisamos de um espaço mínimo apenas para o cimento, sem a necessidade de se confeccionar preparos com retenções mecânicas (10).

Encontramos nas restaurações adesivas a vantagem de se transmitir e distribuir o estresse entre a interface dente-restauração. A resina composta como material restaurador e protético tem baixo modulo de elasticidade e consegue transmitir as forças compressivas geradas na estrutura dentaria, já que suas propriedades semelhantes às da dentina permite um comportamento próximo ao tecido dentinário. Tudo isso corrobora para reforçar a estrutura dentaria, com características mecânicas, funcionais e estéticas, principalmente em dentes tratados endodonticamente, onde encontramos elevada perda de estrutura de esmalte e dentina. (5;10).Grandes destruições coronárias, fratura dental, cárie profunda e que comprometa as cúspides e/ou cristas dos dentes, tratamento endodôntico previo devido a destruição dental gerada pelas lesões cariosas, são indicações para a reconstrução dental de forma semi direta.(4)

A propósito os dentes tratados endodonticamente são considerados mais susceptíveis a fratura e falha biomecânica, devido à quantidade de tecido e estrutura dentária interna que sao removidas durante o tratamento .O prognóstico depende não apenas da qualidade do tratamento endodôntico, mas também das técnicas restauradoras subseqüentes, logo um planejamento protético e/ou restaurador é de extrema importância após a realização do tratamento endodôntico.(10)

Vale lembrar que, uma restauração bem adaptada não significa que temos uma dentina bem tratada e selada.O selamento imediato em dentina (SDI) é de extrema importância em dentes vitais, previamente a moldagem e cimentação. O seu princípio é criar uma camada hibrida a partir da dentina recém cortada associada á aplicação de um sistema adesivo, preferencialmente os auto condicionantes. Uma vez que essa camada é foto polimerizada conseguimos gerar uma estrutura similar a junção amelodentinaria, impedindo a micro infiltração de bactérias,

(15)

15

consequentemente diminuição de sensibilidade pós operatória, melhora na resistência de união e diminuição na formação de gaps. (12;13)

Após moldar e confeccionar a restauração de forma semi direta, é de grande relevância o processo de pós cura dessa resina composta. A polimerização apenas por luz e foto ativação não e suficiente para melhoria das suas propriedades físico-mecânicas, como encontramos nas resinas laboratoriais e cêromeros. (14;15)

O método de pós cura consiste em realizar um tratamento térmico adicional á restauração, por meio de um ciclo de autoclave ou forno micro-ondas. O calor fornece energia para os monômeros formarem novos polímeros, aumentando o grau de conversão e aprimorando suas propriedades físico mecânicas. (14;15)

Portanto, a técnica semi direta em resina composta quando bem executada e indicada apresenta uma alternativa simples, econômica, eficaz com propriedades físico mecânicas similares a um material restaurador indireto.

(16)

16

2 ARTIGO

Técnica de Restauração Semi Direta em Resina Composta – Relato de Caso Ao término desse estudo, foi possível elaborar a seguinte proposta de artigo, que será encaminhada para publicação na revista JCDR – Journal of Clinical Dentistry and Research (Qualis B1 Odontologia).

Normas para submissão de artigos podem ser visualizadas no endereço eletrônico: https://dentalpress.com.br/jcdr/submeter-artigo/

(17)

17

TÉCNICA DE RESTAURAÇÃO SEMI DIRETA EM RESINA COMPOSTA – RELATO DE CASO

Jéssica Braga Silva ¹, Marco Antonio Xambre², Sarita Pires Vieira ³,

Pedro Augusto Xambre de Oliveira Santos4

Palavras Chave: Resina Composta. Tecnica Semi Direta.

Corresponding author: Pedro Augusto Xambre de Oliveira Santos. Programa de pós graduação da Faculdade de Sete Lagoas – FACSETE. Rua Santa Fé, 73 Sion. Belo Horizonte – Minas Gerais. CEP: 30320-130. Phone: 3646-4826. Telefax number: E- mail: pedro@noxambre.com

(18)

18

RESUMO

As Resinas Compostas vem sendo utilizadas, pesquisadas e continuamente aprimoradas há mais de 60 anos. Com o seu uso correto, em todas as suas etapas, conseguimos um resultado clinico duradouro, estético e funcional. As Restaurações Semi Diretas surgiram para facilitar o dia a dia tanto do Cirurgião Dentista como do paciente, já que conseguimos diminuir o tempo e o custo clinico, através de um tratamento conservador com forma, função e estética semelhantes aos dente naturais.

O relato de caso demostra o passo a passo da utilização da Técnica Semi Direta, em resina composta, em um dente tratado endodonticamente.

Palavras Chave: Resina Composta. Tecnica Semi Direta.

(19)

19

ABSTRAC

The Composite Resins have been used, researched and continuously improved for over 60 years. With its correct use, in all of its steps, we have achieved a lasting, aesthetic and functional clinical result. The Semi Direct Restorations arose in order to make the day to day of the Dental Surgeon easier as well as the patient’s, since we have managed to reduce the time and the clinical cost, through a conservative treatment with shape, function and aesthetic similar to natural teeth. The account of the case demonstrates the step by step of utilizing the Semi Direct Technique, with composite resin, in a endodontically treated tooth.

Keywords: Composite resins. The semi direct restorations

(20)

20

INTRODUÇÃO

A procura por estética aliada a uma máxima preservação dental vem aumentando nos últimos tempos, tanto por parte dos pacientes como pelo Cirurgião Dentista.(1)

Historicamente as Resinas Compostas tem sido amplamente utilizadas e aceitas desde os anos 60, com estudos clínicos demonstrando resultados satisfatórios.

Suas propriedades mecânicas, próximas as da dentina, permitem que a resina tenha comportamento semelhante ao tecido dentinário, como por exemplo, absorção de esforços mastigatorios (1-2). Com sua grande aplicabilidade clínica conseguimos resultados estéticos semelhantes aos dentes naturais, devolvendo assim a forma original com detalhes e boa adaptação inter proximal,e marginal. (2)

Com a melhoria na composição dos materiais surgiu a Técnica para a Restauração Semi Direta, que vem demonstrando resultados promissores em situações que encontramos grandes perdas dentarias de até duas cúspides e caixas proximais amplas com pouco ou nenhum esmalte residual. Podemos afirmar que a Técnica Semi Direta combinou as vantagens das Técnica Direta e da Técnica Indireta.

(3;4;8;9)

Os benefícios de se utilizar a Técnica Semi Direta está na confecção fora do meio bucal e dentro do consultório, eliminando assim a etapa laboratorial da técnica Indireta, diminuindo custo e tempo clinico. Quando comparada a Técnica Direta, as Restaurações Semi Diretas demonstram uma morfologia oclusal e adaptação marginal mais adequada, já que são realizadas fora do meio bucal, permitindo melhor visualização e controle durante a fase de escultura da resina. (8)

RELATO DE CASO

Paciente M.E, 20 anos, sexo feminino, compareceu a Clinica de Especialização em Dentistica após realizar um tratamento endodntico nos elementos 26/36, com fratura da cúspide disto vestibular/disto palatina, respectivamente, e cimento provisório, do tipo IRM.

(21)

21

Devido as condições financeiras apresentadas pela paciente, curto tempo clínico e grau de destruição do dente, fratura de apenas uma cúspide, optou-se em realizar a Técnica de restauração Semi Direta.

Para a confecção da restauração semi direta dividimos a técnica em três etapas:

(1) Etapa de preparação do elemento dental;

(2) Etapa de confecção da restauração;

(3) Etapa de cimentação da restauração.

ETAPA DE PREPARAÇÃO DO ELEMENTO DENTAL.;

Desta maneira o procedimento foi realizado sob isolamento absoluto (Madeitex), remoção do curativo temporário, limpeza de toda a cavidade com brocas diamantadas (Kit Hirata/Scopin – Mani), pedra pomes (SS- White) e selamento das entradas dos canais com o material do tipo Coltosol (Coltene Vigodent).Com a cavidade já preparada e limpa, realiza se o preenchimento da cavidade com a resina Bulk Fill, Filtek One (3M) para o nivelamento da superfície.

Nesta etapa de preparo do substrato dental, previamente foi aplicado ácido fosfórico Utra-Etch 35% (Ultradent), apenas em região de esmalte, e posteriormente após lavar e secar o elemento dental, fez-se a aplicação do sistema adesivo ClearFill (Kuraray). Incialmente foi aplicado o primer, através de um microbrush, Microaplicador regular (Kg), de forma ativa por 20 segundos, como orienta o fabricante, e fez-se a secagem com jato de ar, por mais um minuto de maneira branda. O Bond (segundo passo do sistema) foi aplicado de forma passiva através do microbrush, Microaplicador regular (Kg), o elemento dental foi novamente seco com jatos de ar para remoção do excesso de adesivo e foto polimerizado por 30 segundos.

Foi realizado em uma última etapa a aplicação de uma camada da resina Bulk Fill, Filtek One (3M), com apenas um incremento e foto polimerizado por 40 segundos, como orienta o fabricante. Com uma broca diamantada, retira se o adesivo da margem do esmalte e qualquer outro ângulo ou degrau que possa interferir na moldagem e confecção da peca. A cavidade é limpa com uma bolinha de algodão

(22)

22

embebida de álcool, para que os monômeros residuais presentes na resina composta não interfiram no material de moldagem.

ETAPA DA CONFECÇÃO DA RESTAURAÇÃO,

Após a preparação do substrato dental realiza se a moldagem do mesmo com silicone de adição Express XT (3M ESPE), utilizando a técnica de 2 passos (Moldagem inicial com silicone denso e em seguida leva-se a moldeira carregada com silicone denso juntamente com fluido, do tipo regular). Um modelo de gesso especial do tipo IV da Fujirock-GC é feito, para a confecção da restauração Semi-Direta .

Após se vaselinar o modelo, a confecção da restauração semi direta é realizada da mesma forma que se confecciona as resinas diretas, pela técnica incremental, acrescenta-se a resina composta em pequenas quantidades por vez e foto polimeriza no modelo de gesso previamente confeccionado.

A primeira camada da restauração, a porção mais profunda, utiliza se uma resina opaca, de dentina (EmpressDirect - Ivoclar Vivadent), inserida de forma abaulada, de oclusal para o centro da cavidade, com um volume maior nas vertentes do que no centro e foto polimerizada, por 5 segundos. A segunda camada utiliza se uma resina com maior passagem de luz, mais translucida, onde foi selecionada uma resina de esmalte (EmpressDirect- Ivoclar Vivadent ), com um brunidor e sonda milimetrada para distribuir a resina na cavidade na quantidade e forma adequada. Foi delimitado nessa etapa, com a sonda milimetrada, as cúspides e sulcos secundários para reproduzir as características anatômicas e foto polimerizada por 05 segundos. A terceira e última camada utiliza se as resinas transparentes ou translúcidas (EmpressDirect- Ivoclar Vivadent ) e pigmentos de caracterização de resina, cor Ocre (IPS -Empress direct color - Ivoclar Vivadent) para dar profundidade. A finalização é realizada com uma camada de gel de glicerina, para minimizar a alteração de cor pós polimerizaçao, e foto polimerizado por 60 segundos.

A peça já confecionada é levada a autoclave, por apenas um ciclo, para melhoria de suas propriedades e em seguida polida com taças de borracha (Astrobrush Ivoclar) e pasta de polimento (Enamelize da Cosmedent).

ETAPA DE CIMENTAÇÃO DA RESTAURAÇÃO

(23)

23

Para a realização da terceira etapa realiza se o preparo da peça com ataque ácido, utilizando-se o ácido fosfórico Utra-Etch 35% (Ultradent), remove se o mesmo com agua e a peça é seca por 20 segundos. Em seguida aplica se o sistema adesivo (Single bond 2 – 3M). Para remover os excessos é aplicado um spray de ar durante 20 segundos e a restauração fotopolimerizada por 20 segundos finais.

O campo operatório é isolado através do isolamento absoluto (Madeitex) para receber a peça. É nescessario o ataque ácido utilizando-se o ácido fosfórico Utra- Etch 35% (Ultradent),e em seguida aplica se o sistema adesivo (Single bond 2 – 3M) e foto polimeriza por 20 segundos.

O cimento resinoso Variolink II, da Ivoclar Vivadent , é aplicado na peça previamente confecionada e leva-se em posição . Os excessos são removidos com sonda milimetrada e foto polimerizado por 30 segundos em cada face.

Para finalizar a terceira etapa, uma foto polimerização com gel de glicerina, por um minuto e ajuste oclusal é realizado seguido de polimento com tacas de borracha e escova de caberto de silicio com pasta, Astrobrush da Ivoclar Vivadent com pasta Enamelize da Cosmedent.

DISCUSSÃO

A restauração Semi direta é um procedimento restaurador de grande aplicabilidade , quando nos deparamos com uma considerável perda de estrutura dentaria. Através dela conseguimos preservar estrutura dental, otimizar o tempo de cadeira, com baixo custo e possibibilita um resultado com melhoria tecnica nos quesitos anatomicos, funcionais e estéticos.

Uma das vantagens dessa técnica, segundo Ravasini et al.,2018, em cavidades com maiores extensões e difícil acesso, é a precisão e melhor vedamento marginal. Algumas cavidades com caixas proximais divergentes encontramos dificuldades em adaptar, por exemplo, uma matriz e cunha interproximal dentro do meio bucal, que podem gerar falhas na adaptação marginal. Outros grandes beneficios (Tonolli et al., 2010 ) são: contração de polimerização que fica reduzida apenas a camada de cimento resinoso diminuindo assim a sensibilidade pôs

(24)

24

operatória e controle de umidade, ja que confeccionamos a resina fora do meio bucal, ao confecciona lá fora da boca encontramos melhor visualização e controle durante a fase de escultura.

Shu et al., 2018, acrescenta que podemos considerar a técnica de restauração semi direta como uma técnica conservadora, pois preservamos estruturas remanescentes, já que precisamos de um espaço mínimo apenas para o cimento sem a necessidade de se confeccionar preparos com retenções mecânicas. Vale ressaltar, (Xambre et al., 2015) que esse tipo de restauração pode ser facilmente reparada em casos de lascas ou pequenas fraturas, já que utilizamos as resinas compostas.

Oliveira et al., 2016; Takeshige et al., 1995, complementa que, após confeccionar a restauração através da técnica semi direta, o processo de pós cura da resina composta é de grande valor. A polimerização apenas por foto ativação não é suficiente para melhoria das suas propriedades físico-mecânicas. O método de pós cura consiste em realizar um tratamento térmico adicional á restauração, por meio de um ciclo de autoclave ou forno microndas. O calor fornece energia para os monômeros formarem novos polímeros, aumentando o grau de conversão e aprimorando suas propriedades.

Sendo assim, seguindo todas as etapas descritas, executando da maneira correta e indicada, é possível realizar a técnica semi direta em resina composta de forma efetiva, com sucesso clinico duradouro, otimizando tempo do profissional e paciente.

CONCLUSÃO

A Técnica de Restauração semi direta é efetiva em dentes tratados endodonticamente, dentes com moderada perda de estrutura dentaria com até duas cúspides, ou dentes vitais que receberam selamento imediato de dentina prévio á moldagem. A forma como se realiza um preparo conservador juntamente com as propriedades químico-físicas das resinas compostas, que se comportam próximo ao tecido dentinário, absorvendo os esforços mastigatórios, contribuem para o sucesso e longevidade dessa técnica.

(25)

25

As resinas compostas além de devolver a função ao dente possibilita uma melhor condição estética aos dentes naturais, em sua morfologia original. Em vista do descrito a cima, conclui-se que a abordagem dessa técnica pode possibilitar uma diminuição do tempo de cadeira do profissional e paciente, pois pode se preparar, moldar, confeccionar a restauração e cimentar em uma mesma sessão clínica, de uma forma eficaz, com menor custo e qualidade.

REFERÊNCIAS

1. Hirata R, Higashi C, Masotti A. Simplificando o uso de resinas compostas em dentes posteriors. Dental Press Estetica – v1, n1, p. 20-36, out./nov./dez. 2014.

2. Hirata R. Short Cuts em Odontologia estetica: uma nova visão sobre TIPS. 1 ed.

São Paulo: Editora Quintessence, 2016. Cap 5, p. 574-683.

3. HIGASHI, Cristian; ARITA, Carla; GOMES, João Carlos; HIRATA, Ronaldo. Estágio Atual das Resinas Indiretas.Pro-odonto/Estetica/SESCAB.

4. Tonolli G, Hirata R. Técnica de restauração semi-direta em dentes posteriores: Uma opção de tratamento. Rev Assoc Paul Cir Dent 2010; Ed Esp(1): 90-6.

5. Manuel Restrepo, Maurício M. Nagle, Andréia A.b. Montandón, Lourdes Santos- Pinto,4 Weber A. Ricci5. Onlay restoration using semi-direct technique. A case report.

6. Foudda Homsy, DCD, DES Fixed Prosth, Rita Eid, DCD, DU Fixed Prosth, Wiam El Ghoul, DCD, DU Fixed Prosth, & Jose Johann Chidiac, DChD, MSc, Ass Etr Fac Med, Cert TMD/OFP. Considerations for Altering Preparation Designs of Porcelain Inlay/Onlay Restorations for Nonvital Teeth. Department of Prosthodontics, Lebanese University, Baabda, Lebanon

7. Marco Antônio XAMBREI Pedro Augusto XAMBREII. Relato de Caso: restauração semidireta em resina composta, uma aplicação conservadora.

(26)

26

8. Carlos Rocha Gomes Torres, DDS, PhD; Rayssa Ferreira Zanatta, DDS, MS, PhD;

Maria Filomena Rocha Lima Huhtala, DDS, MS, PhD; Alessandra Bühler Borges, DDS, MS, PhD. Semidirect posterior composite restorations with a flexible die technique A case series.

9. Ravasini F, Bellussi D, Pedrazzoni M, Ravasini T, Orlandini P, Meleti M, Bonanini M. Treatment Outcome of Posterior Composite Indirect Restorations: A Retrospective 20-Year Analysis of 525 Cases with a Mean Follow-up of 87 Months.

10. Xin Shua / Qing-qing Maib / Markus Blatzc / Richard Priced / Xiao-dong Wange / Ke Zhao. Direct and Indirect Restorations for Endodontically Treated Teeth: A Systematic Review and Meta-analysis, IAAD 2017 Consensus Conference Paper.

11. Carolina BerwangerI; Roger Borges RodriguesII; Laís Daniela EvIII; Angel YamithIV; Guilherme de Andrade DenadaiV; Maria Carolina Guilherme ErhardtVI; Fábio Herrmann Coelho-de-SouzaVII. Diastema closure with direct composite restorations - a case report .

12 . MAGNE, P. (2006). Immediate Dentin Sealing: A Fundamental Procedure for Indirect Bonded Restorations. Journal of Esthetic and Restorative Dentistry

13. Qanungo, A., Aras, M. A., Chitre, V., Mysore, A., Amin, B., & Daswani, S. R.

(2016). Immediate dentin sealing for indirect bonded restorations. Journal of Prosthodontic Research, 60(4), 240–249.

14. Dayane Carvalho Ramos Salles de Oliveira , Jamille Favarão , Eduardo José Souza-Júnior, Adam Lee Dobson, Ronaldo Hirata, Regina Maria Puppin-Rontani, Mário Alexandre Coelho Sinhoreti. Influence of post-curing method on cure efficiency and roughness of direct resin composites in indirect restorations.

15. Takeshige F, Kinomoto Y, Torii M. Additional heat-curing of light-cured composite resin for inlay restoration. j osaka univ dent sch. 1995; 35:59-66.

(27)

27

3 ANEXOS

Imagem 01: Dente 26, cavidade profunda com lesão cariosa, encaminhado para Tratamento Endodontico

Imagem 02: Dente 36 após Tratamento endodontico

(28)

28

Imagem 03: Dente 36, após limpeza de toda a cavidade com brocas diamantadas e selamento das entradas dos canais com cimento do tipo, Cotosol.

Imagem 04: Dente 26, após tratamento endodontico e limpeza de toda a cavidade com brocas diamantadas e selamento das entradas dos canais com cimento do tipo, Cotosol.

(29)

29

Imagem 05: Dente 36, aplicação de uma camada da resina Bulk Fill, Filtek One (3M), com apenas um incremento e foto polimerizado por 40 segundos, como orienta o fabricante, para nivelamento da superfície.

Imagem 06: Dente 26, aplicação de uma camada da resina Bulk Fill, Filtek One (3M), com apenas um incremento e foto polimerizado por 40 segundos, como orienta o fabricante, para nivelamento da superfície.

(30)

30

Imagem 07: Moldagem do arco superior, dente 26. Após a preparação do substrato dental realiza se a moldagem do mesmo com silicone de adição Express XT (3M ESPE), utilizando a técnica de 2 passos (Moldagem inicial com silicone denso e em seguida leva-se a moldeira carregada com silicone denso juntamente com fluido, do tipo regular).

Imagem 08: Moldagem do arco inferior, dente 36. Após a preparação do substrato dental realiza se a moldagem do mesmo com silicone de adição Express XT (3M ESPE), utilizando a técnica de 2 passos (Moldagem inicial com silicone denso e em seguida leva-se a moldeira carregada com silicone denso juntamente com fluido, do tipo regular).

(31)

31

Imagem 09: Restaurações semi diretas, dentes 36 e 26, já confeccionadas.

Imagem 10: Dente 26, após preparo do dente e restauração, o cimento resinoso Variolink II, da Ivoclar Vivadent , é aplicado na peça previamente confecionada e leva- se em posição

(32)

32

Imagem 11: Dente 36, após preparo do dente e restauração, o cimento resinoso Variolink II, da Ivoclar Vivadent , é aplicado na peça previamente confecionada e leva- se em posição.

Imagem 12: Dente 26. Os excessos são removidos com sonda milimetrada e em seguida foto polimerizado por 30 segundos em cada face.

(33)

33

Imagem 13: Dente 36. Os excessos são removidos com sonda milimetrada e em seguida foto polimerizado por 30 segundos em cada face.

Imagem 14: Dente 26. Para finalizar uma foto polimerização com gel de glicerina, por um minuto e ajuste oclusal é realizado seguido de polimento com tacas de borracha e escova de caberto de silicio com pasta, Astrobrush da Ivoclar Vivadent com pasta Enamelize da Cosmedent.

(34)

34

Imagem 15: Dente 36. Para finalizar uma foto polimerização com gel de glicerina, por um minuto e ajuste oclusal é realizado seguido de polimento com tacas de borracha e escova de caberto de silicio com pasta, Astrobrush da Ivoclar Vivadent com pasta Enamelize da Cosmedent.

(35)

35

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

A Técnica de Restauração semi direta é efetiva em Dentes tratados endodonticamente, dentes com grande perda de estrutura dentaria até duas cúspides, ou dentes vitais que receberam selamento imediato de dentina prévio á moldagem. A forma como realizamos um preparo conservador juntamente com as propriedades químico-físicas das resinas compostas que se comportam próximo ao tecido dentinario, absorvendo os esforços mastigatórios, contribuem para o sucesso e longevidade dessa técnica.

As resinas compostas além de devolver a função ao dente também devolve a

estética semelhante aos dentes naturais, em sua morfologia original. A grande vantagem dessa técnica é que conseguimos diminuir o tempo de cadeira do profissional/paciente , pois podemos preparar, moldar, confeccionar a restauração e cimentar em uma mesma sessão clínica, de uma forma eficaz, com menor custo e qualidade.

(36)

36

(37)

37

REFERÊNCIAS

1. Hirata R, Higashi C, Masotti A. Simplificando o uso de resinas compostas em dentes posteriors. Dental Press Estetica – v1, n1, p. 20-36, out./nov./dez. 2014.

2. Hirata R. Short Cuts em Odontologia estetica: uma nova visão sobre TIPS. 1 ed.

São Paulo: Editora Quintessence, 2016. Cap 5, p. 574-683.

3. HIGASHI, Cristian; ARITA, Carla; GOMES, João Carlos; HIRATA, Ronaldo. Estágio Atual das Resinas Indiretas.Pro-odonto/Estetica/SESCAB.

4. Tonolli G, Hirata R. Técnica de restauração semi-direta em dentes posteriores: Uma opção de tratamento. Rev Assoc Paul Cir Dent 2010; Ed Esp(1): 90-6.

5. Manuel Restrepo, Maurício M. Nagle, Andréia A.b. Montandón, Lourdes Santos- Pinto,4 Weber A. Ricci5. Onlay restoration using semi-direct technique. A case report.

6. Foudda Homsy, DCD, DES Fixed Prosth, Rita Eid, DCD, DU Fixed Prosth, Wiam El Ghoul, DCD, DU Fixed Prosth, & Jose Johann Chidiac, DChD, MSc, Ass Etr Fac Med, Cert TMD/OFP. Considerations for Altering Preparation Designs of Porcelain Inlay/Onlay Restorations for Nonvital Teeth. Department of Prosthodontics, Lebanese University, Baabda, Lebanon

7. Marco Antônio XAMBREI Pedro Augusto XAMBREII. Relato de Caso: restauração semidireta em resina composta, uma aplicação conservadora.

8. Carlos Rocha Gomes Torres, DDS, PhD; Rayssa Ferreira Zanatta, DDS, MS, PhD;

Maria Filomena Rocha Lima Huhtala, DDS, MS, PhD; Alessandra Bühler Borges, DDS, MS, PhD. Semidirect posterior composite restorations with a flexible die technique A case series.

9. Ravasini F, Bellussi D, Pedrazzoni M, Ravasini T, Orlandini P, Meleti M, Bonanini M. Treatment Outcome of Posterior Composite Indirect Restorations: A Retrospective 20-Year Analysis of 525 Cases with a Mean Follow-up of 87 Months.

(38)

38

10. Xin Shua / Qing-qing Maib / Markus Blatzc / Richard Priced / Xiao-dong Wange / Ke Zhao. Direct and Indirect Restorations for Endodontically Treated Teeth: A Systematic Review and Meta-analysis, IAAD 2017 Consensus Conference Paper.

11. Carolina BerwangerI; Roger Borges RodriguesII; Laís Daniela EvIII; Angel YamithIV; Guilherme de Andrade DenadaiV; Maria Carolina Guilherme ErhardtVI; Fábio Herrmann Coelho-de-SouzaVII. Diastema closure with direct composite restorations - a case report .

12 . MAGNE, P. (2006). Immediate Dentin Sealing: A Fundamental Procedure for Indirect Bonded Restorations. Journal of Esthetic and Restorative Dentistry

13. Qanungo, A., Aras, M. A., Chitre, V., Mysore, A., Amin, B., & Daswani, S. R.

(2016). Immediate dentin sealing for indirect bonded restorations. Journal of Prosthodontic Research, 60(4), 240–249.

14. Dayane Carvalho Ramos Salles de Oliveira , Jamille Favarão , Eduardo José Souza-Júnior, Adam Lee Dobson, Ronaldo Hirata, Regina Maria Puppin-Rontani, Mário Alexandre Coelho Sinhoreti. Influence of post-curing method on cure efficiency and roughness of direct resin composites in indirect restorations.

15. Takeshige F, Kinomoto Y, Torii M. Additional heat-curing of light-cured composite resin for inlay restoration. j osaka univ dent sch. 1995; 35:59-66.

Referências

Documentos relacionados

Justifica-se o uso de uma resina composta Bulk-Fill pelo fato da mesma conferir menor contração de polimerização quando comparada com as resinas convencionais de

Por este documento declaro que autorizo a utilização das instalações da policlínica Getúlio Vargas para a realização do trabalho “Restauração em resina composta de

Assim, presente estudo in vitro tem como objetivo descrever um caso clínico utilizando a técnica da matriz oclusal e o re-selamento da restauração após doze meses devido

Conclui-se que a restauração através da técnica semi-direta em resina composta com reforço de fibra de polietileno de alta resistência para restauro conservador

Embora ainda não exista um protocolo padrão-ouro para realização de reparos, a asperização com pontas diamantadas da porção da restauração a ser reparada seguida da aplicação

Partindo da permissão da paciente por meio do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido em partilhar sua imagem para devido fim, o presente estudo trata de um relato de caso

O resultado satisfatório após o fechamento do diastema pela técnica direta em resina composta demonstrou-se uma opção de tratamento viável, uma vez que restabeleceu a função e

As restaurações diretas confeccionadas em resina composta constituem uma técnica efi- ciente para a reabilitação biológica, funcional e estética de dentes anteriores comprometidos, seja