• Nenhum resultado encontrado

III ESTUDO SÓCIOAMBIENTAL DO LIXÃO DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE, PB

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "III ESTUDO SÓCIOAMBIENTAL DO LIXÃO DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE, PB"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

22º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental 14 a 19 de Setembro 2003 - Joinville - Santa Catarina

III-130 - ESTUDO SÓCIOAMBIENTAL DO LIXÃO DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE, PB

Valderi Duarte Leite (1)

Doutor em Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo – EESC/USP. Mestre em Engenharia Sanitária pela Universidade Federal da Paraíba. Engenheiro Químico pela Universidade Federal da Paraíba. Professor do Departamento de Química da Universidade Estadual da Paraíba.

Verônica Barros Viana

Mestre em Saneamento Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente – PRODEMA da UFPB/UEPB.

Shiva Prasad

Doutor em Química pela University of Rajassthan - Jaipur/Índia. Mestre em Química pela University of Rajassthan - Jaipur/Índia. Professor do Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal de Campina Grande.

Wilton Silva Lopes

Doutorando em Ciências pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Saneamento Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente – PRODEMA da UFPB/UEPB. Químico Industrial pela Universidade Estadual da Paraíba.

Professor do Departamento de Química da Universidade Estadual da Paraíba.

Endereço(1): Rua Vigário Calixto, 1475 – Catolé – Campina Grande – PB – CEP: 58104- 475 – Brasil – Tel: (83) 337-2793 –

(2)

E-mail: valderileite@uol.com.br

RESUMO

Nos dias atuais, os humanos têm enfrentado uma série enorme de problemas de diferentes magnitudes. As populações de países periféricos enfrentam cotidianamente a ausência de políticas públicas em todos os aspectos de construção da cidadania. Parte significativa das populações são analfabetas e sobrevivem abaixo da linha de pobreza absoluta. Para estas pessoas, as questões ambientais, deixam de ser importante, haja vista, a necessidade premente de outras prioridades. Estas pessoas continuam ainda sem serviço de saneamento básico, sobretudo as que se aglomeram nas periferias das grandes cidades, formando o que passou a ser denominados de favelas. Nestes aglomerados urbanos, não existe sistema eficiente de abastecimento de água, há falta total de serviço de esgotamento sanitário e de serviço de limpeza pública. Nos países subdesenvolvidos, os problemas associados aos resíduos sólidos urbanos, têm causado sérios problemas ambientais, produzindo elevada grau de poluição aos corpos aquáticos, ao solo e ao ar. No Brasil, grande parte dos resíduos sólidos urbanos coletados é disposta em lixões, tornando estes locais em lugar de

sobrevivência para pessoas humanas, além de habitat para diversas outras espécies de animais de diferentes portes. No Nordeste do Brasil e em particular no estado da Paraíba, os resíduos sólidos urbanos tem se tornado em agente aceptor de grande massa de pessoas excluídas do mercado de trabalho formal e até mesmo informal. Portanto, neste trabalho foi realizado um consolidado estudo socioambiental do lixão da cidade de Campina Grande, levando-se em consideração o diagnóstico social, econômico e ambiental.

PALAVRAS-CHAVE: Resíduos sólidos urbanos; lixão, impacto ambiental, catadores de lixo.

INTRODUÇÃO

Os resíduos sólidos urbanos na sociedade contemporânea é um dos grandes problemas socioambientais. Sua geração nos centros urbanos e sua crescente produção é fruto do desenvolvimento industrial e tecnológico, crescimento populacional e aumento da

concentração urbana aliado ao consumo exacerbado e ao desperdício, criando uma ilusão de abundância material e limitada, acompanhada de uma ampliação da desigualdade e da exclusão social ( Carvalho, 1997 apud Santos Sobrinho, 1999 ). É o espelho da sociedade que o produz e é a conseqüência de um modo de vida, dos valores sociais e da cultura de determinado grupo social ou da sociedade em geral.

Os seres humanos têm se comportado de forma predatória com a natureza, como sendo esta uma fonte ilimitada de recursos naturais, na produção de materiais de difícil e retardada assimilação pelos ciclos naturais. A questão dos resíduos sólidos urbanos do ponto de vista sanitário e ambiental, indica a pouca importância por parte da população e do poder

(3)

público, principalmente o poder público municipal, sobre os impactos negativos causados tanto ao meio ambiente e a saúde pública.

Atualmente as formas de gestão dos resíduos sólidos urbanos, estão direcionadas para redução do desperdício, fundamentando-se nos paradigmas da redução, reutilização e a reciclagem. No Brasil, a destinação final dos resíduos sólidos urbanos, tem se tornado um dos grandes problemas ambientais. Do ponto de vista social os resíduos sólidos urbanos, tem sido o agente receptor da grande massa de pessoas excluídas do mercado de trabalho formal e até mesmo informal. Os lixões do Brasil representam o fiel retrato da miséria a que está submetido um contigente bastante significativo da população brasileira. São pessoas que sobrevivem diretamente das atividades da catação de resíduos sólidos,

morando no próprio local do lixão e obtendo como fonte de renda algo em torno de R$ 1,00 por pessoa/dia.

No caso específico da cidade de Campina Grande ( PB), que possui atualmente uma população em torno de 360 mil habitantes, a taxa de geração per capita de resíduos sólidos urbanos é de aproximadamente 600g.hab-1. dia-1, isto significa dizer que são produzidos diariamente algo em torno de 215 toneladas de resíduos sólidos urbanos e lançados em um lixão, localizado na alça sudoeste a uma distância média de 8km do centro da cidade.

A composição física dos resíduos sólidos urbanos produzidos pela população da cidade de Campina Grande ( PB) é apresentada no Quadro 1.

Quadro 1. Composição dos resíduos sólidos urbanos da cidade de Campina Grande, PB

Constituinte

Percentual ( em peso) Matéria orgânica putrescível 56,7

Plástico 15,5

Papel e Papelão 13,6

Vidro 1,1 Borracha

(4)

1,04 Metal 1,5 Ossos 0,9

Inertes ( pedra, madeira, trapos, terra) 9,4

Fonte: Leite e Lopes (1999)

Analisando os dados do Quadro 1, observa-se que os resíduos sólidos urbanos produzidos pela população da cidade de Campina Grande (PB), contém cerca de 56% ( percentagem em peso de matéria orgânica putrescível 15,5% de plástico e 13,6% de papel e papelão.

MATERIAIS E MÉTODOS

No processo da pesquisa, procurou-se elaborar um diagnóstico dos resíduos sólidos urbanos em sua dimensão socioambiental a partir de um olhar crítico em torno do material

produzido, como também a percepção que os catadores do lixão da cidade de Campina Grande (PB), tem sobre os resíduos sólidos urbanos. Realizou-se ainda um estudo de caso reunindo informações quantitativas e qualitativas que pareceu pertinente sobre o objeto estudado.

O lixão da cidade de Campina Grande (PB) foi selecionado como área de estudo por ser um local de disposição final dos resíduos sólidos urbanos e de outras formas de resíduos

sólidos, até hoje utilizado. O lixão ocupa uma área de 30 hectares, com topografia ligeiramente acidentada e está delimitado por cerca de arame farpado. Para realização do trabalho de campo foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados:

observação: registro visual e entrevista diretiva.

A observação foi o ponto inicial da investigação socioambiental e o veículo de leitura da realidade local. Na realização do trabalho de campo, o primeiro contato foi mantido com o pessoal de segurança do lixão, depois com alguns funcionários responsáveis pelo transporte e espalhamento dos resíduos sólidos urbanos no espaço físico do lixão, com o pessoal que trabalha em uma escola no local do lixão e com catadores de papel e papelão, vidro e material metálico.

O registro visual foi feito paralelamente as observações, registradas através de fotografias.

A fotografia é um registro muito importante na pesquisa qualitativa, haja vista, nem tudo

(5)

está redigido no discurso e além do mais ela enriquece o estudo. As entrevistas realizadas objetivaram traçar o perfil dos catadores, levando-se em consideração a idade, escolaridade, estado civil, renda, tempo de trabalho no lixão e tipos de materiais recolhidos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

O município de Campina Grande ( PB ) , localiza-se na mesoregião do Agreste da

Paraibano, limitando-se ao Norte com Massaranduba, Lagoa Seca, Pocinhos e Puxinanã: ao Sul com Fagundes, Queimadas e Boqueirão: a Oeste com Boa Vista e ao Leste com

Riachão do Bacamarte.. A região apresenta clima equatorial semi-árido e altitude média correspondente a 551 metros. Ocupa uma área territorial de 581 km2 correspopnde a 0,9%

do Estado da Paraíba, distribuída da seguinte forma: 75km2 de área urbana e 443km2 de área rural.

A cidade de Campina ( PB), conforme o agrupamento proposto pelo IBGE, sua rede urbana é agrupada como sendo um centro submetropolitano, importante centro industrial, centro comercial, centro educacional e sua paisagem serrana e clima ameno favorece o

desenvolvimento do turismo de eventos.

A população total do município de Campina Grande ( PB), segundo dados do IBGE (2001), é de 354061 habitantes. Deste total, 336.218 habitantes residem na zona urbana, o que corresponde a 95% da população total, características semelhantes às grandes metrópoles brasileiras.

As doenças decorentes da falta de saneamento são responsáveis por cerca de 65% do total das internações nos hospitais públicos e conveniados do país. Os resíduos sólidos urbanos têm se comportado como fator determinante da estrutura epidemiológica da comunidade, exercendo sua ação sobre a incidência de doenças.

Na área de saúde o município possui 19 hospitais, sendo 13 hospitais privados, 02 hospitais municipais, 02 filantrópicos, 01 estadual e 01 federal, com um total de 3.114 leitos.

Os serviços de limpeza urbana do município de Campina Grande (PB), são executados em parte por servidores municipais, sendo a outra parte realizada por empresa prestadora de serviço. A dotação orçamentária anual do município é da ordem de R$ 174 milhões, cuja fonte de recursos é proveniente de repasse federal, estadual e municipal.

Na legislação municipal, cabe ao município a execução dos serviços de coleta, transporte e destinação final dos resíduos coletados. Para realização dos serviços de limpeza urbana, o município possui uma estrutura operacional em equipamentos e recursos humanos, conforme mostrado no Quadro 2.

Quadro 2. Equipamentos utilizados no serviço de limpeza urbana na cidade de Campina Grande, PB

Equipamento

(6)

Quantidade

Coletores terceirizados 16,0

Coletores próprios 5,0

Pá mecânica 2,0

Motoniveladora 2,0

Tratores D6/d4 2,0

Retroescavadeira 1,0

Caminhões de carroceria 8,0

Caçamba ( 12m3) 4,0

Caçamba ( 6m3) 5,0

Fonte: PMCG ( 2001).

A coleta dos resíduos sólidos urbanos é feita com regularidade, sendo realizada em dias alternados, com exceção do centro comercial, que é realizada diariamente, sempre no terceiro turno de trabalho. A cobertura do serviço de coleta corresponde em média a 90%

da malha urbana. Os resíduos coletados são transportados para o lixão da cidade, onde são lançados sem nenhuma medida de prevenção sanitária. No lixão existe uma população de 348 catadores, residindo em barracas de lona plástica, desprovida de distribuição de água e

(7)

energia elétrica. Dos 348 catadores, 59,8% são do sexo masculino e 42,2% do sexo feminino, com maior freqüência na faixa etária entre 18 e 30 anos de idade. No Quadro 3 apresenta-se a faixa etária das pessoas envolvidas com a catação direta de resíduos sólidos.

Quadro 3. Faixa etária dos catadores de resíduos sólidos urbanos

Idade ( anos ) Número de pessoas De 13 a 18

15,0 De 18 a 30 154,0 De 30 a 40 72,0 De 40 a 50 26,0

Acima de 50 50,0

Sem identificação 31

Total 348,0

Os catadores se encontram em sua terceira geração, participando da atividade de catação, cuja variação de tempo é mostrada na Figura 1

(8)

Em relação ao tempo que iniciaram a atividade de catação numa escala temporal variando de menos de um ano e superior a 25 anos, este período de tempo de até cinco anos,

corresponde ao tempo do lixão da Alça Sudoeste, que equivale a 53% do total de catadores, isso representa os filhos que praticamente nasceram nesse ambiente, os pais que continuam nessa atividade e os novos que surgem a cada dia na busca de trabalho.

O baixo nível educacional no Brasil é condição e conseqüência do círculo vicioso das desigualdades sociais e exclusão no país. Esta realidade é constatada no alto grau de

analfabetismo. Na população brasileira isto "representa cerca de 1,5 milhão de jovens, entre 15 e 19 anos de idade e 14 milhões de adultos" (Agenda 21, 2000). Entre as pessoas que sobrevivem da catação no lixão da cidade de Campina Grande – PB, do total de catadores, 170 não são alfabetizados e 178 são alfabetizados mas não concluíram o ensino

fundamental.

A área ocupada pelo lixão da cidade de Campina Grande – PB se encontra afastada do centro urbano. Com a sua ocupação desde 1996, a primeira ação impactante foi a

erradicação da cobertura vegetal, provocando a degradação da paisagem natural, redução da produtividade, desvalorização econômica da área. No meio físico, com a retirada da

cobertura vegetal, o solo ficou exposto ocorrendo erosão, há um aumento da penetração da luz solar, a temperatura eleva-se modificando a qualidade do ar e do clima, como também a não infiltração da chuva, as águas escoam provocando a lixiviação dos líquidos percolados, tudo isso provoca danos à saúde humana e consequentemente à qualidade de vida da população. O lixo gerado em Campina Grande – PB já degradou outros locais, como:

Guarani, Catingueira, Catolé, Distrito Industrial e atualmente o lixão na Alça Sudoeste. A Figura 2 exemplifica o impacto no meio físico.

Figura 2. Impacto Ambiental no Lixão da Cidade de Campina Grande – PB.

Fonte: Pesquisa de Campo.

A disposição do lixo domiciliar, do lixo hospitalar e do lixo industrial no lixão da cidade de Campina Grande – PB produz no meio físico um impacto bioquímico, em função da

disposição de lixo com materiais tóxicos poluindo o ar, o solo, a água e principalmente a saúde dos catadores. Como exemplo, temos os seguintes materiais: pilhas, lâmpadas fluorescentes, remédios, produtos químicos, óleos, graxas, entre outros.

A queima do lixo ocorre com freqüência e a mesma é realizada por algumas indústrias, como também pelos próprios catadores. A fumaça proveniente da queima é lançada na atmosfera poluindo o ar, como mostra a Figura 3.

Figura 3. Queima de Pneus

(9)

CONSIDERAÇÕES

A partir do diagnóstico levantado durante o estudo realizado no lixão da cidade de Campina Grande – PB, considera-se como importante que algumas metas a curto, médio e longo prazo poderão garantir a viabilidade de resolução do problema do lixo.

Metas a curto prazo:

A participação da associação em projeto-piloto de coleta seletiva;

Regularizar legalmente o trabalho do catador como uma atividade formal, proporcionando- lhe todos os direitos trabalhistas e consequentemente uma melhor qualidade de vida;

Retirar as crianças do lixão.

Metas a médio prazo:

Retirar a escola municipal do espaço do lixão;

Articular agentes financeiros para implantação de projetos;

Gerenciar o lixo hospitalar, especial e industrial pelo gerador;

Implantar coleta seletiva e usina de compostagem;

Criar o Fórum Municipal do Lixo e Cidadania.

Metas a longo prazo:

Educar a sociedade de uma forma geral, através do conhecimento das formas de tratamento representadas nos três R’s: reutilizar, reduzir e reciclar;

Utilizar o conceito preciclar, ou seja, saber que os materiais têm um tempo de

decomposição e conscientizar-se antes de comprá-los, pois 40% do que se compra vai para o lixo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Anuário Estatístico do Brasil. Brasília, 2001.

LEITE, V.D. Origem e Composição dos Resíduos Sólidos.1998. Trabalho (Concurso Público). CCT/UEPB.

(10)

LEITE,V. D. & LOPES, W.S. Resíduos sólidos urbanos: aspectos sociais, econômicos e ambientais. In FERNANDES, A. G. ( Org.) Olhar multifacetado na saúde. Editora da UEPB. Campina Grande ( PB), 1999, p. 197 – 233.

SANTOS, J. S. Catando Informações: sobrevoando o forno do lixo. 1999. 48 p Monografia (Departamento de Ciências Sociais – UFRN), Natal, RN.

Referências

Documentos relacionados

perda de informa¸c˜ ao na rede, tanto para um Filtro H´ıbrido quanto para filtros projetados.. via MJLS, com os respectivos valores da janela de

Thus, this work aims to separate, identify and quantify carotenoids, carotenoid esters and phenolic compounds using HPLC-DAD-MS MS in cajá (Spondias mombin L.), umbu

“Geralmente, o arranjo de uma hemeroteca impressa é feito por assunto ou título, e seu armazenamento é realizado em pastas suspensas ou em caixas arquivo, podendo também

sob uma perspectiva mais ampla. Seria talvez desejável que os cidadãos conhecessem os nomes e a obra dos principais músicos de diferentes séculos, inclusive os

Não se pretendeu aqui concluir este assunto, no entanto, pode-se tentar ressaltar a importância do lúdico, das brincadeiras, dos jogos, da inventibilidade no cotidiano da Gestão

Se os valores positivos e negativos não estão claramente aglomerados, o investidor que concluir que já auferiu seu lote de retornos diários extremos positivos para uma ação, que

Briefly, p16 genetic analysis of cutaneous mela- nomas revealed signs of alteration in four out of six (66%) cases of lentigo maligna melanoma up to 1mm- thick; three out of five

Neste sentido é preciso salientar novamente a importância de um profissional de educação física na gestão pública da saúde, para que pessoas de grupos como o hiperdia