• Nenhum resultado encontrado

ASSUNTO Reconhecimento do Curso de Pedagogia com habilitação em Magist

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "ASSUNTO Reconhecimento do Curso de Pedagogia com habilitação em Magist"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

0 R e i t o r da Universidade Estadual da Bahia, encaminha a este C o n s e l h o p e d i d o de r e c o n h e c i m e n t o do curs o de P e d a g o g i a com h a b i l i t a ç õ e s em M a g i s t é r i o p a r a as D i s c i p l i n a s E s p e c i a l i z a das de E n s i n o de 1º e 2º Graus e em E d u c a ç ã o de A d u l t o s , m i n i s t r a d o pela F a c u l d a d e de F i l o s o f i a , C i ê n c i a s e L e t r a s de J u a z e i ro, u n i d a d e i n t e g r a n t e d a q u e l a U n i v e r s i d a d e .

Em d o c u m e n t a ç ã o c o m p l e m e n t a r d a t a d a de 5/09/91, o R e i t o r da r e f e r i d a U n i v e r s i d a d e s o c i t a c o r r e ç ã o da n o m e n c l a t u ra da h a b i l i t a ç ã o p r o p o s t a de: Curso de P e d a g o g i a , habilitações

D i s c i p l i n a s E s p e c i a l i z a d a s do Ensino de 1º e 2º Graus e em Edu

c a ç ã o de A d u l t o s p a r a " M a g i s t é r i o das M a t é r i a s P e d a g ó g i c a s do 22 Grau e em E d u c a ç ã o de Adultos", nos termos da R e s o l u ç ã o 2/69, para

e f e i t o s da P o r t a r i a M i n i s t e r i a l nº 399/89 do M i n i s t é r i o da E d u c a ç ã o .

0 c u r s o de P e d a g o g i a co m as h a b i l i t a ç õ e s M a g i s t é r i o para as D i s c i p l i n a s E s p e c i a l i z a d a s do Ensino de 1º e 2º Graus e em E d u c a ç ã o de A d u l t o s foi a u t o r i z a d o p e l o D e c r e t o F e d e r a l nº 92.928/86, nos termos do Parecer do CEE/BA nº 265/85.

Pela P o r t a r i a nº 73/89 - SESu/MEC, foi d e s i g n a d a Co- m i s s ã o V e r i f i c a d o r a i n t e g r a d a p e l o s p r o f e s s o r e s M a r l u c e Martins I - RELATÓRIO

RELATOR: SR. CONS.

Sydnei Lima Santos ASSUNTO

R e c o n h e c i m e n t o do Curso de P e d a g o g i a com h a b i l i t a ç ã o em M a g i s - t é r i o para as D i s c i p l i n a s E s p e c i a l i z a d a s do Ensino de 1º e 2º Graus

INTERESSADO/MANTENEDORA

U n i v e r s i d a d e E s t a d u a l da B a h i a

UF BA

(2)

de O live ira, Shen e liar G a r o t i , da U n i v e r s i d a d e Federal de Uberlân- dia, para verificarem as condições de f u n c i o n a m e n t o do curso e apre- sentar r e l a t ó r i o conclusivo.

No relatório da referida Comissão foram assinaladas algu mas questões relativ as a b i b l i o t e c a e corpo docente,o que r e s u l t o u nos Despacho s de Câmara n°s, 223/89, 308/898 , 128/90 e 270/90. A I n s t i tuição cumpriu, satisfatoriamente as d i l i g ê n c i a s , e s t a nd o , agora, o processo em condições de ser anal isado.

1 - Dados sobre a U n i v e r s i d a d e

A U n i v e r s i d a d e Estadual da Bahia-UNEB foi c r i a d a pela Lei D e l e g a d a nº 66, de 1/6/83, r e g u l a m e n t a d a p e l o Decreto nº 31.299/84, e p o s t e r i o r m e n t e a u t o r i z a d a p e l o Decreto nº 92.937 de 17.07.86. E manti_ da pela A u t a r q u i a U n i v e r s i d a d e do Estado da B a h i a e congrega as se-guintes unid a d e s :

- Faculdade de Agronomia do Médio Sao Francisco;

- Faculdade de Filosofia, C i ê n c i a s e Letras de Juaz eiro;

- Faculdade de Professores de A l a go i nh a ;

- Faculdade de Formação de Professores de S. Antônio de Jesus;

- Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Coitê;

- Centro de Ensino Técnico da Bahia-CETEBA; e - Faculdade de Educação da UNEB.

2 - Dados sobre o Curso

2.1 - C o n d i ç õ e s M a t e r i a i s

0 C u r s o f u n c i o n a nas i n s t a l a ç õ e s da F a c u l d a d e de F i l o s o f i a , C i ê n c i a s e L e t r a s de J u a z e iro(Campus III), d i s p o n d o de salas de aula, a u d i t ó r i o ; b i b l i o t e c a , i n s t a l a ç õ e s s a n i t á r i a s e q u a d r a de e s p o r t e :

A F a c u l d a d e d i s p õ e , p a r a o d e s e n v o l v i m e n t o de um programa de E n s i n o e a p o i o d i d á t i c o p e d a g ó g i c o aos p r o f e s s o r e s , de 03 r e t r o p r o j e t o r e s , 01 p r o j e t o r de s l i d e , 02 m i m e ó g r a f o s à ó l e o , 02 m i m e ó g r a f o s i á l c o o l , 01 m a q u i n a p r o j e t o r a 3 5 m m e 02 m á q u i n a s x e r o x .

(3)

2.2 - B i b l i o t e c a

A B i b l i o t e c a p o s s u i uma á r e a de 5.000m2 de forma a a p r e s e n tar q u a t r o a m b i e n t e s d i s t i n t o s p a r a os u s u á r i o s c o l e t i v a m e n t e e i n d i v i d u a l m e n t e , para a a d m i n i s t r a ç ã o e um a n f i t e a t r o .

0 s i s t e m a de C l a s s i f i c a ç ã o a d o t a d o é o da T a b e l a C u t t e r . A B i b l i o t e c a f u n c i o n a no h o r á r i o de 7 às 23 horas.

A C o m i s s ã o V e r i f i c a d o r a c o m e n t a em seu R e l a t ó r i o que o acer vo é c o n s t i t u i d o de 2.215 e x e m p l a r e s e e s t ã o a s s i m d i s t r i b u í d o s :

- L i n g u a P o r t u g u e s a ... 316

- Antropologia ... 149

- E d u c a ç ã o ... 248

- F i l o s o f i a ... 100

- M e t o d o l o g i a ... 47

- M a t e m á t i c a ... 148

- S o c i o l o g i a ... 222

- E c o n o m i a ... 152

- P s i c o l o g i a ... 234

- E c o l o g i a ... 94

- E d u c a ç ã o de A d u l t o s ... 505

Em c u m p r i m e n t o ao DC nº 309/89, a I n s t i t u i ç ã o comprova através de Notas Fis cais a a t u a l i z a ç ã o do acervo b i b l i o g r á f i c o espec ífi co e i n f o r m a que a B i b l i o t e c a c o n t a a t u a l m e n t e com 457 t í t u l o s e 2.786 e x e m p l a r e s de l i v r o s e p e r i ó d i c o s , c o n f o r m e rel ação anexada aos autos.

2.3 - F u n c i o n a m e n t o e E s t r u t u r a C u r r i c u l a r

0 c u r s o de L i c e n c i a t u r a P l e n a em P e d g o g i a f u n c i o n a com 02 h a b i l i t a ç õ e s , a u t o r i z a d a s pelo Decreto n° 92.928/862

- M a g i s t é r i o para as D i s c i p l i n a s E s p e c i a l i z a d a s do E n s i n o de 1º e 2º graus, com 2.475 h/a, i n c l u í d a s 60 h/a de EF e 45 h/a de EPB.

- E d u c a ç ã o de A d u l t o s , com 2.550 h/a, i n c l u í d a s 60 h/a de EF e 45 h/a de EPB.

A p r e v i s ã o p r e v i s t a p a r a o c u m p r i m e n t o de a m b a s as c a r g a s h o r á r i a s é de oito s e m e s t r e s , no m í n i m o e d e z e s s e i s no m á x i m o .

Conforme as d i s p o s i ç õ e s legais, a e s t r u t u r a c u r r i c u l a r está d i v i d i d a para cada h a b i l i t a ç ã o em, f o r m a ç ã o g e r a l e f o r m a ç ã o e s p e c í f i -

ca. (ANEXO I e II)

(4)

O curso funciona no hor ári a da noite com 8 turmas e no hora rio da tarde com duas. As a u l a s t e m a d u r a ç ã o de 50 m i n u t o s , de segun-da a s á b a d o .

A a v a l i a ç ã o do d e s e m p e n h o e s c o l a r é f e i t a nos t e r m o s do Re- g i m e n t o Geral da U n i v e r s i d a d e , q u e c o n s i d e r a como fatores de avaliação a f r e q u ê n c i a às a t i v i d a d e s d i d á t i c a s e o a p r o v e i t a m e n t o por d i s c i p l i na . O s e m e s t r e l e t i v o e s t á d i v i d i d o em 3 u n i d a d e s , d e v e n d o ser e f e t u a d o pelo m e n o s uma v e r i f i c a ç ã o em c a d a u n i d a d e .

A P r á t i c a de Ensino visa levar o A l u n o - M e s t r e , por meio da observação, p a r t i c i p a ç ã o e regência, a c o n h e c e r a esco la em geral, e a v i v e n c i a r e x p e r i ê n c i a de c l a s s e , a f i m de e n f r e n t a r o m a g i s t é r i o com m a i o r s e gura nça .

Esta d i s c i p l i n a o b j e t i v a c o n h e c e r as e s t r u t u r a s f í s i c a s , admi- t r a t i v a s e p e d a g ó g i c a s da e s c o l a , d i a g n o s t i c a r o f u n c i o n a m e n t o e orga- n i z a ç ã o da e s c o l a , a n a l i s a r , p l a n e j a r e e x e c u t a r o t r a b a l h o d o c e n t e em c l a s s e s de a l f a b e t i z a ç ã o de a d u l t o s e de 1º e 2º graus, a p l i c a r os

c o n h e c i m e n t o s , a d q u i r i d o s p a r a a o r i e n t a ç ã o e a v a l i a ç ã o do comportamen-to, bem como a d e q u a r as a t i v i d a d e s d e s e n v o l v i d a s aos interesses e

p o s s i b i l i d a d e s destes e aos objetivos da escola; procurar soluções pa-ra os problemas que surgem no processo ensino-aprendizagem, a p a r t i r dos f a t o r e s que compõem a p r á t i c a p e d a g ó g i c a .

Q u a n t o a c o r r e ç ã o da nomenclatura da h a b i l i t a ç ã o M a g i s t é r i o das D i s c i p l i n a s E s p e c i a l i z a d a s no E n s i n o de 19 e 29 Graus para M a g i s t é r i o das M a t é r i a s Pedagógicas do 2º Grau, a l e g a a I n s t i t u i ç ã o que:

" C o n s i d e r a n d o o e q u í v o c o q u a n t o á d e n o m i n a ç ã o c o n s t a n t e do projeto do c u r s o de Pedagogia/Habi1itação M a g i s t é r i o das D i s c i p l i nas E s p e c i a l i z a d a s no E n s i n o de 1º e 2° Graus, a p ó s a n á l i s e efetuada por e s p e c i a l i s t a s em currículo, v i u - s e que, em verdade, toda conc e p ç ã o do c u r s o e t o d a sua composição c u r r i c u l a r dizem p e r f e i t a m e n te que se t r a t a da h a b i l i t a ç ã o q u e se d e n o m i n a M a g i s t é r i o das Matérias P e d a g ó g i c a s do 2º grau, t a l como se refere a R e s o l u ç ã o 02/69 do CFE e a P o r t a r i a M i n i s t e r i a l 399/89 A r t . 19 i n c i s o 209, a l í n e a b, ítem 1.

(5)

Coro e f e i t o , em o b s e r v â n c i a ao d i s p o s t o n a q u e l a p o r t a r i a e,em p a r t i c u l a r ao Art. 4º e seu p a r á g r a f o único, o c u r s o p r e t e n d e mesmo p r e p a r a r p r o f e s s o r e s p a r a as m a t é r i a s p e d a g ó g i c a s do 2º Grau, poden de fazer e s t á g i o em a t é t r ê s das i n d i c a d a s p a r a a H a b i l i t a ç ã o . nas q u a i s v e n h a m a o b t e r r e g i s t r o d e f i n i t i v o , em c o n s o n â n c i a com o Art. 4 0 da Lei 5 . 6 9 2 / 7 1 .

A p r e s e n t e justificativa o b j e t i v a c o r r i g i r a d e n o m i nação equi v o c a d a m e n t e p o s t a , e v i t a n d o - s e uma e x p e c t a t i v a de q u e os e g r e s s o s e s t a r i a m h a b i l i t a d o s p a r a a d o c ê n c i a das " D i s c i p l i n a s E s p e c i a l i z a d a s no E n s i n o d e 1º e 2 º Graus" sem q u e fossem i n d i c a d a s o que se poderia e n t e n d e r por t a i s " D i s c i p l i n a s E s p e c i a l i z a d a s " e nesses graus de e n s i n o . Vê-se que h o u v e uma d e n o m i n a ç ã o q u e n ã o c o n d i z com a pró pria e s t r u t u r a c u r r i c u l a r a p r ov a d a , c om a q u a l p r e t e n d e a f a c u l d a d e f o r m a r p r o f e s s o r e s p a r a as m a t é r i a s p e d a g ó g i c a s do grau e não pa ra

" D i s c i p l i n a s E s p e c i a l i z a d a s no E n s i n o de 1º e 2º graus" , sem obje t i v a r em v e r d a d e o q u e se p r e t e n d e com e l a s nem q u a i s sejam".

2.4 - Corpo Docente

Objeto dos DCs. n2s. 128/90 e 270/90 está constituido por 23 profes- sores, cujo perfil é o seguinte: 05 com mestrado, 01 mestrando e 17 com especia_

lização.

A r e l a ç ã o do c o r p o d o c e n t e a p r o v a d o e n c o n t r a - s e no Anexo II d e s t e P a r e c e r .

II - VOTO DO RELATOR

Tend o c u m p r i d o s a t i s f a t o r i a m e n t e t o d a s as d i l i g ê n c i a s pela IES, c o n s i d e r a n d o os d a d o s c o n t i d o s no p r o c e s s o e no R e l a t ó r i o da Co- m i s s ã o V e r i f i c a d o r a , o Relator é de Par e c e r f a v o r á v e l a:

a - Mudança na nomenclatura da H a b i l i t a ç ã o M a g i s t é r i o das D i s c i p l i n a s E s p e c i a l i z a d a s do E n s i n o de 1? e 29 Graus p a r a M a g i s t é r i o das M a t é r i a s P e d a g ó g i c a s do 29 Graus;

(6)

b - R e c o n h e c i m e n t o do C u r s o de P e d a g o g i a c o m H a b ilita ç õ e s : M a g i s t é r i o d a s M a t é r i a s P e d a g ó g i c a s do 2° G r a u e em E d u c a ç ã o de A d u l t o s , min i s t r a d o pela F a c u l d a d e de F i l o s o f i a , C i ê n c i a s e L e t r a s de Juazei_ ro, U n i d a d e I n t e g r a n t e da U n i v e r s i d a d e E s t a d u a l da B a h i a - B A , com 80 v a g a s t o t a i s a n u a i s , s e n d o 40 p a r a c a d a h a b i l i t a ç ã o .

Outrossim, recomendamos à Universidade que - reforce a biblioteca com a aquisição de novos títulos e assinatura de periódicos correntes, objetivando o enriquecimento do Curso. III - CONCLUSÃO DA CÂMARA

A C â m a r a d e E n s i n o S u p e r i o r a c o m p a n h a o Voto do R e l a t o r Sala das S e s s õ e s , em de o u t u b r o de 1991.

(7)

QUADRO - I-A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR Pedagogia - Lab.: Magistério para as Disciplinas Especializadas do 1º

e 2º graus. (Magistério das Matérias Pedagógicas do do 2° Grau).

NCME DA DISCIPLINA CRÉDITOS CARGA

HORÁRIA - FORMAÇÃO GERAL

lº Semestre

Lingua Portuguêsa 1

Antropologia

Ciências do Ambiente Matemática

Psicologia da Educação I (Desenvolvimento) Filosofia da Educação I

2º Semestre

Lingua Portuguesa II Historia da Educação I Filosofia da Educação II

Metodológia do Trabalho Cientifico I Sociologia Geral

Psicologia da Educação II (Aprendizagem) - FORMAÇÃO ESPECIFICA

3º Semestre

Língua Portuguesa III Historia da Educação II

Elaboração c Execução de Projetos I Metodologia do Trabalho Cientifico II Sociologia da Educação

Estrutura c Funcionamento do Ensine de lº Grau.

03 03 03 03

03 03 18 03 03 03 03 03 03 18 03 03 03 05 04 02 18

60 60 45 60 45 45 315 60 45 60 60 4

5 60 330

60 45 75 75 60 45 360

(8)

QUADRO I-A (cont...)

NOME DA DISCIPLINA 4º Semestre

Nutrição Saúde e H i g i e n e n o lº grau Fundamentos da Educação P r é - E s c o l a r Elaboração e Execução de Projetos II Didát ica

Psicomotricidade Educação e Sociedade

5º Semestre

Biologia Educacional

Seminário Sobre Criatividade Infantil

Currículos e Programas

Metodologia do Ensino de 1º e 2º Graus

Epistemologia das Ciências da Educação

Educação Fisica I

Estrutura c Funcionamento do Ensino de 2º Grau

6º Semestre

Didática da Educação Artística

Didática do Ensino de Comunicação / e Expressão

Fundamento do Ensino e de Leitura no 1º e 2º Graus

Literatura Infantil Educação Física II E P B I

(9)

QUADRO I-A (cont...)

NOME DA DISCIPLINA

7º Semestre

D i d á t i c a do Ensino de C i ê n c i a Didática do Ensino de Matemática Didática do Ensino de Est. Sociais Prática de Ensino, Estágio de 1º e 2º Graus I

Optativa EPB II

8º Semestre

Pratica de Ensino, Estagio de lº e 2º Graus II

Optativa -

OPTATIVAS Cultura Baiana

D i d á t i c a para Educação Pré-Escolar Educação do Excepcional

Exp.Prática em Educ.Popular Economia da Educação

Educação de Adultos

(10)

QUADRO I-B

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

Pedagogia - habilitação - Educação de Adultos

NOME DA DISCIPLINA

FORMAÇÃO GERAL Semestre

Língua Portuguesa I Antropologia

Ciências do Ambiente Matemática

Psicologia da Educação 1 (Desenvolv.) F i l o s o f i a da Educação 1

2º Semestre

Língua Portuguesa II História da Educação I Filosofia' da Educação II

Metodologia do Trabalho Científico I Sociologia Geral

Psicologia da Educação II (Aprendiza gem)

FORMAÇÃO ESPECIFICA 3º Semestre

Língua Portuguesa III História da Educação II

Metodologia do Trabalho Cientifico II Didática

Sociologia da Educação

Estrutura e Funcionamento do Ens. de 1º Grau

(11)

QUADRO I-B

7º Semestre

Seminário II 1

Prática de Ens. em Educação de Adultos (Estag. II)

Educação Física II Optativa

EPB II

s

6º Semestre

História da Educ. de Adultos no Brasil Seminário 1

Educação Rural II

Prática de Ens. e, Educação de Adultos (Estag. I)

Educação Física I EPU I

Educação Popular Educação Rural I

Metodologia da Educ. de Adultos II Psicopedagogia da Educ. de Adultos Sociopedagogia da Educação de Adultos Estrutura e Funcionamento do Ens. de 2º Grau

5º Semestre

4º Semestre

Currículo e Aval. em Educ. de Adultos Educação de Adultos

Educação c Sociedade

Metodológia da Educação de Adultos I Psicolingüística e Educ. de Adultos / Linguagem Contexto Social e Educ. de Adul tos

NOME DA DISCIPLINA

(12)

QUADRO I-B

(cont...

NOME DA DISCIPLINA

8º Semestre

P r a t i c a de Ens. em Educação de Adultos (Estágio III)

Optativa

OPTATIVAS

- Administração e Planejamento em Educação de Adultos _____

- Cultura Baiana

- Economia da Educação

- Educação Comparada

- Educação para o Lazer - Organização Comunitária

(13)

CORPO DOCENTE APROVADO

01 - Antonieta Gâudiere

Disc: Prática de Ensino em, Educação de Adultos /Educação de Adultos Qual : Grad. em Pedagogia (Orientação Educacional, Magistério das Disciplinas e Atividades Prática do curso Normal. Espec. em Metodologia do Ensino Superior. Espec. em Educação de Adultos. Experiência no magistério superior desde 1985.

- Pode ser aceita p/este curso 02 - Artur de Oliveira da Silva

Disc: Metodologia do Trabalho Cientifico

Qual: Grad. em Filosofia. Especialização em Metodologia da Pesquisa Cientifica.

Experiência no magistério superior desde 1985 - Pode ser aceito

03 - Geovanilde de L. Delgado

Disc: Seminário I (Prática de Ensino em Educação de Adultos: Matemática) Matemática Didática do Ensino da Matemática

Qual. Lic. em Matemática. Espec, em Matemática. Experiência no magistério superior desde 1988.

- Pode ser aceita 04 - Elizabet Gonçalves Moreira

Disc: Literatura Infantil

Didática do Ensino da Comunicação e Expressão

Seminário (Prafica de Ensino em Educação de Adultos - Comunicado e Expres Qual: Grad. em Letras (Lingua Portuguesa ) Mestre em Teoria,. Literária e Literatura

Comparada. Experiência no magistério superior desde 1.98$.

- Pode ser aceita 05 - Erenice Galdino Rosa

Disc: Estrutura e Funcionamento de Ensino de 1º e 2º graus

Qual:Grad. em Pedagogia. Esp. em Conteúdos e Métodos de Ensino . Experiência no magistério superior desde 1985. I

- Pode ser aceito p/este curso

(14)

06 - Francisca de Assis de Sá

Disc: Currículo e Avaliação em Educação de Adultos

Qual. Grad. em Letras (Português e Inglês)

Espec. em Educação de Adultos. Experiência no magistério superior desde 1987.

- Aceita p/este curso 07 - Giovanna de Marco

Disc: Psicopedagogia

Educação de Adultos Psicomotricicade

Qual: Lic. e Bacharelada em Psicologia. Psicóloga. Espec, em Educação de Adul- tos. Experiência no magistério superior.

- Aceita p/este curso 08 - Francisco José Gondim Pitanga

Disc: Educação Fisica

Qual: Grad. em Educação Fisica. Espec. em Ciências do Treinamento Desportivo.

Experiência no magistério . - Aceito

09 - Lúcia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira Disc: Didática /Currículos e Programa

Qual. Grad. em Pedagogia, Espec, em Conteúdos e Métodos de Ensino Superior.

Aprovada pelo Parecer-CFE 3.267/74 para a disciplina Didática. Experiên- cia no magistério superior desde 1974.

- Aceita

10 - Helena Lúcia Augusto Chaves

Disc: Sociologia Geral/ Sociologia da Educação Qual. Grad. em Serviço Social. Mestrado em Serviço Social. Exp. no magistério su-perior desde 1986. - A c e i t a

11 - Ana Lilian dos Reis

Disc: Didática do Ensino das Ciências /Biologia Educacional Ciências do Ambiente.

Qual. Lic. em Biologia. Espec. em Ciências do Ambiente. Exper, no magist. supe- rior desde 1988.

- Aceita

(15)

12 - Ana Sofia Leal Ivo

Disc: Educação e Sociedade /Antropologia

Economia de Educação Qual: Bel. em Ciências Sociais. Mestrado em Antropologia Social. Experiência

no magistério superior.

- A c e i t a ,

13 - Maria da Conceição Hélio Silva Disc: Lingua Portuguesa

Fundamentos do Ensino de Leitura no 1º e 2º Graus Linguagem e Contexto Social e Educação de Adultos

Qual: Grad. em Letras. Espec, em Métodos do Ensino Superior. Espec, em Educa-ção de Adultos. Especialização em Linguística Aplica ao Ensino de Português.

Experiência no magistério superior desde 1985.

14 - Maria José Mariano

Disc: Epistemologia das Ciências da Educação

Estágio Supervisionado/Elaboração e Técnicas de Projeto Qual. Grad. em Pedagogia.

Mestrado em Educação de Adultos. Experiência no magistério superior desde 1986.

- Aceita

15 - Maria Rita do Amaral Assy

Disc: Psicolingüística e Educação de Adultos

Fundamentos da Educação Pré-Escolar/Seminário sobre a Criatividade Infantil Qual. Grad. em P s i c o l o g i a , , E s p e c i a l i z a ç ã o em Ed u c a ç ã o de A d u l t o s . Es

p e c i a l i z a ç ã o em A l f a b e t i z a ç ã o , E x p e r i ê n c i a no m a g i s t é r i o supe_

rior d e s d e 19 6 6 , - Aceita

16 - Gilca Assis

Disc: Psicologia da Educação /Educação do Excepcional

Qual: Graduada em Pedagogia. Mestrado em Educação. Experiência no magistério su- perior. UFBa/UNEB

- Aceita

17 - Licia Dória Guedes

Disc: Educação Popular/Educação Rural

Qual: Bel. em Ciências Sociais. Mestrado em Ciências Humanas- UFBA. Experiência no magistério superior.

- Aceita

(16)

16 - Maria Leticia L.F, de SOUZA

Disc: D i d á t i c a do E n s i n e de Estudos S o c i a i s /EPB

Seminário II: (P r á t i c a de Ensino de E s t u d o s Sociais e Educação de A d u l t o ) Qual: Lic em H i s t ó r i a . Espec em Educação de A d u l t o s . Experiência no m a g i s t é r i o

superior desde 1989.

- Aceita p e s t e curso 19 - Odanaria Rosa Bandeira Macedo

Disc: Cultura B a i a n a

Administração e Planejamento em Educação de Adultos

Qual. Grad. em H i s t ó r i a e em Administração de E m p r e s a s . E s p e c i a l i z a - ção em Conteúdos e Métodos de E n s i n o S u p e r i o r . E s p e c i a l i z a -

ção em E d u c a ç ã o de A d u l t o s . E x p e r i ê n c i a no m a g i s t é r i o S u p e r i o r d e s d e 1985 .

• - Aceita p/este curso

20 - Sérgio Armando D i n i s Guerra

Disc: H is t ór i a da Educação/Educação de Adultos/Filosofia da Educação Qual. Lic. em

H i s t ó r i a . E s p e c i a l i z a ç ã o em M e t o d o l o g i a do En s i n o Su p e r i o r . M e s t r a d o em E d u c a ç ã o . E x p e r i ê n c i a no m a g i s t é r i o supe rior d e s d e 1987.

- Aceito

21 - Yêda Terezinha Galvão Barros Disc: Língua Portuguesa

Qual. Grad. em L e t r a s - N é o - L a t i n a s . E s p e c , em M e t o d o l o g i a do E n s i n o

S u p e r i o r . E s p e c , em L í n g u a P o r t u g u e s a e F r a n c e s a . E x p e r i ê n c i a no m a g i s t é r i o s u p e r i o r d e s d e 1986.

- A c e i t a

22 - Maria Sacramento Aquino .

Disc: N u t r i ç ã o , Saúde e Higiene no 1º Grau

Qual: Graduação em Nutrição e Dietética. Lic. em História. . Exp. no m a g i s t é r i o Supe- desde 1987. Espec. em Educação de Adultos.

- Aceita p/este curso

(17)

23 - José Reynalde V i e r i a de Azevedo Disc: Educação para o Laser .

D i d á t i c a da E d u c a ç ã o A r t í s t i c a Qual: Bel. em Direito. Curso de Artes Cênicas. Mestrando em Educação A r t í s t i c a

ECA-USP. Exper. no magistério superior desde 1986.

- aceite

(18)

IV - DECISÃO DO PLENÁRIO

O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade a conclusão da Câmara.

Sala Barretto Filho, em 3 de outubro de 1991.

Referências

Documentos relacionados

Como a permeabilidade para os outros íons é desprezível, comparadas às do Na, K e Cl, para as condições do potencial de repouso, os termos referentes aos outros íons

AquI, o risco está sendo Interpretado como a possibilidade de se ganhar mais dinheiro deixando o capital aplicado no mercado a 12,68% ao ano do que investi-lo

O Município de Branquinha, através da Comissão Permanente de Licitação, torna público que: A sessão do Pregão Presencial 024/2018, cujo objeto é o registro de preços para futura

Neste trabalho foram propostas a revisão do Problema de Alocação de Médicos do HCPA definido por Wickert, Neto and Buriol (2018), e a confecção de um método heurístico para

Entre as proposições aprovadas em qualquer ano, observa-se que os projetos de autoria do Poder Executivo constituem a maioria absoluta, enquanto que os projetos oriundos

“Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na Minha casa, e depois fazei prova de Mim, diz o Senhor dos Exércitos, se Eu não vos abrir as janelas do Céu,

E ainda, os autores nos contam que “Campos & Irmão desejavam comprar, em 6 de setembro de 1867, um escravo que entenda alguma cousa de padaria” (BEZERRA NETO & MACÊDO, 2020,

Para tanto, propõe-se realizar a atualização dos dados de contatos com os egressos, o levantamento de necessidades de formação complementar e continuada, a construção de canais