• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DE CONTROLES INTERNOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "MANUAL DE CONTROLES INTERNOS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

MANUAL DE CONTROLES INTERNOS

III – DAS POLITICAS

POLÍTICA CONHEÇA O SEU CLIENTE

Capítulo Folha Data Criação

III.4 1/5 03/11/2011

1. CONTEÚDO DESTE DOCUMENTO

Esta política tem por objetivo, orientar seus colaboradores com relação ao sistema existente de identificação de clientes e monitoramento das respectivas movimentações financeiras, em cumprimento as diretrizes relacionadas à disseminação da cultura de Prevenção a Lavagem de Dinheiro, com o objetivo de proteger a imagem e a reputação da H.H Picchioni de práticas de atividades ilícitas e mitigar riscos operacionais e legais associados.

Aplica-se a todos os Colaboradores:

2. POLÍTICA 2.1 Diretrizes

A Política Conheça o seu Cliente, é uma ferramenta fundamental para o estabelecimento de um sistema eficiente de prevenção à lavagem de dinheiro e requer procedimentos sólidos, conforme descritos abaixo:

Cadastro:

Com o objetivo de obter uma adequada identificação dos clientes, a H.H Picchioni por meio dos seus colaboradores, seguirá rigorosamente os procedimentos previstos no capitulo “Aceitação e Cadastramento de Clientes” e adotará medidas preventivas necessárias a completa identificação de seus clientes, bem como a do beneficiário final.

Avaliar se os dados são verídicos e minimizar a possibilidade de aceitação de pessoas envolvidas em crimes de lavagem de dinheiro e ou Financiamento ao Terrorismo ou com outros tipos de ilícitos.

Assegurar que não tenhamos clientes cuja identidade não possa ser confirmada.

Evitar recebimento de informações falsas ou omissão de informações.

Atualizar as fichas cadastrais dos clientes ativos em períodos não superiores há 12 meses.

Alterar o endereço do cliente somente mediante documentação comprobatória.

Manter toda a documentação do cliente, arquivada pelo prazo mínimo de 5 anos.

(2)

MANUAL DE CONTROLES INTERNOS

III – DAS POLITICAS

POLÍTICA CONHEÇA O SEU CLIENTE

Capítulo Folha Data Criação

III.4 2/5 03/11/2011

Declaração/Informação do Cliente

Exigir que o cliente declare e/ ou comprove de forma consistente, sua situação financeira e patrimonial e o nível de seu faturamento/ rendimento, de modo que a corretora possa fixar parâmetros/limites operacionais.

O julgamento pessoal do responsável pelo contato, fundamentado na documentação cadastral fornecida, nas analises econômico-financeiras e no exame de restritivos é fator primordial no processo de conhecimento o cliente.

O colaborador deve atuar de forma diligente na condução dos negócios e na análise de operações de clientes, identificando movimentações incompatíveis em relação à capacidade econômico- financeira e que apresentem indícios de envolvimento com crimes previstos na Lei 9.613/ 98, alterada pela 12.683/12.

A conquista ou a manutenção de relacionamento com um cliente deve ser conduzida pela perspectiva ética e de transparência, sob a ótica do conceito “Conheça seu Cliente” e não isoladamente pelo interesse comercial e/ ou de resultado que esse cliente possa proporcionar à H.H Picchioni ou ao colaborador interessado.

A identificação do cliente deve ser satisfatoriamente estabelecida antes da concretização da operação e/ou da prestação do serviço.

A H.H Picchioni manterá pontos de controle visando manter seus clientes ativos devidamente cadastrados, observando as disposições da Lei 9.613/ 98, alterada pela Lei 12.683/ 12, e Circular 3.461/09, alterada pela Circular 3.654/2013 e procedimentos relacionados a:

Obtenção de Referências

Obter referência ou buscar algum tipo de apresentação, fornecidas por outros clientes ou conhecidos da Corretora e sempre que possível, checar algumas das informações de potenciais clientes, até então desconhecidos pela Corretora ou por seus profissionais mais graduados.

Visitas

O setor comercial deve realizar visitas e entrevistas com clientes sempre que solicitado, afim de buscar identificar o seu real interesse em se relacionar com a empresa, identificando os motivos que levaram o cliente a optar pela HH Picchioni para suas operações, comprovar a existência do negócio do cliente, se a atividade é compatível com os produtos e serviços que ele declarou executar, além de confirmar e/ou atualizar as informações cadastrais.

(3)

MANUAL DE CONTROLES INTERNOS

III – DAS POLITICAS

POLÍTICA CONHEÇA O SEU CLIENTE

Capítulo Folha Data Criação

III.4 3/5 03/11/2011

Essa visita deve ser formalizada em relatório apropriado, que será analisado pelo setor de Compliance e arquivado.

O Setor de Compliance deve estar atento a situações não rotineiras que envolvam operações consideradas de risco e avaliará clientes que apresentem maior grau de risco, principalmente aqueles considerados mais suscetíveis a envolvimento com atividades ilícitas, tendo como base suas informações cadastrais e financeiras.

Não são aceitos como clientes:

Clientes de países que não cooperam com os esforços internacionais para prevenir lavagem de dinheiro/financiamento ao terrorismo.

Clientes que se recusam a fornecer informações ou documentação solicitada.

Clientes sobre os quais se dispõe de informações através da qual seja possível deduzir acerca do relacionamento direto ou indireto com atividades criminosas.

São aceitos como clientes somente mediante análise especifica, as seguintes situações:

- Clientes relacionados com a produção ou distribuição de armas e outros produtos militares;

- Casas de apostas devidamente autorizadas;

- Clientes associados a instituições religiosas, entidades filantrópicas, ONG´s e assemelhados;

- Clientes oriundos de países com os quais o Brasil possua elevado número de transações financeiras e comerciais, fronteiras comuns ou proximidade étnica, linguística ou política;

- Pessoas politicamente expostas (PPE). Pela definição, PPE são agentes públicos que desempenham ou tenham desempenhado, nos últimos cinco anos, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiros, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes e familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo.

Esses clientes, quando não possuírem nenhuma restrição, poderão efetivar o seu cadastro e terão suas operações sob vigilância reforçada.

Nota: Esta Política é aplicável durante todo o relacionamento do cliente com a H.H Picchioni e não somente no seu início.

2.2 Situações Especiais

A Diretoria e colaboradores devem dedicar atenção especial às seguintes situações:

(4)

MANUAL DE CONTROLES INTERNOS

III – DAS POLITICAS

POLÍTICA CONHEÇA O SEU CLIENTE

Capítulo Folha Data Criação

III.4 4/5 03/11/2011

Operações ou propostas cujas características; no que se refere as partes envolvidas, valores, formas de realização e instrumentos utilizados, ou que, pela falta de fundamento econômico ou legal indiquem risco de crime previsto na lei 9.613/ 98, alterada pela Lei 12.683/12.

Operações/ Propostas que por sua habitualidade, valor ou forma, configurem artifício que objetive burlar aos procedimentos de identificação, controle e registros.

Situações em que não seja possível manter atualizadas as informações cadastrais do cliente.

Aumentos substanciais no volume de operações, sem causa aparente ou justificativa razoável;

Operações numerosas, de maneira que o total de cada operação não é significativo, mas o conjunto de operações é significativo, em especial operações cujo somatório é superior a R$ 10.000,00 no mês calendário;

Compra de moeda estrangeira contendo notas falsas ou mediante utilização de documentos falsificados;

Operações realizadas somente por meio eletrônico ou outros que evitem contato direto com o pessoal da Corretora;

Movimentação de compra/ venda de moeda estrangeira incompatível com o patrimônio, a atividade econômica ou a ocupação profissional e a capacidade financeira do cliente;

Resistência em fornecer as informações necessárias para a realização da operação, oferecimento de informação falsa ou prestação de informação de difícil ou onerosa verificação;

Atuação, de forma contumaz, em nome de terceiros ou sem a revelação da verdadeira identidade do beneficiário;

Solicitações freqüentes de elevação de limites operacionais para a realização de operações;

Atuação no sentido de induzir funcionário da instituição a não manter em arquivo, documentos cadastrais;

(5)

MANUAL DE CONTROLES INTERNOS

III – DAS POLITICAS

POLÍTICA CONHEÇA O SEU CLIENTE

Capítulo Folha Data Criação

III.4 5/5 03/11/2011

Relacionamento com cliente que realize transação cuja contraparte seja qualquer pessoa física ou jurídica que de alguma forma esteja ou tenha sido ligada à Administração Pública.

Relacionamento envolvendo empresa (pessoa jurídica) que possa estar operando em nome de "terceiros", também conhecidos como "laranjas" ou "testas de ferro";

Relacionamento envolvendo pessoa física ou jurídica que apresente endereço inconsistente ou fictício;

Relacionamento com pessoa física ou jurídica que atue em "mercado paralelo" ou cujo segmento de atividade registre notória exposição pública em situações de evasão de divisas, práticas de adulteração, falsificação ou fraude em seus produtos ou serviços;

Relacionamento com Pessoa Politicamente Exposta;

Relacionamento com pessoa física ou jurídica, notória ou publicamente citada por suposta participação em casos de desvios de recursos, propinas, subornos ou corrupção, envolvendo ou não agente ou ente público;

Clientes com CPF/ CNPJ emitidos em região de fronteira ou por pessoa residente, domiciliada ou que tenha atividade econômica em países fronteiriços;

Relacionamento com clientes e/ou potenciais clientes situados em região de fronteira ou em praças notoriamente conhecidas como de risco com mais suscetibilidade a situações ou ocorrências de indícios desta natureza, devendo, portanto, exercer análise mais criteriosa nas operações e transações realizadas pelos clientes;

3. Do Controle da Política

Esta Política ”Conheça seu Cliente” está aprovada pela Diretoria e está sendo publicada e comunicada para todos os colaboradores e partes externas relevantes para o necessário cumprimento.

Será revisada criticamente em período anual ou quando mudanças significativas ocorrerem, para assegurar a sua contínua pertinência, adequação e eficácia.

Referências

Documentos relacionados

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

Ecotoxicidade: Em caso de grandes derramamentos o produto pode ser perigoso para o meio ambiente devido à possível formação de uma película do produto na superfície da

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

A seqüência analítica • Definição do problema • Escolha do método • Amostragem • Pré-tratamento da amostra • Medida • Calibração • Avaliação •

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

O desenvolvimento das interações entre os próprios alunos e entre estes e as professoras, juntamente com o reconhecimento da singularidade dos conhecimentos

Avaliou-se a influência da temperatura de incubação (30, 35 e 40 °C) no crescimento micelial, bem como na esporulação (conídios. mL -1 ) e na germinação (%) dos conídios

O emprego de um estimador robusto em variável que apresente valores discrepantes produz resultados adequados à avaliação e medição da variabilidade espacial de atributos de uma