• Nenhum resultado encontrado

Cadeias Globais de Valores

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Cadeias Globais de Valores"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Cadeias Globais de Valores

1. (Unicamp 2021)

Em duas décadas, a produção mundial anual de carros de passeio passou de um total de 39.463.000 unidades para 67.149.196, um crescimento de 70%. O gráfico mostra estabilidade de produção em determinados países. Em outros, há mudanças significativas, a maior delas na China: em 1999 era o 14º maior produtor mundial, em 2019 passou a produzir 156% a mais que o segundo colocado, o Japão.

a) Apresente um motivo socioeconômico para a queda da produção nos EUA e um motivo socioeconômico para a expansão da produção chinesa e indiana.

b) Apesar da existência de produções nacionais, a indústria automobilística é bastante transnacionalizada e dominada por grandes empresas montadoras. Explique o que são “empresas transnacionais” e por que as empresas transnacionais automobilísticas são chamadas de “montadoras”.

2. (Ufjf-pism 3 2020) Leia o texto abaixo e responda o que se pede.

Incerteza do Brexit ameaça provocar fuga de empresas do Reino Unido 19 de fevereiro de 2019

“O anúncio de que a Honda fechará sua fábrica em Swindon, no sul da Inglaterra, onde trabalham cerca de 3.500 pessoas, agravou o temor que a incerteza provocada pela saída do Reino Unido da União Europeia desencadeie uma fuga de empresas no país. Além da Honda e outras gigantes do setor automotivo, a Sony anunciou a transferência de sua sede europeia para Amsterdã na Holanda, e a Airbus alertou que pode deixar o Reino Unido em caso de um Brexit não negociado com a União Europeia. Muitas empresas com base no Reino Unido têm redes de fabricação internacional, nas quais alguns componentes cruzam o Canal da Mancha em ambas as direções antes de serem montados no produto final, motivo pelo qual mudanças nos trâmites alfandegários resultantes da saída do país da União Europeia podem afetar suas operações”.

Fonte: adaptado de http://exame.abril.com.br. Acesso em 19/08/2019.

Com relação à questão da fuga de multinacionais do Reino Unido face o Brexit, a alternativa CORRETA é:

a) Com a saída do Reino Unido da União Europeia, o país deixa de fazer parte de um espaço regional transnacional sem barreiras aos fluxos de mercadorias, o que pode impactar tanto as importações quanto as exportações das empresas multinacionais.

b) Especialistas consideram a fuga das multinacionais no Reino Unido é um fenômeno temporário face ao temor do Brexit, pois a estabilidade econômica, a moeda forte e a oferta de força de trabalho qualificada no país são fatores suficientes para manter essas empresas em seu território.

c) A saída do Reino Unido da União Europeia reduziria, mediante políticas restritivas, o fluxo de trabalhadores imigrantes que são empregados como mão de obra barata pelas multinacionais, forçando o retorno de unidades de produção para os seus países de origem.

d) O principal motivo pelo qual as multinacionais sediadas no Reino Unido temem o Brexit é que a proposta apresentada pelo governo britânico foi construída sem a participação da representação dessas empresas, o que desencadeou a ativação de planos de transferência para outros países.

e) As pequenas e médias empresas de base nacional no Reino Unido se preocupam com a perda de mercados com a fuga das multinacionais em razão do temor com o Brexit, uma vez que as atividades exercidas por essas firmas são de apoio ou complementares àquelas realizadas pelas empresas estrangeiras.

(2)

3. (Fmc 2020) Considere o texto sobre um projeto chinês.

China e o projeto estratégico mais importante da história

O projeto da China, denominado “Iniciativa do Cinturão e a Rota da Seda”, é o plano mais ambicioso em matéria de integração econômica e comercial que jamais se concebeu na história da humanidade. Esta magna obra, no imaginário chinês, se assemelha e se lhe dá a mesma dimensão da Grande Muralha e do Grande Canal que muitos séculos depois de construídos continuam sendo expressão do esplendor e da majestade da civilização e cultura chinesa. A obra é composta pelo Cinturão Econômico da Rota da Seda Terrestre e da Rota da Seda Marítima do século XXI. A sustentação histórica do projeto está alicerçada no espírito da antiga Rota da Seda, que permitiu promover “a paz e a cooperação, a abertura e a inclusão, o aprendizado e benefícios mútuos” para todos os países e, por isso, deve ser continuado no futuro através de uma moderna rede transnacional que conecte a China com o mundo, mediante o desenvolvimento em comum de todos os países envolvidos.

Disponível em: https://dialogosdosul.operamundi.uol.com.br/china/52482/china-e-o-projeto-estrategico-mais-importante-da-historia. Acesso em: 17 out. 2019.

O principal objetivo desse projeto chinês é

a) substituir o Japão no Acordo Transpacífico de Cooperação Econômica.

b) fortalecer a dominação chinesa sobre os países islâmicos da Ásia Oriental.

c) organizar um espaço que permita a comunicação direta entre China e Europa.

d) criar uma plataforma de comércio que fortaleça a hegemonia dos Estados Unidos.

e) reinserir a seda como insumo principal da indústria têxtil mundial.

4. (Unesp 2017) Considerando os setores da economia, o conjunto das atividades intensivas em pesquisa, desenvolvimento e inovação ligadas ao mundo da informação tecnológica indica a configuração do setor a) especulativo.

b) informal.

c) primário.

d) transnacional.

e) quaternário.

5. (Acafe 2016) Medidas questionáveis são adotadas pelos países subdesenvolvidos para superar os problemas econômicos e financeiros.

Considerando a questão do subdesenvolvimento atual é correto afirmar, exceto:

a) As práticas neoliberais adotadas pelos países subdesenvolvidos facilitam a incorporação de novas tecnologias pelas indústrias locais, com impacto positivo na geração de emprego, bem como aumentam os investimentos em pesquisa e desenvolvimento, exportam produtos de maior valor agregado e oferecem uma educação que seja compatível com um maior patamar tecnológico.

b) Exportações crescentes de commodities – bens cujo preço é determinado pela oferta e procura internacional – atendem os interesses da agroindústria transnacional e acarretam consequências negativas como a deterioração ambiental e dos termos de troca, já que as matérias-primas exportadas valem cada vez menos.

c) Empréstimos a partir de organismos como o FMI e o Banco Mundial e a atração de investimentos estrangeiros através de incentivos fiscais podem resultar no aumento da dívida externa e também na remessa de lucros via transnacionais para as matrizes de países desenvolvidos.

d) A abertura do mercado financeiro aos investidores estrangeiros, com a oferta de altas taxas de juros, atrai dólares que se constituem em recursos a serem utilizados no pagamento da dívida externa.

6. (Enem 2ª aplicação 2016) A geografia mundial da inovação sofreu uma reviravolta que mobiliza fatores humanos, financeiros e tecnológicos.

Esforço humano: com 1,15 milhão de pesquisadores, a China dispõe de um potencial equivalente a 82% da capacidade norte-americana e 79% da europeia; segundo a National Science Foundation norte-americana, o país deverá concentrar 30% de todos os pesquisadores do mundo até 2025.

Esforço financeiro: em 2009, pela primeira vez, a China apresentou um orçamento para pesquisa que a colocou em segundo lugar no mundo – ainda bastante longe dos Estados Unidos, mas à frente do Japão.

Esforço tecnológico: em 2011, o país se tornou o primeiro depositante mundial de patentes, graças a uma estratégia nacional que visa passar do Made in China(produzido na China) para o Designed in China (projetado na China).

CARROUÉ, L. Desindustrialização. Disponível em: www.diplomatique.org.br.

Acesso em: 30 jul. 2013 (adaptado).

(3)

O texto apresenta um novo fator a ser considerado para refletir sobre o papel produtivo entre os países, representado pela

a) aplicação da ciência e tecnologia no desenvolvimento produtivo, que aumenta o potencial inventivo.

b) ampliação da capacidade da indústria de base, que coopera para diversificar os níveis produtivos.

c) exploração da mão de obra, que atrai fluxo de investimentos industriais para os países.

d) inserção de pesquisas aplicadas ao setor financeiro, que incentiva a livre concorrência.

e) transnacionalização do capital industrial, que eleva os lucros em escala planetária.

7. (Fgv 2005) Em lugar de ser um obstáculo à globalização, a regionalização pode ser vista como um processo por meio do qual a globalização recria a nação, de modo a conformá-la à dinâmica da economia transnacional.

(Octavio Ianni, "A era do globalismo", 1999)

Da leitura do texto, pode-se afirmar que a regionalização

a) mesmo priorizada, é encarada com restrições quando se trata dos Estados pouco desenvolvidos, pois, também, acirra os nacionalismos e os conflitos entre nações.

b) impulsiona os processos de transição de economias subdesenvolvidas para economias em desenvolvimento por meio da competitividade que se desenvolve entre os Estados integrados.

c) é estimulada porque, ao se integrarem as economias nacionais, redefine fronteiras e políticas econômicas, além de rearticular as forças produtivas.

d) representa, sob certos aspectos, a possibilidade de as economias mais frágeis tornarem-se auto- sustentadas e, portanto, soberanas e independentes.

e) é o novo parâmetro para a articulação e o desenvolvimento do capitalismo e extingue tradicionais questões geopolíticas que ocorriam no século XX.

8. (Ufsj 2013) Observe a imagem abaixo.

A montadora Ford, de capital norte-americano, anunciou hoje (04/01/2012) a produção global de um modelo de utilitário esportivo, o EcoSport, projetado por cerca de 1,2 mil engenheiros brasileiros e argentinos no centro de desenvolvimento da companhia em Camaçari, na Bahia. O carro, que deverá ser vendido em 100 países, será produzido nas fábricas da Ford na Bahia, na Tailândia e na Índia.

Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-01-04/modelo-de-carro-concebido-no-brasil-vira-produto-global. Acesso em 27/08/2012.

Assinale a alternativa que apresenta características da produção industrial atual representada pelo lançamento do Novo Ecosport.

a) Estreita relação entre pesquisa e tecnologia e desconcentração industrial na produção de produtos globais.

b) Rígida padronização (estandartização) dos produtos com o objetivo de atender o gosto dos clientes.

c) Produção baseada no modelo just in time, que exige grandes almoxarifados no interior das fábricas.

d) Linha de produção fordista, com eliminação da terceirização na produção e na incorporação de mão de obra pouco qualificada de países em desenvolvimento.

(4)

Gabarito:

Resposta da questão 1:

a) Um motivo socioeconômico para a queda da produção de carros nos EUA é o custo mais elevado da mão de obra, ao passo que, o menor custo da mão de obra aliado a leis trabalhistas mais flexíveis e ausência de sindicatos, explicam o aumento da produção na China e na Índia.

b) Empresas transnacionais são grandes corporações que atuam em nível global.

As empresas transnacionais automobilísticas são chamadas de montadoras porque são indústrias responsáveis por montar as peças fabricadas em diversas unidades fabris, finalizando a produção do carro.

Resposta da questão 2:

[A]

A alternativa [A] é correta porque a saída do RU da UE resulta na exclusão dos acordos que eliminam a tarifação sobre a circulação de bens, o que levará ao aumento dos preços dos produtos fabricados no RU.

As alternativas incorretas são: [B], porque com o Brexit, a adoção de tarifas sobre os produtos, não será uma conjuntura ou fenômeno temporário; [C], porque o temor das empresas é o aumento da tarifação sobre seus produtos e não a mão de obra; [D], porque a decisão sobre o Brexit é política não demandando a presença de empresas na discussão; [E], porque as empresas indicadas no texto são conglomerados internacionais.

Resposta da questão 3:

[C]

O Cinturão e Rota da Seda é uma iniciativa da China de cooperação econômica com países da Ásia, África e Europa. Trata-se principalmente da implantação de infraestruturas (ferrovias, rodovias, dutovias e portos) para conectar a China com vários países parceiros para fomentar o comércio e interdependência econômica. O financiamento será através de agentes financeiros como o Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura. Com isso, acredita-se que a China vai ampliar sua influência econômica e geopolítica.

Resposta da questão 4:

[E]

As atividades de pesquisa científica e inovação tecnológica integram principalmente o setor terciário da economia, o de serviços principalmente. São as universidades, os institutos de pesquisa e os departamentos tecnológicos nas empresas. A ideia de “setor quaternário” não é consensual.

Resposta da questão 5:

[A]

O neoliberalismo estimula a redução do papel do Estado na economia, incluindo maior abertura para o comércio exterior (importações e exportações) e menor protecionismo. Os impactos de políticas neoliberais variam muito conforme o país. Em alguns países emergentes e subdesenvolvidos, a entrada de importados pode prejudicar as indústrias locais. Como se facilita a entrada de transnacionais, grande parte da inovação tecnológica não é gerada no país.

Resposta da questão 6:

[A]

A China é a 2ª maior economia do mundo, apresenta o maior parque industrial e maior exportação global.

O país investe firmemente em educação, ciência e tecnologia que se traduz em produtos cada vez mais sofisticados em setores como indústria de bens de consumo, energia e setor aeroespacial.

Resposta da questão 7:

[C]

Resposta da questão 8:

[A]

(5)

As corporações transnacionais, a exemplo da americana Ford, sofreram uma descentralização das linhas de produção pelo mundo nas últimas décadas. Principalmente a partir da década de 2000, as filiais também passaram a produzir para o mercado globalizado e não apenas para os mercados internos. Houve o estímulo para o desenvolvimento de produtos adaptados para a realidade local e a criação de centros tecnológicos também nas filiais, algo que era até então muito centralizado nas matrizes das companhias.

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

O score de Framingham que estima o risco absoluto de um indivíduo desenvolver em dez anos DAC primária, clinicamente manifesta, utiliza variáveis clínicas e laboratoriais

23 Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 Level 0 Remote Gateway Services Patch Management AV Server Application Mirror Web Services Operations Application Server

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Desta forma, foram criadas as seguintes hipóteses de investigação: H1 – O compromisso organizacional e o engagement são diferentes para as categorias dos militares dos