• Nenhum resultado encontrado

J. Soc. Bras. Fonoaudiol. vol.24 número1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "J. Soc. Bras. Fonoaudiol. vol.24 número1"

Copied!
2
0
0

Texto

(1)

vii

Editorial/

Editorial

Ocorreu em São Paulo, entre os dias 23 e 25 de fevereiro último, o Seminário Internacional sobre a Implementação do Relatório Mundial sobre a Deficiência, marcando o lançamento da versão desse documento em Português. O objetivo expresso desse Seminário foi “identificar os desafios à implementação das práticas recomendadas pelo Relatório no sentido da promoção de oportunidades iguais para pessoas com e sem deficiência...”.

Sem dúvida foi um evento bem sucedido, com a participação de quase mil pessoas, represen-tantes de 15 países e 23 estados brasileiros. O envolvimento de instâncias como o Secretariado para a Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da ONU; a Rede de Desenvolvimento Humano do Banco Mundial; o Escritório de Pesquisa da CIF; a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo e da Coordenadora da Área Técnica de Saúde da Pessoa com Deficiência do Departamento de Ações Pragmáticas e Estratégicas do Ministério da Saúde (nossa querida colega fonoaudióloga, Dra. Vera Lúcia Ferreira Mendes), foi um indicador claro do possível impacto nacional e internacional do documento.

O fato do evento ter sido organizado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, sob o comando de uma fisiatra (Dra. Linamara Battistella) que tem liderado avanços indiscutíveis, gerou uma tendência natural à maior ênfase nas deficiências físicas e motoras e numa participação relativamente pequena da Fonoaudiologia. Essa é uma realidade cuja mudança depende de nós.

Alguns pontos, entretanto, dizem respeito a toda a área da reabilitação e merecem consideração pela Fonoaudiologia.

A necessidade de melhor preparo dos profissionais de saúde e educação foi enfatizada por diversos participantes como uma forma de garantir maior igualdade no acesso aos recursos de saúde e educação. O aperfeiçoamento da comunicação é considerado um ponto-chave nesse processo.

A importância de dados comparáveis a respeito de barreiras e facilitadores funcionais, que possibilitem o desenvolvimento de uma “epidemiologia da funcionalidade e da inclusão”, que tenha significância global, foi outro aspecto abordado por vários palestrantes.

Essas informações a respeito da funcionalidade são essenciais para a determinação de objetivos e propostas de intervenção mais eficientes e apropriadas. Aspectos funcionais de cada especialidade devem ser determinados, buscando a identificação de temas comuns que possam ser compartilhados.

(2)

viii

Uma impressão geral interessante diz respeito à dificuldade no uso consistente e coerente da CIF, que aparentemente é compartilhada por todos, e a sugestão do desenvolvimento de diretrizes para essa utilização. Não vou negar minha satisfação pela valorização da funcionalidade, uma área com a qual venho trabalhando há mais de duas décadas. Concordo com as sugestões de que análises funcionais mais adequadas possibilitam a identificação das áreas de intervenção prioritárias e, dessa forma, a otimização dos recursos de intervenção. É importante lembrar que a Fonoaudiologia não está parada nesse sentido. A SBFa e o CFFa vêm, há alguns anos, incluindo esse tema em suas discussões e implementando o emprego prático dessas noções.

O Relatório Mundial sobre a Deficiência pode ser um importante instrumento para o desenvol-vimento de ações em Fonoaudiologia que ao mesmo tempo fortaleçam o papel desse profissional e aprimorem o atendimento a pessoas com diversos tipos de deficiências.

Fernanda Dreux M. Fernandes

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

We approached this by (i) identifying gene expression profiles and enrichment terms, and by searching for transcription factors in the derived regulatory pathways; and (ii)

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O petróleo existe na Terra há milhões de anos e, sob diferentes formas físicas, tem sido utilizado em diferentes aplicações desde que o homem existe. Pela sua importância, este

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..