• Nenhum resultado encontrado

Rev. Estud. Fem. vol.23 número1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Rev. Estud. Fem. vol.23 número1"

Copied!
2
0
0

Texto

(1)

Estudos Feministas, Florianópolis, 23(1): 312, janeiro-abril/2015

269

Resenhas

Resenhas

Resenhas

Resenhas

Resenhas

Diversidade sexual, relações de gênero

Diversidade sexual, relações de gênero

Diversidade sexual, relações de gênero

Diversidade sexual, relações de gênero

Diversidade sexual, relações de gênero

e políticas públicas

e políticas públicas

e políticas públicas

e políticas públicas

e políticas públicas

Diversidade sexual, relações de

gênero e políticas públicas

.

Porto Alegre: Sulina, 2013. 207 p.

NARDI, H. C.; SILVEIRA, R. S.; MACHADO,

P. S. (Org.).

Os autores e organizadores do livro possuem formação na área de ciências da saúde – Medicina, Educação Física, Psicologia – e também em Estatística e Artes Visuais. Apesar dessa diferença, todos fazem parte de grupos de pesquisas relacionados aos estudos de direitos humanos, diversidade sexual e de gênero, ligados às instituições de ensino: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O livro Diversidade sexual, relações de gê-nero e políticas públicas está estruturado da se-guinte forma: a primeira parte focaliza os movi-mentos sociais na busca por direitos igualitários; a segunda parte apresenta os estudos realizados pelo Núcleo de Pesquisa em Sexualidade e Relações de Gênero (NUPSEX), da UFRGS; e, no terceiro bloco, intitulado “Anexos”, apresenta a parentalidade e conjugalidade de casais de pessoas do mesmo sexo e também a legislação sobre igualdade de direitos.

Na apresentação, os organizadores enfati-zam a interdisciplinaridade da obra e também apresentam a sua utilidade: servir como ferramen-ta de formação de profissionais para atuação nas políticas públicas. No desfecho, os organiza-dores informam que o livro originou-se do trabalho conjunto entre o grupo NUPSEX e o Centro de Re-ferência em Direitos Humanos, Relações de Gê-nero e Sexualidade, ambos vinculados ao progra-ma de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional e ao Instituto de Psicologia da UFRGS.

No primeiro texto, “Relações de Ggnero e diversidade sexual: compreendendo o contexto sociopolítico contemporâneo”, de Henrique Nardi, faz-se um resgate histórico do conceito de ho-mossexualidade e de seus marcos, como a retira-da retira-da homossexualiretira-dade do rol de doenças retira-da Associação Psiquiátrica Norte-Americana, a revol-ta de Stonewall, em Nova Iorque – que originou os movimentos Lésbicas, Gays, Bissexuais e Traves-tis/Transexuais (LGBT). O autor aborda, ainda, ques-tões relacionadas à homofobia, ao heterossexis-mo, à heteronormatividade, à heterossexuali-dade compulsória, além de questões relaciona-das à epidemia de AIDS, assim como aos movi-mentos sociais e à legislação. No desfecho, são apresentados alguns elementos para luta contra o preconceito.

O texto “Sobre travestilidades e políticas públicas: como se produzem os sujeitos”, de Maria Filgueiras e Marília Amaral, apresenta dados relacionados à violência contra os homossexuais e às formas de opressão, nos diversos contextos em que transitam: família, escola e trabalho. Aborda questões acerca do projeto “Direitos e violências na experiência de travestis e transexuais em Santa Catarina: construção de perfil psicos-social e mapeamento de vulnerabilidades” – o qual visa oferecer subsídios de inclusão social a esses sujeitos –, assim como outras questões rela-cionadas a políticas públicas.

Em “‘Senhora, essa identidade não é sua!’: reflexões sobre a transnomeação”, de Camila Guaranha e Eduardo Lomando, é apresentado o nome enquanto signo importante nas questões individuais e sociais para travestis, transexuais e demais casos relacionados; os autores afirmam que o nome social é o ponto-chave para cons-trução de novas identidades.

(2)

avan-270

Estudos Feministas, Florianópolis, 23(1): 269-287, janeiro-abril/2015

ços, como a criação da Articulação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), ainda há muito a ser discutido e realizado no que diz respeito à in-serção política, social e educacional, desse grupo. No texto “Da patologia à cidadania”, de Célio Golin, são destacadas questões para refle-xão sobre o movimento de gays, lésbicas, travestis e transexuais. No decorrer do texto, o autor apre-senta relatos do grupo no qual é coordenador –

Nuances –, que atua no movimento pela livre expressão sexual.

Em “Nuances de uma in(ter)venção indisci-plinada com gênero e sexualidade: vertigens de um modo de fazer política”, de Fernando Pocahy, o autor apresenta experiências de pesquisa e a-tuação junto ao grupo Nuances, trazendo a histó-ria local (Porto Alegre-RS) dos movimentos da po-pulação de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêne-ro/Transexual, Intersexual (LGBTI), destacando os marcos: Parada livre (1997), associação com a Assessoria Jurídica e Estudos de Gênero (Themis) (2001), Projeto Olhares (2004), dentre outras atividades.

O capítulo “Violência doméstica contra as mulheres e a Lei Maria da Penha: uma discussão que exige reflexão e formação permanentes”, de Raquel Silveira e Henrique Nardi, traz dados estatísticos da violência contra a mulher, além das medidas de prevenção e redes de proteção contra esse tipo de violência. Esse texto, segundo seus autores, objetiva servir de incentivo à reflexão para os profissionais que atuam no atendimento a esse público.

Em “A mulher-mãe e o homem-ausente: notas sobre feminilidades e masculinidades nos documentos das políticas de assistência social”, de Priscila Detoni e Lucas Goulart, os autores apresentam as políticas públicas assistenciais, no âmbito federal, no que se refere às suas ações. O texto ainda discute o papel da mulher na sociedade e faz uma crítica ao papel da mulher como “reprodutora”.

O primeiro texto da segunda parte, intitulado “Diversidade sexual e discriminação: ética e esté-tica”, de Cristina Moraes, faz um relato sobre a aplicação da oficina de mesmo título, apresen-tado no XII Salão de Extensão da UFRGS, em 2012. O segundo, “Homofobia no contexto esco-lar: vivências de uma observação participante”, de Rodrigo Peroni e Julia Rombaldi, traz o relato sobre a pesquisa “Formas de enfrentamento da homofobia nas escolas: análise de projetos em

andamento na região metropolitana de Porto Alegre”, iniciada em 2011 e que se encontrava em andamento quando o capítulo foi escrito.

No capítulo “Mapeamento da rede de atenção em direitos humanos, relações de gênero e sexualidade”, de Priscila Detoni, Daniela Bassanesi e Vinícius Roglio, apresenta-se a atuação do Centro de referência em Direitos Humanos, Relações de Gênero e Sexualidade (CRDH), projeto ligado à UFRGS e com objetivo de assistir mulheres e público LGBT no que concerne aos diversos tipos de violência.

O anexo “Estado de arte da pesquisa a respeito da parentalidade e conjugalidade de casais de pessoas do mesmo sexo a partir do “amici curiae do defense of marriage act” é uma tradução, feita por Ângelo Costa, do relatório da APA sobre a Lei de defesa do casamento nos EUA. O autor dessa tradução, no anexo “Síntese de políticas LGBTTS nacionais, estaduais e locais”, apresenta uma coletânea de leis (federais, estaduais – Rio Grande do Sul – e municipais – Porto Alegre) sobre igualdade de direitos no campo da diversidade sexual.

De um modo geral, o livro apresenta uma crítica tanto da ideia de superioridade masculina quanto da imposição linguística de gênero, que pode ser evidenciada no texto de Henrique Nardi, no momento em que o autor opta por utilizar o símbolo “@” (arroba), ao invés de “o” ou “a”, para referir-se simultaneamente a ambos os gêneros, colocando-os em situação de igualdade; ou, ainda, no uso da expressão “guei”, ao invés da usual “gay”, no texto de Célio Golin. Nesta pas-sagem, percebe-se uma tentativa de “aportu-guesar” esse termo, buscando identidade própria dentro do contexto em que se está inserido.

O livro traz temas atuais e relevantes tanto para o público LGBT quanto para pesquisadores e pessoas que atuam nessa área, apresentando diversas vertentes, como os Direitos Humanos, a Legislação, a Educação, entre outros aspectos, cumprindo a abordagem interdisciplinar com a qual a obra compromete-se em sua apresentação.

Portanto, ainda que algumas passagens tenham carecido de bases teóricas mais aprofun-dadas, o livro se mostrou de extrema importância, por apresentar conteúdos que podem servir de subsídio para pesquisas nas áreas de relações de gênero e diversidade sexual.

Referências

Documentos relacionados

Valendo-se também da análise de documentação que regula a educação e políticas públicas de equidade de gênero no país, além de dados do Instituto Brasileiro de Geografia

Puntualmente, el motivo de selección de los casos de Buenos Aires, Chubut y el Chaco responde a que estos litigios fueron politizados por diversas organizaciones feministas y

posible traducción de los procesos articulatorios que se fueron produciendo a instancias del CNM, se puede reconocer en la tesis de López un intento por legitimar la inclusión de

Nessa qualidade, Ana Alice participou das ações que levaram à criação do Conselho Municipal da Mulher de Salvador, integrando-o como uma de suas primeiras conselheiras; esteve à

Um pouco disso também era verdadeiro para os homens, porque era a década de 60 e a economia estava em expansão num ritmo tal que ter uma graduação em artes liberais de forma alguma

Por outro lado, o dossiê não pode deixar de questionar quais são as especificidades do feminismo descolonial nas práticas artísticas das Américas; que tipo de arte e quais

La obra de María Victoria González no expresa solamente aspectos biológicos femeninos, sino que esta variable que expone en su obra está vinculada con aspectos laborales

contribuir para el campo de las poéticas visuales queer y feministas, así como para el área?. de la literatura, en lo que se refiere a narrativas autobiográficas

V této analýze bylo nalezeno pět nezávislých biomarkerů predikujících kratší dobu do druhého relapsu: nízká hodnota poměru IL-2:IL-6CSF, vysoká koncentrace IL-2 v likvoru, vysoká

NPS v různých diagnostických kritériích Diagnostická kritéria Neuropsychiatrické symptomy či syndromy, které jsou součástí kritérií Demence jakékoliv etiologie NIA-AA Změny v

Multivariační analýza doby do druhého relapsu nepotvrdila statistickou významnost IndexIL- 2 ani IndexIL-6, ale byly objeveny jiné nezávislé prognostické markery: věk nižší než 22 při

Neuropsychiatrické a kognitivní aspekty časných stádií Alzheimerovy choroby a ostatních neurodegenerativních onemocnění ve stáří Abstrakt Časná diagnostika Alzheimerovy nemoci AN je

Považuji za matoucí, že pod titulkem Cíle práce, je uvedeno jako cíl stanovení průběhu onemocnění, ačkoliv cílem práce bylo vyhodnotit prediktivní hodnotu biomarkerů na průběh

The first study introduces criteria for what is termed mild behavioral impairment MBI, a syndrome analogous to mild cognitive impairment MCI describing new-onset and persistent NPS in