• Nenhum resultado encontrado

Bob Middleton, gerente de marketing de produtos. Relatórios de business intelligence para SAP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Bob Middleton, gerente de marketing de produtos. Relatórios de business intelligence para SAP"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

intelligence – para SAP

(2)

Relatórios corporativos para SAP

Se sua empresa implementou o SAP, você provavelmente se encontra em uma destas situações:

• A implementação do SAP foi concluída. Os usuários estão envolvidos e há um grande fluxo de dados no sistema. Os relatórios corporativos estão sendo criados, mas o processo pode ser muito demorado.

• O SAP foi implementado há algum tempo, mas não foi possível adotá-lo em toda a empresa. Muitos usuários reclamaram do sistema, e a maioria voltou a utilizar soluções antigas no lugar do SAP sempre que possível.

• O projeto está sendo adotado por alguns departamentos, mas não há sinal de que será mais disseminado do que isso. A adoção está limitada aos departamentos que defenderam e patrocinaram a iniciativa. As expectativas do projeto nunca foram completamente atendidas, mas ninguém se lembra de ter documentado essas expectativas no início.

• O sistema está implementado há anos. Todos os dados da empresa estão armazenados nele. Diversos relatórios corporativos padrão são gerados periodicamente e enviados para a lista de distribuição. O SAP é muito rico em dados, mas é difícil acessá-los. Pouquíssimos departamentos ou profissionais conseguem aproveitar tudo o que o sistema oferece.

Uma forma de aproveitar melhor sua implementação do SAP é capacitar mais pessoas a analisar os dados. O SAP geralmente armazena dados críticos da empresa que podem aprimorar o processo decisório – isto é, se as pessoas puderem ter acesso aos dados e os meios para fazer e responder perguntas.

Muitas empresas já usam o software Tableau para dar vida aos seus sistemas ERP. Com o Tableau, as pessoas podem se conectar diretamente ao SAP para ver e entender as informações contidas nos dados. Essa conexão permite aos usuários interagir pela primeira vez com seus dados e melhorar muito a adoção do SAP.

"Depois de implementados, os sistemas ERP absorvem grandes volumes de dados transacionais relativos a vários aspectos do negócio. Esses dados podem ser inestimáveis quando utilizados para embasar decisões de gerenciamento. Embora os dados estivessem sempre disponíveis, os gerentes tinham dificuldades em encontrar o que precisavam, ou os dados não estavam em um formato amigável.

Uma pesquisa do grupo Aberdeen indica que isso acontece principalmente com os clientes que usam soluções SAP."

—Aberdeen Group – Analyst Insight de junho de 2012

(3)

Sumário

Como a análise revela o valor dos dados do SAP ...4

Caso de uso do setor de fabricação ...4

Caso de uso do setor de investimentos ...5

Transporte e logística ...6

Quatro principais conectores do Tableau para o SAP ...7

SAP HANA ...7

SAP NetWeaver Business Warehouse (SAP BW) ...7

SAP Sybase ASE ...8

SAP Sybase IQ ...8

Trabalhando com SAP ...9

Desempenho ...9

Saída ...9

Conclusão ...9

(4)

Como a análise revela o valor dos dados do SAP

Caso de uso do setor de fabricação

A fabricação de produtos envolve um grande número etapas, componentes e montagens que podem afetar a qualidade do produto e seu lançamento oportuno no mercado. Com o Tableau, as organizações podem acompanhar cada elemento mensurável para garantir velocidade e consistência.

Além disso, um painel em tempo real é atualizado automaticamente para mostrar os dados mais recentes sempre que ele for aberto. Não é necessário fazer consultas manualmente no sistema SAP.

(5)

Caso de uso do setor de investimentos

Lidar com parâmetros de investimentos bancários pode ser uma tarefa árdua, especialmente quando os dados são apresentados como uma tabela cheia de números. O Tableau transforma essas tabelas em informações de 10 a 100 vezes mais rápido do que as consultas manuais. No exemplo abaixo, é possível ver claramente as informações por setor, nível de risco, tamanho da empresa e ações com os melhores desempenhos individuais.

Imagine poder selecionar aquelas discrepâncias na parte inferior do gráfico de dispersão, detalhar até os dados subjacentes e investigar os motivos por trás das perdas. Informações desse tipo colocam você em uma posição favorável para implementar medidas contra futuras perdas.

(6)

Transporte e logística

Todos os tipos de organizações do setor de transportes têm seus problemas e restrições. Uma companhia aérea precisa gerenciar o fluxo de passageiros e carga e, ao mesmo tempo, garantir a satisfação do cliente. O exemplo acima mostra uma exibição em tempo real dos atrasos dos voos, da lucratividade das rotas, dos usuários frequentes por tipo e do custo do combustível em relação a outros ativos.

Essa combinação de análises gerais e detalhadas ajuda a identificar oportunidades e ameaças, além de destacar as tendências – ou seja, todas as informações necessárias para agir no momento certo.

(7)

Quatro principais conectores do Tableau para o SAP

SAP HANA

Este banco de dados executa aplicativos e armazena dados em unidades de estado sólido (na memória) em vez de em unidades de disco rígido. A utilização do HANA geralmente aumenta a taxa de transferência, reduz a latência e pode melhorar significativamente o desempenho.

No momento, muito mais clientes corporativos investiram no HANA do que o implementaram de fato. O HANA resolve muitos dos problemas de velocidade normalmente relatados por usuários do SAP BW. O Tableau usa ODBC e SQL para se conectar às tabelas e exibições padrão do HANA, bem como aos modelos de conteúdo de análises especiais, como exibições de análise e cálculos. Para fazer isso, use o esquema _SYS_BIC no HANA. O conector do Tableau para SAP HANA oferece suporte para variáveis e parâmetros de entrada.

Muitas organizações executam o SAP HANA por trás do SAP BW, trocando alguns dos benefícios de velocidade do SAP HANA pelos recursos de segurança e governança avançados do SAP BW.

Quando o SAP HANA está configurado para suportar logon único (SSO), após fazer logon no servidor SAP HANA você pode acessar dados e publicar fontes de dados e pastas de trabalho no Tableau Server sem precisar reinserir seu nome de usuário e senha.

SAP NetWeaver Business Warehouse (SAP BW)

O Tableau se conecta ao SAP BW, que, apesar do nome, não é um banco de dados.

O SAP BW atua como uma ferramenta de ETL, processando solicitações de dados e alimentando os dados no Tableau. Por trás do BW pode haver um ou mais bancos de dados certificados para sistemas SAP, inclusive o SAP HANA.

O Tableau se conecta ao BW por meio de uma interface OLE DB para OLAP e gera consultas MDX. O conector do Tableau para SAP BW é certificado para SAP e também oferece suporte a variáveis obrigatórias.

Assim, o Tableau pode se conectar diretamente a InfoCubes ou por meio de consultas BEx. Muitos clientes aprimoram o desempenho do BW com o BW Accelerator ou o HANA. Sem eles, o SAP BW e uma conexão em tempo real com o BW podem ficar lentos. Com o Tableau Desktop 9.1, o conector do SAP BW oferece suporte a extrações de dados, que melhoram visivelmente o desempenho.

O desempenho de consulta do SAP BW depende de vários fatores, e apenas usar o Tableau como interface não resultará em um desempenho geral melhor. Alguns fatores, como hardware, configuração do banco de dados, configuração do BW, design do cubo do BW e design da consulta podem afetar o desempenho. Para otimizá-lo, certifique-se de que não haja gargalos na CPU, na memória ou na E/S.

(8)

Embora a Sybase pertença à SAP desde 2010, a certificação SAP do ASE é recente.

A Sybase lançou um produto chamado Sybase SQL Server em 1995. Um ano depois, a empresa mudou o nome do produto para Adaptive Server Enterprise, a fim de diferenciá-lo do Microsoft SQL Server. O produto continua fiel às suas origens e, apesar da mudança do nome, ainda é um banco de dados SQL Server.

SAP Sybase IQ

É um mecanismo de banco de dados em colunas, desenvolvido para processar petabytes de dados de forma econômica e dimensionável.

“Escolhemos o Tableau para entender nossos dados do SAP porque ele é fácil de usar e muito intuitivo. O Tableau ajudará os funcionários de toda a empresa a descobrir, entender e identificar as tendências e as discrepâncias nos números para que eles possam agir com mais rapidez.”

—Jerry Pellizzon — Diretor financeiro Ceradyne

(9)

Trabalhando com SAP

Com o Tableau, é fácil criar uma conexão em tempo real com todo o suporte da segurança subjacente do SAP. Isso pode ser feito sem um script de segurança adicional do SAP. A conexão permite que os usuários interajam com os dados e obtenham informações com muita rapidez.

Desempenho

Dependendo do ambiente, o SAP BW pode ficar lento para analisar dados. O BW não é um banco de dados, ele atua como uma ferramenta de ETL (extração, transformação e carga) para interpretar sua solicitação e coletar os dados. Ao conectar o Tableau a um ambiente como esse, você precisa saber que a capacidade de o Tableau acessar dados dependerá da capacidade do BW de fornecê-los. O SAP tem um acelerador do BW que pode melhorar essa taxa de transferência.

Também é possível extrair dados ou utilizar o SAP HANA, que foi especificamente desenvolvido para solucionar problemas de desempenho.

Saída

Crie visualizações no Tableau Desktop e compartilhe-as com segurança no Tableau Online ou Tableau Server. As pastas de trabalho publicadas herdam o nível de segurança da conexão de dados do SAP. O Tableau pode adicionar mais uma camada de segurança no nível do usuário, ou até mesmo no nível da linha. Isso pode ser feito de várias formas:

• Variando o nível dos dados que os usuários podem exibir com a utilização de credenciais de logon.

• Impedindo que as visualizações e os dados subjacentes sejam salvos, editados e compartilhados.

• Permitindo ou negando a exportação de imagens.

• Permitindo ou negando edições, salvamentos e exclusões na Web.

• Permitindo ou negando a adição e a visualização de comentários.

O Tableau Online ou o Tableau Server pode manter o vínculo com os dados em tempo real para garantir que todos os usuários tenham acesso a informações atualizadas.

Conclusão

Muitas empresas já estão vendo e entendendo seus dados do SAP com o Tableau.

Elas estão capacitando seus funcionários a fazer suas próprias análises, possibilitando que eles identifiquem com agilidade tendências e discrepâncias. Experimente o Tableau você mesmo e descubra o que seus dados estão tentando lhe dizer.

(10)

analise, visualize e compartilhe informações rapidamente. Mais de 29.000 contas de usuário obtêm resultados rápidos com o Tableau, no escritório e em dispositivos móveis. Além disso, dezenas de milhares de pessoas usam o Tableau Public para compartilhar dados em seus blogs e sites da Web.

Baixe a versão de avaliação gratuita em www.tableau.com/pt-br/products/trial e veja como o Tableau pode ajudar você.

Recursos adicionais

Baixar a avaliação gratuita

Whitepapers relacionados

Business intelligence rápida

Seis estratégias para fazer a transição para a nuvem Como criar painéis persuasivos, informativos e cativantes Ver todos os whitepapers

Explore outros recursos

· Demonstração do produto

· Treinamentos e tutoriais

· Comunidade e suporte

· Histórias de clientes

· Soluções

Tableau e Tableau Software são marcas comerciais da Tableau Software, Inc. Todos os outros nomes de produtos e empresas podem ser marcas comerciais das respectivas empresas às quais estão associados.

Referências

Documentos relacionados

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

ensino superior como um todo e para o curso específico; desenho do projeto: a identidade da educação a distância; equipe profissional multidisciplinar;comunicação/interatividade

Sobre o transmucoso multi-unit é possível o encaixe de transferente, provisório, protetor ou calcináveis de mesma conexão, sejam eles para próteses múltiplas ou

Renomados palestrantes e professores, farão uma avaliação abrangente da disciplina atual das entidades privadas sem fins lucrativos no Brasil, dos instrumentos de parceria e

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá