• Nenhum resultado encontrado

Professoras: Maria Fernanda e Mariana. 13/07/2020 a 17/07/2020

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Professoras: Maria Fernanda e Mariana. 13/07/2020 a 17/07/2020"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

AGENDA SEMANAL 4º ANO

Professoras: Maria Fernanda e Mariana 13/07/2020 a 17/07/2020

Seguem abaixo os e-mails das turmas das professoras:

Maria Fernanda: experimental4anob@gmail.com Mariana: experimental4ano@gmail.com

DATA ATIVIDADES OBSERVAÇÕES

Segunda- feira 13/07

Encontro online Conversa sobre recesso Agenda e orientações das

atividades da semana

Terça-feira 14/07

Caderno – Atividade e Relevância do tema Atividade de

Língua Portuguesa

Encontro online

Com professor/a especialistas

Quarta-feira 15/07

Encontro online Com a professora em subgrupos

Atividade de Matemática

Livro página 86

Quinta-feira 16/07

Ciências Sociais Atividade xerografada : A chegada dos povos africanos

Encontro online

ACE Sexta-feira

17/07

Encontro online

Com a professora em subgrupos

Gastronomia Pão de liquidificador

(2)

TERÇA-FEIRA (14/07/2020)

LÍNGUA PORTUGUESA – ATIVIDADE DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO

No roteiro passado, você assistiu a um vídeo sobre como se deu o processo em que o Brasil, de fato, passou a ser colônia de Portugal, não foi? Hoje, vamos ler um texto que fala sobre a divisão do território brasileiro.

Além de ler o texto, seguindo as estratégias de estudos que já conhecemos, e fazer a interpretação, você irá pensar em algo relacionado ao seminário: a relevância do tema. Ou seja, você, a partir da leitura e interpretação do texto que está em anexo, irá pensar e registrar a relevância (importância) do tema tratado no texto para nossos estudos e para a abordagem no nosso maravilhoso seminário.

Registre em seu caderno as respostas das questões referentes ao texto, que está no anexo “Capitanias Hereditárias” e, após esse registro, escreva sobre a relevância (importância) do assunto considerando a seguinte pergunta: Por qual motivo é importante ler, entender e conhecer sobre o que está sendo abordado?

Recadinho da pró:

Esse é mais um procedimento de estudo, leitura e escrita, para a apresentação do nosso seminário. Embora não estejamos nos encontrando presencialmente, temos feito muitas descobertas sobre o nosso projeto que envolve duas áreas do conhecimento: Ciências Sociais e Língua Portuguesa.

Os momentos de estudo e troca sobre o projeto: “Nosso Povo Brasileiro.

Existimos há 500 não? têm sido muito bons, não é mesmo? Tomar notas, fazer resumos, infográficos, mapas conceituais e outros registros sobre os conteúdos estudados, são práticas que ajudarão na apresentação do seminário, que

(3)

acontecerá o dia 17 de julho. Os grupos já estão divididos, assim como os conteúdos. Por isso é importante cuidar desse material e estudar, isso vai lhe dar segurança na hora de você falar para seus colegas sobre o que aprendeu. Busque mais informações, para enriquecer seu conhecimento e sua apresentação. Vamos lá, para mais uma etapa?

Registre em seu caderno as respostas das questões referentes ao texto que está no anexo e, após esse registro, escreva sobre a relevância do assunto considerando a seguinte pergunta: Por qual motivo é importante ler e conhecer sobre o que está sendo abordado?

Este registro será muito útil para sua apresentação.

QUARTA-FEIRA (15/07/2020)

MATEMÁTICA - LIVRO PÁGINA 86

Hoje iremos dar continuidade à compreensão sobre os cálculos multiplicativos, a partir da Tabela de Pitágoras.

Já construímos nossos quadros de multiplicação e registramos as nossas descobertas coletivas que nos auxiliam a resolver as multiplicações. Também já construímos a Tabela de Pitágoras e observamos algumas regularidades, não foi?

Na atividade de hoje, você irá estabelecer algumas relações entre as diferentes tabuadas, utilizando os resultados de uma tabuada para encontrar resultados de outras multiplicações.

Ao final, você irá construir e continuar a Tabela de Pitágoras, do material complementar, preenchendo as linhas e colunas dos números 11 e 12.

(4)

Iremos socializar esta atividade no grupo, será muito importante você compartilhar com seus colegas suas estratégias.

QUINTA-FEIRA (16/07/2020)

CIÊNCIAS SOCIAIS: POR QUE OS AFRICANOS FORAM TRAZIDOS PARA O BRASIL?

Já estudamos e contextualizamos o processo de dominação portuguesa no território brasileiro. Apesar do lucro com o pau-brasil, os portugueses passaram a ter a necessidade de explorar algum tipo de riqueza que fosse mais lucrativa. Sem encontrar ouro por aqui, os portugueses optaram pelas lavouras de cana-de-açúcar na região do litoral brasileiro.

Para plantar cana-de-açúcar eles precisavam de mão de obra. Mas, a população indígena que resistia ao modo de vida dos portugueses, tinha diminuído. Para você, o que os portugueses fizeram? Ao ler o texto e responder às questões propostas, você compreenderá o que aconteceu e como se deu a chegada dos novos povos em território brasileiro. De onde os africanos vinham? Como eram essas “viagens”?

Chegando aqui, o que acontecia com eles?

A compreensão desses aspectos será fundamental para darmos continuidade aos nossos estudos e entendermos sobre o processo de formação do povo brasileiro, a partir da análise dos três povos principais desse contexto: indígenas, africanos e portugueses.

Envie suas repostas para o e-mail da sua turma, que está no início do roteiro.

(5)

SEXTA-FEIRA (17/07/2020)

GASTRONOMIA:

Oi! Tudo bem com você?

Alguns alunos sugeriram uma receita de pão para a aula de gastronomia e como eu gosto muito de saber o que vocês querem aprender, vou ensinar uma receita de pão bem simples.

O pão é um alimento milenar e há indícios que ele tenha surgido há cerca de 12 mil anos, juntamente com o cultivo do trigo, na região da Mesopotâmia, onde atualmente está o Iraque. Porém, passou por muitas evoluções em seu preparo, durante todos esses anos e foi se adaptando a realidade de cada cultura/clima/agricultura/solo e etc.

Os pães nem sempre foram fofinhos, como os que conhecemos hoje em dia, eles eram bem duros, achatados e secos. Depois que foram aperfeiçoados, ao chegar na Europa no império romano. O pão se difundiu pelo mundo todo e existem milhares de tipos. Cada cultura tem pelo menos um tipo de pão na alimentação!

A receita que você vai aprender hoje é de um pão bem fácil de fazer, divertido e saboroso!

Pão de forma de liquidificador Ingredientes:

1 ovo

½ xícara de chá de óleo ou azeite de sua preferência

1 colheres de sopa de açúcar refinado

1 copo ou 250ml de leite morno

1 colher de café de sal

(6)

1 sachê ou 10g de fermento biológico seco

2 ½ xícaras de farinha de trigo sem fermento Modo de fazer:

Coloque todos os ingredientes, menos a farinha no liquidificador, bata até ficar homogêneo. Despeje essa mistura em um recipiente grande e adicione a farinha de trigo aos poucos, mexendo sempre com uma colher. A textura da massa é bem grudenta, não se preocupe. Quando toda a farinha já estiver homogeneizada na massa, unte uma forma com manteiga ou óleo, enfarinhe e acomode a massa na forma. Cubra com um pano e deixe descansando por mais ou menos 30 min, ou até dobrar de tamanho, em um lugar quentinho da cozinha (como o forno ou micro- ondas desligado).

Quando crescer, leve para assar em forno pré-aquecido a 180°C por 35 min ou até dourar. Deixe esfriar um pouco e desenforme. Pronto! Já pode comer! Fica bem fofinho! Uma delícia! Espero que façam e gostem!

Um abraço, Pró Alane

(7)

ANEXOS

LÍNGUA PORTUGUESA

Texto 01

Capitanias Hereditárias

No começo os portugueses vinham ao Brasil apenas para carregar seus navios com o pau- brasil, que seria vendido na Europa.

O pau-brasil é uma árvore que existia em grande quantidade no nosso país. Era muito cobiçada porque do seu tronco extraía-se um corante vermelho utilizado para tingir roupas de lã e seda. Outra qualidade dessa árvore é ter a madeira pesada e impermeável, apropriada para a construção de barcos.

Pessoas de outros países, entretanto, começaram a vir em busca das riquezas brasileiras também.

O rei de Portugal ficou sem saída: ou mandava pessoas para morar no Brasil ou acabaria perdendo essas terras para outros países.

Em 1530 o rei de Portugal decidiu o que fazer: dividiu o Brasil em quinze faixas de terra, que foram chamadas de Capitanias Hereditárias, e distribuiu essas partes entre nobres portugueses para que eles administrassem a terra e gerassem lucros para Portugal.

Alguns donatários nem sequer vieram para o Brasil. Os que vieram, enfrentaram problemas como a resistência dos indígenas que ali viviam e o alto custo da viagem, sem contar que tinham de viver num lugar sem as comodidades que encontravam em Portugal. Por isso muitas capitanias não prosperaram.

(8)

Texto 2

Quando os portugueses vieram morar aqui, o Brasil se tornou de fato Colônia de Portugal. Isso quer dizer que Portugal era o dono do Brasil, de suas terras, de suas matas, de suas águas.

A maior parte do que fosse produzido ou explorado nas terras brasileiras seria para dar lucro ao reino português. O rei de Portugal também era o rei do Brasil. Essa situação continuou até 1822, quando o Brasil se tornou independente de Portugal.

As marcas da colonização portuguesa duram até hoje, como a língua portuguesa, a organização social, a religião católica, a estrutura das construções, os costumes, as festas, como as de Santo Antônio, São João e São Pedro, chamadas de festas juninas, entre outras.

Mas, nem só de portugueses se fez o Brasil. Holandeses, espanhóis e franceses também estiveram presentes no início do povoamento das terras brasileiras, deixando suas contribuições culturais.

1. Quantos parágrafos tem o texto 1 e o texto 2?

_________________________________________________________________

2. Qual foi a solução encontrada pelo rei de Portugal para defender as terras brasileiras? Em qual parágrafo está a resposta dessa pergunta?

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

3. No parágrafo 2 do texto 1 tem um trecho marcado. Faça uma pergunta que possa ser respondida pelo trecho pintado de amarelo.

4. Dê um título para os parágrafos 3, 4 e 5 do texto 1.

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

(9)

5. Que informações estão no texto 1 e texto 2? Escreva abaixo.

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

6. O segundo texto está sem título. Qual titulo você daria para ele, considerando o conteúdo que ele traz?

_________________________________________________________________

7. A ilustração do texto 1, te ajudou a entender melhor o texto? Explique sua resposta.

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

(10)

CIÊNCIAS SOCIAIS

As Primeiras Lavouras de Cana-de-Açúcar do Brasil

No ano de 1530, os portugueses começaram a finalmente se fixar em terras brasileiras.

Antes disso, os portugueses se limitavam a realizar expedições que protegiam o litoral de invasões estrangeiras, faziam o reconhecimento de terras ainda desconhecidas e promoviam a busca de pau-brasil para serem vendidas em terras europeias.

Apesar do lucro com o pau-brasil, os portugueses passaram a ter a necessidade de explorar algum tipo de riqueza que fosse mais lucrativa. Sem encontrar ouro por aqui, a administração portuguesa optou pelo início da formação de lavouras de cana-de-açúcar na região do litoral brasileiro. Mas afinal, por qual razão eles resolveram plantar esse tipo de gênero agrícola em terras brasileiras?

A primeira razão se deve ao fato de os portugueses já dominarem as técnicas de plantio da cana-de-açúcar. Esse tipo de atividade era realizado nas ilhas atlânticas de Madeira e Açores, que também eram colonizadas por Portugal. Além disso, o açúcar era um produto de grande aceitação na Europa e oferecia grande lucro. Por fim, também devemos destacar o clima e o solo brasileiro como dois fatores naturais que favoreciam esse tipo de atividade.

As primeiras lavouras apareceram nas regiões litorâneas e logo se desenvolveram com destaque nas capitanias de São Vicente e Pernambuco. Para formar as lavouras, os portugueses utilizaram a formação de grandes propriedades de terra. O uso de grandes

A cana-de-açúcar: riqueza e exploração nessa primeira atividade econômica

(11)

lavouras era necessário para que os lucros com a cana-de-açúcar fossem elevados e vantajosos para os produtores e para o governo português.

Contudo, a formação dessas grandes lavouras também exigia a disponibilidade de um grande número de trabalhadores. Em Portugal seria impossível encontrar toda essa mão de obra, já que o país tinha uma população insuficiente para atender essa necessidade.

Foi então que as lavouras exigiram o uso da mão de obra dos indígenas ou dos africanos.

Em ambos os casos, querendo lucrar ao máximo, os portugueses utilizaram a mão de obra desses dois grupos humanos por meio do trabalho escravo.

Na organização das lavouras, os donos das fazendas instalavam suas casas nas regiões mais elevadas do terreno. Chamada de “casa grande”, a residência do senhor das terras ficava na parte mais alta por razões estratégicas. Fixando-se nessas regiões poderiam fiscalizar as atividades na lavoura e, ao mesmo tempo, se antecipar a uma possível revolta dos escravizados.

Os escravizados, por sua vez, ficavam na chamada senzala. Neste lugar se amontoavam e tinham quase nenhum conforto na hora de descansarem após longas horas de trabalho.

O serviço deles era tão intenso que, raramente, um escravizado chegava a ultrapassar a casa dos quarenta anos de idade. De tal forma, podemos notar que as lavouras eram sustentadas por uma rotina de trabalho bastante abusiva.

Em algumas lavouras de cana havia o engenho, lugar em que a cana-de-açúcar era transformada em açúcar. Nem todos os donos de terra possuíam engenho, pois a sua manutenção e construção exigia um grande investimento. Dentro do engenho havia três instalações: a moenda, onde era extraído o caldo da cana; a caldeira, onde o caldo era fervido e se transformava em melaço; e a casa de purgar, lugar em que o melaço virava açúcar.

Durante e após a colonização do Brasil, a plantação de cana-de-açúcar foi uma das mais importantes atividades econômicas do país. Apesar dos vários momentos de crise e instabilidade, o açúcar sempre teve grande importância em nossa economia. Atualmente, a cana-de-açúcar também é utilizada para a produção de combustíveis e outros produtos de grande importância em nossa economia.

Por Rainer Gonçalves Sousa Colaborador Escola Kids

Graduado em História pela Universidade Federal de Goiás - UFG Mestre em História pela Universidade Federal de Goiás - UFG

Fonte: www.escolakids.com.br - Acesso-18/03/16.

(12)

1. Agora, responda às questões a seguir.

a) Apesar do lucro com o pau-brasil, os portugueses começaram a plantar cana-de-açúcar no Brasil.

Liste abaixo os 4 motivos que contribuíram para o plantio da cana-de-açúcar.

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

b) Defina “casa grande” e explique o porquê dela ser construída na parte mais alta da fazenda.

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

c) Como era a vida dos africanos escravizados nas senzalas? Como eram suas rotinas de trabalho?

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

Índice de clorofila a, b e total, massa seca da parte aérea (MSA) e padrão de qualidade de plantas de Codonanthe devosiana submetidas a diferentes níveis de sombreamento... devosiana

Foram convidados os alunos da Escola Municipal Cristo Rei para plantarem mudas de árvores na praça municipal do Bairro Núcleo Primavera.. Sendo plantadas 71 mudas de

 Feedbacks: são realizados com o intuito de que a equipe com a bola esteja atenta para criar linhas de passe próxima ou distante do portador da bola, de que os jogadores após

É a própria fraternidade que deve solicitar ao regional a realização do encontro inicial da FBJ. Assim, à medida que o formador local termina a formação de iniciante com um jovem ou

O objetivo deste trabalho foi avaliar épocas de colheita na produção de biomassa e no rendimento de óleo essencial de Piper aduncum L.. em Manaus

Embora haja um consenso universal sobre a ocorrência de otite média em crianças com fissura de palato antes da reconstrução da fissura labiopalatina, há

Foram desenvolvidas duas formulações, uma utilizando um adoçante natural (stévia) e outra utilizando um adoçante artificial (sucralose) e foram realizadas análises

A relação entre Direito e Psicanálise é muito profunda e vem sendo objeto de grande interesse, tanto entre psicanalistas, quanto entre juristas. Vejo o fenômeno