• Nenhum resultado encontrado

Ensaios e Ciência: Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde ISSN: Universidade Anhanguera Brasil

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ensaios e Ciência: Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde ISSN: Universidade Anhanguera Brasil"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Ensaios e Ciência: Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde

ISSN: 1415-6938 editora@uniderp.br Universidade Anhanguera Brasil

Silva Francisco, Manoel Marcelo da; Carvalho Silva, Ricardo; Valente de Figueiredo, Diogo Luiz;

Souza, João Nelson; Dias Ramalho, Paulo César; Caetano, Anderson Luiz

PREVALÊNCIA DE OVOS E LARVAS DE ANCYLOSTOMA SPP. E DE TOXOCARA SPP. EM PRAÇAS PÚBLICAS DA CIDADE DE ANÁPOLIS-GO

Ensaios e Ciência: Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde, vol. XII, núm. 1, 2008, pp. 131-137 Universidade Anhanguera

Campo Grande, Brasil

Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=26012806010

Como citar este artigo Número completo Mais artigos

Home da revista no Redalyc

Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto

(2)

C. Biológicas, Agrárias e da Saúde

Vol. XII, Nº. 1, Ano 2008

Manoel Marcelo da Silva Francisco Faculdade Anhanhguera de Anápolis marcelo.francisco@facnet.com.br

Ricardo Carvalho Silva

Faculdade Anhanhguera de Anápolis farmacia@latinoamericana.edu.br

Diogo Luiz Valente de Figueiredo Faculdade Anhanhguera de Anápolis diogoluiz_ac@hotmail.com

João Nelson Souza

Faculdade Anhanhguera de Anápolis joaonelsonsouza@hotmail.com

Paulo César Dias Ramalho Faculdade Anhanhguera de Anápolis paulocesar_ramalho@hotmail.com

Anderson Luiz Caetano

Faculdade Anhanhguera de Anápolis andersonluizvet@hotmail.com

ANCYLOSTOMA SPP. E DE TOXOCARA SPP.

EM PRAÇAS PÚBLICAS DA CIDADE DE ANÁPOLIS-GO

ANCYLOSTOMA SPP. AND TOXOCARA SPP. EGGS AND LARVAE PREVALENCE AT ANÁPOLIS-GO PUBLIC SQUARES

RESUMO

A Larva migrans cutânea e a Larva migrans visceral são zoonoses provocadas por parasitos nematódeos intestinais do cão e do gato e que habitualmente não infectam o homem, entretanto se seres humanos adquirirem as parasitoses os agentes não conseguem fechar o seu ciclo evolutivo. Estas infecções são endêmicas em paí- ses tropicais e tem como principais agentes etiológicos o Ancylos- toma spp. e o Toxocara spp. Com o objetivo de avaliar a contamina- ção ambiental, por ovos e larvas dos nematódeos, em praças pú- blicas da cidade de Anápolis, Goiás, amostras de fezes de cães e gatos de 66 praças foram coletados. A análise deste material foi feita por três métodos: microscopia direta, técnica de flutuação espontânea em solução saturada de cloreto de sódio (método de Willis) e pela técnica de concentração de larvas por migração ativa, devido ao hidrotropismo e termotropismo positivos (método de Rugai). Ovos de Ancylostoma spp. foram observados em 47%

(31/66), já a presença dos ovos de Toxocara spp. foi notada em 7,6%

(5/66) das praças avaliadas. Larvas de Ancylostoma spp. foram en- contradas em 15,2% (10/66) das praças analisadas.

Palavras-Chave: Larva migrans, praças públicas, fezes, cães.

ABSTRACT

The cutaneous larva migrans and the visceral larva migrans are zoonosis caused by dogs and cats intestinal nematodes parasites and that habitually don’t infect the human, by the way if the hu- man beings acquire the parasitosis the agents are not able to close their evolutive cycle. These infections are endemic at tropical countries and have Ancylostoma ssp. and Toxocara ssp. as their main etiologic agents. With the objective of evaluating the environ- mental contamination, by nematodes eggs and larvae, at Anápolis, Goiás, public squares, dogs and cats feces samples of 66 squares were collected. The analyses of this material were done by three methods: direct microscopy, spontaneous fluctuation technique in sodium chloride saturated solution (Willis method) and larvae concentration technique by active migration, due to positive hy- drotropism and thermtropism (Rugai method). Ancylostoma ssp.

eggs were observed in 47% (31/66),while the Toxocara ssp. eggs presence were noted in 7,6% (5/66) of the evaluated squares.

Ancylostoma ssp. larvae were found in 15,2%(10/66) of the evalu- ated squares.

Anhanguera Educacional S.A.

Correspondência/Contato Alameda Maria Tereza, 2000 Valinhos, São Paulo CEP. 13.278-181

rc.ipade@unianhanguera.edu.br Coordenação

Instituto de Pesquisas Aplicadas e Desenvolvimento Educacional - IPADE Artigo Original

(3)

Prevalência de ovos e larvas de Ancylostoma spp. e de Toxocara spp. em praças públicas da cidade de Anápolis-GO

Ensaios e Ciência: C. Biológicas, Agrárias e da Saúde • Vol. XII, Nº. 1, Ano 2008 • p. 131-137 132

1. INTRODUÇÃO

O cão vem adquirindo cada vez mais, grande importância na sociedade moderna, con- vivendo intimamente com o ser humano, entretanto, pode ser responsável pela trans- missão de várias zoonoses. Cães levados pelos proprietários há locais de recreação pú- blica, como praças, eliminam fezes e contaminam o solo dessas localidades com várias formas parasitárias (SATAREM et. al., 2004), constituindo um problema a saúde públi- ca.

Em várias cidades do Brasil, foi observado esse tipo de problema, o mesmo foi encontrado na cidade de Anápolis, uma cidade do interior do estado de Goiás, com uma população com mais de 300 mil habitantes, situado entre a capital do estado e o Distrito Federal.

Fezes com ovos e larvas de Ancylostoma spp. e Toxocara spp. em praças públi- cas, podem ser contaminantes para humanos causando especialmente a Larva migrans visceral (LMV) e Larva migrans cutânea (LMC) (ARAÚJO et. al., 1999).

A LMC é uma patologia registrada em vários países, principalmente em paí- ses de clima tropical e subtropical (SATAREM et. al., 2004), é causada por nematódeos da família dos Ancylostomatidae (FORTES, 2004), principalmente pelas larvas de Anc- ylostoma brasiliense e Ancylostoma caninum, que migram pela pele do hospedeiro não habitual, o homem (ARAUJO et al., 1999 e 2000), vagueiam no tecido subcutâneo pro- vocando uma erupção linear e tortuosa da pele, geralmente muito pruriginosa (NUNES et al., 2000).

Estudos realizados por Nunes et al. (2000), afirmam que a LMC tem sido veri- ficada em vários estados e está relacionada a pessoas que tiveram contato com areia de praias, de depósitos peri-domiciliares ou de áreas de recreação.

Casella et. al. (2001), verificaram um caso de neurorretinite subaguda difusa unilateral (D.U.S.N) concomitante com LMC, sendo o primeiro caso detalhado na lite- ratura de D.U.S.N.

LMV ou toxocaríase é uma parasitose causada por larvas do helminto da famí- lia Ascaridae, principalmente o Toxocara canis (URQUHART et. al., 1998), e é caracteri- zada pela migração errática do estádio larval desse parasito (SANTAREM et. al., 1999) através de órgãos como o pulmão, fígado, coração e cérebro (MATOS et. al., 1997), cau- sando processos patológicos nesses órgãos afetados. Um dos fatores que aumentam o

(4)

risco da contaminação desta enfermidade é o tamanho da população canina de certa região (COELHO et. al., 2001). Segundo Nunes et al., (2000), a LMV é uma infecção humana muito freqüente em crianças, que se contaminam pela ingestão de ovos larva- dos, fômites e mãos contaminadas.

Assim sendo, o presente trabalho objetivou mostrar a prevalência de ovos e larvas de Ancylostoma spp. e de ovos de Toxocara spp., em fezes de cães demonstrando a importância da implantação de programas de controle de parasitoses no município de Anápolis-GO, visando melhorar o estado sanitário dos animais e consequentemente reduzirem a contaminação do homem.

2. MATERIAL E MÉTODOS

O estudo foi realizado no período de março a junho de 2006, na cidade de Anápolis- GO, que conta com 82 praças, segundo a Secretaria Municipal de Infra-estrutura Física, Destas apenas 66 praças foram localizadas e divididas em setores; norte (8), noroeste (3), oeste (11) e central (44). Nos demais setores não foram localizadas praças que pu- dessem entrar na pesquisa.

Após a localização das fezes no solo, as amostras foram colhidas e acondicio- nadas em frascos plásticos e posteriormente realizada a homogeneização das amostras e retirada cerca de 20 g para realização dos exames. As amostras foram colhidas aleato- riamente em diferentes áreas de cada praça, com auxílio de uma pá de ”pedreiro“, e feita a remoção de sujidades. As colheitas das fezes foram feitas uma vez a cada 7 dias, durante 6 semanas, em todas as praças, totalizando 66 amostras.

Após o acondicionamento das amostras foram transportadas até o Laboratório de Parasitologia da Faculdade Latino Americana de Anápolis, para realização de pes- quisa dos ovos e larvas de Ancylostoma spp. e de ovos de Toxocara spp. por meio das técnicas de exame direto, solução saturada de cloreto de sódio (Método de Willis) (WILLIS 1921) e por meio do termo-hidrotropismo (Método de Rugai modificado) (CARVALHO et al., 2005).

3. RESULTADOS E DISCUSSÕES

Das 66 praças examinadas foram observadas em 47% destas, ovos de Ancylostoma spp., e 7,6%, ovos de Toxocara spp. Encontrou-se interação dos dois parasitos em 6,1% das

(5)

Prevalência de ovos e larvas de Ancylostoma spp. e de Toxocara spp. em praças públicas da cidade de Anápolis-GO

Ensaios e Ciência: C. Biológicas, Agrárias e da Saúde • Vol. XII, Nº. 1, Ano 2008 • p. 131-137 134

amostras. Quanto a presença de larvas, obteve-se positividade de Ancylostoma spp. em 15,2% das amostras.

Os resultados da contaminação das praças por ovos de Ancylostoma spp. e To- xocara spp., distribuídas por região, estão expressos na Tabela 1.

Tabela 1 - Contaminação de praças públicas por ovos de Toxocara spp. e Ancylostoma spp. em Anápolis, GO, Brasil, de março a junho de 2006.

Região Praças examinadas Praças contaminadas Ovos de

Ancylostoma % Ovos de

Toxocara % Ambos %

Central 44 14 31,80% 1 2,30% 0 0

Norte 8 5 62,50% 1 12,50% 1 12,50%

Oeste 11 10 90,90% 3 27,30% 3 27,30%

Noroeste 3 2 66,70% 0 0% 0 0%

Total 66 31 47,00% 5 7,60% 4 6,10%

Os dados da contaminação das praças por Larvas de Ancylostoma spp., estão demonstrados na Tabela 2.

Tabela 2 - Contaminação de praças públicas por Ancylostoma spp. em Anápolis, GO, Brasil, de março a junho de 2006.

Região Praças examinadas Praças contaminadas Larvas de

Ancylostoma spp %

Central 44 2 4,50%

Norte 8 0 0,00%

Oeste 11 7 63,60%

Noroeste 3 1 33,30%

Total 66 10 15,20%

4. DISCUSSÃO

O parasito de maior prevalência foi o Ancylostoma spp., presente em 47% das amostras.

Corroborando com este resultado, outros autores observaram índices também elevados para Ancylostoma spp., como Ginar et al. (2006) com índice de 34,16%, Capuano e Rocha (2006) com 41,7%, Araujo et. al. (1999) verificaram em 56,8%. Castro et. al. (2005) man- teve a alta prevalência e verificaram em 45,9% em seus testes, Blazius et. al. (2005) e

(6)

Scaini et. al. (2003) observaram os maiores níveis de parasitos obtendo 71,3% e 70,9%

das amostras positivas. Nunes et. al. (2000) também conseguiu verificar uma elevada presença de Ancylostoma spp., distribuída em dois períodos do ano, onde no verão e in- verno, foram observados resultados positivos em 35,7% e 46,4% das amostras, respec- tivamente.

O ascarídeo Toxocara spp. foi encontrado em menor proporção nos testes reali- zado, sendo observado em 7,6% das amostras. Igualmente outros autores também en- contraram uma menor contaminação desse parasito em suas pesquisas. Blazius et. al.

(2005), Araujo et. al.(1999), Scaini et. al. (2003) verificaram uma positividade de 14,5%, 10,8%, 9,3% respectivamente. Castro et. al. (2005) encontraram índice inferior obtendo apenas 1,2% das amostras, enquanto Nunes et. al. (2000) não encontrou presença deste em suas análises. Alguns autores obtiveram índices maiores e entre eles estão Guima- raes et. al. (2005) e Capuano e Rocha (2006) que obtiveram como positividade em 23% e 24,2% respectivamente.

5. CONCLUSÃO

Os achados desse estudo demonstraram que praças públicas da cidade de Anápolis- GO são locais de risco para o contagio de LMC e LMV, principalmente nos bairros da periferia da cidade. Assim sendo, pode-se concluir a necessidade de implementar me- didas educativas para conscientização da comunidade local assim como ações ligadas a saúde pública corroborando com pesquisa publicada por CORRÊA et al. (1996). Só assim poderemos ter uma convivência saudável entre Homem e animais de estimação, sem que haja prejuízo para qualquer das partes.

REFERÊNCIAS

ARAUJO, Flábio Ribeiro de, CROCCI, Adalberto José, RODRIGUES, Ráucia Gleick Carneiro et al. Contaminação de praças públicas de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil, por ovos de Toxocara e Ancylostoma em fezes de cães. Rev. Soc. Bras. Med. Trop. Uberaba, v.32, n.5, p.581- 583, set./out. 1999.

ARAUJO, Flábio R, ARAUJO, Cristina P, WERNECK, Max R et al. Larva migrans cutânea em crianças de uma escola em área do Centro-Oeste do Brasil. Rev. Saúde Pública, São Paulo, v.34, n.1, p.84-85, fev. 2000.

BLAZIUS, Renê Darela, EMERICK, Sheila, PROPHIRO, Josiane Somariva et al. Ocorrência de protozoários e helmintos em amostras de fezes de cães errantes da Cidade de Itapema, Santa Catarina. Rev. Soc. Bras. Med. Trop. Uberaba, v.38, n.1, p.73-74. jan./fev. 2005.

CAPUANO, Divani Maria e ROCHA, Gutemberg de Melo. Ocorrência de parasitas com potencial zoonótico em fezes de cães coletadas em áreas públicas do município de Ribeirão Preto, SP, Brasil. Revista Brasileira de epidemiologia, São Paulo, v.9, n.1, p.81-86, mar. 2006.

(7)

Prevalência de ovos e larvas de Ancylostoma spp. e de Toxocara spp. em praças públicas da cidade de Anápolis-GO

Ensaios e Ciência: C. Biológicas, Agrárias e da Saúde • Vol. XII, Nº. 1, Ano 2008 • p. 131-137 136

CARVALHO, Sílvia Maria Santos; GONÇALVES, Flávia de Assunção; FILHO, Pedro Costa Campos; GUIMARÃES, Eunice Matos; CÁCERES, Ana Pilar Souza González; SOUZA, Yasmine Barbosa e VIANNA, Letícia Carvalho. Adaptação do método de Rugai e colaboradores para análise de parasitas do solo. Rev. Soc. Bras. Med. Trop. 38 (3): 270-271, mai-jun, 2005.

CASELLA, Antônio Marcelo Barbante, MACHADO, Roberto Augusto, TSURO, Andréa et al.

Seria o Ancylostoma caninum um dos agentes da neurorretinite sub-aguda difusa unilateral (D.U.S.N.) no Brasil?. Arquivo Brasileiro de Oftalmologia, São Paulo, v.64, n.5, p.473-476, set./out.

2001.

CASTRO, João Manoel de, SANTOS, Sérgio Vieira dos e MONTEIRO, Nabor Alves.

Contaminação de canteiros da orla marítima do Município de Praia Grande, São Paulo, por ovos de Ancylostoma e Toxocara em fezes de cães. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, São Paulo, v.38, n.2, p.199-201, mar./abr. 2005

COELHO, Lina Maria De Petrini da Silva, DINI, Carlos Yoshizaki, MILMAN, Mauro Henrique de Sá Adami et al. Ovos de Toxocara spp. em praças públicas no município de Sorocaba, São Paulo, Brasil. Rev. Inst. Med. trop. S. Paulo, São Paulo, v.43, n.4, p.189-191, agosto 2001.

CORRÊA, G.L.B. et al. Estudos preliminares de parasitismo intestinal em cães no município de Uruguaiana, RS, Brasil: importância em Saúde Pública. In: XV PANVET. Campo Grande-MS.

Abstract: Panamerican Association of Veterinary Science, p.212, 1996.

FORTES, E. Parasitologia Veterinária. SãoPaulo, Ícone. 2004, p 47-137; 139-379.

GINAR, Rosana Muniz Barreto, GALARÇA, Rita Cristina Gomes, PICAVÊA, João Pedro, PETRY, Hilário. Índice de contaminação do solo por ovos dos principais nematóides de caninos nas praças públicas da cidade de Uruguaiana-RS, Brasil. Revista da FZVA, Uruguaiana, v.13, n.1, p.103-111, 2006.

GUIMARAES, Antônio Marcos, ALVES, Endrigo Gabellini Leonel, REZENDE, Glycia Ferreira de et al. Ovos de Toxocara sp. e larvas de Ancylostoma sp. em praça pública de Lavras, MG.

Revista Saúde Pública, São Paulo, v.39, n.2, p.293-295, abr. 2005.

NUNES, Cáris M, PENA, Fernanda C, NEGRELLI, Giuliano B et al. Ocorrência de larva migrans na areia de áreas de lazer das escolas municipais de ensino infantil, Araçatuba, SP, Brasil.

Revista. Saúde Pública, São Paulo, v.34, n.6, p.656-658, dez. 2000.

SANTAREM, Vamilton Alvares, SARTOR, Izidoro Francisco e BERGAMO, Fabiana Mitie Matsubara. Contaminação, por ovos de Toxocara spp., de parques e praças públicas de Botucatu, São Paulo, Brasil. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, v.31, n.6, p.529- 532, nov./dez. 1998.

SANTAREM, Vamilton Alvares, GIUFFRIDA, Rogério e ZANIN, Gabriel Arantes. Larva migrans cutânea: ocorrência de casos humanos e identificação de larvas de Ancylostoma spp.

em parque público do município de Taciba, São Paulo. Revista Sociedade Brasileira Medicina Tropical, v.37, n.2, p.179-181, mar. 2004.

SCAINI, Carlos James, TOLEDO, Ricardo Navarrete de, LOVATEL, Raquel et al. Contaminação ambiental por ovos e larvas de helmintos em fezes de cães na área central do Balneário Cassino, Rio Grande do Sul. Revista Sociedade Brasileira Medicina Tropical, v.36, n.5, p.617-619, set./out.

2003.

URQUHART, G.M. Parasitologia Veterinária. 2. ed. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan. 1998. p.

03-118; 183-218

WILLIS, H.H. A simple levitation method for the detection of hookworm ova. Med J. Aust., 8:

375-376, 1921.

(8)

Manoel Marcelo da Silva Francisco

Médico Veterinário. Mestre em Cirurgia Veteri- nária- UNESP- Jaboticabal. Coordenador e pro- fessor do Curso de Medicina Veterinária da Faculdade Anhanguera de Anápolis.

Ricardo Carvalho Silva

Farmacêutico. Mestre em Medicina Tropical pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Do- cente da Universidade Estadual de Goiás. Co- ordenador do curso de Farmácia e professor do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Anhanguera de Anápolis.

Diogo Luiz Valente de Figueiredo João Nelson Souza

Paulo César Dias Ramalho Anderson Luiz Caetano

Discentes do Curso de Medicina Veterinária.

Faculdade Anhanguera de Anápolis.

Referências

Documentos relacionados

14 e 19, faz referência unicamente ao empregado, não se podendo falar em violação ao princípio constitucional da igualdade, que implica tratamento igual para os iguais e

Exatamente pelo fato de todas as unidades federativas já adotarem sistemas que contemplam as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, justifica-se a

Quando estas se tornam muito bruscas, ou quando falta energia da rede de entrada, o módulo inversor do No Break entra em operação e converte a energia da bateria (DC)

Serão tomados como indicadores para a análise o tipo de vínculo e o tempo de permanência no emprego dos trabalhadores paranaenses, levando em consideração categorias

Ao colega Leoni, PY3LAT, Presidente e organizador deste rancho nossos mais sinceros parabéns assim como também a União Santamariense de Radioamadores - USRAa que auxiliaram o colega

En ge nh ar ia G en ét ic a Ca rlo s S in og as 2016/ 17 New Analysis of a Rat Feeding Study with a Genetically Modified Maize Reveals Signs of Hepatorenal Toxicity (2007)

Citarei alguns canais consolidados que servirão de referência para a concepção do “ensaios”: A primeira referência é a islandesa Steinunn Jónsdóttir, que não produz mais

O quesito utilização dos resultados da autoavaliação institucional (CPA) para a tomada de decisões pelo câmpus) e utilização dos resultados da autoavaliação institucional