• Nenhum resultado encontrado

Juntos fazemos mais e melhor.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Juntos fazemos mais e melhor."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BIGUAÇU / SANTA CATARINA

PLANO DE GESTÃO 2017/2020

KÁTIA ROUSSENQ BICHELS

“Juntos fazemos mais e melhor.”

(2)

Eu, KÁTIA ROUSSENQ BICHELS, filha de Vinícius Roussenq e de Adalcy Roussenq, casada com Udo Bichels, mãe de Bruno Roussenq Bichels e de Fernanda Roussenq Bichels.

Possuo graduação em Pedagogia (2002) pela Universidade do Sul de Santa Catarina, Pós- Graduação em Psicopedagogia Clínica (2003-2004) pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e Pós-Graduação em Práticas Inclusivas pela (UNIASSELVI). Participei do Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação (2013) pela UNDIME e UFSC. Curso de Gestão Escolar (2016) pela Universidade Federal de Santa Catarina entre outros cursos na área da Educação.

Comecei minha vida profissional em Biguaçu (SC) no ano de 1988, atuando em diversas áreas da Educação. Destaco aqui minha atuação como professora de Educação Infantil, professora dos Anos Iniciais, Especialista em Assuntos Educacionais, Diretora da EBM Professor Donato Alípio de Campos, Diretora EBM Professora Ruth Faria dos Reis e Diretora do Grupo Escolar Municipal Célia Lisboa dos Santos e Secretária Municipal de Educação de Biguaçu. Participei do Conselho Municipal e Estadual do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais do Magistério (FUNDEB). E estou qualificada para assumir a Secretaria Municipal de Educação de Biguaçu, a nossa Rede, para juntos e de forma democrática elevar a qualidade da Educação do município.

CONTO COM VOCÊ! VAMOS JUNTOS!

RUMO A UMA EDUCAÇÃO FEITA POR PESSOAS QUE ACREDITAM NA EDUCAÇÃO.

(3)

Plano de Gestão

O Plano de Gestão que proponho, busca dar visibilidade as ações propostas com base na Gestão Democrática e Participativa. Entendendo que, a democratização da gestão é condição estruturante para a qualidade e efetividade da educação, com o objetivo de envolver diferentes agentes em uma proposta transparente, pautada nos princípios da coletividade e da Missão, Visão e Valores da Secretaria Municipal de Educação.

Missão – Ofertar uma educação pública municipal, democrática, emancipadora, inovadora e participativa.

Visão – Ser referência na implementação de propostas e práticas pedagógicas inovadoras com qualidade e equidade.

Valores – Excelência na gestão pautada na ética, na inclusão social, comprometimento, responsabilidade social, respeito, sustentabilidade, princípios da transparência e responsabilidade

com o bem público.

A minha proposta de gestão para a Educação do município se dará a partir do fazer coletivo permanente e processual, fomentando a mudança contínua e continuada. Mudança esta, baseada nos paradigmas emergentes da nova sociedade do conhecimento que se fundamentam no tripé da qualidade em educação: eficiência, efetividade e eficácia.

A democratização da gestão é defendida enquanto possibilidade de melhoria nas cinco (05) dimensões:

Dimensão Pedagógica.

Dimensão Financeira.

Dimensão Administrativa.

Dimensão de Infraestrutura.

Dimensão Socioeconômica.

Dimensões estas, que alinhadas às metas do chefe do executivo para a Educação do Município de Biguaçu, compõe o slogan da minha campanha: “JUNTOS FAZEMOS MAIS E MELHOR”.

(4)

Objetivo do Plano de Gestão

Garantir que as metas estabelecidas neste Plano sejam efetivadas durante os 04 anos dessa gestão.

Para atender a Rede Municipal de Ensino que é composta por 13 centros de Educação Infantil, 07 Unidades Escolares do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Núcleo de Educação Inclusiva Interdisciplinar/ NEII, proponho as metas para a minha gestão 2017/2020:

Metas:

1. Implantar o Projeto Político Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e fortalecer o das Unidades Escolares.

2. Lutar para que “TODAS” as metas estabelecidas no Plano Municipal de Educação em consonância com a Administração Municipal, sejam atingidas.

3. Criar o Projeto: “Você fala, eu escuto e nós decidimos”. Oportunizar encontros com representantes das Unidades Escolares para uma avaliação trimestral das necessidades reais de cada Unidade Escolar.

4. Instituir o espaço do/a Educador/a da Rede Municipal de Ensino com formação e atividades pedagógicas.

5. Revitalizar o Núcleo de Educação Inclusiva Interdisciplinar.

6. Investir na Formação Continuada dos Profissionais da Educação com parceria do Ministério da Educação/MEC.

7. Modernizar e ampliar, gradativamente, o acervo bibliográfico das Bibliotecas Escolares da Rede.

8. Reformar, gradativamente, as Unidades de Ensino, Secretaria Municipal de Educação e Biblioteca Pública Municipal.

9. Criar o Projeto “Adota eu”, instituindo parcerias com diferentes setores da comunidade visando modernizar os espaços escolares.

10. Implantar, gradativamente, laboratório de informática nas unidades escolares.

11. Resgatar o projeto “Educação vai à Praça”, no intuito de difundir o conhecimento produzido nas Unidades Escolares.

12. Dar continuidade, ampliar e fortalecer os programas existentes de merenda escolar.

(5)

13. Criar o Projeto “Leitura vem até você”, com intuito de oferecer aos educandos momentos de contação de histórias e contato com diversos gêneros literários.

14. Dar continuidade, ampliar e fortalecer os convênios com entidades/instituições visando garantir o atendimento de crianças de 0 a 5 anos.

15. Realizar convênios com Instituições de Ensino Superior na busca por suporte técnico pedagógico e qualificação do ensino do município.

16. Ampliar a participação dos educandos da Rede Municipal no Coral Canto do Biguá.

17. Buscar parcerias com o Governo Federal e Estadual para construir quadras esportivas no GEM Celina Dias, EBM Professor Manoel Roldão das Neves e EBM Professora Ruth Faria dos Reis, bem como, concluir as quadras da EBM Professor Donato Alípio de Campos e EBM Professora Olga de Andrade Borgonovo.

18. Reformar e adquirir parques infantis para as Unidades Escolares.

19. Criar o Projeto “Ideias e Invenções”, com a participação de educandos, professores e comunidade incentivando novas descobertas.

20. Implantar gradativamente laboratórios de ciências e robótica nas Unidades Escolares.

21. Proporcionar anualmente um encontro com todos os profissionais da Rede;

22. Intensificar propostas para melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Biguaçu.

23. Fortalecer os Conselhos Escolares.

24. Otimizar a utilização dos recursos financeiras de forma transparente.

25. Rever os processos de distribuição a partir da demanda de material (limpeza e pedagógico).

26. Reavaliar, com a equipe gestora*, a infraestrutura de pessoas na gestão das unidades de escolares.

27. Rever, com a equipe gestora*, a semana de integração x calendário escolar.

Biguaçu, novembro/2016.

Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só. Mas, sonho que se sonha junto é realidade.

(Raul Seixas)

* Com a equipe gestora – aqui se leia: equipe técnica da SEMED e Diretores das Unidades de Ensino da Rede de Biguaçu.

Referências

Documentos relacionados

Em função dos riscos ambientais e custos associados ao controle químico de pragas em ecossistemas florestais, o controle de Cinara spp., no Brasil, deverá

O trabalho “Saberes populares e ensino de ciências: possibilidades para um trabalho interdisciplinar” (GONDIM, 2008), consiste no desenvolvimento de materiais paradidáticos que

Para a análise postural foram consideradas as bases do protocolo de Kendall, McCrearyl (1995), como referencial as estruturas anatômicas a serem observadas na avaliação do

24 MÁSCARA SEMIFACIAL, N95, DESENVOLVIDA PARA IMPEDIR A PASSAGEM DE BACTÉRIAS, PARTÍCULAS E VAPORES TÓXICOS E, DESSA FORMA, PROTEGER AS PESSOAS QUE TEM CONTATO

Cutícula da região do opistossoma entre setas c1-c1 a d1-d1 lisa ou fracamente enrugada; com um par de distintas dobras oblíquas adjacentes à seta; cutícula da região entre as

A análise de sensibilidade 4D (Figura 6.3) mostra que a tendência (aumento ou decréscimo) da variação das impedâncias elásticas não se altera diante do uso

Neste trabalho consideramos primeiro o problema de localizar o passeio na origem, modicando a sua distribuição de modo a favorecer visitas na origem. Modicamos a distribuição

Para quem não é alérgico ou intolerante, estas substâncias ou produtos são completamente inofensivas.. Vivemos numa sociedade moderna e avançada, mas estima-se que 800milhões