• Nenhum resultado encontrado

Desenvolvimento e Avaliação de um Protocolo Eletrônico para Atendimento e Monitoramento do Paciente com Doença Celíaca

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Desenvolvimento e Avaliação de um Protocolo Eletrônico para Atendimento e Monitoramento do Paciente com Doença Celíaca"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Desenvolvimento e Avaliação de um Protocolo Eletrônico para Atendimento e Monitoramento do Paciente com Doença Celíaca

Josceli Maria Tenório 1 , Vera Lúcia Sdepanian 2 , Ivan Torres Pisa 3 , Márcio Biczyk do Amaral 3

1 Programa de Pós-graduação em Informática em Saúde, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

2 Departamento de Pediatria, UNIFESP

3

Departamento de Informática em Saúde, UNIFESP

Resumo. Um protocolo clínico é uma forma para padronizar o estudo de um problema médico e as indicações de terapia. A doença celíaca é uma intolerância permanente ao glúten, proteína presente no trigo, centeio e cevada, que se caracteriza por ser uma enteropatia mediada por células T, e que acomete indivíduos geneticamente susceptíveis. A dificuldade de diagnóstico da doença celíaca se deve à diversidade de sinais e sintomas que esta enfermidade pode apresentar. O objetivo deste trabalho é desenvolver um protocolo eletrônico com informações estruturadas e específicas para o atendimento e monitoramento do paciente com doença celíaca, disponível na web, e avaliá-lo em termos de usabilidade. A análise de formulários para consulta, prontuários e um documento científico possibilitaram a estruturação dos dados clínicos. Um sistema computacional web foi modelado e construído. Para a avaliação da usabilidade, foi utilizado o questionário SUS. A avaliação da usabilidade mostrou que o protocolo é condizente com as necessidades dos usuários, visto que a avaliação do questionário SUS resultou em um valor médio de 83,5 ± 10,0. A utilização do protocolo eletrônico mostrou-se válida para o atendimento e monitoramento do paciente celíaco, pois manteve a especificidade dos dados clínicos e a rotina dos profissionais envolvidos.

Palavras-chave. Informática em Saúde, Protocolos Clínicos, Doença Celíaca, Usabilidade.

Abstract. A clinical protocol is a set of guidelines aimed at standardizing the study of a medical case. It may include decision algorithms and therapies to be followed. Celiac disease is a permanent intolerance to gluten, a protein present in wheat, rye and barley. This disease affects genetically susceptible individuals and is characterized by a T-cells-mediated enteropathy. The diversity of signs and symptoms that the disease can present makes its diagnosing difficult. The goal of this study was to develop and evaluate the usability of a web-available electronic medical protocol containing structured information, specific to treating and monitoring patients with celiac disease. The electronic documents created for the current protocol were based on existing clinical forms and medical records, and on the study of a scientific document. A web computational system was modeled and implemented. The protocol usability was assessed through SUS questionnaire, which showed that the protocol met the requirements of its users (average usability score of 83.5% ± 10.0%). The electronic protocol proved to be clinically specific and effective, as the routine of the professionals involved was not disrupted and the expected medical specificity was maintained.

Keywords: Health Informatics, Clinical Protocols, Celiac Disease, Usability.

Introdução

Segundo o DeCS [1], um protocolo clínico é um projeto preciso e detalhado para o estudo de um problema médico ou biomédico e/ou projetos para um regime de terapia. Desta forma, entende-se que deva conter itens como definição, que sinais/sintomas devam ser observados para a composição da suspeita diagnóstica e o tratamento de um problema clínico.

Neste trabalho, propõe-se desenvolver um protocolo clínico em formato eletrônico, disponível na web, para o atendimento e controle da doença celíaca.

A doença celíaca é definida como uma intolerância permanente ao glúten, proteína

presente no trigo, centeio e cevada, caracterizada por ser uma enteropatia mediada por células T, e que acomete indivíduos geneticamente susceptíveis. Esta doença geralmente se manifesta na infância, mas pode surgir em qualquer idade, inclusive no adulto ou idoso [2].

A prevalência mundial da doença celíaca é de 1:266, atingindo cerca de 1 a 2% da população mundial [3] e de 1:214 habitantes na cidade de São Paulo [4].

A doença é de difícil diagnóstico, pois não

se manifesta apenas de forma típica cujo sintoma

é a diarréia crônica. Na forma atípica as

manifestações clínicas de pacientes celíacos não-

tratados são: baixa estatura, osteoporose,

anemia, atraso puberal, hipoplasia do esmalte

dentário, edemas, artrites ou artralgias,

(2)

constipação intestinal, dermatite hipertiforme.

Devem também ser investigados os grupos de risco: familiares de primeiro grau com doença celíaca, síndrome de Down, Turner e Williams, distúrbios endócrinos, neurológicos, hepáticos, cutâneos, cardíacos e dermatológicos [5].

Existe uma intersecção entre algumas manifestações sintomáticas da doença celíaca e formas de apresentação das doenças inflamatórias intestinais o que pode resultar perda de tempo e prescrição de exames desnecessários, até que o diagnóstico final ocorra.

O diagnóstico clínico ocorre por meio de teste sorológico, e, em caso de anormalidade, é imprescindível a realização da biópsia de intestino delgado para o diagnóstico final.

O tratamento da doença celíaca é basicamente dietético, isto é, excluir totalmente o glúten da dieta. É fundamental o monitoramento após o diagnóstico final, por meio de testes sorológicos e da possibilidade de aparecimento de novos sintomas.

Desta forma, entende-se que a introdução de um protocolo eletrônico disponível na web é uma proposta importante para auxiliar o monitoramento da doença celíaca durante e após o diagnóstico clínico.

Para o sucesso de um sistema web, é importante que as informações estejam de acordo com as necessidades e exigências dos usuários durante o desenvolvimento do sistema. Isso pode ser avaliado por meio da usabilidade.

A usabilidade é uma métrica importante, pois, está relacionada à facilidade de uso da interface. É definida em termos de cinco componentes de qualidade: facilidade de aprendizagem, eficiência, facilidade de memorização, minimização dos erros e satisfação [6].

O objetivo deste trabalho é desenvolver um protocolo eletrônico web com informações estruturadas e avaliá-lo em termos de usabilidade junto aos médicos para que possa auxiliar a obtenção de uma hipótese diagnóstica e controle do paciente celíaco.

Métodos

Após a realização da análise de requisitos e modelagem, um sistema computacional web foi codificado em PHP (Hypertext Preprocessor) e o Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) escolhido foi o MySql versão 5.0. A figura 1 mostra parte do diagrama de classes do sistema.

Este sistema foi desenvolvido para utilização em um ambulatório em que os médicos atendentes são assistidos por um preceptor. A figura 2 mostra o caso de uso “Realizar consulta”

do sistema.

Os dados clínicos foram obtidos a partir da análise de elementos utilizados pelos usuários:

formulários para consulta clínica (primeira consulta e evolução clínica), disponíveis em papel e utilizados para consulta por médicos do Ambulatório da Disciplina de Gastroenterologia Pediátrica do Departamento de Pediatria da UNIFESP, além da análise de prontuários, acompanhamento de consultas e documento científico (protocolo clínico) para o diagnóstico da doença celíaca desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Pediatria em 2007 [7]. Desta forma, foi possível estruturar os dados clínicos inerentes às consultas.

Figura 1 – Parte do diagrama de classes do sistema.

Figura 2 - Caso de uso “Realizar consulta” do sistema.

Para avaliar a usabilidade do sistema, foi utilizado o questionário SUS (System Usability Scale) [8]. O SUS é um questionário em língua inglesa que possibilita uma avaliação subjetiva simples, composta por dez itens, que mostra uma visão global do usuário em relação ao sistema.

Utiliza-se uma escala de Likert (valores 1 –

discordo plenamente - a 5 – concordo

(3)

plenamente). Para calcular o SUS score é necessário somar as contribuições de cada item com valores de 0 a 4. Para as questões ímpares a contribuição é calculada pela posição da escala menos 1. Para as questões pares, calcula-se 5 menos o valor da posição da escala. Multiplica-se a soma dos valores por 2,5 e obtém-se o SUS score. A amplitude total varia de 0 a 100.

Para preservar a validação do questionário em língua portuguesa, foi realizada uma tradução reversa. As questões foram traduzidas para a língua portuguesa e, a seguir, um tradutor profissional realizou a tradução dessas em português para a língua inglesa. Foi necessário que a tradução para a língua portuguesa mantivesse fielmente o significado e estrutura do texto, de forma a se conseguir uma tradução reversa muito próxima do texto original.

Foi comparado o texto original à tradução e verificou-se que foi preservado o significado e estrutura das questões. A tabela 1 mostra a forma original e a tradução.

n Questão Tradução

1

I think that I would like to use this system frequently

Eu acho que gostaria de utilizar este sistema freqüentemente.

2 I found the system unnecessarily complex

Eu achei o sistema desnecessariamente complexo.

3 I thought the system was easy to use

Eu achei o sistema fácil para usar.

4

I think that I would need the support of a technical person to be able to use this system

Eu acho que precisaria do apoio de um suporte técnico para ser possível usar este sistema.

5

I found the various functions in this system were well integrated

Eu achei que as diversas funções neste sistema foram bem integradas.

6

I thought there was too much inconsistency in this system

Eu achei que houve muita inconsistência neste sistema.

7

I would imagine that most people would learn to use this system very quickly

Eu imaginaria que a maioria das pessoas aprenderia a usar esse sistema rapidamente.

8 I found the system very cumbersome to use

Eu achei o sistema muito pesado para uso.

9 I felt very confident using the system

Eu me senti muito confiante usando esse sistema.

10

I needed to learn a lot of things before I could get going with this system

Eu precisei aprender uma série de coisas antes que eu pudesse continuar a utilizar esse sistema.

Tabela 1 - Questionário SUS original e a forma traduzida utilizada.

É possível reconhecer os componentes de qualidade indicado por Nielsen [6] nas questões:

- Facilidade de aprendizagem: 3, 4, 7 e 10;

- Eficiência: 5, 6 e 8;

- Facilidade de memorização: 2;

- Minimização dos erros: 6;

- Satisfação: 1, 4, 9.

A avaliação foi realizada por dez pediatras, alunos de especialização em gastro-pediatria e médicos atendentes do Ambulatório da Disciplina de Gastroenterologia Pediátrica do Departamento de Pediatria da UNIFESP. A cada avaliador foi solicitado que interagisse com o sistema de forma a conseguir executar a tarefa mínima de realizar a consulta eletrônica e recuperá-la, inserindo dados e utilizando os recursos. A seguir, deveriam responder ao questionário em papel. Não houve treinamento anterior a esse contato.

Resultados

As estruturas básicas identificadas para o desenvolvimento do protocolo eletrônico para primeira consulta, assim como para a evolução clínica foram: anamnese, exame físico, resultados de exames e biópsias, hipótese diagnóstica e conduta. A figura 3 mostra parte do formulário eletrônico referente à anamnese da primeira consulta do sistema web construído.

Figura 3 – Formulário eletrônico para anamnese da primeira consulta pertencente ao sistema web

construído.

A figura 4 mostra os dados clínicos presentes em cada estrutura necessários ao atendimento e controle do paciente celíaco. Na primeira consulta, os antecedentes familiares e alimentares são fundamentais para o estabelecimento de uma suspeita diagnóstica da doença. Na evolução clínica, os sintomas característicos da doença celíaca devem ser continuamente verificados.

O sistema possibilitou disponibilizar para o

médico o registro, recuperação e ferramentas

para análise (curvas de crescimento: peso/idade,

estatura/idade, peso/estatura e perímetro

(4)

cefálico/idade, cálculo automático do z-score, acompanhamento da dieta isenta de glúten e transgressões) dos dados do paciente.

A tabela 2 mostra os resultados parciais da avaliação de usabilidade realizada pelos usuários.

Figura 4 - Estrutura dos dados clínicos do protocolo web.

Usuário Total SUS score

1 29 72,5

2 37 92,5

3 37 92,5

4 40 100,0

5 30 75,0

6 29 72,5

7 37 92,5

8 31 77,5

9 31 77,5

10 33 82,5

Tabela 2 – Resultados parciais da avaliação de usabilidade.

O cálculo do SUS score foi obtido pela multiplicação do total por 2,5, como já citado.

A avaliação da usabilidade realizada pelos médicos por meio do questionário SUS revelou que o valor SUS score do sistema é, em média de 83,5 ± 10,0, o que indicou que o sistema computacional está de acordo com as exigências e necessidades dos usuários.

Discussão

O desenvolvimento do protocolo eletrônico foi baseado na adequação de elementos já utilizados pelos usuários em seu processo de trabalho.

Entende-se que desta forma, a rotina dos processos realizados pelos médicos para o diagnóstico clínico não será alterado, o que pode propiciar melhor aderência ao sistema de controle.

A utilização de um protocolo durante a consulta clínica mostrou-se importante para contemplar a especificidade dos dados necessários para a investigação da doença celíaca.

As ferramentas computacionais citadas mostraram-se importantes para auxiliar a conduta clínica, em especial, o resumo dos sintomas típicos e atípicos da doença celíaca e o acompanhamento da dieta isenta de glúten.

Em relação à avaliação de usabilidade, o questionário SUS foi escolhido por tratar-se de um instrumento simples, composto por um pequeno número de questões. Apesar da subjetividade das questões, ele nos indica satisfatoriamente o nível de satisfação do usuário.

O questionário foi aplicado a todos os usuários imediatos do sistema. Apesar da amostra restrita, o resultado foi relevante e mostrou que há uma potencial aderência ao sistema.

Conclusões

A utilização de um protocolo eletrônico para atendimento e monitoramento do paciente celíaco mostrou-se adequado às necessidades dos usuários, pois em seu desenvolvimento foram preservados os elementos já utilizados na rotina dos profissionais envolvidos.

O resultado da avaliação da usabilidade mostrou que o sistema foi considerado adequado às necessidades dos usuários, o que corrobora a idéia de que sistemas centrados no usuário mostram-se importantes para o desenvolvimento de sistemas web.

Agradecimentos

A todos os pediatras do Ambulatório da Disciplina

de Gastroenterologia Pediátrica do Departamento

de Pediatria da UNIFESP que participaram deste

trabalho.

(5)

Ao Departamento de Informática em Saúde da UNIFESP pela disponibilização dos recursos de hardware para o desenvolvimento desse projeto.

Referências

[1] DeCS. Descritores em Ciências da Saúde.

Disponível em: http://decs.bvs.br/.

[2] Sdepanian VL, Morais MB, Fagundes-Neto U.

Doença celíaca: a evolução dos conhecimentos desde sua centenária descrição original até os dias atuais. Arq Gastroenterol 1999;36(4):244-57.

[3] Fasano A, Catassi C. Current approaches to diagnosis and treatment of celiac disease: an evolving spectrum. Gastroenterology 2001;

120:636–51.

[4] Oliveira RP, Sdepanian VL, Barreto JA, Cortez AJP, Carvalho FO, Bordin JO, Soares MAC, Patrício FRS, Kawakami E, Morais MB, Fagundes-Neto U. High prevalence of celiac disease in Brazilian blood donor volunteers based on screening by IgA antitissue transglutaminase antibody. European Journal of Gastroenterology &

Hepatology 2007;19(1): 43-9.

[5] Torres MI, López Casado MA, Ríos A. New aspects in celiac disease. World J Gastroenterol 2007; 13(8): 1156-61

[6] Nielsen, J. Usability 101: Introduction to Usability 2003. Available from:

http://www.useit.com/alertbox/20030825.html [7] Sociedade Brasileira de Pediatria. Documento Científico, 2007. Impresso.

[8] Brooke, J. SUS - A quick and dirty usability scale. [serial on the Internet]. 1986. [cited 2008 Jul 01];[about 7 p.]. Available from http://www.usability.gov.

Contato

Os autores podem ser contatados pelo endereço:

Universidade Federal de São Paulo, Departamento de Informática em Saúde, Rua Botucatu, 862, 04023-062, São Paulo, SP.

Telefones: (11) 5576-4521 / 5574-5234. E-mails:

josceli-pg@dis.epm.br, sdepanian@uol.com.br,

ivanpisa@unifesp.br, mb.amaral@unifesp.br .

Referências

Documentos relacionados

GRUPO e contribuem mensalmente para um FUNDO COMUM, em um determinado prazo e com quantia determinada em percentual do preço do VEÍCULO OBJETO DO PLANO DE

Instale as duas luzes de travão/sinalização na parte inferior da plataforma de carga de plástico e suporte da plataforma de carga com dois pequenos suportes de luzes

19) A introdução dos Jogos cooperativos como conteúdo da Educação Física seria de suma importância para o rompimento da tradição unívoca do esporte

Posteriormente, em Junho de 1999, ingressei no grupo Efacec, onde fui responsável pela elaboração de projetos e propostas para a construção de Estações de Tratamento

A direção dos Serviços Farmacêuticos Hospitalares (SFH) fica sempre a cargo de um farmacêutico. São várias as funções desempenhadas pelo FH no decorrer da sua atividade

Duzentos e cinqüenta e nove segmentos contidos em sessenta e cinco traçados de cardiotocogramas obtidos por um monitor fetal Hewlett- Packard M1350 ou M1351e a

 Famílias com 2 ou mais casos de cancro da mama sendo pelo menos 1 antes dos 50 anos (ou apenas 1 caso bilateral).  Famílias com cancro da mama e do ovário (2 casos de cancro

Dentro das terapias da Medicina Chinesa foi diagnosticado Estagnação do Qi e Xue, e foi possível verificar que dentre os protocolos aplicados na paciente houve uma grande