• Nenhum resultado encontrado

PARACETAMOL PARACETAMOL ANALGÉSICO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PARACETAMOL PARACETAMOL ANALGÉSICO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

PARACETAMOL

INDICAÇÕES

Analgésico

Antitérmico

Paracetamol é usado extensivamente no tratamento da dor leve e moderada e da febre. É utilizado em situações diversas, como dor artrítica, cefaléia, mialgia, dismenorréia, dor de dentes e febre.

É de especial utilidade em pacientes para os quais a aspirina é contra-indicada. Devido à ausência de inibição plaquetária ou efeito adverso gastrointestinal, a droga é preferível à aspirina nos pacientes, recebendo anticoagulantes orais, que tenham distúrbios da coagu- lação, como os hemofílicos, ou para

aqueles que tenham história de úlcera péptica, e ainda, nos pacientes que tem broncoespasmo precipitado por aspirina.

Paracetamol é também preferido à aspirina em crianças com infecção viral, para se evitar o risco de sín- drome de Reye.

CONTRA-INDICAÇÕES

• Doença hepática grave

• Alcoolismo POSOLOGIA

• Adultos e crianças acima de 11 anos: 250 a 500 mg a cada 4 ou 6 horas, se necessário.

— Dose máxima: 4 g ao dia.

— Dose única maior, por exemplo, 1 g pode ser útil para analgesia em alguns pacientes.

• Crianças: 10 a 15 mg/kg até de 4/4 horas, conforme a necessidade, não ultrapassando 5 doses em 24 horas. Solução oral pode ser mais adequada nesta situação.

• Paracetamol não deve ser usado como automedicação para dor por período de tempo maior que 10 dias em adultos, e 5 dias em crianças, pois uma dor com tal duração pode indicar uma condição patológica que requeira avaliação médica.

• Paracetamol não deve ser usado em adultos ou crianças como automedicação para febre elevada (maior que 39°C), febre persistente por mais de 3 dias, ou febre recorrente.

P ARACET AMOL • ANALGÉSICO

Nome Genérico: paracetamol ou acetaminofeno Classe Química: derivado p-aminofenol

Classe Terapêutica: analgésico não narcótico, antipirético

Forma Farmacêutica e Apresentação: Paracetamol 500 mg, em envelope com 10 comprimidos

(2)

• Para se evitar o risco de superdosagem, não mais de 5 doses de Paracetamol devem ser administradas em crianças para dor ou febre num período de 24 horas, a não ser que indicado por um médico.

• Toxicidade hepática grave tem ocorrido em crianças recebendo múltiplas doses excessivas de paracetamol, indicando-se não ultrapassar as doses diárias recomendadas.

“Não use outro produto que contenha paracetamol”.

PRECAUÇÕES

• Tolerância e dependência física ao paracetamol não costumam se desenvolver, mesmo com o uso prolongado. Entretanto, dependência psicológica pode acontecer.

• Paracetamol deve ser usado com cuidado em pacientes com anemia, pois a ocorrência de metahemoglobinemia por superdosagem pode mascarar a cianose nestes pacientes.

• Pacientes em uso de anticoagulantes orais e paracetamol devem ter o tempo de protrombina monitorado.

• Alcoólatras crônicos devem evitar o uso regular e excessivo de paracetamol, pelo maior risco de hepatotoxicidade.

• Administração repetida de paracetamol é contra-indicada em pacientes com anemia, doença cardíaca, pulmonar, renal ou hepática.

• A possibilidade de ocorrência de toxicidade hepática é um dado importante em pacientes pediátricos que recebem doses múltiplas e excessivas de paracetamol. A dose pediátrica deve sempre ser calculada segundo o peso corporal, não se excedendo a dose máxima permitida.

• Os idosos são mais susceptíveis aos efeitos hepatotóxicos.

GRAVIDEZ E LACTAÇÃO: “categoria B” do FDA (vide pág. 10)

Tem sido usado durante a gravidez com segurança em doses terapêuticas.

Doses altas por tempo prolongado podem provocar anemia na mãe e doença renal no recém-nascido. Atravessa a placenta e é excretado pelo leite em concentrações baixas.

EFEITOS ADVERSOS / REAÇÕES COLATERAIS

Paracetamol é relativamente não tóxico, em doses terapêuticas. Reações dermatológicas, incluindo exantema maculopapular pruriginoso e urticária têm sido relatadas. Outras reações de sensibilidade, incluindo edema de laringe, angioedema, reações anafilactóides, podem ocorrer raramente.

Trombocitopenia, leucopenia, pancitopenia têm sido associados com uso de derivados p-aminofenol, especialmente com administração prolongada de altas doses. Neutropenia e púrpura trombocitopênica têm ocorrido com uso de paracetamol. Agranulocitose tem sido relatada raramente em pacientes recebendo paracetamol.

ANALGÉSICO • P ARACET AMOL

(3)

Raros ou muito raros

SNC: cefaléia de rebote

AD: hepatite, insuficiência hepática, pancreatite AGU: cólica renal, insuficiência renal, piúria estéril

HEMAT: agranulocitose, trombocitopenia, anemia, hipoglicemia DERM: dermatite alérgica, reações alérgicas

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS

• 3–anticoagulante: aumento da resposta hipoprotrombinêmica e riscos de sangramento.

• 3–anticonvulsivantes (fenobarbital, fenitoína, carbamazepina):

aumento potencial de hepatotoxicidade na superdosagem.

• 3–colestiramina, colestipol: redução dos níveis de paracetamol e de seus efeitos.

• 3–etanol: aumento da toxicidade hepática em pacientes com uso crônico e excessivo de álcool.

• 3–fenotiazínicos: risco de hipotermia grave.

• 3–isoniazida: aumento dos níveis séricos de paracetamol e da hepatotoxicidade.

• 3–rifampicina, rifabutina: aumento potencial de hepatotoxicidade na superdosagem.

• 3–zidovudina: possível redução dos efeitos da zidovudina.

SUPERDOSAGEM

• A toxicidade por paracetamol pode resultar de uma única dose tóxica, de ingestão repetida de grandes doses (por exemplo 7,5 a 10 g/dia por 1 a 2 dias), e de ingestão crônica da droga.

• A necrose hepática é o efeito tóxico agudo mais grave associado com a superdosagem e é potencialmente fatal. É dose-dependente e se manifesta por náuseas, vômitos, dor abdominal, geralmente ocorrendo 2 a 3 horas após a ingestão de doses tóxicas. Paracetamol geralmente não provoca alterações do equilíbrio ácido-base. Metahemoglobinemia, com cianose da pele, mucosa e extremidades é um sinal característico da intoxicação por derivados p-aminofenol como paracetamol.

• As crianças tendem a formar metahemoglobina mais rapidamente que os adultos. Em pacientes com intoxicação grave, o sangue adquire a coloração de chocolate, devido à presença de altas concentrações de metahemoglobina.

• Nas intoxicações graves, alterações do SNC, como estimulação, excitação e delírio, podem ocorrer inicialmente, seguindo-se de depressão, estupor, hipotermia, prostração acentuada, respiração rápida, pulso rápido e irregular, hipotensão e falência circulatória. Convulsão e coma geralmente precedem a morte, que pode ocorrer subitamente ou após vários dias.

• Insuficiência hepática fulminante pode ocorrer em alcoólatras. Em adultos, a necrose hepática geralmente não ocorre com ingestão de doses menores que 10 g. A morte é rara em doses menores de 15 g.

0

P ARACET AMOL • ANALGÉSICO

(4)

• Se uma superdosagem foi ingerida, o indivíduo deve ser hospitalizado por vários dias, mesmo sem efeitos aparentes, pois o máximo dano hepático não se torna aparente antes de 2 a 4 dias após a ingestão da droga.

• Azotemia transitória e necrose tubular renal têm sido relatadas, e a insuficiência renal geralmente está associada à morte. Necrose miocárdica e pericardite também têm sido descritas.

• Tratamento

— O tratamento principal são as medidas sintomáticas e de suporte, incluindo as medidas de suporte fisiológico, como controle respiratório, de líquidos e eletrólitos.

— Se a ingestão for recente, indução de vômitos com ipeca (15 ml para crianças e 30 ml para adultos), aspiração e lavagem gástrica devem ser procedimentos usuais.

— Carvão ativado e catárticos não são aconselhados.

— Independente da dose relatada, acetilcisteína deve ser administrada imediatamente antes das primeiras 24 horas. A melhor resposta ocorre antes de 16 horas da ingestão e particularmente nas primeiras 8 horas, com utilidade discutível após 36 horas.

— Em pacientes com insuficiência hepática fulminante, a acetilcisteína pode ser administrada endovenosamente.

— A concentração plasmática de paracetamol deve ser determinada, mas não antes de 4 horas da ingestão. Esta dosagem é usada para estimar o potencial de hepatotoxicidade e determinar a necessidade de ajuste na dose de acetilcisteína.

— Se não houver possibilidade da determinação da concentração plasmática do paracetamol, deve-se assumir que a superdosagem é potencialmente tóxica.

— Para tratamento da superdosagem por paracetamol, a acetilcisteína é administrada por via oral, como solução a 5%. A preparação comercial a 20%

deve ser diluída na razão de 1:3, com líquidos. A solução diluída deve ser administrada dentro de 1 hora.

— Se o paciente for incapaz de reter persistentemente o medicamento administrado por via oral, deve ser dado por cateter enteral.

— Independente da dose de paracetamol ingerida, informada, ou estimada, acetilcisteína deve ser administrada imediatamente, se a ingestão ocorreu até 24 horas antes.

— Hemodiálise pode ser útil para aumentar a eliminação do paracetamol, mas geralmente não é recomendada. Diálise peritoneal não é eficaz.

— Toxicidade crônica está geralmente associada com alta incidência de anemia, dano renal, distúrbios gastrointestinais, incluindo úlcera péptica.

ANALGÉSICO • P ARACET AMOL

(5)

FARMACOLOGIA CLÍNICA

Acetaminofeno, ou paracetamol, é um derivado sintético não-opiáceo do p- aminofenol.

• Mecanismo de Ação:

Paracetamol produz analgesia e antipirese por mecanismo semelhante aos salicilatos, inibindo a cicloxigenase no sistema nervoso central. Entretanto, diferente dos salicilatos, o paracetamol não tem atividade uricosúrica. Há alguma evidência de que o paracetamol tenha fraca atividade antiinflamatória em algumas condições não-reumatóides, por exemplo, em pacientes submetidos à cirurgia bucal. Em doses iguais, a analgesia e antipirese produzidas pelo paracetamol são semelhantes à produzida pela aspirina.

Paracetamol age no hipotálamo; a dissipação do calor é aumentada como resultado da vasodilatação e aumento do fluxo sangüíneo periférico. Doses terapêuticas de paracetamol parecem ter pouco efeito no sistema cardiovascular e respiratório.

• Farmacocinética:

Paracetamol é rapidamente absorvido pelo trato gastrointestinal, mas sua absorção é diminuída com alimentos. Início de ação em 10 a 30 minutos, pico de 30 minutos a 2 horas; duração de ação de 3 a 4 horas; metabolizado no fígado e excretado pelos rins.

Pacientes com insuficiência renal podem acumular metabólitos de paracetamol.

Em quantidades tóxicas ou doença hepática, a meia-vida pode ser aumentada duas vezes ou mais.

P ARACET AMOL • ANALGÉSICO

Referências

Documentos relacionados

Acho que foi o Hemingway quem disse que olhava cada coisa à sua volta como se a visse pela última vez. Pela última ou pela primeira vez? Pela primeira vez foi outro escrito quem

será exigida, na seleção, como obrigatória, a proficiência em idioma português; Parágrafo 2 o – No caso de aluno estrangeiro, candidato ao curso de Doutorado,. a segunda opção

Entre os anos de 2000 e 2005, houve aumento de 40,3 % da quantidade total de madeira em tora oriunda da silvicultura no Brasil, alcançando 118 milhões de toneladas e de 261 %

Este artigo apresenta os resultados da avaliação da sustentabilidade da Casa Alvorada, um projeto de habitação social com enfoque na sustentabilidade, desenvolvida pelo Núcleo

Estimulação diafragmática pEla corrEntE russa, cirtomEtria E padrão rEspiratório na dpoc Diaphragmatic stimulation with Russian current, cirtometry and breath pattern in COPD

Uma análise é feita dos critérios pelos quais se mede a excelência das universidades e como a Universidade de são Paulo se situa em comparação com outras universidades no

De manhã cedo, saída em percurso rodoviário até a Vila de Skobelevo, onde faremos visita a uma Destilaria de Rosas.. De acordo com a tradição búlgara, as boas-vindas devem ser

De manhã cedo, saída em percurso rodoviário até a Vila de Skobelevo, onde faremos visita a uma Destilaria de Rosas.. De acordo com a tradição búlgara, as boas-vindas devem ser