• Nenhum resultado encontrado

- CURSO DE MASSAGEM -

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "- CURSO DE MASSAGEM -"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

- CURSO DE MASSAGEM -

© Copyright -Todos os direi tos res e rv ados.

A reprodução não autorizada destes materiais, no todo ou em parte, constitui violação do direitos autorais.

(Lei nº 9.610).

www.bravacursos.com.br - Nº 1 em Cursos On-Line - © Copyright - Todos os direitos reservados.

(2)

MASSAGEM FACIAL

MASSAGEM RELAXANTE FACIAL

Para auxiliar na melhoria do aspecto e saúde da face, é amplamente utilizada a massagem facial, a qual tem por objetivo a atenuação de rugas e sinais de expressão e diminuição da flacidez.

A massagem facial também pode ser acrescentada a massagem geral. Pacientes com insônia frequentemente respondem de forma muito satisfatória à massagem facial. Os movimentos são efetuados sobre uns pequena área, devendo ser suaves, de modo que habitualmente não há necessidade do uso de um lubrificante. Como sempre, as mãos devem ser lavadas e secadas antes do tratamento.

Para obterem se resultados é necessário que sessões periódicas sejam realizadas e gradativamente o efeito rejuvenescedor da massagem será perceptível.

A massagem facial deve ser realizada de forma leve e suave, sempre considerando o sentido das manobras em função da disposição das fibras musculares e circulação linfática. Também pode se fazer uso de cosméticos na busca de equilíbrio das propriedades naturais da pele.

O paciente deve estar deitado supino com a cabeça apoiada sobre um travesseiro.

Pontos básicos da massagem:

• A higienização facial deve ser feita com leite ou loção de limpeza.

• Espalhe um pouco de creme indicado para massagem facial por todo o rosto.

Movimentos:

• Deslizamento profundo no músculo masseter auxilia na redução da tensão e melhora a mobilidade da articulação têmporo-mandibular.

• Deslizamento na região lateral do pescoço, suavemente auxilia no fluxo linfático através dos gânglios e vasos cervicais.

• Deslizamento com maior pressão na massagem do pescoço, atua-se sobre os músculos.

INDICAÇÕES

• Estresse

• Estimulação da produção sebácea

• Estimulação da pele envelhecida

• Hipotonia dérmica

• Hipotonia muscular

• Contraturas musculares

• Fibrose

• Aderências e cicatrizes

(3)

CONTRA-INDICAÇÕES

• Processos inflamatórios

• Lesões cutâneas

• Queimaduras

• Processos inflamatórios de ATM ou decorrentes destes.

MANOBRAS UTILIZADAS

Deslizamento superficial: relaxamento

Deslizamento profundo: tem maior efeito sob a circulação.

Fricção: com o polegar, com qualquer dedo; com todos os dedos.

Amassamento: com as duas mãos; com uma das mãos; com as extremidades dos dedos.

Percussão: cubital; cubital com flexão das falanges dos dedos; com as mãos em concha (tapotagem); com o dorso das mãos; com a ponta dos dedos (tamborilamento).

Vibração: realizada com os dedos.

SEQUÊNCIA DE MASSAGEM (RELAXANTE)

1. As palmas das mãos são posicionadas lado a lado sobre a testa. As pontas dos dedos repousam no topo da cabeça e fazem um alisamento até os limites laterais da testa, retornando ao ponto inicial sem contato com o paciente. Os movimentos são repetidos 2 vezes.

2. As pontas dos dedos repousam sobre a linha capilar, de modo que as palmas ficam posicionadas sobre as bochechas. Repetem-se movimentos do item 1.

3. Os polegares são posicionados ao centro do queixo. Estes dedos fazem alisamento lateral ao longo da borda da mandíbula, até o lóbulo da orelha. Movimentos são repetidos 2 vezes.

4. No centro, limite inferior da testa, as almofadas dos polegares fazem uma fricção simultânea, em pequenos círculos continuando até a linha capilar. Repete-se até que toda a testa tenha sido massageada. Movimentos repetidos 2 vezes.

5. As pontas dos dedos de cada mão fazem contato com as têmporas, e as palmas são posicionadas com as bordas radiais juntas sobre a testa. As palmas efetuam um alisamento lateralmente, a partir da linha média, com uma firme pressão. Repete-se 3 vezes.

6. As pontas dos dedos ficam em contato com as têmporas, e as falanges distais dos polegares são posicionadas na ponta do nariz. É realizada uma fricção alternada com as almofadas dos polegares nos lados do nariz até a ponte nasal. Os polegares fazem uma pausa com uma firme pressão nas duas depressões formadas pela ponte nasal e a parte medial da crista supra-orbital. Repete-se 3 vezes.

7. Os polegares fazem um alisamento para fora, com uma firme pressão sobre a crista supra- orbital retornam sem contato com a face. Repete-se 4 vezes.

8. Igual item 7, porém os polegares alisarão a região sobre a crista infra-orbital. Repete-se 4 vezes.

9. Os polegares permanecem em contato com a face, e a ponta dos dedos simultaneamente

efetuam um amassamento em pequenos círculos, iniciando nas têmporas e acompanhando a

linha capilar, continuam ao longo da parte posterior das orelhas até que os dedos se

encontrem na espinha cervical até a 7° vértebra cervical. Os polegares fazem contato com o

limite anterior do trapézio reduzindo gradualmente a pressão até o topo dos ombros.

(4)

MÚSCULOS DA FACE - VISTA ANTERIOR

MÚSCULOS DA FACE - VISTA LATERAL

(5)

SISTEMA LINFÁTICO

Referências

Documentos relacionados

A utiliza¸c˜ ao de apenas dois parˆ ametros de origem eletrˆ onica, associados aos orbitais de fronteira (cuja importˆ ancia para a intera¸c˜ ao entre mol´ eculas est´ a

[r]

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

A ferramenta metodológica utilizada nos estudos sobre uma possível ação capaz de diminuir os números do abandono e ampliar o tempo de permanência dos educandos

O artigo 2, intitulado “Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC): Estar fora da família, estando dentro de casa”, foi resultado da realização de uma pesquisa de

Costa (2001) aduz que o Balanced Scorecard pode ser sumariado como um relatório único, contendo medidas de desempenho financeiro e não- financeiro nas quatro perspectivas de

São Tomé e Príncipe, pertence às seguintes organizações: Banco Africano para o Desenvolvimento, Aliança dos Pequenos Estados Insulares, União Africana, Comunidade dos Países

Os interessados em adquirir quaisquer dos animais inscritos nos páreos de claiming deverão comparecer à sala da Diretoria Geral de Turfe, localizada no 4º andar da Arquibancada