• Nenhum resultado encontrado

Informativo nº 211. De 15/02/2017 à 22/02/2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Informativo nº 211. De 15/02/2017 à 22/02/2017"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Informativo nº 211 De 15/02/2017 à 22/02/2017

AMÉRICA/EUROPA OCIDENTAL

SUÉCIA IRÁ PARTICIPAR DA OPERAÇÃO DE PAZ NA UCRÂNIA

O país escandinavo anunciou que poderá fornecer tropas para uma possível missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) na Ucrânia. Mais de dez mil pessoas foram mortas durante os confrontos entre forças ucranianas e separatistas russos desde que o presidente russo, Vladimir Putin, iniciou a chamada operação de “restauração de ordem” no leste daquele país, o que muitas autoridades internacionais indicaram ser um pretexto para aumentar sua influência na região.

Fonte: SWEDEN ready to be part of UN force in Ukraine. Times of Oman, Ruwi, p. A7, 18 fev. 2018.

PRESO UM DOS LÍDERES DA ELN

Rafael Antonio Botero Restrepo, conhecido pelo apelido "Tista", foi preso na capital da Colômbia, Bogotá, por suspeita de planejar dois ataques à polícia do país, onde sete pessoas morreram e dúzias ficaram feridas. Ele é acusado de ser um dos principais líderes do Exército de Liberação Nacional (ELN), a última guerrilha ativa da Colômbia, após o acordo de paz das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) com o governo, em 2016.

Fonte: ELN rebel leader arrested for Colombia attacks. The Nation, Washington, p. 9A, 17 fev. 2018.

(2)

ÁSIA/LESTE EUROPEU

JORNALISTAS SÃO DETIDOS PELO ESTADO EM MIANMAR E PAÍS SE DIZ PRONTO PARA O RETORNO DOS ROHINGYA

Dois jornalistas de uma agência internacional estavam investigando a crise da minoria muçulmana Rohingya e o processo de limpeza étnica promovido Mianmar, quando foram acusados pelo governo do país por violarem a lei dos segredos de Estado.

Detidos, eles se dizem inocentes e se condenados podem pegar penas de até 14 anos de prisão. Os jornalistas teriam recebido documentos que atestam a acusação contra as forças de segurança no estado de Rakhine e que levou à fuga de milhares de muçulmanos desta minoria para o vizinho Bangladesh. Além disso, o governo de Mianmar afirmou estar pronto para receber de volta os Rohingya que estão em Bangladesh. O retorno foi acordado há algumas semanas através de um tratado entre os dois países.

Fontes: http://pt.euronews.com/2018/02/14/myanmar-jornalistas-da-reuters-reclamam-inocencia e MYANMAR ready for return of the Rohingya. The Weekend Australian, Daca, p. 10. 17 fev. 2018.

TALIBÃ DESEJA CONVERSAR PARA ENCERRAR GUERRA

O grupo rebelde Talibã afirmou, em declaração direcionada ao ‘povo dos Estados Unidos’, que desejam chegar ao fim do conflito de 17 anos no Afeganistão através de um diálogo pacífico. Ao mesmo tempo, alertou para que não se veja na carta um sinal de fraqueza, reafirmando a continuidade da luta contra as tropas norte-americanas no país. A nova estratégia do presidente estadunidense, Donald Trump, é mais agressiva e tem forçado a retirada do Talibã de diversas áreas centrais em distritos afegãos. Apesar disso, os militantes controlam largas partes do território do país e vêm respondendo de forma mais constante a essa mudança estratégica estadunidense.

Fonte: TALEBAN wants talks to end war. Khaleej Times, Cabul, p. 20, 16 fev. 2018.

ESTADO ISLÂMICO REIVINDICA ATAQUE A IGREJA NA RÚSSIA O grupo fundamentalista Estado Islâmico reivindicou a autoria de um ataque a uma igreja ortodoxa em Kizlyar, na Rússia, onde um homem com uma faca e um rifle abriu fogo contra fiéis, deixando ao menos cinco mortos e outros muitos feridos, de acordo com fontes estatais russas. Testemunhas afirmam que o homem gritou “Allahu Akbar”

antes de abrir fogo. A fatalidade apenas não foi maior porque presentes fecharam as

(3)

portas, impedindo que o homem avançasse. O atirador, de 22 anos, posteriormente foi morto por forças locais.

Fonte: ISLAMIC State claims deadly attack at church in Russia. Santa Fe New Mexican, Santá Fé, p. A2.

19 fev. 2018.

EXÉRCITO PAQUISTANÊS DESTRÓI POSTO INDIANO E DEIXA SOLDADOS MORTOS NA CAXEMIRA

O exército do Paquistão confirmou a autoria de um ataque contra um posto indiano na região da Caxemira, que deixou cinco soldados mortos. A ofensiva ocorreu em retaliação ao ataque de um sniper indiano que atirou contra uma van escolar, matando o motorista, que era paquistanês. A Índia, por sua vez, negou tal fato, afirmando que não violou o cessar-fogo no episódio em questão.

Fonte: PAK army destroys Indian post, killing 5 soldiers. The Gulf Today, Islamabad, p. 13, 18 fev.

2018.

TURQUIA ACUSA ESTADOS UNIDOS DE FINANCIAR TERRORISMO O presidente turco, Recep Tayyip Erdoğan, criticou os Estados Unidos pelo auxílio a forças curdas na Síria, afirmando que Washington está prestes a financiar os grupos terroristas com milhões de dólares. A milícia curda em questão é conhecida como Unidades de Proteção Popular (YPG), aliada dos norte-americanos no combate ao Estado Islâmico atuante no território sírio. Porém, a Turquia considera o YPG como grupo terrorista, fazendo diversas ofensivas contra suas forças e constantemente criticando o apoio estadunidense. A ofensiva contra o YPG coloca o governo de Erdogan em rota de colisão com os Estados Unidos e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), em um relacionamento que vem se desgastando desde 2016, quando se deu uma tentativa frustrada de golpe contra o presidente turco.

Fontes: http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2018-02/turquia-acusa-eua-de-darem- milhoes-de-dolares-terroristas-na-siria e http://www.dw.com/pt-br/turquia-est%C3%A1-em-rota-de- ruptura-com-eua-e-otan/a-42700411.

ESTADOS UNIDOS IMPÕEM NOVO PACOTE DE SANÇÕES CONTRA A COREIA DO NORTE

O presidente estadunidense, Donald Trump, anunciou um novo pacote de sanções contra o regime norte-coreano, tendo por foco empresas e navios. Trata-se do maior pacote de sanções da história, sendo mais uma ferramenta de Washington para

(4)

pressionar Pyongyang a abandonar seu programa nuclear. Foram sancionadas uma pessoa, 27 empresas e 28 navios. No mesmo comunicado contendo as sanções, os Estados Unidos fizeram ameaças contra os países que insistirem em negociar bens com a Coreia do Norte.

Fonte: https://www.terra.com.br/noticias/eua-impoem-mais-sancoes-contra-a-coreia-do-norte-e-visam- empresas-e-navios,c17bed05e8be3145418219c33b59f427bawgi0vr.html

MOSCOU PEDE GARANTIAS PARA APOIAR TRÉGUA HUMANITÁRIA EM GHOUTA

A Rússia afirmou estar disposta a apoiar uma resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas em prol do estabelecimento de uma trégua humanitária em Ghouta Oriental, região de Damasco, capital síria, que atualmente se encontra sob controle de grupos rebeldes. Um dos maiores problemas segundo o governo da Rússia, no entanto, segue sendo a atuação da frente Al-Nusra, com constante uso de civis como escudo humano. A Al-Nusra já foi ligada à Al-Qaeda e ao Estado Islâmico na Síria.

Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2018-02/russia-pede-garantias-para-apoiar- tregua-humanitaria-em-ghouta

ORIENTE MÉDIO

OFENSIVA DEIXA MAIS DE 50 MORTOS NO EGITO

Uma operação de segurança na Península do Sinai, envolvendo o Exército, Marinha, Força Aérea e policiais, deixou 53 insurgentes mortos, além de prender 680 suspeitos de pertencerem a organizações rebeldes. Ademais, segundo fontes militares, as forças destruíram mais de uma tonelada de explosivos, 378 esconderijos e instalações de armazenamento de armas, incluindo um centro de mídia usado pelos militantes. Essa operação só deve ter fim quando o Sinai estiver livre de terroristas, e em seguida as autoridades egípcias avançariam com um plano de desenvolvimento. Do lado de fora da Península, o exército egípcio disse que a operação abrangeria partes do Delta do Nilo e do deserto ocidental, onde outros militantes travaram ataques.

Fontes: 53 militants killed in week-long offensive: Egypt: ‘Forces destroyed over 1000kg of explosives, 378 militant hideouts and weapon storage facilities’. The Gulf Today, Cairo, p. 8, 16 fev. 2018.

(5)

ATAQUES ISRAELENSES ATINGEM 18 ALVOS EM 24 HORAS

Em resposta a uma explosão que feriu quatro soldados israelenses, Israel lançou ataques, na faixa de Gaza, contra 18 alvos pertencentes ao Hamas e a Jihad Islâmica da Palestina. Segundo o exército israelense, instalações de fabricação de armas, campos de treinamento e postos de observação foram atingidos, em um período de 24 horas.

Médicos de Gaza disseram que recuperaram os corpos de dois palestinos de 17 anos, mortos por tanques israelenses. O exército israelense disse que os tanques visavam quem as tropas considerassem suspeito de querer entrar em seu território.

Fonte: ISRAEL hits 18 Hamas targets in 24 hours. Mail Today, Londres, p. 14, 19 fev. 2018.

SÍRIA: TURQUIA É SUSPEITA DE UTILIZAR GÁS TÓXICO EM ATAQUE EM AFRIN E CARRO-BOMBA DEIXA MORTOS NO NORDESTE DO PAÍS

Seis civis sofreram com dificuldades respiratórias e outros sintomas após inalar um gás venenoso lançado por um ataque da Turquia, na região de Afrin, na Síria, atualmente controlada pelos curdos. Médicos locais reportaram a agência de notícias estatal síria, Sana, que um hospital da região estava tratando esses civis. Autoridades internacionais permanecem alertas para o uso desses gases contra militantes e civis em ataques no território sírio. Além disso, a explosão de um carro-bomba na cidade de Qamishli, na província de Al Hasakah, nordeste da Síria, deixou cinco civis mortos e outros sete feridos, segundo informou a agência estatal de notícias do pais. Não há informações divulgadas sobre a autoria do atentado, à medida que nenhum grupo terrorista em ação no país reivindicou o ataque ainda. Alguns dos feridos estão em estado crítico.

Fontes: KURDS possibly hit with poison gas. Albuquerque Journal, Beirute, p. A8, 18 fev. 2018 e https://www.reuters.com/article/us-mideast-crisis-syria-bombing/car-bomb-in-syrias-qamishli-kills-five- people-state-media-idUSKCN1G20TK

IÊMEN: ATAQUES HUTIS VOLTAM A PREOCUPAR AUTORIDADES E MEMBROS DA AL QAEDA SÃO ATINGIDOS NO PAÍS

A frente Huti, milícia iemenita apoiada pelo Irã, bombardeou um mesquita na região sul do Iêmen, e continuou atacando áreas residências durante a mesma ofensiva. Os rebeldes fizeram uso de artilharia pesada para destruir a mesquita, enquanto para destruir as casas de civis e zonas residenciais, usaram morteiros e foguetes de

(6)

intensidades diversas. Os milicianos ameaçaram moradores das cidades de Abadeya, Jalada e Dabbas, expulsando civis e convertendo suas casas em centros militares. De acordo com as fontes oficiais responsáveis por parte do combate aos Huti, a frente também colocou minas e explosivos para conter o avanço da Guarda Nacional e da Resistência Iemenita. Em paralelo a isso, um drone estadunidense atacou e matou dois possíveis membros da organização terrorista Al Qaeda, na província de Bayda, região central do Iêmen, enquanto ambos estavam em uma motocicleta. Autoridades temem que as mortes possam levar a possíveis ofensivas de terroristas em breve.

Fontes: HOUTHI militias attack mosque in Yemen. Khaleej Times, Moca, p. 22, 16 fev. 2018 e 2 Qaeda men killed in Yemen drone stirke. The Gulf Today, Áden, p. 8, 18 fev. 2018.

ÁFRICA

FORÇAS DEMOCRÁTICAS ALIADAS FAZEM ATAQUE NA RDC E EXÉRCITO CONGOLÊS ACUSA RUANDA DE MATAR SEIS DE SEUS

SOLDADOS

Membros das Forças Democráticas Aliadas, grupo armado que age no território congolês e ugandense, são suspeitos de terem atacado um veículo em uma estrada entre as cidades de Eringeti e Oisha, na província de Kivu do Norte. Três mulheres e dois homens foram mortos e mais oito pessoas ficaram feridas. As forças armadas da República Democrática do Congo agiram rapidamente no resgate das vítimas. O chefe do hospital da cidade de Eringeti afirmou estar cuidando de quatro feridos e outros quatro foram transferidos para o hospital da cidade de Oisha. O exército congolês afirmou que perdeu seis soldados durante uma operação que procurava repelir uma incursão de Ruanda no território da RDC. Em contrapartida, por meio de comunicado, o Ministério da Defesa de Ruanda disse que seu exército apenas defendeu sua posição no distrito de Musanze – território ruandês.

Fontes: 5 KILLED by suspected rebels in east Congo. Gulf News, Goma, p. A18, 19 fev. 2018 e https://citizen.co.za/news/news-africa/1822655/drcongo-rwanda-conflict/

(7)

ATENTADO SUICIDA DEIXA MORTOS NA NIGÉRIA E EXÉRCITO RECUPERA 76 REFÉNS

A cidade de Konduga, na Nigéria, foi palco de mais um ataque. Três suicidas, duas mulheres e um homem, suspeitos de participarem do grupo terrorista Boko Haram, invadiram um mercado de peixes, cada um vestindo um colete com explosivos. O alvo do ataque eram clientes, funcionários e seguranças. Cerca de 30 pessoas foram feridas, enquanto 23 foram mortas. Durante o ano de 2017, ataques similares ocorreram em Konduga. Em episódio paralelo, o exército nigeriano resgatou 76 estudantes mulheres e recuperou os cadáveres de outras duas. Todos estavam sendo mantidas como reféns pelo Boko Haram e haviam sido sequestradas na aldeia de Dapchi, no estado de Yobe, em um ataque onde mais de 90 mulheres foram sequestradas. De acordo com fontes oficiais, o Exército não sabe o paradeiro do restante das vítimas.

Fontes: SAWAB, Ibrahim. Boko Haram kills 23, injures 30 in Borno. Sunday Trust, Maiduguri, p. 4, 18 fev. 2018; https://www.reuters.com/article/us-nigeria-security/nigerian-military-rescues-76-schoolgirls- after-boko-haram-attack-residents-idUSKCN1G51DU;

https://www.premiumtimesng.com/news/headlines/258989-18-killed-borno-suicide-bomb-attacks.html e https://www.reuters.com/article/us-nigeria-security/three-suicide-bombers-kill-18-in-nigerias-maiduguri- police-idUSKCN1G109D

ESTADO DE EMERGÊNCIA É DECLARADO NA ETIÓPIA

Autoridades etíopes declararam estado de emergência devido a protestos que, segundo o Conselho de Ministros, causaram mortes e feriram várias pessoas, além de causarem destruição de patrimônio, grandes deslocamentos de cidadãos, ataques étnicos e ameaças à ordem constitucional da Etiópia. O estado de emergência foi anunciado no dia posterior da renúncia do Primeiro-Ministro do país, que ocupava o cargo desde 2012. Não foi indicado por quanto tempo perdurará o presente estado emergencial.

Fonte: ETHIOPIA declares state of emergency. Northwest Arkansas Democrat-Gazette, Adis Abeba, p.

7A, 17 fev. 2018.

OPERAÇÃO BARKHANE REALIZA NOVAS OPERAÇÕES CONTRA TERRORISTAS NO MALI

A Operação Barkhane tem como objetivo acabar com os grupos terroristas que atuam no Mali, Mauritânia, Nigéria, Chade e Burkina Faso. Sua última ofensiva ocorreu no nordeste malinês, próximo à fronteira com a Argélia, e deixou ao menos 10 terroristas mortos e dois veículos destruídos, segundo os militares da Operação. Dois soldados

(8)

franceses morreram e outro ficou ferido quando o veículo blindado em que estavam atingiu uma mina terrestre. Com isso, o número de soldados franceses mortos no Mali desde 2013 subiu para 21. Também os grupos de autodefesa do Touareg Imghad (GATIA) e do Movimento de Salvação de Azawad (MSA), responsáveis por fazerem uma autoproteção da população civil contra terroristas que atuam no Mali, entraram em conflito com terroristas na área de Asongo, na região de Gao, resultando em 10 terroristas mortos além de veículos e armas pesadas recuperadas. Esses terroristas vinham atacando a população civil e bases militares na região.

Fontes: FRENCH military claims to have killed at least 10 extremists in Mali. The National - News,

Washington, p. 2, 16 fev. 2018;

http://malijet.com/actualte_dans_les_regions_du_mali/rebellion_au_nord_du_mali/204939-combat- violent-a-intameda-une-dizaine-de-terroristes-tues-des-ve.html;

http://malijet.com/actualte_dans_les_regions_du_mali/rebellion_au_nord_du_mali/205019-deux-soldats- fran%C3%A7ais-de-%C2%AB-barkhane-%C2%BB-tu%C3%A9s-au-mali-dans-

l%E2%80%99explos.html e https://www.reuters.com/article/us-mali-security-france/two-french-soldiers- killed-in-mali-attack-elysee-idUSKCN1G51VE

PROFESSORES SÃO ASSASSINADOS EM ESCOLA NO QUÊNIA

Autoridades informaram que homens armados entraram em uma escola primária em Wajir County, nordeste do Quênia, e mataram três professores não muçulmanos. A região, que é próxima à Somália e enfrenta a atuação do grupo extremista Al Shabaab, tem grandes dificuldades com escolas desde que o grupo matou doze professores que não seguiam a fé muçulmana, em 2014. A suspeita é de que este novo ataque tenha sido executado pelo Al Shabaab.

Fonte: GUNMEN kill three teachers in Kenya. Northwest Arkansas Democrat-Gazette, Nairóbi, p. 7A, 17 fev. 2018.

JIHADISTA É MORTO EM OPERAÇÃO NA ARGÉLIA

Em uma recente operação militar realizada na Argélia, um suposto jihadista, classificado pelas autoridades responsáveis pela divulgação do caso como “perigoso”, foi abatido durante uma emboscada militar. O ato ocorreu na província litorânea de Jijel. Na operação, um fuzil, dois carregadores e uma certa quantidade de munição foram apreendidos. Além disso, o governo argelino informou que outro terrorista entregou-se às autoridades militares na cidade de Tamanraset, logo depois da divulgação da morte do jihadista. As atividades terroristas aumentaram

(9)

consideravelmente nos anos de 2016 e 2017, por conta da instabilidade na Líbia e na região do Sahel.

Fonte: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2018/02/17/suposto-jihadista-perigoso-e-abatido- em-operacao-militar-na-argelia.htm

ONU

ONU PEDE FIM DOS ATAQUES TURCOS EM TERRITÓRIO SÍRIO

A Organização das Nações Unidas (ONU) pediu o fim da operação militar na cidade síria de Afrin e destacou a inadmissibilidade do confronto entre as partes envolvidas no conflito sírio. O discurso da Organização contempla a questão da ajuda humanitária, que fica impossibilitada de chegar até as regiões mais atingidas pelos conflitos. Ao final do mês de janeiro, a Turquia iniciou uma operação militar nos arredores de Afrin, visando combater grupos jihadistas, as Unidades de Proteção Popular (YPG) e a ala armada do Partido da União Democrática Curdo-Síria (PYD). Para a Turquia, o YPG é uma extensão do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), banido em seu país como uma organização terrorista. Damasco condenou a operação turca contra Afrin e enfatizou se tratar de uma parte inalienável do território sírio.

Fonte: https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/2018022010575214-onu-fim-combates-afrin- siria/

ONU INVESTIGA NOVOS ACUSAÇÕES DE ABUSO SEXUAL CONTRA AGENTES DA MISSÃO NO CONGO

A Organização das Nações Unidas (ONU) informou que recebeu 18 novas denúncias de abuso sexual por parte de civis e agentes da paz que fazem parte da Missão das Nações Unidas na República Democrática do Congo (MONUSCO). Adama Ndao, chefe do setor de disciplina e conduta da Missão, informou que estão sendo disponibilizados serviços de auxílio médico e psicológico para as vítimas, acrescentando ainda que cada uma das situações está sendo investigadas pelas estruturas competentes.

Fonte: EIGHTEEN sexual abuse claims against U.N. staff. The Daily Star (Lebanon), Kinshasa, p. 10, 16 fev. 2018.

Referências

Documentos relacionados

O presente estudo analisa a relevância do candomblé junto aos jovens homossexuais masculinos que sofrem com o preconceito e um constante conflito familiar, destacando a

Devido a este viés da resposta imune, indivíduos infectados pelo HTLV-1 apresentam redução na produção de IL-4, IL-5, IL-13 e IgE, componentes participantes dos mecanismos de

Na fase de identificac¸˜ao de excec¸˜oes s˜ao apresentados aos gerentes dispositivos que n˜ao est˜ao seguindo a pol´ıtica de acesso da instituic¸˜ao, como por exemplo,

Como se disse atras, os investimentos seriam ainda compensados nao s6 par cobrangas aos utilizadores dos empreendimentos feitos (portagens, direitos de transito,

Para quem enfrenta a dor de uma perda, pode ser difícil iniciar este processo de ouvir, falar e louvar a Deus, mas uma vez iniciado, o poder libertador destas ações é

O presidente do GPA, Enéas Pestana, disse ontem que os dados já disponíveis pela empresa mostram que o mês de agosto teve um melhor desempenho de vendas do

O investimento em ações é um investimento de risco e os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros e nenhuma declaração ou garantia, de

* Verifique se a sua escola se encontra abrangida por protocolo com a União de Freguesias Almada, Cova da Piedade, Pragal e