• Nenhum resultado encontrado

Conexão aluno: saiba como se comunicar com o aluno

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Conexão aluno: saiba como se comunicar com o aluno"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Fazer uma boa conexão aluno e saber como se comunicar com aluno é indispensável para que o processo de ensino-aprendizagem tenha êxito Independente de qual seja seu contexto educacional.

A comunicação construtiva entre professor e aluno é um dos elementos didáticos e pedagógicos mais relevantes a serem considerados em uma metodologia de ensino. É importante que o professor saiba passar as informações adequadamente para o aluno e saiba compreender as suas necessidades educacionais e tudo isso depende de uma conexão aluno eficiente.

Vamos entender isso melhor a seguir.

Conexão aluno: saiba como se comunicar

com o aluno

Você faz uma boa conexão aluno com seu estudantes e sabe como se comunicar com o aluno?

(2)

Muitas vezes os docentes encontramos dificuldades nesse processo seja por que existem alguns alunos difíceis de serem compreendidos ou por que os outros afazeres a profissão tomam a maior parte de seu tempo.

No entanto, apesar dos obstáculos do dia a dia dos professores é importante pensar em como fazer uma boa conexão aluno, pois o sucesso do processo de ensino e aprendizagem depende, em sua maior parte, de compreender o estudante e formular metodologias

adequadas as suas necessidades educacionais.

Pensando nisso reunimos nesse post fez dicas incríveis para melhorar a sua conexão aluno e para ajudar você a saber como se comunicar com aluno de uma forma mais eficiente e produtiva.

(3)

1. Conexão aluno – seja claro e objetivo

Apesar de parecer uma informação já batida, pelo tanto de vezes que ouvimos as pessoas falarem sobre isso, a verdade é que ter uma linguagem clara e objetiva é uma das formas mais eficientes e comunicar com qualquer pessoa inclusive com o aluno.

No entanto, pode ser mais difícil fazer isso na prática do que parece. muitas vezes

achamos que a nossa linguagem essa suficientemente clara, contudo, o nosso ouvinte não estamos compreendendo direito e isso é um problema comunicacional.

Como se comunicar com o aluno e fazer uma boa

conexão aluno de forma clara e objetiva?

(4)

não se exalte demais. diga o que você tem para dizer da forma mais clara possível sem rodeios e complicações, e sempre pergunte se o aluno entendeu, e caso ele não tenha entendido explique novamente se for necessário.

Porque é importante se comunicar de forma clara e

objetiva para fazer uma boa conexão aluno?

Lembre-se de que a relação professor e aluno é um dos pontos mais importantes para o sucesso do processo de aprendizagem do estudante. E para que você tenha uma boa relação com o seu aluno é imprescindível que você se comunique com ele de forma clara sem

desentendimentos e ruídos comunicacionais.

2. Conexão aluno – entenda a linguagem do

aluno

Além de você ser claro e objetivo no que diz, você também precisa compreender a forma como seu aluno se comunica, qual a linguagem que e o que ele quer dizer.

(5)

De nada adianta você falar em uma linguagem rebuscada usando palavras do vocabulário que seu aluno não compreenda, pois a comunicação não vai ser efetiva e não terá nenhum resultado que o que você lhe disser dessa forma.

Como se comunicar com o aluno e fazer a conexão

aluno a partir da linguagem do estudante?

Use de um vocabulário adequado a faixa etária do aluno e entenda a forma como ele se comunica. Lembre-se que os adolescentes costumam usar muita gírias e mesmo as crianças também já o fazem com certa frequência, enquanto que outras palavras eles ainda não compreendem o significado.

(6)

conexão aluno?

Uma boa ideia essa apropriar da linguagem do aluno e relacionar a mesma aos termos próprios da sua disciplina, assim você vai se comunicar em uma linguagem que o estudante compreenda e vai fazer com que eu entendo a terminologias próprias relacionadas ao

conteúdo que você está ensinando.

3. Conexão aluno – fique no mesmo nível

que ele

Lembre-se que mais o que falar com o estudante você precisa se estabelecer uma comunicação e para isso é preciso que haja uma interação de ambas as partes.

(7)

que ele, e o seu aluno ainda é uma criança com uma estrutura pequena abaixo e fale com ele olhando em seus olhos.

Se for possível ou necessário puxe uma cadeira e sente seu lado da Carteira do aluno e converse com ele em um mesmo nível, aproximando assim o seu aluno daquilo que você está devendo e de você enquanto professor.

Por que ficar no mesmo nível que o aluno favorece a

conexão aluno?

Ficar no mesmo nível que o aluno vai fazer com que ele confie mais em você e eu confiar mais em você vi também estava mais predisposto a fazer o que você disse compreender o que você está dizendo como professor.

O que é mais posso fazer para me comunicar melhor

com o aluno e favorecer a conexão aluno?

Aproveite os momentos fora da sala de aula, como as festinhas escolares e as ocasiões em que você encontrar a criança e a sua família em algum lugar, para estabelecer um diálogo mesmo que seja curto em greve. Assim você mantém os laços de cordialidade e respeito mútuo, e se aproxima de forma mais franca e natural da criança, além de manter também a necessária comunicação com a família do aluno.

4. Conexão aluno – saiba ouvir

Tão importante quanto falar é saber ouvir, pois é ouvindo que você vai conhecer o aluno entender quais as dificuldades que ele está passando.

(8)

De autonomia para que o seu aluno possa perguntar, dizer aquilo que ele não entendeu e se expressar em sala de aula.

Como saber ouvir ajuda a melhorar a conexão aluno?

Isso mostra que você está disposto a entender o aluno e faz com que ele perceba que você se importa com ele, aumentando assim a confiança do estudante em você e a vontade dele em participar das atividades escolares.

Por que dar autonomia ao aluno importante para

melhorar a conexão aluno?

Quando você da autonomia ao estudante você mostra que confia nele e ele vai se sentir mais valorizado, querendo retribuir essa confiança de forma positiva participando das atividades

(9)

e se empenhando mais nos estudos.

5. Conexão aluno – invista em motivação

Muitas crianças acham que a escola é um ambiente enfadonho e chato, mas muito melhor do que obrigar o aluno a participar de alguma coisa contra sua vontade é mostrar a ele como aquela atividade pode ser interessante e divertida.

Portanto, busque modos de motivar o seu aluno apresentando a ele as atividades e conteúdos de uma maneira que seja interessante e lúdica.

(10)

para melhorar a conexão aluno?

Tome como exemplo a assim mesmo: existem coisas que você não gosta de fazer, mas são necessárias e que você precisa encontrar uma motivação para fazê-la, não é verdade? Com o aluno é diferente e para se comunicar melhor com ele é fundamental que você saiba motivá-lo.

Como motivar o aluno para melhorar a conexão

aluno?

Apresente as atividades e conteúdos escolares de uma perspectiva divertida, mostre como aquele conteúdo pode ser útil e como é interessante, busque chamar a atenção do aluno para que ele queira realmente aprender aquilo.

Conexão aluno: dicas finais

Uma boa conexão aluno e saber como se comunicar com aluno imprescindível e deve fazer parte inclusive da formação de professores.

Essas foram as nossas dicas de hoje, conte pra gente o que você achou os comentários e até a próxima!

Referências

Documentos relacionados

Tomando como base o artigo 1º da Lei nº 5.034/2007, que dispõe sobre a averbação pelos servidores públicos estaduais, da condição de companheiros de mesmo sexo para fins

As empresas incluirão a média das comissões de vendas, produção, prêmios e a média das horas extras, consideradas estas, pelo número de horas extraordinárias trabalhadas

3,4 REWT - Sensor de temperatura de entrada da água do sistema – Para unidade mestre 3,4 RLWT - Sensor de temperatura de saída da água do sistema – Para unidade escrava 5,6 DPS

Pressionar a ponta do lápis levemente na tela, ativa completamente a funcionalidade de caneta para a escrita, a seleção de opções, e assim por diante. Portanto, tal como

do serviço realizado, com a descrição da função/cargo, conforme requisitos para o espaço ocupacional (vaga), esta deverá estar datada e assinada. b) Exercício

Se você não desempenhar as funções de Administrador do local ou de Administrador de segurança, a seguinte caixa de diálogo é exibida no lugar do Console do Archive Manager:.. Se

Desta forma, percebe-se que os fragmentos “muito irregulares” são responsáveis pela grande área de borda encontrada na área de estudo sendo registrado 38% de proporção de

Redija, agora, um texto dissertativo-argumentativo que reflita criticamente sobre o seguinte TEMA:. A Lei da Palmada, como ficou conhecida, abriu portas para um leque de