• Nenhum resultado encontrado

Decimal de Dewey e a catalogação atenderá aos códigos da American Library

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Decimal de Dewey e a catalogação atenderá aos códigos da American Library"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

1-RELATÓRIO

O processo em epígrafe, de interesse do Centro de Ensino- S u p e r i o r de Barra do Garças, MT, trata- de p o d i d o de autorização para o funcionamento do curso de H i s t ó r i a , L i c e n c i a t u r a Plena, na Faculdade de Estudos S o c i a i s de Barra do Garças, i n s t a l a da no M u n i c í p i o de Barra do Garças, MT.

Apreciada e aprovada em p e d i d o de reconsideração pelo Pa recer 610-89, f o i - l h e deferido o oferecimento do 100 (cem) vagas totais, anuais, em duas turmas, sendo agora e x a m i n a d o na etapa-do Projeto para análise de seus aspectos c o n s t i t u t i v o s .

I. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

O C u r r í c u l o Pleno proposto atende ao f i x a d o pela Resolução SN-62, estando programado para ser d e s e n v o l v i d o em três séries a- snuais. A grade c u r r i c u l a r (Anexo I) apresenta uma carga h o r á r i a - de 2.220 horas-aula, acrescida de 60 horas-aula de estudo de Pro- blemas Brasileiros e 60 horas-aula de educação Física.

A h o r a - a u l a terá a duração de 50 (cinqüenta) m i n u t o s e o seu número d i á r i o será de no m í n i m o , 4 aulas. Haverá aula de se- gunda a sexta-feira, f i c a n d o o sábado reservado para Educação Física.

(2)

A interessada apresentou anteprojeto de R e g i m e n t o para a F a c u l d a d e que deverá ser apreciado à parte, conforme j u r i s p r u d ê n c i a deste Conselho.

No Regimento constam as normas disciplinadoras para o ES Tágio S u p e r v i s i o n a d o e para a P rática de Ensino, componentes obrigatórios do curso, que são da competência do C o n s e l h o Departamental.

A E n t i d a d e informa que o E stágio S u p e r v i s i o n a d o será de- s e n v o l v i o o em estabelecimentos de e n s i n o de 1º e 2º graus, com os quais em tempo hábil, serão celebrados convênios. O acompanhamento e a v a l i a ç ã o

decorrerão de relatório de E s t á g i o e de Prática de Ensino, que serão

elaborados pelos alunos e a v a l i a d o s pelos responsáveis por t a i s práticas.

2. CORPO D I R I G E N T E , TECNICO-ADMINISTRATIVO E DOCENTE

A I n s t i t u i ç ã o faz a indi cação dos corpos d i r i g e n t e e téc nico-adminiatrativo que, devidamente compromissados, estão a s s i m com - postos:

Diretor: João S i l v e i r a Neto Vice-Diretor: Leila de Albuquerque Leão Secretário: Oswaldo Soler Jr

Bibliotecária: M a r i n e z Bari l e G a l v ã o de França

O Corpo Docente, por seu lado, é formado de 12 professores com o seguinte perfil qualitativo: 1 possui Mestrado, 10 possuem -curso de e s p e c i a l i z a ç ã o , sendo que 6 possuem mais de um curso de espec i a l i z a ç ã o ; 4 foram a l v o de aprovação deste Conselho e II possuem mais de um curso de graduação. Em anexo são apresentados os professores a-provados

3. RECURSOS M A T E R I A I S E DE INFRA-ESTRUTURA

As instalações gerais previstas para o curso serão forma das por um prédio, de propriedade da Inspetoria Imaculada A u x i l i a d o r a , locado à Mantenedora, apresentando uma área construída de l.027,37m2 - s u b d i v i d i d o s em 19 salas de aulas, B i b l i o t e c a , Diretoria, Secretaria.

A b i b l i o t e c a será i n s t a l a d a em área de 9l,44m2 e funcio- nará de segunda a sexta-feira das 8.00 às 22.00 horas e, aos sábados -das 8.00 às 12.00 horas. O s i s t e m a de c l a s s i f i c a ç ã o será o CDD-Sistema

(3)

Decimal de Dewey e a catalogação atenderá aos códigos da A m e r i c a n Li- brary A s s o c i a t i o n .

O acervo geral para o curso será formado, i n i c i a l m e n t e , de 917 t í t u l o s , sendo 624 específicos para o curso, além de 7 t í t u l o s de p e r i ó d i c o s de a s s i n a t u r a corrente. No projeto apresenta-se relaç ã o n o m i n a l do mesmo, informando que a sua a q u i s i ç ã o se dará à m e d i d a que as d i s c i p l i n a s forem sendo implantadas, segundo o c u r r í c u l o pleno a- presentado e após aprovação e homologação do parecer que aprovar o projeto do curso. O cronograma de execução apresentado prevê as etapas de i m p l a n t a ç ã o de todo o acervo i n d i c a d o para o curso em questão.

A interessada informa que colocará à disposição do alu- nado, i n i c i a l m e n t e , um exemplar de cada um dos t í t u l o s arrolados, nú- mero esse que será a m p l i a d o em função do que r e v e l a r a estatística de pesquisas e consultas da b i b l i o t e c a e os lançamentos pelas casas edi- toras. Quanto à b i b l i o g r a f i a básica, informa que serão a d q u i r i d o s 4 exemplares de cada um dos t í t u l o s indicados.

4. PLANEJAMENTO E C O N Ô M I C O - F I N A N C E I R O

A interessada apresentou Planejamen to Econômico-Financei ro, tendo como parâmetro o número de vagas aprovado - 100 (cem) vagas e em BTNs para o mês de outubro, bem como a m e m ó r i a de c á l c u l o dos valores de receita e despesa.

II - VOTO DA RELATORA

A v i s t a do exposto, esta Relatora vota pela aprovação do Projeto apresentado p e l o Centro de Ensino Superior de Barra do Garças referente ao curso de H i s t ó r i a , L i c e n c i a t u r a Plena, com 100 (cem) va- gas totais, anuais, para f u n c i o n a r na F a c u l d a d e de Estudos S o c i a i s de Barra do Garças, no M u n i c í p i o de Barra do Garças, Estado do Mato Gros-

so, em duas turmas.

A Interessada, uma vez homologado este Parecer pelo Exce l e n t í s s i m o Senhor M i n i s t r o da Educação deverá promover a v i s i t a da Co- missão V e r i f i c a d o r a .

(4)

I I I - CONCLUSÃO DA CÂMARA

A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto do Relator.

Sala das Sessões, em 24 de janeiro de 1990.

(5)

CORPO DOCENTE

ANTÔNIO DEGINE ANGELUCI - H i s t ó r i a Moderna

- H i s t ó r i a Contemporânea

Bacharel em H i s t ó r i a (1971). L i c e n c i a t u r a Plena em História. Espe- c i a l i z a ç ã o em D i d á t i c a Geral (360ha). L i c e n c i a d o em Estudos Sociais h a b i l i t a ç ã o Educação Mo r al e C í v i c a . Curso de Técnicas A u d i o v i s u -ais de Educação (30ha). Aprovado pelo Parecer 3214177 para lecionar H i s t ó r i a Contemporânea e H i s t ó r i a Moderna.

ELIO ARAÚJO SILVA - Prática de Ensino de História

- Estudo de Problemas Brasileiros Bacharel em C i ê n c i a s J u r í d i c a s (1978). L i c e n c i a d o em Estudos So- ciais, h a b i l i t a ç ã o Educação Moral e Cívica. Licenciatura Plena em H i s t ó r i a (1985). C i c l o de Estudos Pedagógicos. E s p e c i a l i z a ç ã o em D i d á t i c a Geral (360ha). E s p e c i a l i z a ç ã o e m D i r e i t o Empresarial (360)

ELZA TROVO T E I X E I R A - Metodologia da Pesquisa His tórica

- História Antiga

L i c e n c i a d a em Estudos S o c i a i s (1973). L i c e n c i a d a em Pedagogia (1974) h a b i l i t a ç ã o em Supervisão da Escola de 1º e 2º graus, Ensino das D i s c i p l i n a s e A t i v i d a d e s Práticas dos Cursos Normais. Licenciada -em Geografia. L i c e n c i a d a em H i s t ó r i a (1978). Especia lização em Métodos e T é c n i c a s de Pesquisas em Estudos S o c i a i s (450ha). Curso de Metodologia dos Estudos Sociais. Curso "A E c o n o m i a C o l o n i a l e suas Manifestações Contemporâneas". Curso de Geografia Econômica.

E U N I C E RODRIGUES DE SOUZA P E R E I R A - História do Brasil - História Medieval

Licencia da em Estudos Sociais. Licenciada em Pedagogia, h a b i l i t a - ção em S upervisão da E sc ola de 1º e 2º graus e A d m i n i s t r a ç ã o Esco- lar de 1º e 2º graus. Especialização em H i s t ó r i a do Brasil (240ha).

Licenciatura Plena em H i s t ó r i a (1975). Li cenciada em Geografia. Es pecialização em Didática-Planejamento D i d á t i c o E s c o l a r (364ha). A- provada pelo Parecer 3214177 para lecionar História A n t i g a e Histó ria Medieval.

JHETH J E A N N E M A R T I N S DA S.ARAÚJO - Filosofia da Educação

Bacharel em F i l o s o f i a (1982). L i c e n c i a t u r a de I- grau em Estudos - Sociais (1983). L icenciatura P l e n a em História. Li c e n c i a t u r a Plena em Pedagogia, h a b i l i t a ç ã o em A d m i n i s t r a ç ã o Escolar de 1º e 2º graus Especialização em D i d á t i c a Geral (360ha). Especialização em Estudos B r a s i l e i r o s (360ha). Aprovada p e l o Parecer 832/89 para l e c i o n a r So ciologia A p l i c a d a à A d m i n i s t r a ç ã o .

(6)

J O A Q U I M F R A N C I S C O DE GODOY

- Antropologia Cultural - Sociologia

L i c e n c i a d o em F i l o s o f i a (1970). Bacharel em C i ê n c i a s J u r í d i c a s e S o c i a i s (1978). Especialização em D i d á t i c a Geral (360ha). Curso de t e o l o g i a . Aprovada em concurso p ú b l i c o para professor de F i l o s o f i a . R e a l i z o u v á r i o s cursos de extensão u n i v e r s i t á r i a .

M A R I L E N E FERRARI CAPARROZ GOMES - História do Brasil

L i c e n c i a d o em Pedagogia, h a b i l i t a ç ã o em A d m i n i s t r a ç ã o Escolar de 1º e 2º graus; E n s i n o das A t i v i d a d e s e Práticas dos Cursos N o r m a i s Especial ização em D i d á t i c a Geral (360ha). Licenciada em História - (1978). L i c e n c i a d a em Estudos S o c i a i s (1973). L i c e n c i a d a em Geogra fia (1975). E s p e c i a l i z a ç ã o em Educação Pré-Primária. Possui experi ê n c i a docente no e n s i n o superior.

NAZARETH DOS REIS

- Introdução ao Estudo da His- tória

- H i s t ó r i a das I d é i a s Políticas e Sociais

- História da América

Mestrado em História-PUC/RJ. Aprovando pelo Parecer 3295177 para le

cionar História e F i l o s o f i a das R e l i g i õ e s e História das Doutrinas Morais.

Licencia do em Hi stória (1978). Licenciado em F i l o s o f i a . Li c e n c i a d o em Letras (Francês).

ODETE LIMA DA S I L V A - P s i c o l o g i a d a Educação

- Didática

L i c e n c i a d a em Pedagogia, h a b i l i t a ç ã o Administração Escolar de 1º e 2º graus; Supervisão Escolar de 1º e 2º graus e Orientação Educaci onal. E s p e c i a l i z a ç ã o em Educação e Desenv olvimento (360ha). L i c e n - ciada em Estudos S o c i a i s (1977). E speciali zação em D i d á t i c a Geral- (360ha). Possui e x p e r i ê n c i a docente no e n s i n o sup erior.

ORLANDO N0RBERT0 C A V E N A G H I - Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º Grau

- Estrutura e F u n c i o n a m e n t o do Ensino de 2º Grau

Licencia do em Estudos S o c i a i s (1978). L i c e n c i a d o em Pedagogia, ha- b i l i t a ç ã o Orientação Educacional; Supervisão Escolar de 1º e 2º graus; A d m i n i s t r a ç ã o Escolar de 1º e 2º graus. E s p e c i a l i z a ç ã o em Didática-Desenvolvimento do Desempenho E f i c i e n t e do Papel do Pro - fessor. L icenciad o em H i s t ó r i a . E s p e c i a l i z a ç ã o em D i d á t i c a Geral -

(360ha).

SUELI DUNK - L í n g u a Portuguesa

L i c e n c i a t u r a curta em Letras (Língua Portuguesa). L i c e n c i a t u r a Ple

(7)

na em Letras (Português e Literaturas). Especialização em Métodolo gia do Ensino Superior (375ha). Curso de Didática Aplicada a Língua Portuguesa. Curso de Fundamentos para uma Ação Integrada-Admi- nistração-Supervisão Escolar (80ha). Possui e x p e r i ê n c i a docente.

VERA LÚCIA BOTTA MALDONADO - Educação Física

Licenciado em Ciências. Licenciada em Educação Física (1980). Apro-

vada em concurso p ú b l i c o de títulos e provas para o cargo de Pro-

fessor III em Educação F í s i c a .

(8)

CURRÍCULO PLENO CURSO DE

H I S T O R I A

DISCIPLINAS/PERÍODOS

CARGA HORÁRIA 1º ANO

Antropologia Cultural ... 60 ha Sociologia ... 60 ha Língua Portuguesa ... . ... 60 ha Introdução ao Estudo da Historia .... 120 ha História Antiga I ... 120 ha História Medieval I ... 120 ha História do Brasil I ... 120 ha Psicologia da Educação ... 60 ha 720 ha Estudo de Problemas Brasileiros ... 60 ha Educação Física (Prática Desportiva).. 60 ha 840 ha 2º ANO

História Antiga II ... 90 ha História Medieval II ... 90 ha História Moderna I ... 120 ha História Contemporânea I ... 120 ha História da América I ... 90 ha História do Brasil II ... 120 ha Filosofia da História ... 60 ha Didática ... 60 ha 750 ha Educação Física (Prática Desportiva).. 60 ha

810 ha 3º ANO

História Moderna II ... 120 ha História Contemporânea II ... 90 ha História da América II ... 120 ha História do Brasil III ... 120 ha Metodologia da Pesquisa Histórica .... 60 ha Estrutura e Funcionamento do Ensino de

1º e 2º Graus ... 60 ha História das Idéias Políticas e Sociais.60 ha

Prática de Ensino (Estágio Supervisio

nado) ... 120 ha 750 ha Educação Física (Prática Desportiva).. 60 ha 810 ha Carga Horária: 2.220 horas-Aula

E.P.B. 60 horas-Aula

Ed.Física 60 horas-Aula

(9)

IV - DECISÃO DO PLENÁRIO

O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade, a Conclusão da Câmara.

Sala Barretto Filho, em 26 de janeiro de 1990.

Referências

Documentos relacionados

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

O parecer da Banca de Avaliação será remetido por meio de correspondência enviada em meio eletrônico para o endereço informado pelo Proponente e publicada a relação das

Nesta opção o usuário poderá inserir um item de patrimônio Para incluir um item patrimonial, acesse (Patrimônio > Itens.. Patrimoniais – Inserir