• Nenhum resultado encontrado

Nome Sobrenome. Relatório de Análise Pessoal & Comercial FINXS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Nome Sobrenome. Relatório de Análise Pessoal & Comercial FINXS"

Copied!
26
0
0

Texto

(1)

Nome Sobrenome

Organização:

FINXS

Data:

13.02.2015

ciclo de vendas, propiciando o desenvolvimento da pessoa que o respondeu.

(2)

COMPREENDENDO SUA ANÁLISE PESSOAL & COMERCIAL EXTENDED DISC

Nome, certamente você já percebeu que seu sucesso no desenvolvimento de negócios é determinado em grande parte pela maneira como você interage com os clientes atuais e potenciais. Sua capacidade de se relacionar, comunicar, influenciar e motivar seus interlocutores é crucial para seu sucesso comercial.

Conviver com certas pessoas é muito mais fácil, pois quase que sem esforço você compreende a outra pessoa e a comunicação flui. É como se esta pessoa e você percebessem o mundo de forma muito semelhante. Por outro lado, há pessoas cuja interação não flui tão facilmente. Você não consegue entender o ponto de vista destas pessoas, o que realmente querem e quais são suas intenções. Neste tipo de interação, você pode perder uma venda ou frustrar um cliente, sentindo-se decepcionado e até mesmo cansado, pois lhe é requerido muito mais energia, esforço e concentração.

Esta análise pessoal e comercial Extended DISC lhe fornecerá um guia para interações mais bem sucedidas com clientes atuais e potenciais, esclarecendo:

1. Os estilos de comportamento humano. 2. Como você é e como os outros lhe percebem.

3. Como identificar seus interlocutores e entendê-los melhor. 4. Como ajustar o seu estilo de vendas para atingir seus objetivos.

A Análise Pessoal & Comercial Extended DISC não produz resultados que classificam as pessoas em categorias como bom-ruim. A informação contida no relatório refere-se ao “estilo comportamental natural”, isto é, o estilo comportamental que requer menos energia e esforço, sendo o mais freqüentemente exibido no comportamento do respondente. Esta ferramenta foi desenvolvida tendo como base:

Carl Gustav Jung: Preferências das pessoas em "Tipos Psicológicos"

Willian Moulton Marston: Teoria DISC em "As Emoções de Pessoas Normais"

Modelo dos Quatro Quadrantes (4Q): Modelo de desenvolvimento humano e organizacional.

A Teoria dos Tipos Psicológicos desenvolvida pelo psiquiatra suíço JUNG (1875-1961), identifica tipos ou padrões de

comportamento previsíveis. As diferenças entre os indivíduos são determinadas pela maneira preferencial que as pessoas processam em suas mentes as atividades de:

Coleta de informação – Percepção, sendo baseada na Sensação ou na Intuição.

(3)

COMPREENDENDO SUA ANÁLISE PESSOAL & COMERCIAL EXTENDED DISC

A Teoria DISC desenvolvida por MARSTON (1893-1947) demonstra o estilo comportamental através de quatro categorias de

respostas do comportamento humano:

Dominância: lidando com problemas e desafios.

Influência: lidando com pessoas e as influenciando. eStabilidade: lidando com mudanças e ritmo.

Conformidade: lidando com regras e procedimentos estabelecidos.

Os estilos comportamentais são divididos em quatro principais, mas as pessoas não apresentam características puramente “D”,

I”, “S” ou “C”, de fato, somos uma mistura destes estilos, em maior ou menor grau, contemplando 160 estilos comportamentais. Estilo C

Os que possuem estilo C são precisos, lógicos, factuais, analíticos e cuidadosos. São focados em tarefas e em garantir que as coisas sejam feitas corretamente. Tendem a produzir trabalho de alta qualidade. Eles precisam de dados, informações e análises, sendo muito focados nos detalhes, tornando-se minuciosos e perdendo a visão do todo (concentrando-se mais nas árvores do que na floresta). Os outros podem percebê-los como muito críticos, distantes e até mesmo pessimistas.

Estilo S

Os indivíduos de estilo S são calmos, prestativos, pacientes, persistentes, modestos e dispostos a trabalhar. Eles estão ansiosos para ajudar, são leais e excelentes membros de equipe. Tendem a ser bons ouvintes, confiáveis e equilibrados com as tarefas e pessoas. Necessitam de estabilidade e segurança e precisam de ajuda frente à mudança. Os outros podem percebê-los como lentos, presos a um "status quo", indecisos, teimosos e até mesmo silenciosamente ressentidos.

Estilo D

Os indivíduos de estilo D são competitivos, agressivos, decididos e orientados para resultados. Preferem mover-se rapidamente, correr riscos e fazer as coisas na mesma hora. Também gostam de serem os responsáveis, estar no controle e ter o poder. Eles gostam de mudanças e desafios. Por vezes as pessoas de estilo D podem ser impacientes, arrogantes e não muito bons ouvintes, sendo propensos a tomar decisões repentinas. Os outros podem percebê-los como egocêntricos, exigentes e até duros.

Estilo I

As pessoas de estilo I são falantes, sociáveis, otimistas, animadas e bons para influenciar os outros. São orientadas para pessoas, espontâneas, enérgicas e entusiastas. Por vezes podem ser desatentos aos detalhes, tagarelas e emocionais. Eles podem prometer demais, porque são muito otimistas e estão ansiosos para serem populares. Os outros podem percebê-los como pessoas descuidadas, impulsivas e com dificuldade para fazer um rígido acompanhamento. O Modelo de Quatro Quadrantes é a estrutura comportamental mais amplamente usada no desenvolvimento humano e

organizacional. Pode ser aplicado em váriadas situações, sendo base de muitas ferramentas de avaliação, teorias de aprendizado e conceitos de desenvolvimento em todo o mundo. O Diamante Extended DISC e as Zonas de Flexibilidade baseiam-se no

(4)

DESCRIÇÃO DO PERFIL PESSOAL

Esta página é uma descrição de como Nome é normalmente visto por outros indivíduos. Leia o texto como tal, e use-o para desenvuse-olver uma imagem gluse-obal. Ause-o avaliar sentenças específicas, é impuse-ortante cuse-onsiderar a habilidade consciente de uma pessoa de adaptar o seu comportamento. Em outras palavras, enquanto o texto descreve o comportamento típico dos indivíduos com este estilo, uma pessoa certamente é capaz de modificar seu comportamento para se adaptar às necessidades de uma situação, ou indivíduos em particular. Além disso, é possível que já tenha se dedicado ao desenvolvimento de algumas destas características, através do aprendizado de novas habilidades.

Estilo Pessoal

Tem força de vontade, ativa, ambiciosa, criativa, direta, exigente, concentrada em metas, energética, tenaz, exata, decidida, procura desafios, possui vontade independente, determinada.

Estilo de Comunicação

Ele tem que tomar cuidado para que seu estilo não seja percebido como difícil e distante. Nome é determinado e apresenta seu assunto seriamente. Ele se dedica totalmente e espera que todos façam o mesmo. Nome não é muito bom em inspirar os outros e precisa desenvolver esta habilidade se ele quiser dirigir pessoas.

Fatores de Motivação

Nome ganha motivação através de tarefas e obrigações independentes que utilizam suas habilidades de

planejamento e desenvolvimento. Ele gosta de trabalhar em projetos completos. Ele ganha motivação pelo desafio e oportunidade de desenvolver e criar algo novo.

Esta pessoa tenta evitar tarefas rotineiras, demasiado simples ou repetitivas. É orientado pelos objetivos e não se interessa por contatos humanos desnecessários e sociais no seu trabalho. Pode ter dificuldades em motivar-se para trabalhar com pessoas que ponderam por muito tempo.

Tomada de Decisão

(5)

COMPETÊNCIAS COMERCIAIS

O mapeamento das competências comerciais está alinhado às oito etapas do ciclo de vendas e, irá subsidiar a análise do perfil comercial de Nome, seus pontos fortes e áreas que irão requerer maior energia e concentração na sua atuação profissional.

Esta não é uma avaliação de capacidade e sim de facilidade de realização, portanto utilize os resultados para construir plano individual de desenvolvimento para as competências nas quais Nome possui menor facilidade e que são importantes para seu desempenho comercial.

Cada etapa do Ciclo de Vendas apresenta 12 competências correspondentes, apresentadas em uma escala graduada, onde o retângulo em cada gráfico de barra indica o nível de facilidade de Nome em relação ao comportamento em questão. Sendo que:

Menor Facilidade (-5): localizado mais à esquerda / abaixo de zero. Indica seu Estilo Não-Natural. Comportar-se

(6)

1. PREPARANDO O PLANO COMERCIAL

Levantamento e análise de informações sobre os produtos / serviços a serem ofertados, mercado e clientes a serem abordados, visando o planejamento da estratégia para o sucesso de vendas.

Menor Facilidade Maior Facilidade

COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS

Analise as competências acima cujo resultado está localizado mais à esquerda. E, escolha até 3 (três) que poderiam ter impacto positivo sobre o seu desempenho comercial se você conscientemente modificasse seu comportamento.

Focada em seguir um processo sistematizado para

coleta de dados: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5 Gerencia e coleta informação dos clientes: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5

Análise sistemática de dados numéricos: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5

Busca adquirir todos os detalhes necessários para

o desenvolvimento da estratégia: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5 Reúne, analisa e aproveita os dados de várias

fontes para compreender o ambiente: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5 Conecta os dados com o objetivo e aprende o que

necessita ser feito em seguida: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5 Percebe a organização como um todo e suas

conexões: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5 Possui uma perspectiva estratégica, percebendo o

quadro completo: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5 Transforma a estratégia em um plano de ação

detalhado: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5 Concentra-se em fatos, trabalhando

passo-a-passo na direção do objetivo: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5 Busca ativamente por novas oportunidades de

(7)

2. ESTABELECENDO CONTATO

Abordagem de clientes existentes ou potenciais, visando firmar relacionamentos para convertê-los em oportunidades de negócio.

Menor Facilidade Maior Facilidade

COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS

Analise as competências acima cujo resultado está localizado mais à esquerda. E, escolha até 3 (três) que poderiam ter impacto positivo sobre o seu desempenho comercial se você conscientemente modificasse seu comportamento.

Toma a iniciativa de desenvolver novas

oportunidades de vendas (prospecção): -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5 Abordagem sistemática para a aquisição de novos

clientes (prospecção): -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5 Utiliza do controle das ligações comerciais para

alavancar o processo de vendas: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5 Ajusta sua abordagem a pessoas diferentes: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5

Contato ativo com pessoas através de diversos

canais de comunicação: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5 Aproxima-se de novas pessoas rapidamente e

naturalmente: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5 Diversos contatos positivos com os clientes: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5

Comunica-se com os clientes de forma amigável: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5

Cria uma primeira impressão positiva: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5

Rapidamente cria afinidade entre as pessoas: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5

É flexível com os clientes: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5

(8)

3 . IDENTIFICANDO A NECESSIDADE

Diagnóstico da situação / problema do cliente, visando identificar as necessidades (demandas, dificuldades, insatisfações, expectativas, planos, etc.) que poderão ser atendidas através de uma solução, produtos / serviços a serem ofertados.

Menor Facilidade Maior Facilidade

COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS

Analise as competências acima cujo resultado está localizado mais à esquerda. E, escolha até 3 (três) que poderiam ter impacto positivo sobre o seu desempenho comercial se você conscientemente modificasse seu comportamento.

Cria um vínculo positivo com o cliente: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5

Ouve ativamente as necessidades dos prospects e

clientes: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5 Mantem a conversa ativa com o cliente: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5

Solicita informações e ideias dos outros: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5

Utiliza perguntas para conhecer as necessidades

do cliente: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5 Presta atenção às necessidades do cliente: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5

Persistentemente faz perguntas para descobrir

necessidades ocultas: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5 Atenta à lógica do que está sendo dito: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5

Percebe as emoções dos outros, mesmo quando

não ditas: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5 Disposta em fazer perguntas difíceis para

prospects e clientes: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5 Boa ouvinte, presta atenção para compreender

tudo: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5 Engajamento do comprador através do

(9)

4. CRIANDO OPÇÕES

Integração das informações obtidas e aprofundamento de questões chave, cuja compreensão subsidie a formatação de uma solução coerente em termos de conceito, aplaicabilidade e valor.

Menor Facilidade Maior Facilidade

COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS

Analise as competências acima cujo resultado está localizado mais à esquerda. E, escolha até 3 (três) que poderiam ter impacto positivo sobre o seu desempenho comercial se você conscientemente modificasse seu comportamento.

Cria abertura e entusiasmo: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5

Concede a possibilidade de conversar sobre o

problema de diferentes perspectivas: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5 Ativamente faz questões e propõe novas ideias

para o cliente: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5 Rapidamente adquire e aplica novas informações: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5

Orientação e compartilhamento positivo de

informação: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5 Realiza análise aprofundada: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5

Desenvolve novas idéias e soluções rapidamente

em reuniões de vendas: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5 Desenvolve novas ideias de produtos técnicos: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5

Desenvolve novas ideias de serviços: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5

Gerencia emoções para manter a calma quando

encontra resistência: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5 Orienta e apoia o cliente na identificação do

produto que necessita: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5 Oferece complementos compatíveis às escolhas já

(10)

5. CONSTRUINDO A SOLUÇÃO

Apresentação da proposta de solução com os produtos / serviços, visando levar o cliente a mínima dúvida na compra e consequente fechamento do negócio.

Menor Facilidade Maior Facilidade

COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS

Analise as competências acima cujo resultado está localizado mais à esquerda. E, escolha até 3 (três) que poderiam ter impacto positivo sobre o seu desempenho comercial se você conscientemente modificasse seu comportamento.

Vende suas ideias para os outros: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5

Comunica-se de forma convincente e positiva: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5

Fornece informação ao cliente prontamente: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5

Boa apresentação das características técnicas: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5

Conquista o cliente falando sobre o produto: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5

Baseada em dados para vender idéias aos outros: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5

Orienta o cliente sobre um assunto complicado: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5

Vendas complexas com desenvolvimento de

soluções personalizadas: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5 Realiza venda técnica que exige conhecimentos: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5

Atende as necessidades dos clientes ofertando

produtos existentes: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5 Fornece informações avançadas do produto

(11)

6. FECHANDO A VENDA

Fechamento do negócio, gerindo eficazmente o relacionamento no processo de venda visando à aceitação da proposta e efetivação da compra pelo cliente.

Menor Facilidade Maior Facilidade

COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS

Analise as competências acima cujo resultado está localizado mais à esquerda. E, escolha até 3 (três) que poderiam ter impacto positivo sobre o seu desempenho comercial se você conscientemente modificasse seu comportamento.

Foca-se no próximo passo no processo de vendas: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5

Explica a lógica do negócio de uma forma simples

e motivadora: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5 Influencia outros com propostas de negócios

solidamente fundamentadas: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5 Negociadora focada em objetivos e resultados: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5

Apresenta claramente as vantagens do produto e

solicita uma decisão do cliente: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5 Permite ao cliente fazer sua decisão de compra

sem pressão: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5 Pressiona o cliente para o fechamento: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5

Venda focando metas, considerando as exigências

do cliente: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5 Vendas a curto-prazo, motivando compradores

rapidamente: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5 Utiliza ligações comerciais para encaminhar a uma

decisão: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5 Mantem objetividade emocional no processo de

vendas: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5 Assume postura ativa frente a situações difíceis em

(12)

7. PÓS-VENDA

Monitoramento da entrega para o cliente, agindo em prol da satisfação de forma diligente e focada, garantindo que o que foi acordado no fechamento da venda seja efetivamente cumprido, por ambas as partes.

Menor Facilidade Maior Facilidade

COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS

Analise as competências acima cujo resultado está localizado mais à esquerda. E, escolha até 3 (três) que poderiam ter impacto positivo sobre o seu desempenho comercial se você conscientemente modificasse seu comportamento.

Acompanha o processo de vendas de forma

sistemática: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5 Mantem sua atitude focada no cliente: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5

Cuidadosa nas atividades de pós-venda: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5

Paciente no atendimento ao cliente por telefone: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5

Lida adequadamente com o feedback negativo do

cliente: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5 Identifica os detalhes do problema ao lidar com

reclamações dos clientes: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5 Identifica erros e busca corrigí-los: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5

Fornece ao cliente fatos e feedback direto: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5

Exerce domínio sobre o produto e fornece suporte: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5

Avalia seu trabalho a partir da perspectiva do

cliente: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5 Gera e mantem a documentação do cliente: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5

(13)

8. FIDELIZANDO O CLIENTE

Manutenção do relacionamento com o cliente após a venda ser concluída, identificando necessidades latentes e novas oportunidades de negócios com clientes existentes.

Menor Facilidade Maior Facilidade

COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS

Analise as competências acima cujo resultado está localizado mais à esquerda. E, escolha até 3 (três) que poderiam ter impacto positivo sobre o seu desempenho comercial se você conscientemente modificasse seu comportamento.

Gestão sistemática de relacionamento com

clientes em curso (cultivo de vendas): -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5 Engaja-se rapidamente em uma conversa em

andamento com o cliente: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5 Administra relações de longo-prazo com o cliente: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5

Mantem a confiança do cliente: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5

Relações consistentes e estáveis com o cliente: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5

Contatos frequentes e com cortesia junto a

clientes: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5 Acompanhamento e orientação a clientes: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5

Persistente no desenvolvimento de mais negócios: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5

Busca melhorar continuamente o desempenho dos

negócios: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5 Age visando obter vendas adicionais: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5

Compreende como seu trabalho afeta o resultado

da empresa: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5 Trabalha e se comunica de uma maneira orientada

(14)

PONTOS FORTES - FORÇAS

Os aspectos comportamentais elencados neste segmento, são os pontos fortes naturais de Nome que mais se evidenciam. É possível que não sejam habilidades excepcionais, entretanto, são muito naturais para pessoas com este perfil.

Saber qual a direção a ser seguida Ter idéias novas e desafiadoras Poder analisar profundamente Não viver num mundo de sonhos

Estar pronto a pôr em prática suas decisões Enxergar além da conversa social ‘amável’ Dominar até os assuntos mais complicados Sacrificar tudo, menos os objetivos

Não precisar do elogio de outras pessoas Estar pronto a dar tudo de si pela sua tarefa Atrever-se a exigir muito dos outros

Produzir novos pensamentos e idéias

O retângulo na escala graduada abaixo indica o nível de facilidade de Nome em relação ao comportamento

descrito:

Menor Facilidade: mais à esquerda. Estilo Não-Natural, requer mais energia para ser apresentado. Maior Facilidade: mais à direita. Estilo Natural, requer menos energia para ser apresentado.

Menor Facilidade Maior Facilidade

Atenta à lógica do que está sendo dito: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5

Mantem objetividade emocional no processo de

vendas: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5 Disposta em fazer perguntas difíceis para

prospects e clientes: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5 Busca melhorar continuamente o desempenho dos

negócios: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5 Transforma a estratégia em um plano de ação

detalhado: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5 Identifica os detalhes do problema ao lidar com

(15)

PONTOS DE ATENÇÃO - VULNERABILIDADES

Trata-se de uma lista de características, em relação às quais Nome deveria ter cautela, pois caso fique excessivamente entusiasmado ou pressionado, estes pontos de atenção podem se tornar ativos. Tais aspectos irão requerer maior energia. Alguns dos itens dizem respeito ao uso excessivo de um estilo, por vezes, tornando um ponto forte em uma vulnerabilidade.

Ser profundo demais e difícil de se acompanhar Não demonstrar os sentimentos

Exigir só por exigir

Manter-se distante e intimidador em relação aos outros Ser severo e incondicional

Dar ordens, não motivar

Não aceitar discussões desnecessárias Complicar as coisas simples

Não respeitar a liberdade de cada um

Parecer não se preocupar com os sentimentos dos outros Exigir fatos em demasia

Não admitir abertamente os erros

O retângulo na escala graduada abaixo indica o nível de facilidade de Nome em relação ao comportamento

descrito:

Menor Facilidade: mais à esquerda. Estilo Não-Natural, requer mais energia para ser apresentado. Maior Facilidade: mais à direita. Estilo Natural, requer menos energia para ser apresentado.

Menor Facilidade Maior Facilidade

Comunica-se com os clientes de forma amigável: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5

Cuidadosa nas atividades de pós-venda: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5

Contatos frequentes e com cortesia junto a

clientes: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5 Relações consistentes e estáveis com o cliente: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5

Orientação e compartilhamento positivo de

informação: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5 Administra relações de longo-prazo com o cliente: -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5

Percebe as emoções dos outros, mesmo quando

(16)

FATORES DE MOTIVAÇÃO

Esta página destaca as dimensões motivacionais que são típicas para os indivíduos com este perfil. A parte superior desta página ressalta os pontos que normalmente motivam Nome. Busque não se concentrar demais na metade inferior desta página, mas esteja atento a seus impactos.

Importante destacar que esta não é uma escala de "capaz - não capaz". Em outras palavras, isso não significa que não se possa superar os itens listados na metade inferior desta página. É uma indicação de que áreas normalmente irão requerer mais energia e concentração para os indivíduos com o este estilo.

Fatores de Motivação/ Área de Conforto

Estes itens, normalmente, motivam pessoas deste estilo. É provável que Nome responda de maneira positiva, se o nível das características descritas nestes itens for aumentado em seu ambiente de trabalho.

Possibilidade de criar e desenvolver novos projetos Número ilimitado de opções

Possibilidade de desenvolver a sua própria programação Tomar as decisões certas

Abordagem inflexível e concentrada em objetivos

Liberdade para trabalhar com as idéias, até que estejam prontas Desenvolver sua própria descrição de tarefas

Liberdade de trabalho desnecessário Posição independente, sem muitos contatos Aprofundar-se em coisas novas

Fatos, valores ‘rigorosos’

Precisar levar em conta os detalhes

Situações que Reduzem a Motivação / Procura Evitar

Estes itens normalmente não são vistos de maneira positiva por pessoas deste estilo. Seu efeito na motivação de Nome será negativo, caso o nível desses itens seja ampliado no ambiente de trabalho.

Perder o prestígio

Coisas que não podem ser controladas Apresentações públicas

Mostrar abertamente os sentimentos Falhar no próprio trabalho

Perder habilidades ou posição Ser deixada de lado

(17)

DICAS PARA ELEVAR SEU DESEMPENHO DE VENDAS

Nome, analise suas competências do ciclo de vendas a serem desenvolvidas e as recomendações abaixo indicadas para potencializar seus pontos fortes e neutralizar os seus pontos de vulnerabilidade.

INICIAR OU INTENSIFICAR OS SEGUINTES COMPORTAMENTOS NO RELACIONAMENTO COMERCIAL:

Não é suficiente que você diga apenas o que necessita, pratique a forma correta de dizê-lo. Ao ouvir, procure reagir de forma positiva.

Certifique-se de que o cliente deixe a sala com uma impressão positiva, todas as vezes. Forneça ao cliente, uma oportunidade de se sentir confortável e seguro.

Aprenda a utilizar as palavras e frases exatas dos clientes, ao apresentar suas soluções. Aprenda um estilo de conversação onde você não fale apenas sobre um tópico específico.

Defina uma razão para cada parte do relatório e explique os motivos para que a informação seja necessária.

DAR ATENÇÃO AOS SEGUINTES ASPECTOS NO ATENDIMENTO A CLIENTES:

Lembre-se de explicar ao cliente as razões por trás das questões e o que você fez em relação a elas. tente ser o mais educado possível.

Reveja com o cliente primeiro o que ele/ela gostaria que acontecesse a seguir. Não deixe que nada distraia você de entrar em contato com os seus clientes.

Lembre-se que mesmo que o cliente não esteja sempre certo, você pode deixar passar. Tente fazer com que o cliente se sinta bem.

Não se esqueça das coisas que são menos lucrativas.

EVITAR OU PARAR DE FAZER NA SUA ABORDAGEM DE VENDAS:

Não crie muitos projetos produtivos simultaneamente. Não tente "derrotar" o cliente.

Não subestime um cliente que você acredita que não conhece suficientemente o produto. Durante as conversas, fale sobre o futuro, mas não o analise.

Não subestime os desejos do cliente - eles são uma realidade para eles.

Fale apenas sobre os assuntos principais; não comece a analisar ou refletir sobre outros tópicos. Não procure por novos empreendimentos se você não pode cuidar primeiro das tarefas existentes.

PLANO DE AÇÃO PARA DESENVOLVIMENTO

(18)

Perfil I - Estilo Situacional Perfil II - Estilo Natural

PERFIL EXTENDED DISC

Os Perfis são apresentações visuais do estilo de Nome Sobrenome. São baseados nas respostas ao inventário. As respostas são consolidadas a partir das escolhas de "mais" e "menos" em uma distribuição de freqüência de cada estilo comportamental.

PERFIL I - ESTILO SITUACIONAL: Ilustra como a pessoa acredita que deve ajustar seu comportamento para lidar

melhor com as exigências do ambiente atual. O Perfil I demonstra a compreensão consciente do indivíduo quanto a si mesmo e seu próprio comportamento na situação atual (auto-imagem consciente).

PERFIL II - ESTILO NATURAL: Ilustra a reação natural desta pessoa a um estímulo externo, é o estilo que é mais

freqüentemente exibido por este indivíduo. O Perfil II permanece razoavelmente estável, mas não rígido, ao longo da sua vida.

A representação do seu perfil no Diamante Extended DISC apresenta o PONTO indicando seu Estilo Natural (Perfil

II) e a SETA indicando seu Estilo Situacional (Perfil I). A direção da seta mostra a percepção consciente de

(19)

COMPREENDENDO OS GRÁFICOS EXTENDED DISC

(20)

ZONAS DE FLEXIBILIDADE NO DIAMANTE EXTENDED DISC

O Diamante é dividido em 160 áreas (40 em cada quadrante), cada qual ilustrando uma combinação diferente das quatro principais características comportamentais. As Zonas de Flexibilidade demonstram até que ponto e em que direção o comportamento do indivíduo é mais flexível, assim como em que áreas a pessoa está mais afastada do estilo natural.

O sombreado mais escuro do Diamante mostra a localização do seu estilo natural, identificando em qual quadrante está localizado. As áreas sombreadas demonstram os estilos comportamentais que são muito confortáveis e as áreas brancas ilustram as áreas do Diamante que irá exigir maior energia, esforço e concentração.

Assim sendo, temos as seguintes Zonas de Flexibilidade:

Zona Atual = Retângulo colorido. Posição do estilo natural, identificando em qual quadrante DISC está localizado.

Zona de Flexibilidade Natural = Sombreada mais escura. A área para a qual o perfil apresenta maior

probabilidade de mudar.

Zona de Desenvolvimento Mais Fácil = Sombreada mais clara. A área em direção à qual o desenvolvimento

do perfil é mais fácil.

Zona de Desenvolvimento Mais Difícil = Branca. Áreas que exigem um ajuste mais forte e consciente do

(21)

PAPÉIS NO RELACIONAMENTO EM EQUIPE

Modificador

O Modificador é a pessoa independente do grupo, que deseja manter o controle de si próprio e de suas ações. Não se apega aos valores estatísticos ou títulos, enquanto acredita que é superior aos mesmos. Tem uma resposta pronta para a maioria das perguntas e não tem nenhum receio de dar as suas opiniões. Alguns membros do grupo podem vê-la como uma pessoa intimidadora, e que às vezes até subestima os outros. Na realidade, esta pessoa quer que os outros mostrem primeiro do que são capazes, e só depois lhes dá atenção e os aceita dentro do grupo. Ele está constantemente em busca de desafios e não tem medo do desconhecido. As mesmas informações e rotinas podem aborrecer esta pessoa rapidamente. Quer estar na linha de frente, desenvolvendo coisas novas e criando algo único. Acha muito difícil admitir uma derrota e ter que voltar atrás. Como é uma pessoa voltada para os objetivos, está disposta a adaptar-se rapidamente às novas situações e grupos, e não fica relembrando o passado.

Atitude perante o trabalho em equipe

Não considera um bom investimento de seu tempo Muita conversa não relacionada ao trabalho Um meio para obter informações das pessoas

Papel na equipe

Consegue passar adiante sua própria mensagem Decide sobre o assunto da conversa

Desafia para um debate

Papel como motivador

Motiva através do rigor Incita para a ação

Não leva os outros à exaustão

Papel como realizador

Faz as coisas rápida e inesperadamente Aborrece-se com facilidade

Faz as coisas da sua própria maneira

O avanço conquistado pelo grupo

(22)

COMPREENDENDO OS PAPÉIS NO RELACIONAMENTO EM EQUIPE

Nome, naturalmente assume um dos 10 Papéis no Relacionamento em Equipe, o qual é descrito em termos de como atua, no que acredita e como participa da equipe. Como também como complementa os outros papéis e com quais estilos tem maior facilidade ou dificuldade de encontrar o ritmo em conjunto na equipe.

(23)

IDENTIFICANDO O PERFIL EXTENDED DISC DE OUTRAS PESSOAS

Depois de saber como é seu estilo comportamental, você poderá conhecer o estilo de seus interlocutores, para tanto busque identificar o modo natural de reação da pessoa em diferentes situações, mas evite generalizações ou rótulos.

Importante ressaltar que, as pessoas são uma mistura dos quatro estilos principais DISC, em maior ou menor grau, e a Extended DISC contempla combinações de vários percentuais destas quatro categorias, identificando 160 estilos comportamentais.

A seguir, há uma lista de características de cada estilo DISC para orientar a identificação de outras pessoas, a fim de apoiar os ajustes necessários em seu estilo e elevar sua eficácia no relacionamento interpessoal e comercial.

IDENTIFICANDO PESSOAS DO ESTILO D

Parece estar sempre com pressa. É direto, diz o que pensa.

Pode ser rude e exigente.

Coloca as próprias opiniões como fatos. Interrompe os outros.

Tende a falar com muitas pessoas ao mesmo tempo. Fica irritado facilmente, é muito impaciente.

IDENTIFICANDO PESSOAS DO ESTILO I

É aberto e amigável.

É animado, entusiasma-se facilmente. Fala sobre pessoas que conhece. Não foca muito em detalhes.

Não escuta ou presta atenção por muito tempo. Fala muito e pula de assunto para assunto. Mantém distância de assuntos difíceis.

IDENTIFICANDO PESSOAS DO ESTILO S

Parece calmo e tranquilo.

Não fica entusiasmado facilmente. Escuta cautelosamente, parece atencioso. Concorda e vai em frente.

(24)

FACILITANDO A COMUNICAÇÃO CONSIDERANDO O PERFIL DE OUTRAS PESSOAS

Ao se comunicar com outras pessoas, você compartilha diferentes informações, que podem ter maior ou menor receptividade do seu interlocutor. Assim como há uma maneira preferencial de agir e interagir, também temos nossas preferências na forma de se comunicar.

Depois de saber como é seu estilo comportamental e identificar o estilo das outras pessoas, busque ajustar sua forma de comunicação a maneira preferencial de seu interlocutor. Lembre-se que a comunicação de fato acontece quando a mensagem do emissor alcança o entendimento do receptor.

A seguir, algumas recomendações úteis para elevar a eficácia de sua comunicação com pessoas de diferentes estilos:

COMUNICANDO-SE COM D

Seja flexível às ideias deles.

Deixe com que eles definam a informação que eles precisam.

Tente demonstrar que você é um profissional igual a eles, mas que eles podem controlar a situação. Deixe com que eles controlem o que eles querem saber.

Encoraje eles com uma consideração positiva de todas as possibilidades que o produto/serviço oferece. Deixe com que eles acreditem que possuem controle sobre a a reunião.

Evite detalhes.

COMUNICANDO-SE COM I

Evite utilizar declarações agressivas. Dê suporte para sonhos - não inicie debates. Mostre que você escuta e se importa. Seja amigável e aberto.

Tente descrever o futuro da maneira mais positiva possível. Faça com que eles contem histórias.

Mostre que você está lá para ajudá-lo.

COMUNICANDO-SE COM S

Não discorde - deixe que eles decidam. Ganhe a aprovação deles como amigo.

Mostre a sua sinceridade quando estiver falando de problemas. Faça com que eles se sintam confortáveis.

Mostre que você respeita as coisas que são importantes para eles. Faça com que eles digam o que querem conseguir.

(25)

MELHORANDO SUA ABORDAGEM DE VENDAS

Ao interagir com clientes existentes e potenciais, eleve sua eficácia em vendas através da observação, identificação e abordagem apropriada a cada pessoa. Analise seu interlocutor tendo em mente qual perfil é predominante e quais outros surgem como características secundárias. Identifique em que quadrante de perfil está a pessoa e busque ajustar sua abordagem comercial a maneira preferencial de seu interlocutor.

A seguir, algumas recomendações úteis para elevar a eficácia de vendas com pessoas de diferentes estilos:

INTERAGINDO COM D

Mesmo quando eles estejam errados, deixe que eles ganhem.

Trate-os como um indivíduo único e aprenda sobre o que eles estão interessados. Seja flexível às mudanças de necessidade e opinião deles.

Mostre que você aprecia o conhecimento profissional deles. Mantenha um contato regular, sempre oferecendo a eles algo útil. Mantenha-se no nível deles - apenas um pouco abaixo.

Sempre planejem juntos os próximos passos.

INTERAGINDO COM I

Sempre atribua o crédito para eles. Seja flexível com as necessidades deles.

Faça com que eles se lembrem de você, mas não de uma forma mandatória. Tornem-se amigos, mas não espere nada deles.

Envolva eles tanto quanto eles estejam dispostos a se envolver. Passe tempo com eles.

Lembre-se do que vocês discutiram anteriormente.

INTERAGINDO COM S

Não os deixe sozinhos quando eles precisam de suporte.

Dê novas ideias para eles para mostrar que eles podem se beneficiar com você, mas não insista. Nunca entre em debate sobre diferenças nas suas opiniões.

Tente fazer com que eles sugiram o que você poderia fazer em seguida. Seja flexível com eles e sempre esteja preparado para ajudar.

Você precisa acreditar neles antes que eles acreditem em você.

Lembre-se das datas significativas para eles, como aniversários, por exemplo.

(26)

O QUE EVITAR NA SUA ABORDAGEM DE VENDAS

Através da compreensão do seu estilo comportamental e identificando o estilo das outras pessoas, é possível elevar a qualidade do relacionamento interpessoal fazendo os ajustes requeridos em cada interação. Lembre-se que, cada um de nós tem nossa maneira preferencial de agir e interagir, o que é facilitado quando encontramos outra pessoa que nos entende.

A seguir, algumas recomendações úteis ao se relacionar com pessoas de determinado estilo comportamental, é importante dar atenção aos fatores que deverão ser evitados para que seja facilitada a interação e a comunicação.

O QUE NÃO FAZER COM D

Não prove que eles estão errados.

Não deixe que eles se esquecem que são importantes clientes para você. Não tente contra-argumentar com tudo o que eles dizem.

Não os force com datas de entrega.

Não seja muito arrogante (você ainda tem o direito de mostrar que está preparado para defender a sua opinião). Não tente controla-los.

Não seja extremamente rígido com o que foi decidido a se fazer.

O QUE NÃO FAZER COM I

Não seja brusco.

Seja cauteloso para não subestimar a opinião deles. Não os pressione para uma situação constrangedora. Não demonstre nenhum sinal de agressividade.

Não os comprometa em qualquer relação que requeira muita concentração. Certifique-se de não falar apenas sobre negócios.

Não dispute o controle de reuniões com eles.

O QUE NÃO FAZER COM S

Não tenha um comportamento agressivo.

Não se esqueça de falar também sobre assuntos que não sejam sobre negócios. Não discorde das questões que são importantes para eles.

Não seja muito formal.

Não os force a tomar algum tipo de ação.

Referências

Documentos relacionados

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

considerado sujeito de direito, pois era propriedade do dominus. O trabalho escravo continuava no tempo, de modo indefinido, mais precisamente enquanto o escravo vivesse ou deixasse

Somente na classe Aberta Jr e Sr, nas modalidades de Apartação, Rédeas e Working Cow Horse, que será na mesma passada dessas categorias e os resultados serão separados. O

v) por conseguinte, desenvolveu-se uma aproximação semi-paramétrica decompondo o problema de estimação em três partes: (1) a transformação das vazões anuais em cada lo-

Silva e Márquez Romero, no prelo), seleccionei apenas os contextos com datas provenientes de amostras recolhidas no interior de fossos (dado que frequentemente não há garantia

Os ativos não circulantes classificados como disponível para venda são mensurados pelo menor montante entre o seu custo contábil e o seu valor justo, líquido das despesas com a

(32) O trabalho realizado pela força elétrica do campo elétrico para deslocar uma carga entre dois pontos pertencentes à mesma linha de força é nulo.. (64) Potencial

A proposta aqui apresentada prevê uma metodologia de determinação da capacidade de carga de visitação turística para as cavernas da região de Bulhas D’Água