• Nenhum resultado encontrado

Cidadania e inserção laboral assistida: os interstícios da experiência cotidiana de trabalho formal de adolescentes pobres

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Cidadania e inserção laboral assistida: os interstícios da experiência cotidiana de trabalho formal de adolescentes pobres"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA. CIDADANIA E INSERÇÃO LABORAL ASSISTIDA: OS INTERSTÍCIOS DA EXPERIÊNCIA COTIDIANA DE TRABALHO FORMAL DE ADOLESCENTES POBRES. Victor Hugo da Silva. Vitória 2005.

(2) VICTOR HUGO DA SILVA. CIDADANIA E INSERÇÃO LABORAL ASSISTIDA: OS INTERSTÍCIOS DA EXPERIÊNCIA COTIDIANA DE TRABALHO FORMAL DE ADOLESCENTES POBRES. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia, do Centro de Ciências Humanas e Naturais, da Universidade Federal do Espírito Santo, como requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Psicologia, sob orientação da Profª Drª Helerina Aparecida Novo.. UFES Vitória, Outubro de 2005..

(3) Dados Internacionais de Catalogação-na-publicação (CIP) (Biblioteca Central da Universidade Federal do Espírito Santo, ES, Brasil). S586c. Silva, Victor Hugo da, 1978Cidadania e inserção laboral assistida : os interstícios da experiência cotidiana de trabalho formal de adolescentes pobres / Victor Hugo da Silva. – 2005. 197 f. : il. Orientadora: Helerina Aparecida Novo. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Humanas e Naturais. 1. Adolescentes. 2. Juventude - Emprego. 3. Cidadania. 4. Legislação social. 5. Inclusão social. 6. Interação social na adolescência. I. Novo, Helerina Aparecida. II. Universidade Federal do Espírito Santo. Centro de Ciências Humanas e Naturais. III. Título. CDU: 159.9.

(4)

(5) É incontável o número daqueles cuja simples presença se insinuou a mim como educativa. Existem os que o foram por função. Alguns, por ocasião. Outros tantos, nunca saberei. Aos que fervilham agora em minha consciência, não poderei fazer justiça. No geral, desceram de sua especialidade e se elevaram comigo numa verdadeira relação de amizade, que me trouxe até onde estou. Fui tão definitivamente marcado que não há uma escolha que eu faça que não traga nas entrelinhas as palavras, o gesto de baixar a cabeça de quem deseja ouvir mais atentamente, a mão no ombro em sinal de apoio, o olhar atento que me deram a satisfação de provar a cada momento o doce sabor da libertação. Fica o registro dos que agora só podem ter lugar na memória:. Clóvis Sezana Pancieri (in memoriam) – Professor de Matemática pelo Colégio Marista de Colatina. A quem devo a honra de dizer que serviu para mim como Charcot a Freud. Costumava terminar suas aulas de matemática com comentários sobre Física Quântica, Ciências Ocultas e grandes problemas da humanidade. Marcou definitivamente meu interesse pela Psicologia e pela vida dos seres humanos numa época em que o que mais me aproximava disso era a Astrologia. Jamais esquecerei a ocasião em que encerrou a aula com uma demonstração de hipnose.. Cláudia Santos Costa (in memoriam) – Funcionária da Biblioteca José Pagani, do Colégio Marista de Colatina. Ensinou-me tanto como pessoa quanto me aumentaram em conhecimento acadêmico os livros, revistas e jornais aos quais tão dedicadamente facilitava o acesso. Dentre nossos assuntos prediletos, entre o burburinho do vai e vem de alunos, estavam Relações Humanas, Espiritualidade e Sonhos..

(6) Agradecimentos A Deus, que se fez presente de todas as formas, inclusive, durante o Mestrado, pelo conforto espiritual proporcionado pelo círculo mais íntimo de amigos da Igreja Evangélica Batista de Vitória. Aos meus pais Jorcelino Paulo da Silva e Madalena Aparecida de Andrade Silva, que sonharam para mim uma educação possível, que com seu trabalho, praticidade e persistência serviram de modelo de como devo me concentrar no extremamente essencial para realizar meus sonhos sem perder de vista a amplitude de horizontes que a vida nos reserva, e que souberam não interferir nos momentos em que a escolha era única e exclusivamente minha, fornecendo ocasião para superar sobremaneira o que eles e eu mesmo poderíamos esperar de mim. Aos meus protetores Prof. José Francisco Paiva, Licinia Maria Correa e Rosemary Riguetti Vitalli, cujo apoio e presença, numa fase ainda precoce de minha trajetória, ajudaram a semente da tomada de consciência de minhas aflições sociais ganhar a dimensão de uma preocupação mais ampla e frutífera, no contexto de minhas restrições e habilidades, que é a prática profissional e científica. Aos egressos Fabrício de Souza, Simone Alessandra Barcelos e Augusto Cezar Romero Resende, cujas experiências proporcionaram apoio, orientações e idéias que me foram muito úteis no processo de seleção para o Programa de PósGraduação em Psicologia. A minha orientadora Prof.ª Dr.ª Helerina Aparecida Novo, especialmente por ter tido a honra de, juntamente com Rebeca Bussinger, ser um dos últimos orientandos desta ardente lutadora, antes de sua aposentadoria por esta universidade. Ao. Centro. Salesiano. do. Adolescente. Trabalhador. (CESAM),. especialmente nas pessoas da Psicóloga Patrícia Cumam Santiago, que acolheu o projeto de pesquisa, e do Diretor Pe. Moacir José Scari, que autorizou sua realização; agradeço especialmente por terem me aliviado, com sua confiança, da ansiedade de tentar dar respostas imediatas a uma realidade já tão cheia de.

(7) vicissitudes quanto a da pesquisa científica, particularmente num contexto tão cheio de urgências como o universo do adolescente trabalhador. Aos adolescentes trabalhadores que decidiram participar da pesquisa na condição de informantes; muitas vezes agradeceram por proporcionar escuta a situações sobre as quais só mesmo o contexto de pesquisa daria ocasião de se expressar de forma tão longa e consistente, para nossa felicidade. Aos Professores Dr. Lídio de Souza, Dr. Sávio Siqueira de Queiroz e Dr. Paulo Rogério Meira Menandro, cujo esforço conjunto no contexto das aulas imprimiu a devida forma e limites ao alcance de minhas idéias, durante o engatinhar do nascimento de um pesquisador. A Maria Lucia Ribeiro Fajóli, cuja dedicação e carinho afastam qualquer indício da lendária aridez dos ambientes acadêmicos. Aos amigos que dividiram comigo o espaço do Laboratório de Informática do Programa, cuja sociabilidade proporcionada pelas trocas de experiências, descobertas, sofrimentos e alegrias fizeram dele um refúgio nos momentos de maior fragilidade. Ao meu irmão Diweiny da Silva, que, estando também numa condição semelhante à de adolescente trabalhador como estagiário da Prefeitura Municipal de Colatina no decurso da pesquisa, participou providencialmente na forma de troca de idéias. e. reflexões,. da. identificação. de. trechos. de. entrevista. seriamente. comprometidos pelas condições de gravação, na execução de algumas tarefas administrativas tão fundamentais quanto conseguir com amigos uma impressora e fazê-la funcionar, além de tolerar minha impaciência na disputa pelo uso do computador nos momentos de extrema urgência. A Prof.ª Dr.ª Ana Lúcia Heckert, cuja intervenção proporcionou o devido refinamento no tratamento das questões que apareceram na pesquisa. A todos que, compreendendo ou não o que é estar cursando um Mestrado, entenderam que uma simples palavra de apoio é tudo o que precisamos, às vezes, para dar mais um passo adiante..

(8) RESUMO Investiga o cotidiano de adolescentes pobres a partir de seus relatos do processo de entrada no mercado de trabalho institucionalmente assistida. Participaram 15 adolescentes do sexo masculino, com escolaridade entre a 7ª série do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio, com 17 anos de idade, e aproximadamente um ano e seis meses de inserção profissional. Todos são de famílias de baixa renda e moram em bairros da periferia da Grande Vitória/ES. Os informantes estavam vinculados a uma instituição que capacita, insere e acompanha adolescentes pobres no mercado de trabalho formal. A coleta de dados se deu através de entrevista seguindo um roteiro básico, estruturado de forma que o próprio informante desenvolva livremente o tema. Os resultados foram discutidos considerando que a inserção profissional é uma forma de exercício da cidadania. Os resultados mostram que: a inserção assistida no mercado de trabalho formal não constitui garantia absoluta de proteção aos direitos do adolescente; as redes sociais as quais o adolescente passa a ter acesso podem constituir um meio de ocultar violações de direitos podendo estar baseadas em relações de clientelismo; a assimilação de valores próprios do contexto de relações sociais do ambiente de trabalho pode colaborar para o afastamento do grupo de pares. Entretanto, os adolescentes avaliaram positivamente o acompanhamento fornecido pela instituição.. Palavras-chave: inserção laboral assistida; adolescente trabalhador; cidadania; direitos sociais..

(9) ABSTRACT. It investigates the daily of poor adolescents starting from your reports of the entrance process in the job market attended for institution. They announced 15 adolescents of the masculine sex, with education enters to 7th series of the Fundamental Teaching and 1st year of the Medium Teaching, with 17 years of age, and approximately one year and six months of professional insert. All are of families of low income and they live in neighborhoods of the periphery of Grande Vitória/ES. The informers were linked to an institution that qualifies, it inserts and it accompanies poor adolescents in the formal job market. The collection of data if he/she gave through interview following a basic route, structured so that the own informer it develops the theme freely. The results were discussed considering that the professional insert is a form of exercise of the citizenship. The results show that: the insert attended in the formal job market it doesn't constitute absolute warranty of protection to the adolescent's rights; the social nets which the adolescent starts to have access can constitute a middle of hiding violations of rights could be based on customerism relationships; the assimilation of own values of the context of social relationships of the work atmosphere can collaborate for the removal of the group of equal. However, the adolescents evaluated the accompaniment positively supplied by the institution.. Key words: occupational insertion; working adolescent; citizenship; social rights..

(10)

Referências

Documentos relacionados

O projeto “Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Pinhão-manso para a Produção de Biodiesel - BRJatropha” reúne 22 instituições de pesquisa espalhadas pelas cinco

COMTE, 1983) Para Comte, as verdades confiáveis sobre o mundo só poderiam advir das ciências experimentais e todo tipo de juízo que não fosse baseado na ciência deveria

The exotic land gastropod Ovachlamys fulgens (Gude, 1900), aka the jumping snail, was registered in Eldorado city, Misiones province, constituting the first documented record of

Diante disso a pesquisa teve como objetivo avaliar a resistência biológica da madeira de Pinus elliottii contra fungos e cupins xilófagos por meio de

espessura do floema dos feixes vasculares na nervura central; CP - diâmetro das células parenquimáticas; EC - área de esclerênquima; EAD - espessura da epiderme adaxial; EAB

RESUMO Condições higiênico-sanitárias e percepção de risco dos agentes envolvidos no sistema produtivo, comercialização e consumo do Queijo Minas Frescal O consumo do Queijo

O delito de deserção que, por natureza, coaduna caracteres do Direito Penal, Administrativo e Processual, está positivado no diploma penal castrense entre os artigos 187

[8] also used mathematical modeling, validated by simulations in a cold model, to calculate circulation rate and mixing time, as well as wall shear stress to predict pref-