• Nenhum resultado encontrado

mdic.empauta.com Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior Clipping da imprensa Brasília, 25 de abril de 2008 às 08h54

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "mdic.empauta.com Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior Clipping da imprensa Brasília, 25 de abril de 2008 às 08h54"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

mdic.empauta.com

Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior

Clipping da imprensa

(2)

mdic.empauta.com

Outros assuntos | Ouvidoria

DCI OnLine | SP

Ouvidoria ganha espaço em seguros . . . . 4

(3)

Aviso:

25 de abril de 2008 às 04h52

O Jornal do Brasil publica hoje o caderno especial Energia. As matérias de seu interesse, desse caderno, estarão disponíveis à partir das 10 horas.

25 de abril de 2008 às 07h07

Até o momento o site do Jornal de Brasília apresenta falhas técnicas. Estamos atentos e, assim que o problema for resolvido, as matérias de seu interesse estarão disponíveis no clipping.

(4)

mdic.empauta.com

Brasília, 25 de abril de 2008 DCI OnLine/SP Outros assuntos | Ouvidoria

mdic.empauta.com pg.4

Ouvidoria ganha espaço em seguros

OPINIÃO

Instalação das ouvidorias no setor representou um grande avanço, mas o formato atual merece ser aperfeiçoado

Marcio Serôa de Araújo Coriolano

A instalação das Ouvidorias no setor de seguros pri-vados representou um avanço extraordinário para os consumidores dos produtos e serviços das empresas que fornecem seguros, planos de previdência e de ca-pitalização. O Código de Defesa do Consumidor, de 1990, encontrou naOuvidoriamais um importante instrumento para garantir o alcance dos seus objetivos.

O que mudou desde o início de 2004, após a cer-tificação das Ouvidorias pela Superintendência de Seguros Privados ( Susep) ?

Antes, um esclarecimento: há denominações e con-ceitos diferentes para aqueles que cuidam de proteger os interesses individuais nas empresas e, no setor pú-blico, o ombudsman e o ouvidor. Determinadas cor-rentes atribuem ao primeiro uma relação direta e independente com o consumidor, enquanto outras di-zem que as diferenças entre os nomes são de natureza histórica e cultural e que a forma de atuação dos dois é similar nos países em que estão institucionalizados. Independentemente dessas fronteiras conceituais, o que há a comemorar desde o instituto daOuvidoriaé o dever da isenção e a redução de demandas gerais e das reclamações dos clientes. Mais ainda, antes os processos se arrastavam por muito tempo até que os direitos e deveres das partes estivessem bem des-critos, analisados e julgados pela Susep. Agora, há um procedimento rápido de análise e resolução de eventuais conflitos. Mudou tudo, em benefício dos clientes. Podemos dar um depoimento desses avan-ços daOuvidoriaa partir da experiência do Grupo Bradesco de Seguros e Previdência.

Pioneira no formato inaugurado pela Susep, a

Ouvidoriado Grupo registrou uma redução de 34% nas reclamações registradas desde 2005, quando to-dos os canais de atendimento ao consumidor estavam ajustados à nova realidade. Sem contar o aumento da clientela, que totalizou em dezembro passado 23, 9 milhões, o que significa que, em 2007, somente 0, 05% da população coberta pelos seguros tinha al-guma demanda negativa em relação ao Grupo. Com-parado com 2006, em um ano houve redução de 18, 4% no índice utilizado para medir a insatisfação dos clientes em relação aos contratos em vigor. E por de-manda negativa entendam-se, inclusive, in-conformismos com previsões contratuais legais e transparentes.

Estimamos que um dos motivos para essa queda foi a redução no tempo de resposta para reclamações - de 20 para cinco dias em todos os produtos ( seguros de automóveis e ramos elementares, seguro-saúde, ca-pitalização e planos de previdência privada com-plementar) .

O aumento da eficiência do sistema de atendimento ao público é resultado de intenso programa de trei-namento e motivação. Nossos funcionários são orientados para que, caso não consigam resolver as pendências em cinco dias, que então prestem es-clarecimentos ao segurado nesse período. Todo con-sumidor merece uma resposta, ainda que ela não possa atender totalmente às suas expectativas. Seguindo as recomendações da Susep, o Grupo está promovendo a certificação de todos os funcionários envolvidos no trabalho deOuvidoria.Atualmente, cerca de 70% deles já estão certificados. O índice é bem superior à meta exigida, que prevê a certificação de 50% até 2009.

Diante da agilidade e do excelente desempenho des-ses trabalhos, aOuvidoriado Grupo Bradesco de Se-guros e Previdência está empenhada em sensibilizar

(5)

mdic.empauta.com

Brasília, 25 de abril de 2008 DCI OnLine/SP Outros assuntos | Ouvidoria

mdic.empauta.com pg.5

Continuação: Ouvidoria ganha espaço em seguros

a Agência Nacional de Saúde Suplementar ( ANS) a credenciar as Ouvidorias como um canal de aten-dimento ao cliente, sobretudo considerando a área de saúde, em que a pronta resposta tem grande impacto. Acreditamos que o formato atual merece ser aper-feiçoado. As demandas feitas à ANS podem en-contrar nas Ouvidorias um instrumento para resolver com agilidade assuntos que hoje levam mais tempo, em favor dos segurados.

É claro que a meta de qualquer Ouvidoria é a "de-manda zero". Impossível? Todos nós, ouvidores,

te-mos um longo caminho a trilhar. E, mais importante do que ouvir e responder, é transformar os desejos le-gítimos dos consumidores em ações que melhorem as condições dos produtos e serviços que eles com-pram e usufruem.

Temos o compromisso permanente de que a nossa ra-zão de ser -o consumidor- justamente festejado na sua data mundial, no dia 15 do mês passado, esteja ca-da vez mais satisfeito e fiel aos produtos e serviços de seguros, previdência privada e de capitalização.

Referências

Documentos relacionados

Nos termos do Estatuto Social, a Diretoria Executiva do São Carlos Country Club vem submeter a apreciação do Conselho Deliberativo o comparativo dos valores do Planejamento

[r]

Guimarães Rosa Aquele carro parara na linha de resguardo, desde a véspera, tinha vindo com o expresso do Rio, e estava lá, no desvio de dentro, na esplanada da

Raças condrodistróficas, tais como Dachshund, Poodle, Beagle, entre outras, são comumente afetadas pela hérnia de disco Hansen tipo I, no qual ocorre ruptura do

Diante do exposto, foi possível constatar avanços quantitativos e qualitativos no esquema narrativo dos três participantes após as intervenções do projeto de

231, também do CPC, ou da anterior prática de qualquer outro ato processual que importe em comparecimento espontâneo e inequívoca ciência dos termos da pretensão executória

Fonte: MDIC ‐ Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio

 Pesquisa realizada para a Associação das Empresas de Refeição e Alimentação Convênio para o Trabalhador – ASSERT, que reúne empresas operadoras do sistema