• Nenhum resultado encontrado

Contactos:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Contactos:"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)
(2)

O que é o com.arte?

O com.arte é um projecto promovido pela Câmara Municipal de Cascais e pela DNA CASCAIS – Comércio e que terá, em 2012, a sua 4ª edição.

O com.arte sublima o sucesso da associação entre Arte e Comércio porquanto, nesta iniciativa, lojistas do comércio local e artistas das mais diversas expressões de Arte, desde a arquitectura ao design, passando pela pintura, escultura, fotografia e outras, contribuem com o seu trabalho e talento para dinamizar o comércio de rua do concelho de Cascais.

É pois um projecto de animação localizado no espaço e no tempo, onde cada loja recebe um artista, que efectuará uma intervenção na respectiva montra com o propósito de valorizar a sua imagem e consequentemente, aumentar a sua atractividade bem como, a dos produtos nela comercializados, sensibilizando os cascalenses e todos os que nos visitam para as características únicas do comércio de rua.

Entre o lojista e o artista deverá existir, por isso, uma cumplicidade visível, de modo a que os visitantes se sintam atraídos em simultâneo pela obra artística e pela oferta comercial da loja.

Os lojistas disponibilizam uma montra aos artistas plásticos que nela têm o suporte para as obras artísticas e/ou instalações com que devem envolver de forma subliminar os artigos e produtos comercializados, promovendo-os nesse processo de expressão de talento.

O com.arte, finalmente, criará um efeito de “galeria de arte ao ar livre”, resultando numa iniciativa dinamizadora dos centros urbanos comerciais das seis freguesias de Cascais em que decorre e que, pela sua atractividade, constitui um factor de animação susceptível de provocar um aumento do número de visitantes.

A divulgação do evento e seus conteúdos é feita através de cartazes, folhetos, trípticos, pendões de rua, órgãos de comunicação social nacional e local, sítios Web da DNA Cascais, Câmara Municipal de Cascais e entidades parceiras.

(3)

Condições de Participação e Avaliação

O com.arte12 realizar-se-á entre 14 e 27 de Maio e, as condições de participação no evento, encontram-se definidas no Regulamento do mesmo.

Podem participar no com.arte, de forma gratuita, todos os estabelecimentos do comércio de rua instalados nos centros urbanos comerciais de Alcabideche, Carcavelos, Cascais, Estoril, Parede, e São Domingos de Rana, sendo único requisito o terem pelo menos uma montra.

A participação dos artistas faz-se mediante convite das entidades promotoras que organizarão o processo de selecção e constituição dos binómios lojas/artistas.

As diversas intervenções são avaliadas em dois níveis. Num primeiro nível, procede-se á selecção dos cinco melhores binómios por freguesia. No segundo nível, um júri composto por personalidades de relevo do panorama cultural, artístico e social nacional, elege o binómio lojista/artista vencedor do com.arte 2012.

Ao binómio vencedor será atribuído um prémio monetário de 5.000€ a dividir, em partes iguais, por lojista e artista.

O com.arte contempla igualmente a atribuição de menções honrosas às intervenções que se tenham destacado pela sua qualidade, num número não superior a três.

A divulgação do binómio loja/instalação vencedor de 2012 será feita em cerimónia solene, a realizar no dia 26 de Maio, onde serão entregues os prémios e demais troféus.

Após o evento será editado um Catálogo/Livro Fotográfico, onde estarão presentes o conjunto das intervenções verificadas e reveladas as diversas parcerias existentes entre Lojistas e Artistas.

(4)

2009

O com.arte teve a sua 1ª edição em 2009 apresentando-se então como uma iniciativa absolutamente inovadora e inédita em Portugal que resultou num grande impacto junto dos lojistas e do público em geral.

Participaram nessa 1ª edição mais de 60 artistas plásticos e um conjunto de 58 lojas do comércio de rua de Cascais e Estoril, divididas da seguinte forma:

Cascais – 43 estabelecimentos comerciais Estoril – 15 estabelecimentos comerciais

O júri, constituído pelo Prof. Dr. José Mouga, pelo Prof. Dr. Salvato Telles de Menezes e pelo Dr. Pedro Garcia, elegeu então como binómio vencedor a Loja Sarah Pacini, em Cascais, que fora intervencionada pela fotógrafa Ana Janeiro. Foram ainda atribuídas menções honrosas às lojas Spell Women e Sunlook, ambas igualmente em Cascais, e intervencionadas respetivamente pelos pintores Henrique Reis e Roberto Calle.

(5)

2010

Face ao sucesso obtido no ano anterior, a 2ª edição do com.arte, realizada em 2010, viu crescer exponencialmente o número de participantes, quer de lojistas, quer de artistas plásticos. Assim, foram 83 as lojas que participaram nessa 2ª edição do com.arte o que representou um acréscimo de cerca de 30% face à 1ª edição. Tal facto, justificou também que se tenha registado um aumento substancial do número de artistas plásticos envolvidos: mais de 120, consagrando o com.arte como a grande Festa do Comércio e das Artes e um evento de notável qualidade.

O Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Dr. Carlos Carreiras, inaugurou o com.arte 10

O júri do com.arte10 foi presidido pelo Prof. Dr. Marcelo Rebelo de Sousa e integrava também a Dra. Maria João Bustorff e o Prof. Dr. Salvato Telles de Menezes. Na sequência das visitas efectuadas ao conjunto das lojas e respectiva avaliação, o júri decidiu distinguir dois vencedores exe quo do com.arte10: a loja Chaves do Areeiro, em Cascais, intervencionada pela dupla Mário Barros e Rute Gomes, e o cabeleireiro L`Image, também em Cascais, intervencionada pelo artista plástico João Figueiredo. Foram ainda atribuídas 5 menções honrosas às parcerias estabelecidas nas lojas Ana Almeida (Cascais), Bernardino (Cascais), Joana Montez&Patrícia Melo (Cascais), R/C

(6)

Loja Chaves do Areeiro/ Designers Mário Barros - Rute Gomes

(7)

2011

A 3ª edição do com.arte, realizada entre 23 de Maio e 6 de Junho de 2011, afirmou o com.arte como a maior iniciativa do comércio de rua jamais realizada a nível nacional, tendo mobilizado a participação de 112 lojas do comércio local e 140 artistas.

Trouxe, por outro lado, algumas diferenças significativas face às edições anteriores dado que, pela primeira vez, o com.arte desenrolou-se nos seis centros urbanos comerciais do concelho que entretanto haviam sido criados: Alcabideche, Carcavelos, Cascais, Estoril, Parede e Tires, facto que lhe ofereceu uma abrangência nunca antes conseguida uma vez que, até então, o evento se circunscrevera às freguesias de Cascais e do Estoril.

Esta alteração implicou, naturalmente, uma maior complexidade logística e organizativa, que se refletiu, por exemplo, na necessidade de avaliar as instalações desenvolvidas pelos diversos artistas participantes em duas fases: numa primeira fase, um júri de freguesia procedeu à seleção das cinco melhores intervenções no respectivo CUC ao passo que, numa segunda fase, o Júri final cuidou de determinar o vencedor que receberia, outra novidade, um prémio pecuniário de 5.000€, a dividir entre lojista e artista.

(8)

Nessa 2ª fase, um júri integrando personalidades de referência do panorama cultural e social nacional, composto pelo Prof. Dr. Salvato Telles de Menezes, pelo Prof. Dr.António Roquette Ferro e presidido pela Dra. Mercedes Pinto Balsemão, após visita às lojas antes selecionadas e avaliação das respectivas intervenções decidiu atribuir o prémio de vencedor do com.arte 11 à loja Foreva, na Parede, intervencionada pelo artista plástico Dé Garcia.

Foram ainda atribuídas duas menções honrosas aos estabelecimentos Malhas & Cia e á Loja Ray-Ban, ambos instalados igualmente na Parede, e intervencionados, respectivamente, pela pintora Cristina Paixão, e pelos arquitetos Catarina Matos e André Nave.

Binómio Vencedor do com.arte 2011

(9)

Cerimónia de atribuição do Prémio e Troféus do com.arte 11 presidida pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Dr. Carlos Carreiras.

(10)

com

arte se

faz...

Referências

Documentos relacionados

O objetivo deste trabalho foi mostrar, por meio de uma análise dos textos de Gramsci, mas não apenas, como sua reflexão sobre Boulanger e Dreyfus se insere dentro de uma

Direitos Fundamentais da União Europeia, deve ser interpretado no sentido de que não se opõe a uma regulamentação de um Estado-Membro que submete o recurso de uma decisão

Até a década de 1980, a espécie foi intensivamente estudada em habitats com baixo grau de antropização, como o Pantanal matogrossense e os Llanos venezuelanos, regiões

O controle social é outro pomo da discórdia entre estudiosos do tema, sendo que alguns teóricos defendem que a previsão de metas e resultados decididos pelo poder

Diploma ou certificado de conclusão de curso de nível superior em Administração ou em Engenharia de Produção ou Graduação tecnológica em Gestão da Qualidade ou

Quando se observa a distribuição do emprego entre os setores que constituem a agroindústria, tem-se que o setor que mais emprega, para o ano de 1998, é a fabricação de produtos

Descritores: Educação cívica, Terminologia, Currículo, Finalidade da educação, Legislação da Educação, Participação do estudante, Participação dos pais,

Aquêles, que tomam a si a tarefa de executar um programa de plane- jamento de lucros, logo reconhecem o seu grande valor como um edu- cador de todos os níveis administrativos.