• Nenhum resultado encontrado

ANÁLISE DA CRIAÇÃO E SITUAÇÃO AMBIENTAL DO PA - ASSENTAMENTO CAPIVARA ANALYSIS OF CREATION AND ENVIRONMENTAL SITUATION PA - ASSENTAMENTO CAPIVARA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANÁLISE DA CRIAÇÃO E SITUAÇÃO AMBIENTAL DO PA - ASSENTAMENTO CAPIVARA ANALYSIS OF CREATION AND ENVIRONMENTAL SITUATION PA - ASSENTAMENTO CAPIVARA"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

ANALYSIS OF CREATION AND ENVIRONMENTAL SITUATION PA -

ASSENTAMENTO CAPIVARA

Taynara Rocha de Souza¹ Láylla Cristhine de Araújo Costa²

Acadêmicas do 2º Período do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da Faculdade Católica do Tocantins

Maria Beatrice Manno Boulanger

Graduado em Ciencias Biológicas pela Universidade do Tocantins (Unitins), Mestre em Planejamento pela Universidade Católica de Brasília e Professora Titular na Faculdade

Católica do Tocantins (FACTO)

RESUMO

Este artigo aborda o tema Unidade de Conservação, analisando o uso e a criação da comunidade do assentamento Capivara e os impactos ambientais causados pela a mesma. A conscientização ambiental da população tem sido um dos grandes focos de preocupação, já que o excesso de lixo é um dos principais motivos de agressão à saúde da população. Tem como objetivo identificar a criação e verificar se há vestígios de impacto ambiental, e observar os hábitos da população quanto à preservação de suas propriedades. Pode-se constatar que os resultados foram pouco satisfatórios, pois alguns tem basicamente a noção de que devem preservar o meio ambiente onde vivem para que suas futuras gerações não venham a ficar sem uma qualidade de vida.

PALAVRAS- CHAVES: UC (Unidades de Conservação), Conscientização Ambiental, PA -

Assentamento Capivara.

ABSTRACT

Thais article focuses Concervaton Unit, analyzing the use and creaton of assentamento capivara and environmental impacts caused by the same. Environmental awareness of the population has been a major focus of concern, since the excess garbage, one of the main reasons for damage to health of the population. Aims to identify the setting and check for traces of environmental impact, and observe the habits of the population regarding the preservation of their properties. It is evident that the results were unsatisfactory, as some have basically the notion that they must preserve the environment where he lives so that their future generations will not be without a quality of life.

KEY- WORDS: UC (Protected Areas), Environmental Awareness, PA - Assentamento

Capivara.

Faculdade Católica do Tocantins,

(2)

1. INTRODUÇÃO

Atualmente a preservação e a criação de novas UC (Unidades de Conservação), tem sido de fundamental importância em nossas vidas, pois é uma forma de preservar a fauna e flora, fazendo com que o nosso ecossistema não perca a sua biodiversidade, a garantir á sadia qualidade de vida de futuras e presentes gerações.

Segundo SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação) no art. 2° determina que unidades de conservação é:

Espaço territorial e seus recursos ambientais, incluído as águas jurisdicionais, como características naturais relevantes, legalmente instituído pelo poder publico com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção;(2000)

Há casos que tem presença de famílias morando em UC, onde toda a população deve estar ciente que devem preservar a reserva legal, de forma que eles podem viver da sua própria lavoura, criação de bovinos e outros, apesar de sua presença, não podem interferir na preservação do ecossistema de maneira a garantir a sua biodiversidade.

Esse trabalho tem como objetivo identificar o surgimento do PA - Assentamento Capivara e os impactos causados pela população, de forma que venha a prevenir novos impactos e colaborar com a qualidade de vida dos moradores.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1-Educação Ambiental

A educação ambiental se constitui numa forma ampla de educação, que proporciona atingir todos os cidadãos, e pode ser um processo formal (que acontece dentro de instituições de ensino) e informal (que acontece fora das instituições de ensino, através do convívio familiar, cultura, nível de escolaridades, entre outros.) dos indivíduos e tem como objetivo a melhor qualidade de vida.

De acordo com a Lei N° 9.795, de 27 de abril de 1999 Art. 1o:

Entende-se por educação ambiental os processos por meio dos quais os indivíduos e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e

(3)

competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.(1999)

O relacionamento do homem com meio ambiente, no início não existia tantas interferências nos meios naturais mas, já nos dias de a muitas que são exercidas sobre os recursos naturais. Na atualidade, é bem comum a contaminação dos rios, a poluição do ar, a degradação das florestas, a caça predatória e a redução ou mesmo destruição dos habitats da fauna e flora, além de muitas outras formas de agressão ao meio ambiente.

2.2-Unidades de Conservação (UC)

São áreas protegidas pelo órgão ambiental competente, tendo como objetivo a preservação da biodiversidade e seus recursos naturais, de forma que o homem não degrade, para que não haja futuros grandes impactos, de maneira que possa ter por longo tempo essa riqueza natural e de grande beleza cênica.

Segundo Arlindo (2004) Unidade de Conservação pode haver em propriedades particulares ou de domínio público, e dentro delas tem ferramentas jurídicas e há regras que diferenciam, caso a caso, essas propriedades possuem zoneamento ambiental, fiscalização, plano de manejo, licenciamento e monitoramento.

As unidades de conservação são divididas em dois grupos: A primeira é Proteção Integral, que é de domínio publico, mas algumas podem ser de refúgio da vida silvestre e monumento natural e que são terras particulares, mas seus proprietários não podem utilizar forma que não interfira na reserva, se houver alguma utilização do proprietário para com a reserva de forma que venha a degradar ou gerar grandes impactos, será desapropriado da terra. Dentro da Proteção Integral também há Refugio de Vida Silvestre, Reserva Biológica, Monumento Natural, Estação Ecológica e Parques: Estadual, Municipal e Natural.

A segunda é uso sustentável, composta de áreas particulares e em seu manejo, é possível a utilização dos recursos naturais, de acordo com o plano de manejo e a legislação, é monitorada com rigidez, de forma a conciliar a manutenção da biodiversidade da natureza com a qualidade do desenvolvimento das produtividades. Dentro do uso sustentável também há APA (Área de Proteção Ambiental), reserva extrativista, reserva de fauna, floresta nacional, reserva de desenvolvimento sustentável, área de relevante interesse ecológico e RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural).

(4)

2.3 -APA - Lago de Palmas

De acordo com a Constituição na Lei nº 1098, de 20 de outubro de 1999, foi criado uma UC (Unidade de Conservação) de nome APA - Lago de Palmas, a área é localizada no município de Porto Nacional com 50.370 hectares. E tem como objetivo proteger a fauna e flora, o solo, a qualidade das águas, de forma que garanta o aproveitamento equilibrado, sustentável, e compatível com a conservação dos ecossistemas locais.

Na UC Apa Lago de Palmas não existente Planejo de manejo pois é necessário para determinar o zoneamento e o uso da unidade.

Segundo o SNUC (Sistema Nacional de Unidade de Conservação) define – se Plano de Manejo como:

Documento técnico mediante o qual, com fundamento nos objetivos gerais de uma unidade de conservação, se estabelece o seu zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade;(2000)

O mesmo tem como objetivo definir métodos que estabelece manejo de unidades, de forma que garanta forma correta de utilização da unidade.

2.4 – Origem do Projeto PA - Assentamento Capivara

De acordo com o INCRA aconteceu de tal forma: foi eleito um representante daquelas famílias que veio até esse órgão falar que não tinha terra e que precisavam, além de uma moradia, precisavam também produzir sua própria renda. Este, através das fiscalizações localizou uma fazenda e após verificar que não estava sendo utilizada, pelo proprietário, procurou o dono e órgão competente pela compra, negociou e indenizou o proprietário. O INCRA foi lá e dividiu a terra em lotes e um desses lotes formou Agrovila. Depois foram lá e assentaram 46 famílias formando o projeto PA - Assentamento Capivara, com a Agrovila se tornou 47 terrenos. Onde cada família recebeu oito alqueires de terra, sendo que três dos oito é de reserva legal.

Esse é um projeto de assentamento do governo Federal, a data de publicação foi em 17/12/1999 do SIPRA-(Sistema de Informações de Projetos de Reforma Agrária).

(5)

3-METODOLOGIA

O estudo teve como base a pesquisa descritiva, qualitativa, exploratória e quantitativa. A pesquisa descritiva foi aplicada ao presidente da Associação da Comunidade, onde se define também como pesquisa qualitativa. Foi aplicado um questionário com 20 famílias do Assentamento Capivara. De acordo Barros e Souza (2007) a pesquisa descritiva é aquela onde se descreve o seu objetivo da pesquisa, de forma que busque ve a freqüência do fenômeno que ele ocorre na sua natureza com características de conexões, causas e relações com outros fenômenos, de forma que pode ser bibliográfico ou documental.  

Na pesquisa exploratória foram pesquisados em artigos científicos e livros encontrados  em sites e na biblioteca da Faculdade Católica do Tocantins (FACTO). Onde segundo Marconi e Lakatos (2006) pesquisa exploratória é aquela onde você se torna o investigador baseado na experiência, de acordo com os objetivos dos estudos tanto pode se obter a pesquisa qualitativa quanto a quantitativa, de forma a gerar uma tripla finalidade onde pode-se desenvolver hipóteses, mudar idéias, novos conceitos e outros.

O primeiro passo foi visitar o Assentamento, depois elaboramos um questionário que foi distribuído para cada residência para ser respondido. Após fazer a leitura das respostas do questionário fizemos um levantamento dos resultados, e pesquisemos em livros e satis. Fomos ao INCRA onde um funcionário representante nos atendeu, esclarecendo duvidas sobre a criação e nos fornecendo dados.  

4 – RESULTADOS E DISCUSSÕES

4.1 Entrevista

Segundo os entrevistados, todos foram assentados pelo INCRA de acordo com a reforma agrária, e quarenta e seis famílias foram assentadas, cada uma recebeu oito alqueires de fazenda sendo que três dos oitos são de reserva legal e um lote na Agrovila. Algumas famílias preferiram morar somente na fazenda, pois acreditam que fica mais fácil proteger suas plantações ou criações. Eles têm consciência de que não devem mexer nos três alqueires que são Reserva Legal. Dentro dos cinco alqueires, os proprietários podem utilizá-las para plantação de arroz, feijão e outros cereais e criação de galinhas, bovinos e outros animais, para sua sobrevivência.

No loteamento é acumulado muito lixo e como não há recolhimento do mesmo pelo órgão municipal no caso seria a prefeitura, e nem local para depositá-lo, alguns moradores são

(6)

obrigados a queimar o lixo e ou a fazer um buraco no solo para depositar todo tipo de resíduos, após são queimados e acontece novamente o processo.

4.2 - Resultados

Foi realizada uma pesquisa no dia 12 de outubro de 2009, com 20 famílias do PA - Assentamento Capivara. Onde foi aplicado um questionário na qual foi respondido pelos moradores. De acordo com as respostas, foi elaborado os seguintes gráficos:

De acordo com os dados do gráfico 1 a baixo, 20% moram de 6 a 9 anos no local, 35% de 10 a 13 anos e 45% de 14 a 17 anos.

Gráfico 1 – Há quanto tempo os moradores residem no local?

De acordo com o gráfico podemos perceber que a maioria dos moradores já reside lá há 17 anos e a minoria no máximo 09 anos.

Segundo o gráfico 2 abaixo, 40% moram de 2 a 5 pessoas na residência, 40% de 6 a 9 pessoas e 10 a 13 pessoas.

(7)

Gráfico 2 – Atualmente quantas pessoas residem na casa?

Podemos perceber que maioria de duas a cinco e de seis a nove pessoas, e a minoria de dez a treze.

De acordo o gráfico abaixo, 50% da população utilizam papéis e plásticos, 35% vidros e latas, 15% cascas de verdura, frutas e legumes, 0% foram resto de comidas, trapos e outros. Gráfico 3 – Quais são os resíduos sólidos mais jogados no lixo pela população?

De acordo com o gráfico os resíduos mais jogados no lixo pela maior parte da população são papéis e plásticos.

(8)

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

De acordo com as observações, pesquisas e entrevistas feitas, percebe-se que o PA- Assentamento Capivara, foi criado a partir da reivindicação de famílias carentes que necessitavam de terras para produzir seu próprio sustento. O INCRA fez sua parte, loteando e dividindo as terras não produtivas com essas famílias e a partir daí foi criado este assentamento. As famílias beneficiadas com as terras, hoje têm seu próprio sustento e a dificuldade maior é em relação ao destino do lixo produzido por eles mesmos. Uma vez que não há recolhimento do lixo por nenhuma empresa, os moradores são obrigados a dar destinos diferentes ao lixo que eles produzem. Mas percebe-se também que eles se preocupam com os danos que podem causar ao meio ambiente.

(9)

6. REFERENCIAS

ARLINO, Philippi Jr; Marcelo de Andrade Roméro; Gilda Collrt Bruna. Curso de Gestão

Ambiental. Barueri, SP, Ed. Monde 2004.  

BARROS, Aidil Jesus da Silva; SOUZA, Neide Aparecia. Fundamento de Metodologia

Cientifica. São Paulo, Ed. Pearson Prentice Hall, 2007.  

ECO. Lago de Palmas. http://www.eco.tur.br/ecoguias/jalapao/areas/apas/apalajeado.htm.   Acessado em: 02 / outubro 2009. 

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia

Científica. 6. ed. São Paulo, Ed. Altas, 2006. 

BRASIL, Legislação. Educação Ambiental. Lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999, Art. 1°. BRASIL, Legislação. SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação). Lei no

Referências

Documentos relacionados

Ao que parece, Sófocles tinha consciência da impossibilidade da formação desse homem ideal e isso pode ser percebido em suas considerações sobre a efemeridade dos

Considerando que as imagens foram avaliadas por profissionais com diferentes níveis de experiência, serão avaliadas:.. a) Concordância intra e inter observador

 Financiamento do Governo das despesas de combate e prevenção ao COVID-19 no valor de 4,6 mil milhões de FCFA.  Apoio financeiro aos Hospitais Cumura e de Bor; 

(ii) adotar as medidas judiciais ou extrajudiciais necessárias à defesa dos interesses dos titulares dos CRIs, bem como à realização dos Créditos Imobiliários

Existe uma tendência geral à predominância de dos depósitos de águas circulantes em relação aos depósitos de origem biológica e de exsudação, tanto nas áreas de

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

The amount of total polyphenols in yerba maté extracts used in the reaction (PU) was calculated with (Equation 3), and the amount of DPPH radical used in the reaction (DU) was

 Comparação de dois textos que abordam uma mesma temática sob pontos de vista diferente;  Leitura, interpretação e análise crítica de textos e imagens referente à