• Nenhum resultado encontrado

Mateus 15:24 E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Mateus 15:24 E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel."

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Vítor Quinta Julho 2013

Parte 3 de 3

Para que o retorno do filho pródigo seja possível, é necessário que aqueles que “ouvem” a Palavra se deixem conduzir por ela e serem transformados pelo Espírito do Eterno, a fim de que encontrem o caminho de volta à “casa do Pai” – a Israel de YHWH. Para isso Yeshua e Seus discípulos foram enviados a chamar de volta estas ovelhas que estavam perdidas no mundo:

Mateus 15:24 – “E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel”.

O sacerdote Zacarias, pai de João, o Baptista, cheio do Espírito Santo, tem estas palavras após perder a sua mudez:

Lucas 1:67-70 – “E Zacarias, seu pai, foi cheio do Espírito Santo, e profetizou, dizendo: Bendito o Senhor Deus de Israel, porque visitou e remiu o seu povo,

e nos levantou uma salvação poderosa na casa de David seu servo [Yeshua

ben Yoseph]. Como falou pela boca dos seus santos profetas, desde o princípio do mundo”.

Por isso mesmo cumpriu-se o tempo da vinda de Um Salvador Poderoso, Aquele que veio “buscar o que se havia perdido”: a Casa de Israel e, dentro desta, todos os que ouvem o chamamento do Alto e Sublime e convertem os seus corações/mentes, sendo então enxertados de novo na boa oliveira que é Israel. Por isso é revelado ao apóstolo João

(2)

Estes são os que vieram da grande tribulação e lavaram os seus vestidos no sangue do Cordeiro de YHWH, escolhidos de todos os povos, tribos, nações e línguas, são a Esposa do Cordeiro Yeshua, O Rei vindouro.

Por isso Yeshua ben Yoseph se entregou em holocausto santo para remir um povo, a Sua Esposa. Por isso mesmo Ele veio “buscar o que se havia perdido”:

Mateus 15:24 – “…Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel”.

Lucas 19:10 – “E disse-lhe Jesus [a Zaqeu]: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão. Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido”.

I.e. Ele veio chamar os que se haviam perdido no mundo, na figura do filho pródigo que a parábola de Yeshua nos revelou…o mesmo filho que está voltando para a Casa do Pai, aceitando a Sua Lei/Torá como padrão de vida…a Casa de Efraim/Israel. Por isso também Paulo ensina que todos os que estão em Yeshua são herdeiros da promessa feita ao pai Abraão…e, como tal descendência deste patriarca (só YHWH sabe quem eles são e onde estão…).

Gálatas 3:27-29 – “Porque todos quantos fostes baptizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa”.

Não podemos ter dúvidas sobre a unidade de um só povo salvo em Yeshua e por Yeshua…até os que viveram antes da Sua vinda, mas que, pela fé, de longe, viram o Seu dia e se alegraram, tais como os servos Abel, Job, Abraão, Moisés e tantos mais servos fiéis. Por isso os Seus discípulos seguindo a instrução do Mestre também foram enviados por Ele a chamar “as ovelhas perdidas da Casa de Israel”:

Mateus 10:6 – “Mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel”.

Com o mesmo propósito também Paulo foi enviado: às ovelhas perdidas da Casa de Israel que, entretanto, se tinham tornado gentios.

Nesta tão nobre missão, os apóstolos de Yeshua dirigiram os seus ensinamentos “aos

estrangeiros dispersos” e a esses eles chamaram igualmente de “irmã”, referindo-se às

comunidades dispersas da Casa de Efraim/Israel, os que haviam sido espalhados pelos Assírios. Também os apóstolos de Yeshua trabalharam com o mesmo propósito. Leiamos a abertura de algumas das suas cartas:

1.Pedro 1:1 – “Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos estrangeiros dispersos no Ponto, Galácia, Capadócia, Asia e Bitínia”.

(3)

A que pessoas dirigiu Pedro esta carta? Dirigiu-a “aos estrangeiros dispersos”, aos da Casa de Efraim/Israel. Paulo ensina todos os dispersos e espalhados entre as nações gentias que o chamamento é para eles, pois eles andavam desgarrados como ovelhas sem pastor e sem Deus no mundo – Efésios 2:12-22. Sim essa reunião é de novo alcançada através do sangue do Cordeiro Yeshua. Sim, todos nós andámos antes como ovelhas desgarradas, sem pastor e sem Deus neste mundo. Mas por Yeshua chegámos perto do Pai, tendo em Yeshua O nosso Advogado. Pelo Seu sangue remissor as nossas faltas são cobertas/expiadas, contanto que não voltemos à loucura, i.e. que não nos desviemos dos Seus preceitos de vida…eterna.

Também o Livro de Salmo nos fala da reunião dos “dispersos”. Leiamos:

Salmo 147:2 – “YHWH edifica a Jerusalém, congrega os dispersos de Israel”. Todos os profetas do Alto e Sublime nos revelam o plano do Eterno acerca da reunião das “duas irmãs” ou dos desterrados de Israel (aqueles de quem O Senhor se havia divorciado devido à sua prostituição com “deuses” que não são deuses e aos quais lhes deu carta de divórcio: Jeremias 3:6-9; Ezequiel 36:19.

Jeremias 16:11-13 – “Então lhes dirás: Porquanto vossos pais me deixaram, diz YHWH, e se foram após outros deuses, e os serviram, e se inclinaram diante deles, e a mim me deixaram, e a minha lei não a guardaram. E vós fizestes pior do que vossos pais; porque, eis que cada um de vós anda segundo o propósito do seu mau coração, para não me dar ouvidos a mim. Portanto lançar-vos-ei fora desta terra, para uma terra que não conhecestes, nem vós nem vossos pais; e ali servireis a deuses alheios de dia e de noite, porque não usarei de misericórdia convosco”.

Porém, a misericórdia de YHWH para com Efraim/Israel voltou no fim dos dias e será ainda mais manifesta na vinda do Rei Yeshua:

Isaías 11:11-13 – “E há de ser que naquele dia o Senhor tornará a pôr a sua mão para adquirir outra vez o remanescente do seu povo, que for deixado, da Assíria, e do Egito, e de Patros, e da Etiópia, e de Elã, e de Sinar, e de Hamate, e das ilhas do mar. E levantará um estandarte entre as nações, e ajuntará os desterrados de Israel, e os dispersos de Judá congregará desde os quatro confins da terra. E afastar-se-á a inveja de Efraim, e os adversários de Judá serão desarraigados; Efraim não invejará a Judá, e Judá não oprimirá a Efraim”.

Dúvidas? Não pode haver quaisquer dúvidas que esses dias estão próximos. A Sua Palavra o diz.

Quando Yeshua disse que se iria ausentar para um lugar que eles não podiam achar, que disseram eles?

(4)

João 7:35 – “Disseram, pois, os judeus uns para os outros: Para onde irá este, que o não acharemos? Irá porventura para os dispersos entre os gregos, e ensinará os gregos?”.

Como vemos, os judeus tinham pleno conhecimento da situação dos seus irmãos da Casa de Judá que cerca de 7 séculos antes haviam sido dispersos entre os povos gentios. Por isso falaram “dos dispersos entre os gregos”. Estas eram parte das chamadas “10 tribos perdidas da Casa de Israel”.

João também fala destes dispersos ao reproduzir as palavras do Sumo-Sacerdote Caifás quando falava no Conselho da intenção de “julgarem e matarem” a Yeshua naquele ano:

João 11:47-53 – “Depois os principais dos sacerdotes e os fariseus formaram conselho, e diziam: Que faremos? Porquanto este homem faz muitos sinais. Se o deixamos assim, todos crerão nele, e virão os romanos, e tirar-nos-ão o nosso lugar e a nação. E Caifás, um deles que era sumo-sacerdote naquele ano, lhes disse: Vós nada sabeis, nem considerais que nos convém que um homem morra pelo povo, e que não pereça toda a nação. Ora ele não disse isto de si mesmo, mas, sendo o sumo-sacerdote naquele ano, profetizou que Jesus devia morrer pela nação. E não somente pela nação, mas também para

reunir em um corpo os filhos de Deus que andavam dispersos [as 10 tribos

“perdidas” da Casa de Efraim/Israel, O Reino do Norte]. Desde aquele dia, pois, consultavam-se para o matarem”.

Sem o saber (mas profetizando porque era o sumo-sacerdote naquele ano), Caifás apontou claramente o propósito da morte de Yeshua: o de reunir em um corpo os filhos de Deus que andavam dispersos. Compreendemos bem qual foi a missão central de Yeshua? Sim, Ele veio para resgatar o que se havia perdido – a Casa de Efraim/Israel, o Reino do Norte que andava espalhado entre as nações e que, desde então e até aos dias de hoje continuam a voltar ao abrigo da Casa do Pai quais filhos pródigos que andaram perdidos entre as nações.

Isto é o que YHWH já havia anunciado através das palavras do Seu profeta:

Isaías 49:5-6 – “E agora diz YHWH, que me formou desde o ventre para ser seu servo, para que torne a trazer Jacob; porém Israel não se deixará ajuntar;

contudo aos olhos de YHWH serei glorificado [Eu Yeshua serei glorificado], e

o meu Deus será a minha força. Disse mais: Pouco é que sejas o meu servo, para restaurares as tribos de Jacob, e tornares a trazer os preservados de Israel; também te dei para luz dos gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra”.

Entendemos agora que todos os que estão enxertados na boa oliveira que é Israel e cuja raiz é Yeshua como Paulo ensina em Romanos 11 são filhos do Elohim Altíssimo e parte da Israel de YHWH, o povo santo, o povo eleito em Yeshua?

(5)

Vemos assim, pela profecia de Isaías que todos os que se chegam a YHWH para O servir e amar, andando em Seus preceitos de vida (na Sua Lei/Torá e nas palavras dos profetas) que Yeshua não veio abolir mas ensinar, têm direito à vida. Quem não fizer parte deste povo santo/separado em Yeshua não tem direito à vida. Não nos perturbemos com estas palavras categóricas, pois é O Eterno que disse que colocou perante dois caminhos: o caminho da vida e o caminho da morte. Depois deu recomendações ao homem: “Escolhe a vida para vivas, tu e a tua descendência” – Deuteronómio 30:19-20. A escolha é nossa, mas o conselho é do Eterno.

Também a carta de Tiago revela quem são os destinatários da sua carta – os das doze tribos que andam dispersas, as duas casas:

Tiago 1:1 – “Tiago, servo de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que andam dispersas, saúde”.

Sim, todos os que se chegarem a YHWH através do Seu Filho Yeshua, estão a ser integrados no sacerdócio santo, o povo adquirido (pelo sangue de Yeshua), a geração eleita:

1.Pedro 2:9-10 – “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, que em outro tempo não

éreis povo [“Lo-Ami”], mas agora sois povo de Deus [“Ami”]; que não tínheis

alcançado misericórdia [“Lo-Ruama”], mas agora alcançastes misericórdia

[“Ruama”]”.

É igualmente visível na carta de Pedro que também ele considera os que ficaram em Babilónia (os que não regressaram a Jerusalém após o fim do exílio de Judá de 70 anos) como eleitos:

1.Pedro 5:13 – “A vossa co-eleita em Babilónia vos saúda, e meu filho Marcos”.

Quando o apóstolo João escreve “à senhora eleita”, ele está a usar outra forma de se referir aos dispersos, mesmo quando usa o termo “irmã”, em referência à Casa de Efraim:

2.João 1:1, 13 – “O presbítero à senhora eleita, e a seus filhos, aos quais amo na verdade, e não somente eu, mas também todos os que têm conhecido a verdade…Saúdam-te os filhos de tua irmã, a eleita. Amém.”.

Sim, porque a eleição não está somente sobre Judá (Judeus) mas em toda a Casa de Jacob/Israel, as 12 tribos.

Todo este entendimento é maravilhoso e é ainda reforçado quando entendemos que nós, os que estamos em Yeshua, somos parte da excelente Israel de YHWH, a boa oliveira, a Esposa do Cordeiro. Ora se somos parte da Israel de YHWH, então toda a Lei/Torá e as palavras dos profetas são para nós, como Yeshua ensinou:

(6)

Mateus 5:16-18 – “Assim resplandeça a vossa luz [a luz dos vossos actos de fé, porque a Torá é Luz, assim como Yeshua é Luz] diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido”.

Por isso devemos andar como Ele andou (1.João 2:6), em total obediência, por fé, a todos os mandamentos, testemunhos, juízos e estatutos do Altíssimo. Porque não seremos salvos se formos somente ouvintes; mas seremos salvos se formos cumpridores da Sua Vontade, pela qual tantos fiéis do passado pagaram com a vida. Por isso devemos andar como Ele andou. Seremos nós dignos do seu testemunho quando o aperto vier?

Quando é perguntado a Yeshua qual era o grande mandamento da Lei/Torá, que respondeu Ele ao que o colocava à prova?

Mateus 22:36-40 – “Mestre, qual é o grande mandamento na lei? E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas”.

Quando O Mestre diz que daqueles dois mandamentos dependem toda a Lei e os

profetas, Ele está a dizer-nos, ainda hoje, que a Lei/Torá e as palavras dos profetas

mantêm toda a sua validade como nos dias em que foram pronunciadas pela boca do Altíssimo. Nada foi abrogado/extinto…até que tudo se cumpra!

Assim, todos os que se desviam para a mentira doutrinal em que pretendem que a Lei/Torá foi “cumprida” por Yeshua e que já não tem qualquer validade nas suas vidas, estão a incorrer no risco de morte, devido a tão grande pecado. Outros dizem que a Lei/Torá foi abolida ou que esta Lei/Torá é só para os Judeus. Que erros medonhos. Lembremos as seguintes palavras:

Provérbios 28:9 – “O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável”.

O diabo obscureceu o entendimento dos homens. Por isso há hoje multidões que correm atrás de um homem (um “papa” romano ou de outro qualquer) para lhe prestar homenagem e seguirem os seus conselhos. O diabo obscureceu-lhes o entendimento. Se não se arrependerem serão destruídos. Avisemo-los enquanto é tempo.

Todos se desviaram e continuam a desviar dos caminhos de vida que YHWH deu ao homem para que vivesse…Yeshua veio para que Nele tivéssemos vida abundante (João 20:31):

(7)

João 10:10-11; 14-16 – “O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas…Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida

pelas ovelhas. Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco [a Casa

de Efraim, as 10 tribos do Norte e todos os que forem enxertados na boa oliveira que é Israel]; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor”.

Quando Yeshua cumpriu a missão de que fora encarregado pelo Pai, Ele não só deitou abaixo o muro de separação que dividia as duas casas de Jacob, como permitiu a entrada a todo o ser humano que se quisesse chegar ao Pai através Dele, O Cordeiro do sacrifício. Sabemos nós se esses provêm de alguma tribo de Israel ou se provém de algum outro povo? Não, não sabemos. Só YHWH o sabe.

Tomemos o exemplo que nos dá YHWH através do Seu profeta quando fala de alguns que estão para além dos rios da Etiópia. Estas são palavras do Eterno:

Sofonias 3:10 – “Dalém dos rios da Etiópia, meus zelosos adoradores, que constituem a filha dos meus dispersos, me trarão sacrifício”.

YHWH fala de povos africanos que Ele vê como Seus “zelosos adoradores” e “que

constituem a filha dos Seus dispersos”. Que dispersos são esses senão a Casa de

Efraim que foi dispersa nos quatro cantos do mundo, e que virão do Norte, do Sul, do Oriente e do Ocidente, quando chegar o dia em que Yeshua os irá chamar para voltarem à terra dos seus antepassados…à grande Israel.

Os que foram rebeldes e se perderam no mundo quais filhos pródigos, voltarão um dia ao concerto de seus pais através do sacrifício de Yeshua. Sim, haverá reconciliação, porque todos os que aceitarem Yeshua não estão “perdidos”.

A palavra “perdido” vem do grego “apollumi” que aponta os que se desviam para o pecado, para a desobediência, o mesmo que devotados ou entregues a um caminho de desobediência, um caminho de miséria moral e espiritual/perdição/destruição.

Por isso Yeshua recomenda:

Mateus 10:5-6 – “Jesus enviou estes doze, e lhes ordenou, dizendo: Não ireis pelo caminho dos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos; mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel”.

Eis o verdadeiro propósito de Yeshua: recuperar o que se havia perdido – Lucas 19:10. Então perguntamos: onde estão as “10 tribos “perdidas” da Casa de Efraim/Israel”? Depois do que já dissemos a resposta é óbvia: só YHWH sabe. Ou por outras palavras, estão em todo o mundo, pois eles foram espalhados pelos quatro cantos da Terra e de lá

(8)

Ao irem para as outras nações e ao cruzarem-se com elas, eles foram servir “ao pau e à

pedra” (Deuteronómio 28:36, 64; Habacuque 2:18-19; Jeremias 2:27; 3:9), mas levaram a

semente de Abraão a toda a parte. Por isso foi dito a Abraão que na sua semente seriam benditas/enxertadas todas as famílias e todas as nações da Terra. Quem saberá identificá-los hoje senão O Criador de todas as coisas? Só Ele.

A Casa de Efraim/Israel é a que foi repudiada pelo Eterno devido à sua idolatria e por ter ido após outros amantes (ídolos e povos estranhos). Por isso O Eterno instrui Oseias a que se casasse com uma mulher de prostituições (Efraim/Israel) – Oseias 3:1. Leiamos:

Oseias 2:7 – “Ela irá atrás de seus amantes, mas não os alcançará; e buscá-los-á, mas não os achará; então dirá: Ir-me-ei, e tornar-me-ei a meu primeiro

marido [YHWH], porque melhor me ia então do que agora”.

Vejamos o que YHWH anunciou ainda através de Oseias para a Casa de Efraim/Israel: Oseias 3:4-5 – “Porque os filhos de Israel ficarão por muitos dias sem rei, e sem príncipe, e sem sacrifício, e sem estátua, e sem éfode ou terafim. Depois tornarão os filhos de Israel, e buscarão a YHWH seu Deus, e a David, seu rei; e temerão a YHWH, e à sua bondade, no fim dos dias”.

Quanto tempo durará este castigo? 2.520 anos (ver adiante). Mas, Yeshua veio há cerca de 2.000 anos (2 dias) a iniciar a chamada de regresso do Seu povo. Veja-se o que o mesmo Oseias nos dias ainda:

Oseias 6:1-2 – “Vinde, e tornemos a YHWH, porque ele despedaçou, e nos

sarará; feriu, e nos atará a ferida. Depois de dois dias [2.000 ANOS] nos dará

a vida; ao terceiro dia [entrada no reino milenar de Yeshua] nos ressuscitará,

e viveremos diante dele”.

Estes que hão-de voltar são como o pó da Terra ou como a areia do mar ou as estrelas no céu que só O Eterno pode contar. Se YHWH se divorciou de Efraim/Israel (o Reino do Norte) devido à sua prostituição com outros “deuses” que não são deuses, e que foram

“servir ao pau e à pedra”, i.e. aos ídolos das nações pagãs, com misericórdia eterna

recolherá o Seu povo e lhes perdoará as suas ofensas:

Isaías 54:1-8 – “Canta alegremente, ó estéril, que não deste à luz

[Efraim/Israel]; rompe em cântico, e exclama com alegria, tu que não tiveste

dores de parto; porque mais são os filhos da mulher solitária [Efraim/Israel],

do que os filhos da casada [Judá manteve-se sempre casada porque se

manteve fiel à Torá], diz YHWH. Amplia o lugar da tua tenda [o mundo inteiro], e estendam-se as cortinas das tuas habitações; não o impeças; alonga as tuas cordas, e fixa bem as tuas estacas. Porque transbordarás para a direita e para a esquerda; e a tua descendência possuirá os gentios e fará que sejam habitadas as cidades assoladas. Não temas, porque não serás envergonhada; e não te envergonhes, porque não serás humilhada; antes te esquecerás da

(9)

Porque o teu Criador é o teu marido; YHWH dos Exércitos é o seu nome; e o Santo de Israel é o teu Redentor; que é chamado o Deus de toda a terra. Porque YHWH te chamou como a mulher desamparada e triste de espírito; como a mulher da mocidade, que fora desprezada, diz o teu Deus. Por um breve momento te deixei, mas com grandes misericórdias te recolherei; com um pouco de ira escondi a minha face de ti por um momento; mas com benignidade eterna me compadecerei de ti, diz YHWH, o teu Redentor”.

Estas palavras do Eterno YHWH marcam claramente o perdão das 10 tribos do Norte que foram expelidas da terra que YHWH prometeu aos patriarcas de Israel. Quais filhos pródigos eles serão recebidos de volta com alegria e com festejos. YHWH os receberá de braços abertos qual Pai que dizia que tinha um filho que tinha morrido mas que reviveu; estava perdido mas foi encontrado e voltou à Casa do Pai – Estes são os filhos de Efraim – Israel, que se haviam perdido no mundo mas que voltarão para o seio da nação completa de Israel – as 12 tribos de Jacob/Israel.

Sim os filhos da solitária voltarão em júbilo no dia em que YHWH os chamar. Façamos nós já parte dessa Efraim/Israel que está voltando ao encontro Daquele que os chamou há cerca de 2.000 anos atrás, Adonai Yeshua e Seus apóstolos: Gálatas 4:27. Sim, Yeshua, O Rei vindouro os fará vir dos quatro cantos da Terra. Virão com júbilo e canto alegre:

Salmo 107:1-3 – “Louvai a YHWH, porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre. Digam-no os remidos de YHWH, os que remiu da mão do inimigo, e os que congregou das terras do oriente e do ocidente, do norte e do sul”.

Isaías 35:10 – “E os resgatados de YHWH voltarão; e virão a Sião com júbilo, e alegria eterna haverá sobre as suas cabeças; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido”.

Isaías 51:11 – “Assim voltarão os resgatados de YHWH, e virão a Sião com júbilo, e perpétua alegria haverá sobre as suas cabeças; gozo e alegria alcançarão, a tristeza e o gemido fugirão”.

Sim, eles virão de toda a parte, como de resto já estão vindo desde há 2.000 anos e, em particular, desde que a nação de Israel proclamou a sua independência em 15 de Maio de 1948, dia em que se cumpriu o tempo conjugado do castigo de Efraim/Israel (390 anos), adicionando o castigo de Judá (40 anos), a que foi deduzido o tempo do cativeiro de Judá em Babilónia (70 anos). Só que estes castigos foram agravados/multiplicados por 7 tal como estava escrito na Torá. Assim: 390 + 40 – 70 = 360 anos x 71 = 2.520 anos, cumpridos ao dia e que terminaram no dia da restauração da nação de Israel em 14/15 Maio 1948 (Isaías 66:8). Sim estes castigos foram anunciados através de Ezequiel 4:4-17.

(10)

Muitas foram as tentativas dos inimigos da nação de Israel para desarreigar aquele pequeno povo daquela pequena faixa de terra que lhes foi concedida em 1948, mas todas elas foram destinadas ao fracasso. Porquê? Porque estes povos estavam a combater contra O Eterno que disse que os voltaria a plantar naquela terra e que dela não seriam mais desarreigados:

Amós 9:14-15 – “E trarei do cativeiro meu povo Israel, e eles reedificarão as cidades assoladas, e nelas habitarão, e plantarão vinhas, e beberão o seu vinho, e farão pomares, e lhes comerão o fruto. E plantá-los-ei na sua terra, e não serão mais arrancados da sua terra que lhes dei, diz YHWH teu Deus”. Confirmam-se as bênçãos de YHWH na renovação da terra (terminou o luto da terra em 1948) e o cumprimento da profecia de Isaías:

Isaías 27:6 – “Dias virão em que Jacob lançará raízes [1948], e florescerá e brotará Israel, e encherão de fruto a face do mundo”.

Bem podem os inimigos do povo de YHWH continuar a tentar apoderar-se daquela terra. As suas aspirações serão completamente frustradas. Sim, todas as 12 tribos (mesmo os de Judá que também estão dispersos entre as nações) virão porque a Vontade do Todo-Poderoso cumprir-se-á naqueles dias:

Lucas 13:29 – “E virão do oriente, e do ocidente, e do norte, e do sul, e assentar-se-ão à mesa no reino de Deus”.

Nos dias do Rei Yeshua ben David eles possuirão a herança que aguardará até aqueles dias, os dias do retorno dos filhos de Israel à terra que lhes está prometida desde há milénios, sim porque YHWH lhes perdoou os seus pecados e os reabilitou por amor do Seu Nome e da promessa feita aos pais:

Jeremias 3:17-18 – “Naquele tempo chamarão a Jerusalém o trono de YHWH, e todas as nações se ajuntarão a ela, em nome de YHWH, em Jerusalém; e nunca mais andarão segundo o propósito do seu coração maligno. Naqueles dias andará a casa de Judá com a casa de Israel; e virão juntas da terra do norte, para a terra que dei em herança a vossos pais”.

Não temos qualquer dúvida que não falta muito para o cumprimento desta promessa. Extraordinários e maravilhosos acontecimentos estarão para serem cumpridos em breve. A Palavra do Eterno fala-nos destes acontecimentos futuros. A Sua Palavra é fiel.

Esgotámos este tema nestas breves páginas? Claro que não. Muito ensinamento está ainda à nossa disposição na Palavra do Eterno que nos fala do castigo, mas também da reabilitação de Efraim/Israel.

AlleluYAH

Referências

Documentos relacionados

Outro fator muito importante e também esquecido por nós é que D-us andava em meio à seu povo no deserto e isso foi visto claramente por eles, pois durante o dia havia uma nuvem

**Sempre lembrando que as músicas escolhidas não precisam exatamente constarem nessa relação, todas as músicas acima são

De fato, a aplicação das propriedades da regra variável aos estudos lingüísticos além da fonologia não constitui assunto tranqüilo, seja porque a variável passa a ser

Consoante à citação acima, destaca-se mais uma vez a contraposição de Pascal em relação ao racionalismo hegemônico no século XVII, pois, enquanto os filósofos implicados

O principal mercado consumidor das embarcações construídas nos estaleiros visitados são pescadores da região do Salgado Bragantino, tendo as canoas como a grande maioria

No potencial osmótico equivalente a -0,4 MPa, em que a germinação decresceu para 30%, observou-se um considerável aumento no tempo médio para que esse processo ocorresse, sendo este

Alguns resultados da pesquisa citada acima mostram que: as mulheres são mais atingidas pela precariedade que os homens; as mulheres são majoritárias na categoria do

Quando o FITC-PSA é usado para a avaliação do acrossoma, os espermatozoides que possuem integridade acrossomal não são corados, uma vez que, neste caso, o contato da