• Nenhum resultado encontrado

Gestão e Competitividade: conexão entre desafios, estratégia e inovação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Gestão e Competitividade: conexão entre desafios, estratégia e inovação"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Agenda

Cursos, palestras e encontros empresariais. Confira a programação para agosto e setembro de 2015

PÁG. 6

CIEMG sedia capacitação sobre Segurança e Saúde no Trabalho

Crescimento em cenários desafiadores requer mudanças

Dom Serafim visita o CIEMG para tratar de responsabilidade social

PÁG. 5 PÁG. 5 PÁG. 6

ROTAS PARA O FUTURO CAFÉ EMPRESARIAL REPONSABILIDADE SOCIAL

Palestras de Pedro Janot, Eduardo Carmello e Alfredo Rocha movimentaram Belo Horizonte, Betim e Contagem PÁG.3

Foto:

Carlos Conde

Foto:

Divulgação

Foto: Edson Dutra

Fotos:

Alessandro Carvalho e Carlos Conde

NÚMERO 23 | JULHO A AGOSTO 2015

I n f o r m a t i v o

Gestão e Competitividade: conexão

entre desafios, estratégia e inovação

O SUCESSO DA SUA EMPRESA PASSA POR AQUI.

31 3227-7342 / 31 3227-7469

www.fiemg.com.br/gestaoecompetitividade

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

GILBERTO

DIMENSTEIN

BELO HORIZONTE | MG27 DE AGOSTO - 8h |

Teatro SESIMinas IMPACTO DAS NOVAS

(2)

Diretoria Plena

Conselho Superior Presidente: Olavo Machado Junior

Álvaro Augusto Teixeira da Costa Carlos Lindenberg Spínola Castro

Ellos José Nolli Ermelindo da Rocha Faria José Eduardo de Lima Pereira

Luiz Alberto de Castro Tito Luiz Carlos Motta Costa

Murilo Araújo Presidente do CIEMG José Agostinho da Silveira Neto

1º Vice-presidente Francisco de Assis Guerra Lages

2º Vice-presidente Arquimedes Wagner Brandão de Oliveira

Vice-presidentes Dale Dangele Sette Fernandes Fialho

Domingos Francisco de Castro Eduardo Paoliello

Emir Cadar Leôncio Corrêa Filho Marco Aurélio Moreira Marcos Antônio Gonçalves Salomão Martha Regina Coelho Teixeira Lassance

Raymundo de Almeida Vianna Rogério Luis da Cunha Roland M.H.Thomas G. F. von Urban

Welington Mumic 1º Diretor-Secretário Bruno Magalhães Figueiredo

2º Diretor-Secretário Cira Mara Machado 1º Diretor-Tesoureiro Roberto de Souza Baeta 2º Diretor-Tesoureiro Renato Travassos Martins da Silva

Diretores Alfredo Miranzi Neto Aurélio Marangon Sobrinho

Carlos Alberto Homem Cássio Braga dos Santos

Edilton Pires Bispo Élcio Fortunato do Carmo Fábio Alexandre Sacioto Fabrício Fernandes Freire Fausto Augusto Leomil Silveira

Felipe Palhares Guerra Lages Fernando Meira Ribeiro Dias Frank Sinatra Santos Chaves

Giana Marcellini José Ciro Mota Leomar Pereira Delgado

Leonídio Soares Luciano de Avelar Luiz Custódio Cotta Martins Mário Ferreira Campos Filho Nagib Galdino Facury Raimundo Luiz Fernandes

Renê Wakil Júnior Rodrigo Palhares Guerra Lages

Tarcísio José Moreira Umberto Nogueira Wilson Luiz Martins Leal

Conselho Fiscal Titulares José Ferreira da Silva Filho João Marcelo de Araújo Machado Sérgio Márcio Gouveia Mariano da Silva

Suplentes David da Silva Júnior José Balbino Maia de Figueiredo

Rômulo Albertini Rigueira Superintendente Executiva do CIEMG

Maria Helena Martins de Sá Guedes GESTÃO 2014/2018

Com a palavra _ Presidente do CIEMG

Crise: oportunidade para inovação e crescimento

Em situações de crise, ficar estagnado pode signifi-car o fim de uma empresa. Por isso, precisamos saber avaliar nosso negócio com olhar crítico e tomar deci-sões que garantam superar a crise e, além disso, sair dela mais fortes e competitivos.

Após as várias turbulências que conseguimos superar, o nosso lema é trabalhar, trabalhar e trabalhar, e esse é o momento de traçar metas, buscar novos mercados, no-vos produtos e soluções. E posso dizer que, ao contrário das grandes corporações, o micro, pequeno e médio em-presário, por administrar uma estrutura mais enxuta e fle-xível, tem melhores possibilidades de se readequar.

Mas, para isso, é fundamental que o empresário e sua equipe estejam bem informados e atualizados em relação ao mercado, a recursos e ferramentas e, princi-palmente sobre gestão de pessoas.

Nesse cenário, posso assegurar que o CIEMG tem desempenhado um importante papel, não só no cotidiano das indústrias e da cadeia produtiva, mas especialmente em situações desafiadoras, como esta que vivemos agora. Oferecemos uma diversificada agenda de produ-tos e serviços em áreas fundamentais para o desenvolvimento, formação de lideranças e maior competitividade das empresas.

Por isso, para nós do CIEMG é motivo de comemoração, ao reunir esforços para o aprimora-mento dos serviços oferecidos pelas empresas do Sistema FIEMG, levar, além do Gestão e Com-petitividade, capacitações sobre temas atuais que atendem as demandas do setor produtivo.

Avaliamos que, ao trabalhar em parceria com as empresas, levando às Regionais, este ano, mais opções de cursos, estamos todos em sintonia com o desafio constante que as empresas têm de produzir mais e melhor. Fundamentados na importância da formação de líderes e de-senvolvimento da gestão empresarial, as capacitações são uma forma de oferecer um dife-rencial competitivo às indústrias e toda cadeia produtiva.

Ao investir na capacitação de seus profissionais, a empresa estimula a disseminação do conhecimento, fomenta e incentiva a inovação e abre novos caminhos para a resolução de problemas, novos produtos e melhoria de processos.

José Agostinho da Silveira Neto

Presidente do Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais

Foto: Sebastião Jacinto Júnior

Informativo CIEMG é uma publicação do Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais – Ciemg | Endereço: Av. Babita Camargos 766 – Praça da Cemig – Cidade Industrial – Contagem/MG – CEP 32210-180 | Presidente: José Agostinho da Silveira Neto | Superintendente: Maria Helena Martins de Sá Guedes | Produção: Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais – CIEMG | Projeto Gráfico: Gerência de Comunicação e Marketing do Sistema Fiemg | Redação e Edição: Angela Labanca | Diagramação: Marília Bochiard | Fale com a Redação: imprensa.ciemg@fiemg.com.br | Tiragem: 5 mil exemplares | Distribuição: Gratuita

(3)

Gestão e Competitividade

0 3 • INFORMATIVO CIEMG Julho a Agosto 2015

www.inovarambiental.com.br | 31. 3491 3234

Foto:

Carlos Conde

Palestras apontam soluções para gestão em tempo de crise

Agilidade nas decisões e capacitação de pessoas garantem melhores resultados

Renomados palestrantes como Pedro Ja-not, Eduardo Carmello e Alfredo Rocha partici-param do Gestão e Competitividade em pales-tras sobre temas importantes para a gestão empresarial, em tempo de grandes desafios.

O executivo Pedro Janot inaugurou a série “Compartilhando Experiências”, uma das ati-vidades do programa. Promovido pelo CIEMG, a iniciativa abre oportunidades para empresários da indústria e da cadeia produ-tiva discutir os desafios do momento, e se atualizar sobre os cenários econômico, polí-tico, de inovação tecnológica, competitivida-de e sustentabilidacompetitivida-de.

Liderar pelo exemplo, compartilhar, incen-tivar e valorizar ideias e experiências indivi-duais são exemplos de liderança participati-va, afirmou Janot. Quem lidera precisa traba-lhar com a linha de frente e falar diretamente com o cliente. As respostas têm que ser rápi-das, seja ao cliente insatisfeito, ou na corre-ção interna de rumos, ele alertou.

Para o sucesso de qualquer negócio, é fun-damental que cada um faça parte do sonho do empreendimento. Seu recado para a equi-pe é: “Enquanto estiver aqui, aprenda comi-go, com o cliente, com o mercado e o salto de qualidade da empresa será o seu também”. Sobre o atual momento, Janot disse que: “A crise é dolorosa, mas é uma oportunidade para aprender e sair melhor lá na frente”.

INOVAÇÃO NA CRISE – O futuro exigirá, cada vez

mais, alta performance das empresas e “inovar na própria crise, a partir de estratégia elaborada com toda a equipe”, foi a orientação do consultor organizacional e educacional Eduardo Carmello.

A crise deve ser encarada como uma oportunidade para mudar o que pode ser melhorado. “É o momento de conhecer mais a empresa, planejar melhor, executar melhor, se estruturar e se preparar para a turbulência”, orientou. “Não só na crise, mas a qualquer tempo, o desafio é, sempre, encontrar a fórmula para encantar e aten-der melhor o cliente, inovar e capacitar as equipes. A conexão entre estratégia, cultu-ra e lidecultu-rança é o ponto crucial pacultu-ra produ-zir resultados”, ele orientou.

ANTECIPAR SOLUÇÕES – Sobre o tema

“Inte-ligência e Competitividade em Vendas”, o pa-lestrante Alfredo Rocha disse que o sucesso de uma empresa se reflete na venda, e a cons-cientização da equipe na busca de inovação e o seu treinamento são a base de todo o pro-cesso para conquistar o mercado e manter clientes. Citando Bill Gates: “Treinar é caro, mas não treinar é ainda mais caro”, disse o palestrante, no Gestão e Competitividade. Estamos vivendo um mundo novo, nem me-lhor ou pior, mas diferente, e dizer que esta-mos em crise não é novidade.

O ser humano sempre viveu em crise, des-de as cavernas e, por isso mesmo, conseguiu ir à lua e agora quer Marte: “e a palavra má-gica hoje é aprender, o tempo todo”. Nesse cenário, é preciso entender que o cliente muda e traz violenta competitividade, o que exige da empresa não ter medo de mudar. “A experiência diz que vence sempre a mais ve-loz”, destacou.

Nesse mercado em constante crise, a ra-zão do sucesso de uma empresa são as ven-das e a diferença está nas pessoas, ele enfa-tizou. São elas que promovem as mudanças.

“Precisamos cavar o poço, antes de sentir sede”, citou Confúcio. Ou seja, precisamos ter soluções, opções, antes mesmo de surgir o problema, o que depende de equipe partici-pante, responsável e comprometida.

(4)

Representatividade

A Diretoria Executiva do CIEMG recebeu du-rante sua última reunião de trabalho, o secre-tário Municipal de Meio Ambiente e Sustenta-bilidade de Contagem, Antônio Carlos Xavier da Gama, que manifestou sua intenção de “ou-vir as demandas e receber a contribuição dos empresários para enfrentar o desafio de en-contrar o meio termo que leve ao desenvolvi-mento sustentável no município”.

Ele assumiu a secretaria no início de junho e anunciou que pretende, com a contribuição do setor industrial, acelerar a análise de proje-tos e demandas relacionadas ao meio am-biente para implementar ações, e garantir me-lhores condições para o desenvolvimento do município.

CIEMG debate questões ambientais com órgão municipal de Contagem

Sobre essa contribuição, o presidente do CIEMG, José Agostinho da Silveira Neto resu-miu a opinião dos empresários que participa-ram da reunião: “Essa é uma questão que exige uma gestão responsável e integrada, conside-rando os aspectos econômico, social, ambien-tal e cultural, o que tem sido observado sempre pelo setor, em busca do desenvolvimento”.

Em nome do setor, o presidente manifestou a disposição da entidade para, a partir da ex-periência e informações que tem reunido ao longo de décadas, oferecer sua contribuição, em busca do crescimento e qualidade de vida, meta de toda a sociedade.

“É fundamental a participação da indústria em todas as questões ambientais, desde

recur-sos hídricos até saneamento”, enfatizou Henri-que Damásio, secretário executivo do Conse-lho de Meio Ambiente da entidade. “FIEMG e CIEMG há tempos veem fazendo um excelente trabalho com as indústrias, com destaque para a regularização ambiental e ações convergen-tes para a sustentabilidade”, destacou.

Como exemplo efetivo dessa contribuição do setor industrial à questão ambiental, Marco Aurélio Moreira, vice-presidente do CIEMG lembrou que “uma ideia nascida no CIEMG deu origem ao Minas Sustentável, programa da Fiemg, que disponibiliza para as indústrias um completo diagnóstico sobre os impactos ambientais e estabelece as diretrizes de sus-tentabilidade para o setor.

Secretário conta com a importante contribuição da indústria aos projetos locais

Distrito Industrial Juventino Dias é piloto para revitalização

CIEMG apoiará a execução do programa que visa renovar e fortalecer a indústria

O Distrito Industrial Juventino Dias (DIJD), o primeiro parque industrial do país, é o piloto para implementação de um projeto de revitali-zação que vai mapear e analisar as 53 unida-des de todo o estado, anunciou Adair Evange-lista Marques, superintendente do IEL-MG – Instituto Euvaldo Lodi, durante reunião da dire-toria executiva do CIEMG.

Durante a apresentação, os empresários que compõem a diretoria, destacaram o gran-de gran-desafio, já que são múltiplas as questões que envolvem o projeto, especialmente no DIJD, completamente absorvido e diluído no espaço que abriga as mais diversas ativida-des, na Cidade Industrial de Contagem.

O Programa de Revitalização e Moderniza-ção de Distritos Industriais foi desenvolvido pela Codemig – Companhia de Desenvolvi-mento Econômico de Minas Gerais, em parce-ria com o Sistema FIEMG, por meio do IEL-MG e Sebrae Minas.

Para a execução desse plano, que pretende renovar e fortalecer a indústria mineira, será rea-lizado, em cada distrito, um levantamento para identificação e avaliação dos setores produtivos, potencialidades, infraestrutura local, maturidade e empresas-âncora, entre outros fatores.

Em seguida, o programa selecionará 10 distritos para as primeiras ações de revitali-zação e modernirevitali-zação, considerando, entre

outros fatores, competitividade e plano de atração de empresas.

O presidente do CIEMG, o industrial José Agostinho da Silveira Neto, resumiu a avalia-ção dos empresários presentes sobre ques-tões importantes a considerar na execução do plano como questões socioeconômicas, de in-fraestrutura, de logística e até de transporte e moradia para os trabalhadores da indústria.

(5)

Rotas para o Futuro no CIEMG: Saúde e Segurança no Trabalho

Foi na sede do CIEMG, a primeira edição do mês de julho do projeto “Rotas para o Futuro”, iniciativa do Sistema FIEMG que está percorrendo 16 cidades do estado e, entre os temas visando o fortalecimento da indústria, aborda, em 2015, a prevenção de acidentes de trabalho, questões trabalhis-tas e a justiça do trabalho, e ainda como trabalhar com segurança e qualidade.

José Agostinho da Silva Neto considera que o Rotas para o Futuro tem a importante missão de levantar importantes temas para a indústria mineira e, este ano, debate as questões mais comuns e frequentes, além de orientação e possíveis soluções.

“Especial-mente nesse momento de crise, é importante levar às indústrias, além de informação, uma mensagem de otimismo por esse trabalho”.

Negócios

05 • INFORMATIVO CIEMG Julho a Agosto 2015

Conhecimento e investimento garantem mais competitividade para as indústrias

Muito importante também, avaliou a supe-rintendente do CIEMG, Maria Helena Martins de Sá Guedes, “é estimular a disseminação das informações sobre a legislação, que orienta quanto à saúde e segurança nas ativi-dades do setor. O retorno se reflete não só em melhor ambiente para os trabalhadores, como em mais produtividade e redução de custos para as empresas”, disse.

A implementação dessa cultura é um fator de sobrevivência para as empresas, destacou o palestrante, Marcelo Gários “e investir nes-sa área, além de garantir mais competitividade e segurança para o trabalhador, pode garantir a própria sobrevivência do empreendimento”.

Foto: Edson Dutra

Manter crescimento em cenários desafiadores requer mudanças

Sempre com auditório lotado, o Café Em-presarial, aberto às empresas associadas e realizado mensalmente pelo CIEMG, convida consultores, executivos e especialistas para palestras seguidas de debates e momentos para esclarecer dúvidas sobre temas atuais e instigantes. Crises, liderança e inteligência emocional, solução de conflitos, marketing, excelência nos resultados e o engajamento de equipes são alguns dos assuntos desses encontros.

A crise na economia, de inflação em alta e queda na produção, sofre também com os efeitos do chamado “ajuste fiscal”, e o desa-fio é manter resultados nesse cenário, tema da palestra do consultor Ricardo Pimenta, no último Café Empresarial, em julho.

“É possível enfrentar esse conjunto de ad-versidades pondo em prática uma série de ações, baseadas em conceitos que têm ori-gem em escolas de negócios dos EUA e que carregam características e sintonia com os desafios enfrentados pelos empresários no

Valem experiências para desafiar o usual e até aprender com os competidores

Brasil”, ele disse, ao abrir sua apresentação. De maneira prática, ele apresentou os pi-lares para se alcançar a excelência, que co-meça pelo planejamento, mantendo o foco estratégico, operacional e melhoria contí-nua voltada para o cliente, além do engaja-mento da equipe.

Nessa trilha, o consultor definiu passos que devem ser observados diariamente: o fluxo de caixa, atenção ao cliente e à quali-dade e estímulo ao setor de vendas. “O

cres-cimento exige inovação, a começar por me-lhorias que precisam ser praticadas, desa-fiando o usual, e até mesmo aprendendo com os competidores”, aconselhou.

Segundo essa base conceitual de negócios, o caminho do crescimento aponta também para o processo de aquisições estratégicas como a expansão geográfica, a ampliação da carteira de clientes e a oferta de novos produtos ou ser-viços. “Equipes e clientes satisfeitos são resul-tado também de um efeito dominó”, destacou.

(6)

Responsabilidade Social

D. Serafim no CIEMG

Ações para o crescimento de pessoas

AGENDA

Dom Serafim Fernandes de Araújo,

Car-deal e Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Belo Horizonte participou de reunião de tra-balho da Diretoria do CIEMG e do conselho do Coep Contagem – Comitê de Entidades de Combate à Fome pela Vida, órgão de respon-sabilidade social da empresa.

Além de auxiliar universitários a custear o ensino superior, a Fundação José Fernandes de Araújo, criada pelo Arcebispo há 35 anos, passou a apoiar também instituições de as-sistência a crianças e adolescentes, daí a parceria com o Coep.

“O Coep tem realizado um belo trabalho pelo resgate da cidadania e geração de tra-balho e renda de famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social, em comunidades de Contagem”, disse o presi-dente José Agostinho da Silveira Neto, sobre parceria do CIEMG com a Fundação.

Dom Serafim disse ter ficado muito feliz e emocionado nesse encontro com os empre-sários, quando destacou “o importante tra-balho que aqui se faz, instrumento para cres-cimento de tantas pessoas”.

São 46 os representantes de instituições do setor público e empresarial, além de uni-versidades, lideranças, associações comu-nitárias e voluntários que integram o colegia-do colegia-do Coep, ressaltou a presidente Marta Lassance. “Estamos abertos a novas parce-rias solidáparce-rias para realizar nosso trabalho de forma integrada, direcionado para a quali-ficação profissional, oportunidades de em-prego e consequente melhoria de qualidade de vida de famílias de baixa renda da região”. Segundo a presidente do Coep relatou na ocasião, o alto grau de vulnerabilidade e de di-ficuldades sociais e culturais das comunida-des, afeta seriamente a autoestima dos jovens dessas famílias. E a avaliação é de que só a qualificação técnica tem sido insuficiente para reverter este quadro. “Por isso, temos busca-do implementar atividades adicionais, ligadas à motivação, à valorização pessoal e ao forta-lecimento da célula familiar.”

CURSOS E PALESTRAS | AGOSTO | BELO HORIZONTE E CONTAGEM

3 a 6/8 19h às 22h15 Luís Winther MS Project CONTAGEM

3 a 6/8 19h às 22h15 Cássia Morato Coaching em Vendas – Seja o Grande Vendedor que há em você BELO HORIZONTE

4/8 8h30 às 17h30 Elsimar Barros Interpretação da ISO 14001 CONTAGEM 5/8 13h45 às 17h Lídia Barreto Concessão de Benefícios CONTAGEM 10 a 12/8 19h às 22h15 Cleber Betti Faturamento e Emissão de Notas Fiscais CONTAGEM 10 a 13/8 19h às 22h15 Luís Winther Telemarketing – Encantando Clientes CONTAGEM

10 a 13/8 19h às 22h15 Maria D'Alessandro Redação de Documentos Profissionais BELO HORIZONTE 13/8 19h às 20h30 Geraldo Washington Recuperação Judicial de Empresas de Transporte CONTAGEM

17 a 20/8 19h às 22h15 Ana Rachel Envolver Pessoas e Exercer a Liderança BELO HORIZONTE

17 a 21/8 19h às 22h15 Sílvia Moreira Folha de Pagamentos na Prática CONTAGEM

24 a 26/8 8h30 às 17h30 Eduardo Furtado Gestão de Tesouraria e Fund. da Administração Financeira BELO HORIZONTE

24 a 27/8 19h às 22h15 Juliana Winther Licitações na Prática – Operação Eletrônica e Novos Mercados CONTAGEM 26 a 28/8 18h30 às 22h30 Viviane Pimenta Desenvolvimento de Coordenadores e Supervisores de Logística CONTAGEM 31/8 a 3/9 19h às 22h15 Márcio Balbino Análise de Viabilidade Econômico-Financeira CONTAGEM 31/8 a 3/9 19h às 22h15 Norma Sant'Anna Gestão de Desempenho Individual e Capacitação Empresarial CONTAGEM CAFÉ EMPRESARIAL

25/8 8h às 10h Ana Cláudia Gestão Fora da Caixa: Líder Consciente – Todo Mundo Ganha CONTAGEM

GESTÃO E COMPETITIVIDADE

20/8 8h30

PAINEL POLÍTICO E ECONÔMICO

Análise do contexto político e econômico que reúne representantes do poder público e privado para apresentar oportunidades de investimentos, perspectivas no curto, médio e longo prazo e tendências econômicas

CONTAGEM

27/8 8h Gilberto Dimenstein Impacto das Novas Tecnologias na Comunicação BELO HORIZONTE

17/9 8h Walter Longo Gestão na era Pós-digital CONTAGEM

CURSOS | SETEMBRO | BELO HORIZONTE E CONTAGEM

8 a 10/9 19h às 22h15 Cleber Betti Bloco K no Sped Fiscal – Fisco no Controle da Produção e Estoques CONTAGEM

8 a 10/9 19h às 22h15 Maria D'Alessandro Apresentações Profissionais na Prática BELO HORIZONTE

9 a 11/9 19h às 22h30 Sílvia Moreira Rotinas de Departamento Pessoal CONTAGEM 14 a 17/9 19h às 22h15 Geraldo Barbosa Planejamento, Programação e Controle da Manutenção CONTAGEM 14 a 17/9 19h às 22h15 Ana Rachel Trabalho em Equipe – Paradigmas e Mudanças nas Organizações CONTAGEM

14 a 18/9 19h às 22h15 Eduardo Furtado Análise de Custos Formação de Preço de Vendas BELO HORIZONTE

21 a 23/9 19h às 22h15 Ricardo Gonçalves Gestão de Processos com Foco em Resultados CONTAGEM

21 a 24/9 19h às 22h15 Ana Cláudia Como Manter Clientes para a Vida Toda BELO HORIZONTE

23/9 13h45 às 17h Lídia Barreto Acidente de Trabalho e Doença Profissional CONTAGEM 28 e 29/9 19h às 22h15 Cleber Betti Planejamento Tributário e Fiscal – Impostos Indiretos CONTAGEM 28 a 30/9 19h às 22h15 Líbia Souza Costa Estruturação de Políticas de Gestão de Recursos Humanos CONTAGEM CAFÉ EMPRESARIAL

22/9 8h às 10h Cássia Morato Sinergia e Cooperação para Alcançar Alto Desempenho CONTAGEM

AGOSTO | REGIONAIS

4 e 5/8 8h às 17h8h às 12h Vinícius Souza Plano de cargos, Salários e Remuneração Variável UBERABA

12/8 17h às 19h Giovana Pessamilio Desenvolvendo a Comunicação para a Excelência no Atendimento OURO PRETO

12 e 13/8 8h30 às 17h 30 8h30 às 12h30 Geraldo Barbosa Gestão da Produção Industrial PATOS DE MINAS

27/8 8h às 17h Giovana Pessamilio Diagnósticos e Construção de Equipes de Alto Desempenho MONTES CLAROS

SETEMBRO | REGIONAIS

15/9 17h às 19h Ricardo Gonçalves Como desenvolver Produtos e Serviços para Impressionar o Cliente OURO PRETO

17/9 8h às 17h Viviane Pimenta Gestão de Gargalos na Produção JUIZ DE FORA

21 e 22/9 9h às 18h9h às 12h Ana Maria Parizzi Atendimento ao Cliente OURO PRETO

23 e 24/9 8h30 às 17h30 8h30 às 12h30 Geraldo Barbosa Planejamento e Controle da Produção MONTES CLAROS

Referências

Documentos relacionados

Estes 10 touros contribuíram com cerca de 21% para o pool de genes da população actual das vacas Holstein portuguesas.. O aumento da endogamia foi apenas um aspecto da utili-

Foi evidenciado que o posto mantém uma sistemática preventiva para não contaminar o solo e as águas subterrâneas, por meio da avaliação trimestral do solo e do

Para essa discussão, selecionamos o programa musical televisivo O fino da bossa, apresentado por Elis Regina e Jair Rodrigues, na TV Record de São Paulo, entre os anos de 1965 e

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

Apesar do glicerol ter, também, efeito tóxico sobre a célula, ele tem sido o crioprotetor mais utilizado em protocolos de congelação do sêmen suíno (TONIOLLI

Em outro aspecto, a intoxicação exógena por psicofármacos foi abordada como o método mais utilizado nas tentativas de suicídio, sendo responsável por 33,3% do total de

O teste de tetrazólio é resultado de muitas pesquisas e sua aplicação em embriões zigóticos para estudo da viabilidade de sementes de coqueiro é importante por possibilitar

Outros hormônios de crescimento dos vegetais Dúvidas de como são sintetizados nas plantas Pólen,folhas,flores, sementes, brotos e caules Crescimento e desenvolvimento