• Nenhum resultado encontrado

A Wavelet Based Tool to Assist the Automated Analysis of Waveform Disturbances Records in Power Generators S. Pereira 1 and M.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A Wavelet Based Tool to Assist the Automated Analysis of Waveform Disturbances Records in Power Generators S. Pereira 1 and M."

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Abstract — This paper presents an automated disturbance

analysis scheme for electrical power generating units. It proposes a method based on wavelet transform applied to transient (waveform) records of disturbances. The objectives are to detect faults in generators, perform a segmentation of the records and extract information that characterize the faults. The output of the method is a set of representative information of the monitored signals, which can be used in a classification system for automated fault diagnosis. The large volume of data produced by the digital recorders of power system disturbances justifies the search for automated analysis methods that can be employed to assist the utilities engineers. Tests were conducted to determine the best mother wavelet in the segmentation process. The proposed method was applied to five case studies with real disturbance data and the obtained results confirmed its efficiency.

Keywords— power systems, oscillograms, automatic analysis, fault detection, targeting.

I. INTRODUÇÃO

S GERADORES são componentes essenciais em um Sistema Elétrico de Potência (SEP). O monitoramento destes equipamentos deve ser constante para assegurar sua correta operação, o contínuo fornecimento de energia e minimizar os custos decorrentes de uma eventual parada. Atualmente, além dos tradicionais dispositivos de proteção, os equipamentos do Sistema Interligado Nacional (SIN) são monitorados por Registradores Digitais de Perturbação (RDP), conhecidos também como oscilógrafos digitais. Estes

equipamentos monitoram constantemente grandezas

predefinidas, como as tensões, correntes e frequência, bem como os estados de dispositivos de proteção, chaves seccionadoras e disjuntores. Caso ocorra alguma variação nesses sinais que ultrapasse um limiar pré-estabelecido, ou caso ocorra atuação de funções de proteção, o equipamento cria um registro que pode ser acessado posteriormente. [1] [2] [3]

Um registro de oscilografia é composto por um conjunto de dados digitais dispostos em um formato padronizado pelo

Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE) e

nomeado de COMTRADE (Common Format for Transient

Data Exchange). O padrão IEEE COMTRADE define um

formato comum para os arquivos de dados digitais e assim um meio para intercâmbio de informações [4]. Os RDPs são ajustados com tal sensibilidade que garanta o registro de qualquer anormalidade no sistema, mesmo que esta não seja

Sidnei Pereira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Pato Branco, Pato Branco – PR, sidnei.eie@gmail.com.

Miguel Moreto, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis – SC. miguel.moreto@ufsc.br.

suficiente para produzir um blecaute de grandes proporções. Assim a quantidade de informações registradas pelos RDPs é grande, produzindo uma demanda de trabalho para análise manual que por vezes a torna inviável [5].

Os RDPs atuais possuem sincronismo de tempo por Sistema de Posicionamento Global (GPS). Com isso os sinais amostrados são sincronizados em uma base de tempo absoluta, possibilitando a correlação de registros de diferentes RDPs. A existência de interfaces de comunicação nestes equipamentos permite que todos os registros sejam concentrados em um centro de operação e análise. Estes sistemas são chamados de redes de oscilografia e são regulamentados pelos procedimentos de rede do Operador Nacional do Sistema Elétrico [6].

Em todo o processo de análise dos registros de oscilografias, o tempo de coleta dos dados e filtragem dos registros relevantes pode durar algumas horas. Somado a isto está o fato de que diversas ocorrências podem ser registradas por dia em uma empresa de geração de energia, sendo a maioria correspondente a procedimentos operativos normais, como energização e desenergização de geradores. Como o tempo despendido nas análises é crucial para a diminuição dos custos decorrentes da parada de um equipamento, é evidente a necessidade de uma metodologia capaz de gerar um diagnóstico da perturbação de forma automática, apontando para uma possível causa do problema e possibilitando priorizar a atenção do engenheiro especialista aos casos mais importantes. Dessa forma, o processo de análise de ocorrências se torna mais ágil e reduz-se o tempo em que o gerador permanece fora de serviço [5].

Porém para que as características extraídas contenham informações relevantes da ocorrência é necessário fazer uma divisão do registro em partes ou segmentos, como segmento pré falta, durante a falta e após falta. Assim cada segmento conterá um conjunto de características a serem usadas na etapa de classificação. Umas das ferramentas computacionais usualmente empregadas nesse tipo de análise é a transformada

wavelet.

Publicações recentes mostram pesquisas sobre análise de perturbações em geradores com finalidade de detecção de distúrbios de qualidade de energia [7], diagnósticos de sistemas de proteção e avaliação de desempenho de relés digitais de proteção [8], estimativa de tempo de operação de disjuntores [9]. No que diz respeito à análise de registros de curta duração para diagnóstico de geradores, uma abordagem baseada em Filtros de Kalman é apresentada em [10].

Na pesquisa apresentada neste artigo, é sugerido o emprego da transformada wavelet para a melhoria da detecção de

S. Pereira

1

and M. Moreto

2

A Wavelet Based Tool to Assist the Automated

Analysis of Waveform Disturbances Records in

Power Generators

(2)

transitórios e segmentação dos registros visando a extração de características dos sinais monitorados. A finalidade da análise é o diagnóstico das faltas em sistemas de geração e os dados de entrada são os registros de oscilografia de curta duração dos RDPs.

Na seção II do presente artigo é explicada a metodologia proposta. A seção III mostra os resultados de testes para identificar a melhor wavelet mãe a ser utilizada, para sinais de oscilografias contendo registros de faltas em unidades geradoras. Na seção IV são mostrados os resultados de estudos de caso aplicando a metodologia proposta na análise de oscilografias, com registros de ocorrências reais em unidades geradoras. Por fim a seção V faz algumas considerações finais, seguidas das referências.

II. MÉTODO DE DETECÇÃO DE TRANSITÓRIOS E SEGMENTAÇÃO PROPOSTO

Define-se como cenário de trabalho para o método proposto a existência de um centro de análise que através de uma rede de coleta de registros permita o acesso aos dados de RDPs de diversas usinas geradoras de energia elétrica. Os dados necessários para o método de análise proposto são os registros de oscilografia de curta duração dos RDPs.

Propõe-se a divisão do problema em partes, abordando assim cada parte como uma etapa e propondo para cada uma a solução mais adequada. A Fig. 1 mostra como o problema foi dividido e fornece uma visão geral do método proposto, na forma de fluxograma. A etapa inicial consiste na coleta dos dados dos RDPs e para efeito desta pesquisa admite-se a existência de uma rede de coleta já operacional. Após a leitura do registro de curta duração, os sinais de corrente e tensão são processados, buscando detectar instantes de ocorrência de transitórios. Com a detecção dos instantes de transitório segmenta-se o sinal em antes e depois da falta ou em antes, durante e depois quando a duração do transitório for considerável.

A seguir realiza-se a extração de características relevantes dos sinais em cada segmento e por último, utilizando as características extraídas, faz-se a classificação da falta gerando um conjunto de informações como saídas. Esta última etapa não faz parte dos objetivos deste trabalho.

Figura 1. Fluxograma do método proposto: visão geral.

A. Detecção das faltas e segmentação dos registros

Esta etapa consiste da leitura e interpretação dos registros de oscilografias gerados pelos RDPs por meio de algoritmos. São detectados os instantes em que ocorreram os transitórios

ou mudanças de estado operativo e o registro é então segmentado em antes, durante e após a falta. É empregada a transformada wavelet como técnica de Processamento Digital de Sinais (PDS) e através do cálculo da energia dos coeficientes de detalhe wavelet detecta-se a ocorrência de falta bem como os seus instantes.

A equação (1) mostra a Transformada Wavelet Discreta (DWT). A transformada pelo método multiresolução obtêm “coeficientes de aproximação” e “coeficientes de detalhes” de um determinado sinal através da passagem deste por conjunto de filtros passa-alta e passa-baixa. As características desses filtros são provenientes da wavelet mãe escolhida. [11]

, [ ] =

1 −

(1) Onde:

e são inteiros;

> 1: parâmetro de escala ou dilatação fixo; : parâmetro de tempo ou translação fixo; : variável independente discreta.

Para a detecção do instante da ocorrência de transitório propôs-se a utilização da variação da energia dos coeficientes de detalhe da DWT e detectar o instante da ocorrência de transitórios no sinal baseado na comparação com um limiar fixo. Como limiar empregou-se o universal threshold, que leva em consideração o desvio padrão de um sinal, calculado diretamente sobre o coeficiente de detalhe. [12] [13]

O cálculo da energia dos coeficientes de detalhe é feito através da integral discreta das amostras dos coeficientes, conforme mostra a equação (2).

Ε = [ ] / (2) ∆Ε = [ ] (3) Onde: : sinal original;

: número de amostras do sinal original; : índice da amostra atual;

: coeficiente de detalhe;

[ ]: índice do coeficiente de detalhe;

A Fig. 2 mostra a variação da energia para o coeficiente de detalhe cd3 em comparação com os valores assumidos pelo coeficiente para as amostras próximas do momento da falta.

Figura 2. Variação da energia do coeficiente de detalhe cd3.

1200 1300 1400 1500 1600 1700 1800 1900 2000 2100 2200 -4 -20 2 4 IB [p u ] 160 180 200 220 240 260 -0.2 0 0.2 cd 3 160 180 200 220 240 260 0 0.05 0.1 Δ Ecd 3 Amostra n Dados: registros de curta duração Preparação: ler correntes e tensões Rede de coleta Ação: detectar e segmentar Ação: extrair características Saída de informações Ação: classificar

(3)

A energia total do sinal é obtida pela somatória da equação (2), porém o importante para a análise é o comportamento da energia ou a variação da mesma. O terceiro gráfico da Fig. 2 (ΔEcd3) é obtido calculando a potência de cada amostra do

coeficiente que plotada ao longo do conjunto das amostras exibe o perfil de variação da energia do respectivo coeficiente de detalhe, o que é realizado pelo quadrado do valor de cada amostra, conforme equação (3). A energia dos coeficientes sofre uma variação brusca no momento da ocorrência de transitórios no sinal original e é uma forma apropriada para a determinação do instante de ocorrência do transitório e consequentemente da falta [12].

Para detectar o ponto de transitório, ou momento da falta, através da variação da energia dos coeficientes de detalhe propõem-se o uso de um limiar que seja relativo ao valor máximo alcançado durante o registro e que considere dados estatísticos do comportamento do sinal. Trata-se do universal

threshold [13] ou limiar universal, em uma tradução livre, que

é calculado sobre a variação da energia dos coeficientes de detalhe conforme a equação (4). O sinal de variação da energia do coeficiente de detalhe wavelet é usado para fazer a detecção e neste sinal cada vez que o valor do universal threshold é ultrapassado detecta-se a ocorrência de um transitório.

= (4)

Onde:

: desvio padrão;

: número de amostras do coeficiente de detalhe

Assim quando o universal threshold for ultrapassado determina-se em qual amostra ocorreu o transitório. Para identificar o instante de tempo relaciona-se a amostra com o tempo associado a esta amostra, fornecido pela oscilografia. A Fig. 3 mostra o aumento da energia do coeficiente cd3 no momento da falta em comparação com o universal threshold calculado para o coeficiente de detalhe 3 de um sinal de tensão decomposto com wavelet mãe Daubechies de quarta ordem.

Figura 3. Aumento brusco da energia do coeficiente de detalhe cd3: a) em todo o sinal; b) zoom no momento da falta.

A partir da determinação do instante em que ocorreu a falta pode-se proceder com a segmentação do registro em pré falta e após a falta como exemplifica a Fig. 4, onde as barras verticais identificam o fim de um segmento e inicio de outro. Os

segmentos, pré falta e após a falta estão sinalizados e o trecho entre as duas barras verticais corresponde ao segmento de falta.

Figura 4. Detalhe do resultado da segmentação

Para a decomposição dos sinais através da DWT optou-se pelo uso da família de wavelets mãe Daubechies por ser adotada em referências bibliográficas consultadas. A escolha da ordem da wavelet mãe Daubchies a ser utilizada é feita através de testes comparativos com diferentes ordens e coeficientes de detalhe. A aplicação da decomposição pela DWT, por exemplo, até o terceiro nível de detalhe, em um sinal trifásico (três tensões e três correntes) produz um total de dezoito coeficientes de detalhe, gerando uma necessidade adicional de tratamento de dados. Para minimizar essa necessidade de processamento adicional empregou-se a transformada de Clarke-Concórdia, ou transformada alfa-beta, aos sinais de tensão e corrente, transformando o sistema trifásico em um sistema bifásico equivalente [14]. Como os sinais alfa e beta, obtidos pela transformada de Clarke-Concórdia, são ortogonais, é possível calcular o módulo destes sinais e assim obter um sinal único que contém informações dos três sinais do sistema trifásico original [15]. Desta forma pode-se proceder a identificação dos momentos de ocorrência dos transitórios e a realização da segmentação das tensões e correntes. A aplicação da DWT ao módulo dos sinais alfa e beta é então possível e produz apenas três coeficientes de detalhe, os quais podem ser utilizados para o cálculo do

universal threshold, reduzindo o processamento. O método

proposto para a identificação dos transitórios e segmentação é resumido através do fluxograma da Fig. 5.

Através dos resultados obtidos nos estudos de caso definiu-se por realizar a definiu-segmentação com badefiniu-se nos sinais de tensão da unidade geradora, sempre que esta estiver disponível no registro. Após a segmentação a próxima etapa é a extração de características que serão utilizadas no diagnóstico.

500 1000 1500 2000 2500 0 0.05 0.1 Δ Ecd 3 a) Amostras n 180 185 190 195 200 205 210 215 220 225 230 235 0 0.05 0.1 Δ Ecd 3 b) Amostras n Variação de energia do cd3 Universal Threshold Variação de energia do cd3 Universal Threshold 1.99 2 2.01 2.02 2.03 2.04 2.05 2.06 2.07 2.08 2.09 -1 -0.5 0 0.5 1 V [p u ] pré falta pós falta 1.99 2 2.01 2.02 2.03 2.04 2.05 2.06 2.07 2.08 2.09 -1 -0.5 0 0.5 1 I [ p u] Tempo [s] pré falta pós falta

(4)

Figura 5. Método proposto: detecção de transitórios e segmentação.

B. Extração de características

Feita a segmentação dos registros passa-se para a extração de características dos segmentos definidos. Em cada segmento de oscilografia identificado são calculadas grandezas que visam representar os dados “brutos” por meio de um conjunto reduzido de informações. Também aqui se empregam técnicas de PDS. As características a serem extraídas foram definidas de modo a permitir uma posterior classificação da falta de acordo com casos típicos e conhecidos de unidades geradores.

Características extraídas em cada segmento: • Valores rms para cada fase da tensão [16]; • Valores rms para cada fase da corrente;

• Valor rms das componentes simétricas (sequência positiva, negativa e zero) para tensão;

• Valor rms das componentes simétricas (sequência positiva, negativa e zero) para corrente [17]. Após as características extraídas estarem armazenadas estas podem ser submetidas a qualquer método de classificação. As informações extraídas dos segmentos do registro podem ser submetidas a regras ou comparadas com padrões a fim de classificar a causa da falta em análise. Essa parte do problema pode ser interpretada como um problema de classificação de padrões. Utilizando uma abordagem deste tipo, podem ser

aplicadas diversas ferramentas computacionais, já

consolidadas, para este fim, como Redes Neurais Artificiais (RNAs), Sistemas Especialistas (SEs), Sistemas fuzzy, bem como outros algoritmos baseados em conceitos de estatística [18].

A Fig. 6 ilustra o fluxograma do processo de extração de características proposto.

g

Figura 6. Método proposto: extração de características.

III. TESTES E DEFINIÇÃO DA WAVELET MÃE No fluxograma da Fig. 5, que resume o processo de detecção e segmentação proposto, é definido o uso da DWT como parte do método para a detecção de transitórios. Diversas famílias de wavelets mãe têm sido estudadas e propostas, cada qual com uma ou mais aplicações. Dentre as famílias estudadas a família Wavelet de Daubechies é aplicada a análise de sinais não estacionários, sinais estes característicos de registros oscilográficos de faltas no sistema elétrico. As Daubechies de terceira, quarta, quinta e sexta ordem (respectivamente db3, db4, db5 e db6) também são citadas como empregadas na localização de faltas em linhas de transmissão de energia. [11] [12]

Com base nas referências consultadas definiu-se pelo uso da família Daubechies. A escolha da ordem da wavelet mãe, no entanto foi baseada em testes comparativos. Como critério de teste e escolha da ordem da wavelet mãe foi definida para indicador de qualidade da segmentação a diferença entre o instante inicial real e o obtido pelo método com cada ordem testada. Assim a ordem que resultar na menor diferença de tempo entre a segmentação e o instante real da falta é a melhor, já que este instante é conhecido nas faltas simuladas. No total foram realizadas quinze simulações de diferentes faltas. Cada uma foi testada na segmentação quatro vezes, uma com cada wavelet mãe, db3, db4, db5 e db6. Observando os resultados dos testes é possível comparar os resultados obtidos, conforme mostra a Tabela I.

TABELA I MELHOR SEGMENTAÇÃO

Wavelet mãe Bom Aceitável Ruim

db3 9 4 2

db4 10 5 0

db5 7 4 4

db6 6 7 2

Através da Tabela I pode-se concluir que o melhor resultado geral dos testes de segmentação realizados foi obtido quando usado a wavelet mãe Daubechies de quarta ordem (db4). Com essa o resultado foi bom em 66,67% dos testes e satisfatório em 100%, ou seja, não falhou em nenhum. Desta

Ação: transformada de Clarke-Concórdia

Ação: calcular módulos tensões e correntes ortogonais Dados: correntes e tensões ortogonais alfa-beta Dados: módulos correntes e tensões Alfa-Beta 1 Entrada de dados: correntes e tensões trifásicas

Dados: coeficientes de detalhe wavelet Ação: transformada wavelet discreta Dados: transitório identificado na amostra k Ação: segmentar sinal Saída: segmentos Ação: calcular variação da energia dos coeficientes de

detalhe Ação: calcular

universal threshold (T) todos

coeficientes de detalhe 1 Próxima amostra k=k+1 Sim Não ΔEnergia amostra k > T ? Entrada de dados:

correntes e tensões trifásicas Entrada de dados: segmentos Ação: calcular valor rms

Sinais trifásicos Dados: Correntes e tensões

rms por fase e segmento

Dados: componentes simétricas por segmento , , , , , , , , , , , , Armazenar características extraídas por segmento:

Calcular módulos componentes simétricas

(5)

forma conclui-se pelo uso da Wavelet Daubechies de quarta ordem no método de segmentação proposto.

IV. ESTUDOS DE CASO E RESULTADOS O método proposto foi aplicado a registros de ocorrências reais em unidades geradoras. A seguir são mostrados os resultados de três estudos de caso e na sequência é feita análise dos resultados obtidos.

A. Caso 1: desligamento forçado por curto-circuito

Este caso representa um desligamento forçado de uma unidade geradora devido a um curto-circuito. O ponto de ocorrência da falta foi o para-raios da fase B no lado de alta tensão do transformador elevador da unidade. A Fig. 7 mostra o registro de oscilografia de curta duração das tensões e correntes da unidade geradora envolvida na falta.

Os sinais de corrente e tensão das três fases foram submetidos a transformada de Clarke-Concórdia e o módulo dos sinais ortogonais alfa-beta submetido à análise com a DWT, utilizando a wavelet mãe Daubechies de quarta ordem (db4). Os coeficientes de detalhe até o terceiro nível de decomposição foram utilizados.

Figura 7. Visualização das tensões e correntes da unidade geradora, caso 1.

A Fig. 8 mostra os sinais de tensão e corrente das três fases do gerador, por segmentos. As barras verticais identificam a separação dos segmentos dos sinais. Para a tensão são detectados os segmentos pré falta, falta e pós falta. Já para a corrente dois segmentos de falta são detectados

Figura 8. Sinais segmentados, caso 1.

Conforme pode ser visualizado na Fig. 8 a segmentação pela tensão obteve um melhor resultado do que a segmentação pela corrente. Desta forma foi realizada a extração de características com base na segmentação dos sinais de tensão. A Fig. 9 mostra o comportamento dos sinais, com base nas características extraídas, ao longo dos segmentos.

Figura 9. Análise das características extraídas em p.u.: caso 1.

É possível visualizar um aumento nas correntes das fases A e B durante a falta enquanto as tensões das mesmas fases sofrem um afundamento. As correntes de sequência, positiva e negativa, também tem um aumento e não é percebida variação na corrente de sequência zero. O comportamento é coerente, pois as medições são do lado de baixa do transformador elevador, ligado em triângulo, e a falta ocorreu na fase B do lado de alta ligado em estrela aterrada.

Para confirmar a eficiência do método proposto, uma etapa de classificação foi realizada de forma manual, a partir do conjunto de dados extraídos. A análise foi realizada com base nas premissas de classificação, propostas por Moreto (2011) [18], onde um conjunto de regras é usado para classificar cada segmento. Os dados correspondem com a seguinte classificação:

• Segmento pré falta:

“operação normal com carga”;

• Segmento falta:

“falta fase-fase, fases A e B, no lado de alta”;

• Correlação segmentos pre falta e falta:

“falta com gerador sob carga”.

A conclusão obtida é a mesma que a indicada no relatório disponibilizado pela concessionária validando o processo de segmentação proposto.

B. Caso 2: desligamento por perda de excitação

Para testar a aplicação da análise wavelet em registros de desligamentos não ocasionados por curto-circuito utilizou-se um registro de desligamento causado por perda de excitação em uma unidade geradora. Este registro também foi disponibilizado para estudo por uma concessionária de geração de energia do SIN. A Fig. 10 mostra o registro de oscilografia de curta duração das correntes e tensões da unidade geradora. 0.1 0.15 0.2 0.25 0.3 0.35 0.4 0.45 -1 0 1 VA [pu] 0.1 0.15 0.2 0.25 0.3 0.35 0.4 0.45 -1 0 1 VB [pu] 0.1 0.15 0.2 0.25 0.3 0.35 0.4 0.45 -1 0 1 VC [pu] 0.2 0.3 0.4 0.5 0.6 0.7 0.8 0.9 -6 -4 -202 4 IA [pu] 0.2 0.3 0.4 0.5 0.6 0.7 0.8 0.9 -4 -20 2 4 IB [pu] 0.2 0.3 0.4 0.5 0.6 0.7 0.8 0.9 -1 0 1 IC [pu] Tempo [s] 0 1 2 VAr m s 0 1 2 VBr m s 0 1 2 VCr m s 0 1 2 IArm s 0 1 2 IBrm s 0 1 2 ICrm s 0 1 2 V0 0 1 2 V+

pré falta falta pós falta 0 1 2 V -0 1 2 I0 0 1 2 I+

pré falta falta pós falta 0 1 2 I -0.2 0.3 0.4 0.5 0.6 0.7 0.8 0.9 1 1.1 1.2 -1 -0.5 0 0.5 1 T en sã o[ p u ] Tempo t[s] fase A fase B fase C 0.2 0.3 0.4 0.5 0.6 0.7 0.8 0.9 1 1.1 1.2 -6 -4 -2 0 2 4 C or rent e [ pu ] Tempo t[s] fase A fase B fase C

(6)

Figura 10. Visualização das correntes e tensões da unidade geradora, caso 2.

A Fig. 11 mostra os sinais de tensão e corrente das três fases do gerador, por segmentos. As barras verticais identificam a separação dos segmentos dos sinais. Tanto para a tensão quanto para corrente são detectados os segmentos pré falta, falta e pós falta. A análise permite verificar que tanto a segmentação com base nos sinais de tensão quanto a segmentação com base na corrente mostraram um segmento de falta de curta duração. Isto é explicado pelo fato da perda de excitação provocar uma redução brusca da corrente.

Figura 11. Sinais segmentados individualmente, caso 2.

As características extraídas com base na segmentação dos sinais de tensão são visualizadas na Fig. 12, a qual mostra uma queda brusca nas correntes de fase e uma gradativa queda nas tensões de fase. Esse comportamento é coerente com a perda de excitação. Vê-se que não há corrente de sequência zero e a corrente de sequência positiva também sofre uma redução drástica durante o segmento de falta, corroborando para a inexistência de curto-circuito.

Figura 12. Análise das características extraídas em p.u.: caso 2.

Para confirmar a eficiência do método proposto, novamente uma etapa de classificação foi realizada de forma manual, com os mesmos critérios do caso anterior. Os dados correspondem com a seguinte classificação:

• Segmento pré falta:

“operação normal com carga”

• Segmento falta:

“falta equilibrada”

• Correlação segmentos pre falta e falta:

“falta com gerador sob carga”

• Segmento pós falta:

“operação normal, desenergização”

A classificação obtida condiz com a ocorrência.

C. Caso 3:desenergização por reversão de potência

Para avaliar a análise wavelet em registros com transitórios lentos utilizou-se um registro de desligamento causado por reversão de potência. Este tipo de registro é caracterizado por um decaimento exponencial lento da tensão, devido ao magnetismo residual da unidade geradora. Também é característico deste tipo de registro o gerador operando com baixo carregamento na pré falta.

A Fig. 13 mostra o registro de oscilografia de curta duração das correntes e tensões da unidade geradora. Para visualizar a segmentação a Fig. 14 mostra de forma individual cada sinal segmentado. As barras verticais identificam a separação dos segmentos nos sinais. Verifica-se que mesmo em registros com transitórios lentos é possível utilizar a variação de energia dos coeficientes de detalhe juntamente com o universal

threshold para identificar o momento da ocorrência. Porém,

como se percebe na Fig. 14, para este caso específico a segmentação através da corrente resultou em erro na identificação do instante de desligamento. Também se percebe a presença de uma oscilação nos sinais de corrente pré falta. É necessário considerar o fato do gerador estar com pouca carga, o que é característico em desligamento por reversão de potência. Desta forma também se conclui que a segmentação através da corrente não é adequada quando o gerador estiver submetido a baixos valores de correntes de carga.

1.96 1.98 2 2.02 2.04 2.06 2.08 2.1 2.12 -1 0 1 VA [pu] 1.96 1.98 2 2.02 2.04 2.06 2.08 2.1 2.12 -1 0 1 VB [pu] 1.96 1.98 2 2.02 2.04 2.06 2.08 2.1 2.12 -1 0 1 VC [p u ] 1.98 2 2.02 2.04 2.06 2.08 2.1 -1 0 1 IA [pu] 1.98 2 2.02 2.04 2.06 2.08 2.1 -1 0 1 IB [pu] 1.98 2 2.02 2.04 2.06 2.08 2.1 -1 0 1 IC [pu] Tempo [s] 0 1 2 VAr m s 0 1 2 VBr m s 0 1 2 VCr m s 0 1 2 IArm s 0 1 2 IBrm s 0 1 2 ICrm s 0 1 2 V0 0 1 2 V+

pré falta falta pós falta 0 1 2 V -0 1 2 I0 0 1 2 I+

pré falta falta pós falta 0 1 2 I -1.5 1.6 1.7 1.8 1.9 2 2.1 2.2 2.3 2.4 2.5 -1 -0.5 0 0.5 1 T ens ão[ pu ] Tempo t[s] fase A fase B fase C 1.5 1.6 1.7 1.8 1.9 2 2.1 2.2 2.3 2.4 2.5 -1 -0.5 0 0.5 1 C o rr ent e [ pu ] Tempo t[s] fase A fase B fase C

(7)

Figura 13. Visualização das correntes e tensões da unidade geradora, caso 3.

Figura 14. Sinais segmentados individualmente, caso 3.

As características extraídas com base na segmentação dos sinais de tensão são mostradas na Fig. 15, e pode-se concluir pela inexistência de curto-circuito, pois no segmento de falta as correntes, de fase e de sequência, são todas nulas. Também se vê que na pré falta as correntes estavam próximas de zero, mostrando que o carregamento do gerador era mínimo, condição sine qua non para a reversão de potência.

Figura 15. Análise das características extraídas em p.u.: caso 3.

Para confirmar a eficiência do método proposto, a etapa de classificação foi realizada de forma manual, com os mesmos critérios dos casos anteriores. Os dados correspondem com a seguinte classificação:

• Segmento pré falta:

“operação normal com carga”;

• Segmento falta:

“falta equilibrada”

• Correlação segmentos pre falta e falta:

“falta com gerador sob carga”;

• Segmento pós falta:

“operação normal, desenergização”.

Novamente a classificação obtida esta condizente com a ocorrência.

D. Análise dos resultados

Através dos estudos de casos realizados algumas observações podem ser feitas.

O caso 1 trata de uma falta em um para-raios com resistência de falta variável devido e existência de arco elétrico através do ar. Na condição pré falta o gerador operava com tensão e corrente próximos dos valores nominais. A segmentação através da tensão se mostrou mais eficiente, do que através da corrente, detectando um único segmento de falta de curta duração. A segmentação através da corrente detectou dois segmentos de falta, sendo prejudicada pela ocorrência de arco elétrico, que provoca oscilações na energia dos coeficientes de detalhe wavelet.

No caso 2 o gerador também operava a plena carga, em condições nominais, quando houve a perda da excitação provocando uma imediata eliminação das correntes, e gradativa redução da tensão devido ao magnetismo residual. O resultado da segmentação através da corrente foi similar ao resultado obtido através da tensão. Neste caso observa-se que a perda de excitação provoca uma redução brusca da corrente.

O caso 3 ilustra uma situação em que o gerador opera quase a vazio, ou seja, com tensão próxima da nominal e corrente quase nula e sofre uma motorização. O resultado da segmentação através da tensão foi satisfatório, pois identificou corretamente o instante do desligamento. Já o resultado obtido na segmentação pela corrente resultou em erro na identificação do instante de desligamento. Nesta situação percebe-se a existência de oscilação no sinal de corrente que pode ser causada pela própria vibração do conjunto turbina-gerador no

0 0.5 1 1.5 2 2.5 -1 -0.5 0 0.5 1 T e ns ã o[ p u ] Tempo t[s] fase A fase B fase C 0 0.5 1 1.5 2 2.5 -0.2 -0.1 0 0.1 0.2 C o rr en te [ pu ] Tempo t[s] fase A fase B fase C 0.15 0.2 0.25 0.3 0.35 0.4 0.45 0.5 0.55 0.6 -1 0 1 VA [pu] 0.15 0.2 0.25 0.3 0.35 0.4 0.45 0.5 0.55 0.6 -1 0 1 VB [pu] 0.15 0.2 0.25 0.3 0.35 0.4 0.45 0.5 0.55 0.6 -1 0 1 VC [p u ] 0.1 0.2 0.3 0.4 0.5 0.6 -0.2 0 0.2 IA [p u ] 0.1 0.2 0.3 0.4 0.5 0.6 -0.2 0 0.2 IB [p u ] 0.1 0.2 0.3 0.4 0.5 0.6 -0.2 0 0.2 IC [pu] Tempo [s] 0 1 2 VAr m s 0 1 2 VBr m s 0 1 2 VCr m s 0 1 2 IArm s 0 1 2 IBrm s 0 1 2 ICrm s 0 1 2 V0 0 1 2 V+

pré falta falta pós falta 0 1 2 V -0 1 2 I0 0 1 2 I+

pré falta falta pós falta 0

1 2

(8)

-processo de motorização. Essa oscilação se torna representativa no coeficiente de detalhe wavelet devido a inexistência de correntes de curto-circuito que provocassem grande variação na energia dos coeficientes. Desta forma também se conclui que a segmentação através da corrente não é adequada quando o gerador estiver submetido a baixos valores de correntes de carga.

Os casos 1, 2 e 3 representam ocorrências relativamente comuns em unidades geradoras. Os casos 2 e 3 dispunham de mais do que um registro para análise. A análise de registros similares obteve resultados análogos, confirmando os obtidos no estudo de caso. Foram testados dois registros de perda de excitação (caso 2) e três de reversão de potência (caso 3). Assim podem-se generalizar as conclusões retiradas destes.

Comparando a segmentação pela tensão e pela corrente nos estudos de caso verifica-se um melhor resultado na segmentação através da tensão. A detecção de transitórios e segmentação com base na corrente se mostrou menos eficiente por ser susceptível a variações características de arco elétrico em casos de curto-circuito. Frequências do arco elétrico influenciam na variação do sinal de energia dos coeficientes de detalhe wavelet provocando erro na detecção dos transitórios. Também é susceptível ao carregamento pré falta do gerador. Caso o gerador esteja operando com carregamento baixona pré falta as variações de energia dos coeficientes de detalhe wavelet não são representativos, pois podem não ocorrer variações bruscas, dependendo do tipo de falta.

A análise das características extraídas em cada estudo de caso mostrou que há coerência nos valores com as faltas reais. O conjunto de características extraídas contém informações representativas que permitem submete-las a métodos de classificação. Os resultados obtidos foram validados através de um processo de classificação manual. Em um sistema real esta etapa pode ser automatizada com o desenvolvimento de um sistema especialista e melhorado correlacionando com dados de sequência de eventos e análises de oscilografias de longa duração.

V. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Definiu-se um método capaz de segmentar e extrair características de ocorrências no sistema elétrico a partir dos dados de registros de oscilografias de curta duração de unidades geradoras. O método proposto faz uso da transformada wavelet no processo de segmentação dos registros de oscilografia, foi implementado em algoritmo e testado com sucesso em três estudos de caso. Com os estudos de caso verificou-se a eficiência do método para a análise de oscilografias de unidades geradoras. A família de wavelets de Daubechies é a mais utilizada em análises de sinais não estacionários. Os coeficientes de detalhes wavelet contêm informações que permitem identificar o instante da ocorrência de transitórios em registros de oscilografias de unidades geradoras de energia elétrica. O cálculo do limiar universal sobre a variação da energia dos coeficientes de detalhe wavelet é eficiente para localizar os transitórios e pode ser implementado através de algoritmos.

Nos testes realizados com diversas wavelets mãe da família Daubechies obteve-se os melhores resultados com a Daubechies de quarta ordem (db4). No método proposto a escolha do coeficiente de detalhe é dinâmica e função do maior limiar universal obtido. Porém nos testes este sempre coincidiu com o coeficiente de detalhe três (cd3).

Foi possível concluir, nos estudos de caso, que os sinais de tensão são mais adequados para o processo de segmentação, porém as informações contidas nos sinais de corrente são úteis para a análise posterior e classificação da ocorrência. A segmentação é uma etapa de grande importância na extração de características de cada trecho para comparação com características típicas de faltas conhecidas e assim determinar a causa do desligamento. Esta comparação pode ser realizada através de um sistema especialista que contenha na sua base de conhecimento as informações usadas por analistas humanos emulando uma análise manual.

Com a publicação desta pesquisa pretende-se aperfeiçoar o processo de análise pós-operação de ocorrências no SIN, tendo como resultado direto a redução no tempo de indisponibilidade de equipamentos, como geradores. Espera-se que a aplicação da metodologia de diagnóstico automático de ocorrências tenha impacto significativo para a sociedade, através da redução do tempo necessário para se obter uma análise do defeito e sua origem, dessa forma diminuindo as durações das contingências que ocorrem no setor elétrico.

REFERÊNCIAS

1. VARELA, F. S. et al. Sistema inteligente de gestão de oscilografias. XX

Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (XX SNPTEE), Recife - Brasil, 2009. CR-ROM.

2. DAVILA, H. Records from DFRs vs. Records from microprocessor-based

relays. Transmission and Distribution Conference and Exposition: Latin America, nov. 2010. 635-644.

3. GIOVANINI, R. et al. SPERT - Sistema Integrado para Análise de Perturbações. IX Seminário Técnico de Proteção e Controle (IX

STPC), Belo Horizonte - Brasil, 2008. CD-ROM.

4. IEEE STD. C37.111-2013: Common format for transient data exchange

(COMTRADE) for power systems. 2ª. ed. New York - USA: Institute of Eletrical and Eletronics Engineers, Inc, 2013.

5. MORETO, M.; ROLIM, J. G. Análise automática de oscilografias em sistemas elétricos de potência. Revista Controle & Automação, Porto Alegre, v. 21, n. 4, p. 347-362, Julho e Agosto 2010.

6. ONS. Requisitos Mínimos para os Sistemas de Proteção e de

Telecomunicações: Procedimentos de Rede, submódulo 2.6. Rio de

Janeiro: Operador Nacional do Sistema, 2011.

7. COSTA, F. B. et al. A tool for fault and power quality distrubance

analysis in oscilographic records. International Youth Conference on Energetics. [S.l.]: [s.n.]. 2011. p. Trabalho completo.

8. LENZ, E. P.; ROLIM, J. G. Aplicação de Oscilografias e Sequência de Eventos para avaliação do desempenho de relés de proteção de geradores.

IX INDUSCON - IEEE International Conference on Industry Applications, São Paulo, 8 a 10 novembro 2010.

9. SILVA, M. S. Sistema de monitoramento e metodologia de estimativa

dos tempos de operação do disjuntor. Universidade de São Paulo. São

Paulo: Tese (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Departamento de Energia e Automação Elétricas). 2005. p. 116.

10. MORETO, M.; ROLIM, G. Using disturbance records to automate the

diagnosis of faults and operational procedures in power generators. IET Generation, Transmission & Distribution, vol. 9, nº 15, 19 nov. 2015.

pp. 2389-2397.

11. OLIVEIRA, H. M. D. Análise de sinais para engenheiros: uma abordagem via Wavelets. Rio de Janeiro: Brasport, 2007.

12. COSTA, F. B. Uma técnica de diagnóstico em tempo real de distúrbios

transitórios baseada na transformada wavelet para uso em registradores digitais de perturbação. Tese (Programa de

Pós-Graduação em Engenharia Elétrica). ed. Campina Grande - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2010.

13. UKIL, ; ZIVANOVIC, R. Abrupt change detection in power system fault

analysis using adaptive whitening filter and wavelet transform. Electric Power Systems Research: Science Direct, 2006. 815–823.

(9)

14. GUAN, Y.; KEZUNOVIC, M. A novel fault classification approach using

manifold learning algorithm. 16th International Conference on Intelligent System Application to Power Systems (ISAP), 2011. 1 - 6.

15. ZHU, Y.; SHI, X.; DAN, Y. Deduction of coordinate transform for

instantaneous reactive power theory and analysis on relationship between α — β and dq0 transformation. 9th International Conference on Electronic Measurement & Instruments ICEMI '09, Beijing, 16-19 Aug

2009. 4-922 - 4-925.

16. USIDA, F. et al. Análise qualitativa no monitoramento automático dos eventos de tensão de curta duração. Revista Controle & Automação, julho, agosto e setembro de 2009. 323 a 334.

17. GHIJSELEN, J. A. L.; BOSSCHE, A. P. M. V. D. Exact Voltage

Unbalance Assessment Without Phase Measurements. IEEE TRANSACTIONS ON POWER SYSTEMS, feb. 2005. vol. 20, no. 1,

pp. 519 – 520.

18. MORETO, M. Análise automática de registros digitais de

perturbações em unidades geradoras. (Tese de Doutorado - Programa

de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica). ed. Florianópolis - SC: Universidade Federal de Santa Catarina, 2011.

Sidnei Pereira é Mestre em Engenharia Elétrica pelo

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pato Branco, Paraná, Brasil. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pato Branco, Paraná, Brasil, em 2011, graduação em Tecnologia em Eletrônica – Automação Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pato Branco, Paraná, Brasil, em 2002 e curso Técnico em Eletrônica, pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET-PR), Pato Branco, Paraná, Brasil, em 1998. Atualmente é Técnico da Companhia paranaense de energia elétrica (Copel) na qual ocupa o cargo de Técnico Industrial de Eletrônica e atua na função de Técnico de Manutenção de Subestações da Transmissão.

Miguel Moreto é natural de Nova Prata, RS, possui

graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Atualmente é professor efetivo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atuando no curso de Engenharia Elétrica. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas de Potência, atuando principalmente nos seguintes temas: Proteção de sistemas elétricos de potência, análise de oscilografias, sistemas especialistas, redes neurais artificiais, detecção de faltas e arco elétrico.

Referências

Documentos relacionados

A pesquisa recorre ao método qualitativo de grupos de discussão (com jovens, rapazes e raparigas, portugueses, entre os dezassete e vinte e cinco anos de idade) para, através

Alguns fatores específicos podem ser determinantes para o desenvolvimento do EP na infância, como: baixo peso ao nascer, prematuridade, desmame precoce, introdução

Apesar de o tema interculturalidade ser discutido em grupos de pesquisa de algumas universidades brasileiras e de ser tema em congressos, as obras lidas para

Segundo Kotler (2000, p.144): “Consumidor vigilante são aqueles que não estão mais tolerando produtos de má qualidade ou serviços inadequados”. Para obter esse entendimento,

Figura 12 – A: imagem tomográfica obtida por tomógrafo de impulso no modelo de cor “rainbow” e resolução de superfície igual a 1 mm da base do indivíduo n° 12; B:

A alta prevalência para o risco de TMC e os fatores a ele associados devem ser considerados para o desenvolvimento de projetos terapêuticos que articulem medidas eficazes

Os resultados apontaram vários fatores que quando associados ao uso nocivo ou dependência do álcool, poderiam favorecer a expressão do comportamento suicida,

Nesse caso, os capitais privados afastam-se, sendo que uma das alternativas é direcionar a responsabilidade por esse tipo de pesquisa para instituições semi-públicas, tais