• Nenhum resultado encontrado

COMUNICADO ROTARY DISTRITO Um futuro de oportunidades criado pelo Associativismo e Ideal de Servir

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMUNICADO ROTARY DISTRITO Um futuro de oportunidades criado pelo Associativismo e Ideal de Servir"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

Tarde Oriental

Evento reúne cônjuges de rotarianos e convidados

do Distrito 4430

Seminário

Planejamento e Imagem Pública são fundamentais ao futuro do Rotary

Um futuro de oportunidades criado

pelo Associativismo e Ideal de Servir

Sucesso do Encontro de Lideranças Empresariais Rotárias

ajuda a fortalecer e estimular o Ideal de Servir.

Leia também nesta edição

Ano Rotário 2018-2019 | Governador Dante Galvanese Amato Filho | Edição Nº 03

ROTARY DISTRITO 4430

(2)
(3)

15

Mensagem do Governador do Distrito 4430 Dante Galvanese Amato Filho

5

Mensagem do Presidente de Rotary International Barry Rassin

6

Mensagem do Diretor de Rotary International Paulo Augusto Zanardi

6

Mensagem da Esposa do Governador Adriana Martins de Siqueira Amato

7

Matéria de Capa

Encontro de Negócios de Lideranças Empresariais Rotárias

8

Seminário Distrital Planejamento e Imagem Pública

12

Aconteceu

Tarde Oriental, Companheirismo e Evento Beneficente

15

Visitas Oficiais

O entusiasmo, força e vitalidade do Distrito 4430

18

Frequência Agosto de 2018

23

12

8

18

Ano Rotário 2018-2019 - Edição nº 03, Setembro de 2018. O “Comunicado Mensal” é uma publicação da Governadoria do Rotary, Distrito 4430, dirigida a todos os rotarianos e demais membros da família rotária. Rotary Brazil Offi ce

Edifício Comercial Casa das Caldeiras Av. Francisco Matarazzo, 1752 - Cj 1421 Pompéia - 05001-200 – São Paulo

(11) 3217-2630 Secretaria da Governadoria Av. Higienópolis, 996 Sl 508 - 01238-910 São Paulo 4430@uol.com.br - (11) 3666-3194 Maria Carolina S. Macedo, Daniele Sales Sumya e Amanda de Oliveira Ribeiro Presidente de Rotary International Barry Rassin Diretor de Rotary International 2017-19 Paulo Augusto Zanardi Governador do Distrito 4430 Dante Galvanese Amato Filho

Vice-Governador José Luiz Toro da Silva RC de Guarulhos Vila Galvão

Governadores Assistentes

Área 1

Marcos Roberto Chaves da Silva - RCSP Liberdade

Área 2

Riuchi Roberto Hara - RCSP Vila Formosa

Área 3

Pedro Adriano Bergamo Goulart - RCSP Itaquera

Área 4

Luciano Nicola Rios - RCSP Água Rasa

Área 5

Celso de Souza - RCSP Jaçanã

Área 6

Decio Pereira Ignacio - RCSP Vila Guilherme

Área 7

Roque Malizia - RCSP Norte

Área 8

Veronica Drumond Mello Silva - RC de Santa Isabel Cent.

Área 9

Dagoberto Sarpe Nogueira - RC de Mogi Das Cruzes

Área 10

Mário Egashira - RC de Suzano Conselheiro Especial do Governador

Antonio José da Costa RCSP Alto da Mooca Instrutor Distrital Paulo Eduardo de Barros Fonseca RCSP Liberdade Secretário Distrital Francisco Antonio Parisi RCSP Mooca Tesoureiro Distrital Danilo Brussolo RCSP Água Rasa Protocolo Distrital Geraldo Martins Garcia RCSP Vila Alpina Governadora Eleita 2019-2020 Maria Lúcia Giancoli Strazzeri RCSP Norte Coordenador e Editor da Carta Mensal

Alexandre Alonso RC de Guarulhos Sul Projeto gráfi co, Editorial e Publicidade Laundy Comunicações - Tel.: 11 3657-1632

EXPEDIENTE

(4)

MENSAGEM DO PRESIDENTE

Peça da campanha Rotarianos em Ação.

Acesse o Brand Center para baixar os arquivos

e saber como utilizá-los na comunicação do seu

clube. Fortaleça a imagem pública do Rotary

em nossa comunidade.

(5)

Caros companheiros e companheiras,

No calendário rotário, setembro é o mês dedicado à Educação Básica e Alfabetização, uma das nossas seis áreas de enfoque, trabalhada com bastante vigor pelos clubes e rotarianos do Distrito 4430.

São muitos os projetos desenvolvidos localmente nesta área, os quais temos tido a oportunidade de conhecer por ocasião das Visitas Ofi ciais. São projetos que nos en-chem de orgulho, pois sabemos que através deles estamos construindo um futuro me-lhor para crianças e adultos de nossas comunidades.

Mesmo com todo o sucesso até aqui alcançado ainda temos infi nitas oportunidades para fortalecer este trabalho. Para que isto aconteça, contem com a Equipe Distrital para orientar e incentivar seus clubes em suas ideias e projetos.

O mês de setembro foi também marcado pela realização de grandes e importantes eventos: o 1º Encontro de Lideranças Empresariais Rotárias, fruto de uma parceria iné-dita com a Associação Comercial de São Paulo, que superou todas as expectativas em termos de público e resultados; a Tarde Oriental realizada pelos cônjuges, que além do memorável companheirismo garantiu recursos para nossos projetos e atividades, até o fi nal da gestão; e o Seminário de Planejamento e Imagem Pública, que abriu um leque de informações e ferramentas fundamentais ao futuro do Rotary.

Em todas estas iniciativas, de alguma forma, saímos do lugar comum. Conseguimos desenvolver novas ideias e mostrar que é possível irmos além daquilo que muitas vezes estamos acostumados a fazer. Percebemos que, quando isto acontece, os resultados são sempre surpreendentes e extremamente gratifi cantes.

O rotariano é um servidor da humanidade e é grande seu poder de realização. Que-remos que estes exemplos, bem sucedidos, sirvam de inspiração para novas e mais ousadas iniciativas, tanto para fortalecer nossas fi leiras, quanto para melhor servirmos nossas comunidades.

Aproveite nosso ano rotário. Faça isto acontecer e seja a inspiração! Um forte abraço!

Dante Galvanese Amato Filho

Governador 2018-19 do Distrito 4430

“Temos projetos que nos enchem de orgulho, pois

sabemos que através deles estamos construindo um

futuro melhor para nossas comunidades”

Dante Galvanese Amato Filho

Governador do Distrito 4430

MENSAGEM DO GOVERNADOR

(6)

Imagine se pudéssemos tirar uma foto registrando todo o trabalho que o Rotary faz em determinado dia. Ninguém - exceto rotarianos - acreditaria que uma única organiza-ção fosse capaz de realizar tanto. Nessa foto, você veria voluntários dedicados trabalhando para erradicar a pólio, estabelecendo microempréstimos, fornecendo água po-tável, orientando jovens e outras inúmeras ações. Podemos fazer tudo isso devido ao nosso alcance geo-gráfi co e o fato de que nossos clubes são formados por pessoas engajadas em suas comunidades. Ao fazer par-te da comunidade, você conhece as necessidades, par-tem os contatos e pode agir imediatamente. É por isso que todos os associados do Rotary devem representar a di-versidade de sua cidade.

Fizemos grandes progressos nesse aspecto. No Egito, na Indonésia e no Quênia, as mulheres representam quase 50% do quadro associativo do Rotary. Também estamos ampliando a diversidade da faixa etária em nossos clu-bes. Em cada uma das nossas comunidades, jovens pro-fi ssionais estão procurando oportunidades para contribuir com seus talentos, retribuir à sociedade e aprender com mentores. Vamos compartilhar com eles o que o Rotary é. O kit para engajamento de jovens profi ssionais no Ro-tary.org tem um plano de ação para ajudá-los a alcançar jovens líderes e alumni em sua área.

Outro recurso que pode nos ajudar a ter melhor represen-tatividade em nossas comunidades – um recurso que é global como nós, e que tem 250 mil associados notáveis e já compartilha nossos valores de serviço e liderança - é o

“O Rotary precisa de clubes sólidos e associados

engajados, para continuar a fazer o bem”

Barry Rassin

Presidente do Rotary International

Rotaract. Os rotaractianos são nossos parceiros: junte-se a eles em projetos, peça-lhes que falem em seus eventos e convios a participar do seu clube. Rotaractianos de-dicados em todo o mundo estão se tornando associados do Rotary e até mesmo iniciando novos Rotary Clubs, ao mesmo tempo em que permanecem no Rotaract.

O mundo precisa do Rotary e o Rotary precisa de clubes sólidos e associados engajados para continuar a fazer o bem em escala cada vez maior. É nossa responsabilidade garantir que todas as pessoas que demonstram interesse em se juntar à nossa organização sejam convidadas a se associar. Acesse o nosso site e use a ferramenta on-line para indicar candidatos à associação, que ajuda pessoas interessadas em ingressar no Rotary a se conectar a um clube que se adeque a elas. Vamos garantir que todos os associados tenham motivos para permanecer nos clubes. Ao construir clubes sólidos que se engajem em projetos signifi cativos e se divertem durante o processo, nós for-necemos valores aos nossos associados que eles não podem encontrar em nenhum outro lugar.

Não vamos manter a história do Rotary somente en-tre nós. Convidem para se juntar a nós líderes de to-das as idades - homens e mulheres – que estejam procurando uma maneira de retribuir às suas comuni-dades. Sejam a Inspiração em sua comunidade e aju-dem o Rotary a continuar fazendo o bem no mundo.

Barry Rassin

Presidente do Rotary International, 2018-19

A partir do ano rotário 2015-16, setembro passou a ser o mês da Educação Básica e Alfabetização. Com certeza, o principal motivo desta mudança tenha sido o fato de que o Dia Internacional da Alfabetização ser comemorado dia 8

“Através da nossa Fundação Rotária podemos investir

em projetos para que as pessoas tenham acesso contínuo

à educação básica e alfabetização”

Paulo Augusto Zanardi

Diretor de Rotary International 2017-2019 deste mês. Assim sendo, nada mais correto do que o Rotary considerar este mês como dedicado a tão importante tema. Se quisermos ver um mundo mais justo, onde as oportu-nidades sejam iguais para todos, o caminho mais efi caz é

(7)

garantir a educação das pessoas. A educação abre todo um mundo de oportunidades para que todos possam ter uma chance igual de vencer na vida.

Ela ajuda as pessoas a se tornarem membros úteis da sociedade. Um membro educado certamente terá uma chance maior de contribuir para sua comunidade como um membro ativo da sociedade. É através da educação que se evita que o povo seja explorado e enganado. É mais fácil tirar proveito de pessoas inocentes e analfabetas, por-que ao contrário de uma pessoa educada elas não estão bem conscientes dos seus direitos e liberdades.

A educação afeta principalmente nossa compreensão da diferença entre certo e errado. Uma pessoa instruída está bem ciente das consequências de ações erradas e é me-nos provável que seja infl uenciado e faça algo não correto. Além disso, um número de pessoas sem instrução que vi-vem uma vida de pobreza atingida por falta de oportunida-des muitas vezes recorrem a formas ilegais, para resolver seus problemas. Se você é educado, você está bem ciente de seus direitos, a lei e suas responsabilidades para com a sociedade. Por isso, a educação é um fator importante que contribui para a harmonia social e a paz. Em 1985, o Rotary declarou que níveis básicos de alfabetização são uma pré-condição para a paz. Muitos adultos em países

desenvolvidos e em desenvolvimento não possuem as ha-bilidades necessárias para manter um emprego ou desem-penhar tarefas básicas do dia a dia. Os obstáculos criados pelo analfabetismo, desde a difi culdade em achar um em-prego à pressão constante para ocultar o problema, tra-zem consequências graves. A taxa de analfabetismo entre mulheres é muito mais alta do que entre homens, pois em muitas partes do mundo o ensino é negado a meninas. Incentivar a melhora na qualidade do ensino, signifi ca me-lhorar a qualidade humana, mas isso deve começar em casa. Os pais devem se conscientizar da importância da leitura.

Através da nossa Fundação Rotária podemos investir em projetos que capacita os rotarianos a fazerem com que as pessoas tenham acesso contínuo à educação básica e al-fabetização, a fortalecer a capacidade das comunidades de fornecerem educação básica e alfabetização; e a au-mentar as taxas de alfabetização entre adultos.

Peço a todos que se inspirem e levem essa missão ao seu clube, dando à luz do saber a quem está precisando.

Paulo Augusto Zanardi

Diretor 2017-19 do Rotary International

Queridos cônjuges,

A cada dia que passa temos mais motivos para nos or-gulharmos das boas realizações do Rotary em nosso Distrito. Realizações que contam com especial apoio dos cônjuges, diretamente ou por meio das Casas da Amizade e ASFAR´s. Percebemos o quanto todos es-tão motivados e fazendo valer o lema desta geses-tão: "Seja a Inspiração".

Foi com ajuda destas pessoas incríveis e motivadas que realizamos nossa Tarde Oriental, o tradicional chá e desfi le do Distrito 4430, que tem por objetivo gerar re-cursos para os projetos e atividades do ano rotário. Graças ao apoio de rotarianos, cônjuges e parceiros dos Rotary, o evento foi um sucesso e nos proporcio-nou bons resultados. Faço um agradecimento espe-cial aos clubes e companheiros(as) que doaram as prendas para sorteios e aos participantes que com

“Graças ao apoio dos clubes, rotarianos e cônjuges

nossa Tarde Oriental foi de grande sucesso”

Adriana Martins de Siqueira Amato

Esposa do Governador 2018-2019

entusiasmo e a alegria fi zeram a diferença. Além de um maravilhoso companheirismo pudemos contar com a par-ticipação de companheiras nos desfi les de kimonos, moda fi tness e alta costura. Todas comprometidas com o Ideal de Servir e preocupadas em oferecer o melhor para nosso querido Distrito.

A generosidade da família rotária também continua sen-do manifestada nas Visitas Ofi ciais. Além de uma ca-lorosa acolhida, temos recebido incondicional apoio ao projeto de doação de fraldas e assistência aos idosos. Em cada doação renovamos nosso Ideal de Servir, nos inspiramos em cada sorriso e queremos ser a inspiração para outras pessoas. Esta é a verdadeira magia do Rotary.

Adriana Martins de Siqueira Amato

Esposa do Governador Dante G. Amato Filho

MENSAGENS

(8)

O salão nobre do Clube Atlético Juventus, no bairro paulis-tano da Mooca, recebeu na noite de 25 de setembro o 1º Encontro de Negócios de Lideranças Empresariais Rotá-rias (LER), com participação de cerca de 800 empresários. Fruto de parceria inédita entre o Distrito 4430 do Rotary International e a Associação Comercial de São Paulo, o evento superou nossas melhores expectativas no sentido de reunir e estimular o relacionamento comercial entre empreendedores, dirigentes e gestores de diferentes lo-calidades do Estado de São Paulo para alavancar negó-cios e aperfeiçoar conhecimentos. Contribuiu ainda para o fortalecimento da imagem pública do Rotary e desen-volvimento do nosso Quadro Associativo.

“Num momento em que o Brasil vive tantas tribulações,

IMAGEM PÚBLICA E

DESENVOLVIMENTO DO

QUADRO ASSOCIATIVO

SÃO ESTIMULADOS EM

EVENTO INÉDITO DO

DISTRITO 4430

ver reunidos tantos homens de negócios é um fato que merece o nosso aplauso. Esse é o Brasil que nós quere-mos, o Brasil empreendedor, que vence todas as barrei-ras”, disse, na abertura do evento, o presidente em exer-cício da ACSP, Roberto Mateus Ordine. Segundo Ordine, a iniciativa deve ser repetida muitas vezes para que o setor empresarial seja benefi ciado. “Onde tem compa-nheiros da Associação Comercial e rotarianos só pode resultar em sucesso”.

O governador Dante Galvanese Amato Filho aproveitou a oportunidade para falar sobre as atribuições do Rotary e resumiu: “nosso lema é dar de si antes de pensar em si”, ressaltou ele, explicando que “antes de servidores hu-manitários somos empresários e trabalhadores,

(9)

dores e fornecedores e o trabalho é fundamental”.

Os vice-presidentes da Associação Comercial e coordenadores das dis-tritais da entidade, Giacinto Cosimo Cataldo e João Bico de Souza, agra-deceram a confi ança dos empresá-rios, do Rotary, dos patrocinadores e do anfi trião, o Clube Juventus. Ambos reforçaram a importância de duas instituições centenárias e de credibilidade se juntarem para pro-mover o encontro de empresários. Antes do momento mais esperado da noite, que foram as rodadas de

negócios entre os empresários, fo-ram exibidos vídeos dos organiza-dores e patrocinaorganiza-dores do evento. Em seguida, as rodadas tiveram iní-cio sob o comando do companheiro Dimitrius Asvestas.

De curta duração, as rodadas aconte-ceram em mesas previamente defi ni-das e programani-das, facilitando a ge-ração de oportunidades de negócios e parcerias para que os empresários pudessem conhecer e oferecer seus produtos e serviços. Foram 240 ins-critos com vagas reservadas exclu-sivamente para líderes empresariais, membros dos Rotary Clubs do Distrito

4430 e outros inscritos que compa-receram por indicações dos próprios rotarianos e dirigentes das sedes dis-tritais da Associação Comercial. Em um dos intervalos o Governador João Freire d'Ávila Neto, conselheiro da Comissão Distrital de Desenvol-vimento do Quadro Associativo fez uma breve apresentação do Rotary e destacou o impacto de suas ações nas comunidades locais e interna-cionais. Encerrou convidando a to-dos os não rotariamos a conhecerem e se fi liarem a um clube rotário. Após as rodadas de negócios o

an-LIDERANÇAS EMPRESARIAIS ROTÁRIAS

(10)

tropólogo, professor e consultor de empresas Luiz Almeida Marins Filho proferiu a palestra “Brasil, opor-tunidades sem Limites”.

Ele falou sobre as vantagens compa-rativas do Brasil em relação ao mun-do contemporâneo e as oportunida-des que existem para investidores internacionais e locais e como, por meio de empreendedorismo e ino-vação, as oportunidades podem ser aproveitadas.

Antes do encerramento do evento, foram sorteados brindes. Entre os mais atraentes, duas poupanças de R$ 1.000,00 e R$ 500,00 oferecidas pela Sicredi e uma bicicleta oferecida pela X-Car.

O 1º Encontro de Negócios Lide-ranças Empresariais Rotárias (LER) contou com os seguintes parceiros na realização do evento: Sicredi, São Cristóvão Saúde, Omie Experience, Belfort Segurança, Germânia Cho-pp, Colégio Liceu Santa Cruz, X-Car Concessionária Multimarcas, U-lock Self Storage & Cowoking e Sacada Pizzaria. O encontro reuniu empresá-rios dos mais diversos segmentos da economia, lideranças rotárias, além de autoridades civis e militares.

Depoimentos:

“É um evento muito promissor, que vai gerar muitos negócios e criar boas oportunidades para os participantes e para o Rotary”.

Carlos Ferrara Júnior Reitor da São Camilo Educação Companheiro do RCSP Brás

“O evento reúne pessoas diferenciadas, comprometidas com o Ideal de Servir. Vamos ter

a oportunidade de apresentar a nossa marca e fechar

negócios”.

Paulo Madarasz Ventura Grupo São Cristóvão Saúde

(11)

“Este evento está muito bem organizado. Acho importante conhecer lideranças e forças vivas locais e colocar a PM à disposição. Somos parceiros contínuos, pois Segurança Pública não se faz só com polícia, mas com pessoas

de bem como o pessoal do Rotary e da Associação”.

Valter Luís Sales Tenente-Coronel da Polícia Militar São Paulo, Comandante do 21º Batalhão

“O evento está sendo exatamente o que esperávamos, reunindo lideranças empresariais e rotárias para troca de ideias, desenvolvimento de negócios e fortalecimento do Rotary”.

Francisco Antônio Parisi companheiro do RCSP Mooca, Secretário Distrital e Coordenador

Adjunto das Distritais da ACSP

“Nosso propósito como instituição fi nanceira cooperativa é estar presente em organizações como o Rotary e a ACSP. O evento tem tudo para gerar oportunidades de negócios e oferecemos uma

alternativa bancária para que elas se desenvolvam”.

Thiago Branco Mello Gerente da Agência Mooca do Sicredi

Assim como nestes depoimentos, os rotarianos participantes do 1º Encontro de Negócios de Lide-ranças Empresariais Rotárias, os organizadores e parceiros do evento se declararam bastante sa-tisfeitos com os resultados obtidos. Novas edições do evento deve-rão ser realizadas no Distrito e em outros que se sentiram motivados pela iniciativa.

A cobertura completa do evento, incluindo fotos e video pode ser acessada no site do evento e em sua página no facebook. Confi ra!

(12)

PLANEJAMENTO E IMAGEM PÚBLICA

DOIS TEMAS DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA O ROTARY FORAM

ABORDADOS NO SEMINÁRIO DO DISTRITO 4430, REALIZADO DIA 29/09

NO AUDITÓRIO DO SESCON/SP.

Já em suas mensagens de abertura dos trabalhos, o Governador Dante Galvanese Amato Filho e o Instrutor Distrital Paulo Eduardo de Barros Fonseca, enfatizaram a necessida-de necessida-de realização necessida-de um plano estra-tégico pelos Rotary Clubs, para que possam tratar de maneira efi ciente e

efi caz questões fundamentais para o presente e futuro do Rotary, bem como, o cumprimento de sua missão pelo bem da humanidade.

O tema foi desenvolvido pelo Dire-tor das Faculdades Integradas Rio Branco, Edman Altheman, espe-cialista na área. Em sua

apresen-tação, o palestrante falou sobre as principais questões envolvidas em um Plano Estratégico e apresentou algumas ferramentas utilizadas. Tudo para que os clubes possam avaliar sua situação atual com vistas às oportunidades e ameaças apre-sentadas nos ambientes interno e

(13)

externo e establecer objetivos para o seu fortalecimento e crescimento. "Um trabalho planejado e bem exe-cutado é necessário à perenidade do Rotary e do bem que fazemos à humanidade", afi rmou o Governador Ronald D'Elia, conselheiro distrital da Comissão de Administração e Planejamento.

A primeira parte do Seminário con-toeu ainda com a participação do Governador 2005-06 do Distrito 4420, Roberto Herrera, com uma visão prática e bem sucedida de Planejamento Estratégico no âmbito dos Rotary Clubs.

IMAGEM PÚBLICA

Sob a coordenação do Governador Valter Kwast, conselheiro da Comis-são Distrital de Imagem Pública, os companheiros Alexandre Alonso e Ayr Ferreira apresentaram impor-tantes considerações sobre o tema. Ayr, presidente da Subcomissão de Insignias do Rotary falou sobre o uso da marca Rotary e detalhou o papel e a contribuição dos for-necedores credenciados para a organização.

Alonso, coordenador assistente de Imagem Pública, discutiu alguns

conceitos fundamentais da pasta e ressaltou a responsabilidade que cada rotariano(a) deve assumir na construção da imagem do Rotary, em toda a sua abrangência. Com-pletando a apresentação, falou sobre os recursos disponíveis no Brand Center.

Com bastante propriedade o Go-vernador Valter Kwast concluiu as apresentações sobre o tema Ima-gem Pública e colocou a Equipe Distrital a serviço dos clubes.

RECONHECIMENTO

Representando os parceiros e

apoia-dos do 1º Encontro de Negócios de Lideranças Rotárias, a gerente de Marketing da Omie Sistemas re-cebeu das mãos do Governador Dante Galvanese Amato Filho um certifi cado de reconhecimento do Distrito 4430.

A executiva agradeceu a oportuni-dade de estar com o Rotary no refe-rido evento, afi rmando o interesse da empresa em participar de outros projetos e eventos.

Uma breve retrospectiva dos tó-picos abordados no Seminário foi ainda feita pelo Instrutor Distrital no encerramento dos trabalhos.

PLANEJAMENTO E IMAGEM PÚBLICA

(14)

OPORTUNIDADE DE SERVIR

À FUNDAÇÃO ROTÁRIA

Instituto Rotary

Treinamento de líderes

O Governador Paulo Eduardo de Barros Fonseca inte-grará o seleto grupo de "Training Leaders" responsável pelo treinamento dos governadores eleitos para a ges-tão 2019-2020, na Assembleia Internacional de 2019, em San Diego, USA.

A equipe formada por quarenta membros de diferentes nacionalidade, dos quais apenas brasileiros. A escolha do Governador Paulo Eduardo refl ete a qualifi cação e repre-sentatividade do Distrito 4430 na organização.

O governador irá acompanhado de sua esposa Diva Prado Horta de Barros Fonseca e terá entre os parti-cipantes do treinamento a companheira Maria Lucia Giancoli Strazzeri, Governadora Eleita do nosso Dis-trito.

Aproveitando contatos pessoais e vislumbrando opor-tunidades criadas pela comemoração do Dia das Crianças e Natal, o companheiro Cássio Luiz Caccia trouxe para o Rotary um simpático e solidário ursinho. A parceria entre o fornecedor o Distrito 4430 permitiu que parte do valor das vendas fosse destinado à Fun-dação Rotária. A ideia rapidamente se espalhou pelo Distrito e está garantindo bons resultados. Espera--se que até o Natal, mais de mil unidades sejam vendidas gerando uma bela e generosa contribui-ção à Fundacontribui-ção.

Aconteceu no período de 30 de agosto a 01 de setembro de 2018, o 41º Instituto Rotary do Brasil na aprazível cidade de Fortaleza (CE). Considerado o maior encontro do Rotary Internacional realizado em toda a América Latina, o evento reuniu importantes lideranças e contou com a presença do presidente Barry Rassin.

Durante a programação, o governador Dante Galva-nese Amato Filho e Adriana receberam o reconhe-cimento da Fundação Rotária, Major Donor Nivel II (foto) e participaram das atividades de treinamento e companheirismo.

(15)

TARDE

ORIENTAL

O evento temático foi incluído no

calen-dário da governadoria para reunir a

famí-lia rotária e levantar recursos para

ativi-dades e projetos da gestão.

Realizada dia 26 de setembro, no Buffet

Colonial, localizado na capital paulista,

a Tarde Oriental contou com animada

e vibrante participação de cônjuges de

rotarianos do Distrito 4430 e um grande

número de convidados.

CHÁ E DESFILE DO DISTRITO 4430

"Trajes típicos deram um toque todo especial ao evento e enriqueceram o tema da festa."

(16)

Experiência, dedicação à causa rotária e total comprometimento dos cônjuges, foram algumas das características que garantiram o sucesso da Tarde Oriental.

O espaço reservado foi totalmente

lotado e todos entraram verdadeiramente no clima da festa, desfi -lando trajes típicos e curtindo cada momento da programação. Tudo cuidadosamente planejado para proporcionar momentos memorá-veis de complanheirismo e

fortale-cer o Ideal de Servir, em prol dos objetivos e metas estabelecidos para o ano rotário.

Entre uma atração e outra foram os próprios cônjuges os grandes protagonistas da festa,

participan-Um agradecimento

especial deve ser feito

aos clubes, companheiros e

companheiras que doaram

as prendas para sorteio.

O resultado bastante

expressivo foi obtido graças

ao apoio de todos.

(17)

do ativamente dos desfi les, sorteio de prêmios e conferindo ao evento uma contagiante alegria.

Na oportunidade, Adriana Martins de Siqueira Amato, esposa do Go-vernador, destacou a importância e elogiou a participação dos cônju-ges nas atividades rotárias e proje-tos humanitários realizados pelos clubes do Distrito. Destacou ainda a atenção e apoio que tem rece-bido nas Visitas Ofi ciais e eventos da Governadoria.

Sobre o evento, além de agradecer a presença de todos, Adriana fez especial citação às doações rece-bidas e ao grupo musical que gen-tilmente doou a apresentação que abrilhantou a programação.

O resultado fi nanceiro da Tarde Oriental foi de R$ 22.179,00 e, como já mencionado, será inte-gralmente destinado às atividades e projetos da governadoria até o fi nal da gestão 2018-2019.

Pela animação dos participantes, um novo encontro poderá aconte-cer no próximo ano, para promover o companheirismo rotário e poten-cializar os projetos do Distrito e do Clube da Governadoria. Pelo en-tusiasmo de nossa querida família rotária, o sucesso se repetirá!

(18)

O entusiasmo, força e vitalidade do Distrito

4430 se confi rmam nas Visitas Ofi ciais

re-alizadas pelo do governador Dante

Gal-vanese Amato Filho e Adriana. Com uma

uma mensagem de otimismo,

reconheci-mento e valorização da vida rotária, o

clu-bes estão conseguindo quebrar

paradig-mas e atingir resultados bastante positivos.

A entrada de novas lideranças e o

reju-venecimento dos clubes estão

potenciali-zando o impacto do Rotary em nossas

co-munidades e criando oportunidades para

nossas fi leiras se desenvolverem.

VISITAS OFICIAIS

Conforme agenda da governadoria, foram

realizadas todas as visitas previstas para o

período. Na oportunidade o casal

gover-nador pôde conhecer projetos e

organiza-ções parceiras do Rotary no Ideal de Servir.

O participação e envolvimento dos

côn-juges continuam merecendo especial

re-conhecimento e elogios pela forma como

estão apoiando as atividades da gestão,

e o projeto "acolha um idoso" cuja

arre-cadação de fraudas supera todas as

es-pectativas, benefi ciando instituições e

necessitados.

Caravana do Clube da Governadoria em visita ao Rotary Club de Guarulhos Sul

(19)

ROTARY CLUB DE GUARULHOS SUL

VISITAS OFICIAIS

ROTARY CLUB DE SÃO PAULO JAÇANÃ

(20)

ROTARY CLUB DE SÃO PAULO PIRITUBA

ROTARY CLUB DE SÃO PAULO VILA MEDEIROS

VISITAS OFICIAIS

(21)

ROTARY CLUB SÃO PAULO CAMBUCI

ROTARY CLUB DE SÃO PAULO BRÁS

ROTARY CLUB DE GUARULHOS NORTE CENTENÁRIO

(22)

ROTARY CLUB SANTA ISABEL CENTENÁRIO

VISITAS OFICIAIS

ROTARY CLUB DE SÃO PAULO ÁGUA RASA

(23)

Observação:

De acordo com os dados de RI

Relatório não enviado, dados alterados conforme número do RI

Movimentação no mês

► Sócios admitidos no mês. O Distrito dá boas-vindas aos novos companheiros:

RC Guarulhos Aeroporto Aldair Brasil

Carlos Roberto S. Martins RCSP Vila Carrão Danielle Andrada Marcio Scotuzzi da Silva Juliana Pinheiro da Silva

► Baixas de sócios no mês. O Distrito lamenta a saída dos seguintes companheiros:

RC Mairiporã Sinval Lopes de Menezes Edson Neupomuceno da Silva RCSP VILA PRUDENTE Elisabeth Feres Teixeira Valdir Ventura

(24)

Referências

Documentos relacionados

A par disso, analisa-se o papel da tecnologia dentro da escola, o potencial dos recursos tecnológicos como instrumento de trabalho articulado ao desenvolvimento do currículo, e

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

Em janeiro, o hemisfério sul recebe a radiação solar com menor inclinação e tem dias maiores que as noites, encontrando-se, assim, mais aquecido do que o hemisfério norte.. Em julho,