• Nenhum resultado encontrado

SEMANA 6. EIXO TEMÁTICO: Os Cenários da Globalização e Fragmentação. TEMA/TÓPICO: Globalização e Regionalização. HABILIDADE(S):

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SEMANA 6. EIXO TEMÁTICO: Os Cenários da Globalização e Fragmentação. TEMA/TÓPICO: Globalização e Regionalização. HABILIDADE(S):"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

149

SEMANA 6

EIXO TEMÁTICO:

Os Cenários da Globalização e Fragmentação.

TEMA/TÓPICO:

Globalização e Regionalização.

HABILIDADE(S):

Compreender a produção do espaço na tensão da globalização e da fragmentação.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

Globalização; Exclusão Social; Fragmentação; Tecnologia; Estado-Nação;

INTERDISCIPLINARIDADE:

Sociologia; Língua Portuguesa; Filosofia; Arte; Tecnologia; Economia; Meio Ambiente.

TEMA: As novas fronteiras do capitalismo global: os territórios nas novas regionalizações

Caro(a) estudante, nessa semana você vai analisar e repensar o processo de desenvolvimento do capi-talismo, apontando para algumas das inúmeras contradições da sociedade global.

O PARADOXO DA GLOBALIZAÇÃO: INCLUSÃO ECONÔMICA E EXCLUSÃO SOCIAL

Globalização e exclusão são dois conceitos que definem duas realidades interligadas. O primeiro de-signa as características atuais do processo de desenvolvimento do capitalismo em nível mundial e o segundo, sua consequência mais visível e imediata. A organização em escala global da produção, do comércio e do consumo gera de um lado, avanços materiais e inclusão econômica, e de outro pobreza e exclusão social.

Globalização econômica vincula-se à exclusão social a partir do momento em que a expansão massiva dos meios tecnológicos e de informação não atinge de forma democrática toda a população do planeta, favorecendo o acúmulo de riqueza para os mais ricos e dificultando assim, a emancipação social dos mais pobres. A Globalização econômica consolidou-se no mundo a partir de meados do século XX com a III Revolução Industrial, também chamada de Revolução Técnico-Científica. Entretanto, o seu surgi-mento está vinculado ao período das grandes navegações europeias do final do século XV e início do século XVI.

Outro problema que se configura nesse processo é a grande dependência econômica dos países mais pobres para com os mais ricos, ocasionada não só pela colonização, mas também pelo imperialismo. Isso acontece justamente por conta da integração econômica mundial, que sempre acompanhou a glo-balização. Sendo assim, essas nações não apresentam condições de oferecer infraestrutura, moradia e educação para a maioria da população, o que também contribui para a intensificação da exclusão social.

A desigualdade social e econômica gerada pela miséria, injustiça e exploração econômica, tem sido um grande problema social enfrentado por diversos países no mundo. Para muitos a desigualdade social no mundo começa com a introdução do sistema capitalista, onde há os produtores e trabalhadores, ou exploradores e explorados. Nesse sentido, o conceito de exclusão social está intimamente relacionado com o de desigualdade.

(2)

Fonte: Informe sobre Riqueza Global 2015 de Credit Suisse. El País.

A globalização do capitalismo não criou um mundo unificado, e sim dividido. O atual modelo de indus-trialização visivelmente não é universalizável e as exceções bem-sucedidas dessa regra não chegam a invalidá-la.

PARA SABER MAIS:

Assista ao vídeo “A história das coisas”, no qual a especialista em desenvolvimento sustentável e saúde ambiental, Annie Leonard, explica como funciona essa cultura de consumo frenético. Link: <https://youtu.be/vzlwwC7zMDo>. Acesso em: 07 abr. 2021.

(3)

151

ATIVIDADES

1 - Explique a charge abaixo respondendo o seguinte questionamento: Por que o capitalismo gera desigualdade?

Fonte: <https://sociologiadodireitounesp.blogspot.com/2011/06/o-mundo-de-uma-imagem-so. html >. Acesso em: 07 abr. 2021. 2 - "A estimativa do Banco Mundial é que cerca de 5,4 milhões de brasileiros atinjam a extrema pobreza,

chegando ao total de 14,7 milhões de pessoas até o fim de 2020, ou 7% da população."

Os momentos de crise como a pandemia causada pelo coronavírus atingem de modo mais evidente aos mais pobres. Um dos fatores indicativos para definir a pobreza extrema está relacionado com a segu-rança alimentar. O indicador de segusegu-rança alimentar é referente ao (à):

a) segurança nos transportes de insumos agrícolas.

b) acesso físico e econômico à alimentação saudável e adequada. c) condições para a reabertura do comércio de alimentos.

d) limpeza de produtos comprados em mercados para a eliminação do coronavírus.

3 - Um dos principais indicadores para avaliar a desigualdade nos países é o coeficiente de Gini

Fonte: <https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2019/12/09/brasil-e-o-7-mais-desigual-do-mundo-melhor-apenasdo-que-africanos.htm>. Acesso em: 05 mar. 2021. Nesse cálculo estão relacionados:

a) o IDH em relação aos índices de desemprego.

b) a proporção média de renda acumulada em relação ao todo da população. c) a produção agrícola em relação à balança comercial.

(4)

4 - O programa Bolsa Família, criado em 2003, é um programa de transferência de renda que reuniu outros auxílios existentes no Brasil . Atualmente o valor médio recebido por família é de R$191,00 . É incorreto afirmar que o programa tem o objetivo de:

a) reduzir as taxas de mortalidade infantil. b) reduzir os índices de evasão escolar. c) garantir o acesso a serviços essenciais. d) reduzir a migração interna no país.

5 - A concentração de renda possui uma série de causas, no Brasil, dentre as principais estão:

a) privilégio das grandes empresas e do capital financeiro, baixos níveis de escolaridade e precariza-ção do trabalho.

b) déficit produtivo, colonialismo e falta de inves-timentos estatais.

c) baixa circulação de capital, retração do produ-to interno bruprodu-to (PIB) e crise migratória.

d) desastres naturais, programas de redistribui-ção de renda e criaredistribui-ção de paraísos fiscais.

Fonte:<https://www.todamateria.com.br/questões-sobredesigualdade-social/ >. Acesso em: 07 abr. 2021.

(5)

153

Caro(a) estudante, espera-se que tenha tido sucesso na resolução do PET – II de Geografia. Saiba que, ao longo do ano, você irá entender e compreender sobre a complexidade das paisagens, das ati-vidades humanas, das sociedades e do nível de desenvolvimento entre os países, as transformações tecnológicas, o modo como a sociedade se relaciona com a natureza e as formas de organização espacial. A Geografia tem muito a contribuir para a compreensão do espaço mundial, cada vez mais complexo, cujas transformações são cada vez mais surpreendentes.

REFERÊNCIAS:

ANDRADE, Manuel Correia de. “Geografia Econômica”. São Paulo: Atlas, 1998.

ANDRADE, Manuel Correia de. “Imperialismo e fragmentação do espaço”. 2 ed. São Paulo: Contexto, 1989.

ARAÚJO, J. G. F.. ABC do Turismo Rural. Viçosa: Aprenda Fácil.2000

BARBIERI, J. C. Desenvolvimento e meio ambiente: as estratégias de mudanças da Agenda 21. Pe-trópolis: Vozes, 1997.

BRASIL. Ministério do Turismo. Diretrizes para o desenvolvimento do turismo rural. Brasília, DF, 2003.

Brasil. Turismo Rural: Orientações básicas. Brasília. Ministério do turismo.2010

CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. “Ensino de Geografia”. Porto Alegre: Mediação, 2001. COHEN, Daniel. Riqueza do mundo, pobreza das nações, Lisboa: Dom Quixote.1997

GLIESSMAN, S. R. Agroecologia – processos ecológicos em agricultura sustentável. Porto Alegre: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2000.

LUCCI, Elian Alabi; BRANCO, Anselmo Lázaro; MENDONÇA, Cláudio. “Território e Sociedade no Mun-do GlobalizaMun-do”. 3 ed.. São Paulo: Saraiva, 2017.

ONU, Organização das Nações Unidas. Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o De-senvolvimento Sustentável. 2015. Disponível em: https://www.undp.org/content/dam/brazil/docs/ agenda2030/undp-br-Agenda2030-completo-pt-br-2016.pdf. Acesso em: 07 abr. 2021.

PENA, Rodolfo F. Alves. Relações entre o espaço rural e o urbano. Disponível em: <https://aluno-sonline.uol.com.br/geografia/relacoes-entre-espaco-rural-urbano.html>. Acesso em: 05 abr. 2021. POLON, Luana Caroline Kunast. As relações entre a cidade e o campo. Disponível em: <https:// meuartigo.brasilescola.uol.com.br/geografia/as-relacoes-entre-cidade-campo.htm>. Acesso em: 05 abr. 2021.

RIBEIRO, Paulo Silvino. “Das transformações no campo às da Sociologia Rural”; Brasil Escola. Dis-ponível em: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/das-transformacoes-no-campo-as-socio-logia-rural.htm. Acesso em: 01 abr. 2021.

SENE, Eustáquio de. “Globalização e espaço geográfico”. São Paulo: Contexto, 2003.

ZIMMERMANN, Adônis. Turismo rural e desenvolvimento sustentável. Florianópolis: Ed. Do autor, 1996

Referências

Documentos relacionados

Empresas que precisam constantemente do transporte de cargas para a expansão e manutenção de seu negócio sabem que este é um dos maiores desafios do mercado, sobretudo em dias

Embora cresça no país o número de pesquisas sobre educação ambiental em escolas e comunidades, patrocinadas por secretarias municipais ou estaduais e

Na ocasião serão homenageados o atual presidente do SETRANS, Tiojium Metolina e os ex-presidentes do SETRANS Sallum Kalil Neto, Antonio Oliveira Ferreira e Antonio Caetano

6-A atual crise econômica mundial, agravada em 2008 pelas dificuldades no sistema financeiro de alguns países, traz à discussão as mazelas do processo de globalização

Os diferentes aspectos do processo de globalização são analisados por Santos (2002): a globalização econômica e o neoliberalismo, a globalização social e as

Não se trata mais, portanto, de uma qualificação formal/qualificação prescrita/qualificação do trabalhador para desenvolver tarefas relacionadas a um posto de trabalho, definida pela

Os elementos também são classificados em grupos: átomos na mesma coluna geralmente têm o mes- mo número de elétrons em sua camada de valência, por exemplo.. Também está incluído

Em relação aos agentes do localismo do município de Luís Eduardo Magalhães/BA, Lima (2016) compreende que, neste processo, além dos agentes globais e nacionais,