• Nenhum resultado encontrado

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE CIÊNCIAS 1o BIMESTRE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE CIÊNCIAS 1o BIMESTRE"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

A – Introdução

Neste bimestre relembramos o processo da fotossíntese, bem como as relações alimentares entre os serves vivos – cadeias e teias alimentares – e a importância da manutenção do equilíbrio destas relações. Seguimos com o estudo do solo, abordando aspectos de formação, composição e propriedades. Conversamos também sobre lixo apontando seus destinos adequados, além da necessidade de preservação do solo através das soluções verdes para as práticas agrícolas.

Mas, como a sua média foi inferior a 6,0, você não assimilou os conteúdos mínimos necessários. Agora, você terá a oportunidade de recuperar esses conteúdos por meio de um roteiro de estudo.

Leia, atentamente, este roteiro, pois ele resgata conteúdos essenciais para o prosseguimento de seus estudos no segundo bimestre.

B – Conteúdos Essenciais do 1º Bimestre: 1) A Cadeia do Alimento - Revisão :

 Conceituação de fotossíntese e decomposição;

 Cadeias e teias alimentares;  Casos de desequilíbrio ambiental;  Conceitos em ecologia.

2) Unidade 4 – O Solo:

 Capítulo 7 – Nosso solo, nossa terra (pág. 94 a 105)  O que é solo?  A formação do solo;  A composição do solo;  Propriedades do solo;  Perfil do solo;  Organismos do solo.

 Capítulo 8 – Utilização do solo (pág. 106 a 121)

 O solo é um recurso natural;  Erosão;

 Contaminação do solo;  Destinos do lixo;

 Preservação do solo.

C – Objetivos de Aprendizagem:

Além dos conteúdos essenciais, citados no item anterior, no decorrer do 1º bimestre tínhamos como objetivos de aprendizagem:

- Desenvolver habilidades de leitura de textos não verbais e verbais, interpretando os textos e relacionando-os ao conteúdo científico do seu dia a dia.

- Desenvolver a postura de estudante, além de valorizar o registro e a pesquisa como forma de estudo.

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE CIÊNCIAS – 1o BIMESTRE

Nome: _______________________________________ Nº______ 6º Ano _____

Data: __ / __ / 2016 Professor(a): ________________________

(2)

- Perceber as relações dos seres vivos entre si e com o ambiente e a importância da manutenção do equilíbrio e a preservação do meio.

- Reconhecer que com pequenas atitudes fazemos grandes diferenças.

D – Orientações de Estudo:

Agora, leia com bastante atenção as propostas de trabalho apresentadas a seguir, pois elas apontam uma retomada da trajetória de seus estudos bimestrais e, assim, possibilitarão que você recupere sua aprendizagem e, consequentemente, sua média.

É importante ressaltar que você precisará de muito empenho e dedicação na elaboração destas atividades, mas não estará sozinho nessa jornada porque terá o constante apoio de seu professor e também do monitor da área.

D.1 – Questões:

 As questões devem ser feitas em folha de redação ou fichário, escritas à mão;

 Devem ser entregues com estas folhas anexadas, ou seja, não é necessária a cópia das questões;

 Responda as questões da maneira mais completa possível;

 Cuidado com a caligrafia e com os erros de ortografia, pois será avaliada a qualidade da sua produção textual.

1) A Cadeia do Alimento - Revisão: Atividade Metacognitiva 1:

1) Releia seus registros do caderno e faça desenhos com legendas e/ou esquemas explicativos dos seguintes conceitos:

o Fotossíntese

o Cadeias Alimentares o Teias Alimentares

o Desequilíbrios Ambientais

2) Leia atentamente o texto a seguir e depois responda às questões.

Tem miniaturas de bichos e plantas na água!

Conheça os plânctons e entenda por que eles são importantes para a vida na Terra Mergulhe suas mãos no mar ou num lago. Com elas unidas, recolha um pouco de água. Espie. Ali, onde não há, aparentemente, nada, existe um vasto mundo em miniatura. Com o auxílio do microscópio, é possível vê-lo. Seus habitantes são estranhos, bonitos e até grotescos. A maioria é menor do que um milímetro. São algas, bactérias, medusas, crustáceos, larvas de peixe, entre outros. Plantas e bichos em miniatura que os cientistas chamam de plâncton.

Acima, um representante do fitoplâncton: o

(3)

Você sabia, por exemplo, que o plâncton, embora esteja na água, produz a maior parte do oxigênio que há na Terra? Ou que o plâncton está relacionado com a abundância de peixes encontrada em certas áreas do oceano? Pois é verdade.

Há quem pense que as florestas produzem a maior parte do oxigênio que há na atmosfera. Vários estudos, no entanto, comprovam que a maioria desse gás vem... dos oceanos! Mais precisamente das algas microscópicas presentes no plâncton!

As plantas realizam a fotossíntese. Nela, elas usam algumas substâncias para fabricar seu próprio alimento e crescer. Como resultado, liberam oxigênio. Pois bem! A fotossíntese não é feita apenas pelos vegetais que estão em terra firme. Ela acontece também com plâncton na água!

Nem todo o gás produzido pelo fitoplâncton (fito = planta), no entanto, é usado pelos organismos aquáticos. Então, o que sobra é liberado para a atmosfera e pode ser utilizado pelos seres vivos terrestres, inclusive o homem. Quem diria que as microalgas do plâncton, embora miúdas, desempenhassem um papel tão importante, hein?!

Mas nem só de microalgas é feito o plâncton. Ali há ainda bactérias e animais. E se as algas são chamadas de fitoplâncton, adivinhe qual o nome deles! Dou-lhe uma, lhe duas, dou-lhe três! As bactérias são conhecidas como bacterioplâncton! Elas têm um papel fundamental: são responsáveis por decompor os restos de animais e plantas mortos, transformando-os de tal forma que deles sobram apenas substâncias que podem ser absorvidas pelo fitoplâncton como nutriente.

Quanto aos animais... Os microscópicos crustáceos, medusas, moluscos, larvas de peixes e de insetos, entre outros, que existem no plâncton são chamados de zooplâncton (zoo = animal). Sabe o que eles comem? Alguns se alimentam de fitoplâncton, por exemplo. Esse tipo de zooplâncton é chamado de herbívoro e consome grandes quantidades de microalgas. Há, no entanto, zooplâncton carnívoro, que come outros seres do zooplâncton e os chamados onívoros, que se alimentam tanto de fitoplâncton quanto de zooplâncton.

(Adaptado de: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2003/140/tem-miniaturas-de-bichos-e-plantas-na-agua)

a) Escreva quais são os três tipos de plâncton retratados no texto e diferencie-os.

b) Aprendemos que as plantas realizam a fotossíntese. Nela, elas usam algumas substâncias para fabricar seu próprio alimento e crescer. Quais são estas substâncias que as plantas precisam para realizar a fotossíntese?

c) Por que o fitoplâncton é tão importante para a vida na Terra?

3) O krill é um pequeno camarão marinho. Alimenta-se de algas fotossintetizantes e é um dos principais alimentos de muitos peixes, que servem de refeição para aves, golfinhos, focas e pinguins. Devido à sua posição na teia alimentar marinha, o krill vem sendo protegido por legislação ambiental. A ameaça maior vem do Japão, interessado em explorar economicamente o valor do krill.

(4)

Que posição o krill ocupa na teia alimentar descrita, produtor, consumidor primário, secundário ou decompositor? Justifique sua resposta.

4) Numa manhã de sol, um gafanhoto alimentava-se de folhas, enquanto era observado por um lagarto. De repente, o lagarto abocanhou e devorou o gafanhoto. Horas depois, o lagarto caminhava até sua toca, quando foi atacado e devorado por um gavião.

A partir dessas informações, represente com setas a cadeia alimentar.

5) Leia o seguinte texto com atenção e, depois, faça o que se pede.

Em certas áreas do Nordeste foi introduzido um tipo de cacto que produz frutos conhecidos por figos-da-Índia. Além dessa planta servir de alimento para o gado, seus frutos são consumidos pelos humanos. Durante muito tempo, esse cacto foi bastante atacado por cochonilhas, pequenos insetos que proliferaram rapidamente nas áreas de plantio. Para controlar a população de cochonilhas, pesquisadores introduziram, nas áreas em questão, populações de coleópteros, as joaninhas, predadoras das cochonilhas. Esse procedimento levou a uma diminuição nas populações de cochonilhas, garantindo um número ideal de indivíduos, sem provocar danos à saúde do gado e do ser humano.

a) Construa uma teia alimentar que represente as relações alimentares entre esses seres vivos. b) Classifique as frases abaixo relacionadas ao texto do cacto como verdadeiras ou falsas. I) A joaninha e a cochonilha são classificadas como consumidoras secundárias. _______________

(5)

II) O cacto serve de alimento para a cochonilha e para a joaninha. _______________ III) A cochonilha é a predadora da joaninha. _______________

IV) O ser humano e o gado são consumidores secundários. _______________ V) A joaninha e o gado ocupam o mesmo nível trófico. _______________

6) O que significam as setas em uma cadeia ou teia alimentar?

7) Analise a afirmação. Ela é verdadeira ou falsa? Justifique sua resposta.

“Os decompositores atuam em todos os níveis tróficos de uma cadeia alimentar”

8) Observe a teia alimentar abaixo e classifique os seres vivos em sues níveis tróficos. Não se esqueça que, em uma teia alimentar, um mesmo organismo pode ocupar diferentes níveis tróficos.

(6)

9) A ilustração abaixo representa um ecossistema. Com relação a esse ecossistema responda:

a) O que é um ecossistema?

b) Quais são os componentes vivos representados? c) Cite alguns dos elementos não vivos desse sistema.

10) Suponha que em um terreno coberto de capim vivem saúvas, gafanhotos, pardais, preás e ratos-do-campo. Nesta região estão presents:

a) cinco populações. b) seis populações. c) duas comunidades. d) seis comunidades. e) dois ecossistemas.

11) Indivíduos de uma mesma espécie, que habitam determinada região, constituem: a) um bioma. b) uma sociedade. c) uma população. d) uma comunidade. e) um ecossistema. 2) Unidade 4 – O Solo:

 Capítulo 7 – Nosso solo, nossa terra (pág. 94 a 105)  Capítulo 8 – Utilização do solo (pág. 106 a 121)

12) Atividade Metacognitiva 2:

Assista ao vídeo sobre solo (digite o link no navegador de Internet) e aponte 5 temas abordados no vídeo.

https://www.youtube.com/watch?v=E-xUoRqi7eQ

13) Quais são as três principais partículas que podem formar os diferentes tipos de solo? Em que elas se diferem?

14) Qual é a importância dos organismos que vivem no solo, como as bactérias e os fungos? 15) Quais são os componentes do solo?

16) Qual é a relação de uma cor mais escurecida do solo com sua fertilidade? 17) Explique as seguintes técnicas agrícolas para preservação do solo: a) Plantio em encostas c) Agricultura orgânica

(7)

b) Rotação de culturas

18) Qual é a sequência correta das figuras seguintes em ordem crescente das etapas de formação do solo? Escreva um texto narrando a história dessa formação, falando dos agentes que atuaram em cada etapa.

Após a leitura do infográfico abaixo, responda às questões 19 a 22.

A B C

(8)

19) Quais são os diferentes destinos que o lixo pode ter?

20) Quais são os destinos mais adequados para os seguintes tipos de lixo: a) Agulhas para exames de sangue usadas;

b) Latas de refrigerantes;

c) Restos e cascas da preparação de uma refeição; d) Pilhas de brinquedos que não funcionam mais; e) Lenço de papel sujo.

21) Por que dizemos que os aterros sanitários são locais mais bem preparados do que os lixões? 22) Qual é a importância da reciclagem para o meio ambiente? Escreva pelo menos 3 argumentos.

(9)

D.2.2. Postura de estudante – Registro no caderno

Reveja suas anotações de aula. Você conseguiu garantir os registros mínimos de cada conteúdo? Reflita sobre isso e, se necessário, complete suas anotações e mostre o caderno para o professor.

D.2.3. Reflexões sobre os Estudos:

Quais as principais dificuldades que você percebe em seus estudos? Nunca Às vezes Muitas vezes Sempre Distraio-me com facilidade Esqueço-me rapidamente do que li Desisto de continuar a estudar quando não compreendo o que leio ou faço

Qual é a nota que melhor qualifica as frases abaixo:

0 1 2 3 4

Quando tenho que estudar um texto, primeiramente faço uma leitura do começo ao fim. Depois de fazer uma primeira leitura do texto, tento identificar as ideias principais de cada parágrafo. Sublinho as partes mais importantes dos textos que leio

Anoto as dúvidas para pedir ajuda. Faço resumos, esquemas ou mapas conceituais do texto que li.

BOM ESTUDO... Equipe de Ciências do Colégio Pentágono

Referências

Documentos relacionados

Ficou com a impressão de estar na presença de um compositor ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um guitarrista ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um director

Aos sete dias do mês de janeiro do ano 2002, o Perito Dr. OSCAR LUIZ DE LIMA E CIRNE NETO, designado pelo MM Juiz de Direito da x.ª Vara Cível da Comarca do São Gonçalo, para proceder

Senhor Lourival de Jesus por conta de seu falecimento, solicitando uma Moção de Pesar inclusive, solicitou também a restauração das estradas da zona rural, em especial

hospitalizados, ou de lactantes que queiram solicitar tratamento especial deverão enviar a solicitação pelo Fale Conosco, no site da FACINE , até 72 horas antes da realização

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. <script Language

El animal siente hambre, pero como no tiene otra cosa que hacer sino sentir hambre y tratar de comer, no puede sentir todo esto como una necesidad, como algo con que hay que

As variáveis peso, estatura e circunferência da cintura apresentaram valores médios superiores aos homens em relação as mulheres, sendo o inverso observado para índice

Quando contratados, conforme valores dispostos no Anexo I, converter dados para uso pelos aplicativos, instalar os aplicativos objeto deste contrato, treinar os servidores