• Nenhum resultado encontrado

ACO Stormbrixx.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ACO Stormbrixx."

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

www.aco.pt

ACO Stormbrixx

(2)

2

ACO

O ciclo da água

Cada vez a água assume maior importância no meio ambiente. Os fenómenos natu-rais extremos, quer sejam secas ou inundações, tornam-se mais preponderantes e extremos. A proteção dos recursos hídricos e o uso sustentável da água ganha cada vez maior relevo. Medidas legislativas como a diretiva-quadro no domínio da água da União Europeia demonstram a importância que se vem dando a esta gestão. A ACO dispõe de uma vasta experiência na gestão do ciclo de água. A nossa gama alargada de soluções permite-nos atuar em qualquer passo do referido ciclo e geri-lo na sua globalidade.

Canais de drenagem Sumidouros de estradas e pátios

Grelhas

Tampas em ferro fundido

collect: Recolha de águas release: Infiltração e devolução ao meio natural Bacias de tempestade Estações de bombagem Separadores de gorduras Separadores de hidrocarbonetos Separadores de partículas metálicas clean: Limpeza da água recolhida Válvulas vórtex Válvulas anti-retorno Bacias de tempestade hold: Retenção e atenuação

(3)

Bacias de tempestade

ACO StormBrixx

Sistemas de infiltração

e atenuação

O sistema Stormbrixx reforça o ciclo natural da água mediante a retenção das águas pluviais recolhidas em canais ou embornais e a sua distribuição de forma controlada. Quando usadas como elemento de infiltração, as águas pluviais são lentamente reintroduzidas no terreno, alimentando os recursos hídricos de forma natural, e reduzindo a carga das redes de esgotos e das estações de tratamento.

Quando utilizadas para efeitos de atenuação, o sistema Stormbrixx permite aproveitar espaços transitáveis para gerir os picos de precipi-tação, evitando assim sobrecarregar a rede de saneamento.

(4)

4

Vantagens: Resistência:

>> Peças encaixadas entre si >> Montagem alternada de peças >> Pilares de carga alinhados entre si >> Produto Certificado

Inspeção:

>> Fácil inspeção de todo o conjunto >> Total acessibilidade

Empilhável:

>> Menores custos de transporte >> Menos espaço de armazenamento

Rápido:

>> A sua leveza permite uma montagem rápida em obra

Um sistema sólido e robusto O elemento base do sistema Stormbrixx são peças de 1200 x 600 x 342 mm, com oito meias colunas cada. As colunas unem-se entre si por meio de um encaixe integrado na ligação. Ao unir as peças entre si de forma alternada, obtém-se um tanque de águas pluviais, no qual todas as peças estão entrelaçadas e formam um único bloco. Neste bloco, os pilares ficam alinhados um sobre o outro, o que resulta numa transferência de carga direta para o terreno.

Certificação de Produto.

A utilização do sistema Stormbrixx, concebido para satisfazer todos os requisitos da norma Inglesa CIRIA C680 sobre a con-ceção de sistemas de tanques de águas pluviais, viu acreditada a sua idoneidade para cumprir as suas funções pela BBA inglês, com o nº de certificado 14/5009. Da mesma forma, também o Instituto Alemão de Engenharia Civil, DIBt, validou a idoneidade do Stormbrixx. O certificado, com o nº Z-42.1-500, emitido a 26 de abril de 2013, acredita a resistência e durabilidade do produto, condições básicas para um produto destinado a estar sujeito a uma longa vida útil com ciclos de carga constantes. O tanque de águas pluviais ACO STORMBRIXX enquadra-se nos

produtos S.U.D.S., Sistemas Urbanos de Drenagem Sustentável. A sua função pode ser:

Infiltrar a água no terreno

Atenuar os picos de precipitação que chegam à rede de sanea-mento

A sua construção modular simples permite obter soluções com uma excelente resistência estrutural que se adaptam às dimen-sões existentes na obra. O seu design com grandes colunas proporciona-lhe uma grande robustez, facilitando também a com-pleta inspeção do sistema.

A possibilidade de empilhamento vertical das peças permite oti-mizar os custos de transporte e diminuir o espaço necessário para o armazenamento em obra. Uma vez que as peças estão desde logo unidas entre si, obtém-se um conjunto homogéneo e solidário, que funciona como um único bloco. A sua rápida mon-tagem agiliza o tempo de instalação e reduz os custos totais da obra.

ACO Stormbrixx

Stormbrixx, o Tanque de Águas Pluviais premiado nos British Construction Awards 2012

Os sistemas SUDS começaram a ganhar popularidade no Reino Unido. Neste contexto, em que os tanques de águas pluviais já têm uma presença alargada, o Sistema Stormbrixx foi distinguido com o prestigiante prémio da indústria inglesa de construção na sua 25ª edição. O júri valorizou em particular o caráter inovador do produto e o grau de satisfação das necessidades do cliente. Além disso, e também no Reino Unido, o Sistema Stormbrixx foi ainda finalista dos prémios Sustainability Leaders Awards 2013 na categoria de Inovação em Sustentabilidade.

(5)

5 Menores custos de transporte e manuseamento fácil

As peças Stormbrixx foram concebidas para serem empilháveis e ocuparem o mínimo volume possível. Isto contribui para custos de transporte mínimos e emissões de CO2 reduzidas.

O pouco espaço que ocupam e a sua elevada leveza permitem que o manuseamento em obra exija um reduzido espaço de arma-zenamento e seja rápido.

Câmara de controlo Cabeça de limpeza

Inspeção e manutenção

A conceção estudada do sistema Stormbrixx permite uma manutenção fácil e ideal. A estrutura em colunas deixa livres corredores em todo o tanque, o que permite a introdução de uma câmara de inspeção, podendo esta chegar a qualquer ponto do tanque.

Estes mesmos corredores oferecem passagem à cabeça de limpeza através das tampas de inspeção.

O empilhamento otimizado reduz os custos de transporte.

Por exemplo: o projeto A requer um volume de armazenamento de 280 m³. Com o Storm-brixx, é possível transportar todas as unida-des necessárias num único reboque. Outros sistemas exigiriam até quatro reboques.

Circuito de inspeção pelo interior do sistema Stormbrixx

(6)

6

Fácil limpeza e acessibilidade graças à estrutura aberta dos pilares do sistema Stormbrixx.

As paredes laterais externas e as coberturas na camada superior proporcionam uma superfície sólida para o revestimento com geotêxtil.

ACO STORMBRIXX

Uma solução perfeitamente estudada

Conectores para uma aderência ideal entre os diferentes níveis do sistema Stormbrixx.

Fabricado em polipropileno, com uma parte em material reciclado, para uma maior proteção do ambiente.

A capacidade de carga de cada pilar do sistema, conjuntamente com o encaixe das peças entre si, permite uma elevada resistência à passagem de veículos.

(7)

7

As paredes laterais que atuam como limite exterior em todo o sistema proporcionam uma superfície sólida de contacto para o

revestimento com geotêxtil.

Os elementos encaixam entre si por meio de cavilhas que ao unir produzem um clique. Podem realizar-se acessos

opcionais para aceder a pontos específicos do sistema.

O polipropileno forma uma base sólida e resistente contra a corrosão visando proporcionar uma vida útil longa ao tanque.

O aproveitamento do espaço útil ascende a 95%. Os pilares são usados para armazenar água.

A conceção alternada das montagens permite uma montagem rápida e à prova de erro.

Os elementos base podem ser cortados pela metade para serem integrados no conjunto.

As aberturas permitem tirar proveito e encher de água os espaços intermédios.

(8)

8

Componentes básicos do sistema Stormbrixx

O corpo principal é composto por 8 pilares que terminam num sistema de encaixe. Estes encaixes, que são colocados de forma alternada, permitem a união entre as diferentes peças, formando um só conjunto unificado.

No rebordo exterior do sistema são colocadas as paredes late-rais e as tampas superiores cobrem a abertura dos pilares. O resultado é uma superfície homogénea de elevada resistência preparada para servir de base aos geotêxteis e geomembranas.

(9)

9

Os conectores, unidos em pares, permitem integrar vários níveis num único conjunto. Existem além disso adaptadores para tubos de

diferentes diâmetros, destinados a servir de pontos de entrada e saída através dos painéis laterais.

Acessórios

A câmara de acesso Stormbrixx é o ele-mento principal de ligação e inspeção. O corpo, de dimensões adaptadas ao encaixe com os elementos principais, tem 4 faces pré-perfuradas para poder ajus-tar-se a qualquer função.

O Stormbrixx dispõe de diferentes acessórios.

Através das câmaras de acesso podem introduzir-se os diferentes elementos de inspeção e limpeza.

1

1

Se cortada a parte inferior, são empil-háveis, servindo desse modo como ele-mentos de inspeção.

Cortada no diâmetro desejado, dispõe-se de um elemento passível de ligação com diferentes tipos de tubagem.

(10)

10

ACO STORMBRIXX: Sistemas de Infiltração

A água vai-se infiltrando no terreno através do revestimento geotêxtil protetor.

Para poder realizar-se esta operação, a água a infiltrar no terreno deve cumprir os requisitos mínimos de qualidade, sendo sujeita a tratamento mediante separadores ou digestores, caso necessário.

Em caso de tempestades fortes ou redes de saneamento no limite da sua capacidade, é necessário controlar o caudal de água que é descarregado na rede. Nestes casos fala-se de atenuação. A totalidade da água recolhida entra na bacia de tempestade, que por sua vez está conectada à rede por uma tubagem de diâmetro inferior ao de entrada. O pico de precipitação que não é absorvido pelo tubo de saída acumula-se no tanque, que o vai devolvendo à rede na medida das capacidades da mesma. A água não se infiltra no terreno.

A bacia de tempestade está envolvida em três camadas: Um geotêxtil em contacto com o tanque, para proteção interior Uma geomembrana que evita que a água saia do tanque Um geotêxtil exterior que envolve e protege a geomembrana.

Em muitos casos torna-se necessário infiltrar a água limpa recolhida no terreno. Isto pode dever-se à necessidade de devolver a água aos recursos hídricos subterrâneos, para preservar o ciclo da água, ou à inexistência de uma rede de saneamento à qual possa ser conectada. Em ambos os casos, a água entra no tanque que não está conectado a nenhuma rede.

Geotêxtil de proteção Geotêxtil de proteção exterior Geomembrana Geotêxtil de proteção interior

(11)

Diferentes fases de colocação do sistema Stormbrixx. O peso de apenas 10 kg por peça permite uma montagem rápida e fácil.

(12)

12

Stormbrixx: Exemplos de Aplicação

A bacia de tempestade ACO Stormbrixx pode ser instalada numa ampla gama de situações. Quer para efeitos de infiltração quer para atenuação, pode ser instalada sob zonas sujeitas a tráfego, praças públicas ou zonas privadas. Em função do tipo de tráfego e terreno, o sistema deve ser colocado a maior ou menor profundidade.

Além disso, e no que toca às distâncias relativamente a outros elementos, devem prever-se os seguintes pontos. A distância para fundações de edifícios que não estejam protegidos contra níveis freáticos elevados deve ser de 1,5 vezes a profundidade de instalação do tanque. O tanque deve estar instalado pelo menos 1 metro acima do nível das águas freáticas.

Dependendo da proveniência da água a infiltrar/atenuar, esta pode conter todo um conjunto de elementos em suspensão. Em caso de sólidos, argila ou semelhante, recomenda-se colocar um decantador prévio da ACO que permita a sua eliminação antes da entrada no tanque. Além disso, em caso de recolha de águas possivelmente contaminadas, por exemplo de estradas, parques de estacionamento, ruas ou coberturas metálicas, as partículas contaminantes devem ser tratadas antes da sua infiltração. Complementarmente à gama de soluções para o ciclo de água, a ACO põe à sua disposição a sua gama de separadores para poder tratar estes elementos.

Exemplo numa rua ou praça:

O canal ou embornal ACO recolhe a água da superfície, conduzindo-a a um decantador da ACO, no qual são separados os sólidos das águas pluviais. À saída do decantador, as águas pluviais são introduzidas no sistema Stormbrixx ou infiltram-se gradualmente no terreno.

Saída

Entrada

Saída

Saída DN/OD 110–315

Exemplo de uma quinta:

O sumidouro sifónico da ACO recolhe a água da cobertura, conduzindo-a ao sistema Stormbrixx da ACO, através do qual se infiltra gradualmente no terreno.

Conduta de descarga Sumidouro Ventilação Inspeção Relvado Entrada Entrada

(13)

13 Instalação standard do sistema STORMBRIXX

Tráfego pesado (mm) Estacionamento privado particulares (mm) Sem carga relvado (mm) Revestimento mínimo Consultar 1.000 800 Revestimento máximo Consultar 3.300 3.300

Revestimento base de cobertura e estrutura superior segundo RStO. Tenha em conta as condições locais

com respeito ao risco de geada. As alturas distintas de revestimento

para casos específicos deverão estar de acordo com a técnica de aplicação do ACO Drain Stormbrixx. Tenha em conta a nossa análise de estabilidade.

EV2= 45 MN/m²

Apoio

Terreno apto a ser compactado e capaz de resistir às cargas suportadas

Material de enchimento compactável e apto para ser utilizado como elemento de infiltração Plano

Superfície de tráfego (estrutura superior de acordo com as normas em vigor)

Revestimento de 35 cm

com material resistente, por ex. cascalho 10 cm de material

compactável e sem pedra

Espaço de trabalho de acordo com a norma DIN 4124 Revestimento Rasante Área de trabalho ACO Stormbrixx EV2 = 45 MN/m² Auflager Verfüllung nach ZTVE-StB verdichtungs-/versicke-Planum rungsfähiges Material (F1) Verkehrsfläche (Oberbau gemäß

gültigen Richtlinien z. B. RStO ) 35 cm Überdeckung mit trag-fähigem Material, z. B. Schotter 10 cm verdichtungsfähiges, steinfreies Material

Arbeitsraum nach DIN 4124 5 cm Sauberkeitsschicht 2/8

ACO Stormbrixx

trag- u. verdichtungsfähiger Baugrund

Acesso e inspeção do Tanque Stormbrixx.

O acesso ao sistema Stormbrixx pode realizar-se de duas maneiras diferentes. Utilizando a câmara de acesso (DN 400), pode inspecionar-se o tanque por meio de uma câmara, e proceder-se à sua limpeza. Em alternativa, caso se deseje apenas levar a cabo a inspeção, pode utilizar-se um ponto de acesso DN 160.

ACO Stormbrixx Inspeção e abertura limpeza vertical DN/OD 400

ACO Stormbrixx partes superiores ACO Stormbrixx abertura inspeção vertical DN/OD 160

(14)

14

Imagem Cotas

Dimensões (mm)

Peso

(Kg) CódigoArtigo Comp. Larg. Altura

Corpo base (Polipropileno · PP)

1200 600 342 10,0 00314020

Parede (Polipropileno · PP)

582 587 55 1,6 00314021

Tampa das colunas (Polipropileno · PP)

548 548 43 0,8 00314022

Elementos do sistema STORMBRIXX

582 587 548 320 1200 342 600 305

(15)

15

Imagem Cotas

Dimensões (mm)

Peso

(Kg) CódigoArtigo Comp. Larg. Altura

Corpo base (Polipropileno · PP)

1200 600 342 10,0 00314020

Parede (Polipropileno · PP)

582 587 55 1,6 00314021

Tampa das colunas (Polipropileno · PP)

548 548 43 0,8 00314022

Acessórios

Imagem Descrição Apto para Peso(Kg) CódigoArtigo

Conector

Para conectar os elementos base entre si ou Para conectar duas camadas combinando 2

conectores

Número de conectores para uma instalação de 2 camadas: metade do número de corpos base Número de conectores para uma instalação de 3

camadas: 2/3 do número de corpos base Em polipropileno (PP)

Corpo base Stormbrixx 0,1 314023

Adaptador para ligação à tubagem Em polipropileno (PP)

Corpo base Stormbrixx Câmara de acesso Stormbrixx

DN/OD 110 0,4 314026 DN/OD 160 0,7 314027 DN/OD 200 1,3 314028 DN/OD 250 2,7 314048 DN/OD 315 3,3 314029 DN/OD 400 4,5 314030 Tubagem de inspeção

Como acesso ao sistema Stormbrixx para inspeção ou limpeza

Para instalar com betão Em polipropileno (PP)

Câmara de acesso

Stormbrixx 2,6 314038

Tubagem de inspeção com derivação

Como acesso ao sistema Stormbrixx para canali-zação para inspeção ou lavagem

Com opção de ventilação DN 160

Para instalar com betão Em polipropileno (PP)

Câmara de acesso

Stormbrixx 2,8 314039

Câmara de acesso

Acesso ao sistema Stormbrixx

Para conectar tubagens de entrada / saída do sistema

Dimensões: 594 x 594 x 610 mm Em polietileno (PE)

Ligações até DN/OD

400 32,0 27034

Tampa em ferro fundido D400 Classe de carga D400 Ferro fundido EN-GJS Largura abertura 400 Sem aberturas de ventilação

Para tubagem de

inspeção 38,0 314043

Tampa em ferro fundido D400 Classe de carga D400 Ferro fundido EN-GJS Largura abertura 400 Com aberturas de ventilação

Para tubagem de

inspeção 38,0 314053

Tampa em ferro fundido 160 Acesso para inspeção Classe de carga D400 Ferro fundido EN-GJS Largura abertura 160 Sem aberturas de ventilação

Ligações até DN/OD

(16)

ACO PRODUCTOS POLÍMEROS S.A.U.

Pol. Ind. Puigtió - Ap. Correos Nº 84 17412 Maçanet de la Selva, Girona, España. Tel. +34 972 85 93 00 - Fax. +34 972 85 94 36 Linha de apoio ao cliente

902 17 03 12 www.aco.pt

Referências

Documentos relacionados

Tanto a espectrometria de emissão óptica com plasma induzido por laser LIBS como a espectrometria de fluorescência de raios X dispersiva em energia EDXRF, apresentaram

Jornal Ponto Final 14 a 20 de novembro de 2019 CIDADES | 05 Confraria Capim Canela é reconhecida como utilidade pública

Figura A.164 – Custos de Exploração por metro cúbico de água faturada em função do número médio de trabalhadores para EG de gestão direta por grau de fiabilidade dos dados.

In order to obtain such better approximations, we adapt the origi- nal prepivoting method of Beran to this context of tail estimation.... To illustrate the validity of this

A presença do brometo na composição química das zeólitas modificadas também foi detectada;  O processo de adsorção do surfactante sobre a superfície do material zeolítico

um contexto educativo da criança é aumentado em função do número de elos de ligação entre esse contexto e outros em que a criança e os adultos responsáveis por

Não se pode portanto concluir por uma relação evidente entre a noção de autonomia destes autores e as teorias liberais (discutidas no caps. 3 e 4), até porque em

Também, foram apresentadas as recomendações (Quadro 11), visando promover o acesso aberto imediato aos trabalhos finais da FACISA. Em um momento inicial,