• Nenhum resultado encontrado

TD ESPECIFICAS HISTÓRIA GERAL II PROF. ROBERTO CLÁUDO DATA:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TD ESPECIFICAS HISTÓRIA GERAL II PROF. ROBERTO CLÁUDO DATA:"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

TD – ESPECIFICAS HISTÓRIA GERAL II

PROF. ROBERTO CLÁUDO – DATA: 03-06-17

1) (PUC-RIO 2009) A caricatura abaixo representa de forma satírica a expansão imperialista na Ásia por parte dos Estados Unidos (tio Sam), da Grã Bretanha (leão), da França (galo), da Alemanha (águia imperial germânica) e da Rússia (urso siberiano). Com base em seus conhecimentos e a partir da imagem, é possível afirmar que ela se refere:

A) à disputa pela Coréia, na primeira guerra sino-japonesa (1894/95) e na guerra entre Japão e o Império Russo (1905).

B) à divisão de parte da China em áreas de influência européia, bem como à reivindicação americana de também se beneficiar com a abertura dos portos chineses.

C) à Revolta dos Cipaios, sufocada pelas potências européias e pelo Japão no século XIX, de modo a abrir caminho para a penetração imperialista na China.

D) à imposição de tratados desiguais à China (como o Tratado de Nanquim) por meio de ameaça de bombardeio por parte do navio US Mississipi do Comodoro Perry (1853), com o objetivo de forçar a abertura dos portos daquele país.

E) à força expedicionária de várias nações que sufoca o Boxers (1900/1901), derruba o governo Manchu e estabelece uma levante dos República

(2)

2) (UDESC 2008) No decorrer do século XIX, as grandes potências européias lançaram-se à conquista colonial da África e da Ásia. Sobre a ocupação da África e suas conseqüências, é incorreto afirmar:

A) A violência em que se deu a colonização provocou grandes distorções nas estruturas econômicas, sociais e culturais dos territórios dominados. Intrigas entre etnias foram estimuladas e antigos reinos destruídos, vencidos pela superioridade militar dos colonizadores.

B) Os europeus demarcaram fronteiras, confiscaram terras, forçaram grupos nômades a fixar-se em territórios específicos. Em conseqüência disso, os Estados africanos atuais, na sua maioria, não têm a mesma unidade cultural, lingüística e social.

C) A ocupação do território africano destruiu estruturas tradicionais; a economia comunitária ou de subsistência foi totalmente desorganizada, pela introdução de cultivos e outras atividades, destinadas a atender exclusivamente às necessidades das metrópoles.

D) A ocupação européia beneficiou o continente africano, pois possibilitou a inserção da África na economia capitalista mundial. Antes da colonização européia, a economia africana restringia-se a suprir as necessidades básicas de sua população; assim, os africanos viviam sob condições de vida bastante atrasadas.

E) A ocupação das colônias criou sérios problemas (muitos ainda não resolvidos, mesmo na atualidade). Pode-se dizer que muitos dos conflitos étnicos que existem hoje na região são conseqüências da dominação colonial da África.

3) (PUCRJ 2015) Ao longo do século XIX, diversos países praticaram uma política de expansionismo imperialista que interferiu na trajetória histórica de sociedades em todos os continentes. Sobre esse processo, assinale a única alternativa correta.

a) O expansionismo, nesse momento, estava associado ao desenvolvimento da industrialização e à expansão do capital financeiro, o que significava ampliar o mercado consumidor, garantir o controle sobre áreas fornecedoras de matérias-primas estratégicas e encontrar novas áreas de investimento.

b) A principal justificativa desse expansionismo foi a ideia de civilização, tendo os povos conquistados acolhido os conquistadores como seus salvadores frente a um destino de pobreza e miséria.

c) A relação econômica entre a metrópole e a colônia estava baseada na pratica do monopólio comercial que os primeiros exerciam sobre os segundos.

(3)

econômica e, por isso, não houve significativos deslocamentos de população entre as regiões metropolitanas e coloniais.

e) A resistência ao colonialismo no século XIX foi vitoriosa, pois as populações locais conseguiram articular alianças políticas e militares que impediram a vitória das potências industriais.

4) (PUCSP 2014) O fato maior do século XIX é a criação de uma economia global única, que atinge progressivamente as mais remotas paragens do mundo, uma rede cada vez mais densa de transações econômicas, comunicações e movimentos de bens, dinheiro e pessoas, ligando os países desenvolvidos entre si e ao mundo não desenvolvido.

Eric Hobsbawm. A era dos Impérios. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008, p. 95. O processo histórico descrito no texto corresponde ao

a) avanço da indústria chinesa, que superou a concorrência comercial dos países do Ocidente e passou a monopolizar os mercados consumidores da Europa e da América.

b) estabelecimento de clara hegemonia política e militar soviética, nos tempos da Guerra Fria, sobre o Leste europeu e o Sul e Sudeste do continente asiático. c) imperialismo norte-americano, que impôs seu domínio econômico-financeiro sobre a América, a Europa Ocidental e parte do continente africano. d) sucesso das políticas neoliberais de ampliação da produção industrial e dos mercados consumidores, que permitiram o rompimento das barreiras alfandegárias mesmo nos países socialistas da Ásia.

e) expansionismo europeu sobre o Pacífico, a Ásia e a África, que impôs o controle político e comercial de potências ocidentais a diversas partes do mundo.

5) Qual das alternativas abaixo apresenta uma das principais causas da Primeira Guerra Mundial?

A - A influência dos Estados Unidos na política econômica europeia no início do século XX.

B - O descontentamento da Itália e Alemanha com a divisão de territórios na África e Ásia no processo de Neocolonialismo (século XIX).

C - A união política, econômica e militar entre Alemanha e Grã-Bretanha.

D - O processo de globalização econômica e a formação da União Europeia no final do século XIX.

6) (Acafe 2015) O início da Primeira Guerra (1914/1918) completou seu centenário em 2014. Conflito de grandes proporções, ela foi o resultado de disputas econômicas, imperialistas e nacionalistas numa Europa industrializada.

Sobre a Primeira Guerra e seu contexto, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

a) A questão balcânica evidencia as disputas entre Alemanha e Hungria pelo controle do mar Adriático e coloca em choque os movimentos nacionalistas: eslavismo, liderado pela Sérvia e o

pan-germanismo, liderado pelos alemães.

b) Apesar de ter começado a guerra como aliada da Tríplice Aliança, a Itália passou para o lado da Tríplice Entente por ter recebido uma proposta de compensações territoriais.

(4)

c) A Rússia não permaneceu na guerra até o seu término. Por conta da Revolução socialista foi assinado um tratado com os alemães e os russos se retiraram da guerra.

d) Quando a guerra iniciou, multidões saíram às ruas nos países envolvidos para comemorar o conflito: a lealdade e o patriotismo eram palavras de ordem.

7) (Unesp 2015) Entre os fatores que contribuíram para o início da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), podemos citar

a) a corrida espacial entre Estados Unidos e União Soviética.

b) o conflito étnico entre sérvios e croatas na região da antiga Iugoslávia. c) o confronto entre Áustria e Hungria pelo controle dos Bálcãs.

d) a disputa comercial e industrial entre Inglaterra e Alemanha. e) a invasão da Polônia pelas tropas da Alemanha.

8) (Unesp) A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) resultou de uma alteração da

ordem institucional vigente em longo período do século XIX. Entre os motivos

desta alteração, destacam-se

a) a divisão do mundo em dois blocos ideologicamente antagônicos e a constituição de

países industrializados na América.

b) a desestabilização da sociedade européia com a emergência do socialismo e a

constituição de governos fascistas nos países europeus.

c) o domínio econômico dos mercados do continente europeu pela Inglaterra e o cerco da

Rússia pelo capitalismo.

d) a oposição da França à divisão de seu território após as guerras napoleônicas e a

aproximação entre a Inglaterra e a Alemanha.

e) a unificação da Alemanha e os conflitos entre as potências suscitados pela anexação de

áreas coloniais na Ásia e na África.

9) (Mackenzie) A respeito do envolvimento dos E.U.A. na Primeira Grande Guerra é

INCORRETO afirmar que:

a) foi influenciado pela intenção germânica de atrair o México, prometendo-lhe ajuda na

reconquista de territórios perdidos para os E.U.A.

b) os E.U.A. financiaram diretamente a indústria bélica franco-inglesa e enviaram um

grande contingente de soldados ao fronte.

c) uma possível derrota da França e Inglaterra colocaria em risco os investimentos

norte-americanos na Europa.

d) contrariando o Congresso, o presidente dos E.U.A. rompeu a neutralidade, declarando

guerra às forças do Eixo.

e) a adesão dos E.U.A. desequilibrou as forças em luta, dando um novo alento à Entente.

10) (Mackenzie) Ao término da Primeira Grande Guerra, as potências vencedoras

responsabilizaram a Alemanha pela guerra e foi-lhe imposto um tratado punitivo,

o Tratado de Versailles, que teve como conseqüências:

(5)

a) degradação dos ideais liberais e democráticos, agitações políticas de esquerda - como o

movimento espartaquista - crise econômica e desemprego.

b) enfraquecimento dos sentimentos nacionais, militarização do Estado Alemão,

recuperação econômica e incorporação de Gdansk.

c) anexação das colônias de Togo e Camarões, a afirmação dos ideais liberais e

democráticos e a valorização do marco alemão.

d) prosperidade econômica, rearmamento alemão, desmembramento da Alemanha e

fortalecimento dos partidos liberais.

e) surgimento da República Democrática Alemã e da República Federal Alemã,

fortalecimento do nazismo, militarismo e diminuição do desemprego.

11) (Cesgranrio 94) A industrialização acelerada de diversos países, ao longo

do século XIX, alterou o equilíbrio e a dinâmica das relações

internacionais. Com a Segunda Revolução Industrial emergiu o

Imperialismo, cuja característica marcante foi o(a):

a) substituição das intervenções militares pelo uso da diplomacia internacional.

b) busca de novos mercados consumidores para as manufaturas e os capitais

excedentes dos países industrializados.

c) manutenção da autonomia administrativa e dos governos nativos nas áreas

conquistadas.

d) procura de especiarias, ouro e produtos tropicais inexistentes na Europa.

e) transferência de tecnologia, estimulada por uma política não intervencionista.

12) (Mackenzie) Húngaros, tchecos e austríacos, durante a I Guerra Mundial,

estiveram aliados:

a) à tríplice Entente, constituída por impérios tradicionais que tentaram impor,

mundialmente, seu poderio político – militar.

b) sob a proteção do chamado Eixo, coalizão liderada pela Alemanha com o intuito de

desbancar a hegemonia política e econômica de potencias como Inglaterra e França.

c) à Liga das Nações, integrada por países com distintas formas de governo, que defendiam

o direito ao nacionalismo,à soberania e a autodeterminação.

d) sob a égide do Pan – Eslavismo, movimento transnacional que pregava a união dos povos

eslavos para a formação de uma grande confederação democrática e autônoma.

e) à tríplice Aliança, formada pelos chamados impérios centrais, descontentes com os

resultados da partilha da África e da Ásia.

13) (Puccamp) A Revolução Socialista na Rússia, em 1917, foi um dos acontecimentos mais significativos do século XX, uma vez que colocou em xeque a ordem socioeconômica capitalista. Sobre o desencadeamento do processo revolucionário, é correto afirmar que: a) os mencheviques tiveram um papel fundamental no processo revolucionário por defenderem a implantação ditadura do proletariado.

(6)

b) os bolcheviques representavam a ala mais conservadora dos socialistas, sendo derrotados, pelos mencheviques, nas jornadas de outubro.

c) foi realimentado pela participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial, o que desencadeou uma série de greves e revoltas populares em razão da crise de abastecimento de alimentos.

d) foi liderada por Stalin, a partir de outubro, que estabeleceu a tese da necessidade da revolução em um só país, em oposição a Trotsky, líder do exército vermelho.

e) o Partido Comunista conseguiu superar os conflitos que existiam no seu interior quando estabeleceu a Nova Política Econômica que representava os interesses dos setores mais conservadores.

14) (Ufes) A Revolução Russa de 1917 derrubou o regime czarista e estabeleceu o socialismo no país.

Assinale a alternativa correta em relação às medidas adotadas pelo novo governo.

a) Com a abdicação do Czar, estabeleceu-se uma aliança política entre os líderes do regime czarista e os dirigentes do governo provisório.

b) Lênin, prisioneiro político exilado na Sibéria, ficou excluído do processo revolucionário. c) O governo socialista colocou em prática, imediatamente, o projeto de reconstrução da economia, a Nova Política Econômica (NEP).

d) A fase inicial do processo caracterizou-se pela alteração nas leis dos direitos civis, pela anulação dos títulos de nobreza, pela separação entre Igreja e Estado, pela reforma agrária e pelo fim da propriedade privada.

e) No nível político, o governo revolucionário promulgou, no mesmo ano, uma nova constituição, que legitimou a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

15) (Ufu) Interprete as imagens a seguir.

Essas imagens apresentam um dos recursos utilizados pelo stalinismo para a anulação dos "inimigos" do regime soviético.

A respeito do stalinismo na União Soviética, marque a alternativa correta.

a) Stálin empreendeu um governo autoritário, com características totalitárias, espalhando o terror, massacrando grupos considerados oposicionistas, cujas práticas foram denunciadas e apuradas após sua morte, o que desencadeou uma grande crise do socialismo real e do marxismo ocidental.

b) No plano econômico, foram estabelecidos os chamados Planos Quinquenais, responsáveis pela implementação da reforma agrária com distribuição de pequenas propriedades aos

(7)

camponeses e incentivo ao consumo de bens domésticos que promoveu a melhoria do padrão de vida dos trabalhadores em relação ao mundo capitalista.

c) A segunda fotografia, ao retirar a figura de Trotsky, demonstra a tentativa de eliminar não só a presença deste líder dos documentos oficiais, mas a sua própria memória em relação à Revolução Russa, quando defendia que a revolução socialista deveria ser limitada ao território russo para depois estendê-la a outros países, na chamada política do socialismo em um só país.

d) A imagem de Stálin como o grande líder da revolução pode ser atestada pela sua postura diante dos trabalhadores na foto e pela técnica de adulteração de fotografias que retirou Trotsky da segunda imagem. Estas iniciativas foram também implementadas nos programas radiofônicos e na produção de filmes pelo governo de Stálin, a fim de justificar as suas medidas impopulares no chamado "comunismo de guerra".

16) (Pucpr) A respeito da Revolução Socialista na Rússia e da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) é correto afirmar:

a) A Revolução socialista que derrubou o Governo de Kerensky, o qual estabelecera uma república liberal-burguesa, exilou a Família Imperial Romanov em Paris.

b) A Revolução Socialista chegou ao poder com a liderança de Lênin e Leon Trotsky e se empenhou em manter a Rússia na Primeira Guerra Mundial, fiel ao tratado da Tríplice Entente. c) Exceto a Comuna de Paris (1871), a Revolução Socialista na Rússia significou a instauração do primeiro governo inspirado na ideologia de Karl Marx - Frederico Engels.

d) Após a morte de Lênin, Stálin triunfou na luta pelo poder com Trotsky e defendeu sempre a idéia da "Revolução Permanente", de que deveria o modelo ser levado ao restante da Europa e ao mundo.

e) A URSS terminou, como organização política, em 1945, quando terminou também a Segunda Guerra Mundial.

17) (Ufjf) Sobre o contexto social da Rússia, anterior à Revolução

Bolchevique de 1917, é incorreto dizer que:

a) a grande massa da população era camponesa, reflexo das condições

econômicas e sociais anteriores, havendo grande concentração fundiária

nas mãos de poucos.

b) a industrialização estava restrita a poucas cidades, como Moscou e

São Petersburgo, e fora financiada, em grande parte, pelo capital

europeu ocidental.

c) apresentava uma burguesia forte e organizada, com um projeto

revolucionário amadurecido, que defendia, entre outros aspectos, a

criação de uma República no lugar do governo czarista.

d) o proletariado enfrentava péssimas condições de vida nas cidades,

fruto dos baixos salários, mas dispunha de um certo grau de organização

política, que possibilitava sua mobilização.

e) após o fim da servidão, houve uma intensa migração do campo em

direção à cidade, contribuindo para o aumento da mão-de-obra

disponível, que seria direcionada, em grande parte, para a indústria.

(8)

18) (Unesp) O retorno a uma semi-economia de mercado provocou o reaparecimento da moeda e, durante o ano de 1921, renasceu o mercado propriamente dito. A desnacionalização de empresas começou respectivamente pelo pequeno e grande comércio, atingindo, mais tarde, a indústria leve. As cooperativas foram devolvidas aos seus antigos acionistas e, no final do ano, permaneciam nas mãos do Estado apenas os setores economicamente estratégicos, o crédito e a indústria pesada.

(Martin Malia. Entender a Revolução Russa.) O trecho apresentado refere-se a um momento da Revolução Russa, no qual

a) o Estado soviético implementa a Nova Política Econômica, procurando superar as dificuldades econômicas e sociais advindas do Comunismo de Guerra.

b) o partido bolchevista promove um processo de abertura política, instaurando um regime político democrático e pluripartidário.

c) o governo leninista, enfraquecido pela guerra civil, é obrigado a fazer concessões à tradicional nobreza czarista.

d) o Estado soviético aplica uma política de planificação econômica e de coletivização de terras denominada de Planos Qüinqüenais.

e) o conflito entre facções dentro do Estado resulta na oposição do partido bolchevista ao ideário socialista.

GABARITO HISTÓRIA GERAL II

1

2

3

4

5

6

7

8

9

E

D

A

E

B

A

D

E

D

10

11

12

13

14

15

16

17

18

Referências

Documentos relacionados

Statistical analysis considered the following data: the questionnaire was considered subject to change otological who self-reported at least one symptom of ear pain, ear

Helena Maria Marques Araújo Isabel Cristina Rodrigues Jaqueline Luzia Silva Jaqueline Pereira Ventura Joana D´Arc Fernandes Ferraz Johannes Andreas Valentin Jonê Carla Baião.

jurídico cujo objecto seja legalmente impossível ou contrário à lei, o que, como concluímos, sucede no caso em apreço. Acresce que as referidas normas da Lei n.º

Gilberto José da Silva GIBA Geraldo Gonçalves da Costa GERALDINHO. Giovani Gonçalves GIL Gilberto Nunes

Pág. Como exemplo, posso citar o Alcides, um dos meninos que descrevi acima com o teste da escala GMFC – o mesmo menino que se deslocava no colo do pai ou irmão mais velho

Os principais resultados foram (i) a descrição de um passo a passo para a implantação de um Escritório de Gerenciamento de Projetos, em consonância com os

Caxias exercia um dos principais princípios da liderança militar que era conhecer os indivíduos que estão sobre suas ordens e tenha crescimento profissional e bem-estar (BRASIL,

Sendo assim, patologias em qualquer destas áreas serão um risco para o bem estar do indivíduo, tornado-se mais graves quando da ocorrência de ambas em uma mesma pessoa, ou