• Nenhum resultado encontrado

Projetos Sociais. Como transformar sua ideia em oportunidade. Pensando a prática

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Projetos Sociais. Como transformar sua ideia em oportunidade. Pensando a prática"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Projetos Sociais

(2)

Índice

Introdução

Capítulo 1 – Organize suas ideias Entendendo o projeto

Principais dificuldades na escrita Descrever a organização Definir o objetivo e metas Convencimento

Metodologia e execução Capítulo 2 – Simplifique a escrita

Mapa mental Ouvindo os atores Percurso e alcance Respondendo perguntas Diretrizes e Legislações Concluindo 03 04 05 06 06 06 07 08 09 10 10 11 12 13 14

(3)

Introdução

Entre os temas mais apaixonantes da minha carreira profissional, estão os projetos sociais. Trabalhando no setor público, participei da gestão de projetos em prefeituras e como técnica estadual, elaborava parecer técnico de viabilidade sobre projetos de parceria de Organizações com o Governo.

Em qualquer das situações, sempre vi nesses projetos, ideias se transformando em

oportunidades. E mais, oportunidades importantíssimas que transformariam uma realidade e mudariam mais tarde a vida de pessoas proporcionando de alguma forma, inclusão social, produtiva e melhorias na qualidade de vida.

Mas um grande entrave que sempre constatei nos processos de elaboração de projeto sociais, é como colocar a ideia no papel.

Esse conteúdo traz um resumo sobre o que sempre identifiquei como dificuldades minhas e de outros profissionais, e também sobre o que é primordial para que seu projeto obtenha além da aprovação, os resultados almejados.

Tentei trazer uma linguagem simples e clara, por que entendo que é assim que seu projeto deve ser escrito também.

(4)

Organize suas ideias

(5)

Entendendo o projeto

Geralmente, um projeto surge diante de uma realidade que precisa ser transformada, ou seja, uma solução para um problema. Existem também, projetos que nascem do desejo de se construir uma nova realidade criando oportunidades de transformação e desenvolvimento social.

Seja qual for a motivação de sua ideia, acredito que sempre surgirá como elemento principal a forma como se dará a captação de recursos financeiros. Porém, se nos limitarmos, tornando este um fator dificultador, a viabilização já estará comprometida de qualquer forma. Nossa visão deve ir muito além e isso vai facilitar e muito todos os processos que envolvem a elaboração do

instrumento que vai transformar sua ideia em oportunidade. Daí a necessidade de um projeto bem elaborado.

Para alcançar a aprovação e gerar resultados de impacto, é preciso que seu projeto tenha objetivos e metas bem definidas, convencimento da potencialidade da realidade a ser

transformada ou construída, iniciativa de uma ação bem organizada e visão de que o trabalho em parceria, pode ser muito mais produtivo. Tem que demonstrar ainda, que sua organização entende e tem experiência no assunto.

O projeto está bem próximo da ação, assim ele precisa ser planejado, avaliado para analisar a viabilidade e os impactos projetados, e bem escrito, pois a escrita é a concretização de todo esse processo e o instrumento que levará você, à conquista do elemento principal: a captação de recursos.

(6)

6

Principais dificuldades

na escrita

Penso que na verdade, a dificuldade não está na escrita, e sim no que antecede a escrita. Precisamos ter clareza no que pretendemos alcançar e como pretendemos alcançar. Não dá pra fazer um projeto apenas preenchendo um formulário.

Lembro de uma vez em que perguntei para uma técnica responsável pela elaboração de um projeto, qual era sua maior dificuldade. Ela me respondeu: « Todas, não sei nem por onde começar. » O começo é justamente pensar o projeto. É assim que vamos conseguir sistematizar na escrita, aquilo que idealizamos.

O que você verá a seguir, são algumas dificuldades identificadas que podem parecer simples, porém são peças fundamentais para a materialização de sua ideia.

Descrever a Organização

Esse tópico é muito importante, porque é nele que você vai apresentar a Organização. Geralmente o que se vê é somente a identificação seguida de um texto longo que deixa a desejar sobre o histórico da Organização, o trabalho que desenvolve, sua experiência, sua relevância social , parcerias e rede, capacidade para desenvolver o projeto, o público atendido e os resultados já alcançados em outros projetos.

Definir objetivos e metas

O maior entrave, é não entender que do objetivo geral, sairão os objetivos específicos e as metas , e é nele que se deve pontuar o resultado que se pretende alcançar de forma simples e clara. Dica: comece pelo objetivo geral.

(7)

Convencimento

Se o propósito do projeto é transformar uma

realidade, ou construir uma nova realidade, você terá que convencer aqueles que irão financiá-lo.

Faça um resumo do seu projeto e depois leia esse resumo. Você compraria a ideia? Investiria seu dinheiro?

Muitas justificativas, não justificam nada, não tem algo concreto que demonstre o potencial e a importância do projeto e da realidade a ser

transformada. A Organização pode ter uma grande relevância social porém o contexto que envolve o projeto é algo que deve gerar impacto, ir além do que já é feito, e assim não importa somente o brilhante trabalho que já realiza, o projeto deve servir para implementar esse trabalho e por isso a justificativa deve ter esse convencimento.

(8)

8 Projetos Sociais – Como transformar sua ideia em oportunidade

Metodologia e execução

Nesse tópico você deve descrever como vai atingir os resultados projetados.

É muito complicado você colocar algo no papel e depois desenvolver uma coisa totalmente diferente.

Sabe aquele ditado que diz que “papel aceita tudo”? Eu tenho certeza que se você está idealizando um sonho ou tentando resolver uma situação urgente, não vai levar isso em consideração.

Mas é verdade, você pode escrever o que quiser, só precisa ter a consciência de que para ser aprovado, precisa ter viabilidade. E lembre-se do que estamos falando desde o começo, a escrita é fundamental.

Utilizar uma metodologia adequada e ter clareza das etapas de seu projeto é necessário para que você consiga descrever e realizar as atividades conforme planejado.

“É fundamental diminuir a

distância entre o que se diz e o

que se faz, de tal forma que,

num dado momento, a tua fala

seja a tua prática

.”

(9)

Simplificando a escrita

(10)

10

Mapa mental

Trabalhar com mapas mentais tem sido pra mim uma experiência muito interessante que eu quero

compartilhar com você. É muito produtivo pois desenvolvem a concentração e a inteligência. É uma técnica poderosa de registrar as informações.

Coloque o assunto no centro do papel e vá

"ramificando", expandindo as informações a respeito, qualquer coisa que te encaminhe a ele. Isso vai ajudar você a organizar seus pensamentos e otimizar

esforços. Utilize palavras chave.

Você verá que rapidamente sua folha de papel estará cheia, e transportar tudo isso para o formulário será uma atividade muito mais fácil.

Ouvindo os atores

Envolva os atores na elaboração do projeto.

Mais quem são os atores?

A equipe, os beneficiários e os financiadores. Faça reuniões, peça opinião a respeito daquilo que está idealizando. Analise conjuntamente os riscos, as restrições, as prioridades e as potencialidades.

A construção deve ser coletiva e deve haver um consenso e uma proposta de cooperação para o bom desenvolvimento do projeto. Pode ter certeza que essa ação vai enriquecer muito a elaboração do instrumento.

(11)

Percurso e alcance

Depois que você organizar suas ideias, faça uma análise do contexto que envolve a elaboração e a execução do projeto e a amplitude do alcance, pois a concretização do mesmo, vai refletir não só na ação pontual do projeto.

Pense no antes, durante e depois. É importante você fazer um diagnóstico da situação, e até mesmo uma análise da situação organizacional e social. Lembra quando falamos sobre ouvir os atores?

Pense naquilo que está visível mais também pense naquilo que você ainda não consegue enxergar, ou seja, o percurso. Identifique situações que podem ser fatores de risco, restrições inclusive no que diz respeito à utilização dos recursos e prestação de contas.

Isso vai ajudar você a adiantar situações que se por acaso acontecerem, você saberá como resolver.

(12)

12

Respondendo

perguntas

Existe uma metodologia para a elaboração de projetos onde você escreve respondendo algumas perguntas. As respostas direcionam você em cada tópico do projeto.

Essa dica é bacana e ajuda muito também na organização de ideias e na escrita. Vamos lá:

Quem?

Essa pergunta se refere a Organização, ou seja o histório da entidade, e tudo aquilo que envolve sua apresentação. Quem vai desenvolver o projeto?

Apresente sua organização. Retome as dicas do início sobre alguns pontos importantes para este tópico. Dependendo do tipo de parceria, ou do edital, você poderá colocar como anexo, relatórios fotográficos, matérias divulgadas em mídias sobre alguma ação ou qualquer outro material que você acredite ser relevante para esta apresentação.

Projetos Sociais – Como transformar sua ideia em oportunidade

O que?

É aqui que você vai contar o que idealizou. Envolve o título, os objetivos e de acordo com o solicitado, um resumo ou uma apresentação do projeto.

Por que?

Nada mais é do que a justificativa que tem duas

dimensões: a primeira é a urgência e a importância dos impactos esperados e a segunda trata do

convencimento sobre o diferencial do seu projeto e de que essa proposta é a melhor solução para a situação apresentada.

Como?

Aqui você vai discorrer sobre o desenvolvimento do projeto. Quais serão suas metas, as etapas, a

metodologia, a gestão, o sistema de monitoramento e a avaliação indicando inclusive os indicadores.

Quando?

Diz respeito aos prazos que geralmente serão descritos em um cronograma de atividades.

Quanto?

Trata-se da utilização do recurso que você está pleiteando. Esse também é um tópico que virá no formato de uma planilha.

(13)

Diretrizes e Legislações

Estamos vivendo um tempo onde o possível parceiro financiador do seu projeto não será necessariamente o governo. É importante ressaltar que seja qual for a fonte do recurso, você deverá seguir rigorosamente as regras e as exigências dos editais e legislações pois não existe um modelo padrão de formulário para elaboração de um projeto social.

Com a aprovação do Marco Regulatório, a parceria com o governo ficou mais restrita. A Organização deve adaptar inclusive seu estatuto social para poder se relacionar com o governo e obter recursos.

Se você ainda não conhece essa legislação, é fundamental que faça uma pesquisa sobre os

principais pontos relevantes para que possa adaptar a sua documentação antecipadamente ao surgimento de uma oportunidade de parceria.

Importante também você estudar materiais que norteiam o assunto de seu projeto, normativas e orientações técnicas. Isso vai colaborar tanto para uma escrita mais técnica, quanto para o

desenvolvimento qualificado de sua ideia.

Aqui é um espaço

reservado para

alguma imagem ou

(14)

14

Concluindo

Tenho percebido que muitas empresas com visão de responsabilidade social, tem investido em projetos sociais e culturais com maior freqüência, assim como em empreendedores sociais. Existem muitos casos de sucesso e de grande transformação e desenvolvimento social de projetos financiados por empresas. As empresas podem ser grandes parceiras para sua organização.

Pesquise na internet e busque editais abertos e empresas parceiras. Faça disso um hábito, pois certamente você encontrará no momento certo, algo que encaixe sua idéia.

Crie projetos inovadores, que fortaleçam a capacidade local e gerem autonomia e empoderamento.

E para concluir, quero dizer a você que por mais que tenhamos métodos e técnicas para a elaboração de um projeto, modelos de formulários e milhares de artigos sobre isso espalhados em bibliografias e na internet, NÃO EXISTE UM CAMINHO PRONTO. VOCÊ TEM QUE CONTRUIR.

Projetos Sociais – Como transformar sua ideia em oportunidade

Seja persistente, seja comprometido, sonhador. Tenha uma mente que diferencie você e valorize o seu agir profissional. Tenha iniciativa, porém não esqueça que você não conseguirá nada sozinho.

Depois que seu projeto terminhar, faça outro mapa mental compartilhe conosco suas experiências!

(15)

Produzido por: Adriana L. A. Azevedo - 2017 Consulte outros conteúdos em nossa página:

Referências

Documentos relacionados

E) CRIE NO SEU CADERNO UM TÍTULO PARA ESSA HISTÓRIA EM QUADRINHOS.. 3- QUE TAL JUNTAR AS SÍLABAS ABAIXO PARA FORMAR O NOME DE CINCO SUGESTÕES DE PRESENTE PARA O DIA

´e aquele pelo qual a filosofia alem˜a traduziu, depois de Kant, o latim existentia, mas Heidegger deu-lhe um sentido muito particu- lar, j´a que designa na sua filosofia

Por outro lado, quando se fala em pequenas e médias empresas, onde o número de funcionários é maior, é mais bem dividida e o uso da Intranet se torna

As principais características deste agente são: avaliação do diálogo sobre as emoções, representação do modelo de personalidade Big-Five e impacto dos valores

Visando a este cenário, o Ministério da Saúde criou o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), regulamentado pela Portaria Interministerial

Após o levantamento dos verbos, propusemos uma classificação para os mesmos com base nas operações propostas por Bronckart, Pasquier & Dolz (1993) e por Dolz &

Possíveis danos para a saúde: Longo prazo - efeitos sistémicos Utilização final: Consumidores. Vias de

A raiva é uma doença viral que acomete os animais domésticos, silvestres e destes para o homem, causando uma doença com sintomatologia?. nervosa, aguda e fatal, levando ao óbito