• Nenhum resultado encontrado

Você precisa. saber. Edição III Ano II Outubro de Novas. histórias. Outras cores. na cidade

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Você precisa. saber. Edição III Ano II Outubro de Novas. histórias. Outras cores. na cidade"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Novas

histórias

Edição III | Ano II | Outubro de 2012

saber

Você precisa

Outras cores

(2)

Este boletim faz parte do projeto CDC Comunica, realizado pelo Instituto Camargo Corrêa em parceria com a Oficina de Imagens.

Instituto Camargo Corrêa

Diretor Executivo: Francisco de Assis Azevedo Coordenadora de Comunicação: Clarissa Kowalski Contato: instituto@institutocamargocorrea.org.br

Comitê de Desenvolvimento Comunitário de Ijaci

Associação dos Moradores da Nova Pedra Negra, Câmara Municipal de Ijaci, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho

expediente

editorial

primeiras letras

O CDC Ijaci busca cada vez mais se fortalecer como um centro de elaboração de ações para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes do município.

Essas ações só são possíveis devido ao grande leque de parcerias que conseguimos firmar – partindo do Instituto Camargo Corrêa, envolvendo a unidade da InterCement local e, sobretudo, contando com as entidades existentes do município.

Esta terceira edição do boletim Você precisa saber traz uma amostra valiosa dessas ações.

Como o caso do Dia do Bem-Fazer, realizado em agosto por profissionais da InterCement, e que demonstra como o voluntariado tem enormes potencialidades (página 5).

Esta edição também dá destaque a nossa grande preocupação com as questões educacionais, como a leitura de crianças e adolescentes (p. 3 e p. 7) e a construção de uma educação inclusiva (p. 4).

Esperamos que você goste da nova cara de nosso boletim. Boa leitura!

de Educação, Conselho de Saúde, Conselho do Esporte, Conselho Tutelar, InterCement, Organização Mãe dos Frutos e Prefeitura Municipal de Ijaci

Oficina de Imagens - Comunicação e Educação

Diretor Executivo: Adriano Guerra. Edição: Filipe Motta e Felipe Borges. Apoio: Júlia Marques

Site: www.oficinadeimagens.org.br Projeto Gráfico: Ronei Sampaio Diagramação: Filipe Motta

Fotos da capa: Grafite elaborado no Dia do Bem-Fazer 2012 em Ijaci/InterCement

Impressão: Gráfica Formato | Tiragem: 1200 exemplares

Reprodução do Jornal Escola em Ação, dos alunos da Escola Municipal Padre Emílio Luiz Lunkes. A escola participa do projeto Jornal Escolar Primeiras Letras, coordenado pela ONG Comunicação e Cultura e integrante do programa Escola Ideal.

(3)

Alunos de Ijaci em atividade de leitura com biblioteca móvel

O Instituto Camargo Corrêa, em parceria com o CDC Ijaci e a InterCement, têm proporcionado ao município de Ijaci oportunidades de capacitar seus profissionais da educação. Uma das práticas valorizadas é a leitura. O projeto Ler, Prazer e Saber busca incentivar a leitura como hábito saudável e prazeroso para crianças, adolescentes e adultos.

A primeira fase do projeto foi capacitar os professores da rede pública municipal e estadual por meio de oficinas. Num segundo momento, foi feita a doação de bibliotecas móveis para as instituições de educação.

Vários projetos estão sendo desenvolvidos nas escolas com o uso das bibliotecas móveis, que contam com um acervo de obras literárias de riquíssimo valor.

A qualidade do material, as cores, figuras e histórias, fazem com que os olhos não se desviem nem um só momento das páginas para não perder sequer um detalhe desta viagem pelo mundo literário. É este o objetivo da leitura: ser um hábito prazeroso, não uma obrigação “valendo nota”. Com isso, formamos cidadãos mais criativos, comunicativos e engenhosos, críticos e atuantes.

Receberam o kit completo (livros + móvel) as seguintes escolas: Estadual Maurício Zákhia, Municipal Padre Emílio Luiz Lunkes, Maria Luiza da Paixão, Municipal de Educação Infantil Padre Emílio Luiz Lunkes, além do CRAS. Também foram contemplados com o acervo de livros, a Organização Mãe dos Frutos, a Brinquedoteca Dona Celina, a Biblioteca Pública Municipal Maria

Gol Letrando – Aleci e a Apae.

Outra prática de leitura que também tem sido possível com a aquisição da biblioteca móvel é o projeto Alunos da Alegria, que faz com que esse acervo chegue aos asilos e áreas de humanização de hospitais. As ações fazem crianças doentes brincarem e idosos descrentes sorrirem. Esse projeto, do 3º ano do Ensino Médio da Escola Maurício Zákhia, é inspirado nas ações dos

Projeto Ler, Prazer e Saber transforma hábito da leitura

ao mobilizar alunos e professores de Ijaci

Ações integram programa Escola Ideal, desenvolvido pelo CDC Ijaci em parceria com

o Instituto Camargo Corrêa

Por Arlete Gregório da Silva, professora e vice-diretora escolar

(4)

Professores de Ijaci participam de curso para educação

inclusiva de crianças e adolescentes

Formação conduzida pelo Instituto Rodrigo Mendes beneficia 52 professores do

município em parceria com o programa Escola Ideal

Por Guaracilda de Fátima Mendonça da Silva, professora

comunidade escolar na garantia de acesso, permanência e aprendizagem das crianças com deficiência, transtornos globais de desenvolvimentos (TGD) e altas habilidades/ superdotação na Educação Infantil no Ensino Fundamental.

Ele está sendo desenvolvido por meio de um sistema de ensino telepresencial, com aulas semanais às quintas-feiras, das 8h às 12h. O curso tem a duração de 15 semanas e beneficia 52 professores.

O curso também beneficia participantes do programa Escola Ideal de outros 10 municípios do país. A atividade segue as orientações da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, publicada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

escola ideal

Buscando uma educação de qualidade, neste segundo semestre os professores da rede municipal de Ijaci estão sendo contemplados com um curso de formação em educação inclusiva promovido pelo Instituto Camargo Corrêa em parceria com a Prefeitura Municipal. As ações integram as atividades do programa Escola Ideal, uma das áreas de atuação do CDC Ijaci.

O curso é ministrado por professores especialistas na temática, coordenados pela equipe do Instituto Rodrigo Mendes - organização sem fins lucrativos cuja missão é colaborar para a construção de uma sociedade inclusiva por meio da educação e da arte.

A formação tem como objetivo apoiar a

Fo to : A rq ui vo CD C

(5)

O Dia do Bem-Fazer nasceu em 2009 nas celebrações dos 70 anos do Grupo Camargo Corrêa. Nele, são realizadas ações em parceria com todas as empresas do Grupo Camargo Corrêa, com o apoio do Institituto Camargo Corrêa e de parceiros locais. Familiares, amigos e profissionais das empresas se reúnem em prol das comunidades onde vivem, com o objetivo de trazer melhorias e transformações sociais.

Em 2012, no quarto ano do evento, realizado no dia 26 de agosto, Ijaci foi novamente contemplada. Todas as ações foram planejadas com base nas necessidades do município. Os

responsáveis pela comunidade foram ouvidos e houve a preocupação de se trabalhar em cima do diagnóstico realizado.

Para que todas as ações ocorressem, os profissionais da empresa se organizaram em Grupos de Voluntários (Gaivs) e atuaram junto a moradores.

Ao todo, foram realizadas oito ações em Ijaci. Uma sala de aula ganhou recursos para inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais. Houve a construção e pintura de uma quadra para prática de esportes e a pintura de outra. Tivemos reformas na escola estadual -cuja estrutura elétrica foi reestruturada- e na sede

do Consepi (Conselho Comunitário de Segurança Pública de Ijaci).

Os voluntários também tiveream tempo para fazer grafite no muro da escola, organizar uma rua de lazer e instalar dois novos playgrounds no município.

Crianças, adolescentes e adultos foram beneficiados com as atividades realizadas.

Os resultados, os valores agregados e as lições aprendidas foram muito significantes. Ajudar ao próximo, ser voluntário, ser cidadão e praticar o bem engrandece a importância dos papeis sociais para as comunidades. Percebemos isso com sorrisos, alegrias e resultados positivos. (leia mais na p.8)

Evento é promovido uma vez por ano, desde 2009, nos municípios onde empresas do Grupo Camargo Corrêa têm atuação

boas práticas

Profissionais da InterCement promovem ações de

voluntariado no Dia do Bem-Fazer em Ijaci

Ao todo, oito ações foram realizadas no município, incluindo a reforma de escola e

quadras, ruas de lazer e instalação de playgrounds

Por Michele de Oliveira, Roberson Oliveira e Paloma Gomes, da InterCement

Fo to : A dr ia na M ar ia d e C as tro

(6)

O ato de brincar assumiu a sua importância em Ijaci

com a implementação do programa Infância Ideal

Quando brinca, a criança cria regras, testa seus limites e descobre o funcionamento

do mundo que a cerca

Por Débora Maria Borges Girardelli, da Organização Mãe dos Frutos

Foi com a implantação do Programa Infância Ideal em Ijaci pelo Instituto Camargo Corrêa, pela InterCement e por um grupo engajado que formou o CDC, que se delinearam metas e ações para o aprimoramento do atendimento às crianças do município.

Pensar e transformar os espaços que as crianças ocupam foi o primeiro desafio. Ocupar e

reorganizar espaços públicos externos para brincadeiras ao ar livre - substituindo locais fechados -, ouvir e dar visibilidade ao que as crianças fazem e ao que escapa aos olhos adultos. Tudo isso em ação gerou a certeza de que a estratégia adotada era eficaz. Compreendemos o que as crianças queriam: brincar.

Pesquisas nos lembram que a criança sente necessidade de se movimentar, subir, descer, correr, pular, gritar, mexer. Seu objeto, sua ferramenta é o próprio corpo. O brincar promove e colabora com a função psicológica e social no desenvolvimento da criança. Quando ela brinca entra num mundo de comunicações complexas, que vão ser utilizadas no meio familiar e social, nas atividades educativas, no seu convívio do dia-a-dia. Ao brincar, a criança aprende, convive, questiona, argumenta, cria regras, erra e acerta muito mais. Tudo isso cria um cotidiano mais expressivo e significativo próprio da criança.

Capacitações continuadas de professores, a valorização do profissional da Educação Infantil, a aquisição de livros literários, brinquedos e material pedagógico, a instalação de “parquinhos” (como carinhosamente dito pelas crianças) e a alimentação saudável também fazem parte das metas e ações no Infância Ideal.

Hoje, o município de Ijaci, em parceria com a sociedade civil e a iniciativa privada, se preocupa, analisa, reavalia e adota com maior atenção políticas públicas no atendimento às crianças. E reconhece que brincar é uma atividade natural e essencial no desenvolvimento infantil.

Crianças fazem fila para para brincar em pula-pula em atividade de rua de lazer no município

artigo

Fo to : A dr ia na M ar ia d e C as tro

(7)

Projeto Gol Letrando alia esporte e livros para

aumentar a leitura de crianças e adolescentes em Ijaci

Ações resultaram em livro com textos escritos por 23 crianças do município,

lançado no início do ano

Por Emerson Nonato Silva, vice-presidente da Aleci e professor de Educação Física

Se crianças são motivadas pelos professores e técnicos a aprender a jogar bola, por que elas não podem ser motivadas a gostar de ler? Foi com base nessa indagação que nasceu na cidade de Ijaci, em março de 2010, o projeto Gol Letrando.

O projeto é desenvolvido numa parceria entre Rotary Club de Lavras, Editora Ufla e Associação de Apoio ao Lazer, Esporte e Cultura de Ijaci (Aleci).

Ele busca, através do esporte, possibilitar o gosto pela leitura que levará a comunidade infantil a ter um poder de discernimento, de tomada de decisão e de formação de caráter ímpar.

O projeto se baseia na troca de livros, doados pelos parceiros, entre os alunos nos finais das aulas de esporte da Aleci. Cada criança mantém uma lista com a relação dos títulos já lidos. A média anual de leitura dos participantes do projeto é de 50 livros por ano. Temos, entre nós, meninas e meninos que em 24 meses já leram até 300 títulos diferentes, uma marca incrível em se tratando da média de brasileiros, que não chega a quatro livros por ano.

Não tem mistério: se apresentarmos às crianças livros menores, com boas imagens e boas histórias, o despertar para o prazer pela leitura é certo. Com o tempo, as próprias crianças sentem interesse de ler títulos maiores, com um número cada vez maior de páginas.

A idéia também é deixar que as próprias crianças possam construir pontes do saber com as histórias, trazendo para realidade alguns episódios e sonhando com outros. Foi nesse sonho que a primeira turma de 23 crianças embarcou. Em maio, elas lançaram um livro com composições próprias. O livro é resultado de um longo processo que ainda está em amadurecimento, passando da leitura para a escrita. Cada criança compôs duas redações: uma com um tema indicado pelo professor e outra livre.

Crianças fazem fila para para brincar em pula-pula em atividade de rua de lazer no município

boas práticas

Fo to : A dr ia na M ar ia d e C as tro

(8)

realização:

fique ligado

Ocupar espaços da cidade

O projeto Brinca Comigo, é realizado pelo Consepi em parceria com o CDC Ijaci, o Instituto Camargo Corrêa, a InterCement e a comunidade.

Além de resgatar brincadeiras antigas, ele promove ruas de lazer uma vez por mês em bairros estratégicos da cidade, propiciando às nossas crianças, jovens e adolescentes momentos de cultura, esporte e lazer.

As atividades do projeto iniciaram-se no dia 16 de junho, em comemoração ao Dia Consepi - Dia Internacional de Combate ao uso e Tráfi co de Drogas. No último dia 22 de setembro foi promovida a Quarta Rua de Lazer, na praça próxima à Igreja do Rosário, benefi ciando a Vila Industrial.

Foram instalados também dois playgrounds nos Bairros Serra e São Mateus, para

benefi ciar as crianças locais.(Leia mais sobre a importância do brincar em matéria da p. 6)

registro

acontece

O Prêmio Idealista é parte do programa Ideal Voluntário, ação do Instituto Camargo Corrêa que pretende estimular a prática do voluntariado e da cidadania através da criação de grupos nas cidades com atuação do Grupo Camargo Corrêa. Para concorrer ao Prêmio é necessária a criação de um Gaiv (Grupo de Ação Ideal Voluntário) e realizar um total de 350 horas de ações voluntárias em seis meses. O prêmio é de R$ 3.000, doado para uma organização social a qual o GAIV vencedor faz ações voluntárias.

Em 2012, o grupo vencedor do Prêmio Idealista foi o Gaiv Administrativo de Ijaci, com 406 horas de ação distribuídas em cinco ações voluntárias. O grupo é composto por funcionários da InterCement que atuam em trabalhos voluntários nos municípios de Ijaci e Lavras. Alguns dos integrantes do Gaiv são membros ativos do CDC Ijaci.

A premiação do Gaiv Voluntário será em outubro. O benefi ciado será o Núcleo Assistencial Casa do Vovô, de Lavras.

Prêmio valoriza voluntariado

Membros do CDC traçam linha do tempo do grupo em ofi cina de comunicação

Fo to : O fi c in a d e I m ag en s

parceria:

ALECI

Referências

Documentos relacionados

Pode usá-la para evitar uma gravidez não planejada após ter uma relação sexual sem usar anticoncepcional ou se o seu método anticoncepcional falhar (por exemplo, se o

Se não tiver o Medicare Parte B ou outro seguro, você será imunizado gratuitamente Preencha o questionário de triagem no verso do formulário de administração da vacina Se

Já os títulos pós-fixados como o Tesouro IPCA+ são pode ser mais interessantes para investidores com objetivos de longo prazo.. Os prefixados, por sua vez, são indicados para

Somente a ignorância poderia levar o indiano a não matar moscas, imaginando que possam ser familiares reencarnados, ou dispor-se a plantar árvores para conter

Into the churche when thou dost gon, Pulle uppe thy herte to Crist, anon; Uppon the rode thou loke uppe then, And knele down fayre on bothe thy knen; Then pray to hym so hyr to

Também pode ocorrer o contrário, ou seja, produtos de uma empresa já estabelecida podem ser vendidos e distribuídos com a marca da startup.. Com o white label, a parceria está

ele utiliza 20% da ingestão e oxigênio do corpo todo. Seu trabalho continua, mesmo quando estamos dormindo ou em repouso e, quando nos concentramos com força, o cérebro pode usar

Como muitos condomínios passam as informações para a administradora depois do ocorrido, é essencial contar com a colaboração do síndico neste momento de mudanças para que