• Nenhum resultado encontrado

Avaliação: A avaliação das atividades discentes está pautada na freqüência e nos trabalhos desenvolvidos em aula e extraclasse.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Avaliação: A avaliação das atividades discentes está pautada na freqüência e nos trabalhos desenvolvidos em aula e extraclasse."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Pós-Graduação

Especialização em Psicopedagogia Institucional e/ou Supervisão Escolar Local: Progresso

Carga horária: 360 horas

Resolução 01/2007 CES/CNE/MEC: "Art. 5°. Os cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização, têm duração mínima de 360 (trezentas e sessenta) horas, nestas não computado o tempo de estudo individual ou em grupo, sem assistência docente, e o reservado, obrigatoriamente, para elaboração individual de monografia ou trabalho de conclusão de curso."

Requisito: ensino superior completo.

Resolução 01/2007 CES/CNE/MEC: "Art. 1º, § 3°. Os cursos de pós-graduação lato sensu são abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação ou demais cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino."

Metodologia:

Para garantir uma formação qualificada aos seus alunos, o Curso utilizará diferentes procedimentos metodológicos para a integração entre teoria e prática. Nessa perspectiva, as aulas buscam a interação entre professor e alunos, através de atividades expositivas, seminários, e entre os alunos, através de pesquisa em grupo, elaboração de projetos, estudo de casos. Em todos os módulos são desenvolvidas atividades que envolvam a reflexão sobre fundamentos teóricos acerca da área do conhecimento abordada e suas relações Avaliação:

A avaliação das atividades discentes está pautada na freqüência e nos trabalhos desenvolvidos em aula e extra-classe. Objetivos Objetivo Geral









Formar especialistas em Psicopedagogia Institucional numa perspectiva de análise reflexiva das problemáticas da aprendizagem e suas relações.

Objetivos Específicos









Identificar e discutir os fatores externos e internos à estrutura da Escola, os quais promovem problemas de aprendizagem, buscando subsídios para a melhoria do ensino e a redução do fracasso escolar;









Desenvolver atitudes de pesquisa e curiosidade investigativa para a realização de uma prática consciente, preventiva e responsável;









Incentivar a formação continuada aos profissionais que atuam em educação, como meio de conhecer e compreender o processo de aprendizagem, os fatores que interferem no sucesso e fracasso de educando, as metodologias e referenciais teóricos que subsidiam projetos de atuação;









Aperfeiçoar a qualidade de ensino como prevenção de dificuldades e como melhoria do desempenho dos alunos nas diversas situações de aprendizagem;









Na área de Psicopedagogia, aprofundar os conhecimentos acerca dos processos de aprendizagem a partir de uma perspectiva interdisciplinar a fim de qualificar os profissionais que atuam na Educação de forma a torná-los aptos a realizar avaliações e intervenções psicopedagógicas;

(2)









Na área de Supervisão Escolar, habilitar profissionais para a atuação como Supervisores Escolares, ampliando os conhecimentos na área de Educação e destacando o papel do Supervisor frente à realidade educacional brasileira;

Programa

MÓDULO 1 – Fundamentos da Educação: Núcleo Comum (260h) Fundamentos da Educação e da Aprendizagem – 30h

EMENTA: A psicologia no contexto dos Fundamentos da Educação. A aprendizagem do ponto de vista bio-psico-social e cultural. Teorias da aprendizagem: modelo psicanalítico, comportamentalista, existencialista, humanista, cognitivista e suas implicações educacionais. A questão ensino-aprendizagem, relação professor-aluno, metodologia e avaliação.

Fundamentos sócio-político-filosóficos da Educação – 30h

EMENTA: Fundamentos da Filosofia da Educação, o homem e a educação, correntes e tendências pedagógicas, educação e política. Filosofia da educação brasileira.

Fundamentos Pedagógicos e Antropológicos da Educação – 30h

EMENTA: O referencial teórico da educação: educação como processo social de integração, contradição e transformação da sociedade. Desenvolvimento da sociedade brasileira e educação. A educação formal e informal como espaço político da luta pela hegemonia. Relação entre educação e desigualdade social. Estado e educação. Trabalho e educação: aspectos sociológicos.

Política Educacional e Sistemas de Ensino – 30h

EMENTA: A evolução da estrutura e da organização da Educação e do Ensino. A política da Educação e do Ensino. Legislação educacional, inclusão, cultura, sociedade e ideologia no contexto contemporâneo.

Educação de Portadores de Necessidades Educacionais Especiais – 30h

EMENTA: Métodos e técnicas na estimulação essencial e no aprendizado da leitura, escrita, cálculo e demais áreas. Plano Educacional individualizado e inclusivo. Utilização de movimento e livre expressão em Educação Especial. Orientação para o trabalho. Papel da família no desenvolvimento do aluno especial.

Metodologia de pesquisa – 30h

EMENTA: O fenômeno científico no mundo contemporâneo e suas repercussões na educação. Origens e desenvolvimento do método científico. Tipos e formas da pesquisa. Etapas do trabalho científico, suas aplicações na problemática educacional.

Gestão Educacional: atores e funções – 40h

EMENTA: O papel, as atribuições e os desafios da gestão educacional: direção, supervisão, psicopedagogia e orientação educacional. Trabalho escolar integrado. Competências e habilidades de cada profissional da gestão. Gestão escolar e corpo docente: do planejamento à ação e à avaliação pedagógicas.

Cognição e aprendizagem – 20h

EMENTA: Estudos das relações entre cognição e aprendizagem. Reflexão sobre investigações e pesquisas em desenvolvimento cognitivo da aprendizagem e sua importância na formação do psicopedagogo. Pesquisa acerca de conhecimentos teórico-práticos relativos à cognição e à aprendizagem e voltados para a orientação À atuação do psicopedagogo.

Bases Neurológicas do Desenvolvimento - 20h

EMENTA: Esta disciplina pretende favorecer, através de conteúdos desenvolvidos durante o curso, a compreensão dos papéis gerais do funcionamento do Sistema Nervoso na recepção de informações, nas suas interpretações e na elaboração das respostas. Também busca proporcionar noções da fisiologia do encéfalo, estabelecendo relações com os fatores biopsicosociais intrínsecos e extrínsecos do desenvolvimento humano, tais como o desenvolvimento cognitivo, o afetivo, o emocional e o relacional. Salienta as bases

(3)

neuropsicológicas de percepção, movimentação, atenção, memória, fala e pensamento como formas humanas de organização, processamento e desenvolvimento mental. Discute como facilitar a (re)organização e o (re)equilíbrio do sujeito ao meio ambiente, orientando a busca de um profissional para um acompanhamento efetivo e promovendo assim uma vidas mais saudável e feliz.

MÓDULO 2 - Fundamentos da Psicopedagogia Institucional Psicologia das Relações Interpessoais e Familiares – 15h

EMENTA: A pessoa humana, seu comportamento e influência na vida social. O grupo social: funções, estrutura, processos interativos e as forças propulsoras e restritivas. O desenvolvimento intra e interpessoal e as transformações psicossociais. A dinâmica das relações humanas e públicas e formas de liderança. O conflito e as tentativas progressistas. Família e processos de aprendizagem. Distúrbios familiares e dificuldades escolares. Possibilidades e limites da intervenção psicopedagógica na família.

Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem – 15h

EMENTA: Compreensão e caracterização do desenvolvimento da criança, do jovem e do adulto. Ênfase nos aspectos bio-psico-sociais que interferem no processo de aprendizagem.

Desenvolvimento do Pensamento e da Matemática – 20h

EMENTA: Introdução ao fracasso escolar na aprendizagem da lógica e da matemática. Causas destes transtornos de aprendizagem. Diagnóstico dos problemas de aprendizagem. Desenvolvimento do pensamento lógico e matemático. Estratégias de intervenção do Orientador e do Psicopedagogo.

Desenvolvimento do Pensamento e da Linguagem – 20h

EMENTA: Introdução ao fracasso escolar na aprendizagem da linguagem: oralidade, leitura e escrita. Causas dos transtornos de aprendizagem de linguagem. Diagnóstico dos problemas de aprendizagem. Desenvolvimento da linguagem e aquisição da leitura e da escrita Estratégias de intervenção do Orientador e do Psicopedagogo. Psicomotricidade e Aprendizagem– 10h

EMENTA: Estudo da gênese da Psicomotricidade. Bases do Desenvolvimento Psicomotor. Técnicas de intervenção e reflexão sobre as mesmas. Problemas da terapia Psicomotora. Estudo das relações entre o instrumental do sujeito, sua expressão intelectual e emocional e os impedimentos que representam fatores importantes nas dificuldades de aprendizagem psicomotora.

Avaliação e intervenção psicopedagógicas – 20h

EMENTA: O processo educativo. Psicopedagogia: modelo teórico ou ciência de aplicação prática? Intervenção psicopedagógica: avaliação, conceituação e prática. A aprendizagem na teoria comportamentalista. O modelo como suporte para uma prática e intervenção psicopedagógicas. O modelo histórico-cultural de Vygostsky. A intervenção psicopedagógica no modelo sociocultural. Avaliação da aprendizagem: implicações pedagógicas, econômicas e sociais. A avaliação na pré-escola e nas séries iniciais do Ensino Fundamental: objetivos, importância e características.

MÓDULO II - Fundamentos Supervisão Escolar

Legislação e Políticas Educacionais da Educação Básica– 20h

EMENTA: Estudos de leis e políticas educacionais que regulamentam a estrutura curricular, a organização e o planejamento da Educação Educação Básica

Planejamento e Currículo – 20h

EMENTA: Discussão sobre tendências atuais que norteiam a elaboração de currículos em instituições de ensino. Planejamento da atuação do profissional da Educação e sua associação com a organização escolar.

(4)

EMENTA: Estudo das relações entre Escola e família. O papel do Supervisor na Escola como agente de diálogo no processo da aprendizagem e das relações sociais na comunidade escolar e como membro ativo no processo de gestão escolar (funções, métodos e prática). Reflexão sobre dinâmicas de Gestão de Pessoas e Liderança. Relações Interpessoais: reflexos no Ambiente Escolar – 30h

EMENTA: Processos de aprendizagem e interações na comunidade escolar. Distúrbios familiares e dificuldades escolares. Possibilidades e limites da intervenção do Supervisor Escolar na aprendizagem do aluno.

Cronograma

Disciplina Corpo docente Titula

ção Cronograma das aulas

Fundamentos Pedagógicos e Antropológicos da Educação (30 horas) Danilo gandin Ms 31/03/10 07/04/10 14/04/10 24/04/10 (sábado) 28/04/10 Fundamentos Sócio-político-filosóficos da Educação (30 horas) Vitalino Cesca Dr. 05/05/10 12/05/10 19/05/10 22/05/10 (sábado) 26/05/10 Fundamentos da Educação e da Aprendizagem (30 horas) Márcio Martins Dr. 02/06/10 09/06/120 16/06/10 23/06/10 26/06/10 (sábado)

Política Educacional e Sistemas de Ensino (30 horas)

Maria José Machado de Lima Mestr anda 30/06/10 07/07/10 14/07/10 21/07/10 24/07/10 (sábado) Educação de Portadores de Necessidades

Educacionais Especiais (30 horas) Névio Faccin Ms. 28/07/10 04/08/10 11/08/10 18/08/10 27/08/10 (sábado) Metodologia de Pesquisa

(30 horas) Ana Paula Porto Dra.

25/08/10 01/09/10 08/09/10 15/09/10

25/09/10 (sábado) Psicologia das Relações Interpessoais e

Familiares – (15horas) Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem (15 horas) Alessandra Bartz Ms. 22/09/10 29/09/10 06/10/10 13/10/10 23/10/10 (sábado) Gestão Educacional (40 horas) a)Psicopedagogia Institucional. 15h b)Direção.5h c) Orientação:10h Educacional d) Supervisão Educacional:10h

Aline Berghetti Simoni Belleboni (15h) Alice Theis (25h) Esp. 20/10/10 27/10/10 03/11/10 10/11/10 17/11/10 24/11/10 27/11/10 (sábado)

(5)

Cognição e Aprendizagem

(20 horas) Cleusa Elisa Schwantz Ms.

01/12/10 08/12/10 15/12/10 22/12/10 Bases Neurológicas do Desenvolvimento

(20 horas) Cleber Ribeiro Álvares

da Silva Dr. Março de 2011 MÓDULO II - PSICOPEDAGOGIA Psicomotricidade e Aprendizagem (10 horas) Darci Orso

Paulo Inocente Ms. Março de 2011 Desenvolvimento do Pensamento e da

Linguagem (20 horas)

Isabel Beatriz Magagnin

Chesini Ms. Abril de 2011

Desenvolvimento do Pensamento e da Matemática

(20 horas) Gislaine Aquino

Ms.

Abril e maio de 2011

Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógicas

(20 horas)

Clarice Escott Maio de 2011

MÓDULO II –SUPERVISÃO ESCOLAR

Planejamento e Currículo

(20 horas) Ieda Maria Cassuli

Bianchini

Esp. Março de 2011

Supervisor Escolar e Comunidade Escolar: práxis pedagógica

(30 horas)

Abril de 2011

.

Legislação Políticas Educacionais da Educação Básica

(20 horas)

Maria José Machado de Lima.

Abril e maio de 2011

Relações Interpessoais: reflexos no Ambiente Escolar (30 HORAS)

Observações:

1. As aulas da disciplina de Metodologia de Pesquisa serão ministradas na Faculdade Dom Alberto, em Santa Cruz do Sul, na Rua Ramiro Barcelos, 892, Centro.

2. A Faculdade Dom Alberto reserva-se o direito de alterar, sem aviso prévio, o cronograma das aulas e os professores.

Tecnologias:

- para a execução da pesquisa, no seu aspecto quantitativo, os alunos deverão se apropriar das funcionalidades do SPSS for Windows.

http://pt.wikipedia.org/wiki/spss

http://www.spss.com.br/spss/que_e_novo.htm

- para a execução da pesquisa, no seu aspecto qualitativo, os alunos deverão se apropriar das funcionalidades do SPHINX.

http://www.sphinxbrasil.com

Previsão de publicação de artigos: Os concluintes do curso deverão elaborar artigo científico que poderá ser publicado em revista científica.

(6)

Investimento: 1 (uma) + 18 (dezoito) parcelas de R$ 210,00 (duzentos e dez reais), com reajuste anual pelo Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M).

Documentos necessários para matrícula:









Foto 3x4;









Cópia autenticada em cartório da Carteira de Identidade









Cópia autenticada em cartório frente e verso do Diploma da Graduação









Cópia do CPF;









Cópia do Título Eleitoral;









Comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone);









Cópia da Certidão de Casamento (se for o caso) Informações: www.domalberto.edu.br

(7)

Referências

Documentos relacionados

A implementação desse novo desenho da avaliação externa encontrará sugestões no Plano de Ação Educacional (PAE), visto que fragilidades foram apontadas e

Lück (2009) também traz importantes reflexões sobre a cultura e o clima organizacional ao afirmar que escolas possuem personalidades diferentes, embora possam

A Escola Estadual Médio Solimões (EEMS), objeto deste estudo, é considerada uma escola de médio porte, segundo a classificação estabelecida pela Secretaria de

Podemos realçar algumas justificativas para a aplicabilidade do empreendedorismo à gestão escolar, tais como: as exigências das esferas públicas, bem como de toda a

Mais uma vez, vemos uma inovação nos processos educacionais de Belo Horizonte: se as avaliações sistêmicas, como a Prova Brasil anteriormente apresentada, bem como as avaliações

Diante do que foi apontado pelas entrevistadas, este Plano de Ação foi construído de forma a possibilitar novas estratégias a serem usadas com a coordenação

As rimas, aliterações e assonâncias associadas ao discurso indirecto livre, às frases curtas e simples, ao diálogo engastado na narração, às interjeições, às

O único estudo realizado quanto à fenologia reprodutiva de Calotropis procera foi realizado por ElGhani 1997 em vegetação de deserto, na Arábia Saudita e nada é conhecido a respeito