• Nenhum resultado encontrado

O Sul Roteiro Cultural Página 08

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O Sul Roteiro Cultural Página 08"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

O Sul

(2)

15.04.2011

Jornal do Comércio

Viver – Página 03

(3)

Publish News

http://www.publishnews.com.br/telas/noticias/detalhes.aspx?id=62977

Livraço abre programação da Semana do Livro 2011

Encontro ocorre no domingo, 17 de abril, em Porto Alegre

No próximo domingo, 17, a Câmara Rio-Grandense do Livro, com apoio de entidades ligadas ao setor, abre a programação da Semana do Livro 2011 com o “Livraço por uma Porto Alegre mais leitora”. O encontro vai reunir no Parque da Redenção, a partir das 11h, amantes da literatura com seus livros preferidos. Os participantes vão ler trechos das obras e depois poderão trocar os livros entre si ou doá-los a bibliotecas. A programação ocorrerá até o dia 23 de abril com atividades programadas em Porto Alegre e em várias cidades do interior do Estado. A Semana foi criada para comemorar o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, celebrado em 23 de abril.

(4)

14.04.2011

AELN

http://aeln.org/camara-rio-grandense-do-livro-premia-destaques-de-2010-2/

Câmara Rio-Grandense do Livro premia destaques de 2010

Entidade reconhece Amigos do Livro, Personalidade do Livro, Biblioteca do Ano e

jubilados do setor, em evento que também homenageia o imortal Moacyr Scliar

Para celebrar o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, a Câmara Rio-Grandense do

Livro homenageará pessoas e entidades que se destacaram em 2010 pelo desenvolvimento

ou apoio a ações de promoção da leitura. A solenidade de premiação ocorre na próxima segunda-feira, 18 de abril, às20 horas, no Auditório Barbosa Lessa do Centro CEEE Erico

Verissimo.

A programação é o ponto alto da Semana do Livro, que promove atividades em todo Estado, entre os dias 17 e 24 de abril. O evento marca a passagem do Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, instituído pela Unesco em homenagem a Miguel de Cervantes e Willian Shakespeare, que falecerem em 23 de abril de 1616.

Em comemoração à data na Catalunha, os livreiros entregavam uma rosa juntamente com cada livro vendido. Em Porto Alegre, a celebração vem em forma de palavras e reconhecimento. Uma homenagem especial ao imortal Moacyr Scliar, promovida pela Associação Gaúcha dos Escritores, está programada para a cerimônia.

Na 9ª edição da Semana do Livro, personalidades e instituições que colocaram o livro e a leitura em destaque serão premiados. A diretoria da Câmara Rio-Grandense elegeu os Amigos do Livro, a Biblioteca do Ano e a Personalidade do Livro em 2010. Também serão laureados os titulares e funcionários de empresas, associadas à CRL, que completaram 25 e 35 anos de trabalho ininterrupto ao setor.

Confira abaixo os nomes e organizações que vão receber o mais importante reconhecimento pela promoção do livro e da leitura no Estado:

Amigos do Livro:

Academia Rio-Grandense de Letras: sua escolha se deve à incontestável importância do

trabalho desenvolvido pela entidade, desde sua fundação, há 110 anos, no sentido de levantar o vocabulário do idioma português falado no Rio Grande do Sul, cultivar a memória e a obra dos escritores rio-grandenses, estimular as belas letras e colaborar para o desenvolvimento cultural do Estado.

Augusto Carneiro: advogado comprometido desde os primórdios com o Movimento

Ambientalista gaúcho. Dedica-se há mais de quatro décadas à atividade de livreiro. Todos os sábados, desenvolve um trabalho na Feirinha Ecológica do Parque Farroupilha para captar, por meio dos livros, novos adeptos ao ambientalismo.

Clecli Jurach: a Secretária Municipal de Educação de Porto Alegre destaca-se pela relevância

do trabalho desenvolvido na rede municipal de ensino, com significativos investimentos nos acervos das bibliotecas escolares e para a aquisição de obras literárias dos autores participantes do Programa de Leitura Adote um Escritor, desenvolvido há 10 anos em parceria com a Câmara Rio-Grandense do Livro. Em 2010, a iniciativa conquistou o terceiro lugar no Concurso Os Melhores Programas de Incentivo à Leitura para Crianças e Jovens de todo o Brasil, promovido pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, a mais renomada instituição do gênero no país.

(5)

Estado e para o País. A Livraria Miragem é um oásis da leitura, transformado em ponto turístico da cidade de São Francisco de Paula, de 20 mil habitantes. Enquanto na maioria dos municípios do interior sequer há livrarias, a Miragem é um convite à leitura por seu espaço acolhedor e um acervo cuidadosamente escolhido.

Projeto de leitura “Lajeado Leitor”: desde 2005, promove a leitura como fonte de prazer e de

conhecimento e democratiza o acesso ao livro. Ações como a Leitura no Parque, a Galeria Itinerante de Escritores, o Sacolão da Leitura e o Autor Presente, desenvolvidas no âmbito do Lajeado Leitor, contribuem para a construção de uma sociedade mais leitora, gerando resultados concretos para o desenvolvimento socioeconômico do município.

Biblioteca do Ano:

Biblioteca Pública Municipal Vianna Moog: em São Leopoldo, a biblioteca não é

reconhecida apenas por sua excelente infraestrutura e belo acervo, de 51 mil livros disponibilizados a seus usuários, mas, sobretudo, em função da consistência, constância e criatividade do trabalho promovido pela equipe. Desenvolve um rica programação cultural em espaços acolhedores, como o Jardim da Leitura, o que contribuiu para a valorização do livro no imaginário coletivo, tornando a cidade uma referência na área.

Personalidade do Ano:

Henrique Kiperman: reconhecido por sua excepcional trajetória, de quase quatro décadas, na

área da edição de livros técnicos, científicos e profissionais. Nesse período, transformou uma pequena editora, fundada em 1974, em um conglomerado de editoras nacionais e estrangeiras, que envolve várias plataformas de distribuição de informações e marcas – o Grupo A, que é motivo de orgulho para o Estado e para o setor editorial brasileiro.

Jubilados:

35 anos: Diogo Luiz Burille, Júlio Cesar Hypolito Fucks,Lauro Oliveira da Silva,Lauro Renato

Abel,Luiz Carlos Noal e Mário Renato Beuvalet (Companhia Rio-Grandense de Artes – Corag).

25 anos: Cristina L.C. de Benites e Ignácio M. Benites (Livraria do Arquiteto), Elton Menezes

da Silva, Dejair Vitorino de Oliveira, Rosa Maria Mendes e Rosângela Rodrigues (Companhia Rio-Grandense de Artes – Corag), Moacir João Daroit (Editora Saraiva) e Osvaldo Santucci Junior (Santucci Representação e Comércio de Livros Ltda).

(6)

14.04.2011

Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo

http://cccev.blogspot.com/2011/04/camara-rio-grandense-do-livro-premia.html

Câmara Rio-Grandense do Livro premia destaques de 2010

Para celebrar o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, a Câmara Rio-Grandense do

Livrohomenageará pessoas e entidades que se destacaram em 2010 pelo desenvolvimento ou

apoio a ações de promoção da leitura. Entidade reconhece Amigos do Livro, Personalidade do Livro, Biblioteca do Ano e jubilados do setor, em evento que também homenageia o imortal Moacyr Scliar. A solenidade de premiação ocorre na segunda-feira, 18 de abril, às 20 horas, no Auditório Barbosa Lessa do CentroCultural CEEE Erico Verissimo. Confira a programação no site http://www.camaradolivro.com.br/

(7)

14.04.2011 Diário da Manhã

http://www.diariodamanha.com/noticias.asp?a=view&id=9616

O Livro é destaque em Carazinho

A Semana do Livro 2011 traz à cidade contação de histórias, palestras e muito mais

A Câmara Rio-Grandense do Livro promove a Semana do Livro 2011. Em sua 9ª edição, a Semana ocorre de 17 a 24 de abril e dá destaque ao livro e à leitura com diversas ações em todo o Estado. Em Carazinho, a programação conta com a adesão da Secretaria Municipal de Educação.

De 17 a 24 de abril, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h, nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Carazinho ocorrem contação de histórias e palestras sobre a vida e a obra de Tarsila do Amaral, Francisco de Goya, Erico Verissimo, Franz Kafka, Daniel Defoe e Cyro Martins. Na Praça Central Alpino Hillebrant, a população pode participar de esquetes, contações de histórias e sessões de filmes no ônibus-biblioteca Odisseia da Leitura. No Hospital de

Caridade, a ala pediátrica tem a usual contação de histórias intensificada durante a Semana do Livro, para alegria dos pequenos.

Livraço e homenagens

Para abrir as atividades da Semana, no dia 17 de abril, a partir das 11 horas, será realizado, na capital, o evento Livraço por uma Porto Alegre Mais Leitora, que vai reunir amantes da

literatura com seus livros preferidos. O ponto de encontro será em frente ao Monumento ao Expedicionário no Parque Farroupilha, em Porto Alegre. Os participantes vão ler trechos das obras e depois trocar os livros entre si ou doá-los a bibliotecas.

A Câmara Rio-Grandense do Livro prepara ainda uma solenidade especial para a Semana, com homenagens a pessoas e instituições que, no ano passado, destacaram-se na promoção da leitura e no incentivo ao livro, além dos jubilados do livro, titulares e funcionários de

empresas associadas que completaram 25 e 35 anos de dedicação ao setor livreiro. O evento será no dia 18 de abril, no Auditório Barbosa Lessa, do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, em Porto Alegre.

Sobre a Câmara Rio-Grandense do Livro: é uma sociedade civil sem fins lucrativos que representa os interesses do setor editorial e livreiro gaúcho. A entidade atua de forma independente e tem como principal finalidade unir todos os que trabalham pelo livro,

promovendo sua defesa e fomento, a difusão do gosto da leitura, a formação de novos leitores e o desenvolvimento da economia livreira e da cultura regional. Conta com 153 associados, todos com sede no Rio Grande do Sul, entre editores, distribuidores de livros, livreiros e creditistas, assim como outras instituições que se dedicam à produção e comercialização do livro. Além da Semana do Livro, realizada há nove anos, promove a Feira do Livro de Porto Alegre, a maior feira de livros a céu aberto das Américas, de forma ininterrupta desde 1955. Hoje, a Feira do Livro é Patrimônio Imaterial de cunho cultural da cidade de Porto Alegre.

Referências

Documentos relacionados

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Darcy Ribeiro  Prédio 5  CEP 39401-089 Montes Claros/MG  Fone: (38)3229.8246e-mail: concurso.docente@unimontes.br.

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Neste momento a vacina com a melhor perspetiva de disseminação pelos cuidados de saúde é a M.vaccae, pela sua ação como vacina terapêutica, aguardando-se a sua

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

de lôbo-guará (Chrysocyon brachyurus), a partir do cérebro e da glândula submaxilar em face das ino- culações em camundongos, cobaios e coelho e, também, pela presença

A dose inicial recomendada de filgrastim é de 1,0 MUI (10 mcg)/kg/dia, por infusão intravenosa (foram utilizadas diversas durações: cerca de 30 minutos, 4 horas ou 24

Agora quando eles brigam eu não sinto mais medo: sinto apenas ódio deles e fico nervoso e meu estômago ferve.. Mas do verão eu