• Nenhum resultado encontrado

PROJETO AUXILIO FORMAÇÃO (Máximo 6 páginas. Fonte: Calibri, tamanho 12)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROJETO AUXILIO FORMAÇÃO (Máximo 6 páginas. Fonte: Calibri, tamanho 12)"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

PROJETO AUXILIO FORMAÇÃO

(Máximo 6 páginas. Fonte: Calibri, tamanho 12)

1 – IDENTIFICAÇÃO (Somente um projeto para cada proponente)

Nome do proponente: MARIA APARECIDA LIBERATO MILHOME Fone: (85) 986073250 Área do projeto: Ambiente e sustentabilidade

Duração do projeto: 12 meses

E-mail:

maria.milhome@ifce.edu.br

2 – TÍTULO DO PROJETO

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA REGIÃO DO BAIXO JAGUARIBE-CE: A LOGÍSTICA REVERSA DAS EMBALAGENS DE AGROTÓXICOS

3 – RESUMO (máximo 250 palavras)

A falta de uma destinação adequada dos resíduos sólidos tem gerado impactos negativos ao meio ambiente e à qualidade de vida da população dos pequenos municípios, os quais não possuem suporte técnico e financeiro para o desenvolvimento de políticas de educação e gestão ambiental. É nesse contexto que advém a importância da educação ambiental relacionada ao descarte das embalagens de agrotóxicos na região do Baixo Jaguaribe, o qual encontra-se inserido importantes perímetros de Irrigação como o Perímetro Irrigado Jaguaribe-Apodi. Desta forma, este projeto tem como objetivo principal utilizar metodologias científicas para propor um projeto de gestão das embalagens de agrotóxicos na região do Baixo Jaguaribe-CE, utilizando como ferramentas a logística reversa e a educação ambiental, visando alertar os agricultores e familiares sobre os riscos associados ao uso dos agrotóxicos e o descarte inadequado de suas embalagens.

4 – INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA

O Brasil tem sido considerado nos últimos anos o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. O uso intensivo dos agrotóxicos está associado a agravos à saúde da população, tanto dos

(2)

contaminação de alimentos e à degradação do meio ambiente (MILHOME et al, 2015: PINHEIRO et al, 2016: )

O consumo anual de agrotóxicos no Brasil tem sido superior a 300 mil toneladas de produtos comerciais. Expresso em quantidade de ingrediente-ativo (i.a.), são consumidas anualmente cerca de 130 mil toneladas no país; representando um aumento no consumo de agrotóxicos de 700% nos últimos quarenta anos, enquanto a área agrícola aumentou 78% nesse período (IBGE, 2015).

O intenso uso de agrotóxicos no Brasil tem gerado a necessidade da elaboração de leis que estabeleçam a destinação adequada para suas embalagens. A Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei 12.305/2010 (regulamentada pelo Decreto 7.404. de 23/12/2010) estabelece princípios, objetivos, instrumentos e diretrizes para a gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos, as responsabilidades dos geradores, do poder público, e dos consumidores, bem como os instrumentos econômicos aplicáveis (BRASIL, 2010).

O descarte das embalagens vazias de agrotóxicos antes era realizado sem controle e sem fiscalização. Com a criação da nova legislação PNRS/2010, as embalagens de agrotóxicos devem ser obrigatoriamente recolhidas, além de determinar a responsabilidade da destinação final de embalagens vazias para o agricultor, o fabricante e o revendedor (BRASIL, 2010). Cada elo da cadeia tem a sua função. Antes da legislação, as embalagens eram enterradas ou queimadas, considerado inadequado devido aos altos riscos de contaminação do solo e das águas subterrâneas.

Os agrotóxicos enquadram-se na categoria de resíduos perigosos por conterem substâncias químicas que modificam o meio ambiente nas suas mais diferentes formas de vida. Além disso, comprometem de forma definitiva a cadeia natural, contaminando o solo, a água e o ar e influenciado diretamente a saúde da população, seja ela de qualquer nível social.

Dessa forma, o presente estudo visa identificar a situação da destinação final das embalagens de agrotóxicos na região do Baixo Jaguaribe-CE, e buscar incentivar os agricultores a aplicarem a logística reversa, para garantir o controle da qualidade do meio ambiente e à saúde da população.

5 – OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICOS

Avaliar o processo de descarte de embalagens de agrotóxicos na região do Baixo Jaguaribe-CE, além de incentivar ações de educação ambiental e gerenciamento adequado dos reíduos sólidos.

(3)

Objetivos específicos:

- Levantamento dos princípios ativos utilizados por agricultores da região do Baixo Jaguaribe -Investigar como tem sido realizado o descarte de embalagens de agrotóxicos pelos trabalhadores rurais

- Realizar debates sobre impactos causados pelo uso inadequado dos agrotóxicos

- Propor medidas de como evitar a contaminação ambiental e humana, através da logstica reversa das embalagens de agrotóxicos.

6 – RELEVÂNCIA PARA FORMAÇÃO DO DISCENTE

A realização da pesquisa irá beneficiar o aluno e seus familiares, através da disseminação de conhecimentos sobre como os agricultores podem minimizar os impactos causados pelo uso intensivo de agrotóxicos e os riscos associados, além de incentivar o manuseio adequado, o descarte correto das embalagens e a adotar práticas de conservação ambiental. O desenvolvimento do projeto irá incentivar ações de educação ambiental, visando a formação de cidadãos ambientalmente responsáveis.

7 –METODOLOGIA

O presente estudo trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, metodologia predominantemente descritiva.

O levantamento das informações sobre os principais agrotóxicos aplicados pelos agricultores dos municípios de Limoeiro do Norte e municípios vizinhos serão obtidas através de entrevistas estruturadas. Os dados sobre as características, grupo químicos, classificação toxicológica e periculosidade ambiental dos princípios ativos investigados serão foram obtidos da ANVISA (2018) e do banco de dados Pesticide Properties Database (PPDB, 2018), buscando associar aos seus possíveis riscos e impactos ambientais

Serão aplicados questionários aos agricultores e estudantes de escolas públicas da região, para obtenção de dados relacionadas ao uso de agrotóxicos, toxicidade e sobre o gerenciamento dos

(4)

8 – ETAPAS / ATIVIDADES

O projeto será realizado por aluno(a) do curso de Tecnologia em Saneamento Ambiental-IFCE, durante o período de 12 meses, com carga horária de 12 h semanais. O (a) aluno(a) desenvolverá as seguintes atividades:

1. Revisão bibliográfica para obtenção do embasamento teórico sobre a pesquisa a ser desenvolvida.

2. Aplicação de entrevistas e questionários aos agricultores e alunos de escolas publicas. 3. Propor medidas para destinação correta das embalagens de agrotóxicos após o uso, de forma

ambientalmente segura.

4. Divulgação dos resultados em eventos científicos 5. Elaboração do Relatório Final.

9 – CRONOGRAMA DE TRABALHO DO BOLSISTA (pelo período de 6 até 12 meses)

A pesquisa será conduzida através da realização das atividades descritas, de acordo com o cronograma a seguir:

Atividade Período (Meses)

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 1 2. 3. 4. 5. 10 – REFERÊNCIAS

(5)

IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Indicadores de Desenvolvimento Sustentável.

2015. Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv94254.pdf. Acessado em:

28 de Fevereiro de 2019.

MILHOME, M.A.L.; SOUSA, P. L. R.; LIMA, F. A. F.; NASCIMENTO, R. F. Influence the use of pesticides in the quality of surfasse and groundwater located in irrigated areas of Jaguaribe, Ceará, Brazil. International Journal of Environmental of Research (Print). v.9, p.255 - 265, 2015.

PINHEIRO, A. I., FLORÊNCIO, A. C., CASTRO, R. C., NASCIMENTO, R. F. D., MILHOME, M. A. L., Theorical estimate and multiresidue analyze using SPME – GCIT/MS/MS for management of pesticide in water of the rural zone of Ceará, Brazil. AIDIS de Ingenlería y ciências Ambientales: Investigación, desarrollo y práctica, v. 9, n.3, p. 386-398, 2016.

PPDB. Pesticide Properties Database. 2019. Disponível em:

https://sitem.herts.ac.uk/aeru/ppdb/en/. Acesso em: Mai de 2019.

INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO • Salvar, exportar, imprimir ou escanear este projeto como arquivo PDF.

• Salvar, exportar, imprimir ou escanear o termo de responsabilidade como arquivo PDF. • Criar um processo no SEI, tipo: “Projetos de Extensão: Proposição”.

o Especificação: “Proposta de projeto para bolsa de auxílio formação.” o Interessados: “COMISSAO-PORTARIA052/2019-LIM”

o Nível de Acesso: “Restrito”. Hipótese Legal: “Controle Interno”

• Gerar Documento: “Ofício”, com destinatário para: “COMISSAO-PORTARIA052/2019-LIM”

o Informar no ofício que está submetendo um projeto para o edital 01/2019 de auxílio formação, o título do projeto, área de atuação e tempo de duração da bolsa.

• Gerar Documento: “Externo”, tipo do Documento: “Projeto” o Interessados: “COMISSAO-PORTARIA052/2019-LIM” o Nível de Acesso: “Restrito”. Hipótese Legal: “Controle Interno” o Escolher e anexar o arquivo PDF deste projeto previamente criado.

• Gerar Documento: “Externo”, tipo do Documento: “Termo de Compromisso e Responsabilidade” o Interessados: “COMISSAO-PORTARIA052/2019-LIM”

o Nível de Acesso: “Restrito”. Hipótese Legal: “Controle Interno”

o Escolher e anexar o arquivo PDF do termo de responsabilidade previamente criado. • Enviar Processo para Unidades: “COMISSAO-PORTARIA052/2019-LIM”.

(6)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ

TERMO DE RESPONSABILIDADE

Eu MARIA APARECIDA LIBERATO MILHOME SIAPE 2134678, assumo a responsabilidade de seguir as regras devidamente estabelecidas no Regulamento de Auxílios Estudantis do IFCE (RAE), dentre as quais situam-se:

1) O comprometimento no processo de supervisão contínua do estudante no espaço de formação;

2) O estabelecimento de carga horária não superior a 12 horas semanais aos discentes envolvidos bem como, respeito ao período de férias e recesso escolar conforme calendário acadêmico;

3) Participar de encontros sobre o auxílio formação promovidos pelo Serviço Social do campus.

Declaro, finalmente, estar ciente de que o descumprimento das normas estabelecidas poderá acarretar o cancelamento ou suspensão do auxílio.

Limoeiro do Norte, _24_ de Maio__de _2019

____________________________________ Assinatura

Referências

Documentos relacionados

Se você tiver, no mínimo, três anos de vinculação ao Plano, terá direito ao Benefício Proporcional Diferido (BPD), que consiste em manter o saldo de Conta de

• Capacitação e Transferência da metodologia do Sistema ISOR ® para atividades de Coaching e/ou Mentoring utilizando o método das 8 sessões;.. • Capacitação e Transferência

[r]

Tabela 3 – Comparativo dos estudos de quantificação dos resíduos sólidos gerados na drenagem urbana no município de Santa Maria – RS em períodos diferentes de monitoramento de

- Se o estagiário, ou alguém com contacto direto, tiver sintomas sugestivos de infeção respiratória (febre, tosse, expetoração e/ou falta de ar) NÃO DEVE frequentar

Os docentes abaixo deverão apresentar diploma, histórico escolar e certificados de proficiência em LIBRAS. Se habilitados/qualificados serão incluídos manualmente na

Nesta região são inseridos elementos gráficos que são utilizados para a modelagem dos processos, baseado nos conceitos da diagramação da UML, nesta versão

Diante da ausência de políticas de proteção social à população pauperizada, em conseqüência do retraimento do Estado, a família é chamada a responder por esta defi ciência